prevenção de doenças ocupacionais

16
PREVENÇÃO DE DOENÇAS OCUPACIONAIS ENF. STELLI FREITAS EMETRA – EMPRESA MEDICINA DO TRABALHO

Upload: stelli-freitas

Post on 11-Aug-2015

52 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Prevenção de doenças ocupacionais

PREVENÇÃO DE DOENÇAS OCUPACIONAIS

ENF. STELLI FREITASEMETRA – EMPRESA MEDICINA DO TRABALHO

Page 2: Prevenção de doenças ocupacionais

Podemos definir doenças ocupacionais como variações que ocorrem na saúde do trabalhador, causadas por fatores relacionados ao trabalho. Muitas vezes essas doenças se manifestam devido à exposição inadequada a agentes químicos, radioativos e/ou às más condições oferecidas no ambiente laboral.

Page 3: Prevenção de doenças ocupacionais

Com o objetivo de se manterem sempre seguros e distantes de qualquer doença ocupacional ou acidente de trabalho, todos precisam ficar atentos aos riscos e aos cuidados com a saúde, levando em consideração a infraestrutura do ambiente laboral. Para isso, é fundamental que todo empregador conheça bem as implicações e as exigências legais pertinentes, visando oferecer à sua equipe de profissionais a proteção adequada para evitar a ocorrência de doenças e de possíveis acidentes.

Page 4: Prevenção de doenças ocupacionais

DOENÇAS OCULPACIONAIS MAIS COMUNSDistúrbios Osteomusculares Distúrbios Osteomusculares

Relacionados  ao Trabalho (DORT), anteriormente conhecidos como Lesões por Esforços Repetitivos (LER) são fenômenos mundiais, trazendo repercussões negativas para trabalhadores, empresas e a sociedade.

Page 5: Prevenção de doenças ocupacionais

RecomendaçõesProcure manter as costas eretas, apoiadas num encosto

confortável e os ombros relaxados enquanto estiver trabalhando sentado. Cuide também para que os punhos não estejam dobrados. A cada hora, pelo menos, levante-se, ande um pouco e faça alongamentos;

* Certifique-se de que a cadeira e/ou banco em que se senta para trabalhar sejam adequados ao tipo de atividade que você exerce;

* Não imagine que L.E.R. é uma síndrome que acomete apenas as pessoas que trabalham em determinadas funções. Quem usa o computador, por exemplo, para o lazer durante horas a fio, também está sujeito a desenvolver o distúrbio;

* Veja bem: qualquer região do corpo pode ser afetada por L.E.R. desde que seja exposta a mecanismos de traumas contínuos. Portanto, a síndrome pode manifestar-se em regiões do corpo como a coluna lombar, se a sobrecarga ocorrer na coluna lombar ou no tendão do calcâneo (tendão de Aquiles), se a pessoa caminha ou corre longas distâncias.

Page 6: Prevenção de doenças ocupacionais

Doenças Respiratórias

As doenças respiratórias ocupacionais no Brasil, embora muito frequentes, são pouco conhecidas do grande público. Asma ocupacional, rinite ocupacional, DPOC, câncer de pulmão e pneumoconioses estão entre os principais problemas adquiridos ou agravados em ambiente de trabalho devido à exposição a agentes específicos, como a poluição do ar, gases, fumos ou partículas nocivas.

Page 7: Prevenção de doenças ocupacionais
Page 8: Prevenção de doenças ocupacionais

Doenças relacionadas ao estresse

Os empregadores devem ficar sempre atentos aos fatores que levam os trabalhadores ao stress nos ambientes laborais, evitando com isso, o aumento das doenças ocupacionais causadas por esse mal. É fundamental, para manter uma equipe produtiva e motivada, dedicar atenção às características específicas do stress no trabalho, que podem originar os seguintes sintomas frequentes:

Page 9: Prevenção de doenças ocupacionais

TaquicardiaTensão muscularBoca secaDores no estômagoMãos frias e suadasSensação de cansaçoDificuldades de memorização

A redução dos fatores que causam o stress no ambiente de trabalho é um desafio de todos e deve ser levado muito a sério. São consideradas ações benéficas para o controle e a redução do stress no trabalho:

Page 10: Prevenção de doenças ocupacionais

COMO PREVINIR Conservar o bom relacionamento no ambiente

laboral; Manter a calma em reuniões de trabalho; Gerenciar o tempo de trabalho para cada atividade; Realizar testes e exames periódicos nos

funcionários; Adaptar horários flexíveis e intervalos entre as

atividades; Realizar campanhas de combate ao stress no

trabalho; Oferecer sala de relaxamento e convivência para os

funcionários; Manter uma atividade física de rotina e

alimentação adequada.

Page 11: Prevenção de doenças ocupacionais

PAIR

A perda auditiva induzida por ruído uma vez instalada no indivíduo não tem cura, o que pode ser evitado é que a doença evolua. A PAIR tem vários agentes causadores, como o ruído industrial, produtos químicos (solventes, metais, asfixiantes entre outros).

Page 12: Prevenção de doenças ocupacionais
Page 13: Prevenção de doenças ocupacionais

Algumas importantes dicas a serem utilizadas nas organizações, com o objetivo de evitar doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.

1) Utilizar os canais de comunicação interna, visando conscientizar e alertar seus colaboradores quanto aos riscos e às ações de prevenção, para evitar doenças ocupacionais e acidentes no ambiente de trabalho.

Page 14: Prevenção de doenças ocupacionais

2) Promover as palestras e os treinamentos específicos, ministrados por profissionais capacitados, que abordem temas relacionados às regras de proteção, à saúde e às boas condutas no ambiente laboral.

3) Estimular a prática diária de exercícios específicos para evitar, por exemplo, lesões corporais por movimentos repetitivos. 

Page 15: Prevenção de doenças ocupacionais

4) Oferecer aos trabalhadores mobiliários adequados no ambiente de trabalho para uma correta acomodação ergonômica.

5) Manter os trabalhadores sempre informados sobre os resultados obtidos a partir das avaliações realizadas no ambiente laboral.

6) Adotar programação de descanso entre as ocupações do dia e não delegar tarefas em que os colaboradores sejam submetidos a uma mesma atividade em tempo integral.

7) Orientar os funcionários a procurarem orientação médica em casos de manifestação de sintomas como: cansaço muscular nos braços ou nas pernas, dores, dormências, inchaços e outras alterações na saúde.

Page 16: Prevenção de doenças ocupacionais

MUITO OBRIGADA PELA ATENÇÃO!

E ATÉ A PROXIMA ...