prefeitura de petrÓpolis secretaria de educaÇÃo...

12
1 PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL ATIVIDADE COMPLEMENTAR Ano de escolaridade:EJA FASES VIII E IX NOSSA ROTINA SEMANAL: SEMANA4 1º DIA 2º DIA 3º DIA 4º DIA 5º DIA Faça sempre uma leitura 89.21.LP Faça sempre uma leitura 89.23.LP Faça sempre uma leitura 89.25.LP Faça sempre uma leitura 89.27.HGTTP Faça sempre uma leitura 89.29.LP Linguagem 89.22.LP Linguagem 89.24.LP Matemática 89.26.M Linguagem 89.28.EF Matemática 89.30.M SR. RESPONSÁVEL, OBSERVE QUE PARA CADA ATIVIDADE, EXISTE UM CÓDIGO PARA QUE VOCÊ SIGA UMA SEQUÊNCIA E SAIBA A ÁREA DE CONHECIMENTO QUE A ATIVIDADE CONTEMPLA. VOU TE EXPLICAR MELHOR: 06.01.LP LP – LÍNGUA PORTUGUESA C – CIÊNCIAS M- MATEMÁTICA A- ARTES G – GEOGRAFIA EF – EDUCAÇÃO FÍSICA ER – ENSINO RELIGIOSO H – HISTÓRIA I – INGLÊS HGTTP – HISTÓRIA, GEOGRAFIA, TURISMO ETRÂNSITO DE PETRÓPOLIS VÁ ATÉ A BIBLIOTECA VIRTUAL DO SITE EDUCA EM CASA E LEIA: Fábulas Ensino Fundamental - Anos Finais Justiniano José da Rocha ESTÁ À SUA DISPOSIÇÃO! OS DOIS PRIMEIROS NÚMEROS CORRESPONDEM ÀS TURMAS. OS OUTROS CORRESPONDEM A SEQUENCIA DE ATIVIDADES QUE VOCÊ DEVE CUMPRIR E AS LETRAS CORRESPONDEM A ÁREA DE CONHECIMENTO.

Upload: others

Post on 23-Aug-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ...web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/... · Fábulas Ensino Fundamental - Anos Finais Justiniano José da Rocha ESTÁ

1

PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Ano de escolaridade:EJA FASES VIII E IX

NOSSA ROTINA SEMANAL:

SEMANA4

1º DIA 2º DIA 3º DIA 4º DIA 5º DIA Faça sempre

uma leitura

89.21.LP

Faça sempre

uma leitura

89.23.LP

Faça sempre

uma leitura

89.25.LP

Faça sempre

uma leitura

89.27.HGTTP

Faça sempre

uma leitura

89.29.LP

Linguagem

89.22.LP

Linguagem

89.24.LP

Matemática

89.26.M

Linguagem

89.28.EF

Matemática

89.30.M

SR. RESPONSÁVEL, OBSERVE QUE PARA CADA ATIVIDADE, EXISTE UM CÓDIGO PARA QUE VOCÊ SIGA UMA SEQUÊNCIA E SAIBA A ÁREA DE CONHECIMENTO QUE A ATIVIDADE CONTEMPLA. VOU TE EXPLICAR MELHOR:

06.01.LP

LP – LÍNGUA PORTUGUESA C – CIÊNCIAS M- MATEMÁTICA

A- ARTES G – GEOGRAFIA EF – EDUCAÇÃO FÍSICA

ER – ENSINO RELIGIOSO H – HISTÓRIA I – INGLÊS

HGTTP – HISTÓRIA, GEOGRAFIA, TURISMO ETRÂNSITO DE PETRÓPOLIS

VÁ ATÉ A BIBLIOTECA VIRTUAL DO SITE EDUCA EM CASA E LEIA:

Fábulas Ensino Fundamental - Anos Finais Justiniano José da Rocha

ESTÁ À SUA DISPOSIÇÃO!

OS DOIS PRIMEIROS

NÚMEROS CORRESPONDEM ÀS

TURMAS.

OS OUTROS CORRESPONDEM A

SEQUENCIA DE ATIVIDADES QUE VOCÊ

DEVE CUMPRIR

E AS LETRAS

CORRESPONDEM A ÁREA DE CONHECIMENTO.

Page 2: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ...web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/... · Fábulas Ensino Fundamental - Anos Finais Justiniano José da Rocha ESTÁ

2

1º DIA

89.21.LP INICIANDO COM LEITURA

O galo e a pérola.

Um galo andava catando em um monturo vermes ou migalhas que comesse. Deu com uma pérola, e exclamou: “Ah se te achara um lapidário! a mim porém de que vales? Antes um grão de milho ou algum bichinho”. Disse e foi-se buscando por diante seu parco alimento.

MORAL: A riqueza só tem valor para quem a sabe aproveitar.

Disponível emhttp://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/fabulas.pdf Acessado em 26/04/20

89.22.LP HOJE VAMOS RESOLVER UM DESAFIO:

ELIMINE SEGUINDO AS PISTAS ATÉ QUE RESTE APENAS UMA PALAVRA:

SÍLABA DOMINÓ DEDO

MÁSCARA GUARANI ARMAZÉM

QUILÔMETRO AVENTAL VATAPÁ

AMÁVEL CARÁTER QUENTE

MENINA BAMBU ÂNGULO

COMITÊ PAREDE PÓLEN

MASSAGEM AMARRA FEITIÇO

CAFÉ VOCÊ CAMA

QUAL É A PALAVRA?

_______________________________________________________________________

PISTAS:

A PALAVRA É TRISSÍLABA

NÃO TERMINA EM VOGAL

NÃO É PAROXÍTONA

É ACENTUADA

Page 3: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ...web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/... · Fábulas Ensino Fundamental - Anos Finais Justiniano José da Rocha ESTÁ

3

2º DIA

89.23.LP INICIANDO COM LEITURA

O cão e a máscara.

Procurando um osso que roer, encontrou um cão uma máscara: era formosíssima, e de

cores tão belas quão animadas; o cão farejou-a, e reconhecendo o que era, desviou-se com desdém. A cabeça é de certo bonita, disse; mas não tem miolos.

MORAL: Sobram neste mundo cabeças bonitas, porém desmioladas que só merecem desprezo.

Disponível em:http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/fabulas.pdf Acessado em 26/04/2020

89.24.LP TESTE SEUS CONHECIMENTOS E RESOLVA A CRUZADINHA

ADJETIVOS PÁTRIOS

Disponível em https://www.pinterest.ch/pin/856035841644695458/ Acessado em 26/04/2020

Page 4: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ...web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/... · Fábulas Ensino Fundamental - Anos Finais Justiniano José da Rocha ESTÁ

4

3º DIA

08.25.LP INICIANDO COM LEITURA

O cão e a carne.

Ia um cão atravessando um rio; levava na boca um bom pedaço de carne. No fundo da

água viu a sombra da carne; era muito maior. Cobiçoso, soltou a que tinha na boca para agarrar na outra; por mais, porém, mergulhou e afogou-se.

MORAL: Nunca deixes o certo pelo duvidoso. De todas as fraquezas humanas a cobiça é a mais comum, e é todavia a mais castigada.

Disponível em:http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/fabulas.pdf Acessado em 26/04/2020

08.26.MATEMÁTICA

Evolução da mortalidade no trânsito no Brasil no contexto da Década Mundial de Ações para a Segurança Viária.

É possível observar no gráfico ao lado que, a partir de 2015, o Brasil passou a se manter bem próximo à meta, necessitando, portanto, de um pequeno esforço extra das autoridades responsáveis pelo trânsito brasileiro para cumprir integralmente a meta de 2020.

Estatística X Vidas Dados preliminares informados recentemente pelo DataSUS registram que, em 2017, o número de mortes em acidentes de trânsito no Brasil teve redução de 8%, passando de 37.345, em 2016, para 34.336.

Page 5: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ...web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/... · Fábulas Ensino Fundamental - Anos Finais Justiniano José da Rocha ESTÁ

5

Embora os números devam ser motivo de orgulho, é importante destacar que, tradicionalmente, os valores preliminares expostos pelo DataSUS são inferiores aos valores definitivos divulgados posteriormente. Em 2014, por exemplo, houve um aumento de 8,65% quando foi feita a correção da informação preliminar, representando um aumento de cerca de 3.500 mortes. Em 2015, os números passaram da prévia de 37.306 para 38.651 mortes confirmadas, significando um aumento de 3,61% em relação ao dado inicial. Em 2016, houve uma variação de 7,16% em relação aos números preliminares, saltando de 34.850 para 37.345 mortes. Portanto, há que se ter prudência antes de comemorar a significativa redução do número de mortos no trânsito brasileiro em 2017.

Disponível em:<http://www.onsv.org.br/verdades-mentiras-e-estatisticas-sobre-morte-no-transito/ >Acessado em 04 de Maio de 2020.

1. De acordo com os dados informados pelo DataSUS, em 2017 o número de mortes teve uma redução de quantos por cento? 2. Em relação ao número de mortos no período de 2016 a 2017. Podemos dizer que: a) O número de mortos neste período aumentou em 7345. b) O número de mortos diminuiu em 3009 pessoas. c) O número de mortos continuou o mesmo. 3. Em relação à porcentagem da meta já atingida e que será atingida em 2020. Responda: a) Em 2015 quantos por cento da meta foi atingida? b) No ano de 2020 espera-se que quantos por cento da meta seja atingida?

4. Leia o texto abaixo: Temos algo a comemorar?

Cada vida poupada é motivo de alegria. Porém, não há o que se comemorar num trânsito que ainda mata mais de 30 mil pessoas por ano e acarreta, além das dolorosas consequências para toda a sociedade, os custos bilionários com a assistência às vítimas, sejam os mortos, feridos ou seus parentes, e efeitos colaterais danosos com os congestionamentos, prejuízos aos bens públicos e poluição, dentre tantos outros. A meta de redução da mortalidade no trânsito brasileiro, seguindo estritamente a metodologia proposta pelas Nações Unidas, tornou-se obsoleta e pouco ambiciosa, já que houve uma frustração da perspectiva de crescimento econômico do país. O OBSERVATÓRIO propõe que seja mantida a interpretação que os ativistas em defesa da vida no trânsito sempre tiveram, ou seja, redução de 50% sobre o número de mortes por acidentes de trânsito em 2010, que foi de 42.844. Sendo assim, temos que envidar todos os esforços para que cheguemos a 2020 com um número inferior a 21.422 mortes em decorrência do trânsito. Em 2020, com mais de 20 mil mortos, ainda não haverá razão para comemorar, mas isso dará forças e esperança a todos que trabalham por um trânsito seguro no Brasil, para continuarem cobrando ações efetivas das autoridades, mostrando que é possível estabelecer metas ambiciosas e promover um trabalho sério, voltado à na segurança viária, para alcançá-las. Afinal, todo o esforço possível ainda é pouco quando o objetivo final é salvar vidas.

Disponível em:<http://www.onsv.org.br/verdades-mentiras-e-estatisticas-sobre-morte-no-transito/ >Acessado em 04 de Maio de 2020.

De acordo com o que foi apresentado no texto, de que forma você acredita que possa contribuir para que o número de vítimas no trânsito seja menor a cada ano? Escreva um pequeno texto com algumas atitudes:

Page 6: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ...web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/... · Fábulas Ensino Fundamental - Anos Finais Justiniano José da Rocha ESTÁ

6

4º DIA

89.27.HGTTP INICIANDO COM LEITURA

VOCÊ SABE O QUE É MAIO AMARELO?

É um movimento Internacional de conscientização para redução de

acidentes de trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em

qualquer situação.

QUAL O OBJETIVO?

Colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito. Estimular a participação da população, empresas, governos e

entidades.

POR QUE MAIO?

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para a Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio

se tornou a referência mundial para o balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

Em maio também é comemorado a Semana Mundial de Segurança ao Pedestre, que foi lançado em 2013. Por isso,

escolhemos o mês de maio para lançar esse grande movimento.

POR QUE AMARELO?

O amarelo simboliza a atenção e também a sinalização de advertência no trânsito.

VOCÊ SABIA QUE PETRÓPOLIS FAZ PARTE DO MUNICÍPIO LAÇO AMARELO?

Petrópolis (RJ), visando conscientizar a sua comunidade para alcançar um trânsito mais seguro, adere ao programa Município Laço Amarelo. Assim, o município com mais de 300 mil habitantes e a localizado na região metropolitana do Rio de Janeiro, também conhecida como “Cidade Imperial”, busca agregar maneiras eficazes para alertar e conscientizar a população sobre as leis de trânsito.

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária oferece a todos os municípios participantes desse projeto, uma plataforma com informações, dados e vídeos relacionados à segurança no trânsito, além de estatísticas e estudos sobre mobilidade urbana atualizados. Assim, com Petrópolis, o Rio de Janeiro, conta com mais um município aderindo a esse projeto em busca de melhorias no trânsito.

Participando desse programa, Petrópolis e a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTRANS), contribuirão com programas e projetos de educação, para formar cidadãos e condutores mais conscientes sobre os riscos do trânsito e praticar boas ações para um trânsito seguro.

OS DADOS SÃO ALARMANTES

Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) contabilizou cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países somente no ano de 2009. Fora as 50 milhões de pessoas que sobreviveram com sequelas.

No total, são três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas, tornando os acidentes de trânsito a nona maior causa de mortes no mundo. Se ações preventivas não forem tomadas, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020, saindo da nona para a quinta maior causa de mortalidade, e 2,4 milhões, em 2030.

MAIO AMARELO 2020.

TEMA

Page 7: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ...web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/... · Fábulas Ensino Fundamental - Anos Finais Justiniano José da Rocha ESTÁ

7

Portanto, a intenção da campanha Maio Amarelo é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020. O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito.

Anuário Estatístico de Petrópolis.

A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes é uma sociedade anônima de economia mista com

personalidade jurídica de direito privado, sucessora ...

http://web2.petropolis.rj.gov.br/cptrans/index.php/anuario-estatistico

ATIVIDADE

1- Produza um texto a partir do roteiro:

Você utiliza equipamentos de segurança? Com quem costume andar? Cuida da manutenção e confere todos os itens antes de sair? Já caiu alguma vez andando de bicicleta? Quais partes do corpo você machucou?

Fonte: Educação para Mobilidade Consciente. R & D Consultoria. 2020. Agência Brasileira do ISBN 978-85-54292-00-3.

89.28.EF

FLEXÃO DE BRAÇO (OMBROS, PEITORAL, BRAÇOS)

As flexões são um exercício extremamente importante para o fortalecimento da zona dos ombros, peito e braços. Você

pode começar a atividade com 3 séries de 10 movimentos cada e um intervalo de 2 minutos entre as séries.

Para fazer esse exercício corretamente, seus braços devem estar alinhados com seu peitoral e abertos em uma

posição que seus cotovelos dobrem.

Os cotovelos são flexionados voltados para fora.

A posição das mãos e o movimento dos cotovelos são importantes, pois se ambos estiverem fechados, a força principal

passa para o tríceps, o que dificulta ainda mais o exercício. Assim, o exercício começa com uma flexão do cotovelo até

que o peitoral chegue a dois dedos do chão e volte à posição inicial com a extensão do braço, mantendo o tronco firme,

sem deixar o quadril cair.

Dicas: Para os iniciantes e que ainda não conseguem fazer o movimento completo, pode apoiar os joelhos no chão;

Sempre contraia o abdômen: é importante para evitar lesões na lombar.

Descidas devem ser feitas devagar: quando estiver descendo no movimento mantenha a resistência.

Page 8: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ...web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/... · Fábulas Ensino Fundamental - Anos Finais Justiniano José da Rocha ESTÁ

8

5º DIA

89.29 INICIANDO COM LEITURA

O homem e a doninha.

Um homem armou uma ratoeira; sucedeu cair nela uma doninha. Vendo-se preso,

suplicou- lhe o malfazejo animal que se lembrasse dos benefícios que lhe havia feito, limpando-

lhe a casa de ratos e de animais daninhos. Não serei ingrato, respondeu-lhe o homem, pois nada

fizeste com intenção de servir-me; só tratavas de fartar-te: se ratos não houvesses achado, terias

despovoado o meu galinheiro.

MORAL: Muitos querem que aceitemos como obséquio o que só fazem por prazer ou utilidade

própria.

Disponível emhttp://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/fabulas.pdf Acessado em 26/04/2020

08.30.MATEMÁTICA

Hoje é dia de desafio…

a) b)

https://washingtonbarbosa.com/2014/01/21/coaching-para-concursos-3/

Page 9: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ...web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/... · Fábulas Ensino Fundamental - Anos Finais Justiniano José da Rocha ESTÁ

9

PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Ano de escolaridade: VIII E IX fases - Modalidade EJA

ESTAMOS ESTUDANDO EM CASA NESTE PERÍODO.

REGISTRE O QUE VOCÊ APRENDEU ATÉ AQUI.

SABEMOS QUE ALGUNS CONTEÚDOS FORAM SOMENTE REVISÃO, PARA

RELEMBRAR, MAS TAMBÉM REGISTRE!

QUANDO VOLTARMOS ÀS AULAS, MOSTRE AOS SEUS PROFESSORES.

PEÇA AJUDA DAS PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ E ESTÃO LHE AJUDANDO NESTE MOMENTO. E SE O

ESPAÇO DA TELA FOR POUCO PODE USAR ONDE QUISER, MAS ANOTE, REGISTRE!

Fonte:

Adaptação da

Plataforma da

SME – Carioca

– 2020

Até aqui eu aprendi:

Registre seu nome:

Page 10: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ...web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/... · Fábulas Ensino Fundamental - Anos Finais Justiniano José da Rocha ESTÁ

10

PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Ano de escolaridade: VIII E IX fases - Modalidade EJA

ESTAMOS ESTUDANDO EM CASA NESTE PERÍODO.

VOCÊ TAMBÉM VAI SE AUTOAVALIAR.

COMO? O QUE É ISSO?

SIMPLES. BASTA LER AS QUESTÕES ABAIXO E MARCAR SINCERAMENTE AS RESPOSTAS.

PARA CADA QUESTÃO VOCÊ DEVE MARCAR SOMENTE UMA ALTERNATIVA.

QUANDO VOLTARMOS ÀS AULAS, MOSTRE AOS SEUS PROFESSORES.

SOBRE O TRABALHO REALIZADO SIM,

MUITO

MAIS OU

MENOS NÃO

1 – Estudo sempre no mesmo horário?

2 – Preciso de ajuda de outras pessoas que estão comigo em casa

para realizar as atividades?

3 – Precisei pesquisar em outros lugares, livros, páginas na

internet para realizar as atividades?

4 – Consegui realizar as atividades sozinho?

5 – Fiz as leituras sugeridas?

6 – Consegui conciliar as atividades do Educa em Casa com as

atividades de lazer?

7 – Consegui fazer a correção das atividades com o gabarito

enviado, sozinho?

8 – Precisei da ajuda de alguém que está em casa comigo para

fazer a correção das atividades com gabarito?

9 – Precisei utilizar o dicionário para pesquisar palavras que não

conhecia?

10 – Gostei dos temas e fui além do que o(a) professor (a) pediu?

Autoavaliação! Registre seu nome:

Page 11: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ...web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/... · Fábulas Ensino Fundamental - Anos Finais Justiniano José da Rocha ESTÁ

11

Caso queira fazer alguma outra observação sobre as atividades ou sobre o que você vem

fazendo em casa, anote aqui para não se esquecer.

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES TRABALHADAS

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma

crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se

comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e

exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e

experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer

escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,

consciência crítica e responsabilidade.

(EF89LP14) Analisar, em textos argumentativos e propositivos, os movimentos argumentativos

de sustentação, refutação e negociação e os tipos de argumentos, avaliando a força/tipo dos

argumentos utilizados.

(EF89LP15) Utilizar, nos debates, operadores argumentativos que marcam a defesa de ideia e

de diálogo com a tese do outro: concordo, discordo, concordo parcialmente, do meu ponto de

vista, na perspectiva aqui assumida etc.

(EF89LP16) Analisar a modalização realizada em textos noticiosos e argumentativos, por meio

das modalidades apreciativas, viabilizadas por classes e estruturas gramaticais como adjetivos,

locuções adjetivas, advérbios, locuções adverbiais, orações adjetivas e adverbiais, orações

relativas restritivas e explicativas etc., de maneira a perceber a apreciação ideológica sobre os

fatos noticiados ou as posições implícitas ou assumidas.

Page 12: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ...web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/... · Fábulas Ensino Fundamental - Anos Finais Justiniano José da Rocha ESTÁ

12

(EF89LP03) Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores,

comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de

forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses

textos. Relação entre textos

(EF89EF07) Experimentar e fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando as

exigências corporais desses diferentes programas e reconhecendo a importância de uma

prática individualizada, adequada às características e necessidades de cada sujeito.