prefeitura & você - 5ª edição

4
Prefeitura&Você Informativo da Prefeitura de São Luís - Julho de 2015 - Ano I - 5ª Edição Todos por São Luís SAÚDE Página 3 Página 2 Página 4 PROGRAMA COMPLETA DEZ EDIÇÕES PREFEITURA AVANÇA COM AÇÕES NA ÁREA DA SAÚDE POPULAÇÃO PARTICIPA DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS PLANEJAMENTO TODOS POR SÃO LUÍS PREFEITURA VAI ENTREGAR UPA NA ZONA RURAL Página 2

Upload: questi

Post on 23-Jul-2016

218 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Prefeitura & Você - 5ª Edição

Prefeitura&VocêInformativo da Prefeitura de São Luís - Julho de 2015 - Ano I - 5ª Edição Todos por São Luís

SAÚDE

Página 3 Página 2Página 4

PROGRAMA COMPLETA DEZ EDIÇÕES

PREFEITURA AVANÇA COM AÇÕES NA ÁREA DA SAÚDE

POPULAÇÃO PARTICIPA DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

PLANEJAMENTOTODOS POR SÃO LUÍS

PREFEITURA VAI ENTREGAR UPA NA ZONA RURAL

Página 2

Page 2: Prefeitura & Você - 5ª Edição

Prefeitura&Você Todos por São Luís2

Obras de drenagem profunda e construção de canais garantem melhor mobilidade

Planejamento UrbanoPopulação participa de audiências públicas sobre revisão da Legislação Urbanística

As obras de construção de um dos mais impor-tantes canais de São Luís, o Canal Cohab/Cohatrac, com aproximadamente dois quilômetros de extensão, estão com cerca de 90% da etapa de concretagem - implan-tação de lajes de fundo e paredes laterais - concluída. Também estão em andamento as obras do Canal do Por-tinho, que, com uma extensão de 300 metros com dois de profundidade e seis metros de largura, visa equacionar os problemas de inundações em torno das áreas do Mer-cado Central e Portinho.

Outra obra relevante de canal em São Luís é a do canal do Rio Gangan, que foi concluído pela Prefeitura no ano passado, sanando problemas históricos de inun-dações na região Turu. Com vias laterais requalificadas e iluminadas, a obra transformou ainda a paisagem na região e melhorou a segurança para quem trafega pelo local, além de ampliar a eficiência dos serviços de saneamento bási-co, com qualidade de vida. Todas as obras têm o apoio do governo federal, por meio do Programa de Aceleração do crescimento (PAC).

DRENAGEMObras de drenagem profunda e de pavimentação

asfáltica também são executadas pela Prefeitura de São Luís nos bairros do São Cristóvão/Tirirical e Cidade Operá-ria. No São Cristóvão, está sendo implantada uma rede de drenagem profunda com cerca de 600 metros de extensão. Os canais de escoamento do sistema de drenagem nes-se local começam na Rua Projetada, passando pelas ruas Onze e Joaquim Santos e terminando na Avenida Dois. A rede de drenagem profunda é composta por tubulação de concreto, com canos com diâmetro de 40, 60 e 80 milíme-tros, para que, mesmo quando o volume de chuvas seja intenso, a região não volte a alagar e o asfalto que será implantado tenha uma vida útil maior. As vias atingidas vão receber também tratamento de drenagem superficial com a implantação de sarjetas, meios-fios e calçadas, com a fi-nalidade de orientar corretamente o fluxo de águas pluviais, evitando o acúmulo de água sobre o pavimento, além de melhorar a acessibilidade para pedestres.

A população ludovicense participa de audiências públicas sobre a revisão da Legislação Urbanística do Município. Durante os encontros, a população e membros da sociedade civil organi-zada e organismo afins, discutirão a proposta de alteração do Plano Diretor e da Lei de Zoneamento, Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo Urbano e Rural do Município, inclusive no que se refere ao macrozoneamento ambiental do plano Diretor da cidade.

A proposta de alteração já vem sendo discutida há alguns anos com o Conselho da Cidade, em consultas prévias nas quais foram debatidos os pontos de alteração da lei, acrescentando e retirando itens com vistas a adaptar a nova Legislação Urbanística do Município à realidade atual. É o resultado desse processo de revisão e construção da nova Legislação Urbanística debatido com o Conselho da Cidade que será apresentado à sociedade nas 15 audiências públicas definidas para acontecer em diversos bairros da capital. A consulta popular é determinada pelo Estatuto da Cidade.

Page 3: Prefeitura & Você - 5ª Edição

Prefeitura&Você Todos por São Luís 3

Prefeitura avança com obras na área da saúde e beneficia moradores da Zona Rural

A Prefeitura de São Luís continua investindo em alternativas para facilitar o atendimento de saú-de na capital. Uma delas, que tem apresentado re-sultados positivos e um alto índice de satisfação do público assistido, é o programa Melhor em Casa, de-senvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (Se-mus). O programa estende o atendimento a pacientes dos Socorrões I e II pela via domiciliar. O objetivo do

Ações na saúde

Os resultados das melhorias implementadas na área da saúde já podem ser visualizados. Exemplo dis-so é o aumento de 31,7% no número de atendimentos depois da reforma do Centro de Saúde Salomão Fique-ne, no Cohatrac. Além dessa, outras reformas foram realizadas nas unidades de saúde como a reestrutura-ção que garantiu o funcionamento integral do Hospital da Criança; a entrega de unidades como a de Saúde da Família Amar, na Vila Fialho, e do Centro de Saúde de Fátima, referência no tratamento da tuberculose. Investimentos no Hospital da Mulher também já apre-sentam resultados positivos, a partir da expansão dos serviços de Neurocirurgia, do número de leitos e com a oferta de biopsias. Cerca de 18 biopsias vêm sendo realizadas mensalmente desde o início do serviço em novembro do ano passado.

Com a construção da UPA Municipal, a Prefeitura de São Luís continua investindo em ações na área da saúde. A nova uni-dade de saúde está localizada na área do Distrito Industrial e bene-ficiará as comunidades da zona rural da capital. A obra, que é fruto de parceria celebrada entre a Prefeitura de São Luís e a Alumar, será inaugurada em setembro próximo, para prestar atendimento de urgência e emergência clínica de média complexidade, além de serviço médicos ambulatoriais.

Com cerca de 1.400 metros quadrados de área construída, a UPA Municipal da zona rural disponibilizará 15 leitos e funciona-rá com alas de classificação de risco e alas vermelha e amarela para organizar a complexidade dos casos. Disporá, ainda, de aten-dimento em ortopedia, consultórios ambulatoriais, atendimento diagnóstico por imagem com sala de raio X e de eletrocardiogra-ma; posto de enfermagem, leitos de observação, sala de assistên-cia social, sala de espera, entre outras instalações.

programa é otimizar o acompanhamento do pacien-te, favorecendo a recuperação total no menor tempo possível. O Melhor em Casa atende prioritariamente pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica. Os pacientes são acompanha-dos em suas residências, onde recebem a assistência necessária de equipes multidisciplinares, formadas

por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta, até a cura. Essa assistência integral é elogiada por usuários, como a dona-de-casa Célia Lúcia dos Santos, moradora da Vila Riod e cuja mãe, Maria Magnólia dos Santos, de 81 anos, foi incluída no programa. “Ela teve um AVC, e, graças à equipe que está sempre em minha residência, já pode andar e falar melhor”, disse.

Programa Melhor em Casa leva tendimento domiciliar

Aumento

no número de atendimentos depois da reforma do Centro de Saúde

Salomão Fiquene, no Cohatrac

31,7%

Page 4: Prefeitura & Você - 5ª Edição

Prefeitura&Você Todos por São Luís

Informativo produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação - SECOM

@prefeiturasl PrefeituraDeSaoLuis TvPrefeitura @prefeituraslwww.saoluis.ma.gov.br

4

SAMU - 192 | POLÍCIA - 190| Disk Denúncia - 100

Defesa Cívil - (98) 3212.1521| Bombeiros - (98) 193

Guarda Municipal - (98) 153 | Ouvidoria SMTT – 156

Limpeza pública – 0800 098 1636 - Iluminação pública – 0800 284 8082

Blitz Urbana – 0800 280 0234 - Central de informações turísticas – (98) 3212-6210

Prefeitura de São Luís - (98) 3212-8000

TELEFONES ÚTEIS

A Prefeitura de São Luís chegou à décima edição do Todos por São Luís. O programa, que vem beneficiando milhares de mo-radores, contemplou nesta edição a comunidade da Vila Riod e bairros adjacentes. Durante o evento, o poder público municipal oferece à população ludovicense serviços nas áreas de saúde, in-fraestrutura urbana, geração de emprego e renda, entre outras. A mudança da frequência e da dinâmica das edições do programa - de mensal para semanal - ampliou o alcance do trabalho. Em agosto, quando completa seis meses de execução do programa, a Prefeitura cumpre antecipadamente o planejamento anual com o patamar de 12 edições realizadas. O programa, idealizado pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), tem como parcei-ros o Governo do Estado, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e a Corregedoria Geral de Justiça (CGJ/MA). Com o Todos por São Luís, a Prefeitura já contemplou moradores de bairros como: Praia Grande, Vila Embratel, Vila Vicente Fialho, Vila Nova República, Quebra-Pote, Liberdade, Divinéia, Coquilho e Bairro de Fátima.

Dez

Todospor

edições