prova objetiva - 3º ano - upvix.com.br - 2012 - prova... · a garrafa térmica tem como função...

12
PROVA OBJETIVA - 3º ANO FÍSICA E HISTÓRIA Horário: das 14h às 15h40min Dia: 17/08/2012

Upload: lamdieu

Post on 07-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROVA OBJETIVA - 3º ANO - upvix.com.br - 2012 - Prova... · A garrafa térmica tem como função manter seu conteúdo em temperatura praticamente constante ... qual o fusível de

PROVA OBJETIVA - 3º ANOFÍSICA E HISTÓRIA

Horário: das 14h às 15h40minDia: 17/08/2012

Page 2: PROVA OBJETIVA - 3º ANO - upvix.com.br - 2012 - Prova... · A garrafa térmica tem como função manter seu conteúdo em temperatura praticamente constante ... qual o fusível de
Page 3: PROVA OBJETIVA - 3º ANO - upvix.com.br - 2012 - Prova... · A garrafa térmica tem como função manter seu conteúdo em temperatura praticamente constante ... qual o fusível de

1

1. A garrafa térmica tem como função manter seu conteúdo em temperatura praticamente constante

durante um longo intervalo de tempo. É constituída por uma ampola de vidro cujas superfícies interna e externa são espelhadas para impedir a propagação do calor por __________. As paredes de vidro são más condutoras de calor evitando-se a __________ térmica. O vácuo entre as paredes da ampola dificulta a propagação do calor por ___________ e ____________.

Marque a alternativa que completa o texto corretamente: a) reflexão – transmissão – condução – irradiação. b) condução – irradiação – irradiação – convecção. c) irradiação – condução – convecção – condução. d) convecção – convecção – condução – irradiação. e) reflexão – irradiação – convecção - condução. Gabarito: C Resolução/comentário: As paredes espelhadas refletem ondas eletromagnéticas evitando propagação por radiação, as paredes são más condutoras de calor para evitar e propagação por condução e, finalmente, o vácuo entre as paredes impede a propagação por convecção e condução. 2. As variações de volume de certa quantidade de água e do volume interno de um recipiente em função

da temperatura foram medidas separadamente e estão representadas no gráfico abaixo, respectivamente, pela linha contínua (água) e pela linha tracejada (recipiente).

Estudantes, analisando os dados apresentados no gráfico, e supondo que a água seja colocada dentro do recipiente, fizeram as seguintes previsões:

I. O recipiente estará completamente cheio de água, sem haver derramamento, apenas quando a temperatura for 4ºC.

II. A água transbordará apenas se sua temperatura e a do recipiente assumirem simultaneamente valores acima de 4ºC.

III. A água transbordará se sua temperatura e a do recipiente assumirem simultaneamente valores acima de 4ºC ou se assumirem simultaneamente valores abaixo de 4ºC.

A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são: a) I, apenas. b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. Gabarito: C Resolução/comentário: Analisando o gráfico, notamos que o volume da água e o volume do recipiente são iguais apenas a 4°C. Portanto, se a água é colocada no recipiente a 4 °C, ela não transbordará. Em qualquer outra temperatura, acima ou abaixo desse valor, o volume da água é maior que o volume interno do recipiente e, então, a água transbordará. A palavra apenas elimina a afirmativa II. 3. Um consumidor troca a sua televisão de 29 polegadas e 70 W de potência por uma de plasma de

42 polegadas e 220 W de potência. Se em sua casa se assiste televisão durante 6,0 horas por dia, em média, pode-se afirmar que o aumento de consumo mensal de energia elétrica que essa troca vai acarretar é, aproximadamente, de:

a) 13 kWh. b) 27 kWh. c) 40 kWh. d) 70 kWh. e) 220 kWh. Gabarito: B Resolução/comentário:

Houve um aumento de 150W (0,150kW) de potência. Energia = P · t = 0,150kW · (6h · 30dias) = 27kWh

FÍSICA

Page 4: PROVA OBJETIVA - 3º ANO - upvix.com.br - 2012 - Prova... · A garrafa térmica tem como função manter seu conteúdo em temperatura praticamente constante ... qual o fusível de

2

4. Para instalar equipamentos elétricos são usados fusíveis que desligam automaticamente (queimam) quando a corrente excede um valor pré-escolhido. A seguir estão indicados alguns valores de fusíveis disponíveis com as correntes máximas que suportam. Se a rede elétrica é de 220 Volts, qual o fusível de menor valor que pode ser usado para instalar um equipamento de 1400 Watts?

a) 2 A b) 5 A c) 10 A d) 15 A e) 20 A Gabarito: C Resolução/comentário:

P = i · V ⇒ 1400 = i · 220 ⇒ i = 6,36 A 5. As instalações elétricas em nossas casas são projetadas de forma que os aparelhos sejam sempre

conectados em paralelo. Dessa maneira, cada aparelho opera de forma independente. A figura mostra três resistores conectados em paralelo.

Desprezando-se as resistências dos fios de ligação, o valor da corrente em cada resistor é: a) I1 = 3 A, I2 = 6 A e I3 = 9 A. b) I1 = 6 A, I2 = 3 A e I3 = 2 A. c) I1 = 6 A, I2 = 6 A e I3 = 6 A. d) I1 = 9 A, I2 = 6 A e I3 = 3 A. e) I1 = 15 A, I2 = 12 A e I3 = 9 A. Gabarito: B Resolução/comentário:

i = V/R i1 = 18/3 = 6A i2 = 18/6 = 3A i3 = 18/9 = 2A

6. Em uma bicicleta que se movimenta com velocidade constante, considere um ponto A na periferia da

catraca e um ponto B na periferia da roda.

Analise as afirmações:

I. A velocidade escalar de A é igual à de B. II. A velocidade angular de A é igual à de B. III. O período de A é igual ao de B.

Está correto SOMENTE o que se afirma em: a) I b) II c) III d) I e III e) II e III Gabarito: E Resolução/comentário:

Observe a figura abaixo:

I. Falsa --- o ponto B está mais afastado do centro e VB > VA II. Correta --- descrevem o mesmo ângulo no mesmo tempo III. Correta --- demoram o mesmo tempo para efetuar uma volta

completa.

Page 5: PROVA OBJETIVA - 3º ANO - upvix.com.br - 2012 - Prova... · A garrafa térmica tem como função manter seu conteúdo em temperatura praticamente constante ... qual o fusível de

3

7. Duas pessoas jogam "Cabo de Guerra" onde cada uma puxa a extremidade de uma mesma corda.

O jogo está empatado, pois cada jogador aplica, na extremidade da corda, em sentidos opostos, forças de 80 N. A tensão que a corda está suportando equivale a, em N:

a) 0 b) 40

c) 80 d) 160

e) 6400

Gabarito: C Resolução/comentário: A tração na corda vai ser a mesma nas duas extremidades, logo, A tração será igual a 80 N. 8. Um astronauta com o traje completo tem uma massa de 120 kg. Ao ser levado para a Lua, onde a

aceleração da gravidade é igual a 1,6m/s2, a sua massa e seu peso serão respectivamente: a) 75 kg e 120 N b) 120 kg e 192 N c) 192 kg e 192 N d) 120 kg e 120 N e) 75 kg e 192 N Gabarito: B Resolução/comentário: A massa é sempre a mesma, 120 kg, e o peso será --- P = m · g --- P = 120 · 1,6 --- P = 192N 9. Uma colher de plástico transparente, cheia de água imersa no ar, pode funcionar como: a) lente convergente. b) lente divergente.

c) espelho côncavo. d) microscópio composto.

e) prisma.

Gabarito: A Resolução/comentário: Como a colher, juntamente com a água, funcionam como uma lente de bordas finas e estão no ar que é um meio menos refringente, será uma lente convergente. 10. Um observador visa fixamente um objeto, que se aproxima do seu globo ocular com velocidade

constante. Durante a aproximação do objeto, é correto afirmar que a distância focal do cristalino do olho do observador:

a) aumenta b) diminui. c) permanece constante. d) aumenta, para depois diminuir. e) diminui, para depois aumentar. Gabarito: B Resolução/comentário: Se a distância do objeto ao olho diminui, a distância focal do cristalino também deve diminuir para que a imagem continue localizada na retina. 11. Analise a imagem a seguir.

HISTÓRIA

Page 6: PROVA OBJETIVA - 3º ANO - upvix.com.br - 2012 - Prova... · A garrafa térmica tem como função manter seu conteúdo em temperatura praticamente constante ... qual o fusível de

4

O pintor francês Jean Batist Debret, que viveu no Brasil entre 1816 e 1831, registrou, como cronista e ilustrador, a vida do Rio de Janeiro colonial. Na imagem em destaque, que retrata o passeio de uma família abastada, estão registrados alguns elementos da diferenciação social no país. Com base na imagem e nos conhecimentos sobre escravismo no Brasil, considere as afirmativas a seguir.

I. A frequente integração dos escravos negros às famílias de brancos abastados garantiu, após a abolição da escravidão, um melhor posicionamento dos libertos na economia urbana, como mão de obra qualificada.

II. Após a Independência, o escravismo continuou sendo a base do sistema produtivo, embora a estruturação do Estado Nacional tenha fortalecido a burocracia estatal e a camada de profissionais liberais urbanos.

III. Com a iminência do fim do escravismo, a implantação de pequenas e médias propriedades converteu-se na preocupação fundamental tanto dos homens públicos quanto dos fazendeiros.

IV. A interdição das terras somada à inserção de um número crescente de imigrantes estrangeiros na economia brasileira foram fundamentais no processo de marginalização dos escravos libertos.

Estão corretas apenas as afirmativas: a) I e IV. b) II e III.

c) II e IV. d) I, II e III.

e) I, III, e IV.

Gabarito: C Resolução/comentário: A escravidão e o latifúndio foram os grandes comprometimentos imperiais desde a Independência do Brasil. No entanto, com a aprovação da Lei Eusébio de Queirós, o imigrante acabou assumindo parte dos compromissos produtivos dos escravos africanos, graças, em grande parte, à Lei de Terras, que relegava o imigrante aos interesses da iniciativa privada. 12.

"Pelo decreto de 12 de agosto de 1844, foi baixada nova tarifa para as alfândegas do Brasil. O decreto aumentou a maioria das tarifas em 30%, sendo instituídas taxas entre 40% e 60% sobre as mercadorias importadas que já se produziam no Brasil".

(Ronaldo Vainfas, "Dicionário do Brasil Imperial") A medida apontada no texto tinha, segundo o seu criador, pretensão de ampliar a receita fiscal e o objetivo de incentivar a indústria nacional. Assinale a alternativa que apresenta tal medida: a) Tarifa Alves Branco. b) Lei Eusébio de Queirós.

c) Lei Saraiva-Cotegipe. d) Lei de Terras.

e) Ato Adicional.

Gabarito: A Resolução/comentário: A inexistência de uma produção nacional que suprisse as necessidades internas de consumo fez do Brasil uma economia inteiramente dependente do fornecimento externo. Os gêneros alimentícios e os produtos de uso corriqueiro, como sabão, velas, tecidos, etc., eram trazidos de fora. Essa distorção, que dificultava a acumulação interna de capital, foi parcialmente corrigida em 1844, com a substituição da tarifação de 15% por medidas protecionistas, através da Tarifa Alves Branco, como ficou conhecido o decreto do ministro da Fazenda Manuel Alves Branco. Segundo a nova legislação aduaneira, os direitos duplicaram (passaram para 30%) para mercadorias sem similares nacionais e 60% em caso contrário. Evidentemente, as pressões dos britânicos contra a medida foram muitas. Vale destacar que essa medida gerou um surto de manufaturas, como consequência natural da elevação das taxas e não como uma estratégia prioritária do governo. 13. Analise o quadro.

Page 7: PROVA OBJETIVA - 3º ANO - upvix.com.br - 2012 - Prova... · A garrafa térmica tem como função manter seu conteúdo em temperatura praticamente constante ... qual o fusível de

5

A partir da análise do quadro, é correto afirmar, sobre a economia brasileira, que: a) há a tendência, ao longo do século XIX, de concentração da produção agrícola de exportação na

região Nordeste. b) há, no final do século XIX, uma descentralização regional e uma diversificação equitativa de produtos

agrícolas produzidos para exportação. c) a exportação de produtos agrícolas tendeu a entrar em progressiva decadência ao longo do século XIX. d) se caracterizava pela predominância de exportação de produtos agrícolas tradicionalmente vinculados à

agricultura de subsistência. e) tende, no século XIX, a ter uma exportação predominantemente agrícola e a concentrar essa produção,

ao longo das décadas, na região Sudeste. Gabarito: E Resolução/comentário: Desde a década de 1830, a cafeicultura havia se deslocado para o vale do Paraíba, onde rapidamente se tornaria a principal atividade agroexportadora brasileira, em seguida, expandiu-se para o oeste paulista. Basicamente foram beneficiadas as províncias do Sudeste: Rio de janeiro, São Paulo e Minas Gerais. O Espírito Santo também seria beneficiado, mas em menor escala. A projeção política dessas três províncias, as mais ricas e poderosas do Brasil, já se fazia sentir desde a transferência da Corte, em 1808. Representadas agora pelos "barões do café", elas fortaleceram ainda mais as suas posições relativas, tornando-se capazes, efetivamente, de impor nacionalmente a sua política. Como segmento mais rico e próximo do poder central, os barões do café estavam em condições de submeter à sua liderança a aristocracia rural das demais províncias. Formando então um bloco cada vez mais poderoso, imprimiram uma direção precisa à política nacional: o centralismo e a marginalização dos setores radicais e democráticos. 14. Em 4 de setembro de 1850, foi sancionada no Brasil a Lei Eusébio de Queirós (ministro da Justiça), que

abolia o tráfico negreiro em nosso país. Em decorrência dessa lei, o governo imperial brasileiro aprovou outra, "a Lei de Terras".

Dentre as alternativas a seguir, assinale a correta. a) A Lei de Terras facilitava a ocupação de propriedades pelos imigrantes que passaram a chegar

ao Brasil. b) A Lei de Terras dificultou a posse das terras pelos imigrantes, mas facilitou aos negros libertos o acesso

a elas. c) O governo imperial, temendo o controle das terras pelos coronéis, inspirou-se no "Act Homesteade"

americano, para realizar uma distribuição de terras aos camponeses mais pobres. d) A Lei de Terras visava a aumentar o valor das terras e obrigar os imigrantes a venderem sua força de

trabalho para os cafeicultores. e) O objetivo do governo imperial, com esta lei, era proteger e regularizar a situação das dezenas de

quilombos que existiam no Brasil. Gabarito: D Resolução/comentário: Com a proibição da doação de terras, pela Lei de Terras, os cafeicultores foram privilegiados com a valorização da terra, pois agora o menor quinhão tinha valer alguma coisa. Além disso, o trabalho do imigrante abasteceu os mercados de mão de obra, que passavam por uma escassez de oferta devido à suspensão do trafico intercontinental de escravos promovido pela Lei Eusébio de Queirós. 15.

... dê o governo a essas duas classes [ligadas ao grande comércio e à grande agricultura] toda a consideração, vincule-as por todos os modos à ordem estabelecida, identifique-as com as instituições do país, e o futuro estará em máxima parte consolidado.

(Justiniano José da Rocha, 1843.) A frase expressa, no contexto da época, uma posição política: a) liberal. b) republicana. c) conservadora. d) reacionária. e) democrática. Gabarito: C Resolução/comentário: A prioridade ao atendimento dos interesses das classes citadas apenas garantia a manutenção dos interesses da elite, pois promovia a continuidade de um histórico processo de defesa dos projetos dos grupos mais ricos do país. Portanto, quando é apresentada uma política continuísta, que mantém tradicionalismos, consideramos que essa é uma política conservadora.

Page 8: PROVA OBJETIVA - 3º ANO - upvix.com.br - 2012 - Prova... · A garrafa térmica tem como função manter seu conteúdo em temperatura praticamente constante ... qual o fusível de

6

16. Na República Romana, o Estado foi organizado por um conjunto de instituições: Senado, magistraturas e Assembleias do povo ou Comícios. O Senado supervisionava as finanças públicas e a administração das províncias, conduzia a política externa, zelava pelas tradições e a religião. Os Cônsules eram os principais magistrados, comandavam o Exército, dirigiam o Estado, convocavam o Senado e presidiam os cultos públicos. Os Comícios eram organizados por: tribos (assembleia tributa, que nomeava questores e edis); classes, de acordo com a fortuna (assembleia centuriata, que elegia os cônsules e votava as leis); clãs (assembleia curiata, que decidia sobre matérias religiosas).

Com base no texto e nos conhecimentos históricos relativos à República Romana, é correto afirmar: a) A distribuição do poder entre as várias instituições republicanas objetivava impedir a sua concentração

em uma só pessoa. b) A res publica (coisa pública), em seus primórdios, não discriminava os habitantes de Roma, todos,

indistintamente, partícipes do poder com os mesmos direitos. c) O povo, o conjunto de cidadãos romanos sem direito político algum, era mero espectador das disputas

entre os Cônsules e o Senado. d) O poder dos Cônsules era limitado às questões militares, sem influência alguma sobre os

negócios públicos. e) O Exército, na República Romana, não tinha papel político ativo, exceto como defensor da participação

do povo, devido à origem popular dos seus generais. Gabarito: A Resolução/comentário: Patrícios desejosos de manter seus privilégios contra a política “popular” de Sérvio Túlio. Tarquínio, chamado de “O Soberbo”, deu continuidade à política de seu antecessor. Os patrícios reagiram em 509 a.C. contra aquela política, destronando Tarquínio e dando fim à Monarquia. Para a felicidade dos patrícios, o êxito do movimento foi assegurado em boa parte pelo declínio da civilização etrusca, que não conseguiu realizar uma intervenção pronta e eficaz em Roma. Assim nasceu a República romana 17. A cultura romana incorporou vários elementos de outras culturas, inclusive, na esfera religiosa. Sobre a religião na Roma Antiga, considere as afirmativas a seguir:

I. Os romanos, apesar de monoteístas, aceitavam facilmente o culto de deuses de outros povos. Essa interação cultural pode ser explicada pelo fato do Estado romano, envolvido apenas com questões políticas, não ter se importado com assuntos religiosos.

II. A civilização romana praticava a tolerância e identificava-se com outros povos que cultuavam um único deus. Tais características foram fundamentais para a expansão do Cristianismo e sua adoção como religião oficial do Estado romano, no século II d.C.

III. A religião romana, politeísta, foi se diversificando à medida que Roma ganhava importância política e econômica. Assim como os exércitos incorporavam novos territórios, a religião romana foi absorvendo deuses e cultos de outros povos.

Está(ão) correta(s) apenas: a) I b) II c) III d) I e II e) II e III Gabarito: C Resolução/comentário: A religião na Roma Antiga caracterizou-se pelo politeísmo, com elementos que combinaram influências de diversos cultos ao longo de sua história. Desse modo, em sua origem, crenças etruscas, gregas e orientais foram sendo incorporadas aos costumes já tradicionais de acordo com sua efetividade.

A ideia de efetividade de um ritual para agradar a um deus ou deuses é a ideia que permeia o cenário religioso da época. A noção de nossa sociedade de tradição judaico-cristã quanto à religião liga os rituais à fé, algo que não era levado em conta pelos romanos. Para eles os deuses simplesmente existiam, não havia necessidade de questionar esse fato. Os deuses dos antigos romanos, à semelhança dos antigos gregos, eram antropomórficos, ou seja, eram representados com a forma humana e possuíam características (qualidades e defeitos) de seres humanos. O Estado romano propagava uma religião oficial que prestava culto aos grandes deuses, como, por exemplo, Júpiter, pai dos deuses; Marte, deus da guerra, ou Minerva, deusa da arte. Em honra a esses deuses eram realizados festivais, jogos, sacrifícios e outras cerimônias. Posteriormente, diante da expansão militar que conduziu ao Império, muitos deuses das regiões conquistadas também foram incorporados aos cultos romanos, assim como alguns deuses romanos foram incorporados às regiões conquistadas. No âmbito privado, os cidadãos, por sua vez, tradicionalmente buscavam proteção nos espíritos domésticos, os chamados Lares, e nos espíritos dos antepassados, os Penates, aos quais rendiam cultos dentro de casa.

Page 9: PROVA OBJETIVA - 3º ANO - upvix.com.br - 2012 - Prova... · A garrafa térmica tem como função manter seu conteúdo em temperatura praticamente constante ... qual o fusível de

7

18. A Independência dos Estados Unidos, em 1776: a) foi uma Revolução política e, sobretudo, social, pois marcou a libertação dos negros. b) favoreceu os índios e as mulheres que passaram a desfrutar, na prática, dos mesmos direitos que os

proprietários burgueses. c) foi resultado de um longo processo impulsionado pelo agrarismo e pelo escravismo. d) significou a liberdade para toda a população, embora a nova constituição restringisse os direitos dos

migrantes, pois estabelecia o voto censitário. e) processou-se através da primeira Revolução que acabou com a dominação colonial da América. Gabarito: E Resolução/comentário: Prof. Fabrício 19. Não podemos considerar como fator da Crise do Antigo Sistema Colonial: a) a Revolução Industrial. b) o Iluminismo. c) a Independência dos EUA. d) a Revolução Francesa. e) o apogeu do Antigo Regime. Gabarito: E Resolução/comentário: Prof. Fabrício 20. A industrialização acelerada de diversos países, ao longo do século XIX, alterou o equilíbrio e a

dinâmica das relações internacionais. Com a Segunda Revolução Industrial surgiu o imperialismo, cuja característica marcante foi o(a):

a) substituição das intervenções militares pelo uso da diplomacia internacional. b) busca de novos mercados consumidores para as manufaturas e os capitais excedentes dos

países industrializados. c) manutenção da autonomia administrativa e dos governos nativos naquelas áreas conquistadas. d) procura de especiarias, ouro e produtos tropicais inexistentes na Europa. e) transferência de tecnologia, estimulada por uma política não intervencionista. Gabarito: B Resolução/comentário: Prof. Fabrício

Page 10: PROVA OBJETIVA - 3º ANO - upvix.com.br - 2012 - Prova... · A garrafa térmica tem como função manter seu conteúdo em temperatura praticamente constante ... qual o fusível de
Page 11: PROVA OBJETIVA - 3º ANO - upvix.com.br - 2012 - Prova... · A garrafa térmica tem como função manter seu conteúdo em temperatura praticamente constante ... qual o fusível de

1° e 2° Lugar Geral em Engenharia da Computação1° Lugar Geral em Eng. Civil

JARDIM DA PENHA(27) 3025 9150

JARDIM CAMBURI(27) 3317 4832

PRAIA DO CANTO(27) 3062 4967

VILA VELHA(27) 3325 1001

Direito - 2° e 3° Lugar Geral. E mais 14 aprovados.

1° Lugar Geral em CFO1° Lugar Geral

(optantes)

Das 30 vagas, 14 são do UP (curso de maior concorrência no VEST-UFES - 79 alunos/vaga)

TURMAS ESPECIAIS DE MEDICINANos vestibulares 2011/2012 sucesso comprovado!

1° Lugar Geral e 1° Lugar em Medicina

2° e 3° Lugar Geral29 Aprovações

34 Aprovações

1° Lugar Geral (Aluna da 3ª série do E. Médio)22 Aprovações

(optantes)

Page 12: PROVA OBJETIVA - 3º ANO - upvix.com.br - 2012 - Prova... · A garrafa térmica tem como função manter seu conteúdo em temperatura praticamente constante ... qual o fusível de

www.upvix.com.br

JARDIM DA PENHA(27) 3025 9150

JARDIM CAMBURI(27) 3317 4832

PRAIA DO CANTO(27) 3062 4967

VILA VELHA(27) 3325 1001