publicação mensal do sindicato dos supervisores de ensino ... · participar do fórum estadual de...

12
Orientações para inscrição disponíveis no site www.sindicatoapase.org.br, pelo fone 11 3337-6895 ou presencial à sede APASE, Rua do Arouche, 23, 1 o andar, São Paulo, Capital. Este evento está proposto como Curso de Atualização, “Vida e Conhecimento: currículo e herança civiliza- tória - desafios aos trabalhadores da educação escolar”, (aguarda-se autorização da Escola de Formação de Pro- fessores Paulo Renato Costa Souza) destinado a Supervisores de Ensino e demais profissionais da educação das redes estadual e municipais, previsto para o período de 04 a 07 de junho, nas dependências do Vacance Hotel do município de Águas de Lindoia. O Encontro de Supervisores do Magistério deste ano apresenta objetivos e temário que favorecem uma abordagem crítica e propositiva do currículo escolar, de seu planejamento, desenvolvimento, avaliação e recons- trução, abrindo perspectivas para uma ação supervisora que colabore efetivamente no desenvolvimento de políti- cas públicas de educação e de formação continuada de educadores, compromissadas com a socialização do conhe- cimento e de oportunidades de humanização, prevenindo e combatendo diversas formas de violência presentes na sociedade em geral e também na escola. Destaque para a importância de apresentação de Comunicações e orientações específicas na página 05. Publicação mensal do Sindicato dos Supervisores de Ensino do Magistério Oficial no Estado de São Paulo Ano XXIII l Nº 231 l Fevereiro/2013 XXVII Encontro Estadual APASE programado para junho, em Águas de Lindoia Acompanhamento das ações de gestão pedagógica Dia 22 de fevereiro, 8 horas Coord.: Profa. Dra. Helenice Muramoto Leia mais na página 6 Gestão na Escola Pública: Desafios da Contemporaneidade Pág. 03 Políticas Públicas, Educação e Democracia Pág. 04 Recadastramento Aposentados e Pensionistas Pág. 08 Participe do Simpósio do Lage, em abril Pág. 07 Atenção, filiados APASE A comunicação do Sindicato com seus filiados é de suma importância para o desenvolvimento das ações sindicais. Solicita-se a atualização de endereço, e-mail e telefone junto à sede aos que ainda não o fizeram. Chá de Confraternização de Aposentados Dia 26 de fevereiro, 14 horas APASE homenageia os colegas com evento de confraternização em sua sede, à Rua do Arouche, 23, 1 o andar Confirmar presença até dia 20/02, por telefone (11 3337-6895) ou e-mail ([email protected])

Upload: leminh

Post on 11-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Orientações para inscrição disponíveis no site www.sindicatoapase.org.br, pelo fone 11 3337-6895 ou presencial à sede APASE, Rua do Arouche, 23, 1o andar, São Paulo, Capital.

Este evento está proposto como Curso de Atualização, “Vida e Conhecimento: currículo e herança civiliza-tória - desafios aos trabalhadores da educação escolar”, (aguarda-se autorização da Escola de Formação de Pro-fessores Paulo Renato Costa Souza) destinado a Supervisores de Ensino e demais profissionais da educação das redes estadual e municipais, previsto para o período de 04 a 07 de junho, nas dependências do Vacance Hotel do município de Águas de Lindoia.

O Encontro de Supervisores do Magistério deste ano apresenta objetivos e temário que favorecem uma abordagem crítica e propositiva do currículo escolar, de seu planejamento, desenvolvimento, avaliação e recons-trução, abrindo perspectivas para uma ação supervisora que colabore efetivamente no desenvolvimento de políti-cas públicas de educação e de formação continuada de educadores, compromissadas com a socialização do conhe-cimento e de oportunidades de humanização, prevenindo e combatendo diversas formas de violência presentes na sociedade em geral e também na escola.

Destaque para a importância de apresentação de Comunicações e orientações específicas na página 05.

Publicação mensal do Sindicatodos Supervisores de Ensino

do Magistério Oficial no Estado de São Paulo

Ano XXIII l Nº 231 l Fevereiro/2013

XXVII Encontro Estadual APASE programado para junho, em Águas de Lindoia

Acompanhamento das ações de gestão pedagógica

Dia 22 de fevereiro, 8 horasCoord.: Profa. Dra. Helenice Muramoto

Leia mais na página 6

Gestão na Escola

Pública: Desafios da

Contemporaneidade

Pág. 03

Políticas Públicas,

Educação e

Democracia

Pág. 04

Recadastramento

Aposentados e

Pensionistas

Pág. 08

Participe do

Simpósio do Lage,

em abril

Pág. 07

Atenção, filiados APASEA comunicação do Sindicato com seus filiados é de suma importância para o desenvolvimento das ações sindicais.Solicita-se a atualização de endereço, e-mail e telefone

junto à sede aos que ainda não o fizeram.

Chá de Confraternizaçãode Aposentados

Dia 26 de fevereiro, 14 horasAPASE homenageia os colegas com

evento de confraternização em sua sede, à Rua do Arouche, 23, 1o andar

Confirmar presença até dia 20/02, por telefone (11 3337-6895)

ou e-mail ([email protected])

2 Jornal APASE2

31

- F

ever

eiro

de

20

13

Palavra da Presidente Pág. 02Editorial Pág. 02Em destaque Pág. 03Em foco Pág. 04Ação Pág. 05

Iniciamos esta mensagem reafirmando nosso compromisso de bem representar a todos que em nós confiam, sempre na de-

fesa dos interesses da categoria, em todos os momentos, sem esmorecer, sem nos intimidar. Cumprir e fazer cumprir a finalidade de nossa existência sindical! Neste mês, concluímos as re-formas iniciadas em dezembro de 2012. A sala de Assistência Jurídica foi ampliada em 90%, era acanhada e dificultava o trabalho do “jurídico”, como dizemos. Ficou linda e favorece o aten-dimento dos filiados que ali chegam nos plantões. Ambiente bonito e agradável va-loriza nossa categoria profissional. Confira nestas fotos.

Realizamos, também, a adequação do mobili-ário da sede, atendendo às normas trabalhistas de forma a não prejudicar a saúde de nossa equipe. Tínhamos instalações elétricas que exigiam provi-dências, reformamos tudo. Tão logo seja conclu-ída a nova rede elétrica do prédio, realizaremos a reforma elétrica geral da sede. Cuidamos da ma-

nutenção e segurança de nosso patrimônio, de cada detalhe, para corresponder a sua confiança.

Neste início de ano, fomos convidados a participar do Fórum Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Estivemos na pri-meira reunião na Secretaria da Educação, em 21 de janeiro e nas reuniões de elaboração de seu regimento que será aprovado em 4 de feve-reiro. Segundo o Secretário da Educação, tere-mos publicação da Resolução SEE de criação e instalação do Fórum, ainda este mês.

Continuam as ações da Frente São Paulo pela aprovação da PEC 555, militância APASE

em conjunto com as entidades do Funcionalis-mo Público junto ao Congresso Nacional.

Pedimos atenção especial ao Encontro dos Colegas Aposentados de 26 de fevereiro, na sede. Aguardamos a confirmação da presença com muita alegria, nossa equipe dedica-se na organiza-ção deste importante acontecimento.

Lembramos que estão abertas as inscrições para o Encontro APASE, em Águas de Lindoia, forte ação de vida sindical; sua participação quali-ficará esse momento de estudo e congraçamento.

Voltamos ao nosso mote “juntos somos fortes”, muitas são as lutas em andamento, permanentes e outras a serem iniciadas, muitos são os enfrentamentos necessários e a união e solidariedade são fundamentais ao sucesso de todas as empreitadas.

Forte abraço, paz e bem.

Neli Cordeiro de Miranda Ferreira - Diretora-Presidentre APASE

AçãoPalavra da Presidente

APASE 2013 em plena atividadeDiretoria Executiva:Neli Cordeiro de Miranda Ferreira - Diretor-PresidenteMaria Lúcia Lanza - Diretor 1º Vice-PresidenteMárcia Delfim Borges - Diretor 2º Vice-PresidenteMaria Conceição Macedo A. Ferreira de Paula - Diretor de SecretariaNereide de Miranda Marques Pereira - Diretor Geral de FinançasMaria José dos Santos - Diretor de FinançasAlbertina de Fátima Esteves Passos - Diretor de Organização SindicalAparecida Antonia Demambro - Diretor de Assuntos EducacionaisMaria Clara Paes Tobo - Diretor de Legislação e NormasMaria José Antunes R. Rodrigues da Costa - Diretor de ComunicaçãoVera Maria Rosa Zuffo Rossetti - Diretor de Cultura e LazerSuplentes da Diretoria Executiva:Eliene Bonetti, Luiz Augusto Olberg, Sonia Maria Busnardo Almeida Afastados: Selma Denise Gaspar e Marco Aurélio BugniConselho Fiscal:Vicente Diniz Filho - PresidenteMaria Inês Sani Franco, e Lourdes Gomes MacárioSuplentes do Conselho Fiscal: Ivanilde E. Zamae, Elisabeth L. Gomes e Marcia S. de NovaisConselho Deliberativo:Rosângela Aparecida Ferini V. Chede - Presidente Luis A. Nunes - Vice-Presidente; Irene M. Pantelidakis - Secretário Conselheiros:Grande São Paulo - Centro: T-Alfredo Sérgio Ribas dos Santos, S-Wilson Alves Ferraz Sobrinho; Centro-Oeste: T-Flávia Geni Zeraik, S-Dilma Terezinha Rodrigues Franchi; Centro-Sul: T-Maria do Carmo Rodrigues Del Bianco Pe-droso, S-Maria Alice Rosmaninho Perez; Leste 1: T-Gisele Kemp Galdino Dan-tas, S-Lucilia Ap. de Freitas Costa; Leste 2: T-Fátima Regina Preti, S-Neuci do Carmo Daniel Azevedo; Leste 3: T-Alice Venchiarutti, S-Vânia Margarete Knopf; Leste 4: T-Tânia Maria Gomes Stocco, S-Luís Alberto Alves; Leste 5: T-Rodolpho Marques Filho, S-Ivany Theodósio Lérco Flygare; Norte 1: T-Maria Cecília Soares da Anunciação, S-Norma Sueli Ghiraldi Paladini; Norte 2: T-Rob-inson Felix Augusto de Oliveira, S-Joana Vera Simacek Paulesini; Sul 1: T-Diego Antonio Arsenio Brea Fernandez, S-Célia Regina Martinatti; Sul 2: T-Francisca Alves de Lima, S-Rita de Cássia Pérez Monteiro; Sul 3: T-Eliana Pahim Mar-tins Gomes, S-Francisco Fernandes Campos; Caieiras: T-Alcides Domingues, S-Ana Maria Cesário Moraes; Carapicuíba: T-Benedito Vieira; Diadema: T-Elisa Sonoe de Avila Ono, S-Maria Lucia Franco Florentino; Guarulhos Norte: T-Alexandre de Paula Franco, S-Marisa Regina de Camargo Semansin; Guar-ulhos-Sul: T-Maria Angélica Onoda, S-Valdete Estevinho Rinaldi; Itapecerica da Serra: T-Ives Banqueri da Silva; Itapevi: T-Regina de Fátima Ponciano, S-Jurandir Monteiro de Souza; Itaquaquecetuba: T-José da Conceição Nogueira, S-Juarez Bernardino de Oliveira; Mauá: T-Maria do Carmo Santana Alves, S-; Mogi das Cruzes: T-Araci Nunes Camargo, S-Teresinha Cristina Alves da Silva; Osasco: T-Irene Machado Pantelidakis; Santo André: T-Ana Maria Bôa Ven-tura Fabian, S-Maria Antonia de Oliveira Vedovato; São Bernardo do Campo: T-Luis Amauri Caratin, S-Helenir Marossi Georgetti; Suzano: T-Marco Antonio de Carvalho, S-Iracema Costa da Silva Mariano; Taboão da Serra: T-Graciete Galvão de Paula Leite, S-Mirna Elisa Bonazzi.Interior - Adamantina: T-Anita Alcoba Montialli, S-Maria da Penha Oliveira Schuindt; Americana: T-Luis Antonio Nunes, S-Célia Maria Benati Veríssimo; Andradina: T-Maria de Fátima Moises Tobal; Apiaí: T-Carla Ceriani, S-De-nise das Neves Rodrigues; Araçatuba: T-Jane Fátima Paiva Furtado Bedran de Castro, S-Faustina Amorim da Silva; Araraquara: T-Marli Aparecida da Silva Viçoti, S-Maria Auxiliadora Pinto Schiavone; Assis: T-Marlene Aparecida Barchi Dib, S-Rosinei Cristina Ribeiro Victor Alves; Avaré: T-(...); Barretos: T-Sandra Sueli de Castro Lacerda, S-Cleuvanir Aparecida Tojeira Firmino Carlos; Bauru: T-Maria Manoela Maschietto Brito, S-Maristela Bárbara Rodrigues de Lima; Birigui: T-Vera Marcia Saes Coghi, S-Fátima Aparecida Palotti Polizel; Botucatu: T-Maria Nazareth Gonçalves, S-Regina Littério de Bastos Ferrari; Bragança Paulista: T-Rosangela Aparecida Ferini Vargas Chede, S-Elenira Martins Sanches Garcia; Campinas-Leste: T-Corintha Aimbiré de Moraes San-tos Batista Carlos; Campinas-Oeste: T-Clarete Paranhos da Silva, S-Maria de Jesus Ferreira Martins Taveira da Gama; Capivari: T-Célia Regina Teixeira Mar-cozo, S-Benedita do Carmo Batista; Caraguatatuba: T-Maria de Lourdes Pace de Barros; Catanduva: T-Rita de Cássia Baldan Batista, S-; Fernandópolis: T-Rosângela Caparroz Garcia; Franca: T-Sônia Lúcia da Silva Rodrigues, S-Aurélio Luis da Silva; Guaratinguetá: T-Terezinha Maria de Souza Alves Nunes, S-Nice Hornburg da Silva Sampaio; Itapetininga: T-Elídia Vicentina de Jesus Ribeiro, S-Telma Elizabete de Moraes; Itapeva: T-Maria Alcione Marques da Silva Batista; Itararé: T-Maria Aparecida da Rocha, S-José Maria Ferreira; Itu: T-Rita de Cássia Kühne Império, S-Maria Cristina Urban Telles de Menezes; Ja-boticabal: T-Maria Dalva Bertani de Freitas, S-Edna Apparecida Soares de Car-valho; Jacareí: T-Benedita Raimunda da Silva, S-Elsa Pereira Timoteo; Jales: T-João Luiz Sene, S-Errivaine Aparecida Ferreira; Jaú: T-Silvana Regina da Cruz Bueno Ribeiro Branco, S-Maria Medianeira de Almeida Pacheco Fraga; José Bonifácio: T-Célia Aparecida Mendes Machado, S-Maria Aparecida Laureano Buzato; Jundiaí: T-Rosaura Aparecida de Almeida; Limeira: T-Heide Lamber-tucci; Lins: T-Ana Lúcia Zanotte, S-Luciene Pereira Paiva Marchioreto; Marília: T-Maria Regina Pereira de Araújo, S-Rosa Virgínia Muff Machado; Miracatu: T-Lourdes Maria Baptista da Costa Silva; Mirante do Paranapanema: T-Marisa Bezerra de Melo, S-Joceli Sevilha Gonçalves Barbeto; Mogi Mirim: T-Josimeire Ricardo da Rocha, S-Sueli Mara Scarin Barzon; Ourinhos: T-Edson Machado, S-Ednéia de Fátima Evangelista; Penápolis: T-Zilce Aparecida Maciel, S-Vania Maria Soares; Pindamonhagaba: T-Ailton José Agostini, S-Maria de Fátima Ribas; Piracicaba: T-Luiz Carlos Marconi, S-Fabiana Furlanetto de Oliveira; Piraju: T-Margareti de Fátima Quinteiro Carneiro da Silva; Pirassununga: T-Marta de Fátima Silva Forsan, S-Lucimeire dos Santos; Presidente Prudente: T-Dorlei Aparecida Maurício Geremias, S-Maria Camilo da Silva; Registro: T-Alencar Neves Gato, S-Eugênio Dodecézino Berto; Ribeirão Preto: T-Ana Cláu-dia Sampaio dos Santos Ribeiro; Santo Anastácio: T-Luciene Pereira Barreto; Santos: T-Irene Weller de Holanda, S-Sandra Faria Fernandes; São Carlos: T-Leila Leane Lopes Leal, S-Aparecida Fátima Martins da Silva; São João da Boa Vista: T-Helena Leal Sampaio Delbin, S-José Milton Pavani Parolin; São Joaquim da Barra: T-Eduardo Aparecido Ambrozeto, S-Kenia Colombo Col-manetti; São José do Rio Preto: T-Márcia Rita Mesquita Ferraz de Arruda, S-Marilda Machado Tebar Palhares; São José dos Campos: T-Sheila Roberti Pereira da Silva, S-Luz Heli Maria de Paiva Oliveira; São Roque: T-Catarina da Penha de Albuquerque Quadros Altieri; São Vicente: T-Ariadeney Valente Ferreira, S-Evelyn Soares Urquieta; Sertãozinho: T-Gláucia Bertelli dos Reis; Sorocaba: T-Rosangela Quequetto de Andrade Arcos, S-Helena Aparecida de Lima; Sumaré: T-Alice Maria Gerolamo Gonçalves, S-Marisa Cortez Rangel; Taquaritinga: T-Chelsea Maria de Campos Martins, S-Simone Andrela; Tau-baté: T-Míriam Martins Inácio, S-Adriana Benedita Soares de Lima; Tupã: T-Marilza Andrêo Corrêa Emed; Votorantim: T-Evelize Assunta Padovani Mon-teiro; Votuporanga: T-Nelson Valdo Moreira.Periódico mensal de divulgação do Sindicato-APASE - Comissão responsável: Neli C. de M. Ferreira, Maria José A. Rocha R. da Costa e Albino Astolfi Neto - Colaboradora: Lúcia Y. Hatanaka - Jornalista Resp. e Edit. Eletrônica: Rose Stefanelli, MTb. 22.810 - Impressão: Neo Graf Indústria Gráfica e Editora Ltda - Tiragem: 4.600 exemplares - As matérias publicadas, nesta edição, são de inteira responsabilidade dos autores.

Editorial

SINDICATO DOS SuPERVISORES DE ENSINO DO MAGISTéRIO OFICIAL NO ESTADO DE SãO PAuLO

APASE

Jurídico Pág. 08Legislação Pág. 09Fala, Supervisor Pág. 10Acontece Pág. 11Cultura & Lazer Pág. 12

Rua do Arouche, 23, 1º andar - CEP 01219-001 São Paulo/SP Tel/Fax.: (11) 3337 6895site: www.sindicatoapase.org.br / e-mail: [email protected]

Nesta edição, o Jornal APASE apresenta, como destaque em relação ao Encontro Estadual, a importância da contribuição de colegas supervi-sores na apresentação de suas ações bem sucedi-das nas Comunicações, bem como a possibilidade de permanecer no Hotel, sede do evento, no final de semana com preço promocional.

Publica as preciosas contribuições de Maria Bruna Vicino e Maria Ângela Paié Rodella Innocente em seus reflexivos textos publicados no Em Des-taque e Em Foco.

Realça, também, a marcante reunião da CCM/IAMSPE com o Governador do Estado, no finalzinho de 2012, e a participação APASE na estruturação do Fórum Estadual de Educa-ção, “espaço inédito de interlocução” da socie-dade civil e órgãos do governo paulista.

Iniciando as atividades do ano de cultura e lazer do Sindicato, divulga o convite para o evento de confraternização de filiados aposen-tados em fevereiro, e o início da série de Cines Café APASE, em março.

Comissão do Jornal APASE

Índice

Jornal APASE 32

31

- Fevereiro de 2

01

3AçãoEm Destaque

Gestão na Escola Pública: Desafios da Contemporaneidade

O presente texto tem o propósito de trazer à reflexão a gestão da escola e seus desafios no contexto da política educacional dos últimos anos, sobretudo no que diz respeito à melhoria da qualidade da educação ofertada à população que frequenta a escola pública.

A questão da Gestão surge como desafio quando ao planejar algumas ações, consideradas prioritárias, que seriam desenvolvidas no cotidiano, nos depara-mos com outras consideradas emergenciais, as quais dependem de interven-ções imediatas.

Dessa forma, como não questionar o tempo disponível e sua relação com a administração da escola e, principalmente, com relação à aprendi-zagem dos alunos.

Temos a certeza de que não encontraremos respostas prontas e acabadas como receitas para tais questões. Entretanto, algumas pistas nos levam a com-preender melhor o que nos incomoda, pois sabemos que é na escola que busca-mos construir novos conhecimentos para uma nova prática e que nossa prática contribuirá para a construção de ações que sustentarão a melhoria da qualidade de ensino na escola pública. É nesse espaço privilegiado, que é a escola, que o currículo se desenvolverá.

Quando relacionamos a gestão da escola com a aprendizagem dos alunos não há dúvida de que o compromisso de corresponsabilidade das equipes es-colares deve estar presente para garantir o sucesso. Ações como otimizar os es-paços existentes na escola, organizar o tempo, gestão colaborativa, participação mais efetiva dos pais e comunidade com objetivo de fortalecer os colegiados existentes nas escolas: APMs e Conselhos Escolares podem contribuir para uma gestão mais eficaz.

Por outro lado, é oportuno ressaltar que todas as escolas possuem uma cultura escolar com significados, com valores próprios e de certa forma, inte-riorizados pela comunidade local. Esta cultura deve estar presente no Projeto Político Pedagógico, o qual deverá estar em sintonia com os desejos e anseios de todos os envolvidos.

Nesse processo, o papel do gestor torna-se imprescindível visto que ele é o principal articulador para que ocorram as transformações desejadas observan-do que não deve apenas reproduzir o papel que lhe foi atribuído e sim integrar-se e interagir com a realidade em que vive como sujeito autônomo.

Registramos que no mundo globalizado em que vivemos no início deste terceiro milênio e com todo o advento de novas tecnologias de informação, ainda nos deparamos com paradigmas do século passado. Ou, ainda, a ingênua ilusão que, ao receber pacotes fechados de práticas mirabolantes para serem executadas em sala de aula, as dificuldades de aprendizagem dos alunos serão todas superadas.

Como gestores das escolas públicas parece-nos que, em tudo que fazemos, nunca temos o resultado esperado, ou seja, gastamos muita energia para pou-ca eficácia. Além disso, é comum, associar o fracasso ou o sucesso das ações propostas pelos formuladores de políticas públicas às pessoas como se depen-desse, apenas, da vontade das pessoas que executam, a responsabilidade pelo sucesso ou fracasso.

Estamos diante de um novo tipo de gestão, a gestão dos resultados e uso dos mesmos para melhoria da tão sonhada qualidade de ensino. Nesse novo modelo assumimos maior grau de responsabilização sobre os resultados da escola.

Nesse sentido, a LDB estabelece a responsabilidade da União em avaliar o ensino em todos os níveis, compondo um verdadeiro sistema nacional de avaliação. E, para cumprir essa tarefa, os governos nos diversos âmbitos vêm

instituindo exames e provas de diversos tipos, avaliando os alunos, as escolas, os professores e, a partir dos resultados obtidos, condiciona a distribuição das verbas e dos recursos.

Na educação básica destacam-se como iniciativa da União: o SAEB, o ENEM e a Prova Brasil.

Nas iniciativas elencadas acima podemos ressaltar a ênfase nos resultados, o mérito aos alunos e às instituições, destacando a avaliação externa como uma das formas de prestação de contas à sociedade.

Assim, é possível supor que o princípio adotado é o de que a avaliação, orientada pelas características acima gera qualidade e, nessa perspectiva, o Es-tado assume a função de estimular a produção de qualidade. Dessa forma, a avaliação se concretiza como meio de gestão educacional.

Salientamos que a sociedade que emergiu a partir da Revolução Informacio-nal demanda um trabalhador capaz de tomar decisões, de adaptar-se a constan-tes mudanças e de aperfeiçoar-se pela vida (Delors,1999), cabendo à educação formar esse trabalhador flexível requisitado pelo processo produtivo. Na era da globalização, em que o capital e a lógica de mercado passam a fazer parte do cotidiano de países centrais e em desenvolvimento, a educação passa a se constituir um mercado em expansão.

No Brasil, a partir dos anos finais de 1980 e décadas seguintes, tem-se o in-vestimento na avaliação dos sistemas educacionais, decorrente de movimentos internacionais aliados a interesses nacionais. Ball (2001) refere-se a um proces-so de internacionalização de ideias que são apropriadas pelos Estados nacionais e traduzidas para seus contextos, por influência de organismos multilaterais internacionais que atrelam o financiamento dos programas à sua avaliação, in-duzindo parâmetros de gestão da educação pública. O autor menciona, por exemplo, o relatório elaborado em 1995 pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que prescreve a importância de se buscar a eficiência, eficácia e qualidade da educação, com foco na busca por melhores resultados.

Ao analisar o papel da avaliação na educação básica e sua importância para a elaboração de políticas públicas e sua implementação, Barreto (2001) observa que os sistemas padronizados de avaliação do ensino abrangendo toda a edu-cação básica são um fenômeno recente nas sociedades avançadas e que é um tanto difícil dimensionar o impacto que esse tipo de monitoramento é capaz de provocar, embora se busque associar essa prática aos esforços de melhoria do ensino.

Há que se registrar que as escolas estão, a cada dia que passa, absorvidas em diferentes papéis tais como resolver a bolsa família, o desacato entre os alunos, entre alunos e professores, entre professores e comunidade, enfim, resolver questões de intolerância e de falta de diálogo, o que leva consequentemente a questões de violência, entre elas, muito frequente hoje em dia, o bulling. E a es-cola continua caminhando em busca de ações inovadoras para a aprendizagem dos alunos.

Destacamos que esse estado em que vive a escola é o estado em que se encontra a sociedade, pois, essa escola é um mundo em miniatura da sociedade em que vivemos. Essas questões afetam a gestão da sala de aula e a gestão da administração no ambiente escolar.

Para finalizar e diante desse cenário não podemos deixar passar em branco que, quanto maior nosso grau de responsabilidade, maior deverá ser nossa par-ticipação com possibilidades de emitir opiniões sobre nossa própria atuação, exercício obrigatório numa aula de democracia e cidadania.

Maria Bruna Vicino - Supervisora de Ensino, DE Região Leste 2

4 Jornal APASE2

31

- F

ever

eiro

de

20

13 Políticas Públicas, Educação e Democracia1

No cenário atual a sociedade não tem uma ampla organização autônoma, numa estruturação de mercado pós-fordista, fundada em sua ideologia, o neoliberalismo. O domínio do mercado sobre o Estado traz o enfraqueci-mento das instituições e da cultura da solidariedade. “A desigualdade social e a injustiça na distribuição da renda chegam a indignar por suas dimensões” (SAVIANI, 1997, p. 218). A lógica que preside as políticas sociais subordina-as aos ditames da política econômica, numa relação custo-benefício. Para-doxalmente, temos condições para a construção de espaços de troca e con-vivência, de fundação de uma nova e madura democracia (entendida como valor universal), na eterna dialética continuidade/ruptura.

Mesmo a propalada administração participativa ocorre num contexto que prioriza melhores condições de produtividade e qualidade em detrimen-to do fator humano; um instrumento globalizador, para modelização (mas-sificação) de subjetividades dos trabalhadores. A estrutura estatal tornou difícil a constituição de uma tradição democrática expressiva, ampliando-se o fosso entre sociedade civil e sociedade política, entre Estado e indivíduos organizados. Temos aqui o contraponto gestão – de caráter gerencial/técni-co, baseando-se na consecução de resultados, e administração – que engloba o caráter político.

No entanto, conforme preceitua Nogueira (1998, p.189), o gestor públi-co diferencia-se do privado, pois precisa ser técnico e político, com “olhos no processo societal abrangente, em seus nexos contraditórios e explosivos. Seu raio de ação está colado aos problemas da democracia, da representação e da participação”.

Apesar dessa diferenciação terminológica/sociológica, utilizaremos nes-te texto o termo “gestão”, por se tratar daquele que é encontrado nos docu-mentos legais, embora tenhamos consciência de que esta substituição não é neutra, mas encobre uma perspectiva neo-taylorista.

A Educação, necessária para a democracia e a gestão participativa – “com atos de poder transparentes e submetidos a um efetivo controle social” (NO-GUEIRA, 1998, p. 202), precisa formar cidadãos em condições de deliberar em esferas dominantemente argumentativas, ou seja, a participação não pode ser dissociada da Educação para a Cidadania nem da formação de uma cultura polí-tica e capacidade linguística de discernimento; não pode permitir a expropriação da capacidade de decidir das pessoas – uma educação para a emancipação. Esta gestão participativa implica a negociação de políticas públicas.

A dependência de financiamento externo pelo Brasil, para a execução de suas políticas públicas, faz com que essas políticas sejam, de certa forma, di-rigidas por instituições internacionais, como o Banco Mundial, que exigem a contrapartida destes investimentos.

Ao lermos os documentos do Banco Mundial, fica clara a ênfase no En-sino Fundamental, o que também está na Lei 9394/96 (LDB)2.

Nesses documentos, são enfocadas as diretrizes para os mais variados aspectos da educação, falando-se também em acesso, equidade e qualidade. Quanto à equidade, podemos questionar, se a educação nos moldes como se apresenta atualmente não estaria perpetuando as diferenças, ou masca-rando-as, a fim de que a população tenha acesso a alguns bens, somente para que não ocorram convulsões sociais.

Reforçamos que o Estado Democrático exige o desenvolvimento de po-líticas públicas voltadas para a ampla maioria da população e para a redução das desigualdades sociais, bem como para a participação efetiva da popula-ção no processo de tomada de decisão. A sociedade civil depende de capa-

citação para a participação: quanto mais política for essa capacitação, mais uma sociedade civil tenderá a “fazer-se Estado”(GRAMSCI).

Nenhuma política pública é neutra, mas emerge da luta das classes da sociedade a que servirá, num jogo de forças entre grupos com interesses próprios. “A implementação das políticas abarca aquelas ações efetuadas por indivíduos (ou grupos) públicos e privados, com vistas à realização de objetivos previamente decididos”(VILLANUEVA, 1996, p. 99). Assim, as características dos Estados transnacionais que compõem o cenário mundial atual precisam ser entendidas para que estas políticas também o sejam.

Discutindo ainda a questão da implementação de políticas, verifica-se que a autonomia do governo para tal é relativa, pois se insere no conjunto social e no processo político. Uma política não é somente uma decisão, mas um conjunto de ações.

À guisa de exemplificação da discrepância entre o proclamado e o real, na análise da política educacional paulista em 12 anos de governo do PMDB, veremos, a partir do governo André Franco Montoro, que, no discurso de posse disse: “descentralização e participação são os instrumentos desta nova política educacional” (BORGES, 2002, p. 32), no entanto, continuando a inadequada interação escola-comunidade, relações autoritárias, ocorrendo apenas desconcentração, com o envio de recursos diretamente às escolas. Como descentralização, houve a municipalização da merenda, da pré-escola e de reformas e construções de prédios escolares.

No governo de Orestes Quércia, as Delegacias de Ensino foram trans-formadas em unidades de despesa e houve a implantação das Oficinas Pe-dagógicas. Quanto à participação da comunidade, esta foi sempre chama-da a colaborar, mas na solução de problemas pontuais, pois a solução de problemas substanciais foi sempre apresentada por Decretos, Resoluções, Portarias, partindo dos órgãos centrais da pasta.

No governo de Fleury, houve uma tentativa de descentralização em nível de escola, com a implantação da Escola-padrão, porém, mesmo nesta, o magistério teve apenas participação passiva – “fez parte”, sem desta “tomar parte” (BORGES, 2002, p. 235).

Se compararmos estes governos ao atual, verificaremos que diversas ações/programas têm se repetido, sem que alcancem o resultado desejado ou mesmo que tenham conclusão.

Temos ainda que pensar se, nas discussões sobre a qualidade/eficácia da escola pública, não se secundariza a prática democrática como condição para a qualidade de ensino, pois nos parece que a proposta de adoção de novos padrões de gestão envolve um conceito de produtividade, de enfo-que nos resultados (e não no processo) de aprendizagem, transferindo à sociedade a responsabilidade sobre os equipamentos públicos e à escola, sobre os resultados. No entanto, o nível decisório e avaliador continuam na esfera central. O discurso substitui descentralização e participação por descentralização (ou desconcentração?) e produtividade, ou gestão de resul-tados. Transfere-se, assim, para a ponta do sistema a responsabilidade pelo eventual fracasso escolar.

Maria Ângela Paié Rodella Innocente - Supervisora de Ensino, DE Região Americana

1Mais discussões no livro da autora “Participação e avaliação: Relações e Possibilidades – Uma análise sobre a atuação do Conselho de Escola no Projeto Pedagógico e a Avaliação de Sistemas” (2011). Aquisição: livraria e loja virtual Asabeça (www.asabeca.com.br) e Livraria Martins Fontes.2 Cf. BANCO MUNDIAL, El desarollo em la práctica:prioridades y estratégias para la educación. Examen Del Banco Mundial, Banco Mundial, Washington, D.C.1996.

AçãoEm Foco

Jornal APASE 52

31

- Fevereiro de 2

01

3AçãoAção

XXVII Encontro Estadual de Supervisores do Magistério - APASENesta edição, destaca-se a importância da participação dos Educadores com

a apresentação de Comunicações sobre Supervisão, relatando experiências bem sucedidas no âmbito estadual ou municipais.

ComuniCações sobre supervisão: estado e muniCípios:Espaço destinado aos Supervisores de Ensino vinculados ao Estado e aos

Municípios para apresentarem trabalhos de caráter teórico e/ou prático, dentre eles pesquisas acadêmicas sobre a ação supervisora e seus agentes, sobre expe-riências de atuação diferenciada no cotidiano da supervisão.

As Normas Específicas para a formatação das Comunicações encontram-se publicadas no site do Sindicato.

normas Gerais para apresentação das ComuniCações:PSerão aceitos os trabalhos de autor filiado APASE ou integrante da supervi-são na rede municipal, inscrito e com a taxa de inscrição quitada; POs trabalhos devem atender ao temário do Encontro ou à função supervisora, estadual ou municipal, e apresentados sob a forma de comunicação; PData limite de pos-tagem: 30 de abril de 2013; POs trabalhos deverão obedecer às Normas Espe-cíficas constantes no www.sindicatoapase.org.br.; PA divulgação dos trabalhos aprovados será dia 27 de maio de 2013, no site APASE.

A seguir, a programação completa do Encontro e as orientações para ins-crição e hospedagem.

proGramação

P04 de junho – Abertura Solene: APASE: lutas e perspectivas pela Educação Paulista e Supervisão de Sistema, Neli Cordeiro de Miranda Ferreira; Conferência: Vida e Conhecimento: currículo e herança civilizatória – desafios aos traba-lhadores da educação escolar, Celso dos Santos Vasconcellos; Atividade de Enriqueci-mento – Grupo Fukuhaku Taiko.P05 de junho – Mesa de estudo: Planos e Políticas em discussão no Brasil: o lugar do currículo, José Carlos Libâneo e Regina Leite Garcia; Apresentação das Comu-nicações sobre Supervisão: Estado e Municípios; Confraternização.P06 de junho – Mesa de debate: Currículo escolar e convivência civilizada: perspectivas para lidar com a violência, Isa Maria Ferreira da Rosa Guara e Joyce Mary Adam de Paula e Silva; Roteiro Histórico-Cultural; Atividade de Enriquecimento: Filme Cara ou Coroa, debatedora Cláudia Mogadouro.P07 de junho – Conferência: “Fazer com”: ação enzimática (e nada neutra) do Supervisor de Ensino para a reconstrução crítica e solidária da educação escolar, Marcos Ferreira Santos; Avaliação e Encerramento.

orientações para insCrição

As inscrições deverão ser feitas no site APASE, ou Ficha de Inscrição envia-da pelo correio, fax ou e-mail, ou ainda na sede, acompanhada do comprovante de depósito bancário, conta Santander 0083–13–004205-6 ou cheque nominal da taxa de inscrição e hospedagem, como segue:

OBS.: As inscrições, com ou sem hospedagem, realizadas pelas Prefeituras Municipais deverão ser feitas por contrato disponível no site APASE.

insCrição

Filiados APASE (*) hospedados no Vacance - R$ 130,00Filiados APASE não hospedados no Vacance - R$ 330,00(**)Não filiados APASE hospedados no Vacance - R$ 380,00Não filiados APASE não hospedados no Vacance - R$ 580,00(**)(*) Serão considerados filiados os que aderiram até 31/01/13.(**) Inclusos: 03 almoços - dias 05, 06 e 07/06; 05 coffee breaks e coquetel.

HospedaGem

Três diárias com café da manhã, almoço e jantar.Preço do Pacote em apartamento:Duplo, p/ pessoa: R$ 690,00 Triplo, p/ pessoa: R$ 670,00 Quádruplo, p/ pessoa: R$ 660,00 Individual: R$ 1.080,00Alerta-se os filiados para o desconto especial no valor da hospedagem aos

que optarem pelo Vacance Hotel.

HospedaGem Final de semana

Os inscritos que desejarem permanecer, inclusive com familiares, no final de se-mana seguinte ao evento, de 07 a 09 de junho, deverão fazer as respectivas reservas até 1o/03/2013. A partir desta data, sujeitas à disponibilidade do hotel.

Duas diárias com café da manhã, almoço e jantar.Preço do Pacote em apartamento:Duplo, p/ pessoa: R$ 460,00 Triplo, p/ pessoa: R$ 447,00 Quádruplo, p/ pessoa: R$ 440,00 Individual: R$ 720,00

Forma de paGamento

O pagamento da inscrição e hospedagem poderá ser realizado em até 04 parcelas iguais, para os inscritos a partir deste mês, sendo a última para maio de 2013.

Vista do Vacance Hotel localizado à Avenida das Nações Unidas, 1374, Águas de Lindoia, SP; abaixo panorâmica do Salão Monumentale, onde acontecerão as atividades; ao lado, croqui dos espaços de lazer ofere-cidos pelo hotel.

6 Jornal APASE2

31

- F

ever

eiro

de

20

13 Comissão do Estatuto APASE avança

nos estudos do documentoA Comissão do Estatuto do Sindi-

cato-APASE, dando continuidade ao estudo de alteração do documento, iniciado em 2012, reuniu-se em 16 de janeiro, na sede, com a presença de: Neli Cordeiro de Miranda Ferreira, Diretora-Presidente (presidiu a reu-nião); Maria Clara Paes Tobo, Dire-tora de Legislação e Normas (coor-denadora); Maria Conceição Macedo A. F. de Paula, Diretora de Secretaria; Luis Antonio Nunes, Conselheiro de Americana e Presidente em Exercí-cio do Conselho Deliberativo; Eliana

AçãoAção

CCM/IAMSPE reúne-se com Governador de São Paulo

A Comissão Consultiva Mista do IAMSPE (CCM) foi recebida em au-diência pelo governador Geraldo Al-ckmin, em 14 de dezembro, no Palácio dos Bandeirantes. Participaram do en-contro, Sylvio Micelli, presidente esta-dual da CCM e o 1º e 2o vice-presiden-tes da Comissão, José Luiz Moreno Prado Leite e João Elísio Fonseca, res-pectivamente, além do Secretário de Gestão Pública, Davi Zaia; do Supe-rintendente do IAMSPE, Latif Abrão Júnior e do Chefe de Gabinete do Ins-tituto, Roberto Augusto Baviera.

Em uma hora de audiência, os representantes puderam discutir e explicar as principais decisões do mais recente encontro promovido pela Comissão, ocorrido em outubro de 2012 (matéria publicada na edição de janeiro/2013, do Jornal APASE) e que contou com a presença do governa-dor que prometeu, na ocasião, receber a CCM em audiência.

Dentre os pontos de reivindicação discutidos destaca-se a contribuição paritária do Governo com 2% do Or-çamento, a exemplo da contribuição feita pelos servidores. Sylvio Micelli explicou ao governador que a con-tribuição se faz necessária para am-pliar e descentralizar o atendimento, tornar a tabela de procedimentos do IAMSPE mais atrativa para concorrer com o mercado de planos de saúde e aumentar os salários dos servidores e médicos do Instituto.

Ainda sobre a necessidade de con-tribuição do governo, Micelli analisou o IAMSPE sob a ótica social e afir-mou que, ao melhorar o Intituto, isso se reflete como salário indireto do servidor, além de desafogar o Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, ga-nha toda a sociedade com uma me-lhor prestação do serviço público.

A Comissão alertou para a urgente e inadiável implementação de um Con-selho de Administração, a exemplo do que já ocorre com outras autarquias. Discutiu-se sobre a necessidade da parti-cipação dos servidores, em igualdade de direitos e responsabilidades na gestão da autarquia que terá um projeto apresenta-do no primeiro semestre de 2013, que a transforma em Autarquia Especial, ou-tro pleito antigo da CCM.

Foi, na oportunidade, sugerido pela Comissão que o futuro Conselho tenha sete membros de cada lado e não qua-tro, como está na proposta. Ele acredita ser de fundamental importância, que os conselhos autárquicos tenham a mesma isonomia, até pela importância e estru-tura do IAMSPE.

Também foi pleiteada a revogação da Lei nº 10504, de 17 de fevereiro de 2000 de autoria do então Deputado Es-tadual Vaz de Lima, pois a mesma afeta a arrecadação do Instituto. A lei permi-te a saída de aposentados do IAMSPE e isso tem se mostrado um problema, porque muitos que saíram desejam vol-tar sem que tenham contribuído durante o período de afastamento.

Sobre as questões de convênios e des-centralização discutiu-se o atendimento do IAMSPE em hospitais controlados por Organizações Sociais e as dificulda-des que se tem para o convênio com de-terminadas Santas Casas no Estado.

Enfocou-se, também, a questão dos professores categoria “O”, con-tratados temporariamente, nos ter-mos da LC nº 1.093/09 e não tem direito ao atendimento IAMSPE.

A representante APASE na CCM, Maria Antonia Vedovato, enalteceu tal conquista e espera que esta recep-tividade do Governo reverta, de fato, em ações concretas à saúde de todo servidor público estadual.

APASE participa da estruturação do Fórum Estadual de Educação

A Secretaria de Estado de Educação realizou no dia 21 de janeiro, no prédio da SEE do Largo do Arouche, a primeira reunião do Fórum Esta-dual de Educação de São Paulo – FEE, de caráter permanente, com a fi-nalidade de coordenar as conferências estaduais de educação, acompanhar e avaliar a implementação de suas deliberações, e promover as articulações necessárias com os correspondentes fóruns de educação dos Municípios. Participaram como representantes do Sindicato-APASE, Neli Cordeiro de Miranda Ferreira, Maria Conceição Macedo A. F. de Paula e Severiano Garcia Neto.

A reunião iniciou-se com o pronunciamento do Secretário de Esta-do da Educação e composição da mesa coordenadora dos trabalhos no dia. A seguir, houve discussão da proposta de resolução para instituição do Fórum Estadual de Educação e dos encaminhamentos para definir: os objetivos do Fórum para 2013; elaboração e aprovação do regimento interno e cronograma de reuniões no ano. O encerramento ocorreu com o pronunciamento do Secretário Adjunto da Educação.

O Fórum Estadual foi realizado com base nas definições da Portaria no 1.407, de 14/12/2010, que instituiu o Fórum Nacional de Educação - FNE.

Esse espaço inédito de interlocução entre a sociedade civil e o Estado brasileiro, deve acontecer em todos os Estados brasileiros e é fruto de deliberação da Conferência Nacional de Educação (CONAE - 2010). De caráter permanente, o FNE tem por finalidade coordenar as conferências nacionais de educação, acompanhar e avaliar a implementação de suas deliberações, além de promover as articulações necessárias entre os fóruns de educação dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Além disso, o FNE tem como um dos principais objetivos a “participação da sociedade na formulação e no acompanhamento da política educacional.”

O FEE será integrado por membros representantes de órgãos da SEE, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; Co-missão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – CEC/ALESP; Conselho Estadual de Educação – CEE; Ministério Público Estadual; OAB/SP; Federação, Sindicatos e Entidades representa-tivas da educação paulista; e representantes de movimentos, em defesa das minorias, ligados à educação.

Atualmente, a Comissão desenvolve intensiva discussão e elaboração do Regimento Interno do Fórum Estadual de Educação paulista.

Paim Gomes, Conselheira DE Sul 3; Maria Dalva Bertani de Freitas, Con-selheira Jaboticabal, Severiano Gar-cia Neto, filiado; e Silvana Regina R. Branco, Conselheira de Jaú.

Nesta reunião a Comissão de-teve-se na análise, adequação e/ou redação dos 13 primeiros artigos. A proposta dessa redação dos citados artigos será apresentada e discutida com os Conselheiros na primeira reunião ordinária de 2013, que acon-tecerá no dia 22 de fevereiro.

APASE prepara 1a Sessão de Estudos de 2013A Diretoria APASE promove, no dia 22 de fevereiro, a Sessão de Estudos

“Acompanhamento das ações de gestão pedagógica”, com o objetivo de re-fletir sobre a natureza e a complexidade do trabalho pedagógico escolar, situando os atributos desejáveis de sua gestão, bem como as demandas que o trabalho gestor coloca para o acompanhamento que cabe à supervisão de sistema desenvolver.

Helenice Muramoto, coordenadora do evento, é Doutora em Educação, foi Su-pervisora de Ensino da rede pública estadual e, atualmente, é professora universitária.

Inscrições até 19/02, por telefone, fax ou e-mail.

Jornal APASE 72

31

- Fevereiro de 2

01

3

Participe do Simpósio LAGE, em abril

O IX Simpósio

do Labora-tório de Gestão

Educacional será re-alizado no Centro de

Convenções e Ciclo Básico I, Uni-camp, dias 26 e 27 de abril, com o tema “Governança Democrática na Educação: Sistema, Rede e Escola”.

O Sindicato-APASE apoia o even-to e incentiva a participação dos co-legas, principalmente com a apresen-tação de Comunicações e Relatos de Experiência, conforme as seguintes Normas Gerais:1) Somente serão aceitos os trabalhos cujos autores estejam previamente ins-critos e com a taxa de inscrição paga;2) O certificado é condicionado à pre-sença do(s) participantes(s) no evento;3) Será aceito apenas um trabalho na condição de autor ou coautor

por participante;4) Os trabalhos propostos deverão in-dicar à qual temática dos mini-cursos estão vinculados;5) Não haverá devolução da taxa de inscrição caso o trabalho não seja aprovado;6)Data limite postagem: 08/02/2013;7) Data de divulgação dos trabalhos aprovados no site www.fe.unicamp.br/simplage a partir de 12/03/2013;8) As normas de formatação dos tra-balhos estão indicadas no site: www.fe.unicamp.br/simplage9) Os trabalhos completos devem ser enviados ao LAGE acompanhados da ficha de inscrição, comprovante de pagamento e comprovante de ma-trícula (para estudantes) pelo e-mail [email protected].

As Normas Específicas, bem como a programação e o folder na íntegra encontram-se no site www.fe.unicamp.br/simplage.

Manifesto APASE em Defesa da Escola e da Supervisão

O Manifesto em defesa da Escola Pública e da Supervisão de En-sino e de Sistema, publicado às páginas 04 a 07 do Jornal APASE, dezembro de 2012, no que se refere aos créditos, a equipe responsável pela sua redação final reafirma que o mesmo é fruto da contribuição dos Conselheiros, a partir dos estudos efetuados nas Diretorias de Ensino, e da associada Prof. Mara Elisa Capovilla Martins de Macedo, Mestre em Educação, Supervisora de Ensino da DE da região de Pre-sidente Prudente.

AçãoAção

Diretoria Executiva e Conselho Fiscal reúnem-se pela primeira vez em 2013

A primeira reunião ordinária de 2013 da Diretoria Executiva aconteceu na manhã do dia 18 de janeiro, na sede APASE e tratou, dentre outros, do pare-cer conclusivo da Comissão de Trabalho instituída em 25/10/2012; últimos informes sobre Comissão Paritária; solicitação de dados estatísticos ao Dieese; aprovação dos serviços de marcenaria e painel para conclusão da adequação do espaço jurídico na sede; baixa patrimonial de material inservível; e proposta de realização de evento para aposentados a ser realizado no dia 26 de fevereiro, na sede do Sindicato. A Diretora de Cultura e Lazer encarregou-se da organização de um Chá de Confraternização e definiu o envio de convite, pelos Correios, a todos os filiados aposentados. Reprodução do convite à página 10.

Os membros do Conselho Fis-cal, Vicente Diniz Filho, Lourdes Gomes Macário e Maria Inês Sani Franco, reuniram-se na tarde do dia 24 de janeiro, na sede APASE, para analisarem a documentação referente ao Balancete de novem-bro de 2012, o qual foi conside-rado de acordo e aprovado. Esse documento encontra-se arquivado na sede, à disposição para consulta dos filiados.

APASE reúne-se com Diretor SPPrevA Diretora-Presidente APASE, Neli Cordeiro de Miranda Ferreira, acompanha-

da do Supervisor Severiano Garcia Neto, Diretor de Assuntos de Servidores Esta-duais – FESSP-ESP, e da Assistente de Diretoria, Neila Barreto, participou na tarde do dia 15 de janeiro, de reunião agendada na SPPREV com o Diretor Presidente do órgão, José Roberto de Moraes. O objetivo da reunião foi reiterar a imediata solução dos problemas que afligem os filiados aposentados.

O Presidente José Roberto asseverou que os problemas tendem a se resolver brevemente, com novas medidas que estão sendo implementadas. Entre elas:

Pagilização da publicação da aposentadoria, que será concedida em dezessete dias.

Pemissão de Certidões de Tempo de Serviço ou de Negativa de Débito - admite a demora, que atribui à complexidade da contagem de tempo para a Educação, porém, afirma que, com novos funcionários, haverá diminuição do tempo.

Ppagamento correto do Artigo 133 da Constituição Estadual (LC 924/02) – es-clareceu que essa vantagem permaneceu congelada desde que a gestão da folha de pagamento dos aposentados passou para a SPPREV, porque houve necessidade de análise, caso a caso, para identificar a composição dos décimos de cada servidor. Em março de 2013, deverá finalizar esse estudo e o pagamento correto, com os atrasados desde 2011, dar-se-á, em maio de 2013, para a maioria dos interessados.

Pisenção de Imposto de Renda e Isenção Parcial da Contribuição Previdenciária ao portador de doença grave – informou que a isenção é concedida após o pedido do interessado. Deverá sair a partir da data do protocolo do pedido de isenção. Infor-mou, também, que farão a reavaliação dos laudos antigos.

Na oportunidade, ainda foram apresentadas situações particulares de filiados, como revisão de aposentadoria com base na Emenda Constitucional 70/2012, in-corporação de Gratificação de Representação e cálculo do Benefício Previdenciário, que serão analisadas pela SPPREV.

APASE conclama os Supervisores

de Ensino ingressantes a se filiarem ao Sindicato

fortalecendo as lutas e ações do

magistério

8 Jornal APASE2

31

- F

ever

eiro

de

20

13

AçãoJurídico

Contribuição Previdenciária dos Inativos em 2013

A partir de 1º de janeiro de 2013, foi alterado o valor máximo do salário-de-contribuição, que não poderá ser superior a R$ 4.157,05 (quatro mil, cento e cinquenta e sete reais e cinco centavos), conforme o artigo 2º da Portaria In-terministerial MPS/MF no 11, de 8 de janeiro de 2013 - DOU 09/01/2013.

Com isso, o valor da parcela isenta de contribuição previdenciária para os inativos passa de R$ 3.916,20 para R$ 4.157,05. A partir deste mês, há pequena diminuição no valor descontado em seu holerite, sob o título: Contrib. prev. 11% - LC 1012/07 (código 70.056).

Isso significa que o aposentado, que a partir de janeiro de 2013 recebe até R$ 4.157,05, estará isento do pagamento da contribuição previdenciária e o que ultrapassar esse valor sofrerá a incidência de 11% sobre a diferença entre o valor recebido e o valor máximo do salário-de-contribuição.

Para o aposentado portador de doença grave, a parcela isenta corresponde a duas vezes o valor máximo do salário-de-contribuição, ou seja R$ 8.314,10.

Para o cálculo da contribuição previdenciária, devem ser somados todos os rendimentos, ou seja, proventos e pensão, se for o caso. Do total, subtrai-se a parte isenta e aplica-se o índice de 11% sobre o restante.

Imposto de RendaA Lei Federal n º 12.469, de 26 de agosto de 2011, altera os valores cons-

tantes da tabela do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física e divulga as tabe-las mensais para os anos-calendário de 2011, 2012, 2013 e a partir de 2014.

Para 2013, a parcela mensal isenta do Imposto de Renda, que em 2012 era de R$ 1.566,61, passa a ser de R$ 1.710,78.

A faixa de isenção de Imposto de Renda na pensão e nos proventos da inatividade, a partir do mês em que o pensionista ou inativo completa 65 anos de idade, passa a ser também, de R$ 1.710,78.

A alteração no valor do Imposto de Renda Retido na Fonte – IRRF já ocorreu no último pagamento, do dia 08/01/2013, pois a nova alíquota incide sobre os pagamentos realizados de janeiro a dezembro de 2013. A tabela foi reajustada em 4,5%, o que implica numa pequena redução do imposto retido mensalmente.

Tabela Progressiva Mensal para o ano-calendário de 2013:

Recadastramento Aposentados e Pensionistas

No dia 28 de dezembro de 2012, foi publicada a Portaria SPPREV 300/12, que disciplina o recadastramento de todos os inativos e pensionistas civis e militares no âmbito da São Paulo Previdência, a partir do ano de 2013. Essa Portaria estabelece:

O recadastramento deverá ser realizado anualmente, no mês de aniversário, em qualquer agência do Banco do Brasil, localizada no território brasileiro.

Quando do recadastramento deverão ser apresentados: RG e CPF origi-nais e comprovante de residência atualizado. Os documentos não deverão ser retidos pelo Banco. Deverá, também, ser indicado nome e telefone de uma

pessoa responsável para qualquer eventualidade.Para os pensionistas poderá ser solicitado também, o preenchimento

obrigatório da declaração de Estado Civil e União Estável e a apresentação da certidão de nascimento ou casamento original atualizada.

Os inativos e pensionistas civis e militares, residentes no Brasil, onde não existam agências do Banco do Brasil ou Postos de Atendimento da SPPREV, deverão, em caráter excepcional, para fins de recadastramento, encaminhar à SPPREV Declaração de Vida e Estado Civil, feita e assinada por tabelião de notas no mesmo mês do recadastramento, contendo os dados pessoais, telefone de contato, endereço e estado civil, especificando no enve-lope se o inativo ou pensionista é civil ou militar.

Os inativos e pensionistas civis e militares, residentes no Estado de São Paulo, impossibilitados de locomoção por motivo de saúde, para os fins de recadastramento, poderão solicitar a visita domiciliar por servidor da SPPREV ou pessoa designada pela autarquia, desde que requerida com antecedência mí-nima de 1 (um) mês antes do aniversário, sob pena de suspensão do benefício.

Os inativos e pensionistas civis e militares, residentes fora do Estado de São Paulo, impossibilitados de locomoção por motivo de saúde, para os fins de recadastramento deverão enviar à SPPREV a Declaração de Vida e Estado Civil, feita e assinada por tabelião de notas no mesmo mês do reca-dastramento.

A Portaria SPPREV 300/12, na íntegra, está disponível no site APASE.

PAções ganhas Pleiteando a incidência dos adicionais por tempo de serviço sobre as Van-

tagens Incorporáveis:O Tribunal de Justiça, confirmando sentença de 1ª instância, da 12ª VFP,

garantiu a Eduardo Ogawa, Adriana B. Soares de Lima, Ariadeney V. Ferreira Pinto, Beatriz Goldfarb, Carlos José Alves Morais, Claudia F. Pitsch Simoni, Décio José Esteves, Iracema Reis S. Martinez, Luzia A. Fantin Salvi e Mª Fatima de O. Magalhães, o direito à incidência dos adicionais sobre todas as vantagens. (1960)

O Tribunal de Justiça, confirmando sentença de 1ª instância, da 7ª VFP, garantiu a Dirce Maiolli, Deise C. Siqueli, Geisi Mª da C. Nunes Bassoi, Mª Helena R. Barbosa, Mª Jesus da Cunha Borges, Mª Regina de Arruda Pinto, Osvaldo Campanha, Rosangela Caparroz Garcia, Rosimeire Rita Z. Ignácio e Sonia Mª Bertozzi Bernardo, o direito à incidência dos adicionais sobre todas as vantagens. (1893)

PAção ganha em definitivoPleiteando o pagamento correto do artigo 129 da Constituição Estadual:

Arnaldo Lourenço, Elizabeth Janzon Nogueira, Helena F. Lazari Ruiz Lou-renço, Helena Sanches Ferreira, Iene Helena Villa Tucunduva, José Carlos Rodrigues, Mª Inez F. Carlos Debeus, Mª Teresinha Del Cistia, Neuza Aracy C. Sampaio e Suely A. Cury Tawil, após trânsito em julgado, tiveram reco-nhecido o direito a receber a sexta-parte incidindo sobre as vantagens incor-poráveis. (1740)

PMandados de Segurança distribuídosPleiteando a atribuição de cargo, nos termos da Resolução SE 88/2011, a

filiados APASE que se encontram no período de estágio probatório:Adnéia de Negri Bello Furlan; Adriana Monteiro Piromalli Guarizo; Denise das Neves Rodrigues; Gilberto Venturin; Irmes Mary Moreno Roque Matta-ra; Janir Aparecida Machado de Souza; José Roberto de Gouvêa Bueno; Ma-ria Carolina Rocha Fogaça Moraes; Renata Cristina Ribeiro; Sueli Aparecida de Moraes; Valéria Aparecida Zeviani.

Assistência Jurídica APASE

Plantão do advogado: às terças-feiras, das 9 às 11 horas e às quintas-feiras, das 14 às 16 horas [email protected]

Jornal APASE 92

31

- Fevereiro de 2

01

3AçãoLegislação

Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares e do Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação - Pró-Conselho.

ESTADUAL

Lei Complementar 1.191/12, DOE 29/12/12 (pág. 01)Dispõe sobre o Programa Ensino Integral em escolas públicas estaduais e altera a Lei Complementar nº 1.164, 4 de janeiro de 2012, que institui o Regime de Dedicação Plena e Integral - RDPI e a Gratificação de Dedicação Plena e Integral – GDPI aos integrantes do Quadro do Magistério em exercício nas Escolas Estaduais de Ensino Médio de Período Integral, e dá providências correlatas.Lei Complementar 1.192/12, DOE 29/12/12 (pág. 01)Institui a Gratificação de Atividade Pedagógica.Lei 14.923/12, DOE 29/12/12 (pág. 03)Institui o Programa de Premiação a Alunos, Professores e Profissionais da Educação, da rede estadual de ensino.Decreto 58.711/12, DOE 15/12/12, (pág. 01)Dispõe sobre a formalização do Convênio de Adesão a ser celebrado entre o Estado de São Paulo e a Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo - SP-PREVCOM.Decreto 58.799/12, DOE 27/12/12 (pág. 01)

Legislação - Ementas das publicações do período de 16/12/2012 a 15/01/2013A íntegra da legislação pode ser encontrada nos sites: www.sindicatoapase.org.br, www.in.gov.br (Federal) e www.imesp.com.br (Estadual)

FEDERALLei 12.761/12, DOU 27/12/12 (pág. 01 e 02)Institui o Programa de Cultura do Trabalhador; cria o vale-cultura; altera as Leis nos 8.212, de 24 de julho de 1991, e 7.713, de 22 de dezembro de 1988, e a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943; e dá outras providênciasDecreto 7.875/12, DOU 28/12/12 (pág. 09)Altera o Decreto nº 6.583, de 29 de setembro de 2008, que promulga o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.Parecer CNE/CEB 12/11, homologado por Despacho do Ministro, DOU 14/12/12 (pág. 36)Aplicação do regime de intercomple-mentaridade à Educação Profissional Técnica de Nível Médio desenvolvida na forma integrada com o Ensino Mé-dio, no Estado de São Paulo.Portaria MEC 1.478/12, DOU 21/12/12 (pág. 65 e 647)Divulga os resultados finais do Censo Escolar de 2012.Resolução FNDE 55/12, DOU 28/12/12 (pág. 42 a 44)Estabelece orientações, diretrizes e define critérios e procedimentos para a concessão e pagamento de bolsas aos integrantes da rede de tutoria dos cursos de formação continuada de conselheiros escolares e conselheiros municipais de educação, no âmbito do

Altera dispositivos do Decreto nº 55.089, de 30 de novembro de 2009, que dispõe sobre o recadastramento geral dos inativos e dos pensionistas de servidores falecidos.Decreto 58.841/13, DOE 12/01/13 (pág. 01 a 08)Fixa normas para a execução orçamentária e financeira do exercício de 2013 e dá providências correlatas.Resolução SEE, de 27/12/12, DOE 28/12/12 (pág. 41 e 42)Homologa a Deliberação CEE nº 115/2012, que aprova o Plano de Aplicação de Recursos da Quota Estadual do Salário – Educação - 2013.Resolução SEE 98/12, DOE 19/12/12 (pág. 49)Dispõe sobre o Grupo de Trabalho de Material Excedente - GTMEX, e dá providências correlatas.Resolução SEE 103/12, DOE 27/12/12 (pág. 48)Dispõe sobre prorrogação de afastamento de servidores da Pasta, e dá providências correlatas.Resolução SEE 104/12, DOE 29/12/12 (pág. 49)Altera dispositivo da Resolução SE 61, de 6 de junho de 2012, que dispõe sobre Orientações Técnicas realizadas pelos órgãos centrais e regionais, de que trata o artigo 8º da Resolução SE 58, de 23/08/2011Resolução SEE 01/13, DOE 15/01/13 (pág. 34)Institui o Programa de Inspeções Médicas, no âmbito da Secretaria da Educação.

Portaria CEE/GP 648/13, DOE 04/01/13 (pág. 25)Suspende, atendendo decisão liminar, a eficácia e aplicação da Deliberação CEE 114/12, que dispõe sobre organização dos Cursos de Educação de Jovens e Adultos.Portaria CGRH 1/2013, DOE 09/01/13 (pág. 41)Fixa datas e prazos para divulgação da classificação dos inscritos e estabelece cronograma e diretrizes para o processo de atribuição de classes e aulas do ano letivo de 2013, nos termos da Resolução SE 89/11.Portaria Conjunta CGEB/CGRH, de 20/12/12, DOE 21/12/12 (pág. 36)Dispõe sobre a elaboração do calendário para o ano letivo de 2013.Portaria SPPREV 300/12, DOE 28/12/12 (pág. 39 e 40)Disciplina o recadastramento de todos os inativos e pensionistas civis e militares no âmbito da São Paulo Previdência, a partir do ano de 2013.Comunicado CGRH 20/12, DOE 29/12/12 (pág. 54)Publica instruções sobre o exercício dos Professores de Educação Básica I e II, removidos no último Concurso.Instrução CGRH 01/13, DOE 04/01/13 (pág. 25)Dispõe sobre a posse e o exercício de candidatos nomeados para cargos efetivos do Quadro do Magistério.

Atualizando o SAS - 02/2013Pág. 53 – 15 – Calendário EscolarPortaria Conjunta CGEB/CGRH, de 20/12/12 - Dispõe sobre a elaboração do calendário para o ano letivo de 2013.

Pág. 54 – 19 – Censo Escolar/Cadastro de AlunosPortaria MEC 1.478/12 - Divulga os resultados finais do Censo Escolar de 2012.

Pág. 61 – 34 – Educação de Jovens

e Adulto – EJAPortaria CEE/GP 648/13 - Suspende, atendendo decisão liminar, a eficácia e aplicação da Deliberação CEE 114/12, que dispõe sobre organização dos Cursos de Educação de Jovens e Adultos.

Pág. 65 – 37 – Educação ProfissionalParecer CNE / CEB 12/11 - Aplicação do regime de intercomplementaridade à Educação Profissional Técnica de Nível Médio desenvolvida na forma integrada

com o EM, no Estado de São Paulo.

Pág. 69 – 41 – Ensino MédioLei Complementar Estadual 1.191/12 - Dispõe sobre o Programa Ensino Integral em escolas públicas estaduais e altera a Lei Complementar nº 1.164, 4 de janeiro de 2012, que institui o Regime de Dedicação Plena e Integral - RDPI e a Gratificação de Dedicação Plena e Integral – GDPI aos integrantes do Quadro do Magistério em exercício nas Escolas Estaduais de Ensino Médio de

Período Integral.

Pág. 84 – 67 – Projetos e ProgramasLei 14.923/12 - Institui o Programa de Premiação a Alunos, Professores e Profissionais da Educação, da rede estadual de ensino.

Pág. 87 – 77 – Supervisão de EnsinoInstrução CGRH 01/13 - Dispõe sobre a posse e o exercício de candidatos nomeados para cargos efetivos do QM.

10 Jornal APASE2

31

- F

ever

eiro

de

20

13

Qual não foi o meu susto ao ter notícia por telefone do falecimento, em 15 de novembro de 2012, de uma amiga de muitos anos – Maria de Lourdes Costa de Souza (filiada e membro atuante APASE, integrante de Comissão Eleitoral em vários anos) – que eu não sabia estar doente.

Trouxe-me muita tristeza, pois convivemos pelos anos de faculdade, par-ticipando no dia a dia das tarefas e eventos universitários, como também, dos lazeres e viagens pelo Brasil e exterior.

Mais tarde, nos afastamos um pouco, ela seguiu Orientação Educacional e eu fui para a Direção de Escola, entretanto, nunca deixamos de trocar tele-fonemas, principalmente, por ocasião de nossos aniversários ou festas de fim de ano. Depois, o destino nos colocou, novamente, em contato mais direto, quando fomos Supervisoras de Ensino na mesma Delegacia. Competente, muito discreta e muito amiga, vou guardar a sua lembrança para sempre, com muito carinho.

Maria Leonor Teresinha Rossetti – Supervisora de Ensino São Paulo

AçãoFala, Supervisor

Aos Colegas ApaseanosDentre tantas notícias negativas envolvendo o atendimento à saúde do bra-

sileiro, temos uma positiva para contar e valorizar.Apesar da doença grave que estamos enfrentando atualmente, e que temos

Fé em Deus de que a superaremos, vimos, por meio desta, ressaltar o excelente atendimento prestado aos pacientes pelos funcionários e médicos do Hospital do Câncer de São Paulo.

É um hospital onde tudo funciona e de forma eficaz. A acolhida, o trato gentil, a atenção, o acompanhamento, a prestação de serviços aos pacientes é excepcional, é o chamado “Atendimento Humano”. É tão eficiente que, até os pedidos de autorização junto aos planos de saúde para exames e cirurgias são providenciados pelo próprio hospital, por meio de um profissional que se responsabiliza pelo acompanhamento de cada paciente durante todo o trata-mento.

A equipe do Hospital do Câncer de São Paulo merece cumprimentos e não poderíamos deixar de divulgar aos colegas esse atendimento diferencial de um órgão público de saúde paulista.

Maria Angélica Ferreira Borges - São Bernardo do CampoRosamaria Giberti Figueiredo Mello - Itu

Minha Amiga Maria de Lourdes

APASE agradece as felicitações de Ano Novo recebidasFiliados e amigos: Adelina Messura Matheus; Albino Astolfi Neto; Alda Janson Angelini; Alexandre de Paula Franco; Ana Regina Martins; Ana Paula Costa; Anita Santili Grego; Anselmo Aliprandini; Antonio Machado Pontes; Antonio Pedro Zago; Aparecida Antonia Demambro; Aparecida Medina; Arli Bortolozzi Segri; Armando Heleotérico; Aurea Scarpelli; Carmen Lúcia M. Passarelli; Carmen Sílvia; Célia Ranzani Avanzi; Célia Palma - APAMPESP; César Callegari – Secretário da Educação do Mun. de São Paulo; Chelsea M. Campos Martins; Clarete Paranhos da Silva; Cleonice e Eugênio Dodecezino Berto; Conceição Martin Moreno; Dalva Mendes; Deise Cristina Siqueli; Dir-ce Cléa Malheiros; Elena Maria Judica; Eliana Pahim Martins Gomes; Eliane M. Barbosa; Elza Soares Santos; Elzi Cabral Santana; Emilce A. Radiante; Eunice Junqueira; Evelize Assunta P. Monteiro; Ewerton Oliveira; Fabiana Furlanetto de Oliveira; Fábio Negreiros; Fernando Cardozo; Gecilene Fra-zão; Helena Leal Delbin; Helenice M. Sbrogio Muramoto; Hélio de Medeiros Vale; Hilza A. Gouvêa Carvalho; Ilda Balbino Braga; João B. Tibúrcio de Al-meida; Jorgeta Carlota Souza; José Carlos Degaspare; José Carlos A. Carreiro; José Eduardo Abud; José Julião Ramos; José Raul Garcia; José Serra; Júlio Carlos da Silva; Laila Azevedo; Laura Monte de Oliveira Monteiro; Leni de Cássia Hayashida; Leslie M. José Silva Rama; Lúcia Cotomacci; Luiz Carlos de Freitas; Luis Nunes; Lux Saíni; Mady Gomes Rolim Ribeiro; Mara e Marco Bertaiolli; Mara Torroglosa; Marcia Degaspare; Márcia Delfim Borges; Maria Adélia Santucci; Maria Alba e Braz Keichu Kiatake; Maria Cecília Mello Sar-no; Maria Clara Paes Tobo; Maria das Graças Gomes; Maria de Lourdes Ghi-

zzi; Maria do Carmo Endsfeldz; Maria Estela A. Izzo; Maria Helena N. dos Santos; Maria Jesus Borges; Maria José G. Módolo; Maria Luiza Longo; Ma-ria Martha de Campos; Maria Rosa Traballi; Mariana Zimmermann; Mércia Agostinho; Merli Garcia Diniz; Nair de Moraes; Nazareth Lemos Peres; Nati-vidade Valim Carvalho; Neide Cruz; Osvaldo Campanha; Paulo Monteiro da Silva; Regina Estela M. Cardoso; Regina Mary Reis; Rosa Ap. José Chimoni; Rosemeri Clemente dos Santos; Rubens Cavalini; Sérgio Luiz de Mello; Silva-na Ribeiro Branco; Silvia B. Schreiter; Sylvio Micelli; Sonia Maria U. Alferes; Sueli Ripa Nayme; Sueli Vieira Reis Alves; Suely Pires Eustachio Vale; Stella Nunes Marques; Tânia M. Gomes Stocco; Vanda Tavares; Vera Lúcia Cuflat; Vera Lúcia Cioni; Vicente Diniz Filho; Willie Costa; Wilma Louzada Ferrari.Entidades: ASFOE; CPC – Centro do Professorado Católico de Ribeirão Preto; CONTEE – Confederação Nac. dos Trabalhadores em Estabeleci-mentos de Ensino; FEPESP – Federação dos Professores do Estado de São Paulo; Fundação VUNESP – Ester S. Marques; Instituto MOSAP – Edison Guilherme Haubert; Núcleo de Educação “Darcy Ribeiro”.Empresas: ACF Rodoshopping; Empresa Sudeste – Clicia Dias; GÉIA – Cristina Vieira; Grande Hotel Serra Negra – Nádia Inácio; Planalto Envelo-pes; VIVO Internet.Deputados: Aldo Demarchi; Gerson Bittencourt; Liderança do Partido Verde; Netinho de Paula; Pedro Tobias; Souza Santos; Vaz de Lima; Van-derlei Siraque.

Atenção, aniversariante de

fevereiro!Não se esqueça do

recadastramento anual obrigatório

Convite aos AposentAdosPara uma homenagem pelos anos dedicados à Educação, nossa causa maior, convidamos

para um Chá de Confraternização em nossa casa, à Rua do Arouche, 23, 1o andar, no dia 26 de fevereiro, às 14 horas.

Diretoria APASE

PS: Confirmar presença até dia 20/02, pelo fone 11 3337-6895. Adesão gratuita.

Programação: PRecepção de boas-vindas Pchá da tarde Pmomento destinado às expressões artísticas de participantes Pconfraternização entre velhas e novas amizades Pencerramento às 18 horas

Jornal APASE 112

31

- Fevereiro de 2

01

3AçãoAcontece

Agenda- Fev/2013

Aniversariantes de fevereiro/2013Dia 01 - Dulce Beatriz de Oliveira Melloti, Fabíola Gonzales dos Santos, Helenita Marques de Oliveira, Janaina Aparecida Batista, Joel Gião, José Edmur Bo-teon, José Luiz de Queiroz, José Maria Rodrigues da Paz, Maria Liége Pereira Vilas Boas, Nilce Modesto Camargo Castilho e Soraia Bonini Paludo.Dia 02 - Ana Rosaria Campos, Antonio Pedro Zago, José Roberto Martinatti, Mario Basacchi e Vanderlete Maria Chiuffa Tunes.Dia 03 - Aurélio Morales, Benilda Ap. de Barros Mainardi Nagata, Deise de Carvalho Casseb, Dirceu Bento da Silva, Diva Carvalho dos S. Guimarães, Irma Therezinha C. Pe-rez, Izabel Maria Jorge, Márcia de Campos Barbosa, Maria Ap. Castelo Branco Ramos, Maria das Dores de Oliveira, Maria Teresa Frascino, Neide de Almeida, Sandra Regina Ceschini Sussmann e Solange Alves S. Baciega.Dia 04 - Carlos Alberto Janoni, Luiza Maria Pallu Oliveira, Márcia Cristina Passos Ferreira, Maria Leonor Teresinha Rossetti, Marina Pinheiro Fortunato, Sandra de Fátima Ta-vares Rodrigues Tonon e Yara Vecchiatti Pommella.Dia 05 - Antonio Cardoso, Bader Abinagem Serrano, Circe Ferreira Lomonico, Enil Fonseca, Erlinda de Oli-veira, Eva Cristina de Carvalho Souza Mendes, Florde-nice Tavares de Longui Silva, Juraci Aparecida Mota, Liette dos Santos Liarte Figueiredo, Márcia Maria Brandão Santos, Maria Helena Comune Vido e Maria Romilda Padovan de Almeida.Dia 06 - Ana Lucia Zanotte, Daniela Aparecida Gue-des de Paula, Elza Theresa Quadros Pacheco de Oli-veira, José Reguera, Luiz Alves de Lavor, Nair de Mo-raes, Nilza Claudete Capelozza de Campos, Salvador Cláudio Roberti, Sandra Sueli de Castro e Vera Helena de Vasconcellos Jubram Molina.Dia 07 - Ândrea Maria Marcelino Riccetto, Eni Maria Ayres Ramacciotti, Érica Ayaco Sacata Tongu, Gilberto Colombo, Maria Luiza França, Marina Thereza Baptista da Silva, Selma Aparecida de Oliveira Santos, Teresinha Adair Paluan Mazetto e Vera Alice Lopes Quiqueto.Dia 08 - Ana Rosa de Almeida Oliveira, Anadir Cecy de Castro Batalha, Aparecida Silmar Schimidt, Clori-val Felix da Silva, Eni Ferreira da Silva, Márcia Pereira Marchesin, Marta Maria Silveira Bertoncini de Almeida, Nelci Aparecida da Luz e Ubirajara de Paula Souza.Dia 09 - Alda Maria Machado Domingues da Costa, Arnaldo Lourenço, Cláudia de Oliveira Ferraz, Geral-dina Odila Bispo Coelho, Leda Domingues Gomes Abbade, Lourdes Michel Rachid Chedid, Maria Fran-cisca Kater de Almeida, Nilza Marly Rodrigues de Pau-la, Norma Pereira de Araújo Lima e Silva e Olga Maria Pirajá Martins e Balestrim.Dia 10 - Antonia Sarah Aziz Rocha, Cecília Aparecida do Valle Amaral Dias, Edna Maria Souto Mendes, Izabel Fer-nandes Lourenço, Joana Gomes Ribeiro Francisco, Maria Cristina Volpini Lourenço, Maria Helena Sanches de To-ledo, Maria Núbia de Carvalho Costa dos Anjos, Nilcea Camargo de Lima Camarotti e Similmar Fozatto Franco.Dia 11 - Beatriz Leticia Dalera, Filomena Franco de Oliveira, Jucimara Cristina Gomes, Kiyoko Akiyama e Márcia Monteiro Manzano.Dia 12 - Cleunice dos Santos Benedetti, Expedito Pedro Pires, Helena Sanches Ferreira, Juçara Sacchi Homrich, Luzia Helena do Amaral Bergamin, Marly Nahás Bergamasco e Suely Aparecida Cury Tawil.Dia 13 - Denise Marconi Corrêa, Iris Andréia do Nasci-mento Santos, Maria Angélica Quitério, Maria de Lourdes Ghizzi Ultramari, Maria Salete A. de Deus Murta, Sergio Iraide Bernardes Soares e Yoná Eliane Silva da Cruz.Dia 14 - Dirce Maran de Carvalho, José Valentim Mon-teiro, Maria Elisabete Barbosa, Marina Teresa Cassimi-

ro de Paula Souza e Neusa Izabel Dias de Souza.Dia 15 - Ana Maria de Pinho, Aristeu Adão Duarte, Eloiza Finazzi Del Poente, Fernando Moffa, Maria Giselda Tanganelli Francisco, Maria Neusa Carmona D’Andréa, Michel Abou Assali, Neusa Maria Moreira Villan e Nilza Souza Soares.Dia 16 - Jussara Morales, Maria Lúcia Righetti Fernan-des, Marina Ranieri Cesana e Valcira Portes Pinheiro.Dia 17 - Aparecida Helena Ribeiro de Alfaro, Fatima Ap. Palotti Polizel, Geraldo Ozéas da Silveira, José Luiz Favaron, Lizete Moraes, Mareci Rodrigues Gazzi, Ma-ria Heloisa Zamarion, Maria José Poloni, Marília Pereira Hetem, Norma Danelon e Vildete Ap.Lucia Biazoto.Dia 18 - Carlos Perucci, Clarice Mariano, Diva Lea Ba-tista da Silva, Edilamar Cristini Albert do Nascimento, Edison Marson, Eliana Leme do P. Riccetto, Eliana Maria L. Fioroni Real, Fátima Rosa F. Starling, João Batista Oliveira, José Rodrigues da Silva, Josely Amélia de Souza, Luiz Carlos Marconi e Soely Celiney Zinezi.Dia 19 - Aldenita Pegado Confessor Sodré, Dagmar Jespersen de Oliveira Franco, Dárcio José Gabriel, Du-zolina Alfredo Felipe de Oliveira, Eli Gertrudes Pires de Sousa, Iracema Valderez de Oliveira Beneton, Leila Aparecida de Lima, Luiz Antonio Lopes Guimarães, Maria Angela Diogo, Maria Cecília Gurgueira Pedro e Silva e Terezinha Furini do Prado.Dia 20 - Antonio Rolim Rosa, Dinorá Piras de Olivei-ra, Helia Sonia Raphael, João Manoel de Paula Bueno, Julio de Souza Barros Sobrinho, Luiz Carlos de Car-valho Feres, Maria de Lourdes Zanardi Daolio, Maria José Almada de Oliveira, Maria Margarete Cordioli, Mauriza Moura Dantas, Ruy Said Scandar, Sonia Maria Vieira dos Santos e Wilson Nilo Dal Porto.Dia 21 - Albanita do Carmo Cavalcante, Ana Maria Gouveia Bertoni, Apparecida Ithayr Hurtado Bianchi, Dirce Costa Zanotta, Icléa Chibebe, Leni Martin, Ma-ria Carolina Pilan, Maria Lucia Vieira Libois, Mercedes Sanches Graça e Mirian Helena Goldschmidt.Dia 22 - Clara Lúcia A. Miranda, Gizela Sonia Marti-nelli, Maria Thereza Nogueira De Nardi Fonoff, Olga do Amaral Cardoso, Regina Ribeiro Sandoval Rodri-gues e Wanderlei Mauricio da Silva.Dia 23 - Elaine do Carmo Sachs Milano, Francisco Giovani Filho, Luiz Carlos da Silva, Rosana Bastos Ferraz e Vera Lucia Rubbo.Dia 24 - Elizabeth Von Halzschuher Zu Harrlach Ba-torffy, Emido Barone, Ligia Cedran, Marli Aparecida Palma e Ondina Incerpi Colono.Dia 25 - Amazílio Abrão, Anna Rosa de Macedo Vi-ronda, Carmen Silvia Barbosa Caldas Mesquita, Cleide Mara Veloso Ribeiro, Maria Ignez Formenti Torretta, Rita de Cássia Kühne Império, Roberta Maria Bueno Bocchi e Véssia Rodrigues Alves.Dia 26 - Antonio de Oliveira Molina, Carmem Sil-via de Mello Santos, Lazara Ap. Kapp Martinelli, Lea Gonçalves Simões, Maria Bertolani Ribeiro Lima, Ma-ria Luiza Parreira Rosa Erdmann, Neusa Maria Rasi Molica e Sueli Ap. de Moraes.Dia 27 - Assode Antonio, Claudinei Guizalberte Bas-tos, Esmil Delboni Abib, Miriam Battaggia e Rinaldo Biágio Pizzol.Dia 28 - Alice Villas Bôas Vagues, Benedita Pires Viana, Elizabete Peres D. Barbosa, Elsa Prando Menegon, Fer-nando Fonseca Ribeiro, Ilma José de Carvalho, Justina do Céu Martins Ruano Felgueiras, Luiz Augusto Olberg, Maria de Jesus F. Martins Taveira da Gama, Rita de Cássia Gragel Morello, Rosa Pereira da Cunha Oliveira, Shoko Kimura e Sonia Maria Schoeps Felicio.Dia 29 - Elias Esau e Maria de Lourdes Rocha.

01 – Reunião LAGE UNICAMP, Faculdade Educação07 – Reunião Extraordinária Direto-ria Executiva, sede15 – Reunião Comissão Suplemento Pedagógico APASE, sede22 – Sessão de Estudos, Reunião da Dir. Executiva, do Cons. Delibera-tivo, do Conselho Fiscal (sede) e da Comissão Alteração Estatuto APASE 26 – Chá de Confraternização dos Aposentados, sede27 – Reunião Comitê de Ética em Pesquisa, IAMSPE28 – Reunião CCM, IAMSPE

Atenção, Aposentado - Neste mês, seu recadastramento em qualquer agência do Banco do Brasil é obrigatório. A não realização implica em suspensão de pagamento.Atenção, Ativo - Neste mês, recadastre-se por meio do www.gestaopublica.sp.gov.br/reca-dastramento anual.

Receitascontribuições de sóciosRendimentos de aplicações FinanceirasReceitas eventuaisReceitas Patrocínio UNiMeDtotal das ReceitasDesPesasDespesas administrativasDespesas Operacionaistotal das DespesasassistÊNcia JURÍDicaReceitas custas JudiciaisDespesas assist. JurídicaResultado Líquido Depto. JurídicoeNcONtRO aPaseReceitas encontro aPase Despesas encontro aPase Resultado Líquido do encontroPLaNO De saúDe UNiMeDReceitas de conveniadosDespesas de conveniadosResultado Líquido Plano UnimedResUMOsaldo anterior(+) Receitassubtotal(-) Despesas(-) Resultado Líquido Unimed(-) Resultado Líquido Depto. Jurídico(-) Resultado Líquido encontro aPasesaldo atualDeMONstRativO DO saLDOcaixasantander - ag. RepúblicaBanco do Brasil - ag. v. BuarqueBanco do Brasil s/a - Fundo curto Prazocontas a receberiRRF a compensartOtaL DO DeMONstRativO

Valor R$122.864,85

1.232,2029,53

3.988,93128.115,51

62.951,5658.077,84

121.029,40

837,00803,7333,27

---

353.759,66355.288,49(1.528,83)

606.598,99128.115,51734.714,50121.029,40

1.528,8333,27

-612.189,54

600,001.739,90

245.869,07362.463,77

- 1.516,80

612.189,54

Balancete referente novembro/2012

Novos FiliadosJaneiro/2013

PAdriana de Jesus AlmeidaPAndré Luís Marqui

PJoão Bosco Ferreira RodriguesPMarcos Fortes de Bastos

Parabéns pela adesão!

São Paulo, 30 de novembro de 2012Jorge Costa – CRC – 1SP132311/07 CONSELHO FISCAL: Vicente Diniz Filho, Maria Inês Sani Franco e Lourdes Gomes Ma-cário. OBS: O balancete de novembro foi analisado e aprovado pelo Conselho Fiscal.Os documentos referentes ao balancete estão à disposição para análise dos filiados, na sede deste Sindicato.

Nota de FalecimentoCom pesar, noticiamos o falecimento

dos Supervisores filiados APASE,Maria de Lourdes Costa Souza, dia 15/11/12, em São Paulo/SP

Mário Nunes da Silva, dia 30/11/12, em Pompéia/SP

Matilde Aparecida Colim, dia 03/01/13, em Marília/SP

Supervisor é Notícia

PO filiado APASE, Supervisor de Ensi-no Manoel Vieira de Castro Neto, em dezembro de 2012, em Sorocaba, lançou o livro “Surfando nas Entrelinhas”, no qual segundo o autor ‘é um encontro com a reflexão ao sabor do desafio’.

O Sindicato agradece a doação do exemplar desse livro, o segundo da lavra do prof. Manoel, para a Biblioteca APA-SE e parabeniza pelo empenho e dedi-cação desse profissional com 40 anos de serviços ao magistério paulista.

PA Supervisora de Ensino Maria Estela de Almeida Izzo assumiu, em 02 de janeiro, a Secretaria Municipal de Joanópolis, após 04 anos de trabalho frente ao Departamento Municipal de Educação de Piracaia. O Sindicato-APASE felicita sua filiada pela coragem em enfrentar mais este novo desafio e deseja muito sucesso nesta empreitada.

Balancete

12 Jornal APASE2

31

- F

ever

eiro

de

20

13

época, é apresentada uma nar-rativa em quadrinhos no início do filme, contando o envol-vimento, ajuda e asilo político oferecido pelos EUA ao xá Mohammad Reza Pahlavi du-rante o seu governo e após sua deposição pelo aiatolá Kho-meini, em 1979.

Sem conseguir a extradição de Reza Pahlavi, visto como um criminoso a ser julgado, os iranianos enfurecidos to-mam as ruas e invadem a em-baixada americana em Teerã na histórica “crise dos reféns” (1979-1981), em que os segui-dores de Khomeini mantive-ram presos, por 444 dias, 52 norte-americanos em retaliação à negativa da extra-dição.

Esse é o pon-to de partida do filme que, no entanto, narra o que aconteceu com seis diplo-matas que con-seguiram escapar

Ação Domingas M. do Carmo Rodrigues Primiano - Cultura & Lazer

Canto Aberto

Vida Viva

Dica

Eu recomendo

Argo, drama americano, dirigido por Ben Affleck, com sete indicações ao Oscar, entre eles o de melhor filme.

Um artigo de 2007 da revis-ta Wired, “How the CIA Used a Fake Sci-Fi Flick to Rescue Ame-rican from Tehran”, de autoria de Joshuah Berman, originou o filme. O colunista relembra a história da tentativa de resgate de seis diplomatas dos EUA da capital do Irã, ocorrida em 1979, pela CIA, com a ajuda de Hollywood. No plano, uma fal-sa equipe de filmagem procura-va locações para um falso filme em Teerã, chamado Argo.

Para se entender o contex-to dos fatos ocorridos naquela

semana da melHor idade - Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá promove mais uma edição desse evento no mês de abril. São ativida-des diárias para agradar aos esportivos, dançarinos, apaixonados por música, ou ainda os amantes de um bom relaxamento e descanso. São aulas de massagem, ioga, hidroterapias, caminhadas, samba, bolero, tango, oficina de artesanato, dobraduras, gincana musical entre outras atividades.Valores para hospedagem, com três refeições inclusas, p/ pessoa: apto. duplo R$ 203,00/triplo R$ 183,00. Mais informações com Ana Guedes (11) 98691-0039. Programação completa em www.taua.com.br.

Infinito Silêncio

ConselhoDigo, divina donzela:dengos demais - dores demais!Doma destemperos descabidos,deixa dormir desentendimentosDiscute.Deve demonstrar determinação.Debate, defende.Demais - deixa discursaremdeixa dizerdeixa, divina donzela.Digo: desdéns, desesperos, desacatosdesencantam!Divina donzela:deixa discursos doídos.Divaga, deleita, desfruta.Devagar, discorre discretademonstra delicadeza.Doces dizeres, donzela,doam divinos destinos.

Nesta edição, a filiada de São Bernardo do Campo, Neise Barreto Bugni, nos apresenta uma opinião refletida sobre a conduta de uma jovem. Esta reflexão cabe externar à juventude que se assemelha.

Parcerias e Convênios [email protected] e Lazer:-US Tour fone (11) 3815-8262-Club de Férias - hospedagens para filiados em diversas regiões do país, (11)3101-0002/4002, www.clubdeferias.com.brHotelaria:-San Raphael Hotel Largo do Arouche, 150,Centro, São Paulo fone: (11) 3334-6000-Seguros Autos e residênciaALFAMARC Av. Conde de Porto Alegre, 1884 sl 4 Campo Belo São Paulo fone: (11) 3079-3977

Com descontos ou preços especiais para filiadosSaúde:-Plano de Assistência Médica Hospitalar Confed. das UNIMEDS - tel. (11) 3337-6895GÉIA Consultoria e Corretora de Seguros - tel. (11) 3660-2000 / 2691-7601-AESP Odonto - tel. (11) 2813-5656Educação:-COGEAE/PUC-SP - Cursos, tel. (11) 3670-3300-Curso Aperfeiçoamento p/ Psicopedagogos Ms. Digelza Lassalvia - tel.(11)5082-1197,

à invasão e ficaram escondi-dos na embaixada do Cana-dá, esperando que o governo norte-americano os tirasse de lá. Nesse momento, entra em cena o plano de resgate mi-rabolante. O agente da CIA (Affleck), com o pretexto de selecionar locais exóticas para a produção do falso fil-me de ficção científica, entra nesse país para dar início à empreitada. Mesmo com narrativa tensa, o filme tem momentos de alívio cômico, resultado da competente di-reção de Affleck.

Editoria Jornal PASE

Neste momento em que toda a população brasileira está de luto pela tragédia de Santa Maria, RS, APASE solidariza-se com familiares e amigos das vítimas por meio dos versos de Ferreira Gullar (1930-/MA).

Houve(há)um enorme silêncioanterior ao nascimento das estrelas

antes da luz

a matéria da matéria

de onde tudo vem incessante e ondetudo se apagaeternamente

esse silênciogrita sob a nossa vidae de ponta a pontaa atravessaestridente.

Conheça mais lendo: “muitas vozes”, Editora José Olympio - Rio de Janeiro, 1999

EventoCine CaFé apase - Atenção, filiado! Programe-se para a pri-meira sessão de cinema do Sindicato-APASE. Com coordena-ção do doutor em semiótica fílmica, Prof. Paulo B. C. Schettino, o Cine Café acontecerá no dia 14 de março, a partir das 13h30, exibindo o filme “Sete Noivas para Sete Irmãos”, musical de 1954, dirigido por Stanley Donen. Com muito malabarismo e acrobacias, as danças masculinas apresentadas são inspiradas nas performances tradicionais dos dançarinos russos.