recursos humanos

18
Recursos Humanos Empreendedorismo Professor Rafael

Upload: krastin

Post on 12-Apr-2016

38 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Didática.

TRANSCRIPT

Page 1: Recursos Humanos

RecursosHumanos

EmpreendedorismoProfessor Rafael

Page 2: Recursos Humanos

O que é? A sigla RH significa Recursos Humanos. Dentro de uma empresa, RH é o departamento

que tem a responsabilidade de seleção, contratação, treinamento, remuneração, formação sobre higiene e segurança no trabalho, e estabelecimento de toda a comunicação relativa aos funcionários da organização.

RH também pode se referir à totalidade de empregados e colaboradores que compõem a organização, normalmente referidos como os recursos humanos da empresa.

RH é ainda conjunto de práticas de recursos humanos, constituído por todas as decisões tomadas pela empresa para realizar as atividades inerentes ao setor de RH.

Page 3: Recursos Humanos

A Gestão de RH é uma área de estudo que forma profissionais capacitados para gerenciar pessoas e lidar com todos os processos relacionados à gestão do quadro de funcionários de uma empresa.

O profissional de RH é encarregado de gerenciar planos de carreira; determinar a política salarial, remunerações, incentivos e benefícios; avaliar a necessidade de contratação de novos colaboradores; elaborar estratégias e planos operacionais para recrutamento e proporcionar a integração de novos funcionários dentro da organização

Page 4: Recursos Humanos

Principais Atividades do RH

AssessmentÉ avaliar competências, conhecer com maior eficiência e critério as pessoas, buscar autoconhecimento e gestão do conhecimento.

Headhunting“Caçador de cabeças“, a função doheadhunter é "caçar" os melhores profissionais do mercado em áreas executivas.

Interim managementA atividade de Interim Management relativamente nova que consiste na alocação de profissionais com larga experiência em posições de alto nível.

Page 5: Recursos Humanos

OutplacementÉ uma solução profissional, elaborada com o objetivo de conduzir com dignidade e respeito os processos de demissão nas companhias. É um sistema de ganha-ganha, que busca o beneficio de todos os envolvidos.

OutsourcingÉ uma expressão em inglês normalmente traduzida para português como terceirização. No mundo dos negócios, o outsourcing é um processo usado por uma empresa no qual outra organização é contratada para desenvolver uma certa área da empresa.

Recrutamento e seleção

Gestão por competências

Page 6: Recursos Humanos

Capital Humano São o conjunto de capacidades, conhecimento, competências e atributos de personalidade

que favorecem a realização de trabalho de modo a produzir valor econômico.

Atributos adquiridos por um trabalhador por meio da educação, perícia e experiência.

Adotado, nos anos 1980, pelos organismos multilaterais mais diretamente vinculados ao pensamento neoliberal, na área educacional, no contexto das demandas resultantes da reestruturação produtiva.

O que alguns estudiosos denominam de capital intelectual é, pois um valor de poder empresarial, imaterial, mas determinável.

Dois fatores, no campo referido, podem ser destacados: o conhecimento individual e o coletivo.

Page 7: Recursos Humanos

Conhecimento Individual O conhecimento individual é aquele que se acha

representado pela educação, experiência, habilidades e atitudes das pessoas que trabalham na empresa.

Quanto maior o conhecimento maior a probabilidade de eficácia. Quanto mais eficácias ocorrerem melhor o desempenho patrimonial volvido à prosperidade.

Cada trabalhador, com sua cultura, são importantes na célula social, pois cada um tem uma função a cumprir do mais humilde ao mais graduado e cada um participando no bom andamento do todo da organização.

Page 8: Recursos Humanos

Conhecimento Coletivo É o conjunto formado por parcelas de intelectualidades

individuais e moldado a uma filosofia empresarial, enriquecida pela tecnologia.

Com a tendência de transformar companhia hierarquizada em estrutura mais plana, mais dinâmica e ágil, onde os trabalhadores participam nas decisões da empresa e é levado em conta o conhecimento e a experiência deles.

Há valorização da cultura dos empregados e interesse em atualização do conhecimento por meios de palestras, leituras, cursos etc. Nestas empresas há valorização do ativo intelectual e há interesse na cultura da célula social.

Page 9: Recursos Humanos

Cultura Organizacional

Page 10: Recursos Humanos

Gestão de Pessoas

“O segredo da gestão de pessoas é manter os caras que te odeiam

longe dos caras que ainda não se decidiram se te odeiam”

“Aquele que não é capaz de governar a si mesmo,

não será capaz de governar os outros.”Mahatma Gandhi

Page 11: Recursos Humanos

O que é Gestão de Pessoas:O conceito de gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas. Muitas vezes, a gestão de pessoas é confundida com o setor de Recursos Humanos, porém RH é a técnica e os mecanismos que o profissional utiliza e gestão de pessoas tem como objetivo a valorização dos profissionais. Em uma empresa, a gestão de pessoas deve ser feita pelos gestores e diretores, porque é uma área que requer capacidade de liderança.O setor de gestão de pessoas possui uma grande responsabilidade na formação dos profissionais, e tem o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da instituição e do próprio profissional.

Page 12: Recursos Humanos

Gestão de Pessoas nas organizações

O capital humano tem sido cada vez mais valorizado pelas organizações, pois elas entenderam que devem oferecer o suporte necessário para que essas pessoas desenvolvam novas aptidões e aperfeiçoem características que já possuem. Se as pessoas dentro das organizações tiverem oportunidade de progressão, elas vão poder dar o melhor delas, originando resultados positivos para a empresa em questão.Uma boa gestão dos elementos de uma organização causa um crescimento contínuo, onde todos contribuem para um ambiente de eficiência e eficácia.

Page 13: Recursos Humanos

Gestão de Pessoas no setor público

A gestão de pessoas no setor público possui algumas particularidades. Ao contrário do que acontece no setor privado, onde o gestor pode contratar indivíduos que apresentem características vantajosas para a empresa, no setor público, a lei exige que as contratações sejam feitas mediante concursos públicos. É por esse motivo que no âmbito do setor público ações de desenvolvimento profissional são cruciais, pois os elementos podem aprender a progredir na carreira, e não aprendem só a cumprir as suas funções atuais de forma mais eficaz.Os responsáveis pela gestão de pessoas no setor público devem saber motivar os funcionários, para que estes sintam que são uma peça importante na empresa. Se isto acontecer, seguramente terão um melhor desempenho no trabalho. Além disso, a área de gestão de pessoas tem também a responsabilidade de exercer práticas de gerenciamento, planejamento, avaliação e recompensas, criando e mantendo um ambiente profissional e positivo na organização.

Page 14: Recursos Humanos
Page 15: Recursos Humanos

Trabalho em equipe

Page 16: Recursos Humanos
Page 17: Recursos Humanos
Page 18: Recursos Humanos

Grupo:Ana Beatriz

Aline MarquesFilipe Araujo

Marta ValentimNatália PaivaSara Magalde