prática de laboratório

3
Prática de Laboratório (Nº1) Química Geral

Upload: carolina-mota

Post on 16-Jan-2016

3 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Como preparar uma solução de NaCl, com cuidado.

TRANSCRIPT

Page 1: Prática de laboratório

Prática de Laboratório (Nº1)

Química Geral

Curso: Engenharia.Turno: Noite.

Page 2: Prática de laboratório

Primeiro Passo: Segurança!

Fomos alertados para não cheiramos ou experimentarmos nenhuma substancia desconhecida dentro do laboratório. Com o propósito de não corrermos o risco de nos intoxicar ou desmaiar. Outra medida de segurança foi a de evitar por as mãos na bancada, pelo perigo de haver substancias ali, além de ter cuidado com os recipientes frágeis do local e retirar tampas e afins com equipamentos devidos. Além disso, lavar as mãos ao sair do laboratório também é importante.

Segundo Passo: Reconhecimento do material a ser utilizado.

Utilizamos o Béquer para pesagem da substancia no experimento, sendo este mais aconselhável, para este tipo de tarefa e para mistura de substâncias, pois não há exatidão em sua medida, para medir utilizamos o Balão Volumétrico, que têm maior precisão. Ao dissolvermos uma substancia ou mistura-la a outra, utilizamos um “bastão” de vidro, para evitar que qualquer peça metálica reaja com o material.

Terceiro Passo: Fazer o experimento.

Depois de separadas as substâncias, calcula-se a quantidade de solução a ser preparada: NaCl

23+36=59g 1mol

1mol 59g0,1mol x

x=5,9g 0,1mol

5,9 1000mlx 250ml

x=1,48g

Com base nos cálculos pesamos (com o Béquer em uma balança, que foi zerada com o peso do recipiente) 1,48g de NaCl. Logo após, dissolvemos este com um pouco de H2O, utilizando o bastão de vidro. Depois do NaCl ser dissolvido, despejamos a solução no Balão Volumétrico e completamos com H2O, até chegar a medida de 250ml. Com a solução pronta, misturamos um pouco mais e identificamos as substâncias escrevendo no recipiente.

Quarto Passo: Atividade Extra.

Ao final da aula fomos orientados sobre o modo correto de usar uma Pipeta (graduada), com o objetivo de fazermos de maneira segura e correta futuramente. As técnicas de pipetagem foram bem simples:1º Criar o vácuo com a parte de cima do equipamento.

Page 3: Prática de laboratório

2º Puxar o líquido, apertando a válvula localizada abaixo do recipiente do vácuo, até que este esteja na medida certa.3º Retirar a pipeta e coloca-la no recipiente onde quer que se despeje o líquido.4º Expelir o líquido apertando a “borrachinha” ao lado da parte em que este é puxado.

Treinamos colocar pequenas quantidades de liquido de um recipiente pra outro, até conseguirmos fazer tal tarefa da maneira mais precisa possível.