prova copel - eletricista aprendiz 2010

Upload: osmir-m-tupan

Post on 07-Jul-2015

362 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Pontifcia Universidade Catlica do Paran Concurso Pblico da Companhia Paranaense de Energia - COPEL

23 de maio de 2010 CARGOS N 37 a 81ASSISTENTE TCNICO I Atuao: Eletricista AprendizN. DO CARTO NOME (LETRA DE FORMA)

ASSINATURA

INFORMAES / INSTRUES:1. Verifique se a prova est completa: questes de nmeros 1 a 50. 2. A compreenso e a interpretao das questes constituem parte integrante da prova, razo pela qual os fiscais no podero interferir. 3. Preenchimento do Carto-Resposta: - Preencher para cada questo apenas uma resposta - Preencher totalmente o espao correspondente, conforme o modelo: - Usar caneta esferogrfica, escrita normal, tinta azul ou preta - Para qualquer outra forma de preenchimento, a leitora anular a questo

O CARTO-RESPOSTA PERSONALIZADO. NO PODE SER SUBSTITUDO, NEM CONTER RASURAS.Durao total da prova: 4 horas e 30 minutos-----------------------------------------------------------------------Anote o seu gabarito.1. 11. 21. 31. 41. 2. 12. 22. 32. 42. 3. 13. 23. 33. 43. 4. 14. 24. 34. 44. 5. 15. 25. 35. 45. 6. 16. 26. 36. 46. 7. 17. 27. 37. 47. 8. 18. 28. 38. 48. 9. 19. 29. 39. 49. 10. 20. 30. 40. 50.

Pontifcia Universidade Catlica do Paran Concurso Pblico COPEL/2010Pg. 1

Pontifcia Universidade Catlica do Paran Concurso Pblico COPEL/2010Pg. 2

CONHECIMENTOS ESPECFICOS1. Considere um circuito eltrico, puramente resistivo, em que h uma passagem de corrente eltrica. A energia total deste circuito ser dissipada na forma de: A) B) C) D) E) Calor. Campo magntico. Campo eletrosttico. Corrente eltrica. Tenso eltrica.

C) A medio feita em paralelo, considerando a escala. D) No h relao entre o campo magntico e a deflexo do ponteiro. E) No ampermetro analgico, a medio feita por meio de um display que mostra o valor encontrado na forma de nmeros. 5. Mostre a estrutura atmica, com suas respectivas camadas eletrnicas, do elemento atmico cobre, Cu, nmero atmico 29, caracterizando-o como condutor, isolante ou semicondutor: A) Camadas K = 2 eltrons, L = 8 eltrons, M = 8, N = 8 eltrons, O = 3 eltrons, condutor. B) Camadas K = 2 eltrons, L = 8 eltrons, M = 18 e N = 1 eltron, isolante. C) Camadas K = 2 eltrons, L = 8 eltrons, M = 8, N = 8 eltrons e O = 3 eltrons, isolante. D) Camadas K = 8 eltrons, L = 8 eltrons, M = 8, N = 4 eltrons e O = 1 eltron, condutor. E) Camadas K = 2 eltrons, L = 8 eltrons, M = 18 e N = 1 eltron, condutor.

2. Considerando o tomo e suas propriedades, CORRETO afirmar, quando se fala em ction e nion, adotando a camada de valncia como referencial: A) O primeiro tem maior quantidade de eltrons que prtons; e o segundo, menor quantidade de eltrons que prtons. B) O primeiro tem menor quantidade de eltrons que prtons; e o segundo, maior quantidade de eltrons que prtons. C) Ambos no interferem na construo de compostos inorgnicos. D) No h a necessidade de se saber o quo carregado um tomo est para construir junes semicondutoras. E) Ambos no dependem do nmero atmico para referncia.

6. Considerando que os cabos de alimentao nas redes de distribuio de energia so compostos de ao, com alma de alumnio, CORRETO afirmar: A) O alumnio empresta suas propriedades mecnicas (por ser leve) ao ao (por onde passa a grande quantidade de energia eltrica). B) A corrente eltrica passa igualmente no ao e no alumnio. C) O ao est presente por suas propriedades mecnicas, enquanto pelo alumnio que passa a grande quantidade de energia eltrica. D) O alumnio s faz parte da composio para deixar mais leves os cabos por onde passam a energia eltrica. E) No existiria a necessidade de se colocar o ao; este apenas est junto ao alumnio por ser mais barato. 7. O dieltrico o material usado para a construo de capacitores. Por exemplo, o vcuo tem constante dieltrica = 1. CORRETO afirmar: A) Quanto menor a constante dieltrica do material, maior a capacitncia obtida. B) A capacitncia independe do material dieltrico utilizado. C) O ar tem constante dieltrica relativa menor que o vcuo. D) Quanto maior a constante dieltrica do material, maior a capacitncia obtida. E) Um capacitor depende, exclusivamente, da rea das placas, no interessando a constante dieltrica do material entre elas.

3. Ligaes inicas, com diferena eletronegatividade maior que 1,7, podem caracterizados pelos seguintes materiais: A) B) C) D) E) gua e gs oxignio. Metais e compostos cidos. Gs carbnico (CO2) e gua. Madeira e plstico. Enxofre e fsforo.

de ser

4. Considerando um CORRETO afirmar:

ampermetro

analgico,

A) A deflexo do ponteiro do galvanmetro proporcional ao campo magntico gerado pela corrente proporcional escala do efeito medido. B) A deflexo do ponteiro do galvanmetro proporcional ao campo eltrico gerado pela tenso proporcional escala do efeito medido.

Pontifcia Universidade Catlica do Paran Concurso Pblico COPEL/2010Pg. 3

Sobre a lei de Ohm, responda corretamente s seis (6) prximas questes, considerando a seguinte afirmao: A lei de Ohm define que uma diferena de potencial eltrico, aplicado aos terminais de uma resistncia eltrica, causa um fluxo de corrente eltrica entre estes terminais. 8. Considerando uma fonte de tenso de 12V e uma resistncia R = 1K , qual a corrente que passa pelo interior desta resistncia? A) B) C) D) E) 12 mA 12 A 0,12 A 1,2 A 120 A

12. A lei de Kirchoff das malhas diz: A) Num n fechado, as somas das tenses igual a zero. B) Numa malha fechada, as somas das tenses igual a fonte que a produziu. C) Numa malha fechada, as somas das tenses igual a zero. D) Num n, as tenses que entram so iguais as tenses que saem deste n. E) Malhas so ns que recebem potncia e as distribuem pelo circuito.

13. Se houver duas pilhas em paralelo, de mesma tenso, idealmente, CORRETO afirmar: A) A tenso se somar e a corrente fornecida ser a mesma. B) A tenso ser a mesma e a corrente fornecida poder dobrar. C) Absolutamente nada mudar. D) Uma das pilhas ser danificada. E) A associao de baterias no pode ser realizada desta forma.

9. Se R dobrar de valor, a tenso da fonte for reduzida pela metade e, alm disso, for colocada uma outra resistncia de valor R em paralelo com a primeira resistncia (considerar o valor deste exerccio), qual ser a nova corrente eltrica? A) B) C) D) E) 24 mA 12 mA 3 mA 6 mA 4 mA

Considerando as leis de Kirchoff das malhas e a lei de Kirchoff dos ns, responda s seis (6) prximas questes. 14. Em um circuito em srie, com trs resistores iguais, a potncia em cada resistor dada por:

10. Qual equipamento mede a tenso eltrica em um circuito? E como se mede? A) Voltmetro, em paralelo com a carga. B) Voltmetro, em srie com a carga. C) Potencimetro de tenso, em paralelo com a carga. D) Potencimetro de tenso, em srie com a carga. E) Tensimetro, em paralelo com a carga.

A) B) C) D) E)

(I*3).Vf , Vf a tenso de fonte do circuito e I a corrente que passa pelo resistor. 3*Ptotal , Ptotal a potncia total do circuito. Ptotal/3, Ptotal a potncia total do circuito. (V/3)*itotal, onde itotal a corrente total do circuito. Apenas um dos resistores, a cuja potncia dissipada equivale.

11. Considerando a expresso da lei de Ohm, correto afirmar: A) linear, pois, para cada valor de tenso aplicada, corresponder um valor de corrente eltrica, desde que a resistncia seja constante. B) No linear, pois, para um mesmo resistor, aplicando-se duas tenses diferentes, possvel obter a mesma corrente eltrica. C) No linear, pois, ao se mudar o valor da resistncia para uma mesma tenso, tem-se a mesma corrente eltrica. D) linear, pois, a tenso ficar constante se a resistncia for constante. E) No h relao direta entre corrente eltrica e tenso eltrica.

15. Se na entrada do n de um circuito entrarem trs correntes, respectivamente, de 1 A, 2 A e 3 A, e sarem quatro correntes, em que a soma de duas das correntes (I1 e I2) que saem igual ao dobro da soma das outras duas correntes(I3 eI4) que saem, CORRETO afirmar: A) B) C) D) E) (I1 + I2) = 3 A (I1 + I2) = 1/6 A (I3 + I4) = 1 A (I1 + I2) = 2 A Nada pode ser afirmado.

Pontifcia Universidade Catlica do Paran Concurso Pblico COPEL/2010Pg. 4

16. Se dois resistores estiverem em paralelo entre si e entre uma fonte de tenso, CORRETO afirmar: A) A corrente total a soma das correntes que passam pelos resistores. B) A tenso diferente para cada resistor. C) A corrente total passa pelos dois resistores. D) Se os dois resistores forem iguais, as correntes que passam por eles diferente. E) Nada se pode afirmar.

20. Considerando que um escritrio tem um aquecedor de 1100W, ligado a 110V, com um tempo mdio de utilizao , pelos empregados, de 8 hora/dia e que este escritrio trabalha 20 dias no ms, pergunta-se: qual o gasto de energia, em Kwh, no ms, somente deste equipamento? A) B) C) D) E) 176 Kwh 176000 Kwh 22 Kwh 22000 Kwh 8.8 Kwh

17. Qual equipamento mede a corrente eltrica em um circuito? E como se mede? A) Ampermetro, em paralelo com a carga. B) Potencimetro de corrente, em paralelo com a carga. C) Ampermetro, em srie com a carga. D) Potencimetro de corrente, em srie com a carga. E) Ampermetro, em srie com a carga.

Para responder s cinco (5) prximas questes, observe a seguinte afirmao: Para um transformador ideal, a relao de transformao K se origina na relao do nmero de espiras do primrio(N1) em relao ao nmero de espiras do secundrio(N2). (Considere o ndice 1 como primrio, o ndice 2 como secundrio, V como tenso eltrica, I como corrente eltrica e N como nmero de espiras.) 21. A potncia no primrio do transformador, em relao a sua sada, : A) B) C) D) Diferente, dependendo de K. Diferente, dependendo de V1. Diferente, dependendo de I1. Igual potncia no secundrio deste transformador. E) Igual, pois como a transformao de campo magntico ser apenas independente das espiras, o que entrar de energia, ter de sair.

18. Sobre a questo anterior, CORRETO afirmar: A) O equipamento de medio de corrente tem resistncia prxima a zero, sendo que sua medio em paralelo danifica internamente o equipamento. B) O equipamento de medio de corrente tem resistncia prxima a zero, sendo que sua medio em srie danifica internamente o equipamento. C) O equipamento de medio de corrente tem resistncia prxima ao infinito, sendo que sua medio em paralelo danifica internamente o equipamento. A tenso eltrica ser igual sobre os resistores, mesmo se estes forem diferentes. D) O equipamento de medio de corrente tem resistncia prxima ao infinito, sendo que sua medio em srie danifica internamente o equipamento. E) A resistncia interna s pode ser determinada aps ligao do equipamento com o circuito. 19. As definies das leis de Kirchoff se baseiam em que propriedade fsica? A) Inrcia, leva-se tempo para dissipar a energia. B) Velocidade, o fluxo de eltrons depende de caminhos. C) No se pode caracterizar os fenmenos eltricos. D) Esttica, o circuito imutvel. E) Conservao de energia, o que se produz deve ser consumido.

22. Para que serve um transformador isolador? A) Isolar, eletricamente, um lado do transformador de outro, sem perda das caractersticas eltricas de tenso e corrente. B) Adequar o sinal de entrada pelo de sada, utilizando o ncleo para a passagem de corrente eltrica. C) Evitar que a potncia se perca, quando muitos transformadores so ligados em srie. D) Evitar que o aquecimento do transformador prejudique a transmisso de energia. E) Evitar que o ser humano sofra uma descarga quando manobrando, em uma manuteno, o transformador. 23. Um TC no pode: A) B) C) D) E) Ficar com o seu secundrio curto-circuitado. Ficar com o seu secundrio em aberto. Ser alimentado por fonte de corrente. Ser ligado a sistemas de potncia. Nada pode ser afirmado, depende da ligao ao condutor.

Pontifcia Universidade Catlica do Paran Concurso Pblico COPEL/2010Pg. 5

24. Onde so encontrados os transformadores de fora e os de distribuio (em um sistema de transmisso e distribuio de energia eltrica), respectivamente? A) Os de fora, nas subestaes de distribuio e pontas das linhas - operando em conjunto com outros em paralelo; enquanto os de distribuio operam isolados nas malhas urbanas, fornecendo energia para os consumidores. B) Os de distribuio, nas subestaes de distribuio e pontas das linhas - operando em conjunto com outros em paralelo; enquanto os de fora operam isolados nas malhas urbanas, fornecendo energia para os consumidores. C) Tanto faz, o que determina onde vo ficar a potncia que so capazes de transmitir. D) Ambos podem operar em qualquer trecho da linha. E) No existe tal classificao.

Responda s trs (3) prximas questes abaixo, considerando os conceitos de impedncia. 28. Qual a diferena entre um resistor e um capacitor no tocante potncia ATIVA? A) O resistor dissipa a potncia ativa, enquanto o capacitor no dissipa potncia alguma. B) O resistor no dissipa a potncia ativa, enquanto o capacitor, ao contrrio do indutor, dissipa toda a potncia. C) Resistor e capacitor, diferentemente do capacitor, no mantm relao com a potncia ativa de um circuito. D) O resistor e o capacitor no dissipam potncia ativa. E) S o capacitor dissipa potncia ativa.

25. Aponte de onde advm os erros de um transformador de medida: A) B) C) D) Relao de potncia e perdas no cobre. Relao de transformao e perdas no ncleo. Relao de calibrao. Relao de ngulo de fase e perdas por conexo dos cabos. E) Relao de transformao e ngulo de fase.

29. Qual a diferena entre um resistor e um indutor no tocante potncia ATIVA? A) O resistor no dissipa a potncia ativa, enquanto o indutor, ao contrrio do capacitor, dissipa toda a potncia. B) Resistor e indutor, diferentemente do capacitor, no mantm relao com a potncia ativa de um circuito. C) O resistor dissipa a potncia ativa, enquanto o indutor no dissipa potncia alguma. D) O resistor e o indutor no dissipam potncia ativa. E) S o indutor dissipa potncia ativa.

26. Qual a alterao mais perceptiva, quando colocamos capacitores e/ou indutores em circuitos eltricos com fontes alternadas (de frequncia varivel)? A) B) C) D) E) Resposta em frequncia e defasamento. Alterao na potncia ativa. Alterao na tenso de alimentao. Nada se altera. No possvel medir, convencionalmente, o circuito.

30. Considerando que a potncia aparente surge da soma vetorial entre a potncia ativa e a potncia aparente, CORRETO afirmar: A) A potncia ativa a soma das potncias ativas do capacitor e do indutor, e a potncia reativa a potncia dissipada pelo resistor. B) A potncia ativa depende do resistor e a potncia reativa depende do capacitor e/ou do indutor. C) A potncia aparente ser igual potncia ativa quando o valor do componente resistor for igual ao valor do componente indutor e/ou capacitor. D) Nada pode ser afirmado sobre a relao resistor, capacitor, indutor. E) A potncia reativa pode ser ignorada quando se tem grandes motores ligados no sistema eltrico, dada a potncia e torque destes motores.

27. Qual a definio clssica para potncia aparente? A) a potncia efetivamente consumida pelo circuito. B) a potncia observada na entrada do equipamento quando do produto entre a tenso medida e a corrente medida. C) a potncia reativa existente no equipamento. D) a energia dissipada pelo equipamento no momento da ligao (PMPO). E) o consumo mdio aparente do equipamento e que possibilita, alm do projeto de protees eltricas, demonstrar o comportamento do equipamento em situaes de estresse.

Pontifcia Universidade Catlica do Paran Concurso Pblico COPEL/2010Pg. 6

PORTUGUSTEXTO MEC QUER ENSINO MDIO INTEGRADO COM A EDUCAO PROFISSIONAL BRASLIA - O Ministrio da Educao (MEC) quer uma mudana profunda nas diretrizes curriculares do ensino mdio e a integrao dessa etapa com a educao profissional. Aps um ano de trabalho, a comisso interministerial formada para reestruturar o ensino mdio apresentou nesta tera-feira os primeiros resultados. Segundo o coordenador-geral do ensino mdio, Carlos Artexes, a ideia fortalecer a integrao entre o MEC e os governos estaduais, responsveis por oferecer essa etapa de ensino para criar o que chamou de "ensino mdio nacional". A etapa considerada a mais frgil de todo o sistema de ensino. Hoje, mais de 50% dos jovens de 15 a 17 anos no esto matriculados nessa etapa de ensino. O principal problema apontado por especialistas que o ensino mdio no atende s necessidades do jovem brasileiro. O ministro de Assuntos Estratgicos, Mangabeira Unger, que compe a comisso, afirmou que a iniciativa uma medida de capacitao do povo do nosso pas que fervilha de energia humana frustrada e dispersa.Fonte: MEC / Agncia Brasil - Acesso em 13.04.2010: http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2008/12/16/mec-quer-ensino-mediointegrado-com-educacao-profissional.

Nas frases em destaque, a palavra integrao e a palavra fervilha assumem, respectivamente, o sentido de: A) B) C) D) E) Mecanicismo, redenotao. Meio, reestruturao. Funcionamento, redesenho. Tcnica, recaracterizao. Organismo, reconformatao.

33. No texto, aparece a frase: Aps um ano de trabalho, a comisso interministerial formada para reestruturar o ensino mdio apresentou nesta tera-feira os primeiros resultados. O termo comisso comisso que: interministerial uma

A) Se realiza entre Ministrios sejam eles quais forem. B) Se realiza entre Ministrios, desde que um deles seja o Ministrio da Educao. C) Se realiza entre Ministrios, desde que um deles seja o Ministrio de Assuntos Estratgicos. D) Uma comisso interministerial tem a funo especfica de fazer reestruturaes nos Ministrios. E) Uma comisso interministerial tem por funo especfica fortalecer a integrao entre o MEC e os governos estaduais.

31. Observe no texto as palavras reestruturar, frgil, dispersa. No texto, elas significam, respectivamente: A) B) C) D) E) Reorganizar, efmera, destroada. Refazer, quebradia, debandada. Repensar, delicada, desarrumada. Reconstruir, precria, espalhada. Reformular, dbil, desordenada.

34. Na frase adaptada do texto: O Ministro de Assuntos Estratgicos, Mangabeira Unger, que compe a comisso, afirmou que a iniciativa uma medida de capacitao do povo brasileiro. Qual o sujeito que corresponde forma verbal COMPE? A) B) C) D) E) Ministro de Assuntos Estratgicos. Mangabeira Unguer. Que (um pronome relativo). A comisso. Ele (sujeito oculto).

32. Observe no texto as frases: I. Segundo o coordenador-geral do ensino mdio, Carlos Artexes, a ideia fortalecer a integrao entre o MEC e os governos estaduais,. II. Mangabeira Unger afirmou que a iniciativa uma medida de capacitao do povo do nosso pas que fervilha de energia humana frustrada e dispersa.

Pontifcia Universidade Catlica do Paran Concurso Pblico COPEL/2010Pg. 7

35. Com relao grafia correta, observe as palavras sublinhadas: I. O Ministrio quer uma mudana nas diretrizes do ensino. II. A comisso apresentou os primeiros resultados. III. O ensino no atende s necessidades do jovem brasileiro. IV. Haver mudana na educao profissionalizante. As palavras sublinhadas se encontram grafadas, adquadamente, ou com z, ou com s. Nas opes seguintes, complete corretamente os espaos com z ou s: I. Ela ficava o dia todo co__endo roupas velhas e rasgadas. II. Ele deveria pesqui__ar mais sobre o assunto. III. A senhora demonstrou ser uma excelente poeti__a. IV. Amanh haver parali__ao nos transportes. V. O copo se encontrava va__io, sem qualquer bebida. As palavras so completadas corretamente e na sequncia com: A) B) C) D) E) z z z z - s. z s z s - z. s z s z - z. s s s s - z. z s s z - s.

37. Quanto ao emprego do pronome, observe o exemplo: O ensino mdio de responsabilidade da secretaria de educao e de todo o governo estadual, pois cabe a eles viabilizarem essa etapa de ensino. Sobre o emprego do pronome essa, que aqui aparece seguido de outras palavras (destacadas), assinale a alternativa CORRETA: A) O pronome adjetivo demonstrativo essa e os termos que o seguem se referem expresso antecedente O ensino mdio. B) O pronome adjetivo demonstrativo essa e os termos que o seguem se referem expresso antecedente a secretaria de educao. C) O pronome adjetivo demonstrativo essa e os termos que o seguem se referem responsabilidade D) O pronome substantivo indefinido essa e os termos que o seguem se referem a uma expresso que no se encontra no exemplo. E) O pronome adjetivo relativo essa se refere expresso consequente, tambm sublinhada, etapa de ensino.

38. Observe o exemplo seguinte, adaptado do texto: O Ministrio quer uma mudana profunda nas diretrizes curriculares do ensino mdio e a integrao dessa etapa com a educao profissional. No exemplo, tanto a concordncia verbal quanto a concordncia nominal se do com substantivos, adjetivos e verbos no singular. Porm, se alterarmos para Os Ministrios, para que se faa a concordncia tanto nominal como a verbal corretamente, teremos de alterar, alm da palavra Ministrio, mais: A) B) C) D) E) Trs palavras. Seis palavras. Oito palavras. Onze palavras. Uma palavra.

36. Considerando o emprego dos pronomes, observe o pronome sublinhado no exemplo: I. A etapa do ensino mdio considera-se a mais frgil de todo o sistema. No exemplo, o pronome se exerce a funo de pronome: A) Apassivador. B) Pessoal reflexivo com funo de objeto indireto. C) Pessoal recproco com funo de objeto direto. D) Pessoal com funo de sujeito de um infinitivo. E) Pessoal de tratamento, indicando indeterminao do sujeito.

Pontifcia Universidade Catlica do Paran Concurso Pblico COPEL/2010Pg. 8

39. Quanto acentuao grfica, observe as palavras sublinhadas no exemplo: O Ministrio da Educao (MEC) quer uma mudana profunda nas diretrizes curriculares do ensino mdio e a integrao dessa etapa com a educao profissional. Aps um ano de trabalho, a comisso interministerial formada para reestruturar o ensino mdio apresentou nesta tera-feira os primeiros resultados. As palavras acentuadas e sublinhadas foram Ministrio, Aps. Sobre a razo de essas palavras serem acentuadas, afirma-se: I. A primeira acentuada por tratar-se de uma palavra com acento na slaba tnica para indicar a pronncia aberta da vogal, e a segunda por ser palavra paroxtona terminada em s. II. A primeira acentuada por tratar-se de um substantivo terminado no hiato io, e a segunda por ser um monosslabo tono. III. A primeira acentuada por tratar-se de palavra paroxtona terminada em ditongo crescente, e a segunda por ser palavra oxtona terminada na vogal o mais s. Est(o) CORRETA(S) somente: A) B) C) D) E) A II. A III. A I. A I e a II, porque a II complementa a I. A II e a III, porque elas se equivalem.

A) B) C) D) E)

Somente a II. Somente a III. Somente a I. A I e a II, por serem elas complementares. A II e a III, porque elas se complementam.

MATEMTICA

41. Mauricio, Marcelo e Edson compraram juntos um lote de 6.000 cabeas de gado. Mauricio entrou com R$ 2.000.000,00; Edson com R$ 1.500.000,00; e Marcelo com R$ 500.000,00. Aps um ano, eles venderam todo o lote por R$ 9.120.000,00. Desse contexto podemos afirmar: A) Cada um dever receber R$ 3.040.000,00 pela venda. B) Marcelo quem dever receber mais dinheiro por ser dos trs, o que tem menos. C) Mauricio dever receber R$ 3.420.000,00. D) Edson dever receber R$ 3.420.000,00. E) Marcelo dever receber R$ 3.420.000,00.

40. Observe este fragmento do texto: Segundo o coordenador-geral do ensino mdio, Carlos Artexes, a ideia fortalecer a integrao entre o MEC e os governos estaduais, responsveis por oferecer essa etapa de ensino para criar o que chamou de ensino mdio nacional. Quanto pontuao da frase, afirma-se: I. H no fragmento trs vrgulas, sendo que todas elas esto corretamente empregadas e todas so obrigatrias. II. H no fragmento oito vrgulas empregadas corretamente, mas falta uma vrgula depois de oferecer, porque essa palavra completa o sentido da frase. III. Das trs vrgulas do fragmento, todas elas esto empregadas corretamente. Qual (ou quais) das afirmativas acima est(o) CORRETA(S):

42. Marcelo, como diretor de uma grande empresa, tem uma equipe de 20 pessoas para corrigir 20.000 redaes em 10 dias de 6 horas. Porm, ele foi informado de que deveria realizar o servio em apenas 6 dias, que o nmero de redaes seria aumentado para 25.000 e que cada corretor poderia trabalhar apenas 5 horas por dia. Considerando essa nova situao, quantos corretores a mais Marcelo precisar contratar?

A) B) C) D) E)

30 corretores. 50 corretores. 20 corretores. 10 corretores. No ser necessria a contratao de qualquer corretor.

Pontifcia Universidade Catlica do Paran Concurso Pblico COPEL/2010Pg. 9

43. Edson comprou um carro de seu amigo Rogrio no valor de R$ 135.000,00. Rogrio aceitou o carro usado de Edson como entrada e mais um pagamento para daqui quatro meses no valor de R$ 120.000,00. Rogrio afirmou que, para facilitar o negcio, usou juros simples a uma taxa de 5% ao ms. Qual o valor do carro usado de Edson no negcio? A) O carro usado de R$ 100.000,00. B) O carro usado de R$ 30.000,00. C) O carro usado de R$ 25.000,00. D) O carro usado de R$ 40.000,00. E) O carro usado de R$ 35.000,00. Edson entrou no negcio por Edson entrou no negcio por Edson entrou no negcio por Edson entrou no negcio por Edson entrou no negcio por

47. Rogrio comprou um barril de 150 litros de cachaa e pretende engarraf-los em frascos de 750 ml cada. Assim quantos frascos sero necessrios? A) B) C) D) E) 200 500 1500 2000 2500

48. Edson comprou um terreno na rea mais nobre de sua cidade. O terreno tem 50 m de frente e retangular. Se o terreno tem uma rea de 3.500 metros quadrados, qual o seu permetro? A) B) C) D) E) 100 m 200 m 210 m 230 m 240 m

44. Geni vendeu seu carro por 18/21 do valor da tabela FIPE. Em relao a essa venda podemos afirmar: A) O desconto dado por Geni em relao FIPE foi acima de 85% e abaixo de 90%. B) O desconto dado por Geni em relao FIPE foi acima de 70% e abaixo de 75%. C) O desconto dado por Geni em relao FIPE foi acima de 20% e abaixo de 25%. D) O desconto dado por Geni em relao FIPE foi acima de 10% e abaixo de 14%. E) O desconto dado por Geni em relao FIPE foi acima de 5% e abaixo de 10%. tabela tabela tabela tabela tabela

49. Julia, filha de Elisandra, est aprendendo fraes e nmeros decimais. Ela sabe que

A=

5 0,43 . ; B = 0,012; C = 25 4

Do exposto CORRETO afirmar: A) B maior que A e menor que C. B) A+B = 3C+ 0,1

45. Marisol, Elisandra e Daniele so trs amigas. Elisandra tem R$ 5,00 a mais que Marisol, que por sua vez, possui o dobro do valor de Daniele. Somando o valor das trs amigas temos R$ 15.005,00. Pode-se afirmar: A) B) C) D) E) Elisandra tem R$ 6.005,00. Marisol tem R$ 2.000,05. Daniele tem R$ 1.510,00. Elisandra tem R$ 4.005,00 Marisol tem R$ 4.005,00.

C) A-B=C D) A maior que C-B. E) A igual a C-2B.

50. Fabiana emprestou metade do seu dinheiro a Ivanilda; logo aps recebeu de seu pai R$ 600,00 e com isto ficou com o dobro do que possua inicialmente. De acordo com esse contexto, CORRETO afirmar: A) B) C) D) E) Fabiana ao final possui R$ 800,00. Fabiana possua inicialmente R$ 300,00. Fabiana ao final possui R$ 700,00. Fabiana ao final possua R$ 1.200,00. Fabiana possua R$ 200,00.

46. Sandra precisa subdividir a sua equipe, composta de 30 mulheres e 18 homens, em grupos. Qual o maior nmero de grupos, que tenham a mesma quantidade de homens e mulheres, que ela pode criar? A) B) C) D) E) 2 grupos. 3 grupos. 4 grupos. 5 grupos. 6 grupos.

Pontifcia Universidade Catlica do Paran Concurso Pblico COPEL/2010Pg. 10

Pontifcia Universidade Catlica do Paran Concurso Pblico COPEL/2010Pg. 11