prefeitura & você - 8ª edição

4
Prefeitura&Você SAÚDE Página 4 Página 4 Página 4 CARRETA DA MULHER LEVARÁ SERVIÇOS AO BAIRRO DO LIRA ATÉ O FINAL DE AGOSTO, 63 POSTOS VACINAM CONTRA PÓLIO PREFEITURA VAI AMPLIAR AÇÕES DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA MORADIA TODOS POR SÃO LUÍS Prefeitura iniciou este mês recarga embarcada para usuários de vale transporte e também para estudantes. Páginas 2 e 3 Todos por São Luís Informativo da Prefeitura de São Luís - Agosto de 2015 - Ano I - 8ª Edição RECARGA EMBARCADA: MAIS COMODIDADE PARA USUÁRIO DE TRANSPORTE

Upload: questi

Post on 23-Jul-2016

223 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Prefeitura & Você - 8ª Edição

Prefeitura&Você

SAÚDE

Página 4 Página 4Página 4

CARRETA DA MULHER LEVARÁ SERVIÇOS AO BAIRRO DO LIRA

ATÉ O FINAL DE AGOSTO, 63 POSTOS VACINAM CONTRA PÓLIO

PREFEITURA VAI AMPLIAR AÇÕESDE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

MORADIATODOS POR SÃO LUÍS

Prefeitura iniciou este mês recarga embarcada para usuários de vale

transporte e também para estudantes.Páginas 2 e 3

Todos por São LuísInformativo da Prefeitura de São Luís - Agosto de 2015 - Ano I - 8ª Edição

RECARGA EMBARCADA: MAIS COMODIDADE PARA USUÁRIO DE TRANSPORTE

Page 2: Prefeitura & Você - 8ª Edição

Prefeitura&Você Todos por São Luís

TransporteRecarga embarcada facilita rotina de usuários do transporte público

2

O usuário do sistema de transporte urbano de São Luís tem agora mais uma opção de comodidade na hora de recarregar seus cré-ditos para uso diário na capital. A Prefeitura de São Luís, através da Se-cretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), iniciou no último dia 15 à recarga embarcada de vale transporte. O novo serviço consiste no carregamento de créditos dentro dos ônibus que atendem no muni-cípio de São Luís, ampliando para os trabalhadores um benefício que já tinha sido implantado desde o início do mês para os estudantes.

Com a recarga embarcada o trabalhador, ao ter os valores creditados pela empresa, poderá carregar esses créditos diretamente nas catracas eletrônicas dos ônibus, poupando tempo e durante o próprio deslocamento diário. O serviço continua funcionando normal-mente nos terminais e outros pontos já existentes na capital. Sendo assim, o novo serviço se constitui em mais uma opção agora para o usuário de vale transporte. Cerca de 250 mil usuários do sistema de transporte da capital, entre estudantes e trabalhadores, estão sendo beneficiados com o serviço, que torna mais fácil a vida do trabalhador no dia a dia, eliminando as concentrações nos terminais de integra-ção para validação de créditos.

O trabalho que a Prefeitura está fazendo no sistema de trans-porte da cidade inclui ainda ações de melhorias da malha viária, com a implantação de faixas exclusivas para o transporte coletivo e inter-venções em vias com grandes congestionamentos.

950ônibus já estão

equipados com o sistema de biometria facial

321ônibus foram substituídos

em renovação da frota pela gestão municipal

250 MILusuários do sistema de

transporte da capital que usam vale transporte serão

beneficiados

750 MILusuários por dia passam pelos cinco terminais de

integração e podem utilizar o novo sistema

Page 3: Prefeitura & Você - 8ª Edição

Prefeitura&Você Todos por São Luís

Recarga embarcada facilita rotina de usuários do transporte público

3

A primeira etapa do serviço foi iniciada no dia 3 de agosto com o atendimento a estudantes. Com a implantação deste serviço, o estudante que comprar seus créditos pela internet poderá carregar o cartão nos validadores existentes em qualquer ônibus do sistema integrado da frota que atende São Luís. A carga ficará disponível para o estudante 48 horas depois de efetuado o pagamento online.

Com essa nova adaptação tecnológica da bilhetagem eletrônica, o sistema já permitiu a biometria facial em toda a frota de ônibus, juntamente com outros serviços que fazem parte do compromisso da gestão municipal com a licitação do serviço de transpor-te. Além da recarga embarcada, também serão implantados o bilhete único e o GPS, que tem como finalidade fiscalizar o cumprimento de rotas e horários de ônibus. Como parte do aperfeiçoamento do sistema, a Prefeitura também pôs em circulação, este ano, 221 novos ônibus na cidade.

O sistema de transporte urbano de São Luís, atualmente, conta com cinco ter-minais de integração, por onde passam cerca de 750 mil usuários por dia, e já está todo equipado com o sistema de biometria facial.

Atendimento a estudantes

Fala, povo!

“Muitos funcionários saem até no intervalo de descanso, no almoço, para recarregar nos terminais. Com este novo serviço nos ônibus, eles terão mais comodidade e tempo de lazer. Pretendemos, inclusive, colocar um aviso nos murais das empresas sobre o novo serviço, com a finalidade de divulgar e orientar os funcioná-rios”Nome: Leana Reis CarvalhoProfissão: Coordenadora de Recursos Humanos

“Com este serviço, a gente pode carregar os créditos na ida ou na volta para o trabalho sem preocupação”.Nome: Jonas TrindadeProfissão: Atendente de oficinaBairro: Angelim

“Bem mais prático! Só de não ter que ir até o terminal e enfrentar fila para recarregar já merece aplausos. Eu tinha ouvido falar sobre o sistema, mas imaginei que fosse demorar a funcionar. Por mim, está aprovado!”Nome: Anne Carolyne AraújoProfissão: ProfessoraBairro: Maiobão (trabalha em São Luís)

“Quando fiquei sabendo da notícia por meio da página da Prefeitura de São Luís no Facebook, achei a iniciativa maravilhosa e fiz imediata-mente meu cadastro no site. Principalmente pelo tempo, que muitas vezes não temos para ir aos terminais da cidade. Muito mais praticida-de e comodidade, essenciais nos dias de hoje que pedem cada vez mais agilidade em nossas atividades”Nome: Joyce MachadoProfissão: Analista de NegóciosBairro: Cidade Operária

Page 4: Prefeitura & Você - 8ª Edição

Prefeitura&Você Todos por São Luís

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), está com 63 postos de vaci-nação fixos, distribuídos em toda São Luís, para vacinação contra poliomielite em crianças entre seis meses a meno-res de cinco anos de idade. A campa-nha vai até dia 31 de deste mês. No Dia D da campanha, foram disponibilizados 80 postos de vacinação volantes para administrar a gotinha que protege con-tra a paralisia infantil. A doença já está erradicada no Brasil, mas que precisa da adesão continuar sendo administra-

A Prefeitura assinou termo de adesão ao Acordo de Cooperação Téc-nica para Regularização Fundiária no Maranhão, com o governo do Estado e o governo federal, através da Secretaria Na-cional do Patrimônio da União. O acordo tem por finalidade estabelecer a coopera-ção mútua entre os três entes para a regu-larização de áreas de domínios municipal, estadual e federal, para fins habitacionais e comerciais e propiciar aos cidadãos que nelas vivem de forma irregular o direito à titulação legal de seu imóvel. A parceria vai somar às ações de regularização fun-

Informativo produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação - SECOM

Programa leva novidades para edição no bairro do Lira

O programa “Todos por São Luís” chega ao bairro do Lira esta se-mana. A Carreta da Mulher, fruto de úl-tima parceria com a Secretaria Estadual da Mulher, leva atendimento integral à saúde até as políticas de enfrentamento a violência contra a mulher. O programa oferece acesso aos exames de mamo-grafia, papanicolau, glicemia, aferição de pressão arterial, ICM, teste de hansenía-se, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite, vacinas contra HPV, Hepatite B, ações do Programa Saúde na Escola, orienta-ções sobre a saúde reprodutiva e sexual, assessoria jurídica e outros.

Antes do Dia D das ações do programa “Todos por São Luís”, o Lira recebe os serviços de varrição, capina, roçagem, reparação de meios-fios e sarjetas. Como estratégia de comba-te à dengue, o programa de coleta de bagulhos volumosos “Operação Bota Fora” será executado no bairro na pró-xima semana, além da circulação do carro fumacê no sábado (22). Rodas de conversas, oficinas e capacitações também serão ofertadas à população.

@prefeiturasl PrefeituraDeSaoLuis TvPrefeitura @prefeituraslwww.saoluis.ma.gov.br

da para evitar a reintrodução do vírus no país. No total, 854 funcionários da Se-mus – entre técnicos de enfermagem, enfermeiros, agentes administrativos e outros profissionais – estão mobiliza-dos nos 63 postos de vacinação fixos na capital. Somados a estas pessoas, outros 204 voluntários dão assistência para garantir o cumprimento da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Além da imunização contra a pólio, as crianças que chegaram aos postos de saúde tiveram o seu esquema vacinal atualizados.

diária que a Prefeitura já desenvolve em São Luís, por meio do Programa “Minha Casa Legal”, iniciativa que visa à imple-mentação de medidas necessárias à efetivação da regularização fundiária de assentamentos irregulares urbanos em São Luís. Através do programa, que é coordenado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), já fo-ram entregues 3 mil títulos de terra e há previsão de que mais 2 mil propriedades sejam regularizadas ainda nesse semes-tre. A meta da Prefeitura é entregar 10 mil títulos de terra até o final da gestão.

4

SAMU - 192 | POLÍCIA - 190| Disk Denúncia - 100

Defesa Cívil - (98) 3212.1521| Bombeiros - (98) 193

Guarda Municipal - (98) 153 | Ouvidoria SMTT – 156

Limpeza pública – 0800 098 1636 - Iluminação pública – 0800 284 8082

Blitz Urbana – 0800 280 0234 - Central de informações turísticas – (98) 3212-6210

Prefeitura de São Luís - (98) 3212-8000

TELEFONES ÚTEIS

Campanha de vacinação contra pólio segue até o dia 31

Prefeitura vai ampliar ações de regularização fundiária com convênio

Uma feira de flores e o Cine Lira serão as novidades da edição, além dos serviços médicos de oftalmologia, clínico geral, ginecologia, pediatria, dermatologia, odontologia, orientação em saúde bucal, aferição da pressão arterial, teste rápido de HIV e aconse-lhamento, distribuição de preservati-vos, cartão do SUS e farmácia básica também são ofertados à população. Os moradores também podem contar com serviços de estética e oficinas de capacitação; atendimentos jurídico e do Cras/Creas, e emissão de carteira de trabalho e do SUS. Para as crianças, há uma diversidade de atividades culturais, de esporte e lazer, como torneios de fu-tebol, basquete de rua, tênis de mesa, futebol de botão, dama e xadrez pro-grama “Brincando nos Bairros”, entre outras. O público infantil presente no evento também pode participar das rodas de leitura e artes, pintura em rosto, contação de histórias, oficinas de desenho, dança, jogos e a oficina criativa “Eu posso, eu quero minha ci-dade limpa”.

Saúde

Todos por São Luís