regulamento leia atentamente as seguintes instruções · com tinta azul ou preta. 6) ... morfina...

20
HOSPITAL E MATERNIDADE THEREZINHA DE JESUS - HMTJ Prova de Seleção para Residência Médica 2017 Terapia Intensiva Data: 15/01/2017 - domingo Local: Hospital Maternidade erezinha de Jesus – HMTJ Endereço: Rua Dr. Dirceu de Andrade, 33 – São Mateus – Juiz de Fora/MG Horário: 09:00 às 11:30 horas Regulamento Leia atentamente as seguintes instruções: 1) Você receberá do fiscal o seguinte material: a) Um cartão de respostas destinado à marcação da opção que julgar acertada em cada pergunta; b) Um caderno com o enunciado das 50 (cinquenta) questões e respectivas opções, sem repetição ou falha. 2) Verifique se este material está em ordem. Ocorrendo dúvidas, notifique imediatamente ao fiscal. 3) Para cada uma das questões são apresentadas 4 (quatro) alternativas classificadas com as letras a), b), c) e d); somente uma alternativa responde ao quesito proposto. Você só deve assinalar uma resposta; a marcação de mais de uma alternativa no cartão, anula a questão, mesmo que uma delas esteja correta. 4) As questões são identificadas pelo número que se situa junto ao seu enunciado. 5) Preencha completamente o retângulo correspondente a letra escolhida, com caneta esferográfica com tinta azul ou preta. 6) Tenha muito cuidado com o cartão de respostas para não dobrá-lo, amassá-lo ou manchá-lo em nenhuma hipótese será fornecido um substituto. NÃO É PERMITIDO O USO DE CORRETIVO, NEM RASURAS. 7) Sob a carteira somente será permitido o documento de identificação, ficha de inscrição, caneta e borracha. 8) Ao terminar a prova, entregue ao fiscal o caderno de questões e o cartão de respostas assinado. 9) Boa prova. Atenção Condição de anulação da prova: Retângulos preenchidos à lápis ou caneta hidrocor. É proibido portar quaisquer aparelhos eletrônicos, mesmo desligados, incluindo relógio, computadores de mão, calculadoras, telefones celulares, etc. A comprovação do porte de qualquer equipamento eletrônico pelo candidato resulta- rá em sua eliminação do processo seletivo.

Upload: ngoduong

Post on 03-Dec-2018

222 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

HOSPITAL E MATERNIDADE THEREZINHA DE JESUS - HMTJProva de Seleção para Residência Médica 2017

Terapia IntensivaData: 15/01/2017 - domingo Local: Hospital Maternidade Th erezinha de Jesus – HMTJ Endereço: Rua Dr. Dirceu de Andrade, 33 – São Mateus – Juiz de Fora/MG Horário: 09:00 às 11:30 horas

Regulamento Leia atentamente as seguintes instruções:

1) Você receberá do fi scal o seguinte material:a) Um cartão de respostas destinado à marcação da opção que julgar acertada em cada pergunta;b) Um caderno com o enunciado das 50 (cinquenta) questões e respectivas opções, sem repetição

ou falha.2) Verifi que se este material está em ordem. Ocorrendo dúvidas, notifi que imediatamente ao fi scal.3) Para cada uma das questões são apresentadas 4 (quatro) alternativas classifi cadas com as letras

a), b), c) e d); somente uma alternativa responde ao quesito proposto. Você só deve assinalar uma resposta; a marcação de mais de uma alternativa no cartão, anula a questão, mesmo que uma delas esteja correta.

4) As questões são identifi cadas pelo número que se situa junto ao seu enunciado.5) Preencha completamente o retângulo correspondente a letra escolhida, com caneta esferográfi ca

com tinta azul ou preta.6) Tenha muito cuidado com o cartão de respostas para não dobrá-lo, amassá-lo ou manchá-lo em

nenhuma hipótese será fornecido um substituto. NÃO É PERMITIDO O USO DE CORRETIVO, NEM RASURAS.

7) Sob a carteira somente será permitido o documento de identifi cação, fi cha de inscrição, caneta e borracha.

8) Ao terminar a prova, entregue ao fi scal o caderno de questões e o cartão de respostas assinado.9) Boa prova.

AtençãoCondição de anulação da prova:

Retângulos preenchidos à lápis ou caneta hidrocor. É proibido portar quaisquer aparelhos eletrônicos, mesmo desligados, incluindo

relógio, computadores de mão, calculadoras, telefones celulares, etc. A comprovação do porte de qualquer equipamento eletrônico pelo candidato resulta-

rá em sua eliminação do processo seletivo.

Processo Seletivo Residência Médica - 2017 3

HOSPITAL E MATERNIDADE THEREZINHA DE JESUSProcesso Seletivo Residência Médica 2017

01) Uma paciente de 54 anos dá entrada no setor de emergência com disúria, polaciúria, afebril (37,2°C), queda do estado geral. Após adequada reposição de cristaloides o paciente apresenta taquicardia (FC=120bpm), taquipneia (FR=28), hipotensão arterial (pressão arterial sistólica=88 mmHg, pressão arterial média=55mmHg), torpor (Glasgow=12). Os exames laboratoriais mostram leucócitos=4800 e bastões=3%, PCR=85, ácido láctico=36mg/dL. Podemos afirmar que a paciente:

a) Não está em sepse de acordo com as novas diretrizes de sepse pois não há leucocitose nem febre;

b) Está em choque séptico de acordo com as novas diretrizes de sepse;c) Não está em sepse ou choque séptico de acordo com as novas diretrizes de sepse;d) Está em sepse, mas não em choque séptico de acordo com as novas diretrizes de sepse.

02) As condutas iniciais na abordagem da sepse incluem:

a) Administrar antibióticos na primeira hora;b) Cultura de secreções, hemocultura, cultura de urina e outras que se fizerem necessárias

logo após a administração dos antibióticos;c) Hidratação com coloides em pacientes acima de 70 anos;d) Uso de bicarbonato para prevenir a acidose metabólica.

03) Uma paciente é trazida desacordada ao pronto atendimento. Seus familiares informam que a doente estava tomando banho de porta fechada há 40 minutos, apesar das recomendações de não fazê-lo, já que o aquecedor a gás fica dentro do banheiro. Tendo em vista o diagnóstico provável, o tratamento consiste em:

a) Azul de metileno;b) Oxigenioterapia;c) Naloxona;d) Acetil-cisteína.

04) Qual o tratamento da arritmia mostrada no eletrocardiograma a seguir:

a) Procainamida;b) Amiodarona;c) Bretílio;d) Sulfato de magnésio.

Processo Seletivo Residência Médica - 20174

HOSPITAL E MATERNIDADE THEREZINHA DE JESUSProcesso Seletivo Residência Médica 2017

05) Paciente cirrótico com ascite volumosa é atendido no setor de emergência do hospital com dor abdominal a palpação superficial e profunda em todos os quadrantes. Os exames mostram albumina sérica de 2,8g/dL e albumina da amostra de ascite de 4,0g/dL. Desta forma podemos afirmar que corresponde a:

a) Exsudato pois GASA menor que 1,1;b) Exsudato pois GASA maior que 1,1;c) Transudato pois GASA menor que 1,1;d) Transudato pois GASA maior que 1,1.

06) Um paciente faz uso de diversas medicações cardiológicas e procura um geriatra com a intenção de reduzir o número de medicamentos ou otimizar as posologias. Dentre as opções abaixo qual inclui apenas medicações associadas a aumento de sobrevida:

a) Digoxina, clonidina;b) Diuréticos de alça e hidralazina;c) IECA e beta bloqueadores;d) IECA e nitratos.

07) Paciente 76 anos é atendido na UPA com queda do estado geral, febre 38,2°C, tosse com expectoração purulenta há 2 dias. Não é tabagista, nem portador de diabetes mellitus. A radiografia de tórax mostra uma consolidação em base pulmão esquerdo. Dentre as opções de antibioticoterapia abaixo qual a mais adequada:

a) Piperacilina-tazobactan;b) Meropenen;c) Levofloxacino;d) Vancomicina.

08) Paciente 35 anos, leucodérmico, sabidamente hipertenso e asmático, foi em consulta ambulatorial de rotina. Exame clínico mostra PA=150x90mmHg e não está em uso de anti-hipertensivo. Os níveis pressóricos foram confirmados numa segunda aferição. Qual a melhor opção para tratamento farmacológico:

a) Beta bloqueador;b) Metildopa;c) IECA;d) Nitrato.

Processo Seletivo Residência Médica - 2017 5

HOSPITAL E MATERNIDADE THEREZINHA DE JESUSProcesso Seletivo Residência Médica 2017

09) Paciente deu entrada no setor de emergência em parada cardiorrespiratória (PCR). O monitor mostra o ECG a seguir:

Qual a primeira conduta a ser tomada:

a) Adrenalina precoce;b) 30 massagens cardíacas / 2 ventilações;c) Desfibrilação;d) Checar de cabo, ganho e derivação estão corretos.

10) Paciente apresenta dor precordial em repouso de início há 40 minutos. Apresenta o ECG a seguir:

Qual a conduta mais importante:

a) Heparinização plena;b) Cineangiocoronariografia e angioplastia primária;c) Analgesia com morfina;d) Controle pressórico.

11) Paciente de 65 anos é atendido com história de hipertensão arterial, afasia, hemiplegia esquerda, desvio de comissura labial e Glasgow 9. A tomografia computadorizada de crânio a seguir revela extensa área hipodensa na região córtico-subcortical parietal direita, com extensão para a região núcleo-capsular ipsilateral, sem compressão e desvio de estruturas da linha média (ventrículos supra-tentoriais). Qual o provável diagnóstico?

Processo Seletivo Residência Médica - 20176

HOSPITAL E MATERNIDADE THEREZINHA DE JESUSProcesso Seletivo Residência Médica 2017

a) Hemorragia subaracnóide;b) Hematoma subdural;c) Acidente vascular encefálico isquêmico (AVE i);d) Acidente vascular encefálico hemorrágico (AVE h).

12) Tomografia computadorizada de crânio abaixo revela coleção laminar hiperdensa fronto-parietal direita medindo 1,5 cm x 7 cm de extensão nos seus maiores diâmetros, promovendo compressão do encéfalo e significativo desvio de estruturas da linha média; é observada também uma linha de fratura na região fronto-parietal desse mesmo lado. Qual o provável diagnóstico?

a) Hemorragia subaracnóide;b) Hematoma subdural;c) Hematoma epidural;d) Lesão axonal difusa.

13) Paciente 39 anos dá entrada no setor de emergência com dor lombar intensa a direita irradiando para região inguinal ipsilateral. Giordano positivo a direita, hematúria, taquicardia e sudorese profusa. A respeito da analgesia podemos afirmar:

a) A melhor opção inclui meperidina e dexmedetomidina;b) Morfina é melhor que meperidina, podendo-se associar antiespasmódicos e anti-

inflamatórios;

Processo Seletivo Residência Médica - 2017 7

HOSPITAL E MATERNIDADE THEREZINHA DE JESUSProcesso Seletivo Residência Médica 2017

c) Antiespasmódico e anti-inflamatório são as melhores opções devendo-se evitar morfina pelo risco de vício;

d) Deve-se evitar morfina para que se possa avaliar a progressão da dor e com isso a progressão distal do provável calculo.

14) Paciente que será submetido a cirurgia eletiva informa que é portador de doença hematológica que faz com que seu sangue coagule muito, tendo diversas internações por trombose venosa profunda (TVP). Dentre as opções abaixo, qual é a causa mais comum de trombose venosa profunda nos pacientes a serem submetidos a cirurgia:

a) Fator V de Leiden;b) Síndrome do Anticorpo antifosfolípide e deficiência de antitrombina III;c) Deficiência de proteína C;d) Deficiência de proteína S.

15) Paciente 71 anos apresenta dor em hipocôndrio direito, sinal de Murphy positivo, febre, distensão abdominal. Ultrassonografia abdominal mostra distensão e espessamento de vesícula biliar com cálculo impactado no infundíbulo, sem líquido livre em cavidade peritoneal. O paciente é cardiopata grave (infarto agudo do miocárdio há 1 mês) e pneumopata (tabagismo de longa data). A melhor opção terapêutica neste caso é:

a) Assumir o risco e realizar colecistectomia laparoscópica + antibioticoterapia;b) Colecistostomia percutânea guiada por ecografia ou tomografia + antibioticoterapia;c) Antibióticoterapia exclusiva para gram negativo e anaeróbios;d) Ácido ursodesoxicólico 300mg 12/12h + antibioticoterapia.

16) Paciente 54 anos é diagnosticado com neoplasia não obstrutiva de colon sigmoide. Os exames pré-operatórios incluíram laboratório, risco cardiológico, radiografia de tórax, tomografia abdominal para estadiamento. A respeito da indicação de nutrição pré-operatória podemos afirmar:

a) Indicada sempre no pré-operatório no caso de cirurgia de grande porte como colectomia ou retossigmoidectomia;

b) Nutrição parenteral por 10 dias neste caso é melhor que a nutrição enteral pelo risco de obstrução intestinal com a sobrecarga nutricional;

c) Indicada no pré-operatório quando houver perda involuntária de 10% do peso habitual nos 6 meses anteriores ao diagnóstico, e somente reiniciá-la no pós-operatório em caso de complicações;

d) Indicada no pré-operatório e pós-operatório quando houver perda involuntária de 10% do peso habitual nos 6 meses anteriores ao diagnóstico.

Processo Seletivo Residência Médica - 20178

HOSPITAL E MATERNIDADE THEREZINHA DE JESUSProcesso Seletivo Residência Médica 2017

17) Paciente vítima de acidente automobilístico há 24 horas, dá entrada no setor de emergência com fratura de 6 arcos costais à direita, 6 arcos costais à esquerda, fratura cominutiva de clavícula esquerda, fratura de púbis, pequeno hemopneumotórax a direita. Paciente encontra-se lúcida, sem déficit, hemodinamicamente estável (FC=96 bpm, pressão arterial sistólica = 102mmHg; pressão arterial média=88mmHg); eupneica (FR=24, SatO2=96%), mas com dor ventilatório dependente. A respeito das condutas a serem implementadas, a opção correta inclui:

a) Analgesia peridural, preferencialmente com cateter peridural e utilização de morfina e/ou anestésico;

b) Drenagem torácica à direita em decorrência da taquipneia;c) Intubação orotraqueal com ventilação com pressão positiva para tratar a contusão

pulmonar subjacente;d) Ventilação não invasiva com pressão positiva para contusão pulmonar provável, evitar

morfina pelo risco de depressão respiratória.

18) Paciente com dor crônica em hipocôndrio esquerdo é submetido a tomografia computadorizada de abdome cujo laudo é de cistadenoma mucinoso 10 cm de diâmetro de cauda de pâncreas. Podemos afirmar:

a) Trata-se de lesão benigna, a conduta correta é o seguimento clínico e radiológico. Apenas se houver aumento de volume com compressão de estruturas adjacentes dever-se-á proceder a excisão da lesão;

b) Trata-se de lesão benigna com potencial para degeneração maligna. A conduta correta é a pancreatectomia corpo caudal, sendo por vezes necessária a esplenectomia;

c) Deve-se proceder à biópsia percutânea da parede do cisto para afastar degeneração maligna, já que este material retirado é bastante representativo do tipo histológico da lesão, e somente indicar cirurgia no caso de confirmação de carcinoma;

d) Deve-se proceder apenas a punção evacuadora do cisto. Apesar de procedimento isento de risco, o paciente deve ser avisado quanto a possibilidade de novas punções.

19) Paciente com dor em fossa ilíaca esquerda, febre, distensão abdominal. Eupneico, estável hemodinamicamente e com boa diurese após hidratação. Exames laboratoriais com leucocitose e bastonetose, além de PCR elevado, mas a dosagem de lactato é normal. Tomografia computadorizada de abdome mostra espessamento de colon sigmoide, divertículos colônicos, abscesso de 7,5 cm de diâmetro justa-colônico, borramento de gordura retroperitoneal em goteira parietocolica esquerda, ausência de líquido livre em cavidade peritoneal. A melhor conduta:

a) Laparotomia com retossigmoidectomia e colostomia terminal (cirurgia de Hartman);b) Laparotomia com retossigmoidectomia e anastomose colorretal;c) Antibioticoterapia para gram negativo e anaeróbios associado a punção ecoguiada da

coleção e colocação de dreno percutâneo;d) Antibioticoterapia para gram negativos e anaeróbios.

Processo Seletivo Residência Médica - 2017 9

HOSPITAL E MATERNIDADE THEREZINHA DE JESUSProcesso Seletivo Residência Médica 2017

20) A resposta endócrino-metabólica ao trauma leva a:

a) Hiperglicemia, retenção de água, taquicardia, proteólise, estado procoagulante;b) Hipoglicemia, poliúria, taquicardia, anabolismos proteico, estado procoagulante;c) Hiperglicemia, retenção de água, taquicardia, anabolismo proteico, estado procoagulante;d) Hipoglicemia, retenção de água, bradicardia, proteólise, estado procoagulante.

21) Paciente politraumatizado apresenta fratura de ambos fêmures. Após 15 horas da internação ainda não foi operado e evolui com alteração do sensório (torpor e convulsão), rash petequial (conjuntivas), dispneia, taquipneia, cianose, febre, icterícia, anemia. Os exames mostram trombocitopenia, VHS acelerado, hipoxemia, mas CPK normal. O diagnóstico mais provável deve ser:

a) Síndrome de embolia gordurosa;b) Síndrome de esmagamento de membros;c) Sepse;d) Contusão pulmonar.

22) Paciente de 24 anos apresenta hipertensão arterial de difícil controle associado a palpitações e sudorese profusa, cefaleia intensa recorrente com alterações visuais. Refere também tremores de extremidades, tonturas, náuseas, desconforto abdominal e eventualmente diarréia. Há hiperglicemia. O diagnóstico a ser considerado é:

a) Glucagonoma;b) Feocromocitoma;c) Síndrome de Cushing;d) Doença de Addison.

23) A principal causa de febre nas primeiras 24 horas de pós-operatório é:

a) Atelectasias;b) Sepse foco urinário;c) Citocinas inflamatórias (interleucinas);d) Infecção respiratória.

24) Um paciente em pós-operatório de aneurisma de aorta abdominal evolui com distensão abdominal, oligúria (volume urinário de 200 mL nas últimas 6 horas), esforço respiratório (FR=33, SatO2=89%), taquicardia sinusal (FC=120 bpm), e hipotensão arterial (PAM=54mmHg). A pressão intra-vesical é de 35 mmHg. A conduta apropriada é:

a) Infusão maciça de cristaloides (30mL/kg);b) Descompressão abdominal; c) Uso de noradrenalina;d) Uso de noradrenalina e dobutamina.

Processo Seletivo Residência Médica - 201710

HOSPITAL E MATERNIDADE THEREZINHA DE JESUSProcesso Seletivo Residência Médica 2017

25) Um paciente apresenta os exames a seguir (gasometria e laboratório):

pH = 7.24PaCO2 = 26mmHg

PO2=96mmHgbicarbonato=10mEq/l

BE= -15SatO2=90%

sódio = 130mEq/lcloro = 100mEq/l.

O distúrbio acido-básico encontrado é:

a) Acidose mista por acúmulo de ácidos;b) Acidose metabólica por perda de bases;c) Acidose mista por perda de bases;d) Acidose metabólica por acúmulo de ácidos.

26) Quanto à magnesemia é CORRETO afirmar:

a) Hipomagnesemia é um quadro raro em pacientes hospitalizados, ocorrendo em cerca de 0,5 a 1%;

b) A hipomagnesemia se associa frequentemente à hipocalcemia e à hipopotassemia;c) É comum o achado de hipomagnesemia associado à hiperpotassemia pelo estímulo à

saída do potássio das células; d) A hipomagnesemia se associa mais comumente à hipofosfatemia.

27) Quanto à absorção intestinal de nutrientes, é CORRETO afirmar:

a) Todas as síndromes de mal-absorção estão associadas com esteatorréia;b) A colite ulcerativa cursa frequentemente com excreção de gordura nas fezes > 10%;c) A deficiência da enzima lactase e da absorção de cobalamina, não estão associadas a

esteatorréia; d) A diminuição da absorção de vários nutrientes na doença celíaca, ocorre por

diminuição da secreção de lipase.

28) O paciente imunocomprometido está sob risco aumentado de infecção tanto por patógenos comuns quanto por patógenos oportunistas. As taxas de mortalidade associadas a infecção entre pacientes oncológicos diminuíram com o uso precoce de antibioticoterapia. No diagnóstico e tratamento do neutropênico febril, podemos afirmar que:

Processo Seletivo Residência Médica - 2017 11

HOSPITAL E MATERNIDADE THEREZINHA DE JESUSProcesso Seletivo Residência Médica 2017

a) É necessário usar inicialmente antibióticos ativos contra bactérias gram positivas;b) Um aminoglicosideo, quinolona ou ainda aztreonam é isoladamente adequado nesta

situação;c) Estudos randomizados indicaram que é seguro usar antibióticos por via oral em

pacientes de baixo risco; d) Os agentes não devem refletir a epidemiologia local ou resistência do hospital por se

tratar de uma emergência.

29) A incidência de Endocardite Infecciosa se mostra maior entre idosos e pacientes com próteses valvares cardíacas. A síndrome clínica é variável entre as apresentações das formas agudas ou subagudas. Dentre os microorganismos envolvidos assinale aquele para o qual uma única hemocultura positiva caracteriza critério principal de DUKE:

a) Eikenella corrodens;b) Cardiobacterium hominis;c) Kingella kingae; d) Coxiella burnetii.

30) O Vírus Epstein Barr é um herpesvirus que infecta mais de 90% de indivíduos na fase adulta sendo a Mononucleose infecciosa uma doença de adultos jovens, porém em áreas mais pobres a infecção ocorre mais cedo. Assinale a situação abaixo em que pode ser indicada a administração de glicocorticoides:

a) Meningite ou encefalite; b) Anemia hemolítica autoimune; c) Ruptura do baço;d) Edema periorbital.

31) Sobre a enzima fosfatase alcalina é CORRETO afirmar:

a) É produzida principalmente no esqueleto e nos rins;b )É produzida na vesícula biliar, intestinos e rins;c) Sua elevação pode traduzir colestase hepática ou doença adinâmica do osso;d) A fosfatase alcalina óssea está aumentada na Doença de Paget óssea em atividade.

32) Sobre a esteato-hepatite não alcoólica, é CORRETO afirmar:

a) Tem evolução benigna, com resolução histológica completa sem evolução para fibrose ou cirrose hepática;

b) É comum se associar a diabetes mellitus, hipertrigliceridemia e obesidade;c) Tem o quadro histopatológico revertido pelo tratamento com metformina, 2,5 g/dia,

por 6 meses;d) Não existe correlação desta entidade com o carcinoma hepatocelular.

Processo Seletivo Residência Médica - 201712

HOSPITAL E MATERNIDADE THEREZINHA DE JESUSProcesso Seletivo Residência Médica 2017

33) Homem, 40 anos, pedreiro, que diariamente bebia duas doses de cachaça antes do almoço e cachaça e cerveja diariamente após trabalho e finais de semana há mais de 10 anos, deu entrada no hospital lúcido, desanimado, queixando fraqueza e apresentando ascite e edema de MMI. A PA era 130 x 100 mmHg e a frequência cardíaca 90 bm. O hemograma mostrava anemia normo-normo e moderada plaquetopenia, PT 6,1 g/L (A=3 g/L); tempo de protrombina 5s acima do testemunho. Bilirrubinas totais 2,8 mg/dL, aminotransferases 1,5 vezes o normal. Assinale o índice de Child-Pugh do paciente:

a) Para definir o índice é indispensável a elastografia;b) Cirrose compensada: “classe A”;c) Classe B;d) Classe C.

34) O uso de vários fármacos pode provocar alterações hepáticas. Assinale a potencial associação patologia / droga:

a) Colestase / cetaconazol; esteatose / duloxetina; hepatite / metimasol;b) Colestase / carbamazepina; esteatose / amiodarona; hepatite / metildopa;c) Colestase / acetaminofen; esteatose / bupropiona; hepatite / alopurinol;d) Colestase / cefalosporina; esteatose / fenitoina; hepatite / clopidogrel.

35) João, tem 72 anos é aposentado, nos últimos 3 meses a sua família vem notando que João está queixando dores generalizadas e tendo dificuldade para andar e subir escadas, até 4 meses atrás era muito ativo. Procuraram o clínico que não constatou alterações importantes no exame físico, não havia lesão de pele, apesar da dificuldade de elevar braços e pernas, João apresentava força muscular normal de membros. O que chamou a atenção do clínico era o quadro álgico que muito incomodava o paciente e a dificuldade de locomoção. O clínico solicitou hemograma, provas de atividade inflamatória, aminotransferases, creatinina, Ck e EAS. No resultado foram observadas as seguintes alterações: leve anemia, VHS= 98mm na 1ª hora e Ck= 176 U/L (normal=38-174U/L), demais exames dentro dos parâmetros de normalidade. No caso de João, está CORRETO quanto ao diagnóstico e terapêutica respectivamente:

a) Fibromialgia, ciclobenzaprina 5 mg/noite ou fluoxetina 20 mg/dia;b) Mialgia do idoso, alendronato 70 mg/semana e carbonato de calcio;c) Polimialgia reumática, prednisona ou prednisolona 10 a 20 mg/dia;d) Polimiosite amiopática , prednisona ou prednisolona 60 a 80 mg/dia.

Processo Seletivo Residência Médica - 2017 13

HOSPITAL E MATERNIDADE THEREZINHA DE JESUSProcesso Seletivo Residência Médica 2017

36) Na avaliação diagnóstica da pancreatite aguda é correto afirmar que:

a) A dosagem da amilase sérica é menos sensível, porem mais específica que a dosagem da lipase sérica;

b) A amilase sérica frequentemente encontra-se normal na pancreatite aguda causada por hipertrigliceridemia e na pancreatite aguda leve diagnosticada após 6 dias de evolução;

c) A tomografia computadorizada abdominal deverá ser realizada em todos os casos, permitindo excluir a presença de pancreatite aguda quando normal;

d) A presença de dor abdominal tipo cólica, irradiada para o dorso, de caráter intermitente, favorece muito seu diagnóstico.

37) Paciente de 39 anos de idade, residente no interior de Minas Gerais, alcoolista crônico, com história de dor abdominal em epigátrio de caráter esporádico e de fraca intensidade. Apresentou episódio de hematêmese de médio volume. Endoscopia digestiva alta realizada após estabilização hemodinâmica, revelou varizes com sinais da cor vermelha e restritas ao fundo gástrico. A hipótese diagnóstica mais provável neste contexto:

a) Cirrose hepática com hipertensão portal; b) Pancreatite crônica com trombose de veia porta; c) Pancreatite crônica com trombose de veia esplênica; d) Esquistossomose hepatoesplênica.

38) Paciente admitido com pancreatite aguda há cerca de dois dias. No 3° dia evoluiu com exacerbação da dor abdominal, febre (38° C) e insuficiência respiratória, necessitando ventilação mecânica assistida. Dosagem sérica dos níveis de proteína C-reativa revelou 200 mg/L. Neste cenário, devemos pensar que trata-se provavelmente de qual das complicações abaixo?

a) Formação de pseudocisto; b) Infecção pancreática secundária; c) Necrose pancreática estéril; d) Desenvolvimento de abscesso pancreático.

39) Paciente masculino, 64 anos, hospitalizado há 5 dias por pneumonia e em tratamento com ciprofloxacino e ceftazidima, iniciou há cerca de 48 horas quadro de diarréia aquosa com raias de sangue, cerca de 10 evacuações/dia, acompanhada de febre (37,9° C) e cólicas no baixo ventre. A etiologia mais provável é:

a) Escherichia coli enterotoxigênica;b) Stafilococus aureus;c) Shigela;d) Clostridium dificille.

Processo Seletivo Residência Médica - 201714

HOSPITAL E MATERNIDADE THEREZINHA DE JESUSProcesso Seletivo Residência Médica 2017

40) Visando a definição etiológica no caso clínico acima, o exame de eleição é:

a) Coprocultura;b) Pesquisa de antígenos virais nas fezes por ELISA;c) Pesquisa da toxina A e B nas fezes;d) Colonoscopia com biópsias.

41) No tratamento de manutenção das doenças inflamatórias intestinais, todas as drogas a seguir são utilizadas, exceto:

a) Azatioprina;b) Aminossalicilatos;c) Terapia anti-TNF (infliximab, adalimumab);d) Glicocorticoides.

42) Na doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), a investigação diagnóstica por meio do exame endoscópico é particularmente importante nas situações citadas a seguir, EXCETO:

a) Pacientes jovens com anorexia;b) Pacientes com disfagia;c) Pacientes com história familiar de câncer gástrico;d) Pacientes com mais de 40 anos.

43) Quais das drogas abaixo esta indicada para a profilaxia primária da hemorragia digestiva alta varicosa?

a) Somente propranolol;b) Somente carvedilol;c) Propranolol ou carvedilol;d) Na profilaxia primária não está indicada nenhum tipo de droga, apenas ligadura

elástica das varizes.

44) Em relação a esofagites de causa infecciosa assinale a alternativa INCORRETA.

a) Pode ocorrer em pessoas sem doença de base diagnosticada; b) A imunodeficiência pode estar relacionada à quimioterapia, transplante de órgãos,

síndrome da imunodeficiência adquirida, diabetes mellitus; c) Os principais agentes etiológicos são citomegalovírus, candida albicans e herpes vírus; d) O citomegalovírus é o principal agente causador da esofagite infecciosa.

Processo Seletivo Residência Médica - 2017 15

HOSPITAL E MATERNIDADE THEREZINHA DE JESUSProcesso Seletivo Residência Médica 2017

45) A Doença de Wilson e uma doença hereditária autossômica recessiva cuja principal característica é o acúmulo tóxico de cobre nos tecidos, principalmente cérebro e fígado, o que leva o portador a manifestar sintomas neuropsiquiátricos e de doença hepática. Considerando-se a Doença de Wilson como uma hepatopatia crônica, podemos afirmar que:

a) O diagnóstico é feito com ceruloplasmina baixa, Anel de Kayser-Fleischer é visto quando há manifestações neurológicas, cobre urinário alto;

b) O diagnóstico é feito com ceruloplasmina baixa, Anel de Kayser-Fleischer é visto quando não há manifestações neurológicas, cobre urinário baixo;

c) O diagnóstico é feito com ceruloplasmina normal, Anel de Kayser-Fleischer é visto quando há manifestações neurológicas, cobre urinário baixo;

d) O diágnóstico é feito com ceruloplasmina alta, Anel de Kayser-Fleischer é visto quando há manifestações neurólogicas, cobre urinário baixo.

46) Paciente em pós operatório de cirurgia cardíaca há 4 dias. Iniciou dor torácica de início súbito, irradiada à MSE, há cerca de uma hora. Evoluiu com PCR na enfermaria. O médico de plantão foi chamado e o paciente encontrava-se em FV. Após RCP o ritmo sinusal foi restaurado e o ECG pós PCR encontra-se abaixo:

Qual a conduta mais indicada?

a) Cineangiocoronariografia de urgência;b) Nova reabordagem cirúrgica de urgência;c) Trombólise;d) Heparinização plena.

Processo Seletivo Residência Médica - 201716

HOSPITAL E MATERNIDADE THEREZINHA DE JESUSProcesso Seletivo Residência Médica 2017

47) Paciente em Pós Operatório de Cirurgia de Troca Valvar Mitral por endocardite infecciosa em valva nativa, onde foi implantada prótese metálica, vem em controle ambulatorial um mês após a alta hospitalar. Referia dispnéia, ortopnéia e palpitações. Ao exame físico apresentava turgência jugular patológica, edema de membros inferiores, FC 100bpm, sem sopros audíveis. Vinha em uso de Furosemida 40mg/dia, Atenolol 25mg/ dia e Warfarina 5mg/dia. Qual a hipótese diagnóstica e exame complementar diagnóstico mais prováveis conforme anamnese e exame físico no caso acima descrito?

a) Trombose de prótese, Ecocardiograma transtorácico;b) Endocardite em prótese, Ecocardiograma transesofágico;c) Derrame pericárdico, Ecocardiograma transtorácico;d) Mismatch prótese, Ecocardiograma transtorácico.

48) Paciente com história de dispnéia há 6 meses, progressiva. Nega antecedentes cardiológicos, tabagismo, etilismo ou uso de drogas ilícitas. Refere também edema de membros inferiores progressivo. Ao exame físico apresentava turgência jugular, edema de membros inferiores de grau moderado e hepatomegalia. Pulmões livres. Cianose de extremidades. Ausculta cardíaca com P2 hiperfonética e sopro sistólico em foco tricúspide.PA 120/80 mmHg. O Eletrocardiograma foi realizado e encontra-se abaixo.

A hipótese diagnóstica mais plausível e tratamento de escolha neste momento são:

a) Insuficiência cardíaca congestiva, Diurético de alça;b) Embolia pulmonar, Heparinização plena;c) Embolia pulmonar, Trombólise;d) DPOC agudizado, Corticoterapia.

Processo Seletivo Residência Médica - 2017 17

HOSPITAL E MATERNIDADE THEREZINHA DE JESUSProcesso Seletivo Residência Médica 2017

49) Paciente 64 anos, deu entrada na emergência do Hospital com dor torácica urente, ao repouso, iniciada após notícia de demissão no seu trabalho. Ao ECG foi detectado supradesnivelamento de ST de V2-V6. Enzimas cardíacas apresentaram elevação. O cateterismo cardíaco mostrou ausência de lesões ateromatosas nas artérias coronárias e abaulamento do Ventrículo Esquerdo, com hipocinesia nas porções médio e apical do VE.

Num exame ecocardiográfico realizado três meses após o episódio agudo, havia completa recuperação da contratilidade do VE. De acordo com os dados acima, o diagnóstico mais provável é de:

a) Angina de Prinzmetal;b) Doença de Takotsubo;c) Miocardio hibernante;d) Miocardio atordoado.

50) Num paciente com 40 anos, sem história de cardiopatia prévia, hipertensão arterial, diabetes, apresenta dislipidemia e gota. Qual a melhor estratégia terapêutica em relação à prevenção de tromboembolia?

a) Administrar AAS 100mg dia;b) Não há necessidade do uso de antiagregante ou anticoagulante; c) Usar anticoagulação oral;d) Associação de AAS com Clopidogrel.