projecto cuidar melhor - alzheimer portugal...misericórdia de lisboa lança prémios...

24
nº52 junho a setembro 2013 FORMAÇÃO Cuidadores familiares e profissionais adquirem novas competências UM CONJUNTO DE RESPOSTAS LOCAIS, EM CASCAIS, OEIRAS E SINTRA PROJECTO CUIDAR MELHOR SER CUIDADOR Viajar com a pessoa com Demência

Upload: others

Post on 21-Aug-2021

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROJECTO CUIDAR MELHOR - Alzheimer Portugal...Misericórdia de Lisboa lança Prémios Neuro-ciências. Alzheimer Portugal subscreve Aliança Alzheimer do Mediterrâneo 03 desaFios

nº52

junh

o a

sete

mbr

o 20

13

FORMAÇÃOCuidadores familiares e profissionaisadquirem novas competências

Um conjUnto de respostas locais, em cascais, oeiras e sintra

PROJECTO CUIDAR MELHOR

SER CUIDADORViajar com a pessoa com Demência

Page 2: PROJECTO CUIDAR MELHOR - Alzheimer Portugal...Misericórdia de Lisboa lança Prémios Neuro-ciências. Alzheimer Portugal subscreve Aliança Alzheimer do Mediterrâneo 03 desaFios

DESTAQUES

05

04

08

12

14

19

15Se vive sozinho e foi diagnosticado com Demên-cia, aqui pode encontrar sugestões para ajudar-se a si próprio e indicação de quem pode auxiliá-lo a continuar a viver sozinho e em segurança.

Algumas dicas sobre como planear uma viagem com a pessoa com Demência.

Um local de encontro para partilha de experiên-cias e suporte mútuo.

Um conjunto de respostas locais, em Cascais, Oeiras e Sintra.

ser cUidador: Viajar com a pessoa com demÊncia

cUidar melHor

06

16 06

18

11

tenHo demÊnciaViVer soZinHo

08 21

a doenÇa de alZHeimerna eUropaGrupo Europeu de Pessoas com Demência elege nova Vice-Presidente. Projeto DECIDE chega ao fim com resultados de sucesso.

caFÉ memÓria

FormaÇÃo Cuidadores familiares e profissionais adquirem novas competências.

Dia 22 de Setembro terá lugar o Passeio da Memória 2013 em vários pontos do país.

passeio da memÓria

a doenÇa de alZHeimerem portUGalEstruturação do Plano Nacional de Intervenção em Perturbações Demenciais. Santa Casa da Misericórdia de Lisboa lança Prémios Neuro-ciências. Alzheimer Portugal subscreve Aliança Alzheimer do Mediterrâneo

Page 3: PROJECTO CUIDAR MELHOR - Alzheimer Portugal...Misericórdia de Lisboa lança Prémios Neuro-ciências. Alzheimer Portugal subscreve Aliança Alzheimer do Mediterrâneo 03 desaFios

03

desaFios atUais

FicHa tÉcnica nº52 junho a setembro 2013

propriedade e edição: Alzheimer PortugalAssociação Portuguesa de Familiarese Amigos de Doentes de Alzheimer

periodicidade: Quadrimestraldireção: Maria do Rosário Zincke dos Reisredação: Tatiana Nunes

design e edição: Marketividade, lda.impressão, papel e acabamento: DPI CromotipoDepósito Legal: 356366/13

Venho dirigir-me a vós pela segunda vez desde que tomou posse a atual direção, com inten-ção de vos dar conta do trabalho e preocupa-ções presentes.

o que a associação vem fazendo nestes últi-mos meses é naturalmente conhecido através do contacto direto que mantemos com doen-tes, associados, cuidadores, voluntários, seja pelos serviços prestados pelos trabalhadores da associação, seja por intervenção dos mem-bros dos órgãos sociais, nas atividades de-senvolvidas pela sede e pelas delegações. o presente Boletim relata ainda o que se passou e vai passar de maior relevância nos próximos tempos.

entretanto abrimos as atividades de centro de dia e serviço de apoio domiciliário na casa do alecrim, em cascais e pretendemos abrir muito em breve a valência lar, aguardando-se a aprovação do respetivo acordo por parte da segurança social.

entrou em fase de implementação o projeto cuidar melhor, nomeadamente com a abertu-ra dos gabinetes de apoio em cascais, oei-ras e sintra. em complemento deste projeto, encontram-se já em atividade as sessões do café memória. mantemos em atividade os ser-viços diretamente prestados aos doentes, em lisboa no centro de dia prof. carlos Garcia, em matosinhos no centro de dia memória de mim, no centro de dia de pombal e também na delegação da madeira e no núcleo do ribatejo. prossegue o trabalho de formação de cuidadores a nível nacional e a procura e preparação de candidaturas que possam, com as atividades que desenvolvemos, aju-dar os doentes e sustentar financeiramente a associação. de salientar, ainda, a importância da gestão de associados e toda a área admi-nistrativa e financeira que recebe e envia os suportes obrigatórios à gestão da associação, incluindo a gestão financeira. Apresentaremos

também, em breve, o novo website da alzhei-mer portugal.

descrevi o que para muitos de vós é já plena-mente conhecido, só para passar para o es-sencial da mensagem que vos quero transmitir e que se relaciona com o futuro próximo da nossa associação.

de facto como decorre do relatório e contas de 2012, que foi aprovado na assembleia Geral de 23 de março passado, que revela que, em 2012, se verificou um exercício com prejuízo, a associação precisa de, urgentemente, alterar a estrutura de funcionamento e o modo de gerir os respetivos centros de custos, tornando-os sus-tentáveis, nomeadamente adaptando os custos às receitas certas. pois sabendo que no passado, mesmo recente, foram as receitas não certas que completaram o funcionamento de muitas ativida-des, o certo é que, como já aconteceu em 2012, essas receitas, pontuais, oriundas de donativos de particulares, empresas e de áreas públicas, di-minuíram drasticamente, não podendo mais ser contabilizadas com segurança.

o que a direção vem já fazendo, com grande esforço é certo, é reduzir algumas atividades e custos não essenciais e que geravam prejuízos significativos, prosseguindo agora com a reor-ganização dos serviços sediados em lisboa, especialmente no serviço de apoio domiciliário. também as delegações do centro e do norte foram chamadas a reorganizarem os serviços e apresentarem soluções que equilibrem custos e receitas. a par, serão reduzidos os custos de fornecimentos e serviços que são adquiridos pela associação, como, por exemplo, co-municações e consumíveis.

a direção tem, como princípio, por um lado, manter os serviços que contratualizou com os utentes e por outro lado, aproveitando os atuais meios humanos, aumentar a oferta de serviços e assim de receitas.

deixando claro, julgo, a situação atual e a ne-cessidade de rever o modo de funcionamen-to da associação, deixo-vos mais uma vez um desafio – que nos ajudem, através do pa-gamento atempado das quotas, através de donativos que possam pontualmente dirigir--nos e passando este pedido aos vossos amigos. e aqui deixo, também mais uma vez, um pedido às empresas que, mesmo com va-lores reduzidos nos apoiem, o que geralmente não tem acontecido. Por fim, não posso deixar de me dirigir ao estado, nomeadamente aos ministérios da segurança social e da saúde, no sentido de relembrar que a nossa associa-ção, como muitas outras ipps, estão a receber cada vez menos apoios e continuamos a pres-tar as mesmas ajudas aos doentes, cuidado-res e à sociedade em geral, recebendo destes, face à crise social e financeira que se verifica, cada vez menos retribuição. precisamos que o ministério da segurança social nos viabilize o funcionamento, com acordos, das valências de lar da casa do alecrim, e de centro de dia, em pombal e matosinhos.

espero que a minha próxima mensagem seja já menos pessimista, certo que a direção e restantes corpos sociais, assim como os tra-balhadores da alzheimer portugal, tudo farão para isso, mas certo também que a vossa aju-da fará toda a diferença.

João Carneiro da Silva

Este boletim foi inteiramente escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

V

Presidente da Direção Nacional da Alzheimer Portugal

Page 4: PROJECTO CUIDAR MELHOR - Alzheimer Portugal...Misericórdia de Lisboa lança Prémios Neuro-ciências. Alzheimer Portugal subscreve Aliança Alzheimer do Mediterrâneo 03 desaFios

04

O Projeto “Cuidar Melhor” visa contribuir para a inclusão e promoção dos direitos das pessoas com Demência, bem como para o apoio e valorização dos familiares e profissionais que lhes prestam cuida-dos, através de uma intervenção pluridis-ciplinar, assente nos valores da parceria, do respeito pela dignidade humana e da personalização da intervenção.Este projeto resulta da conjugação de vontades de um leque de parceiros de referência – Fundação Calouste Gul-benkian, Fundação Montepio, Asso-ciação Alzheimer Portugal e Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa – aos quais se as-sociaram a empresa Sonae Sierra e os Municípios de Cascais, Oeiras e Sintra.A Alzheimer Portugal e os parceiros que se uniram a esta causa, reforçam desta forma, muito significativamente, o seu contributo para uma sociedade que inte-gre as pessoas com Demência e os seus cuidadores, no respeito dos seus direi-tos e na promoção da sua autonomia.

os 5 Grandes oBjetiVos sÃo:• Elaborar um diagnóstico atualizado do número de pessoas com Demência em cada um dos concelhos;• Sensibilizar a população dos conce-lhos abrangidos para as questões rela-cionadas com a Demência;

PROJETO CUIDAR MELHORUm conjUnto De respostas locais,

em cascais, oeiras e sintra.

• Criar gabinetes técnicos pluridiscipli-nares e de âmbito concelhio, de apoio a cuidadores e familiares de pessoas com Demência;• Formar novos quadros na área especí-fica da Demência;• Adaptar e desenvolver o conceito Me-mory Café em Portugal e criar Cafés Me-mória.

GaBinetes em cascais, oeiras e sintraOs Gabinetes Cuidar Melhor pretendem contribuir para a inclusão e promoção dos direitos das pessoas com Demência, bem como para o apoio e valorização dos fa-miliares e profissionais que lhes prestam cuidados. Consistem numa resposta pluridisciplinar, personalizada e de pro-ximidade vocacionada para prestar in-formações e apoio técnico, de modo a melhorar, desdramatizar e valorizar o ato de cuidar.

a qUem se destina?Os gabinetes Cuidar Melhor destinam-se às pessoas com Demência e a todos aqueles que direta ou indiretamente convivem com elas, isto é, aos seus cuidadores, familiares e amigos e ainda aos profissionais que lhes prestam cuidados. Encontram-se igualmente ao dispor das instituições sediadas no muni-cípios e da população em geral.

CASCAIS

O Gabinete de Cascais abriu portas no dia 22 de Abril, no Centro de Convívio do Poço Novo da Junta de Fregue-sia de Cascais. Funcionará todas as segundas-feiras, entre as 9:00h e as 12:30h.

OEIRAS

O Gabinete de Oeiras abre portas no dia 14 de Junho, no Centro de Juventu-de de Oeiras. Funcionará todas as sex-tas-feiras, entre as 9:00h e as 13:00h.

SINTRA

O Gabinete de Sintra abre portas no dia 19 de Junho, na Divisão de Higiene, Segurança e Saúde Ocupacional da Câmara Municipal de Sintra. Funcio-nará todas as quartas-feiras, entre as 9:00h e as 13:00h.

Para mais informações contacte:Email: [email protected] telefónica Cuidar Melhor: 963 519 966(Dias úteis - 10h-13h / 14h-16h)http://www.cuidarmelhor.org/

serViÇos prestados• Informação sobre as diversas ques-tões relacionadas com a Demência, tais como, causas, sinais de alerta, diagnós-tico e intervenção. • Encaminhamento para as respostas sociais e de ocupação de tempos livres existentes na comunidade. • Apoio Jurídico gratuito prestado por juristas destinado a esclarecer as pesso-as com Demência sobre os seus direi-tos, bem como estas e seus cuidadores sobre os procedimentos legais que po-dem/devem ser levados a cabo após o Diagnóstico e no decurso da doença. • Formação para cuidadores e fami-liares sobre um conjunto alargado de temas, assegurada por técnicos com di-ferentes valências, garantindo um leque de conhecimentos abrangente no que respeita à prestação de cuidados.

Page 5: PROJECTO CUIDAR MELHOR - Alzheimer Portugal...Misericórdia de Lisboa lança Prémios Neuro-ciências. Alzheimer Portugal subscreve Aliança Alzheimer do Mediterrâneo 03 desaFios

05

A Alzheimer Portugal e a Sonae Sierra estão a adaptar e desenvolver em Portugal o con-ceito “Memory Café”, através da realização de um projeto-piloto para a criação do Café Memória a funcionar em dois dos Centros Comerciais da Sonae Sierra.

O Café Memória é um local de encontro des-tinado a pessoas com problemas de memó-ria ou Demência, bem como aos respetivos familiares e cuidadores, para partilha de experiências e suporte mútuo, com o acompanhamento de profissionais de saúde ou de ação social.

Os encontros decorrem em sessões es-truturadas, não clínicas, num espaço in-formal e protegido, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e redução do isolamento social. O Café Memória promove a interação entre pessoas com experiências semelhantes e a participa-ção dos utilizadores em atividades lúdi-cas e estimulantes, num ambiente reser-vado e seguro em que é oferecido apoio emocional e informação útil.

CAFé MEMóRIA EM LISbOA E CASCAISUm local De encontro para partilha

De experiências e sUporte mútUo.

.

sessÕes do caFÉ memÓriaConceito de sucesso em diversos paí-ses, o Café Memória chega agora a Por-tugal sob a forma de um projeto-piloto, que contará inicialmente com uma ses-são por mês a decorrer em dois Centros Comerciais da Sonae Sierra: no Centro Colombo decorrerá no primeiro sábado de cada mês; e no CascaiShopping no terceiro sábado de cada mês.Os encontros iniciam-se com o acolhi-mento individual de cada um dos partici-pantes e prosseguem com a apresentação de um tema por um orador ou a realização de atividades. Contempla também uma pausa para café destinada a promover um momento de convívio entre todos.

memorY caFÉ oriGens e sitUaÇÃo atUalO conceito ‘Memory Café’ está implemen-tado em diversos países em todo o mundo. No Reino Unido, tem vindo a ser desen-volvido de forma sistemática desde o ano 2000 e é uma resposta social que está identificada no Plano Nacional Inglês

O Café Memória tem lugar sempre às 09:00h, no primeiro sábado de cada mês no Centro Comercial Colombo e no terceiro sábado de cada mês no CascaiShopping. A participação nas sessões do Café Memória é gratuita e não necessita de inscrição prévia.

para as Demências elaborado em 2009 neste país, onde funcionam mais de 60 ‘Memory Cafés’. Nos E.U.A., o primeiro surgiu em 2011.

Para além deste conceito, existem ainda os Alzheimer Cafés que funcionam de forma semelhante e estão implementados em vá-rios países, como Holanda, Bélgica, Reino Unido ou Canadá.O lançamento do Café Memória em Portu-gal é uma iniciativa da Associação Alzhei-mer Portugal e da Sonae Sierra e conta com o apoio de diversos parceiros institucionais: Fundação Calouste Gulbenkian; Fundação Montepio e Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. O projeto-piloto conta, ainda, com uma rede alargada de parceiros empresariais: Portu-gália Restauração, Optimus, Delta Cafés, Sumol+Compal, Celeiro e Bial.A criação do Café Memória insere-se num projeto mais vasto – “Cuidar Melhor” de Apoio aos Cuidadores de Pessoas com Demência - lançado igualmente pela Asso-ciação Alzheimer Portugal e pelos referidos parceiros institucionais, que conta ainda com o apoio dos Municípios aderentes Cascais, Oeiras e Sintra.

Visite: http://www.cafememoria.pt/

Page 6: PROJECTO CUIDAR MELHOR - Alzheimer Portugal...Misericórdia de Lisboa lança Prémios Neuro-ciências. Alzheimer Portugal subscreve Aliança Alzheimer do Mediterrâneo 03 desaFios

06

Se vive sozinho e foi diagnosticado com Demência, aqui pode encontrar sugestões para ajudar-se a si próprio e indicação de quem pode auxiliá-lo a continuar a viver sozinho e em se-gurança.

Cada vez mais na nossa sociedade as pessoas vivem sozinhas, quer seja por opção ou circunstância. Muitas pes-soas vivem sozinhas na altura em que são diagnosticadas com Demência e poderão continuar a fazê-lo com su-cesso, durante algum tempo.

SEguEM-SE ALguMAS SugEStõES quE PoDEM AJuDá-Lo, CASo VIVA SozInho.

peÇa ajUdaA maioria das pessoas valoriza a sua independência. Por isso, pedir e acei-tar ajuda pode, às vezes, ser muito difícil. A família e os amigos ficam, ge-ralmente, muito satisfeitos em ajudar, caso lhes dê conhecimento daquilo que necessita. Esta ajuda pode auxi-

TENHO DEMÊNCIAViVer soZinho

liá-lo a manter a sua independência.Os serviços de apoio domiciliário, à semelhança dos seus amigos e fami-liares, podem ajudá-lo a permanecer na sua casa, enquanto assim o de-sejar. Estes serviços podem incluir a preparação e entrega de refeições, a limpeza e manutenção de casa, o transporte e visitas sociais.

A Alzheimer Portugal tem informações detalhadas sobre os serviços disponí-veis na sua área de residência. Garanta a sUa seGUranÇa• gás e eletricidadePode introduzir dispositivos que des-liguem automaticamente os aparelhos elétricos e a gás. Estes desligar-se-ão

06

Page 7: PROJECTO CUIDAR MELHOR - Alzheimer Portugal...Misericórdia de Lisboa lança Prémios Neuro-ciências. Alzheimer Portugal subscreve Aliança Alzheimer do Mediterrâneo 03 desaFios

07

automaticamente, após um determi-nado período de tempo, caso tenham sido acidentalmente deixados ligados.Procure equipamentos novos que se desliguem automaticamente.

• Detetores de fumoTodas as pessoas devem ter detetores de fumo instalados. Providencie al-guém para verificá-los regularmente e instalar pilhas ou baterias novas, caso seja necessário. Pode considerar ter o detetor de fumo ligado à rede elétrica.

• EmergênciasMantenha uma lista de números de emergência escritos em letra grande junto ao telefone, incluindo o seu en-dereço e uma descrição de onde vive. Considere a possibilidade de comprar uma pulseira ou colar que esteja liga-do a um serviço de assistência 24 ho-ras por dia que tenha os seus dados registados.

• MobiliárioUtilizar móveis simples e deixá-los no mesmo lugar pode ajudar a manter a casa organizada. Retire os tapetes soltos e verifique se as alcatifas não estão levantadas, de forma a evitar quedas.

• LembretesDeixe lembretes escritos como por exemplo: “desligar o fogão” ou “des-ligar o ferro”. Certifique-se que os coloca num sítio em que os veja com facilidade. Utilizar post-its é uma boa maneira de deixar lembretes a si pró-

prio. Peça a um amigo ou parente para lembrá-lo das horas da refeição, compromissos e de tomar os seus medicamentos.

• ChavesDeixe duas ou três chaves sobresse-lentes ao cuidado de familiares, ami-gos ou vizinho de confiança.

• À noiteCaso sinta que o seu sono fica per-turbado pelo facto de deixar uma luz ligada durante a noite, poderá utilizar, como alter-nativa, uma luz com sensor de movimento.

• Mantenha-se em contactoÉ importante que mantenha os seus con-tactos sociais. Conversar com outras pessoas que foram diagnosticadas com Demência pode ser uma ajuda.

• o futuroSe estiver preocupado em saber como gerir a sua vida à medida que a doença vai progredindo, contacte a Alzheimer Portugal para obter informação sobre opções de cuidados ou alternativas de residência para o futuro.

Page 8: PROJECTO CUIDAR MELHOR - Alzheimer Portugal...Misericórdia de Lisboa lança Prémios Neuro-ciências. Alzheimer Portugal subscreve Aliança Alzheimer do Mediterrâneo 03 desaFios

08

Aqui pode encontrar informação útil para planear uma viagem com a pes-soa com Demência. São descritos alguns sinais de alerta que identificam alturas em que viajar poderá ser de-saconselhado, assim como são feitas algumas sugestões para planear uma viagem.Muitas famílias e cuidadores têm mo-mentos felizes e gratificantes ao viajar com a pessoa com Demência. Estas viagens incluem as deslocações dentro do país ou para fora deste e podem ser realizadas para descansar, reuniões fa-miliares, turismo ou mudança para uma prestação de cuidados diferente.No entanto, viajar com uma pessoa que tem Demência pode apresentar vários perigos e desafios. Geralmente, é me-lhor viajar nas fases iniciais da doença, uma vez que nas fases mais avançadas a pessoa pode ficar muito desorientada, agitada ou angustiada.Embora as pessoas com Demência ge-ralmente estejam melhor em ambientes bem organizados, familiares e estáveis, a viagem pode ser bem-sucedida caso existam condições adequadas e um pla-neamento cuidadoso.

SInAIS DE ALErtA PArA não VIAJAr• Desorientação e agitação em am-bientes familiares;• Querer voltar para casa quando se ausenta por breves períodos;• Comportamento desinibido ou agressivo• Problemas de incontinência;• Choro, ansiedade ou isolamento em ambientes ruidosos ou com muitas pessoas;• Comportamento agitado ou deam-bulação.Se algum destes sinais estiver presen-te, pode significar que viajar não será boa ideia. Se a viagem for inevitável, será aconselhável consultar um espe-cialista para avaliar se a medicação pode ser útil para acalmar a pessoa. Proporcionar à pessoa uma compa-nhia familiar e tranquilizadora deve ser a primeira opção.Mesmo que nenhum dos sinais es-teja presente, pode ser útil fazer um ensaio realizando, por exemplo, uma viagem curta que utilize o mesmo tipo de transporte que se planeia utilizar na viagem mais longa. Isto irá ajudar a estabelecer a capacidade da pessoa

SER CUIDADORViajar com a pessoa com Demência

08

para viajar. Também ajuda a esclare-cer se o plano original de viagem deve ser mantido ou não.

Viajar de aViÃoPara as pessoas que estão a planear viajar para o estrangeiro é importante procurar com antecedência aconse-lhamento especializado e desenvolver planos de contingência para alterações imprevistas ou cancelamento da viagem.

Considerações• O itinerário deve ter várias escalas, de modo a permitir à pessoa com De-mência adaptar-se gradualmente às diferenças horárias;• Informe o seu agente de viagens de que serão necessários tempos de pa-ragem mais longos em cada local;• Disponibilize tempo para procurar o melhor seguro de viagem para a situ-ação;• Se achar apropriado, informe a com-panhia aérea que uma pessoa com Demência vai viajar com eles. A maio-ria das companhias aéreas irá prestar uma grande ajuda;• Se for necessário, solicite ajuda ao

Page 9: PROJECTO CUIDAR MELHOR - Alzheimer Portugal...Misericórdia de Lisboa lança Prémios Neuro-ciências. Alzheimer Portugal subscreve Aliança Alzheimer do Mediterrâneo 03 desaFios

09

pessoal de cabine quando a pessoa precisar de utilizar a casa de banho. Solicitar um lugar próximo da casa de banho pode ajudar a evitar desloca-ções maiores dentro do avião;• Solicitar um lugar junto do corredor de passagem pode ser útil;• Se for possível, registe a bagagem até ao vosso destino final. É útil uti-lizar malas de viagem com rodas, ou investir numa mala de peso leve;• Leve o mínimo de roupa. Mas lem-bre-se de levar para o avião uma muda de roupa para a pessoa;

Viajar de carroConsiderações• Confirme se a pessoa está confortá-vel no assento, especialmente se for uma viagem de longa distância;• Verifique se a pessoa necessita de ajuda para colocar ou tirar o cinto de segurança;• Tenha atenção à segurança da pes-soa quando esta sair do carro, espe-cialmente se estacionar numa zona de trânsito;• Não conduza sozinho com uma pessoa que está agitada. A sua segu-rança, bem como a da pessoa e das outras pessoas que utilizam a estrada pode estar em risco.

dicas para as Famílias e cUidado-res qUe Viajam com alGUÉm com demÊncia• Esteja preparado para fazer tudo por duas pessoas. Esta situação pode ser muito cansativa, por isso tente descan-sar bastante antes da viagem;• Motive a pessoa com Demência para utilizar uma pulseira de identificação durante todo o tempo de viagem. Con-firme, também, que as seguintes infor-mações estão na carteira ou mala da pessoa: nome, morada e número de te-lefone dos locais de estadia durante as férias. Identifique todas as roupas com o nome da pessoa;• Guarde consigo todos os elementos importantes tais como passaportes, di-nheiro, horários e bilhetes;• Leve uma lista de contactos importan-tes, tais como médico e família;• Lembre-se de levar medicação sufi-ciente para o período de viagem, assim como as receitas médicas;• Faça uma lista das medicações recen-tes e atuais que podem ser úteis se a pessoa com Demência ficar doente;

• Peça ajuda. Os outros não poderão ajudá-lo se não souberem que existe um problema;• Esteja atento nas casas de banho grandes que têm mais do que um ponto de entrada/saída. Considere utilizar a casa de banho para defi-cientes, onde existe mais espaço e pode permanecer junto da pessoa;• Se ficar num hotel e a deambula-ção da pessoa constituir um proble-ma, tranque a porta do quarto com uma fechadura de segurança. Pode

utilizar um alarme portátil para a porta;• Deixe a luz da casa de banho acesa durante toda a noite;• As torneiras e os puxadores desco-nhecidos podem ser muito confusos para a pessoa com Demência. Certi-fique-se que liga o chuveiro e regula a temperatura da água;• Mantenha o sentido de humor e ria-se das coisas engraçadas que acontecerem ao longo do dia;• Disponibilize muito tempo para tudo.

Adaptado de Alzheimer Austrália

Page 10: PROJECTO CUIDAR MELHOR - Alzheimer Portugal...Misericórdia de Lisboa lança Prémios Neuro-ciências. Alzheimer Portugal subscreve Aliança Alzheimer do Mediterrâneo 03 desaFios

10

Bionapal 20% de desconto sobre as consultas e tratamentos;10% de desconto sobre os suplementos alimentares.morada: r. Filarmónica artística pombalense, nº 40 - pombal, leiria 3100-482telefone: 236 096 053 email: [email protected] site: www.bionapal.com/

camÉlia Hotel & Homesdesconto de 15% sobre a joia de inscrição;desconto de 10% na mensalidade referente à estada/internamento, cuidados de higiene e ali-mentação, cuidados de enfermagem e assistência médica, atividades de animação.morada: e.n.105, nº 787 polvoreira, 4835- 164 Guimarães telefone: 253 424 400 / 253 424 404e-mail: [email protected] site: www.camelia.pt

CAsA MinhA – ResidênCiA GeRiátRiCAdesconto de 20% a praticar sobre a tabela de preços em vigor.morada: rua soeiro da costa lote 36 2580 carregado telefone: 263 857 480telemóvel: 916 160 152 Fax: 263 857 481 email: [email protected] site: http://www.casaminha.com/

FARMáCiA dA nAzARé oferta de cartão de cliente para aquisição de medicamentos e outros produtos de saúde. os beneficiários irão acumular, em saldo de car-tão, 10% da compra no caso de medicamentos não sujeitos a receita médica e produtos de cosmética/ higiene e 5% do valor da compra no caso de medicamentos sujeitos a receita médica.

morada: avenida do colégio militar, n.º 25, 9000-135 Funchaltelefone: 291 702 400Fax: 291 702 401email: [email protected]

FARMáCiA do CAniço oferta de cartão de cliente para aquisição de medicamentos e outros produtos de saúde, em que os beneficiários irão acumular, em saldo de cartão, 10% da compra no caso de medicamentos não sujeitos a receita médica e produtos de cosmé-tica/ higiene e 5% do valor da compra no caso de medicamentos sujeitos a receita médica;serviço gratuito de entrega ao domicílio dos produtos adquiridos pelos beneficiários em www.farmaciadocanico.pt;entrega gratuita de medicamentos ao domicílio, nos concelhos de machico, santa cruz e Funchal. morada: estrada joão Gonçalves Zarco, 74, 9125-018 caniçotelefone: 291 930 570email: [email protected]: www.farmaciadocanico.pt

FUndaÇÃo liGadesconto de 50% na primeira consulta, no serviço de consultas de especialidade, relativamente às especialidades médicas de neurologia, ortopedia e Fisiatria.morada: rua do sitio ao casalinho da ajuda, 1349 – 011 Lisboa telefone: 213 616 910email: [email protected] site: http://www.fundacaoliga.pt

Gentil caredesconto de 10% a praticar sobre a tabela de preços em vigor.morada: av. independência das colónias n.º 6B 2900-406 setúbal

Fax: 265 185 750 telemóvel: 962 837 391 email: [email protected] site: http://www.gentilcare.pt/

Help pHonedesconto de 10% a praticar sobre a tabela de preços em vigor.morada: rua dr. pedro de sousa, n.º 660 4100-389 portolinha azul: 808 233 347telefone: 226 106 740Fax: 226 106 741email: [email protected] site: http://www.helpphone.pt

Hope caredesconto de 5% nos equipamentos;desconto de 20% na mensalidade do serviço de telecuidado.morada: rua das Fisgas , 442 cascaistock arma-zém 1, alcoitão 2649-505 alcabideche telefone: 212 408 715email: [email protected] site: www.hope-care.pt

liVe lonGerdesconto de 15% em cuidados pessoais e Fami-liares, Fisioterapia e psicologia;desconto de 10% em cuidados de enfermagem.morada: edifício república, av. da república, 1º piso, escritório d, alcoitão 2645-143 alcabideche telefone: 934564586/87 email: [email protected] site: http://www.livelonger.pt/

miminHo aos aVÓsdesconto de 5% no serviço de apoio domiciliário;desconto de 10% nos produtos comercializados e no aluguer de equipamento ortopédico;desconto de 15% nos produtos específicos para incontinência urinária e consumíveis descartáveis. morada: estrada do algueirão, n.º 26-a algueirão 2725-019 mem martinstelefone: 219 264 970telemóvel: 962 837 391 email: [email protected] site: http://www.miminhoaosavos.pt/

nestlÉ - nUtriÇÃo clínicadesconto de 20% a praticar sobre a tabela de preços em vigor.linha nestlé Health science: 800 208 457email: [email protected] site: http://www.nestle.pt/saboreiaaVida/produtos/nutricaoclinica/pages/nutricao-clinica.aspx

bENEFíCIOS PARA ASSOCIADOSnovos protocolos

Fique a conhecer todos os protocolos que a alzheimer portugal tem vindo a estabelecer com diversas entidades públicas e privadas, procurando sempre benefícios e mais-valias para todos os associados, nas seguintes áreas:

Material Médico; Equipamentos Hospitalares; Ajudas Técnicas; Apoio Domiciliário; Serviços de Higiene; Apoio Pessoal; Lar de Idosos; Centros de Dia; Clínicas; Centros de Enfermagem; Sistemas de Localização; Farmácias; Diversos;

Para conhecer o Dossier de Protocolos visite o site da Alzheimer Portugal: www.alzheimerportugal.org

Page 11: PROJECTO CUIDAR MELHOR - Alzheimer Portugal...Misericórdia de Lisboa lança Prémios Neuro-ciências. Alzheimer Portugal subscreve Aliança Alzheimer do Mediterrâneo 03 desaFios

11

o tomate é um alimento muito versátil, quer pela sua grande variedade de tamanhos, formas e cores, quer pela sua vas-ta aplicação na culinária. o tomate é uma boa fonte de sais minerais como o potássio, magnésio, fósforo e ferro, nutrien-tes essenciais no controle da tensão arterial, das contracções musculares, da saúde das artérias e da manutenção dos lí-quidos celulares. É ainda rico em vitamina c, e é de todos os vegetais, o que tem maior quantidade de licopeno, um caro-tenóide percursor da vitamina a, pigmento que dá a cor ver-melha, característica do tomate. o licopeno é um antioxidante que protege as células e outras estruturas das agressões pro-vocadas pelos radicais livres. o consumo de alimentos ricos em licopeno está associado à prevenção de alguns tipos de cancro, nomeadamente no cancro da próstata e cancro colo--rectal. quanto mais vermelho for, maior é a quantidade de licopeno e de concentração de antioxidante que o tomate reterá. este alimento é de baixo valor calórico, já que a sua composição corresponde a 95% de água e cerca de 4% de hidratos de carbono, sendo que 100g de tomate fornecem cerca de 19 Kcal. de fácil conservação, pela sua pele que impede grandes perdas vitamínicas, o tomate poderá ser uma boa opção a ter no frigorífico.

Associação Portuguesa dos Nutricionistas

NUTRIÇÃO BeneFÍcios Do consUmo De tomate

RECEITAmolHo de tomate

Ingredientes1 kg de tomates bem maduros;1 cebola picada;2 dentes de alho picados;½ chávena de chá de azeite ;1 cenoura;mangericão (q.b.);sal e pimenta (q.b.).

Preparação:lave os tomates, faça um leve corte em cruz e coloque-os na panela com água a ferver, de modo a cobrir todos os tomates. deixe cozinhar por cerca de dois minutos ou até a pele soltar. depois de cozidos, retire a pele e pique-os no liquidificador.refogue a cebola e o alho no azeite. junte ao refogado o tomate já batido e a cenoura inteira. leve tudo ao lume e deixe cozinhar até obter um molho espesso.retire a cenoura e adicione o sal e a pimenta a gosto. as folhas de manjeri-cão picadas devem ser adicionadas na hora de servir.

11

Page 12: PROJECTO CUIDAR MELHOR - Alzheimer Portugal...Misericórdia de Lisboa lança Prémios Neuro-ciências. Alzheimer Portugal subscreve Aliança Alzheimer do Mediterrâneo 03 desaFios

1212

em 2012, a alzheimer portugal, através das suas ações de formação e informação, che-gou diretamente, a cerca de 4 000 pessoas. Foi este o número de cuidadores familiares e profissionais, estudantes, profissionais de saúde e de apoio social e público em geral que beneficiaram, a nível nacional, do conhe-cimento e da experiência que esta associação tem vindo a acumular ao longo de 25 anos de existência.este ano, a alzheimer portugal já formou 228 pessoas em 27 Workshops/ações de For-mação e realizou ações de informação que abrangeram cerca de 979 pessoas a nível nacional e 600 pessoas a nível internacional.a equipa de formadores é composta por técnicos, todos com experiência específica de lidar e cuidar de pessoas com demência. este aspeto constitui uma grande mais-valia da alzheimer portugal na medida em que as ações de formação são enriquecidas com

FORMAÇÃO: CUI-DADORES FA-MILIARES E

FORMAÇÃO: CUIDADORES FAMILIARES E PROFISSIONAIS

aDQUirem noVas competênciasexemplos muito práticos e já experimentados, fundamentais para transmitir aos formandos estratégias de bem cuidar, muito eficazes no seu dia-a-dia.a formação constitui uma ferramenta funda-mental para disseminar boas práticas e trans-mitir os valores e princípios fundamentais por que se deve pautar toda a atuação de quem convive e cuida de pessoas com demência: abordagem centrada na pessoa e respeito absoluto pelos direitos e autodeterminação da pessoa com demência.os principais módulos da formação na alzhei-mer portugal são abordagem centrada na pessoa, relações interpessoais, comunica-ção e assertividade, ocupação, aspetos jurí-dicos, apoios sociais, entre outros. com estes módulos pretende-se transmitir competências específicas que permitam a prestação de cuidados adequados às reais necessidades das pessoas com demência e

dos seus familiares, sem esquecer também as necessidades dos cuidadores profissionais. A transmissão de conhecimentos baseia-se na experiência acumulada dos profissionais da associação ao longo dos vários anos de pres-tação de cuidados às pessoas com demência e de relacionamento e apoio aos seus familia-res e cuidadores profissionais.no 2º semestre deste ano o departamento de Formação vai lançar mais um novo Workshop de 3 horas sobre o testamento Vital e Workshops com a duração de um dia sobre cuidados de enfermagem e estratégias para maior bem-estar.consulte a calendarização das ações de for-mação promovidas pela alzheimer portugal e inscreva-se.

12

Page 13: PROJECTO CUIDAR MELHOR - Alzheimer Portugal...Misericórdia de Lisboa lança Prémios Neuro-ciências. Alzheimer Portugal subscreve Aliança Alzheimer do Mediterrâneo 03 desaFios

13

SEDE - LISbOA

ações de Formação para público em Geral:

4 de Junho de 2013 | Workshop “lidar com a doença de Alzheimer – Aspetos jurídicos”

5 de Junho de 2013 | Workshop “lidar com a doença de Alzheimer – Relações interpessoais”

6 de Junho de 2013 | Workshop “lidar com a doença de Alzheimer – Abordagem centrada na pessoa”

7 de Junho de 2013 | Workshop “lidar com a doença de Alzheimer – estratégias para maior Bem-estar”

7 de Junho de 2013 | Workshop “lidar com a doença de Alzheimer – Respostas sociais”

12 de Junho de 2013 | Workshop “lidar com a doença de Alzheimer – nutrição”

19 de Junho de 2013 | Workshop “lidar com a doença de Alzheimer – Competên-cias pessoais, trabalho em equipa”

2 de Julho de 2013 | Workshop “lidar com a doença de Alzheimer – testamento Vital”

9 de Julho de 2013 | Workshop “lidar com a doença de Alzheimer – Relações interpessoais”

11 de Julho de 2013 | Workshop “lidar com a doença de Alzheimer – Fisiotera-pia”

17 de Julho de 2013 | Workshop “lidar com a doença de Alzheimer – Competên-cias pessoais, trabalho em equipa”

23 de Setembro de 2013 | Workshop “Lidar com a doença de Alzheimer – Res-postas sociais”

24 de Setembro de 2013 | Workshop “Lidar com a doença de Alzheimer – As-petos jurídicos”

25 de Setembro de 2013 | Workshop “Lidar com a doença de Alzheimer – Re-lações interpessoais”

26 de Setembro de 2013 | Workshop “Lidar com a doença de Alzheimer – Abor-dagem centrada na pessoa”

26 de Setembro de 2013 | Workshop “li-dar com a doença de Alzheimer – nutrição”

FORMAÇÃO ações agenDaDas

a alzheimer portugal é acreditada como entidade Formadora pela dGert (direcção Geral do em-prego e das relações de trabalho), desde 2006.

apresentamos-lhe algumas das ações de For-mção já agendadas até outubro de 2013.

para consultar o calendário atualizado das ativi-dades de formação visite www.alzheimerportugal.org ou contacte a sede ou delegação mais pró-xima de si.

para frequentar as ações de Formação e os Workshops é obrigatório efetuar a inscrição e o respetivo pagamento.

27 de Setembro de 2013 | Workshop “Lidar com a doença de Alzheimer – Co-municação e assertividade na doença de alzheimer”

08 de Outubro de 2013 | Workshop “li-dar com a doença de Alzheimer – Fisio-terapia”

11 de Outubro de 2013 | Workshop “lidar com a doença de Alzheimer – ocupação”

14 de Outubro de 2013 | Workshop “lidar com a doença de Alzheimer – Prevenção de quedas e adaptações em casa”

ações de Formação para cuidadores Formais nível 1 – Auxiliares de Ação direta:

ação de Formação para cuidadores For-mais de pessoas com doença de alzheimer 21, 22, 23, 24 e 25 de outubro de 2013 |

DELEGAÇÃO NORTE:

ações de Formação para público em Geral:

19 de Junho de 2013 | Workshop “lidar com a doença de alzheimer: cuidar do cuidador”

DELEGAÇÃO CENTRO:Ações de Formação para Público em Geral

6 de Junho de 2013 | Workshop “tomar con-ta dos pais (quando a demência aparece)”

17 de Junho de 2013 | Workshop “doença de alzheimer na literatura infantil”

1 de Julho de 2013 | Workshop “estratégias de comunicação para a pessoa com demên-cia”

22 de Julho de 2013 | Workshop “Ges-tão emocional para cuidadores”

7 de Agosto de 2013 | Workshop “stress no cuidador informal de pessoas com de-mência”

13 de Setembro de 2013 | Workshop “snoezelen: intervenção para a pessoa com demência”

18 de Outubro de 2013 | Workshop “sno-ezelen: intervenção para a pessoa com demência”

22 de Outubro de 2013 | Workshop “exer-cício Físico para um envelhecimento ativo”

ações de Formação para cuidadores Formais nível 1 – Auxiliares de Ação direta:

11, 12 e 13 de junho de 2013 | ação de Forma-ção “cuidar da pessoa com demência”

ações de Formação para cuidadores Formais nível 5 – técnicos superiores:

3, 4, 5 e 8 de julho de 2013 | ação de Formação “cuidar da pessoa com doença de alzheimer”

DELEGAÇÃO DA MADEIRA:

20 de Junho de 2013 | Workshop “lidar com a doença de alzheimer - a nutrição”

10 de Julho 2013 | Workshop “demência e abordagem centrada na pessoa”

16 e 17 de Julho 2013 | Workshop “dia a dia da pessoa com demência. como agir?

23 de Julho 2013 | Workshop “segurança e aspetos Facilitadores do dia-a-dia”

14, 15 e 16 de Outubro de 2013 | ação de For-mação “cuidar da pessoa com demência”, para cuidadores Familiares

30 de Outubro de 2013 | Workshop “lidar com a doença de Alzheimer – Questões Jurídicas”

Page 14: PROJECTO CUIDAR MELHOR - Alzheimer Portugal...Misericórdia de Lisboa lança Prémios Neuro-ciências. Alzheimer Portugal subscreve Aliança Alzheimer do Mediterrâneo 03 desaFios

14

o decide (diagnostic enhancement of Confidence by an international distributed environment) é um projeto europeu, que tem como objetivo desenvolver um e-serviço desti-nado a investigadores e clínicos para o estudo e para o diagnóstico precoce da doença de alzheimer e de outras doenças neurodege-nerativas.a 17 de abril de 2013, a equipa do projeto deCide realizou, em Roma, uma revisão fi-nal bem sucedida. o projeto alcançou todos os seus objetivos e demonstrou sustentabi-lidade ao longo de todo o seu desenvolvi-mento. a revisão foi realizada nas instala-ções da Garr, a organização italiana de

Diagnostic Enhancement of Confidence by an International Distributed Environment

PROJETO “DECIDE” CHEGA AO FIM COM RESULTADOS DE SUCCESSO

pesquisa e educação, coordenadora deste projeto. A Comissão de revisão foi chefiada por athina Zampara, incluindo ainda julia-ne jark, Kamen Beronov e michal mozdzo-nek. após assistirem às apresentações, à demonstração do serviço e a sessões de discussão com membros do projeto, a co-missão concluiu que, efetivamente, o pro-jeto realizou tudo aquilo a que se propôs.os revisores frisaram especificamente a ex-celência científica e tecnológica do projeto, apontando também várias áreas onde se podem implementar melhorias. o relatório final será entregue nas próximas semanas.decide é um serviço operacional que auxi-

nina Balackova foi eleita, a 12 de abril, Vice presidente do Grupo europeu de pessoas com demência (european Working Group

lia no diagnóstico da doença de alzheimer e outras formas de demência. Felizmente, o serviço vai continuar a operar após o final projeto, o que se deve sobretudo ao apoio do ministro da saúde italiano, que já aprovou financiamento para vários projetos comple-mentares envolvendo o decide.o deCide foi financiado pela Comissão eu-ropeia no âmbito do 7º programa de apoio.

o filme espanhol, vencedor do Prémio Goya para Melhor Filme educativo, chega agora a Portugal.“rugas” estreou a dia 23 de maio, com vozes de custódia Gallego e rui mendes.

Baseado na banda-desenhada do mesmo nome, de paco roca, “rugas” é uma longa-metragem de anima-ção em 2d para um público adulto, do realizador ignacio Ferreras. “rugas” mostra a amizade entre emílio e miguel, dois senhores idosos fechados num lar de terceira idade. o recém-chegado emílio, numa fase inicial de alzheimer, é ajudado por miguel e alguns colegas a evitar que o transfiram para o temido andar de cima do lar, também conhecido como o andar dos “assistidos” ou das cau-sas perdidas. o seu louco plano enche o dia-a-dia dos idosos, normalmente entediante, de humor e ternura, porque apesar de para alguns as suas vidas estarem a terminar, para eles é só o começo

GRUPO EUROPEU DE PESSOAS COM DEMÊNCIA ELEGE NOvA vICE-PRESIDENTE

of People with dementia – eWGPWd), na última reunião deste grupo de trabalho que existe sob a égide da alzheimer europe.nina Baláčková nasceu em 1958 em Pra-ga, república checa, onde viveu toda a sua vida. estudou na escola de economia e exerceu Contabilidade como profissão. em 2009, dois anos depois de ser sido diagnosticada com doença de alzheimer, decidiu ajudar a divulgar informações so-bre a demência a mais pessoas. nina entrou para o grupo de trabalho europeu das pessoas com demência em outu-bro de 2012 e foi eleita Vice-presidente em 12 de Abril de 2013. nina Baláčková recebeu, há cerca de 5 anos, diagnóstico

de doença de alzheimer. já se notam al-gumas dificuldades no seu discurso: lento, com algumas pausas na busca da palavra mais certa.conforme nos disse no almoço debate que teve lugar a 4 de dezembro de 2012 no par-lamento europeu, para nina, é fundamental estar ocupada, sentir-se útil e envolvida na sociedade, participando nas mesmas ativi-dades que as outras pessoas: passear, ir ao cinema, viajar, conversar.a nina é uma pessoa extremamente afetu-osa e bem-disposta. É o exemplo vivo de como alguém com doença de alzheimer consegue viver bem com demência e ser um membro ativo da sociedade

RUGAS DA bD PARA O CINEMA

DOENÇA DE ALZHEIMERna eUropa

Page 15: PROJECTO CUIDAR MELHOR - Alzheimer Portugal...Misericórdia de Lisboa lança Prémios Neuro-ciências. Alzheimer Portugal subscreve Aliança Alzheimer do Mediterrâneo 03 desaFios

15

DOENÇA DE ALZHEIMERna eUropa

22 de Julho de 201314:00h - Ação de InformaçãoaUditÓrio do Hospital de Faronesta sessão serão abordados temas como o que é a doença de alzheimer e quais os seus principais sintomas, implica-ções na vida da pessoa com demência e dos seus cuidadores, bem como quais os apoios sociais existentes.

23 de Julho de 201314:30h - 17:30h - Workshop “Como lidar com a Pessoa com Demência” silVes: local a deFinir– demências e doença de Alzheimer;– Abordagem Centrada na Pessoa;– estratégias para maior bem-estar;– Apoios sociais.

24 de Julho de 201315:00h - 17:00h Atendimentos PsicossociaisesPAço sAúde eM diáLoGo

17:00h - 19:00h Workshop “Como lidar com a Pessoa com Demência” esPAço sAúde eM diáLoGo– demências e doença de Alzheimer;– Abordagem Centrada na Pessoa;– estratégias para maior bem-estar;– Apoios sociais.

25 de Julho de 201315:00h - 19:00h - Atendimentos PsicossociaisesPAço sAúde eM diáLoGo

DOENÇA DE ALZHEIMERem portUgal

esPAço sAúde eM diáLoGopraceta azedo Gneco, nº17 Bloco e edifício da carreira de tiro 8000-163 Faro

para informações/inscrições:departamento de Formação da alzheimer portugalana margarida cavaleiro / catarina da paz

E-mail: [email protected] | Tel. 21 3610460/3

ALZHEIMER PORTUGALEM FARO

de 22 a 25 de jUlHo de 2013, a alZHeimer portUGal estARá eM FARo CoM Ações de inFormaÇÃo, WorKsHops e atendimentos psicossociais.

realiZoU-se nos dias 20 e 21 de maio, na FUndaÇÃo cidade de LisBoA, o seMináRio “estRutuRAção do PLAno nACionAL de inteR-VenÇÃo em pertUrBaÇÕes demenciais”, soB a ÉGide da direÇÃo Geral de saúde, no qUal a alZHeimer portUGal participoU. o seminário foi dirigido pelo dr. álvaro de Carvalho, coordenador do Programa nacional para a saúde Mental, com a participação e coordenação científica do Prof. Joel Ménard, Pre-sidente da comissão de redação do plano alzheimer Francês 2008-2012 e da Fundação para a doença de alzheimer e outras demências.o principal objetivo deste seminário foi, dando cumprimento às recomendações expressas na resoluções da assembleia da república nº 133/2010 e 134/2010 de 3 de dezembro, em particular a que se refere à elaboração do programa nacional para as demências, tra-zer para a discussão numa audiência multidisciplinar aspetos fulcrais para uma intervenção orientada e apoio adequado aos doentes e seus familiares.Foram apresentados aos participantes para discussão vários temas relacionados com o diagnóstico e anúncio da doença, os cuidados primários e integrados e o papel das institui-ções e da família na prestação desses cuidados, a adaptação dos equipamentos e estru-turas existentes à especificidade dos doentes com demência e aos diferentes estadios da doença, a investigação clínica e epidemiológica.Foi dado especial ênfase à importância do diagnóstico precoce, à formação dos técnicos de saúde e dos cuidadores, à necessidade de uma abordagem por equipas pluridisciplinares, assim como à educação clínica nas várias especialidades ao nível universitário, integrando nos curricula formação na área das demências.o resultado do trabalho dos grupos foi apresentado publicamente pelos relatores à imprensa e na presença da deputada do cds-pp, dra. teresa caeiro.posteriormente será redigido um documento a apresentar ao senhor ministro da saúde, como um contributo para a elaboração do plano nacional para as demências.

ESTRUTURAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE INTERvENÇÃO EM PERTURbAÇõES DEMENCIAIS

PROGRAMA

Page 16: PROJECTO CUIDAR MELHOR - Alzheimer Portugal...Misericórdia de Lisboa lança Prémios Neuro-ciências. Alzheimer Portugal subscreve Aliança Alzheimer do Mediterrâneo 03 desaFios

16

SANTA CASA DA MISERICóRDIA lança prÉmios neUrociênciasSão dois prémios lançados na área das Neurociências: O Prémio Melo e Castro e o Prémio Mantero Belard. Dois Prémios no valor de 200 000 euros cada, que pre-tendem incentivar à investigação médica e científica na área das Neurociências em Portugal. O Prémio Melo e Castro, pela excelência em reabilitação, instituído para promover a descoberta de potenciais soluções que permitam a recuperação de limitações mo-toras e fisiológicas causadas por lesões vertebro-medulares e a melhoria da quali-dade de vida das pessoas afetadas.O Prémio Mantero Belard, por um envelhe-cimento digno e com saúde. Este Prémio pretende promover e dirigir a investigação científica e clínica para estudos pioneiros, incentivando contribuições estratégicas e significativas na compreensão das causas, prevenção, tratamento e cura das doenças neurodegenerativas associadas ao enve-lhecimento, como as Doenças de Alzhei-mer e Parkinson.A cerimónia de lançamento dos Prémios

mereceu a presença do Primeiro-ministro, do Ministro da Saúde, do Ministro da Se-gurança Social, da deputada Maria Antónia Almeida Santos, da Presidente da Funda-ção Champalimaud, Dra. Leonor Beleza, entre outras individualidades.Foram oradores, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Dr. Pedro Santa-na Lopes, o Professor João Lobo Antunes, o Professor Alexandre Quintanilha, tendo a cerimónia sido encerrada pelo Senhor Pri-meiro Ministro, Dr. Pedro Passos Coelho.Da Alzheimer Portugal, foram convidados e estiveram presentes, a Vice-presidente da Direção, Dra. Fátima Brito, e o Tesoureiro, Dr. Mário Martins Lopes, bem como o Co-ordenador da Comissão Científica, Dr. Cel-so Pontes.De registar também a presença da Dra. Be-atriz Santiago, atual Presidente do Grupo de Estudos do Envelhecimento Cerebral e Demências, grupo com quem a Alzheimer Portugal mantém estreita ligação e que também teve como fundador, o Professor Carlos Garcia.

A Alzheimer Portugal saúda esta iniciativa que constitui um significativo reconhe-cimento da importância da investigação na área da Doença de Alzheimer e outras formas de Demência, sendo um dos eixos fundamentais de um Plano Nacional para as Demências, que acreditamos, possa ser uma realidade em Portugal, num futuro próximo.Igualmente de saudar, por demonstrativa do interesse dos decisores políticos, pela investigação, é o facto de ter sido apresen-tada à Assembleia da Republica, Proposta de Lei sobre Investigação Clínica. Contamos com a Comissão Científica da Al-zheimer Portugal e com os nossos parceiros dedicados à investigação, para a concreti-zação do nosso objetivo: “recolha e divul-gação de conhecimentos sobre a Doença de Alzheimer e a promoção do seu estudo e investigação das suas causas, efeitos, profi-laxia e tratamento, bem como o desenvolvi-mento de formas de apoio às Pessoas com Doença de Alzheimer ou outras formas de demência e seus familiares cuidadores.”

16

Page 17: PROJECTO CUIDAR MELHOR - Alzheimer Portugal...Misericórdia de Lisboa lança Prémios Neuro-ciências. Alzheimer Portugal subscreve Aliança Alzheimer do Mediterrâneo 03 desaFios

1717

SANTA CASA DA MISERICóRDIA lança prÉmios neUrociências

No dia 4 de abril de 2013, em Marrocos, di-versas associações de Alzheimer da região do Mediterrâneo - Grécia, Líbano, Mónaco, Marrocos, Tunísia, Malta, França, Espanha e Portugal - países unidos por laços histó-ricos, culturais e geográficos e partilhando os mesmos valores da solidariedade entre gerações, uniram-se numa aliança comum para combater a Doença de Alzheimer.A declaração “Aliança Alzheimer do Medi-terrâneo” foi assinada pela Alzheimer Por-tugal, representada pela Vice-presidente da Direção, Maria de Fátima Brito.Esta iniciativa parte do reconhecimento de que a Doença de Alzheimer é muito mais que um problema de saúde e tem enormes repercussões nos aspetos sociais, culturais e económicos de cada sociedade, ao mes-mo tempo que sofre o seu forte impacto. Urge realizar um diagnóstico global desta patologia, assim como oferecer uma res-posta integrada.Conforme foi possível constatar pelas apre-sentações que cada uma das associações fez do seu próprio trabalho e do contexto nacional em que se insere, os principais traços comuns são: a) - as associações têm que se assumir como prestadoras de cuidados e de apoio às famílias, pela ine-xistência ou inadequação de estruturas go-vernamentais; b) – a família é, nestas socie-dades, a principal prestadora de cuidados, recaindo uma enorme sobrecarga sobre as mulheres, com reflexos muito nefastos no equilíbrio familiar, em especial no que toca ao acompanhamento dos filhos; c) – as as-sociações têm um dinamismo, uma força e uma criatividade inigualáveis que não se podem perder e que é preciso dar a conhe-cer aos decisores políticos para que reco-nheçam o seu enorme papel no combate à Doença de Alzheimer.Face ao exposto, as associações signatá-rias apelam a todas as organizações asso-ciativas, científicas e profissionais do Me-diterrâneo dedicadas à problemática das demências que colaborem entre si para:- Criar uma rede de especialistas que pro-movam a partilha entre as associações e as organizações científicas e profissionais, envolvidas nas demências;- Melhorar e aumentar o conhecimento, através da observação e identificação das necessidades e questões emergentes, pro-duzindo trabalho especializado e pluridiscipli-nar nesta área específica das demências;- Promover iniciativas locais, boas práticas e experiências inovadoras na região do Mediter-râneo, para garantir qualidade de vida às pes-soas com Demência e aos seus cuidadores;

- Propor recomendações e promover pla-nos a nível local, Europeu e Internacional, e transformar a Demência em prioridade na região do Mediterrâneo;- Estender esta rede de trabalho a outros especialistas ou equipas de investigação em questões relacionadas com esta região;- Encorajar a colaboração entre associa-ções e a comunidade científica bem como a criação de parcerias;- Desenvolver formação para os profissio-nais nos países do Mediterrâneo onde se verifica uma crescente necessidade a este nível. A assinatura da Aliança Alzheimer do Mediterrâneo foi uma iniciativa da AMPA – Associação Monegasca para a Investigação sobre a Doença de Alzheimer e teve lugar no âmbito do workshop que organizou junta-mente com a Espoir Maroc Alzheimer (Asso-ciação de Alzheimer de Marrocos), que teve lugar nos dias 3 e 4 de abril em Marraquexe.A este workshop, destinado a partilhar in-formação sobre o trabalho realizado por cada uma das associações intervenientes, bem como a encontrar os pontos comuns para trabalho futuro, seguiu-se um Con-gresso Científico, subordinado ao lema: “Jovens de hoje, velhos de amanhã”.Este congresso contou com a participação de diversos especialistas, sobretudo fran-ceses das Universidades de Toulouse e de Lyon, que transmitiram os seus conheci-mentos em diversas áreas: genética, pers-petivas terapêuticas (novos medicamentos e ensaios clínicos), intervenção não farma-cológica, bio marcadores, a Doença de Al-zheimer e o comprometimento das funções

executivas, as diferenças entre a instalação precoce e tardia da Doença de Alzheimer, temas que mereceram o interesse e a par-ticipação de uma plateia composta princi-palmente por jovens estudantes marroqui-nos, mas também por cuidadores.Destes cinco dias de trabalho saiu reforça-da a nossa convicção de que, sendo a Do-ença de Alzheimer e as outras demências um fenómeno de grande escala que ultra-passa as fronteiras de cada país e de cada continente, as abordagens nacionais, por mais ambiciosas que sejam ficam sempre muito aquém do que é preciso fazer.Na verdade, apesar das especificidades de cada cultura, as necessidades das pesso-as são as mesmas e é indiscutível a força e o poder de mudança que se ganha quando se reconhece a globalidade do problema e se unem esforços numa batalha comum que será cada vez de mais pessoas face às pre-visões de crescimento do número de novos casos de demência nas próximas décadas.A assinatura da Aliança Alzheimer do Mediter-râneo é um símbolo importante, mas o mais importante está para vir, ou seja, o trabalho em conjunto em cumprimento dos compro-missos agora assumidos.A Alzheimer Portugal sempre acreditou nas vantagens do trabalho para além fronteiras e, por isso, é membro ativo há vários anos da Alzheimer Europe. Esta Aliança, mais especí-fica, vai complementar e reforçar o nosso es-forço no sentido da melhoria da qualidade de vida das pessoas com demência e dos seus cuidadores, bem como para uma sociedade que as integre e respeite os seus direitos.

ALZHEIMER PORTUGALsUBscreVe aliança alZheimer Do meDiterrâneo

Page 18: PROJECTO CUIDAR MELHOR - Alzheimer Portugal...Misericórdia de Lisboa lança Prémios Neuro-ciências. Alzheimer Portugal subscreve Aliança Alzheimer do Mediterrâneo 03 desaFios

18

O Centro de Dia e o Serviço de Apoio Do-miciliário da Casa do Alecrim da Alzheimer Portugal iniciaram as suas atividades em março, começando por atender 24 utentes.Dia 11 de março, entrou em funcionamento o Serviço de Apoio Domiciliário com 9 uten-tes. Por sua vez, a 18 de março, entrou em funcionamento o Centro de Dia, na primeira semana com os primeiros 8 utentes e, na segunda semana, com os 7 restantes.O arranque desta primeira fase ocorreu após assinatura dos acordos de coopera-ção com a Segurança Social para o Centro de Dia e para o Serviço de Apoio Domiciliá-rio no dia 11 de fevereiro de 2013.Esta estrutura de serviço direto a pessoas com Doença de Alzheimer tem capacidade para acolher 30 clientes em regime residen-cial, 15 em Centro de Dia e 50 em Serviço de Apoio Domiciliário.Nesta primeira fase, porém, a componente residencial do projeto Casa do Alecrim fica-rá dependente de resposta da Segurança Social, aguardando-se a assinatura dos acordos de cooperação relativos ao Lar.A Casa do Alecrim representa um inves-timento superior a dois milhões de euros, tendo sido financiado por capitais próprios, empréstimo bancário e ainda por ajudas da Câmara de Cascais e do Programa Pares.

CASA DO ALECRIM aBre centro De Dia e apoio Domiciliário

Trata-se da primeira estrutura de apoio es-pecialmente pensada para acolher pessoas com Demência e deverá constituir uma res-posta tecnicamente válida para ser usada também como exemplo noutros lares.A Casa do Alecrim tem uma equipa quali-ficada, com formação adequada às várias funções profissionais requeridas pela natu-reza especializada dos serviços que pres-ta e desenvolve práticas de assistência às pessoas, com vista a minorar ou retardar os efeitos da Doença de Alzheimer.

18

Page 19: PROJECTO CUIDAR MELHOR - Alzheimer Portugal...Misericórdia de Lisboa lança Prémios Neuro-ciências. Alzheimer Portugal subscreve Aliança Alzheimer do Mediterrâneo 03 desaFios

19

CASA DO ALECRIM aBre centro De Dia e apoio Domiciliário

A 22 de Setembro de 2013, terá lugar a terceira edição do Passeio da Memória. Em 2011, centenas de pessoas cami-nharam 6km naquele que foi o primeiro Passeio da Memória em Portugal, que teve lugar em Oeiras. Em 2012, a Alzheimer Portugal alargou o Passeio da Memória a mais três cida-des e Coimbra, Funchal, Matosinhos e Oeiras foram palco do Passeio da Me-mória 2012.Este ano, o Passeio da Memória volta a ter lugar nestas quatro cidades.O Passeio da Memória tem como objetivos informar e consciencializar para a importância de reduzir o risco de desenvolver Demência, para os si-nais de alerta da Doença de Alzheimer e, sobretudo, para a importância do diagnóstico atempado.Estas medidas/cuidados irão permitir a prescrição de medicação que alivia os sintomas e retarda a progressão da doença, irão possibilitar a inter-venção não farmacológica, no senti-do da promoção e manutenção das capacidades da pessoa com Demên-cia, através da ocupação e do en-volvimento social e, deste modo, per-mitir o aumento do seu bem-estar e qualidade de vida, assim como a dos seus cuidadores. Junte a família e amigos, venha ca-minhar, conviver, e apoiar a Alzheimer

PASSEIO DA MEMóRIA 2013lemBre-se De si

22 DE SETEMbRO DE 201309:30H - COIMbRA | FUNCHAL | MATOSINHOS | OEIRAS

Portugal. Contamos consigo!Para mais informações sobre o Pas-seio da Memória, consulte regular-mente o site da Alzheimer Portugal: www.alzheimerportugal.org ou con-tacte a Sede ou Delegação mais pró-xima de si.Siga-nos também no Facebook em www.facebook.com/PasseioDaMemoria

Page 20: PROJECTO CUIDAR MELHOR - Alzheimer Portugal...Misericórdia de Lisboa lança Prémios Neuro-ciências. Alzheimer Portugal subscreve Aliança Alzheimer do Mediterrâneo 03 desaFios

20

ENCERRAMENTO DO “PROJETO KELEMBRA” 2012/2013CineTeatro da Câmara Municipal de Almeirim1ª Sessão: das 10h00 às 11h302ª Sessão: 14h00 às 15h30

REPRESENTAÇÃO TEATRAL

“KELEMBRA”12 DE JUNHO 2013

LISbOA – SEDE“ESPAÇOS DE MEMóRIA”

O Núcleo do Ribatejo da Alzheimer Portugal assinala, a 12 de Junho, o encerramento do “Projeto Kelembra” 2012/2013 com uma Re-presentação Teatral com os alunos das Esco-las do Concelho de Almeirim que participa-ram neste projeto.A representação teatral terá lugar no Cinete-atro da Câmara Municipal de Almeirim, com duas sessões, uma de manhã, pelas 10 ho-ras, e outra de tarde, pelas 14 horas. A parti-cipação é gratuita.Esta representação teatral será, assim, o úl-timo momento de um projeto desenvolvido em parceria pelo Núcleo do Ribatejo da Alzheimer Portugal e o Agrupamento de Escolas de Al-meirim, que pretendeu alertar e informar as so-bre a importância de cuidar dos mais velhos.

A Delegação Centro da Alzheimer Portugal está a participar no concur-so do Município de Pombal “Chapéus há muitos” em torno das come-morações do Dia do Marquês de Pombal, fundador da primeira fábrica de chapéus finos do País.O desfile teve lugar no dia 21 de Maio, na Praça Marquês de Pombal. Pessoas com Demência e Cuidadores elaboraram chapéus com diver-sos materiais para representarem a Associação neste desfile. No final do desfile, foi selecionado o chapéu que representa a Alzheimer Portu-gal no concurso entre instituições.Os chapéus a concurso estão expostos nas montras de várias lojas da cidade entre 21 de Maio e 21 de Junho. O nome da IPSS vencedora do concurso irá ser revelado no dia 26 de Julho de 2013, na festa do Dia dos Avós.

DELEGAÇÃO CENTRODESFILE DE CHAPéUS EM POMbAL

NÚCLEO DO RIbATEJOREPRESENTAÇÃO TEATRALKELEMbRA

De janeiro a maio de desenvolveu-se no Centro de Dia Prof. Dr. Carlos Garcia um novo projeto que, mais uma vez, teve como principal objetivo a inserção dos utentes na comunidade.O projeto “Espaços de Memória” consistiu na realização de diferentes ati-vidades orientadas em parceria entre o Liceu Maria Amália e a Alzheimer Portugal que permitiram um trabalho conjunto entre alunos, utentes e cola-boradores do centro de dia.Foram realizadas atividades no âmbito das artes plásticas com vista à pro-moção da expressão e criatividade, união e partilha entre gerações e de me-lhoria do espaço físico do centro de dia com intervenções ao nível de espaço interior e exterior do mesmo.Os alunos de artes do Liceu Maria Amália desenvolveram, assim, diversas atividades em conjunto com os utentes, estudando a sua história de vida e criando obras que sejam significativas para os mesmos, fazendo-os recordar momentos da sua vida.Deste projeto resultou a melhoria do espaço físico do Centro de Dia, novos materiais lúdicos e de estimulação, novos objetos decorativos e sempre com significado pessoal para cada utente.

Page 21: PROJECTO CUIDAR MELHOR - Alzheimer Portugal...Misericórdia de Lisboa lança Prémios Neuro-ciências. Alzheimer Portugal subscreve Aliança Alzheimer do Mediterrâneo 03 desaFios

21

Num intercâmbio entre instituições, a Alzheimer Portugal foi esco-lhida para ser recebida no Lar Flor da Serra, para a elaboração do Ramo do Dia da Espiga. Cuidadores e pessoas com Demência fo-ram recebidos no Lar Flor da Serra, onde puderam elaborar ra-mos alusivos ao dia da espiga, em conjunto com os utentes desta instituição. Foi uma tarde cheia de alegria, onde além de efetuarem cada um o seu ramo, cantaram e dançaram para ce-lebrar este dia diferente.

De 4 de Maio a 29 de Junho, tem lugar em Bra-ga, no Museu D. Diogo de Sousa, a Exposição “Interioridades”. 10% das vendas das Escultu-ras do Artista Manuel Ribeiro reverterão para a Delegação Norte da Alzheimer Portugal.

A Delegação da Madeira da Alzheimer Por-tugal promove, no próximo dia 15 de Junho de 2013, um evento de angariação de fun-dos, com diversas atividades, como zumba, aeróbica, strettching, danças afro-latinas, ate-lier de pintura e atividades de relaxamento. O evento terá lugar entre as 17 e as 20 horas, com uma after-party Latina depois das 20 horas. Local: Apartamentos Mar Hotel, Fun-chal (junto ao Clube Naval - Lido) Custo: 3 memórias (com acesso também à After-Party)| Dress Code: Branco e Verde

A Delegação da Madeira deu início a sessões de musicoterapia para pessoas com Doença de Alzheimer. As sessões decorrem todas as segundas-feiras, entre as 17h30 e as 18h30 e têm um custo mensal de 20 euros.

DELEGAÇÃO CENTRODESFILE DE CHAPéUS EM POMbAL

DIA DA ESPIGA NA DELEGAÇÃO CENTRO DA ALZHEIMER PORTUGAL

PASSEIO A FáTIMA

No passado dia 18 de Maio, a Delegação Centro da Alzheimer Por-tugal realizou o tradicional passeio da Fátima, com utentes e cuida-dores. Desde 2007 que, todos os anos, a Delegação Centro da Al-zheimer Portugal promove este dia de alívio e de relaxamento, tanto para as pessoas com Demência, como para os cuidadores.Os 33 participantes assistiram à Missa das 11 horas na Igreja Nova, visitaram a capelinha das aparições e terminaram o passeio com um almoço partilhado entre todos.

DELEGAÇÃO NORTEExPOSIÇÃO “INTERIORIDADES”

A Delegação da Madeira da Alzheimer Por-tugal promove, no próximo dia 22 de Junho, um jantar de angariação de fun-dos, com animação (fados). Terá lugar no Mercado dos Lavradores, no Funchal. O custo por pessoa é de 16€.

DELEGAÇÃO DA MADEIRANOvAS SESSõES DE MUSICOTERAPIA

Organização | Apartamentos Mar HotelColaboração | Alzheimer Portugal

Custo3 memórias [dá acesso também à After-Party]

ENCONTRODA MEMÓRIAANGARIAÇÃO DE FUNDOS

17h|20h15 DE JUNHO 2013

ActividadesZumba, Aeróbica, Strettching, Danças afro-latinas, Atelier de pintura e Actividades de Relaxamento;Dress Code: Branco e Verde

After-party Latina depois das 20hApartamentos Mar Hotel [junto ao Clube Naval - Lido]

FUNCHAL

Mercado dos Lavradores | FUNCHAL

JANTAR DOS SANTOS POPULARES

COLABORAÇÃO |

20h|00h 2013 [SÁBADO]

PREÇO | 16 AFETOS

SANTOSPOPULARES

ANGARIAÇÃO DE FUNDOS

22 DE JUNHO

Delegação da Madeira

Animação com Fados

JANTAR DOS SANTOS POPULARES - ANGARIAÇÃO DE FUNDOS

ENCONTRO DA MEMóRIA ANGARIAÇÃO DE FUNDOS

Page 22: PROJECTO CUIDAR MELHOR - Alzheimer Portugal...Misericórdia de Lisboa lança Prémios Neuro-ciências. Alzheimer Portugal subscreve Aliança Alzheimer do Mediterrâneo 03 desaFios

22

alZheimerNOTíCIAS bREvES

O Laboratório Baxter anunciou o insucesso em

atingir os objetivos finais do ensaio clínico para

tratamento da Doença de Alzheimer (DA) com

Imunoglobulina.

A Imunoglobulina é obtida de plasma humano e

contém anticorpos que ajudam o organismo a

defender-se de infeções e que tem capacidades

anti-inflamatórias e de imuno-modulação utilizá-

veis em certas doenças, incluindo algumas doen-

ças neurológicas.

Em comunicado, o laboratório informa ainda que o

ensaio clínico de fase III (três) com Imunoglobulina

não atingiu os objetivos propostos de reduzir o de-

clínio cognitivo e preservar a catividade funcional

em doentes com Doença de Alzheimer ligeira a

moderada. Apesar disso, informa que não foi efe-

tuada uma análise completa de todos os dados

recolhidos, mas que espera vir a fazê-lo por reco-

nhecer o interesse em conhecê-los.

De facto, tratou-se de um ensaio clínico multi-cên-

trico, duplamente cego e contra placebo, e já em

avançada fase III, e portanto com evidente rigor

científico. Apesar de aparentemente não trazer uma

solução, tão esperada, para os doentes, não deixa

de fornecer ensinamentos sobre os caminhos que

interessa ou não interessa percorrer para descobrir

novos tratamentos para a Doença de Alzheimer.

Baxter anUncia os resUltados do estUdo de Fase iii com imUnoGloB-Ulina para a doenÇa de alZHeimer

Cerca de 160 mil portugueses devem sofrer de

demência, que afeta sobretudo pessoas a partir

dos 60 anos, sendo a doença de Alzheimer a mais

frequente, segundo estimativas (…) apresentadas

pelo coordenador do Programa Nacional de Saú-

de Mental. (…)

As estimativas de que haverá 160 mil portugueses

com demência é feita com base em dados inter-

nacionais, nomeadamente a partir de países eu-

ropeus que já estudaram o problema e já criaram

planos de intervenção.

As demências afetam maioritariamente pessoas a

partir dos 65 anos, mas calcula-se que entre mil

a dois mil portugueses com menos de 60 anos já

sofram do problema.

Internacionalmente, aponta-se que a prevalên-

cia das demências seja de 5 a 7% da população

maior de 65 anos, percentagem que tende a dupli-

car a cada intervalo de cinco anos. Assim, mais de

cerca de 160 mil portUGUeses po-dem soFrer de demÊncia

peritos VÃo estUdar necessidades das pessoas com demÊncia em portUGalEspecialistas em saúde mental vão fazer um estu-

do de caraterização das necessidades das pessoas

com demência em Portugal, ao mesmo tempo que

avançam com um plano de intervenção para este

problema “grave em termos de saúde pública”.

O psiquiatra Álvaro Carvalho, coordenador do Pro-

grama Nacional de Saúde Mental, adiantou à agên-

cia Lusa que, para avançar, o orçamento do estudo

está a aguardar por autorização do Ministério das

Finanças. A avaliação, que deverá custar cerca de

80 mil euros, será realizada pela Direção-Geral

da Saúde e pelo Instituto de Ciências Biomédi-

cas Abel Salazar e vai começar por caraterizar

as necessidades das pessoas com demências

na zona Norte do país, esperando conseguir re-

sultados num prazo de seis a nove meses.

Contudo, o psiquiatra admitiu que, caso haja

financiamento, pretende-se que o estudo seja

estendido depois a todo o território continental.

Fonte: I Online (20/05/2013)

pessoas com cancro da pele sÃo menos propensas a desenVolVer alZHeimerPessoas que têm cancro da pele podem ser menos

propensas a desenvolver a doença de Alzheimer,

de acordo com uma investigação realizada no Al-

bert Einstein College of Medicine, nos EUA, avança

o portal Isaúde.

A ligação, no entanto, não se aplica ao melanoma,

um tipo menos comum, mas mais agressivo de

cancro da pele.

Fonte: Portal de Oncologia Português (20/05/2013)

ensaio de medicamento contra alZ-Heimer parado deVido a cortes de FinanciamentoEm Espanha, o promissor Tideglusib devia ter en-

trado na fase III do ensaio clínico no final de

2012. (…) Este medicamento (Tideglusib),

que em modelos animais conseguiu aumen-

tar a capacidade de aprendizagem, travar a

morte neuronal e diminuir a inflamação cere-

bral, fica agora na gaveta. (…) Os resultados

10% da população entre os 70 e os 75 anos terá

problemas demenciais.

Fonte: RTP (21/05/2013)

do ensaio prévio do fármaco foram publicados

em 2009 na revista «Neurobiology of Aging».

Fonte: Ciência Hoje (15/05/2013)

VidA ModeRnA está A PRoVoCAR demÊncia mais cedo qUe o Ha-BitUalOs estilos de vida modernos estão a fazer

com que a demência se desenvolva mais

cedo do que nunca. Os especialistas des-

cobriram que cada vez mais pessoas estão

a sofrer de perda de saúde mental por culpa

dos equipamentos electrónicos, produtos

químicos e poluição aérea. O estudo condu-

zido pela Universidade de Bournemouth, em

Inglaterra, descobriu que as mortes asso-

ciadas a doenças neurológicas em pessoas

abaixo dos 74 anos aumentaram em todos

os 16 países abrangidos pela análise.

Fonte: Greensavers (14/05/2013)

dieta mediterrânica pode ajUdar a Uma Boa memÓriaA dieta mediterrânica com peixe, saladas e

azeite e pobre em gorduras saturadas da carne

e dos laticínios pode reduzir o risco de desen-

volvimento de problemas de memória, indica

um estudo publicado na revista Neurology.

“Dado não existirem tratamentos específicos

para a maioria das doenças relacionadas com

a demência, as atividades modificáveis, como

a dieta, que podem atrasar o aparecimento do

início dos sintomas, são muito importantes”,

disse o neurologista Georgios Tsivoulis, da

Universidade de Alabama, em Birmingham, e

da Universidade de Atenas (Grécia).

Fonte: Jornal de Notícias (30/04/2013)

HipertensÃo aUmenta risco de demÊnciaÉ uma ligação que se calhar poucas pessoas

reconhecem, mas é inequívoca. Há estudos

que mostram já que “a hipertensão está a

preparar caminho para as demências, sejam

elas vasculares mas também neurodegene-

rativas como o Alzheimer”, explica Miguel

Viana Batista, médico do Hospital Egas

Moniz, num sessão especificamente dedi-

cada ao doente idoso, no Congresso Por-

tuguês de Cardiologia.

Fonte: Diário de Notícias (30/04/2013)

Page 23: PROJECTO CUIDAR MELHOR - Alzheimer Portugal...Misericórdia de Lisboa lança Prémios Neuro-ciências. Alzheimer Portugal subscreve Aliança Alzheimer do Mediterrâneo 03 desaFios

23

alZHeimer, retinopatia diaBÉtica e cancro na mira dos prÉmios BialMuitas doenças não surgem de repente, mas quan-

do se declaram é tarde para agir. Este ano, a Funda-

ção Bial recompensa trabalhos científicos focados

no diagnóstico precoce e na prevenção de doenças

devastadoras.

O Grande Prémio Bial de Medicina, no valor de 200

mil euros, vai para Peter St. George-Hyslop, da Uni-

versidade de Toronto (Canadá) e da Universidade

de Cambridge (Reino Unido), investigador de reno-

me mundial pelas suas descobertas sobre factores

de risco genéticos para a doença de Alzheimer e

outras doenças degenerativas do cérebro. Com a

sua equipa, St. George-Hyslop identificou nomea-

damente as primeiras “presenilinas” — uma família

de proteínas cujo fabrico é comandado por genes

cujas mutações são responsáveis pela maior

parte dos casos de doença da Alzheimer fami-

liar precoce. Mas não só: também descobriu

que as doenças neurodegenerativas em geral,

e a doença de Alzheimer em particular, apre-

sentam justamente longos períodos assinto-

máticos que podem ir até aos 15 anos. “Esta

descoberta tem duas consequências essen-

ciais”, escreve George-Hyslop na sua candi-

datura ao prémio. “Primeiro, representam uma

oportunidade sem precedentes para detectar

e tratar as pessoas em risco muito antes de

se verificarem lesões cerebrais permanentes.

Segundo, os estudos epidemiológicos reve-

lam que se esta fase pré-sintomática pudesse

ser prolongada por apenas mais cinco anos, o

resultado seria uma redução de 50% do nú-

mero de casos.”

Fonte: Público (29/04/2013)

cUstos com demÊncia nos eUa exce-dem os do cancroCerca de 5,3 milhões de norte-americanos sofrem

da doença de Alzheimer

A demência tem custos anuais superiores aos

do cancro ou das doenças de coração nos

Estados Unidos, indicou um estudo divulga-

do esta quarta-feira, que os situa entre 157

mil milhões e 215 mil milhões de dólares. (…)

O presidente Barack Obama assinou uma

lei sobre a doença de Alzheimer, que entre

outros objetivos visa apurar os custos sociais

e orçamentais da doença.

A demência afeta cerca de 15% das pessoas

com mais de 70 anos e tem um custo anual

estimado por pessoa entre 41 mil (32 mil eu-

23

ros) e 56 mil dólares, quantifica-se no estudo.

Fonte: TVI 24 (04/04/2013)

anUnciado meGaprojecto norte-americano de mapeamento do cÉreBroBarack Obama apresentou oficialmente, esta

terça-feira, a iniciativa Brain, que considera ser

um dos grandes desafios para o século XXI.

O anuncio foi feito pelo próprio presidente dos

EUA ao início da manhã em Washington, DC: na

próxima semana, irá apresentar o orçamento de

arranque para um ambicioso novo programa de

investigação científica em neurociências. Orça-

mento que, segundo um comunicado emitido

pela Casa Branca, será de 100 milhões de

dólares para o ano 2014.

O projecto, designado Brain Research

Through Advancing Innovative Neurotech-

nologies – ou simplesmente pelo acróni-

mo Brain –, já foi comparado ao Projecto

do Genoma Humano, desenvolvido nos

anos de 1990 para sequenciar a totalida-

de do nosso ADN. E foi precisamente nes-

se exemplo que Obama se baseou agora

para justificar a necessidade de financiar o

novo projecto em prol do desenvolvimento

económico dos EUA. Numa curta intervenção,

feita perante um público de especialistas na

sala de imprensa da Casa Branca – e trans-

mitida em directo pela Web –, salientou que,

por cada dólar investido no mapeamento do

genoma humano, o retorno para a economia

norte-americana foi de 140 dólares.

Fonte: Público (02/04/2013)

diaBetes tipo 2 pode desenca-dear alZHeimerA diabetes tipo 2 (a forma mais comum, es-

pecialmente nos países desenvolvidos) é um

elevado factor de risco para o aparecimento da

doença de Alzheimer. Esta é a principal conclu-

são de um estudo pioneiro desenvolvido pelo

Centro de Neurociências e Biologia Celular e

da faculdade de Medicina da Universidade de

Coimbra (UC), divulgou hoje a instituição em

comunicado.

Os nove investigadores envolvidos no projeto

partiram do pressuposto de alguns estudos, que

indicam que os diabéticos têm mais probabili-

dades de desenvolver demências, para estu-

dar a relação direta entre a diabetes tipo 2 e a

doença de Alzheimer.

Fonte: Diário de Notícias (02/04/2013)

Page 24: PROJECTO CUIDAR MELHOR - Alzheimer Portugal...Misericórdia de Lisboa lança Prémios Neuro-ciências. Alzheimer Portugal subscreve Aliança Alzheimer do Mediterrâneo 03 desaFios

24

sedeav. de ceuta norte, lote 15, piso 3, quinta do loureiro 1300 – 125 Lisboatel: 21 361 04 60 / 8Fax : 21 361 04 69e-mail: [email protected]

Centro de Dia Prof. Doutor Carlos Garciaav. de ceuta norte, lote 1, loja 1 e 2, quinta do loureiro1350 – 410 Lisboatel: 21 360 93 00

Lar e Centro de Dia “Casa do Alecrim”rua joaquim miguel serra moura, n.º256 alapraia2765-029 estoriltel: 214 675 808e-mail: [email protected]

deleGaÇÃo do norte: Centro de Dia “Memória de Mim”rua do Farol nascente n.º 47a r/c4455-301 lavratel: 229 260 912 | 226 066 863e-mail: [email protected]

deleGaÇÃo centroUrb. casal Galego - rua raul testa Fortunato nº 173100 – 523 Pombaltel: 236 219 469e-mail: [email protected]

Gabinete de CoimbraBairro são josé nº 13 3030 coimbratel: 239 716 374e-mail: [email protected]

deleGaÇÃo da reGiÃo aUtÓnoma da madeira:avenida do colégio militar,complexo Habitacional da nazaré, cave do Bloco 21 - sala e9000-135 Funchaltel: 291 772 021e-mail: [email protected]

núcleo de aVeiro:Santa Casa da Misericórdia de Aveirocomplexo social da quinta da moita - oliveirinha 3810 aveirotel: 23 494 04 80

www.alzheimerportugal.org

núcleo do riBatejo:r. dom Gonçalo da silveira nº31 -a2080-114 almeirimtel: 243 000 087e-mail: [email protected]

GaBinetes com o apoio da alZHeimer portUGal:

aZeitÃo - “Gabinete Alzheimer da Casa dos Avós”conforto dos avós residência Geriátricarua da salmoura, n.º9 a 9BBrejos de azeitãotel: 212 889 120

FátiMAestrada de leiria, n.º 552495-407 Fátimatel: 249 538 352e-mail: [email protected]