relatÓrio da reuniÃo plenÁria do conselho estadual de saÚde do estado do cearÁ corrigida

5
1 RELATÓRIO DA PLENÁRIA “SAÚDE PÚBLICA SE FAZ COM TRABALHADORES CONCURSADOS” DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ – CESAU Data: 17/10/2011 Local: Auditório Valdir Arcoverde – SESA Assunto: Deliberações das informações à população das medidas relativas à nomeação dos Concursados da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. Condução: Conselheiros do CESAU – CE (Maria do Socorro Pereira Pinto e Agnel Conde Neto. Mesa Coordenadora: Socorro Pinto (CESAU), Agnel Conde (CESAU), Isabel Porto (Ministério Público), José Maria Pontes (Presidente do Sindicato dos Médicos), Boutala (MOVA-SE e ASSEMESC), Salete Fontenele (Fórum Permanente dos Conselhos e Ordens das Profissões Regulamentadas – FOCO e Conselho de Fonoaudiologia) e Maria Aragão (Conselho Regional de Odontologia do Ceará/ Relatora da Plenária). Convidados: Entidades de classe: conselhos, sindicatos, associações e federações; concursados; imprensa local; conselheiros; profissionais de saúde e gestores da SESA. Abertura dos Trabalhos da Mesa: CESAU - Socorro Pinto e Agnel Agradecem o comparecimento dos convidados, lamentam a ausência da maioria dos concursados e de representação oficial da SESA, mas referem o comparecimento de entidades como as da Medicina, que já tiveram seus concursados contemplados, mas estão presentes para apoio aos demais. Informam do insucesso das negociações do pleito dos concursados com o Governador; da confirmação do trancamento da pauta do CESAU, relatando que na semana próxima passada, referido trancamento, inviabilizou a negociação de projetos estratégicos para saúde; e que o trancamento envolve deliberações importantes para saúde, porém não incorrerá em prejuízo imediato para saúde da população cearense, o que determina a manutenção do trancamento. Ressaltam ainda que prejuízo a população já está acontecendo quando do tipo de atenção prestada ao usuário; dos salários aviltantes e da dificuldade de acesso, morrendo nas filas de espera dos hospitais. Agnel informa que muita gente da Imprensa foi convidada para hoje e somente o Jornal O Povo compareceu, tornando esta atitude suspeita. Sugere que cada Sindicato e outras entidades organizem com os trabalhadores um dia de paralização em prol dos concursados e de seus interesses institucionais e que digam não as empresas fantasmas. Sindicato dos Médicos – Presidente: Dr. José Maria Pontes Solicitou ser o primeiro a pronunciar-se em decorrência de compromissos de trabalho. Em sua fala enalteceu a conduta independente do CESAU nesta luta que é única dos trabalhadores, diferente da postura de Conselhos de outras unidades federadas, onde os Conselhos são Chapa Branca. Relata que saúde se faz com equipes; que os serviços de saúde estão gradativamente substituindo os quadros por pessoal terceirizado e como membro da “Frente contra a Privatização da Saúde”, percebe que o setor Saúde está cada dia mais sendo entregue as

Upload: irene-juca-tabajara-ibiapaba

Post on 28-Jul-2015

74 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: RELATÓRIO DA REUNIÃO PLENÁRIA DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ corrigida

1

RELATÓRIO DA PLENÁRIA “SAÚDE PÚBLICA SE FAZ COM TRABALHADORES CONCURSADOS” DO CONSELHO ESTADUAL

DE SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ – CESAU

Data: 17/10/2011

Local: Auditório Valdir Arcoverde – SESA

Assunto: Deliberações das informações à população das medidas relativas à nomeação dos Concursados da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará.

Condução: Conselheiros do CESAU – CE (Maria do Socorro Pereira Pinto e Agnel Conde Neto.

Mesa Coordenadora: Socorro Pinto (CESAU), Agnel Conde (CESAU), Isabel Porto (Ministério Público), José Maria Pontes (Presidente do Sindicato dos Médicos), Boutala (MOVA-SE e ASSEMESC), Salete Fontenele (Fórum Permanente dos Conselhos e Ordens das Profissões Regulamentadas – FOCO e Conselho de Fonoaudiologia) e Maria Aragão (Conselho Regional de Odontologia do Ceará/ Relatora da Plenária).

Convidados: Entidades de classe: conselhos, sindicatos, associações e federações; concursados; imprensa local; conselheiros; profissionais de saúde e gestores da SESA.

Abertura dos Trabalhos da Mesa:

CESAU - Socorro Pinto e Agnel

Agradecem o comparecimento dos convidados, lamentam a ausência da maioria dos concursados e de representação oficial da SESA, mas referem o comparecimento de entidades como as da Medicina, que já tiveram seus concursados contemplados, mas estão presentes para apoio aos demais. Informam do insucesso das negociações do pleito dos concursados com o Governador; da confirmação do trancamento da pauta do CESAU, relatando que na semana próxima passada, referido trancamento, inviabilizou a negociação de projetos estratégicos para saúde; e que o trancamento envolve deliberações importantes para saúde, porém não incorrerá em prejuízo imediato para saúde da população cearense, o que determina a manutenção do trancamento. Ressaltam ainda que prejuízo a população já está acontecendo quando do tipo de atenção prestada ao usuário; dos salários aviltantes e da dificuldade de acesso, morrendo nas filas de espera dos hospitais.

Agnel informa que muita gente da Imprensa foi convidada para hoje e somente o Jornal O Povo compareceu, tornando esta atitude suspeita. Sugere que cada Sindicato e outras entidades organizem com os trabalhadores um dia de paralização em prol dos concursados e de seus interesses institucionais e que digam não as empresas fantasmas.

Sindicato dos Médicos – Presidente: Dr. José Maria Pontes

Solicitou ser o primeiro a pronunciar-se em decorrência de compromissos de trabalho. Em sua fala enalteceu a conduta independente do CESAU nesta luta que é única dos trabalhadores, diferente da postura de Conselhos de outras unidades federadas, onde os Conselhos são Chapa Branca.

Relata que saúde se faz com equipes; que os serviços de saúde estão gradativamente substituindo os quadros por pessoal terceirizado e como membro da “Frente contra a Privatização da Saúde”, percebe que o setor Saúde está cada dia mais sendo entregue as

Page 2: RELATÓRIO DA REUNIÃO PLENÁRIA DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ corrigida

2

OCIPS, Organizações Sociais, inclusive no Estado de São Paulo vigora uma Lei que define 25% dos leitos dos hospitais para os Planos de Saúde Privados.

Ainda, informa que no Frotinha de Parangaba a situação é precária em vários aspectos, a saber: tem uma grande quantidade de funcionários fantasmas, que não comparecem ao Serviço, porém oneram a folha em mais de R$10.000,00; o Diretor foi indicado por um Vereador; no plantão de ontem (16/10) não tinha papel higiênico; e se a Atenção Básica não funciona, consequentemente os hospitais ficam superlotados, a exemplo do Hospital Geral de Fortaleza - HGF.

Este retrato se repete no Estado, onde abre-se um hospital publico e coloca-se terceirização sem ouvir o CESAU., bem como o poder público não injeta dinheiro nos hospitais públicos, como o Hospital Universitário que tem relevantes serviços prestados a população cearense; o Serviço de Nefrologia do HGF não tem trabalhadores, o que está prejudicando o Serviço. Diante, de tal situação o Sindicato dos Médicos reafirma o seu compromisso em apoiar a luta dos concursados da SESA e outras que se fizerem necessárias.

Ministério Público- Dra. Isabel Porto

Agredece o convite do CESAU para falar sobre o concurso da SESA, salientando que: ingressou com a ação civil pública para execução da sentença; que o concurso foi solicitado por duas setoriais, a SESA e a SEPLAG; que vem conversando com o Dr. Arruda Bastos sobre a problemática; que esta situação já está sem graça, mas infelizmente, o Governo do Estado através do Procurador Geral, Dr. Fernando pediu a suspensão da execução da sentença, apresentando os seguintes motivos: grave lesão à ordem administrativa e econômica, uma alegativa de natureza financeira; refere da independência do Executivo frente ao Judiciário; que definirá o tempo para o chamamento, dentre do prazo e que remeteu o pleito para o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, que acatou o pedido.

Informa ainda, que ocorreu agravo regimental à Promotoria de Justiça e Defesa da Saúde Pública; que solicitou a suspensão da liminar, pedindo que fosse reconsiderada a decisão na sexta-feira passada contra o equivoco regimental, e que disponibilizará cópia de todos os documentos para o CESAU.

Ainda, acrescenta que esta situação é desencantadora, não tem coerência e fundamento, já que as Cooperativas cada vez mais estão sendo solicitadas. Não precisa dizer mais nada. Agora, é aguardar o pronunciamento do Tribunal, frente a ação interposta. Não sabe quanto tempo o Tribunal de Justiça levará para decisão, mas pode agendar uma audiência com o Presidente, alguns concursados e entidades, na tentativa de sensibilizar o Tribunal, requerendo que os participantes dialoguem sobre a relevância do exercício de suas funções e do mérito da questão. Casualmente, encontrou-se com o Dr. Arruda no Aeroporto e que sugeriu a mediação da Dra. Socorro França para que fizesse esta ponte para o chamamento do Governo para a realidade, já que é amiga do Governador podendo aconselhá-lo a colocar em pauta imediata e indicar um Relator, principalmente em virtude do decurso do tempo. A atuação é complexa com relação ao entendimento da questão. CESAU - Conselheira Socorro Pinto

E o tempo? Só Deus sabe. Como ter acesso a essa pessoa? E quais encaminhamentos?

Page 3: RELATÓRIO DA REUNIÃO PLENÁRIA DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ corrigida

3

Fórum dos Conselhos e Ordens das Profissões Regulamentadas - FOCO e Conselho de Fonoaudiologia – Socorro Fontenele

É uma luta única, pois todos nós precisamos do SUS; historiando a situação lembra que foi realizado um levantamento do poder de arrecadação do Estado e da carência de pessoal em 2006 e que esta aumenta a cada dia, principalmente diante das aposentadorias; informa do mascaramento de contratos de pessoal para atividades finalísticas da Saúde como Agentes Administrativos ou Assessores Técnicos, nas unidades de saúde e que este processo perdura por cinco anos.

Conselho Regional de Odontologia – Maria Aragão

Informa da incoerência entre os investimentos em estrutura física das Unidades e a situação dos trabalhadores, inseguros, precarizados e sem perspectiva a curto, médio e longo prazo. As janelas de oportunidade em torno da Odontologia remeterão para resultados indefinidos.

MOVA-SE – Boutala, representante da Executiva do MOVA-SE

O sindicalista tem que ter olhar prioritário para o serviço público. Fazer concurso significa ter vaga e desde 2006 estão aguardando estes trabalhadores. Instalou-se o caos, colocando a iniciativa privada e apadrinhamentos à frente das prerrogativas públicas. Não está faltando dinheiro, não estão dando melhor qualidade ao serviço, inclusive os servidores que estão no Serviço verificam esta situação. O Governo não tem sensatez com isto, pois tem interesse em ampliar as privatizações.

CESAU - Socorro Pinto

Diz que não é momento de tristeza, mas que a notícia e a atitude da Dra. Isabel Porto contagiou todos nós de tristeza.

Conselho Regional de Farmácia – Presidente Lúcia Sales

A mobilização dos professores cearenses teve repercussão internacional, e o Governador não fez nada, pois não existe mais oposição, ao contrário do período de repressão da Ditadura Militar, onde havia dois poderes antagônicos e o governo tinha oposição. Louva a atitude dos professores, não se ganha nada de graça. Lamenta a maioria dos concursados não está presente. Precisa luta, principalmente, frente ao Programa macro econômico dos governos. Cabe a nós reagirmos ou não. Estrategicamente, chamaram as categoriais que tem maior representatividade, inclusive no parlamento. Mas, as redes sociais funcionam. O Governador passado subestimou o poder do povo e não reelegeu-se. Precisamos encontrar o caminho e propõe juntar as categorias, pois a luta é desigual, porém tudo é possível quando a gente quer.

Conselho Regional de Serviço Social – Márcia

Percebe-se a precarização dos processos cotidianos de trabalho, sugerindo a eleição de encaminhamentos, frente à situação grave e urgente.

Representante dos concursados - Irene Jucá (Assistente Social)

O momento é vitorioso, não somente para os concursados, mas para todos os trabalhadores. Entre as conquistas, o apoio do CESAU com trancamento da pauta, frente ao desrespeito do Governo, mas até quando o CESAU vai resistir?

Foram feitos comunicados para todas as mídias, aos dez Conselhos, todos os Sindicatos da Saúde envolvidos, a OAB, enfim denunciando a situação e a necessidade de mobilização com a luta, sugerindo entre os encaminhamentos uma reunião com o Governador, posto que os

Page 4: RELATÓRIO DA REUNIÃO PLENÁRIA DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ corrigida

4

direitos dos trabalhadores tem sido desrespeitados. Pressionar o Judiciário, não somente com relação aos 480 concursados, mas com os demais trabalhadores. Pede apoio dos Conselhos na mobilização, dando visibilidade através da Imprensa. A questão desta plenária não é pequena, deve-se potencializar a situação entre as categorias e a imprensa.

Na Conferência Estadual de Saúde foi elaborada e aprovada uma “moção de repúdio ao Governo do Estado; na Caminhada do SUS houve mobilização, levando faixas. enfim, é preciso saber qual a real dimensão da terceirização.

CESAU - Waleska Thompson - Assessora de Comunicação do CESAU

Informa que elaborou matéria sobre a plenária, que está nos meios de comunicação e foi pedido que as Assessorias de Comunicação de cada Entidade fortalecesse a mobilização.

Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza – Representante do Presidente

Viu no e-mail, e está presente se colocando à disposição para mobilizar as associações, informando que estão no Senado três propostas imorais e entre elas a rasteira dada pela Câmara Federal na EC29, mudando a base de cálculo, esperando-se reversão no Senado.

Já foram apresentados e estão em negociação na AL o Plano Plurianual 2012-2015, a Lei de Diretrizes Orçamentárias, e logo mais a Lei Orçamentária Anual, portanto é momento de alerta frente a hegemonia da AL; parabeniza o CESAU pelo trancamento da pauta, porém as ausências podem representar o não saber até que ponto as categorias estão entendendo linearmente a questão.

Federação dos Farmacêuticos – Presidente

Informa da timidez da luta de classes, o que compromete a mobilização das entidades, levando a questão dos concursados ser apenas uma das faces. As lutas pontuais, como a do CESAU, precisam ser redimensionadas e avaliadas.Audiências com o juiz, com o Governador, sinalizam a necessidade de apoio e suporte das Entidades em luta.

Conselho de Medicina Veterinária

Lamenta o afastamento do Dr.Arruda das reuniões do movimento dos concursados, entre outros.

Ana Lucila – Assistente Social do Município de Fortaleza

Recebeu o e-mail, e reconhece que a efetividade da ação da Imprensa depende de poder político e não somente do chamamento. Sugere a construção de uma nota, de uma avaliação de conjuntura, dum calendário de visitas, articulado os 420 concursados, chamando outros profissionais terceirizados para a luta.

Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS – Eugênia do Sindicato dos Assistentes Sociais

Ressalta de todos os movimentos ocorridos, inclusive da Mesa de Negociação onde fez-se algumas intermediações e no Fórum dos Trabalhadores. E qual é a resposta do Governador? Seu interesse é com o interior do Estado; que é rebatido pelos representantes, que a necessidade é de 10.000 trabalhadores. Sente que é birra, não existindo nenhum argumento. Tudo é pessoal.

CESAU – Agnel Conde

Informa que se responsabilizará pelo recebimento da documentação da Promotoria da Saúde.

Page 5: RELATÓRIO DA REUNIÃO PLENÁRIA DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ corrigida

5

ELABORAÇÃO DOS ENCAMIN HAMENTOS

CESAU - Socorro Pinto

� Articular a Audiência no Tribunal de Justiça com a Dra. Isabel Porto;

� Formalizar a Comissão para Audiência;

� Mobilização nas Unidades de Saúde com proposta de paralização, a ser definida;

� Apoio das Entidades para confecção de material informativo;

� Divulgação na Rádio Comunitária da Federação de Bairros e Favelas, conforme ofertado;

� Divulgação e conhecimento da Nota Pública do CESAU;

� Apoio das Entidades, com a instalação de Quartel General;

� Participação na Reunião do Conselho Municipal de Saúde de Fortaleza, agendada para 18/10/2011.

� Produção do Levantamento dos Trabalhadores efetivos e terceirizados da SESA, na área da Saúde, pela Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS – MENPSUS;

� Participação na Reunião do dia 27/10/2011 no Conselho Regional do Serviço Social;

� Realização de Ato Público, intensificando a ação da Imprensa;

� Formalizar a Comissão para audiência com o Presidente do Tribunal de Justiça, sob responsabilidade de: Socorro, Agnel, Waleska, Francisca e Irene, do CESAU;

� Nota e Agenda pactuada com os Concursados;

� Sugestão preliminar de nomes para a Comissão: Lucia Arruda - MENPSUS, um representante dos concursados, um representante das Entidades, Maria Aragão, Isabel Porto, MOVA-SE/ASSEMESC, Eugenia, Socorro Pinto e Agnel;

� Nova reunião agendada para 21/10/2011.