programa ari de sÁ no ar · de segunda a sexta, das 20h às 21h acesse: aridesa.com.b r de 3 a 14...

16
De segunda a sexta, das 20h às 21h Acesse: aridesa.com.br De 3 a 14 de junho de 2019 PROGRAMA ARI DE SÁ NO AR Acesse youtube.com/aridesaocial e acompanhe o programa ao vivo. UECE UM PROGRAMA QUE LEVA ATÉ VOCÊ A RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PARA O VESTIBULAR, FEITA PELA MELHOR EQUIPE DE PROFESSORES.

Upload: others

Post on 14-Mar-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROGRAMA ARI DE SÁ NO AR · De segunda a sexta, das 20h às 21h Acesse: aridesa.com.b r De 3 a 14 de junho de 2019 ... Nasce da luz solar um pescador. Sobre uma pedra, fisga a carne

De segunda a sexta, das 20h às 21h

Acesse: aridesa.com.br

De 3 a 14 de junho de 2019

PROGRAMA ARI DE SÁ NO AR

Acesse youtube.com/aridesao�cial

e acompanhe o programa ao vivo.

UECE

UM PROGRAMA QUE LEVA ATÉ VOCÊ A RESOLUÇÃODE QUESTÕES PARA O VESTIBULAR, FEITA PELAMELHOR EQUIPE DE PROFESSORES.

Page 2: PROGRAMA ARI DE SÁ NO AR · De segunda a sexta, das 20h às 21h Acesse: aridesa.com.b r De 3 a 14 de junho de 2019 ... Nasce da luz solar um pescador. Sobre uma pedra, fisga a carne

2

Profs. Bruno Maia, Eli Castro, Flávio Marcelo, João Filho, Raquel Monteiro, Vicente Júnior e Viviane Souza.

PORTUGUÊSno vestibular

Dia 3/6(Segunda-feira)

01. BEIRA-SOL

Nasce da luz solar um pescador.

Sobre uma pedra,fisga a carne prateada.

Duas mulheres na areia,

retalhando pargos,cantam uma canção vermelha.

Cajueiros sopramsua verde vigília

na fronte de um jangadeiro.

Nas dunas,meninos açoitam

com a espinha dos peixeso dorso da claridade.

Três jangadas,

inclinadas na praia,aparam a luz

com seus brancos dedosentrelaçados.

O céué uma vela inflada

ao sopro salobre das ondas.

Faiscante,a manhã marinha rola,

em Fortaleza, à beira-sol.

Pode-se reconhecer nestes versos Adriano Espínola oA) caráter de jogo verbal próprio da poesia do século XIX,

sustentando piedosa lamentação por um amor perdido.B) estilo pedagógico da poesia modernista, por meio da

qual o eu lírico se investe das funções reformadoras da arte.

C) caráter de jogo verbal muito próprio da poesia pós--modernista em sua expressão lírica denotativa.

D) estilo pós-moderno da poesia social, sustentando em tom lírico e sinestésico as reflexões do poeta sobre o cotidiano.

02. Gaiolas e asas

Os pensamentos chegam-me de um modo inesperado, sob a forma de aforismos. Fico feliz porque sei que, fre-quentemente, também Lichtenberg, William Blake e Niet-zsche eram atacados por eles. Digo atacados porque eles surgem repentinamente, sem preparo, com a força de um raio. Os aforismos são visões: fazem ver, sem explicar. Pois ontem, de repente, este aforismo atacou-me: Há escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser.

Pássaros engaiolados têm sempre um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo. Es-colas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são os pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

(Rubem Alves)

O texto lido tem um sentido alegórico ou representativo sobre a Educação brasileira. Neste caso, percebe-se que uma escola boa é aquela queA) permite ao aluno tudo que ele quer, por exemplo, voar

e ficar onde for de sua vontade.B) ensina bons valores ao aluno e cobra-lhe para que não

abandone a escola.C) orienta formalmente o aluno sobre como resolver pro-

blemas do cotidiano escolar.D) incentiva constantemente o aluno a superar os problemas

e a ir além dos muros da escola.

03. “Vais encontrar o mundo, disse-me meu pai, à porta do Ate-neu. Coragem para a luta. Bastante experimentei depois a verdade deste aviso, que me despia, num gesto, das ilusões de criança educada exoticamente na estufa de carinho que é o regime do amor doméstico, diferente do que se encontra fora, tão diferente, que parece o poema dos cuidados ma-ternos um artifício sentimental, com a vantagem única de fazer mais sensível a criatura à impressão rude do primeiro ensinamento, têmpera brusca da vitalidade na influência de um novo clima rigoroso.”

Raul Pompeia, com seu romance O Ateneu, teceu duras críticas à educação do século XIX. Em suas palavras, o que mais se observa é aA) similaridade entre educação na escola e educação em

casa.B) alusão a um regime educacional falho e extremamente

limitado.C) elaboração de uma educação calcada em valores huma-

nos.D) diferença entre o mundo agressivo da escola e o espaço

doméstico.

04. Solar

Minha mãe cozinhava exatamente: arroz, feijão-roxinho, molho de batatinhas.Mas cantava.

PRADO, A. O coração disparado. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira. 1977.

No texto, a relação entre as duas orações estabelece um aparente paradoxo que realça o seu sentido poético, já que opõe A) as tarefas femininas às tarefas masculinas. B) o cotidiano doméstico ao trabalho estético. C) as emoções da mãe às expectativas da filha. D) o artefato efêmero da cozinha ao perene artefato poético.

Page 3: PROGRAMA ARI DE SÁ NO AR · De segunda a sexta, das 20h às 21h Acesse: aridesa.com.b r De 3 a 14 de junho de 2019 ... Nasce da luz solar um pescador. Sobre uma pedra, fisga a carne

3

05. PROMESSA CONTRA SINAIS DA IDADE

1O tempo passa, e com ele os sinais da idade vão se espalhando pelo nosso organismo. Entre eles, os mais evidentes 2ficam estampados em nossa pele, e rostos, na forma de rugas, flacidez e perda de elasticidade. Um estudo publicado ontem no periódico científico Journal of Investi-gative Dermatology, no entanto, identificou um mecanismo molecular em células da pele que pode estar por trás deste processo, abrindo caminho para o desenvolvimento de no-vos tratamentos para, se não impedir, pelo menos retardar o envelhecimento delas e, talvez, as de outros tecidos e órgãos do corpo.

Na pesquisa, cientistas da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, analisaram amostras de células da pele de vinte e sete doadores com idades entre seis e 72 anos, tiradas de locais protegidos do Sol, para determinar se havia alguma diferença no seu comportamento com a idade. 3Eles verificaram que, quanto mais velha a pessoa, menor era a atividade de suas mitocôndrias, as “4usinas de energia” de nossas células. 5Essa queda, porém, 6era esperada, já que há décadas a redução na capacidade de geração de energia por essas 7organelas celulares e na sua eficiência neste trabalho com o tempo é uma das principais vertentes nas teorias sobre envelhecimento.

/.../BAIMA, César. O Globo, 27 de fev. 2016, p. 24.

Observe o uso da vírgula nos trechos abaixo destacados:I. “O tempo passa, e com ele os sinais da idade vão se

espalhando...” (ref. 1)II. “... ficam estampados em nossa pele, e rostos, na for-

ma...” (ref. 2)III. “Eles verificaram que, quanto mais velha a pessoa, me-

nor era a atividade de suas mitocôndrias...” (ref. 3)IV. “Essa queda, porém, era esperada...” (ref. 5)V. “...era esperada, já que há décadas a redução na

capacidade de geração de energia...” (ref. 6)

Assinale a opção que apresenta uma análise correta. A) No fragmento I, o uso da vírgula é facultativo, tendo

em vista que introduz uma oração coordenada sindética aditiva.

B) A vírgula foi utilizada nos excertos II e III pelo mesmo motivo: isolar termos explicativos.

C) O uso da vírgula, em IV, justifica-se pela presença de um termo interferente.

D) A presença de oração subordinada adverbial, no frag-mento V, justifica o uso da vírgula.

06. Tensão na véspera

Na noite daquele domingo, a Polícia Federal monitora-va Alberto Youssef pela cidade de São Paulo. O doleiro era o principal alvo da Operação Lava Jato, marcada para começar no dia seguinte. De Curitiba, na coordenação da operação, o delegado Márcio Anselmo cuidava dos últimos detalhes das buscas e prisões que seriam realizadas nas próximas horas. Especialista em crimes financeiros, ele havia conseguido, com apenas dois agentes, em meio a uma greve na PF, puxar o fio do novelo que levaria à Lava Jato.

NETTO, V. Lava Jato. Editora Primeira Pessoa.

As formas verbais em destaque, “monitorava” e “havia conseguido”, traduzem respectivamente ideia de: A) ação contínua ou repetitiva no passado; ação no passado

anterior a uma outra ação também no passado. B) ação única e acabada no passado; ação contínua ou

repetitiva no passado. C) ação contínua ou repetitiva no passado; ação única e

acabada no passado. D) ação frequentativa no presente; ação no passado anterior

a uma outra ação também no passado.

07. PALAVRAS

“Veio me dizer que eu desestruturo a linguagem. Eu desestruturo a linguagem? Vejamos: eu estou bem sentado num lugar. Vem uma palavra e tira o lugar de debaixo de mim. Tira o lugar em que eu estava sentado. Eu não fazia nada para que a palavra me desalojasse daquele lugar. E eu nem atrapalhava a passagem de ninguém. Ao retirar de debaixo de mim o lugar, eu desaprumei. Ali só havia um grilo com a sua flauta de couro. O grilo feridava o silêncio. Os moradores do lugar se queixavam do grilo. Veio uma palavra e retirou o grilo da flauta. Agora eu pergunto: quem desestruturou a linguagem? Fui eu ou foram as palavras? E o lugar que retiraram de debaixo de mim? Não era para terem retirado a mim do lugar? Foram as palavras pois que desestruturaram a linguagem. E não eu.”

BARROS, Manoel de. Ensaios fotográficos. Rio de Janeiro: Record, 2000.

O prefixo “des” aparece seis vezes no poema: “desestruturo”, “desestruturo”, “desalojasse” “desaprumei”, “desestruturou”, “desestruturaram”. Reforça-se, assim, a noção de que a poesia mais desestabiliza significados cristalizados e cria novos do que comunica alguma mensagem do poeta para o leitor.

A frase de Manoel de Barros que melhor exemplifica essa desestabilização é: A) “E eu nem atrapalhava a passagem de ninguém!” B) “O grilo feridava o silêncio” C) “Fui eu ou foram as palavras?” D) “Não era para terem retirado a mim do lugar?”

08. Assinale a opção em que todos os verbos formam substan-tivos designativos da ação ou do resultado dela – por meio de sufixos distintos entre si.A) Apreender, pressentir, converter.B) Descrever, crer, dedicar.C) Confessar, lembrar, transmitir.D) Suprimir, esquecer, tolerar.

QUÍMICAno vestibular

Dia 4/6(Terça-feira)

QUÍMICA: Profs. Alan Ibiapina, Edwilkens, Kelton Wadson, Marisleny Brito, Michel Henri, Thiago Magalhães e Ubiratan Cunha.

01. Os fenóis encontram diversas aplicações práticas, tais como em desinfetantes, na preparação de resinas e polímeros, do ácido pícrico, de explosivos e na síntese da aspirina e de outros medicamentos. Possuem o grupo hidroxila (–OH) em sua composição química, mas não são álcoois. Atente para o que se diz a seguir sobre fenóis e assinale a afirmação verdadeira. A) Quando a hidroxila estiver ligada diretamente ao ciclo-

hexano, é um fenol.B) Quando a hidroxila estiver ligada diretamente ao carbono

do anel aromático, é um fenol.C) No fenol, o grupo hidroxila está ligado diretamente ao

carbono saturado do anel aromático.D) No fenol, o grupo hidroxila está ligado diretamente ao

carbono sp2 do anel aromático.

Page 4: PROGRAMA ARI DE SÁ NO AR · De segunda a sexta, das 20h às 21h Acesse: aridesa.com.b r De 3 a 14 de junho de 2019 ... Nasce da luz solar um pescador. Sobre uma pedra, fisga a carne

4

02. A teoria atômica moderna foi construída através da con-tribuição de físicos e químicos que, a partir das ideias de Johann Dalton, propuseram modelos atômicos e estabele-ceram alguns postulados. Observe com atenção as colunas abaixo e estabeleça a correspondência entre o cientista e sua contribuição para a construção da teoria atômica vigente.Cientista I. BohrII. MoseleyIII. PauliIV. StoneyV. Milikan

Contribuição1. Descobriu o elétron.2. Propôs que a energia do elétron no átomo era quantizada.3. Descobriu a carga e a massa do elétron.4. Descobriu a carga do núcleo do átomo.5. Propôs a ideia de que dois ou mais elétrons de um mesmo

átomo não podem ter os quatro números quânticos iguais.6. Estabeleceu a regra da máxima multiplicidade.

A correspondência correta entre as colunas éA) I – 2; II – 3; III – 4; IV – 5; V – 6. B) I – 3; II – 4; III – 6; IV – 2; V – 5. C) I – 2; II – 4; III – 5; IV – 1; V – 3. D) I – 4; II – 5; III – 6; IV – 3; V – 1.

03. Um estudante de química introduziu um chumaço de palha de aço no fundo de uma proveta e inverteu-a em uma cuba de vidro contendo água, conforme a figura abaixo.

Um dia depois, ao verificar o sistema, o estudante percebeu que o nível da água no interior da proveta havia subido e a palha de aço estava enferrujada.Assim, ele concluiu acertadamente que A) a elevação do nível da água da proveta é ocasionada

pela pressão osmótica. B) o metal da palha de aço ganhou elétrons, sofrendo redução. C) não houve interferência da pressão externa no experi-

mento. D) o experimento permite calcular o percentual de oxigênio

no ar atmosférico.

04. O conceito de entropia está intimamente associado à defini-ção de espontaneidade de uma reação química, através da segunda lei da termodinâmica, embora não seja suficiente para caracterizá-la. Considerando os sistemas apresentados a seguir, assinale aquele em que há aumento de entropia. A) Liquefação da água. B) Síntese da amônia. C) Reação do hidrogênio gasoso com oxigênio gasoso para

formar água líquida. D) Dissolução do nitrato de potássio em água.

05. Recentemente encontrou-se um verdadeiro “fatberg”, um iceberg de gordura com cerca de 15 toneladas, nas tubula-ções de esgoto de uma região de Londres. Esse “fatberg”, resultado do descarte inadequado de gorduras e óleo usados em frituras, poderia ser reaproveitado na produção de A) sabão, por hidrólise em meio salino. B) biodiesel, por transesterificação em meio básico. C) sabão, por transesterificação em meio salino. D) biodiesel, por hidrólise em meio básico.

06. Com a crescente crise mundial de dengue, as pesquisas pela busca tanto de vacinas quanto de repelentes de insetos têm se intensificado. Nesse contexto, os compostos I e II abaixo representados têm propriedades muito distintas: enquanto um deles tem caráter ácido e atrai os insetos, o outro tem caráter básico e não os atrai.

Baseado nessas informações, pode-se afirmar corretamente que o composto A) I não atrai os insetos e tem caráter básico. B) II atrai os insetos e tem caráter ácido. C) II não atrai os insetos e tem caráter básico. D) I não atrai os insetos e tem caráter ácido e básico.

07. Considere os seguintes equilíbrios químicos.

I.

II.

III.

A alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas em relação aos equilíbrios químicos acima é: A) A formação do produto azul se dá em função da dimi-

nuição da temperatura para o equilíbrio I; a formação do pentacloreto de fósforo é altamente favorável para o equilíbrio II e a diminuição do pH forma o dicromato de cor laranja no equilíbrio III.

B) A formação do produto azul se dá em função do aumento da temperatura para o equilíbrio I; a formação do pen-tacloreto de fósforo não é favorável para o equilíbrio II e o aumento do pH forma o dicromato de cor laranja no equilíbrio III.

C) A formação do produto azul se dá em função do au-mento da temperatura para o equilíbrio I; a dissociação do pentacloreto de fósforo é altamente favorável para o equilíbrio II e a adição de base forma o dicromato de cor laranja no equilíbrio III.

D) A formação do produto azul se dá em função do au-mento da temperatura para o equilíbrio I; a formação do pentacloreto de fósforo é altamente favorável para o equilíbrio II e a diminuição do pH forma o dicromato de cor laranja no equilíbrio III.

08. Fertilizantes químicos mistos, denominados NPK, são utiliza-dos para aumentar a produtividade agrícola, por fornecerem os nutrientes nitrogênio, fósforo e potássio, necessários para o desenvolvimento das plantas. A quantidade de cada nutriente varia de acordo com a finalidade do adubo. Um determinado adubo NPK possui, em sua composição, as seguintes substâncias: nitrato de amônio (NH4NO3), ureia (CO(NH2)2), nitrato de potássio (KNO3), fosfato de sódio (Na3PO4) e cloreto de potássio (KCR).

A adição do adubo descrito provocou diminuição no pH de um solo. Considerando o caráter ácido/básico das substân-cias constituintes desse adubo, a diminuição do pH do solo deve ser atribuída à presença, no adubo, de uma quantidade significativa de A) ureia. B) fosfato de sódio. C) nitrato de amônio. D) nitrato de potássio.

Page 5: PROGRAMA ARI DE SÁ NO AR · De segunda a sexta, das 20h às 21h Acesse: aridesa.com.b r De 3 a 14 de junho de 2019 ... Nasce da luz solar um pescador. Sobre uma pedra, fisga a carne

5

BIOLOGIA E FÍSICAno vestibular

Dia 5/6(Quarta-feira)

BIOLOGIA: Profs. Alysson Alencar, Bezerra Neto, Bruno Leite, Jordanna Almeida, Landim, Paulo Mariano, Régis Romero e Victor Lacerda.FÍSICA: Profs. Eduardo Kílder, Ítalo Reann, João Paulo Aguiar, Leandro Herston, Marcelo Rufino, Renato Brito, Rodrigo Lins e Vasco Vasconcelos.

01. Um trecho de uma das cadeias da molécula de DNA tem a seguinte sequência de bases nitrogenadas:

ACATAGCCAAAA

Abaixo, temos os códons correspondentes a quatro amino-ácidos.

Aminoácido Códons

Cisteína UGU, UGC

Fenilalanina UUU, UUC

Glicina GGU, GGC, CGA, GGG

Isoleucina AUU, AUC

Suponha que, em um caso de mutação, a terceira base daquele trecho de DNA, que se encontra sublinhada (A), seja substituída pela base Guanina. Essa nova situaçãoA) acarretaria modificação em parte da sequência de ami-

noácidos da proteína a ser sintetizada.B) acarretaria modificação em todos os códons subsequen-

tes no trecho do RNA mensageiro correspondente.C) não acarretaria modificação na sequência de nucleotídeos

do RNA mensageiro correspondente.D) não acarretaria modificação na sequência de aminoácidos

da proteína a ser sintetizada.

02. Nos oceanos, pode ocorrer a seguinte cadeia alimentar:

ZOOPLÂNCTONConsumidores

Primários

PEIXES PEQUENOSConsumidoresSecundários

PEIXES GRANDESConsumidores

Terciários

FITOPLÂNCTONProdutoresPrimários

O fitoplâncton é um conjunto de organismos fotossinteti-zantes (microscópicos) que ficam à deriva nos oceanos. Ele representa o primeiro elo na transferência de alimento e, portanto, de energia química para os demais componentes da cadeia trófica. O zooplâncton, conjunto de pequenos organismos heterótrofos que consomem os produtores pri-mários, recebe energia química em quantidade muito menor do que a energia solar que o fitoplâncton absorveu pela fo-tossíntese. Isso ocorre porque grande parte das substâncias orgânicas que os produtores primários sintetizam é perdida na forma de energia e calor, à medida que os organismos trabalham para se manter vivos. O mesmo processo ocorre quando os peixes pequenos, como a sardinha, predam o zooplâncton e quando os peixes grandes se alimentam dos peixes pequenos. Logo, a quantidade de energia diminui no decorrer das relações da cadeia alimentar.

Assinale a alternativa correta em relação à transferência de energia entre os níveis tróficos de uma cadeia alimentar.A) Todos os níveis tróficos dissiparão parte da energia ad-

quirida, por meio das próprias atividades metabólicas e de calor.

B) Uma cadeia alimentar deve sempre possuir muitos níveis tróficos, como forma de garantir a mesma quantidade de energia em cada um desses níveis.

C) Quanto mais curta for uma cadeia alimentar, menor será a quantidade de energia disponível para o nível trófico mais elevado.

D) A quantidade de energia disponível aumenta à medida que é transferida de um nível trófico para outro nível trófico.

03. O esquema a seguir representa a mitose normal e a mitose induzida pelo herbicida orizalina, que constitui uma técnica utilizada na seleção de características desejáveis para o melhoramento genético de rosas, tais como: atratividade, cor, formato, aroma, precocidade na floração, senescência tardia e resistência a fungos e a outros estresses ambientais.

Orizalina inibeformação das fibrasdo fuso mitótico

Célula diploide

Célula tetraploide

Célula diploide

Célula-filhas diploides

Mitose Normal Mitose com Orizalina

TAKAHASHI, T. Y. et al. Modificações genéticas em rosas. Revista Genética na escola, v. 12, n.1, 2017, p. 10-19.

Com base nas informações apresentadas, considere as afirmações a seguir.I. A técnica apresentada possibilita a obtenção de poliploi-

des por indução, que é acompanhada pelo aumento dos volumes do núcleo e da célula, permitindo selecionar uma característica desejável.

II. Na mitose normal, conforme o esquema, há a represen-tação da anáfase com a segregação dos cromossomos homólogos para os polos opostos da célula.

III. A célula diploide dessa espécie de rosa apresenta dois conjuntos cromossômicos: 2n=14.

IV. A orizalina, ao impedir a formação das fibras do fuso mitótico, dá origem a uma única célula com 7 conjuntos de cromossomos: 7n=28.

Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.A) I e IIIB) I, II e IIIC) II, III e IVD) I e IV

04. O uso de vinagre e sal de cozinha em uma salada de alface, além de conferir mais sabor, serve também para eliminar micro-organismos causadores de doenças, como as amebas, por exemplo. O inconveniente do uso desse tempero é que, depois de algum tempo, as folhas murcham e perdem parte de sua textura. Esses fenômenos ocorrem porque A) as amebas morrem ao perderem água rapidamente por

osmose. Já as células da alface possuem um envoltório que mantém sua forma mesmo quando perdem água por osmose e, por isso, murcham mais lentamente.

B) o vinagre, por ser ácido, destrói a membrana plasmática das amebas, provocando sua morte. No caso da alface, o envoltório das células não é afetado pelo vinagre, mas perde água por difusão simples, provocada pela presença do sal.

C) as amebas morrem ao perderem água por osmose, um processo mais rápido. Em contrapartida, as células da alface perdem água por difusão facilitada, um processo mais lento e, por isso, percebido mais tardiamente.

D) tanto as amebas quanto as células da alface não possuem barreiras para a perda de água por difusão simples. Ocorre que, no caso da alface, trata-se de um tecido e não de um único organismo e, portanto, a desidratação é notada mais tardiamente.

Page 6: PROGRAMA ARI DE SÁ NO AR · De segunda a sexta, das 20h às 21h Acesse: aridesa.com.b r De 3 a 14 de junho de 2019 ... Nasce da luz solar um pescador. Sobre uma pedra, fisga a carne

6

05. No ouvido, para a chegada de informações sonoras ao cérebro, o som se propaga, de modo simplificado, por três meios consecutivos: o ar, no ouvido médio, um meio sólido (os ossos martelo, bigorna e estribo) e um meio líquido, no interior da cóclea. Ao longo desse percurso, as ondas sonoras têmA) mudança de frequência de um meio para o outro. B) manutenção da amplitude entre os meios. C) mudança de velocidade de propagação de um meio para

o outro. D) manutenção na forma de onda e na frequência entre os

meios.

06. Numa sala com temperatura de 18 °C estão dispostos um objeto metálico e outro plástico, ambos com a mesma tem-peratura desse ambiente. Um indivíduo com temperatura corporal média de 36 °C segura esses objetos, um em cada mão, simultaneamente. Neste caso, é correto afirmar que há rápida transferência de calor A) da mão para o objeto metálico e lenta da mão para o

plástico, por isso a sensação de frio maior proveniente do objeto metálico.

B) do objeto metálico para a mão e lenta do plástico para a mão, por isso a sensação de frio maior proveniente do plástico.

C) da mão para o plástico e lenta da mão para o objeto metálico, por isso a sensação de frio maior proveniente do plástico.

D) do plástico para a mão e lenta do objeto metálico para a mão, por isso a sensação de calor maior proveniente do objeto metálico.

07. Um estudante avaliou o tempo diário do uso do chuveiro em sua casa no decorrer de trinta dias consecutivos, o que permitiu a construção do quadro abaixo.

Morador Tempo diário em minutos

Mãe 20

Pai 15

Irmã 20

Irmão 5

Ele próprio 30

Sabendo que o chuveiro de sua casa tem potência de 2 800 W, o estudante calculou que, no período avaliado, o consumo de energia em sua casa, devido ao uso do chuveiro, foi, aproximadamente, de A) 90 kWh.B) 106 kWh.C) 126 kWh.D) 140 kWh.

08. As cirurgias corretivas a laser para a visão estão cada vez mais eficientes. A técnica corretiva mais moderna é baseada na extração de um pequeno filamento da córnea, modifican-do a sua curvatura. No caso de uma cirurgia para correção de miopia, o procedimento é feito para deixar a córnea mais plana. Assinale a alternativa que explica corretamente o processo de correção da miopia. A) Na miopia, a imagem de um ponto muito distante se

forma antes da retina e a cirurgia visa a aumentar a distância focal da lente efetiva do olho.

B) Na miopia, a imagem de um ponto muito distante se forma depois da retina e a cirurgia visa a aumentar a distância focal da lente efetiva do olho.

C) Na miopia, a imagem de um ponto muito distante se forma depois da retina e a cirurgia visa a diminuir a distância focal da lente efetiva do olho.

D) Na miopia, a imagem de um ponto muito distante se forma antes da retina e a cirurgia visa a diminuir a dis-tância focal da lente efetiva do olho.

GEOGRAFIAno vestibular

Dia 6/6(Quinta-feira)

GEOGRAFIA: Profs. Charles Weima, Eduardo Romão, Fernandes e Yuri Sabóia.

01. Impactos ambientais sobre os domínios morfoclimáticos do Brasil.

Impacto ambiental deve ser entendido como resultados de ações que modifiquem o ambiente, podendo produzir danos, muitas vezes irreversíveis.

Ao longo da história, a ocupação humana dos domínios morfoclimáticos brasileiros provocou impactos ambientais de diversos tipos.

ADAS, Melhem; ADAS, Sergio. Expedições Geográficas, 7º ano. São Paulo: Moderna, 2011.

A partir do texto acima e dos seus conhecimentos geográ-ficos sobre os impactos ambientais que resultaram da ação antrópica nos domínios morfoclimáticos brasileiros, é correto afirmar que A) no domínio amazônico e no domínio do cerrado, o

avanço dos projetos agropecuários, grandes projetos minero-metalúrgicos, garimpos e hidrelétricas, causam desmatamento e queimadas, com graves consequên-cias para a flora e a fauna, além de erosão do solo, inundações, assoreamento, contaminação de rios, que afetam diretamente as comunidades locais e os povos que sobrevivem da floresta.

B) nas faixas de transição e no domínio das pradarias, o avanço da cultura da soja e a pecuária intensiva causam desmatamento e lixiviação do solo, pois utilizam imensas áreas para desenvolver o processo produtivo, fato que deixa o solo desprotegido e sujeito às intempéries da natureza.

C) no domínio das araucárias e no domínio dos mares de morro, é visível a expansão urbana e industrial, inclusive na faixa litorânea, fato que acarreta a contaminação do solo e das vertentes de rios, trazendo como consequência a lixiviação do solo, o assoreamento e a eutrofização.

D) no domínio da caatinga, ocorre intenso desmatamento praticado por grandes grupos econômicos e a exploração de lenha para uso doméstico e produção de carvão, fatos que têm causado a perda da biodiversidade, a erosão do solo bem como sua “arenização”.

02. O Mundo está em movimento! Dinâmicas que demarcam o cruzamento entre ordem e desordem mundial produzem territórios e redes cada vez mais fluidos, servindo tanto para unir como para fragmentar recortes espaciais da geopolítica internacional. Considerando os recentes fatos que simboli-zam as mudanças anunciadas, devemos inferir que o(a)A) Brexit, isto é, a decisão do Reino Unido de deixar a União

Europeia, é uma vitória dos políticos progressistas e liberais britânicos, que nunca aceitaram o projeto de integração regional em que os países europeus concordam em trans-ferir poderes soberanos das instituições nacionais para um conjunto de instituições supranacionais.

B) triunfo de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos significa, igualmente, a vitória do neo-liberalismo fundado sob os princípios do livre comércio, da globalização produtiva e do mercado financeiro des-regulamentado.

C) conflito entre os diversos agentes políticos e econômicos que reproduzem a guerra civil na Síria, demonstra que, para além das relações entre redes e instituições “tradi-cionais”, surgem múltiplas redes “ilegais” ou clandestinas que tornam mais complexa a geopolítica internacional.

D) Rússia, um histórico agente da geopolítica mundial, alterou suas estratégias militares e não mais se coloca como uma potência capaz de interferir nos rumos dos conflitos internacionais.

Page 7: PROGRAMA ARI DE SÁ NO AR · De segunda a sexta, das 20h às 21h Acesse: aridesa.com.b r De 3 a 14 de junho de 2019 ... Nasce da luz solar um pescador. Sobre uma pedra, fisga a carne

7

03. Funeral de um lavrador (Chico Buarque)

Esta cova que estás/ Com palmos medida/ É a conta menor/ Que tiraste em vida/

É de bom tamanho/ Nem largo nem fundo/ É a parte que te cabe/ Neste latifúndio/

Não é cova grande/ É cova medida/ É a terra que que-rias/ Ver dividida/

É uma cova grande/ Para teu pouco defunto/ Mas es-tarás mais ancho/ Que estavas no mundo/

É uma cova grande/ Para teu defunto parco[...] Mas a terra dada/ Não se abre a boca/

É a conta menor/ Que tiraste em vida/ É a parte que te cabe/ deste latifúndio/

É a terra que querias/ Ver dividida [...].

No texto acima, verifica-se um alerta quanto à necessidade de uma reforma agrária urgente no Brasil. Sobre essa ques-tão, verificamos queA) o processo de modernização na agropecuária brasileira

somente foi possível a partir da promulgação da “Lei de Terras” de 1850, que permitiu uma lenta mas efetiva reforma agrária ao longo dos anos.

B) uma política consistente de soberania alimentar no Brasil passa, necessariamente, por uma Reforma Agrária ampla e massiva e por uma política agrícola de apoio às gran-des unidades de produção em detrimento das unidades familiares.

C) a fronteira agrícola moderna e o aparecimento das cidades do agronegócio estão associados às políticas do governo Vargas direcionadas à agricultura, com a criação, em 1951, do Estatuto do Trabalhador Rural.

D) trata-se do problema da posse da terra e da injusta estrutura fundiária do Brasil que se arrasta por muito tempo e exclui grande parte dos agricultores brasileiros que não ganham o suficiente para adquirir terras.

04. Em discurso proferido em 20 de maio de 2011, o presidente dos EUA, Barack Obama, pronunciou-se sobre as negocia-ções relativas ao conflito entre palestinos e israelenses, propondo o retorno à configuração territorial anterior à Guerra dos Seis Dias, ocorrida em 1967. Sobre o contexto relacionado ao conflito mencionado, devemos inferir queA) a criação do Estado de Israel, em 1948, marcou o início

de um período de instabilidade no Oriente Médio, pois significou o confisco dos territórios do Estado da Palestina que existia até então e desagradou o mundo árabe.

B) a Guerra dos Seis Dias insere-se no contexto de outras disputas entre árabes e israelenses, por causa das re-servas de petróleo localizadas naquela região do Oriente Médio.

C) a Guerra dos Seis Dias significou a ampliação territorial de Israel, com a anexação de territórios, justificada pelos israelenses como medida preventiva para garantir sua segurança contra ações árabes.

D) o discurso de Obama representa a postura tradicional da diplomacia norte-americana, que defende a existên-cia dos Estados de Israel e da Palestina, e diverge da diplomacia europeia, que condena a existência dos dois Estados.

05. No fim da década de 1960, sob a justificativa de evitar a internacionalização da Amazônia, os governos militares distribuíram terras e subsídios a quem se dispusesse a se embrenhar na floresta. Atualmente, 36% do gado bovino e 5% das plantações de soja do país encontram-se na região amazônica. Investir ali é um ótimo negócio. As terras custam até um décimo do valor no Sudeste.

Disponível em: planetasustentavel.abril.com.br (adaptado).

Recentemente, a ocupação econômica da Amazônia vem passando por várias alterações, como a expansão do agro-negócio, citada no texto. Um efeito negativo e outro positivo, ocasionados por essa expansão, estão respectivamente identificados em:A) desmatamento – geração de empregos.B) assoreamento de rios – modernização de ferrovias.C) destruição da fauna – renovação das fontes de energia.D) poluição ambiental – redistribuição da propriedade

fundiária.

06. Os cinco macrotipos climáticos presentes no Brasil correspondem aos climas equatorial, tropical equatorial, tropical litorâneo do Nordeste oriental, tropical do Brasil Central e subtropical úmido. Considerando a paisagem e a tipologia climática brasileira e suas relações de gênese e dinâmica, analise as afirmações e assinale com V as afirmações verdadeiras e com F as afirmações falsas.( ) Dentre os fatores determinantes para a diversidade

climática e paisagística no Brasil estão a extensão do território e do litoral, as formas de relevo e a dinâmica das massas de ar.

( ) Dentre as principais características que distinguem os climas da região Sul do Brasil estão a grande irregu-laridade pluviométrica e as baixas temperaturas no inverno.

( ) A vegetação presente na área de atuação do clima tropical litorâneo do Nordeste oriental não condiz com esse tipo de clima.

( ) O domínio do clima equatorial é controlado principal-mente pelas massas equatorial continental e atlântica, além da zona de convergência intertropical.

A sequência correta, de cima para baixo, éA) V, V, F, V. B) V, F, F, V.C) F, V, V, F.D) F, F, V, V.

07. Geografia urbana é o termo utilizado para designar os estudos dedicados às cidades, bem como seu processo de produção urbana. Em outras palavras, o modo como se dá a expansão da cidade, a configuração da mesma e o modo como as pessoas irão se agrupar sob determinadas lógicas sociais, originando os denominados “tecidos urbanos”.

Em relação ao processo de urbanização brasileiro, é correto afirmar queA) ele apresenta acentuada concentração espacial, forman-

do grandes aglomerados urbanos.B) o crescimento acelerado das cidades é acompanhado de

melhorias nas condições de infraestrutura urbana.C) a expansão urbana avança sobre grandes áreas sem

transgredir a legislação vigente que dispõe sobre a ocupação do solo urbano.

D) o fluxo migratório pendular é fundamental no crescimen-to populacional das grandes cidades brasileiras.

08. Os enclaves úmidos do Nordeste constituem exceções no contexto fisiográfico e ecológico do domínio morfoclimático semiárido da caatinga. A ocorrência desses enclaves depen-deA) da altitude, de menores taxas de evapotranspiração e

do maior volume pluviométrico anual.B) da proximidade do mar e de balanço hídrico deficitário

em todos os meses do ano.C) das superfícies pediplanadas sertanejas submetidas à

influência do clima semiárido.D) da ocorrência de solos muito férteis de planaltos sedi-

mentares areníticos submetidos à influência de clima tropical semiárido.

Page 8: PROGRAMA ARI DE SÁ NO AR · De segunda a sexta, das 20h às 21h Acesse: aridesa.com.b r De 3 a 14 de junho de 2019 ... Nasce da luz solar um pescador. Sobre uma pedra, fisga a carne

8

FÍSICA E BIOLOGIAno vestibular

Dia 7/6(Sexta-feira)

FÍSICA: Profs. Eduardo Kílder, Ítalo Reann, João Paulo Aguiar, Leandro Herston, Marcelo Rufino, Renato Brito, Rodrigo Lins e Vasco Vasconcelos.BIOLOGIA: Profs. Alysson Alencar, Bezerra Neto, Bruno Leite, Jordanna Almeida, Landim, Paulo Mariano, Régis Romero e Victor Lacerda.

01. Um grupo de alunos, no laboratório de física, afirma que observaram uma colisão perfeitamente elástica entre duas esferas metálicas bem polidas, em uma superfície horizon-tal, que resultou nas duas esferas terminarem em repouso. Nenhuma força externa horizontal estava agindo nas esferas no instante da colisão. Sobre o fato, assinale o correto. A) As velocidades escalares iniciais das duas esferas eram

iguais e suas massas eram idênticas. B) As velocidades escalares iniciais das duas esferas eram

diferentes e suas massas eram, também, diferentes.C) As velocidades escalares iniciais das duas esferas eram

iguais, mas suas massas não necessariamente eram idênticas.

D) A colisão não pode ter ocorrido como afirmado pelo grupo.

02. A figura a seguir mostra o perfil de uma pista de skate, feita do mesmo material do ponto U ao ponto Y.

Uma jovem skatista parte do ponto U com velocidade nula, passa pelos pontos V, X e chega ao ponto Y com velocidade nula. Com base no exposto, assinale o correto. A) A energia cinética em V é igual à energia potencial gra-

vitacional em U. B) A energia cinética em V é igual á energia potencial gra-

vitacional em X. C) A energia cinética em V é igual à energia potencial gra-

vitacional em Y. D) A energia cinética em V é maior que a energia potencial

gravitacional em X.

03. Uma motocicleta de 120 kg se choca de frente com um au-tomóvel de 800 kg, em uma rua horizontal. Sobre a força sofrida pelos veículos, devido à colisão, assinale o correto. A) As forças sofridas pelos dois veículos são iguais. B) A motocicleta sofre maior força. C) O automóvel sofre maior força. D) As forças sofridas pelos dois veículos vão depender de

a colisão ser ou não elástica.

04. Considere uma esfera metálica em queda livre sob a ação somente da força peso. Sobre o módulo do momento linear desse corpo, pode-se afirmar corretamente que A) aumenta durante a queda.B) diminui durante a queda.C) é constante e diferente de zero durante a queda.D) é zero durante a queda.

05. Dados do Ministério da Saúde revelam que o número de brasileiros que procurou a rede pública de saúde para fazer teste de HIV aumentou nos últimos anos e que essa realidade se deve a testes que utilizam nova tecnologia, oferecidos pela rede pública brasileira. Analise as afirmações a seguir.I. A AIDS não tem cura e é causada por um retrovírus.II. Portadores do HIV podem, mesmo sem apresentar sin-

tomas da doença, transmitir o vírus para seus parceiros.III. Filhos de mães infectadas pela AIDS fatalmente nascem

com a doença.IV. Ao se desenvolver, a AIDS enfraquece o sistema imu-

nológico e diminui a resistência do indivíduo, que fica suscetível a infecções por microrganismos.

É verdadeiro o que se afirma somente emA) I, II e III.B) II, III e IV.C) I, II e IV.D) I, III e IV.

06. A Giardia intestinalis é um protozoário que pode parasitar o intestino delgado humano, podendo causar diarreia e má absorção intestinal. A forma trofozoíto do parasita tem o formato de pêra, com simetria bilateral, tem dois núcleos e é dotada de quatro pares de flagelos. De acordo com o sistema de classificação que leva em consideração os tipos de organelas locomotoras, este parasita encontra-se no grupo dosA) esporozoários.B) mastigóforos.C) sarcodinos.D) ciliados.

07. A cisticercose humana é uma verminose que pode levar a quadros patológicos. É correto afirmar, com relação a esta alteração: A) É causada por formas larvárias de Taenia saginata.B) Evitar o consumo de carne de porco crua ou mal cozida

é uma das principais medidas profiláticas.C) É adquirida pela ingestão acidental de ovos viáveis da

Taenia solium.D) A invasão do corpo pelo verme se dá através da pene-

tração das larvas na pele.

08. Indique a opção que contém a numeração correta, de cima para baixo, na coluna II.

COLUNA I (divisão do corpo) COLUNA II (animais)

1. Cabeça, tórax, abdômen2. Cefalotórax e abdômen3. Cabeça e tronco

( ) Chilópoda( ) Insecta( ) Diplopoda( ) Crustácea( ) Arachnida

Marque a opção que contém a numeração correta, de cima para baixo, na coluna II.A) 3, 1, 2, 3, 2B) 3, 1, 3, 2, 2C) 1, 3, 2, 3, 2D) 2, 1, 3, 2, 1

GABARITO (de 3 a 7/6)

PORTUGUÊS(3/6)

QUÍMICA(4/6)

BIO/FÍS(5/6)

GEOGRAFIA(6/6)

FÍS/BIO(7/6)

01. D02. D03. D04. C

05. D06. A07. B08. D

01. D02. C03. D04. D

05. B 06. B 07. D 08. C

01. D02. A03. A04. A

05. C06. A07. C08. A

01. A02. C03. D04. C

05. A06. B07. A08. A

01. D02. D03. A04. A

05. C06. B07. C08. B

Page 9: PROGRAMA ARI DE SÁ NO AR · De segunda a sexta, das 20h às 21h Acesse: aridesa.com.b r De 3 a 14 de junho de 2019 ... Nasce da luz solar um pescador. Sobre uma pedra, fisga a carne

9

MATEMÁTICA E QUÍMICAno vestibular

Dia 10/6(Segunda-feira)

MATEMÁTICA: Profs. Alexandrino Diógenes, Alfredo Castelo, Jardel Almeida, Klaiton Barbosa, Marcos Paulo, Paulo André, Robério Bacelar e Thiago Pacífico.QUÍMICA: Profs. Alan Ibiapina, Edwilkens, Kelton Wadson, Marisleny Brito, Michel Henri, Thiago Magalhães e Ubiratan Cunha.

01. Para todos os inteiros positivos n, considere a função f(n) = log2730n2. Qual o valor de f(13) + f(14) + f(15)?A) 0B) 1C) 2D) 3

02. Ao dividirmos o produto de três números inteiros, ímpares, positivos e consecutivos por 15, obtemos o quociente 143 e o resto zero. O menor destes três números é A) 9. B) 11. C) 15. D) 17.

03. A mala do Dr. Z tem um cadeado cujo segredo é uma com-binação com cinco algarismos, todos variando de 0 a 9. Ele esqueceu a combinação que escolhera, mas sabe que atende às condições:1ª) se o primeiro algarismo é ímpar, então, o último também

é ímpar; 2ª) se o primeiro algarismo é par, então, o último algarismo

é igual ao primeiro; 3ª) a soma dos segundo e terceiro algarismos é 5.

Quantas combinações diferentes atendem às condições do Dr. Z? A) 1 500B) 1 600C) 1 700D) 1 800

04. Uma fábrica utiliza sua frota particular de caminhões para distribuir as 90 toneladas de sua produção semanal. Todos os caminhões são do mesmo modelo e, para aumentar a vida útil da frota, adota-se a política de reduzir a capacidade máxima de carga de cada caminhão em meia tonelada. Com essa medida de redução, o número de caminhões neces-sários para transportar a produção semanal aumenta em 6 unidades em relação ao número de caminhões necessários para transportar a produção usando a capacidade máxima de carga de cada caminhão. Qual é o número atual de ca-minhões que essa fábrica usa para transportar a produção semanal, respeitando-se a política de redução de carga? A) 36B) 30C) 19D) 16

05. A princípio, todos os pacientes atendidos no CRLeish serão tratados, ambulatorialmente, com antimoniato de meglumina (antimoniato de N-metil-glucamina = glucantime®) na dose de 5 mg Sb5+/dia, IM. A droga é apresentada em ampolas de 5 mL, contendo 1,5 gramas de antimoniato de meglumina, equivalente a 405 mg de Sb5+. Portanto, 5 mL correspondem a 405 mg de Sb5+ e cada mL, a 81 mg de Sb5+.

IPEC – FIOCRUZ-CRLeish (Centro de Referências em Leishmanioses). Protocolos de técnicas diagnósticas das Leishmanioses. Rio de Janeiro: 2004.

A fórmula estrutural da meglumina é

A análise dessa fórmula permite concluir que a meglumina A) deve ser insolúvel em água.B) apresenta isomeria cis-trans.C) apresenta átomos de carbono assimétrico.D) possui carbonos primário e terciário.

06. Filtros de piscinas, construídos em ferro, são muito afetados pela corrosão. No processo de corrosão ocorre a dissolução lenta do metal, com a formação de íons Fe2+ em solução aquosa.

Para a proteção dos filtros são utilizados os chamados “ele-trodos de sacrifício”. Estes eletrodos são barras de metais convenientemente escolhidos que, colocados em contato com o filtro, sofrem corrosão no lugar do ferro.

Com base nos dados tabelados a seguir,

Semirreação E0(volt)

Mg2+ + 2 e– → Mg0

Fe2+ + 2 e– → Fe0

Ni2+ + 2 e– → Ni0Cu2+ + 2 e– → Cu0

– 2,37– 0,44– 0,26+ 0,34

pode-se prever que são “eletrodos de sacrifício” adequados barras deA) magnésio, apenas. B) cobre, apenas. C) níquel, apenas. D) cobre e níquel, apenas.

07. A energia nuclear não apresenta os transtornos menciona-dos para os combustíveis fósseis; porém a manipulação de materiais radioativos e os riscos de vazamento de radiação tornam esta fonte de energia potencialmente perigosa. As usinas atuais se baseiam no processo de fissão nuclear do urânio (Z = 92) para produzir energia e empregam o U235 como combustível nuclear. No entanto, este átomo é pouco abundante na natureza, sendo mais comum o U238. Um dos produtos da fissão do urânio é o Ba141, com meia vida de 18 meses.

Analisando o texto anterior, assinale a afirmativa FALSA.A) Os átomos de U235 e U238 diferem entre si em 3 prótons.B) Na fissão nuclear, núcleos mais leves são obtidos a partir

de núcleos mais pesados.C) Partículas α são idênticas ao núcleo de He4. D) Nêutrons são utilizados como partículas para provocar

a fissão do urânio.

08. O óxido nítrico, cuja produção pode ser estimulada pelo citrato de sildenafila, é vasodilatador, o que o faz contro-lar a pressão dos vasos sanguíneos e nos vagalumes faz acender a lanterna, indicando a ocorrência de uma reação química — bioluminescência — que serve como meio de comunicação entre machos e fêmeas. Em 1992, o óxido nítrico foi denominado “Molécula do Ano” pela revista cien-tífica Science. Sobre este importante composto, assinale a afirmação FALSA. A) Na atmosfera, ele pode se converter em ácido nítrico,

produzindo chuvas ácidas. B) A mais importante fonte natural de óxido nítrico é o

relâmpago. C) Ele pode reagir na atmosfera, formando ozônio e pro-

vocando o smog fotoquímico das metrópoles poluídas. D) Sua massa molecular é 46.

Page 10: PROGRAMA ARI DE SÁ NO AR · De segunda a sexta, das 20h às 21h Acesse: aridesa.com.b r De 3 a 14 de junho de 2019 ... Nasce da luz solar um pescador. Sobre uma pedra, fisga a carne

10

HISTÓRIAno vestibular

Dia 11/6(Terça-feira)

HISTÓRIA: Profs. Carlos David, Isac do Vale, Márcio Michiles, Marcos Leandro e Sérgio Feitosa.

01. Não há dúvida de que a Semana havia sido concebida pe-los seus idealizadores para causar furor, marcar uma data, gerar atritos e instaurar-se como marco simbólico de uma transformação. Sem reações de desagrado, sem polêmica e sem vaias, o plano corria o risco de naufragar. A imprensa, aliás, já tocara na ferida, na cobertura da primeira noite, ao notar que a expectativa hostil do público se transformara em aplausos – o oposto do que se esperava de um aconte-cimento futurista (...).

GONÇALVES, Marco Augusto. 1922. A semana que não terminou.

São Paulo: Companhia das Letras, 2012. p. 299.

Na América Latina, a grande imprensa, bem como outros veículos de massas, participou de campanhas e programas que buscavam valorizar a imagem dos Estados Unidos no continente. Isso foi notório durante a A) Política da Boa Vizinhança, lançada com o objetivo de

favorecer a recuperação dos EUA em relação aos efeitos da crise de 1929, por meio de acordos internacionais para obtenção de matéria-prima e por meio de ações diversas de cooperação.

B) Operação Condor, uma articulação dos movimentos de oposição aos regimes militares latino-americanos que contou com apoio dos Estados Unidos a fim de condenar os governos autoritários e defender a democracia.

C) Aliança para o Progresso, logo após a II Guerra, quando o governo dos EUA instalou em vários países latino--americanos sucursais do Office of the Coordinator Inter--American Affairs, agência encarregada de promover programas de cooperação econômica e cultural.

D) Operação Brother Sam, ação das Forças Armadas norte--americanas no litoral brasileiro para garantir a posse de João Goulart, quando houve a renúncia do presidente Jânio Quadros.

02. Leia o fragmento textual abaixo.

“Naquele início dos anos 60, Paris vivia a febre da Re-volução Cubana e fervilhava de jovens dos cinco continentes que, como Paul, sonhavam repetir em seus países a saga de Fidel Castro e seus barbudos, e para isso se preparavam, a sério ou nem tanto, em conspirações de bar”.

VARGAS LLOSA, Mario. Travessuras de menina má. Rio de Janeiro: Objetiva, 2006, p. 21.

A partir do texto e de seus conhecimentos sobre a Revolução Cubana (1959), marque a alternativa correta.A) A Revolução Cubana (1959), mencionada no texto,

contou com o apoio dos Estados Unidos, país que tinha interesse no término do domínio espanhol da Ilha, o qual durou até o fim da década de 1950.

B) Fidel Castro, citado no fragmento textual, foi o principal líder da Revolução Cubana (1959), porém abandonou Cuba em 1960, deixando Che Guevara como presidente do país.

C) Cuba, país que fica no istmo da América Central, ainda possui um governo comandado por um partido comunis-ta, o que não a impediu de reatar relações diplomáticas com os Estados Unidos à época do governo de Barack Obama.

D) No início, a Revolução Cubana (1959) não tinha orien-tação abertamente socialista. Entretanto, em 1961, o governo revolucionário declarou a Ilha seguidora dessa doutrina, o que levou às tentativas de intervenções norte-americanas para derrubar o regime de Fidel Castro.

03. Segundo a historiadora Regina da Luz Moreira, “o retorno dos contingentes da FEB precipitou (...) a queda de Vargas em 1945”

CPDOC. Disponível em: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/FEB.

Assinale a alternativa que justifica a declaração acima, relacionando a atuação do Brasil, por meio da Força Expe-dicionária Brasileira (FEB), na Segunda Guerra Mundial com o primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945). A) Ao lutar pela democracia e contra os fascismos na Europa

com a FEB, o governo de Vargas perdeu apoio interno ao manter regime autoritário.

B) Ao lutar pela democracia e derrotar os fascismos na Europa, os pracinhas conquistaram apoio popular para derrubar a ditadura de Vargas.

C) Ao derrubar o regime franquista na Espanha, os soldados brasileiros inspiraram a população a lutar por eleições, após 15 anos de Estado Novo.

D) Ao derrotar os fascistas na Batalha de Monte Castelo, na Itália, a FEB conquistou o apoio norte-americano para derrubar a ditadura de Vargas.

04. O universo ficcional de Machado de Assis é povoado pelos tipos sociais que se mesclavam na sociedade fluminense do século XIX: proprietários, rentistas, comerciantes, homens pobres, mas livres, e escravos. Cruzam seus interesses e medem-se em seus poderes ou em sua falta de poder. É essa a configuração das personagens das obras-primas Memórias póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro. A tragédia do negro escravizado está exposta em contos violentos, e o capricho dos senhores proprietários dá o tom a narradores como Brás Cubas e Bento Santiago, o Bentinho, que contam suas histórias de modo a apresentar com ar de naturalidade a prática das violências pessoais ou sociais mais profundas.

TÁVOLA, Bernardim da. Inédito.

A tragédia do negro escravizado, no Brasil, deixou marcas profundas na sociedade brasileira. Durante a primeira Re-pública a maioria absoluta da população negra continuou excluída, da vida política, tendo colaborado para essa ex-clusão o fato de que A) a legislação republicana oficializou medidas segregacio-

nistas em nível nacional. B) a população negra livre não era contemplada pelo sis-

tema clientelista. C) os negros optaram por permanecer no campo, não se

inserindo nas cidades. D) os analfabetos, mendigos e soldados não podiam votar.

05. A respeito das características das primeiras civilizações mediterrânicas, assinale o item correto.A) O Homo sapiens originário do Oriente médio passou a

domesticar animais e praticar a agricultura por volta de 10-12 mil a.C.

B) As civilizações do crescente fértil praticavam a servidão coletiva e possuíam governos teocráticos e despóticos.

C) O declínio da civilização grega ocorreu após as Guerras Médicas entre Atenas e Esparta, o que favoreceu a sua conquista pelos persas.

D) Os romanos conheceram uma forte expansão militar durante a fase da monarquia, originando o Império Romano.

Page 11: PROGRAMA ARI DE SÁ NO AR · De segunda a sexta, das 20h às 21h Acesse: aridesa.com.b r De 3 a 14 de junho de 2019 ... Nasce da luz solar um pescador. Sobre uma pedra, fisga a carne

11

06. A respeito do Renascimento Comercial e Urbano na Europa dos séculos XII e XIII, considere as afirmações a seguir.I. As cidades situavam-se no cruzamento de rotas comer-

ciais ou à beira de rios, eram cercadas por muralhas e o crescimento populacional provocava a ocupação de terrenos extramuros.

II. O processo de expansão urbana estava ligado ao cres-cimento da produção agrícola e ao fortalecimento de rotas comerciais terrestres entre as cidades portuárias italianas, as feiras francesas e as cidades da região de Flandres.

III. “O ar das cidades torna os homens livres” era um ditado do período, referindo-se ao costume de considerar livre o servo que trabalhasse por determinado período de tempo no burgo.

IV. A autonomia administrativa e jurídica das cidades era conquistada através do pagamento de franquias aos senhores feudais ou da compra de cartas de privilégios.

Estão corretas as afirmativas A) I e II, apenas. B) III e IV, apenas. C) I, II e III apenas. D) I, II, III e IV.

07. A Carta das Nações Unidas, assinada em 1945, reconhecia o direito dos povos que habitavam “territórios sem gover-no próprio” à autonomia política. As metrópoles teriam a obrigação de tomar medidas para que esses direitos se efetivassem, respeitando as identidades culturais desses povos, o que facilitaria a descolonização afro-asiática.

NAPOLITANO, Marcos e VILLAÇA, Mariana. História para o Ensino Médio:

volume único. São Paulo: Atual 2013, p. 688 (adaptado).

A respeito do contexto histórico mencionado, é correto afirmar que A) os Estados Unidos e a União soviética estimularam a

independência das colônias, objetivando aumentar sua influência política e econômica, antes exclusiva das metrópoles da Europa ocidental.

B) a independência da Índia ocorreu embalada pelas pregações de Ghandi, que conseguiu reunir os povos indianos em um único partido, concorrendo para uma emancipação de forma pacífica, sem perder a unidade religiosa.

C) a Conferência de Bandung reuniu 29 nações afro--asiáticas, que decidiram pelo alinhamento automático com os Estados Unidos, e a discussão sobre as formas de superar a pobreza e de combater o racismo.

D) as colônias portuguesas do continente africano foram pioneiras no processo de descolonização, pois conquista-ram sua independência na primeira metade do século XX, apoiadas militarmente por Antônio de Oliveira Salazar.

08. Assinale a alternativa que NÃO caracteriza de modo correto o rápido processo de urbanização e modernização ocorrido nas Américas, entre 1870 e 1920. A) Os Estados Unidos experimentaram, no período, uma

industrialização em grande escala e altamente concen-trada, acompanhada de rápida urbanização. A expansão comercial e financeira para além de suas fronteiras atingiu países vizinhos da América Central e Caribe.

B) A urbanização e modernização aceleradas foram caracte-rísticas visíveis nas capitais dos países latino-americanos que vinham se beneficiando do sucesso de suas econo-mias agrário-exportadoras, como o México, a Argentina e o Chile.

C) A sobrevivência da monarquia e a continuação da es-cravidão até 1888 impediram a urbanização, o acesso à modernização e ao progresso industrial de fins do século XIX no Brasil, cuja economia ainda dependia da produção cafeeira.

D) A imigração em massa de trabalhadores europeus pobres de distintas nacionalidades para as Américas foi outro importante aspecto no processo de rápida modernização e industrialização em fins do século XIX e início do século XX.

GEOGRAFIA E MATEMÁTICAno vestibular

Dia 12/6(Quarta-feira)

GEOGRAFIA: Profs. Charles Weima, Eduardo Romão, Fernandes e Yuri Sabóia.MATEMÁTICA: Profs. Alexandrino Diógenes, Alfredo Castelo, Jardel Almeida, Klaiton Barbosa, Marcos Paulo, Paulo André, Robério Bacelar e Thiago Pacífico

01. Observe a seguinte descrição de uma parcela da comparti-mentação geoambiental do Ceará:

“O relevo cearense tem uma predominância muito significativa de terras situadas abaixo do nível de 200 m. Os compartimentos serranos de maciços residuais e de planaltos sedimentares acima de 700 m têm extensões restritas. No litoral, além dos campos de dunas modelados em sedimentos atuais, os depósitos mais antigos são enta-lhados incipientemente pela drenagem superficial, isolando interflúvios tabulares que representam os tabuleiros pré--litorâneos inaparentes”.

SOUZA, M. J. N. de. Compartimentação Geoambiental do Ceará. Ceará: um novo olhar geográfico. BORZACCHIELLO, J. et. al. Ed. Demócrito Rocha. Fortaleza. 2007.

p. 131.

Considerando a unidade planície litorânea, podem ser apon-tados como elementos de risco a ocupação eA) o desmatamento das áreas de mangue que promovem

a lixiviação dos solos.B) a erosão de vertentes em função dos desmatamentos.C) o desequilíbrio no balanço sedimentológico do litoral.D) a contaminação química dos solos por agrotóxicos.

02. O conceito de fertilidade do solo refere-se à sua importância econômica, isto é, à sua capacidade de permitir um eficaz desenvolvimento da agricultura. Para ser fértil, um solo deve possuir, naturalmente, uma série de condições: boa quantidade de húmus, um pH neutro, boa quantidade de elementos nutrientes, fácil penetração do ar e da água em seu interior, entre outras. Sobre os solos férteis do Brasil, pode-se afirmar:I. Os solos de maior fertilidade natural do Brasil se loca-

lizam nas áreas dos planaltos sedimentares basálticos, principalmente, nos estados de São Paulo e do Paraná. Destaca-se aí a “terra roxa”, como é regionalmente conhecida.

II. O “massapé” é outro solo fértil, encontrado na faixa litorânea do Nordeste, na chamada Zona da Mata. O massapé se origina da decomposição do granito, do gnaisse e, às vezes, do calcário.

Page 12: PROGRAMA ARI DE SÁ NO AR · De segunda a sexta, das 20h às 21h Acesse: aridesa.com.b r De 3 a 14 de junho de 2019 ... Nasce da luz solar um pescador. Sobre uma pedra, fisga a carne

12

III. Embora existam alguns solos de alta fertilidade natural no Brasil, normalmente, eles, como todos os solos tropicais em geral, são frágeis e requerem cuidados especiais, para não se empobrecerem de forma intensa.

IV. Nos solos férteis encontram-se grandes quantidades de minerais, como nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, ferro, manganês, zinco, boro, cobre e outros.

V. Os solos férteis naturais são aqueles que nunca perdem suas propriedades, mesmo com intensa atividade da agricultura e o uso de técnicas de manejo atrasadas, como a queimada, também conhecida como coivara.

Assinale a alternativa correta.A) Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.B) Somente as afirmativas I e V são verdadeiras.C) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.D) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

03. Sobre o processo de modernização da agricultura brasileira: 1. As aplicações de agrotóxicos são uma prática resultante

de avanços científicos-tecnológicos, com vistas à elimi-nação de pragas, usadas principalmente nos grandes projetos agropecuários, mas são motivo de preocupações porque seu uso vem causando sérios danos ao meio ambiente.

2. Os sulcos abertos pelos tratores e a compactação dos solos, resultantes do uso de máquinas pesadas no cultivo agrícola de grande escala, facilitam o escoamento superficial da água das chuvas, conservando as partículas dos solos e evitando a erosão.

3. O desmatamento intenso, provocado pelo avanço da “fronteira agrícola”, tem alterado o armazenamento da água nos solos, mas não interfere no fluxo de água da infiltração e de escoamento dos rios dessas áreas.

4. A prática da queimada de grandes áreas florestadas nas últimas décadas tem aumentado a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, fazendo reter no ar quantidades de calor acima dos níveis estimados para o seu estado de equilíbrio natural.

Estão corretas as afirmativasA) 1 e 2.B) 1 e 3.C) 1 e 4.D) 2 e 3.

04. A Floresta Amazônica, com toda a sua imensidão, não vai estar aí para sempre. Foi preciso alcançar toda essa taxa de desmatamento de quase 20 mil quilômetros quadrados ao ano, na última década do século XX, para que uma pe-quena parcela de brasileiros se desse conta de que o maior patrimônio natural do país está sendo torrado.

AB’SABER, A. Amazônia: do discurso à práxis. São Paulo: EdUSP, 1996.

Um processo econômico que tem contribuído na atualidade para acelerar o problema ambiental descrito é: A) Expansão do Projeto Grande Carajás, com incentivos à

chegada de novas empresas mineradoras.B) Difusão do cultivo da soja com a implantação de mono-

culturas mecanizadas.C) Construção da rodovia Transamazônica, com o objetivo

de interligar a região Norte ao restante do país.D) Criação de áreas extrativistas do látex das seringueiras

para os chamados povos da floresta.

05. Considere a solução (x,y) do sistema

,

em que os valores x e y, expressos em radianos, são os menores valores positivos possíveis. Nestas condições, a soma x2 + y2 é igual a

A)

B)

C)

D)

06. Se os dois primeiros termos de uma progressão geométrica são dados por x1 = p2 – q2 e x2 = (p – q)2, com p > q > 0, então, a expressão do décimo primeiro termo desta pro-gressão será

A)

B)

C)

D) .

07. Um fabricante de latas de alumínio com a forma de cilindro circular reto vai alterar as dimensões das latas fabricadas, de forma que volume seja preservado. Se a medida do raio da base das novas latas é o dobro da medida do raio da base das antigas, então, a medida da nova altura é A) a metade da medida da altura das latas antigas.B) um terço da medida da altura das latas antigas.C) um quarto da medida da altura das latas antigas.D) dois terços da medida da altura das latas antigas.

08. Se os números m, p e q são as soluções da equação x3 – 7x2 + 14x – 8 = 0, então, o valor da soma log2m + log2p + log2q éA) 1.B) 2.C) 3.D) 4.

Page 13: PROGRAMA ARI DE SÁ NO AR · De segunda a sexta, das 20h às 21h Acesse: aridesa.com.b r De 3 a 14 de junho de 2019 ... Nasce da luz solar um pescador. Sobre uma pedra, fisga a carne

13

PORTUGUÊS E MATEMÁTICAno vestibular

Dia 13/6(Quinta-feira)

PORTUGUÊS: Profs. Bruno Maia, Eli Castro, Flávio Marcelo, João Filho, Raquel Monteiro, Vicente Júnior e Viviane Souza.MATEMÁTICA: Profs. Alexandrino Diógenes, Alfredo Castelo, Jardel Almeida, Klaiton Barbosa, Marcos Paulo, Paulo André, Robério Bacelar e Thiago Pacífico.

TEXTO 1

010203040506070809101112131415161718192021

Retrato do artista quando coisa

A maior riquezado homemé sua incompletude.Nesse pontosou abastado.Palavras que me aceitamcomo sou— eu não aceito.Não aguento ser apenasum sujeito que abreportas, que puxaválvulas, que olha orelógio, que compra pãoàs 6 da tarde, que vailá fora, que aponta lápis,que vê a uva etc. etc.Perdoai. Mas eupreciso ser Outros.Eu pensorenovar o homemusando borboletas.

BARROS, Manoel. O retrato do Artista QuandoCoisa. Rio de Janeiro: Record, 1998.

01. No poema de Manoel de Barros, é descrita a seguinte sequência de atividades cotidianas com as quais o enunciador não deseja construir sua identidade: “Não aguento ser apenas um sujeito que abre portas, que puxa válvulas, que olha o relógio, que compra pão às 6 da tarde, que vai lá fora, que aponta lápis, que vê a uva etc. etc.” (linhas 09-16). Observe o que se diz a respeito disso.I. Há uma gradação da ação mais importante para a menos

importante.II. As ações são descritas aleatoriamente, sem seguir uma

linearidade lógica previamente explicitada.III. O enunciador lista atividades recorrentes do seu cotidiano

que, isoladas, não constroem sua identidade.IV. A lista de ações poderia ainda ser estendida.

É correto o que se afirma somente emA) I.B) I, II e IV.C) II, III e IV.D) III.

TEXTO 2Fita métrica do amor

2223242526272829303132333435363738394041424344454647484950515253

Como se mede uma pessoa? Os tamanhos variam conforme o grau de envolvimento. Ela é enorme pra você quando fala do que leu e viveu, quando trata você com ca-rinho e respeito, quando olha nos olhos e sorri destravado. É pequena pra você quando só pensa em si mesmo, quando se comporta de uma maneira pouco gentil, quando fracassa justamente no momento em que teria que demonstrar o que há de mais importante entre duas pessoas: a amizade.

Uma pessoa é gigante pra você quando se interessa pela sua vida, quando busca alternativas para o seu crescimento, quando sonha junto. É pequena quando desvia do assunto.

Uma pessoa é grande quando perdoa, quando compre-ende, quando se coloca no lugar do outro, quando age não de acordo com o que esperam dela, mas de acordo com o que espera de si mesma. Uma pessoa é pequena quando se deixa reger por comportamentos clichês.

Uma mesma pessoa pode aparentar grandeza ou miude-za dentro de um relacionamento, pode crescer ou decrescer num espaço de poucas semanas: será ela que mudou ou será que o amor é traiçoeiro nas suas medições? Uma de-cepção pode diminuir o tamanho de um amor que parecia ser grande. Uma ausência pode aumentar o tamanho de um amor que parecia ser ínfimo.

É difícil conviver com esta elasticidade: as pessoas se agigantam e se encolhem aos nossos olhos. Nosso julga-mento é feito não através de centímetros e metros, mas de ações e reações, de expectativas e frustrações. Uma pessoa é única ao estender a mão, e ao recolhê-la inesperadamen-te, se orna mais uma. O egoísmo unifica os insignificantes.

Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande. É a sua sensibilidade sem tamanho.

MEDEIROS, Martha. Non-stop: crônicas do cotidiano. Rio de Janeiro: L&PM Editores. 2001.

02. O propósito principal da crônica resume-se pelo seguinte excerto do texto:A) “Uma pessoa é gigante pra você quando se interessa

pela sua vida”. (linhas 30-31)B) “Uma mesma pessoa pode aparentar grandeza ou miu-

deza dentro de um relacionamento”. (linhas 38-39)C) “Uma ausência pode aumentar o tamanho de um amor

que parecia ser ínfimo”. (linhas 43-44)D) “Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que

tornam uma pessoa grande. É a sua sensibilidade sem tamanho”. (linhas 51-53)

03. Como figura de linguagem, a anáfora é caracterizada pela repetição de uma ou mais palavras no início de versos, orações ou períodos. Na crônica, a autora recorre à anáfora, nos três primeiros parágrafos do texto, pela repetição da conjunção “quando”, com o objetivo deA) ampliar a expressividade do conteúdo da mensagem,

enfatizando o sentido do termo repetido consecutiva-mente.

B) empregar a anáfora como um recurso estilístico indis-pensável a qualquer texto de cunho literário.

C) respeitar as características da crônica, já que a anáfora é um recurso linguístico próprio deste tipo de gênero textual.

D) fazer referência a uma informação previamente mencio-nada.

Page 14: PROGRAMA ARI DE SÁ NO AR · De segunda a sexta, das 20h às 21h Acesse: aridesa.com.b r De 3 a 14 de junho de 2019 ... Nasce da luz solar um pescador. Sobre uma pedra, fisga a carne

14

04. No trecho “Uma pessoa é grande quando perdoa [...], quando age não de acordo com o que esperam dela, mas de acordo com o que espera de si mesma” (linhas 34-37), o termo “pessoa”, nas expressões destacadas do trecho acima, é retomado por meio de alguns recursos coesivos, a saber:A) elipse, pronome pessoal do caso reto e pronome pessoal

do caso oblíquo.B) pronome pessoal do caso oblíquo, elipse e pronome

pessoal do caso oblíquo.C) elipse, pronome pessoal do caso oblíquo e pronome

pessoal do caso oblíquo.D) pronome pessoal do caso oblíquo, elipse e pronome

pessoal do caso reto.

05. Uma senha de 4 símbolos deve ser feita de forma a conter dois elementos distintos do conjunto {A, B, C, D, E} e dois elementos distintos do conjunto {0, 1, 2, 3, 4, 5}, em qual-quer ordem. Por exemplo, a senha 2EC4 é uma das senhas possíveis.Nesse sistema, o número de senhas possíveis éA) 2 400.B) 3 600.C) 4 000.D) 4 800.

06. Na criação de um determinado animal para abate, o criador dispõe de estudos que lhe informam que:• O custo da criação evolui no tempo segundo a relação

;

• O preço obtido pelo criador ao vender o produto evolui

no tempo segundo a relação ;

em que PC e PV são respectivamente os preços de custo e de venda da arroba de carne, em reais, e t, o tempo de engorda, em dias. Nestas condições, pode-se afirmar que o número de dias de engorda que fornece maior lucro (PV – PC) éA) 60.B) 50.C) 40.D) 30.

07. A função real f definida por f(x) a ⋅ 3x + b, sendo a e b constantes reais, está graficamente representada abaixo.

Pode-se afirmar que o produto (a ⋅ b) pertence ao intervalo real A) [–4, –1[.B) [–1, 2[.C) [2, 5[.D) [5, 8].

08. Na compra de um fogão, os clientes podem optar por uma das seguintes formas de pagamento:– à vista, no valor de R$ 860,00;– em duas parcelas fixas de R$ 460,00, sendo a primeira

paga no ato da compra e a segunda 30 dias depois.

A taxa de juros mensal para pagamentos não efetuados no ato da compra é deA) 10%.B) 12%.C) 15%.D) 18%.

FILOSOFIA E SOCIOLOGIAno vestibular

Dia 14/6(Sexta-feira)

FILOSOFIA E SOCIOLOGIA: Profs. Marcos Leandro e Sérgio Feitosa.

TEXTO I

“As escolas pré-socráticas são assim designadas para indicar aquele pensamento cuja preocupação central e cuja investigação principal eram a physis. São as escolas de cosmologia ou de física (no sentido grego desse termo).

CHAUÍ, Marilena. Introdução à história da filosofia, Dos pré-socráticos a Aristóteles, vol. 1.

Companhia das Letras, São Paulo, 2016, p. 53.

TEXTO II

O objetivo da dialética é fazer nossa compreensão pas-sar do sensível ao inteligível, da aparência à essência, da multiplicidade à unidade. Platão, retomando a tese socrática de que a experiência sensível não é capaz de nos fornecer um conhecimento verdadeiro, fala de dois níveis de conhe-cimento: a opinião (doxa) e o conhecimento racional, que é a ciência (episteme).

Disponível em: http://www.joinville.ifsc.edu.br/~sergio.sell/Hist%C3%B3ria%20da%20Filosofia%20Antiga.pdf.

Confrontando os dois textos, é possível observar que PlatãoA) prioriza a realidade física, a exemplo dos filósofos pré-

-socráticos, em detrimento da metafísica.B) enaltece a investigação imaterial da realidade, em opo-

sição à filosofia física pré-socrática.C) defende um modelo filosófico calcado na retórica sofística

e na relativização da verdade.D) combate a filosofia em sua perspectiva racional e de-

senvolve um modelo mais empírico.

02. “Logo, ser privado de todo o bem é o nada absoluto. De onde se segue que, enquanto as coisas existem, elas são boas. Portanto, tudo o que existe é bom; e o mal, cuja origem eu procurava, não é uma substância, porque se o fosse seria um bem. De fato, ou ele seria substância incorruptível, e, portanto, um grande bem; ou seria uma substância corrup-tível, que se não se poderia corromper se não fosse boa. Vi pois, e foi para mim evidente, que tu eras o autor de todos os bens, e que não há em absoluto substância alguma que não tenha sido criada por ti. E como não as fizeste todas iguais, todas as coisas existem, porque cada uma por si é boa, e todas juntas muito boas, porque nosso Deus fez todas as coisas muito boas”.

SANTO AGOSTINHO, Confissões, Livro VII, Capítulo XII, o mal e o bem da criação.

Page 15: PROGRAMA ARI DE SÁ NO AR · De segunda a sexta, das 20h às 21h Acesse: aridesa.com.b r De 3 a 14 de junho de 2019 ... Nasce da luz solar um pescador. Sobre uma pedra, fisga a carne

15

Pela leitura do texto anterior, é possível compreender que, para Santo Agostinho, o mal é umaA) realidade ontológica.B) verdade maniqueísta.C) evidente criação divina.D) ausência de substância.

03. “Na história da Filosofia, o exemplo mais célebre de intui-ção intelectual é conhecido como o ‘cogito cartesiano’, isto é, a afirmação de Descartes: ‘Penso (cogito), logo existo’. De fato, quando penso, sei que estou pensando e não é preciso provar ou demonstrar isso, mesmo porque provar e demonstrar é pensar e para demonstrar e provar é preciso, primeiro, pensar e saber que se pensa”.

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. Editora Ática, São Paulo, 2000, p. 79.

O sistema filosófico proposto por René Descartes (1596-1650) ficou conhecido como A) Racionalismo e inaugurou a Modernidade.B) Empirismo e deu início à Pós-Modernidade.C) Tomismo e rompeu com a Escolástica.D) Pragmatismo e encerrou a Patrística.

04.

O silogismo é o método de dedução de uma conclusão a partir de duas premissas, por implicação lógica, e o primeiro formulador da teoria do silogismo foiA) Arquelau.B) Anaxágoras.C) Aristóteles.D) Agostinho.

05. Os teóricos que pensam as questões de relações de Poder argumentam que este conceito deve ser analisado em sua multiplicidade de formas. Sobre o conceito de Poder, assinale a afirmação verdadeira.A) O Poder só pode ser exercido por instituições historica-

mente estabelecidas.B) O Poder surgido das relações sociais se manifesta de

modo simbólico, discursivo e estrutural.C) As representações sociais sobre o poder devem ser

analisadas à luz da jurisprudência.D) A classificação de “simbólico” é atribuído ao Poder que

não produz efeito, ou seja, a poder não praticado.

06. Considerando a tríade clássica do pensamento social brasilei-ro, também classificada de “Geração de 30”, que se refere a Gilberto Freyre, Sérgio Buarque e Caio Prado Júnior, assinale a afirmativa correta.A) As relações étnico-raciais foram o principal objeto de

estudo desses autores, cujas conclusões atualmente são questionáveis.

B) A forte vertente materialista dos três autores se mani-festa a partir de sua tentativa de demonstrar as desi-gualdades histórico-sociais do Brasil.

C) Os três autores apresentam metodologias distintas de análise da realidade brasileira, entretanto, assemelham--se por romper com explicações deterministas.

D) Sérgio Buarque se distancia da tese de Freyre sobre as relações harmoniosas entre as raças, aproximando-se, portanto, da linha materialista de Caio Prado Júnior.

07. A Religiosidade foi objeto de estudo entre os variados temas abordados na teoria sociológica clássica.

De acordo com a teoria sociológica clássica, assinale a alternativa correta.A) Adversidade religiosa constitui, para Durkheim, um

empecilho à manutenção da coesão social.B) Com o processo de ampliação das redes de comunicação

e mídia as religiões tendem a se padronizar.C) Para Marx, a religião se coloca como um instrumento de

emancipação e, portanto, de superação da alienação. D) Para Weber, a cultura pode influenciar a vida econômica,

como ele analisa em A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo.

08. Cidadania deve ser entendida como um exercício, ou seja, cidadania se pratica. Quanto às relações sociais e à ideia de cidadania, assinale a alternativa correta.A) A cidadania pode ser exercida plenamente por meio de

seu aspecto civil, político e social.B) Deve-se aos teóricos da filosofia antiga grega, sobretudo

na exemplificação da pólis, o conceito contemporâneo e ainda atual de cidadania.

C) A cidadania é suprimida para todos os indivíduos que vivem em regimes autocráticos.

D) A noção de cidadania pressupõe o reconhecimento de símbolos, representações e ritos patrióticos.

GABARITO (de 10 a 14/6)

MAT/QUÍ(10/6)

HISTÓRIA(11/6)

GEO/MAT(12/6)

PORT/MAT(13/6)

FIL/SOC(14/6)

01. C02. B03. D04. A

05. C06. A07. A08. D

01. A02. D03. A04. D

05. B06. D07. A08. C

01. C02. A03. C04. B

05. A06. B07. C08. C

01. C02. D03. A04. C

05. B06. D07. A08. C

01. B02. D03. A04. C

05. B06. C07. D08. A

OSG: 4594-19/Will/Daph

Page 16: PROGRAMA ARI DE SÁ NO AR · De segunda a sexta, das 20h às 21h Acesse: aridesa.com.b r De 3 a 14 de junho de 2019 ... Nasce da luz solar um pescador. Sobre uma pedra, fisga a carne