prefeitura & você - 6ª edição

4
Prefeitura&Você SAÚDE Página 2 Página 4 Página 3 BAIRROS RECEBEM SERVIÇOS DE ASFALTAMENTO UNIDADES DE SAÚDE AUMENTAM ATENDIMENTO APÓS REFORMAS COMUNIDADES GANHAM NOVOS ESPAÇOS DE LEITURA TODOS POR SÃO LUÍS INFRAESTRUTURA São Luís é uma das primeiras cidades a se adequar ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos. A Prefeitura anunciou o encerramento de operações de depósito de resíduos no Aterro da Ribeira e o redirecionamento do descarte para a Central de Tratamento de Resíduos (CTR). Página 4 Todos por São Luís Informativo da Prefeitura de São Luís - Agosto de 2015 - Ano I - 6ª Edição ATERRO DA RIBEIRA DESATIVADO

Upload: questi

Post on 23-Jul-2016

220 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Prefeitura & Você - 6ª Edição

Prefeitura&Você

SAÚDE

Página 2 Página 4Página 3

BAIRROS RECEBEMSERVIÇOS DE ASFALTAMENTO

UNIDADES DE SAÚDE AUMENTAM ATENDIMENTO APÓS REFORMAS

COMUNIDADES GANHAMNOVOS ESPAÇOS DE LEITURA

TODOS POR SÃO LUÍSINFRAESTRUTURA

São Luís é uma das primeiras cidades a se adequar ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos. A Prefeitura anunciou o encerramento de operações de depósito de resíduos no Aterro da Ribeira e o redirecionamento do descarte para a Central de Tratamento de Resíduos (CTR).

Página 4

Todos por São LuísInformativo da Prefeitura de São Luís - Agosto de 2015 - Ano I - 6ª Edição

ATERRO DA RIBEIRA DESATIVADO

Page 2: Prefeitura & Você - 6ª Edição

Prefeitura&Você Todos por São Luís

Saúde

Meio AmbientePrefeitura desativa Aterro da Ribeira

2

A cidade de São Luís é uma das primeiras capitais a se adequar ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos. A Prefeitura anunciou oficialmente o encerramento de operações de depó-sito de resíduos no local e o redirecio-namento do descarte para a Central de Tratamento de Resíduos (CTR). O antigo aterro, em funcionamento há quinze anos, passará por um proces-so de recuperação ambiental.

O Aterro da Ribeira sofrerá um monitoramento geométrico am-biental de águas superficiais, com

Mais uma unidade de saúde foi entregue à po-pulação totalmente reformada: o Centro de Saúde da Vila Janaína. Esta é a 24ª já revitalizada e ampliada no sistema de saúde pública municipal. Mais dez reformas prediais estão em andamento. Os serviços de melhoria fazem parte do Programa de Qualificação da Atenção Básica, que está sendo executado pela Prefeitura de São Luís com o objetivo de otimizar a assistência prestada pela rede municipal de saúde. Com as reformas, o número de atendimentos tem sido ampliado, como no Centro de Saúde Amar, na Vila Fialho, onde no primeiro mês após a reforma, o número de consultas passou de 500 para 650 consultas, um salto de 30%.

A reforma no Centro de Saúde Janaína contem-plou a revitalização dos ambientes, construção de ram-pas para facilitar o acesso às pessoas com deficiência,

drenagem e colocação de grama, para a recuperação da área. O Plano de Recuperação de Área Degradada tem duração entre 30 e 40 anos. Os resíduos orgânicos coletados pelas equipes de limpeza pública da Pre-feitura estão sendo descartados na CTR, administrada pela empresa Ti-tara, no povoado Buenos Aires, em Rosário. Com a medida, a Prefeitura concretiza mais uma ação estrutu-rante de saúde pública, para evitar proliferação de doenças, e de boa gestão do meio ambiente.

Unidades de saúde reformadastêm atendimento ampliado

Novo restaurante no Socorrão I

nova pintura, recuperação das partes elétrica e hidráulica, troca dos aparelhos de ar condicionado, e contou com ampliação de profissionais de odontologia. A Unidade de Saúde da Vila Janaína realiza cerca de 3 mil atendimentos por mês, ofertando serviços de clínica geral, odontologia, vacinas, entrega de medicamentos por meio da Farmácia Básica, entre outros serviços. Com a reforma, a expecta-tiva é de aumentar em 50% esses atendimentos.

A dona de casa Dalva Maria Costa Santiago, 39 anos, moradora do bairro vizinho Jardim América, disse que costuma fazer suas consultas de rotina na Unidade da Vila Janaína. Ela enalteceu as melhorias estruturais verificadas no prédio e destacou o atendi-mento odontológico. “O melhor de tudo é que agora vamos ter mais dentistas atendendo e isso era muito necessário mesmo”, disse ela.

A Prefeitura concluiu a reforma do restaurante do Hospital Djalma Marques, o Socorrão I. O novo res-taurante está totalmente reformado e conta com novas mesas e cadeiras, cozinha industrial com câmaras frigo-ríficas para melhor acondicionamento dos mantimentos, novos pratos e talheres e comidas balanceadas por nu-tricionistas. A nova estrutura do restaurante do hospital, atualmente, serve cerca de 400 pratos por cada refeição, seis refeições diárias a pacientes, acompanhantes e fun-cionários, o que acabou de vez com o sistema do “bande-jão”. As obras de ampliação e melhorias na estrutura do hospital seguem em andamento, como a ampliação dos leitos de UTI, melhoria da estrutura de diagnóstico com tomografia, ampliação do número de leitos para retirada total das macas dos corredores.

Para a enfermeira Marcele Freitas a reforma do refeitório do hospital é também uma forma de melhorar as condições de trabalhos dos profissionais que fazem o Socorrão I funcionar 24h. “O novo restaurante ficou muito legal. Um ambiente limpo, organizado, a comida está mui-to gostosa. Temos sucos e frutas, coisas que não eram oferecidas há um tempo. Isso é valorizar nos servidores, os pacientes e acompanhantes. É um cuidado pequeno, mas que faz toda diferença para melhoria das condições de trabalho e atendimento aos pacientes”, contou.

Page 3: Prefeitura & Você - 6ª Edição

Prefeitura&Você Todos por São Luís

Obras

Com uma programação que se des-taca pela diversidade artística e de grupos fol-clóricos tradicionais, o arraial montado pela Prefeitura de São Luís na Praça Maria Aragão, em parceria com o governo do Estado, tem atra-ído milhares de pessoas todas as noites. O São João de Todos segue até o dia 29 de junho.

A estrutura montada tem capacidade para receber mais de 100 mil pessoas ao longo da temporada junina, com serviços de seguran-ça, alimentação, saúde e informações turísticas, com programação funcionando todos os dias, das 18h à meia-noite. Além das barracas que comercializam comidas típicas da culinária ma-ranhense, o arraial conta pela primeira vez com um espaço destinado exclusivamente para ido-sos e pessoas com dificuldades de mobilidade. A segurança está sendo executada por agentes da Guarda Municipal da Secretaria de Seguran-ça com Cidadania (Semusc) e da Polícia Militar, além de segurança privada.

Pela primeira vez, serviços de infraestrutu-ra urbana chegam ao Residencial Pontal da Ilha. No bairro localizado entre o Conjunto São Raimundo e a Vila Cascavel, a Prefeitura está executando serviços de pavimentação asfáltica em todas as 44 ruas. As vias estão recebendo também serviços de drenagem su-perficial que contemplam a construção de meios-fios, sarjeta e calçadas.

A previsão é de que todas as vias estejam pa-vimentadas em cerca de 120 dias, beneficiando cerca de 3 mil moradores. Estão sendo realizadas, ainda, melhorias da rede de iluminação pública do bairro e expansão de mais 1.300 metros de rede.

3

Bairro Pontal da Ilharecebe asfalto pelaprimeira vez

Bairro Pontal da Ilharecebe asfalto pelaprimeira vez

A comunidade recebeu as obras com entusias-mo e esperança de dias melhores, a exemplo do mo-rador Olisvaldo Boaventura, 69 anos. “Agora estamos no paraíso. As ruas aqui eram no barro puro, que, no período chuvoso se transformavam em um lamaçal horrível, dificultando até sairmos de casa”, disse ele.

Já a técnica administrativa, Eliny Andrade, 46 anos, destaca os benefícios econômicos e a valoriza-ção dos imóveis depois que as obras iniciaram no lo-cal. “Quem estava querendo vender suas casas agora não quer mais e muitos dos comércios que tinham fe-chado as por tas, agora estão reabrindo e com grande movimento”, relatou ela.

Prefeitura requalifica Praça do Pescador, no Portinho

As obras de requalificação da Praça do Pescador avançam dentro do processo de resgate do Centro Histórico da cidade. A obra, localizada no bairro do Portinho, tem projeto assinado pela Fun-dação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), e foi iniciada no mês de junho, com orçamento de R$ 150 mil. Depois de concluída, vai transformar de maneira direta as comunidades da circunvizinhança formada pelos bairros do Desterro e Praia Grande, além de receber turistas e visitantes ocasionais.

Na nova Praça do Pescador, a prática esportiva terá espaço privilegiado. Além da quadra para prática de esportes como basquete, handball e outros, haverá um espaço com equipamentos destinados a prática de exercícios físicos. Um pos-to policial instalado em uma das extremidades da praça vai dar apoio às ações preventivas. A praça propiciará aos moradores dos bairros vizinhos a re-tomada de um espaço público que perdeu sua fun-ção como logradouro, sendo anteriormente local de consumo de drogas.

A assistência aos antigos frequentado-res da Praça do Pescador está sendo feita por meio do Consultório de Rua. O consultório estacionado em frente à praça atende às quintas e sextas-fei-ras usuários e pessoas em situação de rua. Uma equipe multidisciplinar formada por psicólogo, as-sistente social, terapeuta ocupacional e técnico em enfermagem fica responsável pelo atendimento que se inicia normalmente às 13h. À noite, são ofereci-das consultas com a presença de um médico.

Page 4: Prefeitura & Você - 6ª Edição

Prefeitura&Você Todos por São Luís

Obras na área de abastecimento d´água na capital estão sendo realizadas por meio de parceria entre a Prefeitura de São Luís e o governo do Estado. Dentre as ações de destaque estão a entrega de po-ços tubulares de abastecimento d´água, como o da Vila Passos, que inaugurou o sistema que resolverá definitivamente o problema de rodízio ou intermitência do abastecimento sofrido há décadas pela comunidade da região central da capital.

Executado pela Caema, o poço tu-bular perfurado na Praça Catulo da Paixão Cearense, na Vila Passos, tem 200 me-tros de profundidade e vazão de 70 mil li-

Informativo produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação - SECOM

Todos por São Luís incentiva literatura infantil nos bairros

O hábito da leitura está sen-do estimulado pela Prefeitura de São Luís, que tem implantado Espaços de Leitura em bairros beneficiados com o programa “Todos por São Luís”. Entre os bairros onde já foram instalados os espaços estão o Brisa do Mar, Quebra--Pote, Coquilho, Vila Embratel, Vicente Fialho e Vila Palmeira. No acervo cons-tam coletâneas de literatura infantil, in-fantojuvenil, literatura universal, obras referenciadas de enciclopédias, gibis, livros paradidáticos, entre outros esti-los. Com o trabalho, a Prefeitura moti-va a formação de novos leitores e o de-senvolvimento intelectual das crianças e adolescentes.

@prefeiturasl PrefeituraDeSaoLuis TvPrefeitura @prefeituraslwww.saoluis.ma.gov.br

tros de água por hora. O poço vai reforçar o abastecimento em toda a área da Vila Passos e bairros adjacentes. Outros seis poços tubulares estão sendo construídos na região central da capital. Os bairros be-neficiados com os seis poços são abaste-cidos pelo Sistema Produtor do Sacavém que, no período de estiagem, tem a produ-ção reduzida por conta dos baixos níveis de água no reservatório do Batatã. As áre-as públicas onde se localizam cinco des-ses poços foram cedidas pela Prefeitura de São Luís, em tempo recorde, graças ao empenho da gestão municipal em resolver o problema em São Luís.

4

SAMU - 192 | POLÍCIA - 190| Disk Denúncia - 100

Defesa Cívil - (98) 3212.1521| Bombeiros - (98) 193

Guarda Municipal - (98) 153 | Ouvidoria SMTT – 156

Limpeza pública – 0800 098 1636 - Iluminação pública – 0800 284 8082

Blitz Urbana – 0800 280 0234 - Central de informações turísticas – (98) 3212-6210

Prefeitura de São Luís - (98) 3212-8000

TELEFONES ÚTEIS

Prefeitura acompanha execução de obras de abastecimento de água

O programa “Todos por São Luís”, idealizado pela Secretaria Muni-cipal de Comunicação (Secom), tem como parceiros o governo do Estado, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e a Corregedoria Geral de Justiça (CGJ/MA) e já chegou a mais de 80 bairros. A articulação de no-vas parcerias tem fomentado mais ofer-tas de serviços. O programa consiste no atendimento direto à população com serviços de saúde, educação, lazer, cul-tura, assistência social, além de orienta-ção sobre temas jurídicos, e realização de oficinas que atendem a demandas apresentadas no período anterior à cul-minância do programa, aos sábados.

Saneamento

Espaços de Leitura