acidente do trabalho e doenças ocupacionais

33
ESCOLA TÉCNICA DE ENFERMAGEM SANTA JULIANA Curso Técnico em Segurança do Trabalho TEMA: ACIDENTE DO TRABALHO E DOENÇAS OCUPACIONAIS

Upload: ronaldo-costa

Post on 22-Jan-2018

3.348 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Acidente do trabalho e doenças ocupacionais

ESCOLA TÉCNICA DE ENFERMAGEM SANTA JULIANA

Curso Técnico em Segurança do Trabalho

TEMA: ACIDENTE DO TRABALHO E DOENÇAS

OCUPACIONAIS

Page 2: Acidente do trabalho e doenças ocupacionais

Acidente do Trabalho

Conforme dispõe o art. 19 da Lei nº 8.213/91,"acidente de trabalho é o que ocorre peloexercício do trabalho a serviço da empresa oupelo exercício do trabalho dos seguradosreferidos no inciso VII do art. 11 desta lei,provocando lesão corporal ou perturbaçãofuncional que cause a morte ou a perda ouredução, permanente ou temporária, dacapacidade para o trabalho".

Page 3: Acidente do trabalho e doenças ocupacionais

LEI Nº 8.213, DE 24 DE JULHO DE 1991

§ 1º A empresa é responsável pela adoção e uso dasmedidas coletivas e individuais de proteção e segurança dasaúde do trabalhador.

§ 2º Constitui contravenção penal, punível com multa,deixar a empresa de cumprir as normas de segurança ehigiene do trabalho.

§ 3º É dever da empresa prestar informaçõespormenorizadas sobre os riscos da operação a executar edo produto a manipular.

§ 4º O Ministério do Trabalho e da Previdência Socialfiscalizará e os sindicatos e entidades representativas declasse acompanharão o fiel cumprimento do disposto nosparágrafos anteriores, conforme dispuser o Regulamento.

Page 4: Acidente do trabalho e doenças ocupacionais

Lei: 8.213/1991 do Auxílio-Acidente

Art. 86. O auxílio-acidente será concedido, como indenização,ao segurado quando, após consolidação das lesões decorrentesde acidente de qualquer natureza, resultarem sequelas queimpliquem redução da capacidade para o trabalho quehabitualmente exercia.

§ 1º O auxílio-acidente mensal e vitalício corresponderá a 50%(cinquenta por cento) do salário-de-benefício do segurado.(Redação dada pela Lei nº 9.032, de 1995)

§ 2º O auxílio-acidente será devido a partir do dia seguinte ao dacessação do auxílio-doença, independentemente de qualquerremuneração ou rendimento auferido pelo acidentado.

§ 3º O recebimento de salário ou concessão de outro benefícionão prejudicará a continuidade do recebimento do auxílio-acidente.

Page 5: Acidente do trabalho e doenças ocupacionais

Os acidentes de trabalho

Os acidentes de trabalho dividem-se em:

Acidentes típicos: são aqueles que ocorrem com otrabalhador no próprio órgão ou em qualquer outro local,quando esta prestando algum serviço , ou beneficio aoempregador

Acidentes de trajeto: São aqueles que ocorrem com otrabalhador no percurso de casa para o trabalho ou vice-versa.

Doenças ocupacionais: São doenças causadas pelo tipode trabalho ou pelas condições do ambiente de trabalho.

Page 6: Acidente do trabalho e doenças ocupacionais
Page 7: Acidente do trabalho e doenças ocupacionais

Prevenção de Acidentes no Trabalho

A palavra chave é PREVENIR, quer na perspectiva dotrabalhador quer na do empregador. Essa é a melhor formade evitar que os acidentes aconteçam. As ações e medidasdestinadas a evitar acidentes de trabalho estãodiretamente ligadas ao tipo de atividade exercida, doambiente de trabalho e das tecnologias e técnicasutilizadas.

Page 8: Acidente do trabalho e doenças ocupacionais

FERRAMENTAS DE PREVENÇÃO

EPC’s

São o foco de todo prevencionista inteligente.

São todos dispositivos de uso coletivo, destinados aproteger as integridades física dos trabalhadores.

Equipamentos de Proteção Coletiva ou EPCs sãodispositivos utilizados à proteção de trabalhadoresdurante realização de suas atividades. O EPC serve paraneutralizar a ação dos agentes ambientais, evitandoacidentes, protegendo contra danos à saúde e aintegridade física dos trabalhadores, uma vez que oambiente de trabalho não deve oferecer riscos à saúdeou à a segurança do trabalhador.

Page 9: Acidente do trabalho e doenças ocupacionais

Exemplos:

- Fitas de demarcação reflexivas: Utilizadas para delimitação e isolamento de áreas de trabalho

- Cones de sinalização: Têm Finalidade de sinalização de áreas de trabalho e obras em vias públicas ou rodovias e orientação de trânsito de veículos e de pedestres e podem ser utilizados em conjunto com fita zebrada, sinalizador STROBO ou bandeirolas.

Page 10: Acidente do trabalho e doenças ocupacionais

EPI´s

O Equipamento de Proteção Individual - EPI é tododispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelotrabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes deameaçar a sua segurança e a sua saúde.

Usá-lo apenas para a finalidade que se destina.

Responsabiliza-se por sua guarda e conservação.

Comunicar qualquer alteração que o torne impróprio para ouso.

Adquirir o tipo adequado a atividade do empregado.

Treinar o trabalhador sobre seu uso adequado.

Tornar obrigatório seu uso.

Substituí-lo quando danificado ou extraviado.

Page 11: Acidente do trabalho e doenças ocupacionais

Exemplos:

Proteção da cabeça: Capacete

Proteção auditiva: Abafadores de ruído (ou protetores auriculares) e tampões

Proteção respiratória Máscaras: aparelhos filtrantes próprios contra cada tipo de contaminante do ar: gases, aerossóis por exemplo.

Proteção ocular e facial: Óculos, viseiras e máscaras

Page 12: Acidente do trabalho e doenças ocupacionais

- DDS – Diálogo Diário de Segurança

É uma ótima ferramenta de conscientizaçãodos funcionários.

São palestras curtas, que normalmente nãochegam a 15 minutos. Habitualmenteministradas no próprio ambiente de trabalho.Com temas focados nos riscos presentes noambiente, e nas medidas preventivasadotadas pela empresa.

Page 13: Acidente do trabalho e doenças ocupacionais

Causas de acidentes de trabalho

Estresse mental: Vivemos em uma época em queproduzir é muito importante. Tem pessoas que perdematé a família por causa do trabalho. Outras vão parar nohospício, se suicidam…

Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial deSaúde - OMS - diz que 70% dos acidentes de trabalho,são causados pelo estresse. “Qualquer desequilíbrioemocional pode diminuir o rendimento profissional.Quanto ao estresse não é diferente”

Aprender a lidar com o estresse: Outro ponto importanteé saber lidar com o estresse, não levar para o ladopessoal, não levar trabalho para casa. Não se podepermitir que o estresse afete a qualidade de vida dotrabalhador

Page 14: Acidente do trabalho e doenças ocupacionais

Condições inseguras

As condições inseguras são fontes de perigo ou risco no ambiente detrabalho que não dependem da vontade do funcionário paraacontecer. São condições que estão fora dos padrões de segurança.

São exemplos de condição insegura:

- Máquinas sem proteção

- Ferramentas defeituosas

- Ventilação inadequada

- Piso escorregadio

- Piso danificado

As condições inseguras são via de regra criadas pelo homem, poração, omissão, crescimento não planejado da empresa, e muitosoutros motivos possíveis.

Vale ressaltar que lei garante ao funcionário o “direito de recusa”

Page 15: Acidente do trabalho e doenças ocupacionais
Page 16: Acidente do trabalho e doenças ocupacionais

DOENÇAS OCUPACIONAIS

Doença ocupacional é designação de várias doenças quecausam alterações na saúde do trabalhador, provocadas porfatores relacionados com o ambiente de trabalho. Elas sedividem em doenças profissionais ou tecnopatias, que sãocausadas por fatores inerentes à atividade laboral, e doençasdo trabalho ou mesopatias, que são causadas pelascircunstâncias do trabalho. As mais comuns são doenças dosistema respiratório e da pele. Os cuidados sãoessencialmente preventivos, pois a maioria das doençasocupacionais é de difícil tratamento.

Page 17: Acidente do trabalho e doenças ocupacionais

SIGLAS IMPORTANTES

NTEP (NEXO TECNICO EPIDEMIOLOGICO PREVIDENCIARIO)

CAT (COMUNICAÇÃO DE ACIDENTE DO TRABALHO)

SESMT (SERVIÇO ESPECIALIZADO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA NO TRABALHO)

INSS (INSTITUTO NACIONAL DE SEGURIDADE SOCIAL)

FAP ( FATOR ACIDENTARIA PREVIDENCIARIO)

PPP (PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO)

OIT ( ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO)

RAT (RISCOS AMBIENTAIS DO TRABALHO)

Page 18: Acidente do trabalho e doenças ocupacionais

Segundo a Organização Internacional doTrabalho (OIT), cerca de mais de dois milhões depessoas morrem anualmente em decorrência deacidentes e doenças de origem profissional. Amaioria dos acidentes ocorre pelo não uso dosEPI’s, por desobediência as normas eprocedimentos, por negligência e imprudênciapessoal e por terceirização de serviços.

Page 19: Acidente do trabalho e doenças ocupacionais

Lei: 8.213/1991 Auxilio Doença:

Art. 59. O auxílio-doença será devido ao segurado que,havendo cumprido, quando for o caso, o período decarência exigido nesta Lei, ficar incapacitado para o seutrabalho ou para a sua atividade habitual por mais de 15(quinze) dias consecutivos.

Parágrafo único. Não será devido auxílio-doença aosegurado que se filiar ao Regime Geral de PrevidênciaSocial já portador da doença ou da lesão invocada comocausa para o benefício, salvo quando a incapacidadesobrevier por motivo de progressão ou agravamento dessadoença ou lesão.

Page 20: Acidente do trabalho e doenças ocupacionais

Dessa forma a saúde dos trabalhadores é considerada como objeto deestudo de suma importância. O principal intuito desses estudos é adequar otrabalho ao trabalhador, de forma que este corra menos risco, produza maise obtenha mais satisfação profissional.

Dentro do local de trabalho, os trabalhadores podem estar sujeitos a alguns(ou muitos) riscos, de acordo com as tarefas exercidas, o local, etc. Masquais seriam mesmo esses riscos?

1. Risco Físico: ruídos, vibrações, temperaturas extremas (frio/calor),pressões anormais, umidade, radiação ionizante (raios-X, alfa, gama) eradiações não-ionizantes (radiação do sol);

2. Risco Químico: poeiras, fumos (fumo de solda), névoas (névoa de tinta),neblinas (aerossóis), gases, vapores, etc.;

3. Risco Biológico: microorganismos indesejáveis (bactérias, fungos,protozoários, bacilos, vírus, etc.);

4. Risco Ergonômico: Pode gerar distúrbios psicológicos e/ou fisiológicos,provocando sérios danos a saúde do trabalhador. Por exemplo: local detrabalho inadequado, levantamento de peso excessivo, monotonia,repetitividade, posturas inadequadas, estresse, etc.;

5. Risco de Acidentes: todos aqueles que não se encaixam nas categoriasanteriores, por exemplo, arranjo físico inadequado, iluminação inadequada,eletricidade, máquinas e equipamentos sem proteção, animais peçonhentos,piso escorregadio, probabilidade de incêndios, etc.

Page 21: Acidente do trabalho e doenças ocupacionais

* DOENÇAS OCUPACIONAIS

Page 22: Acidente do trabalho e doenças ocupacionais

4.1 RELAÇÃO DE DOENÇAS OCUPACIONAIS

LER OU DORT.

ASMA OCUPACIONAL

DERMATOSE OCUPACIONAL

INTOXICAÇÃO POR METAIS PESADOS

PAIR (PERDA AUDITIVA INDUZIDA PELO RUIDO)

PNEUMOCOSE

SILICOSE

ASBESTOSE

DISTÚRBIOS PSÍQUICOS (assedio moral, humilhações e degradações)

Page 23: Acidente do trabalho e doenças ocupacionais

LER OU DORT

É a doença campeã em afastamento do trabalho LER/DORT-Lesão por Esforços Repetidos / Doenças OsteomuscularesRelacionadas ao Trabalho, (DORES NAS COSTAS).

As Lesões por Esforços Repetitivos (LER), são movimentosrepetidos de qualquer parte do corpo que podem provocarlesões em tendões, músculos e articulações, principalmentedos membros superiores, ombros e pescoço, devido ao usorepetitivo ou a manutenção de posturas inadequadasresultando no declínio do desempenho profissional. Asvítimas mais comuns são os digitadores, datilógrafos,bancários, telefonistas, secretárias e trabalhadores de linhasde montagem.

Page 24: Acidente do trabalho e doenças ocupacionais
Page 25: Acidente do trabalho e doenças ocupacionais

GRAFICO DE CASOS DE LESÃO

Page 26: Acidente do trabalho e doenças ocupacionais

As principais causas de LER

As principais causas de LER são: posto de trabalhoinadequado, mas projetado ou ergonomicamente errado;atividades no trabalho que exijam força excessiva com asmãos; posturas inadequadas e desfavoráveis àsarticulações; repetição sistemática de um mesmo padrãode movimento; ritmo intenso de trabalho; jornada detrabalho prolongada; falta de possibilidade de realizartarefas diferentes; falta de orientação e desconhecimentosobre os riscos da LER.

Page 27: Acidente do trabalho e doenças ocupacionais

DOENÇAS DO SISTEMA OSTEOMUSCULAR

ANO JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

2013 5.493 5.513 6.772 7.540 6.842 5.975 6.395 6.871 7.023 7.026 6.110 4.890

FONTE:Prev.goV

Page 28: Acidente do trabalho e doenças ocupacionais

M-65 Transtornos das sinóvias e dos

tendões-2013 Total 10.760

2013 JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

M-65 758 795 973 1.105 939 845 883 948 991 1.004 801 685

FONTE:PREV.GOV.BR

Page 29: Acidente do trabalho e doenças ocupacionais

M-75 Lesões do Ombro-2013 Total 18.334

ANO JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

2013 1.213 1.242 1.527 1.770 1.646 1.434 1.612 1.686 1.726 1.752 1.529 1.197FONTE:PREV.GOV

Page 30: Acidente do trabalho e doenças ocupacionais

TENOSSINOVITE

Page 31: Acidente do trabalho e doenças ocupacionais

Errado Correto

Page 32: Acidente do trabalho e doenças ocupacionais

DADOS DA PREVIDÊNCIA SOBRE ACIDENTES E DOENÇAS NO TRABALHO.

Em 2011 foram 711.164 acidentes e doenças notrabalho ocorridos em segurados, sem incluir osocorridos com trabalhadores autônomos, destes foram15.083 doenças relacionadas ao trabalho, 611.576 foramafastados por incapacidade temporária (309.631 até 15dias e 301.945 acima de 15 dias), 14.811 foramafastados permanentemente, 2.884 entraram em óbito.

Resumindo ocorreram 1 morte a cada 3 horas, 81acidentes e doenças do trabalho a cada 1 hora dejornada laboral, 49 trabalhadores por dia que nãoretornaram a suas funções por incapacidadepermanente.

Neste mesmo ano foram gastos 63,60 bilhões isso emdados preliminares.

Page 33: Acidente do trabalho e doenças ocupacionais

CONCLUSÃO;