resenha do filme uma verdade inconveniente

6
Resenha Crítica “Uma Verdade Inconveniente” Equipe 2 - Ana Américo - Ciro Garcez - David Rocha

Upload: juliana-rodrigues

Post on 02-Jul-2015

6.710 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Resenha do Filme Uma Verdade Inconveniente

Resenha Crítica

“Uma Verdade Inconveniente”

Equipe 2- Ana Américo- Ciro Garcez- David Rocha- Juliana Rodrigues- Luan Sampaio

Page 2: Resenha do Filme Uma Verdade Inconveniente

Resenha Crítica

“Uma Verdade Inconveniente” (An Inconvenient Truth) é um documentário dirigido por Davis Guggenheim, lançado em 2006, estrelado pelo ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, e tem 1h 40min de duração.

O documentário aborda o tema aquecimento global e as suas consequências drásticas que já acontecem há anos.

O filme começa com Al Gore fazendo uma reflexão sobre mudanças que acontecem na nossa vida. Depois, são exibidas algumas imagens que mostram a poluição e algumas coisas que já estão acontecendo por causa do efeito estufa. Ele explica o que é o efeito estufa e o que ele faz com a camada de ozônio, usando a explicação tradicional e uma sátira feita com os personagens do seriado americano “The Simpsons”.

Depois, conta a história de Roger Revelle, um de seus professores, que foi a primeira pessoa que sugeriu medir a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera da Terra. Ele conta que Revelle previu o que poderia acontecer logo nas primeiras pesquisas feitas, anos atrás.

Gore faz comparações da temperatura e quantidade de dióxido de carbono de 600.000 anos atrás com as de hoje e as do futuro. O gráfico exibido mostra que a tendência da temperatura é aumentar junto com a quantidade do dióxido de carbono.

Ele conta como o medo de perder o seu filho que sofreu um acidente de carro aos seis anos mudou sua vida e o fez estudar mais profundamente sobre as mudanças climáticas. Depois, mostra um gráfico que indica os dez anos mais quentes até aquela época (2005) estão entre os últimos 14 anos, e que uma onda de calor há poucos anos atrás matou mais de 35.000 pessoas na Europa.

São exibidas imagens sobre a sequência de tufões e furacões nos últimos anos, de correntes oceânicas e de ventos, e mais alguns gráficos, dessa vez sobre elevação das temperaturas, escassez das águas de alguns lagos, derretimento de calotas polares e o que o seu derretimento causa nos oceanos. Ele comenta também sobre a extinção de alguns animais e o reaparecimento e surgimento de doenças graves, como o Ebola, SARS e a gripe do frango.

Fala-se sobre crescimento da população mundial, queimadas e mudanças na tecnologia. É utilizada uma metáfora de um sapo numa panela de água fervente para explicar como vivenciamos as mudanças climáticas.

Durante o filme, são feitos muitos paralelos entre eventos globais e a vida de Al Gore. Alguns extremamente pessoais, como a morte da irmã e o atropelamento do filho. Outros fazem ligação com o tema, como conversas com pesquisadores e cientistas.

Page 3: Resenha do Filme Uma Verdade Inconveniente

Nos últimos minutos do filme, ele dá algumas ideias para reduzirmos a emissão de dióxido de carbono: usar energias alternativas e renováveis. Al deixa a mensagem de que devemos cuidar do nosso planeta ou não sobreviveremos muito tempo.

Este documentário é mais voltado para a área educativa e tenta mostrar às crianças e jovens o que lhes aguarda num futuro não muito distante. É um ótimo material para ser usado nas escolas, mas, pelo seu foco ser um único assunto – aquecimento global – torna-se cansativo assisti-lo, pois o telespectador, ao chegar na metade do filme, já está sobrecarregado de informações e chega um momento em que é difícil lembrar-se do que já foi dito.

Entretanto, o objetivo de transmitir para o mundo a mensagem que Al Gore passava para aqueles que assistiam a suas palestras foi bem sucedido. É um documentário muito bom, que desperta nossa consciência para o que está acontecendo no mundo, mas que deve ser assistido com disposição e atenção, caso contrário, não o entenderá.

O título “Uma Verdade Inconveniente” deve ter sido escolhido pelo fato de que o aquecimento global é a realidade do século XXI e não podemos evitá-la, mesmo que seja inconveniente. Devemos, pelo contrário, aceitá-la e tomar as devidas precauções e decisões para que não se torne pior no futuro e a vida humana tenha que ser extinta do planeta Terra por não haver condições de viver aqui.

Page 4: Resenha do Filme Uma Verdade Inconveniente

Ficha de Avaliação

Todos os componentes da equipe contribuíram para a construção do texto e a formatação do trabalho de alguma forma. Não há nenhum ponto negativo a ser destacado.