pÓs modernismo arte contemporÂnea - lsdores.com.br · indústrias automobilísticas, instalação...

38
PÓS MODERNISMO ARTE CONTEMPORÂNEA Profª Rafaela Silva

Upload: trandien

Post on 07-Feb-2019

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PÓS MODERNISMO

ARTE CONTEMPORÂNEA

Profª Rafaela Silva

CONTEXTUALIZAÇÃO• O Brasil, sofrendo as conseqüências da II Guerra Mundial, assistiu às decisivas

transformações que ocorreriam no seu término, imprimindo novos rumos àHumanidade.

• Queda de Getúlio Vargas.

• Morte de Mário de Andrade, que causará forte impacto naqueles que apoiavam olíder do movimento de 1922.

• O Brasil vive a euforia do aparecimento das grandes indústrias no governo de JK. Acomunicação avança em passo acelerado. Surgem as grandesindústrias automobilísticas, instalação de muitas emissoras de rádio e TV,aparecem as redes de televisão, os satélites, emissoras de rádio, jornais, revistas,teatro. Nunca se respirou coisas tão novas antes.

• Em sua origem, pós-modernismo significava a perda da historicidade e o fim da"grande narrativa" - o que no campo estético significou o fim de uma tradição demudança e ruptura, o apagamento da fronteira entre alta cultura e da cultura demassa e a prática da apropriação e da citação de obras do passado.

• a arte moderna começa a perder os poderes de negação; a negação deixou de sercriadora.

• É um produto da sociedade pós-industrial. Propõe uma novapesquisa de formas, diferente do que já se propunha nomodernismo. Utilize-se de outros caminhos de produçãoartísticas, valendo-se de materiais diferenciados em suascomposições.

• Além das correntes estéticas já mencionadas, agora temosoutros movimentos de arte.

• Podemos citar: o Abstracionismo, o Concretismo, oNeoconcretismo, os tachistas, o novo realismo, o surrealismo,a pintura ingênua, os primitivos....

ABSTRACIONISMO• O abstracionismo refere-se às formas de arte não administradas pela

figuração e pela imitação do mundo, ou seja, não representam objetospróprios da realidade concreta. Ao contrário, se utiliza das relaçõesformais entre cores, linhas e superfícies para produzir a realidade da obra.

• Pode ser FORMAL: figuras mais geométricas

INFORMAL: imagens mais livres.

• No Brasil, a arte abstrata ganhou força a partir da I Bienal de São Paulo(1951).

• Entre os artistas brasileiros de arte abstrata, podemos destacar: AlfredoVolpi, Antônio Bandeira, Iberê Camargo, Geraldo de Barros, Valdemar

Cordeiro.

VOLPI

BANDEIRAS E MASTROS,1950

TÊMPERA S/ TELA – 72,2X147CM

IBERE CAMARGO(1914-94)

ASCENSÃO, 1973

ÓLEO S/ TELA – 57X40CM

ANDAMENTO I, 1973

ÓLEO S/ TELA – 130X184CM

CONCRETISMO• Por volta de 1950, a concepção plástica da arte chega ao Brasil através do

suíço Max Bill: artista, arquiteto, designer gráfico e de interiores. Bill é oresponsável por popularizar as concepções da linguagem plástica no Brasilcom a Exposição Nacional de Arte Concreta, em 1956.

• Características principais:

• Elaboração artística em busca da forma precisa;

• - Ênfase na racionalidade, no raciocínio e na ciência;

• - Uso de figuras abstratas nas artes plásticas

• - União entra a forma e o conteúdo na obra de arte;

• - Na literatura, os poetas concretistas buscavam utilizar efeitos gráficos, aproximando a poesia da linguagem do design;

• - Envolvimento com temas sociais (a partir da década de 1960);

WALDEMAR CORDEIRO

IDEIAS VISÍVEIS,1955

TINTA E MASSA S/ AGLOMERADO

60X61CM

LUIZ SACILOTTO(1924-2003)

CONCREÇÃO, 1952

ÓLEO S/ TELA – 50X70CM

NEOCONCRETISMO

• Em oposição ao movimento onde a arte é encerrada no objeto e sem nenhumasignificação além da arte que é exposta, com forte influência em São Paulo, a“locomotiva do país”, surge em 1959 um grupo carioca que faz um manifestoassinado por Amilcar de Castro, Ferreira Gullar, Franz Weissman, Lygia Clark, LygiaPape, Reynaldo Jardim e Theon Spenudis para a “tomada de posição neoconcreta”que defende o resgate da subjetividade e intenções nas criações artísticas.

• Uma das maneiras encontradas para expressar o movimento neoconcreto éatravés da experimentação da cor e as suas subjetividades e significados múltiplose emocionais. Através da cor quebra-se o tom do concreto.

• A arte, que expressa um fim em si mesma traduz o concretismo. A arte concretaque expressa as suas subjetividades implícitas traduz o Neoconcreto.

LYGIA CLARK

BICHO, 1961

AÇO – 31X21

HÉLIO OITICICA

PARANGOLÉS, 1964

TÉCNICA MISTA

TACHISTAS• Estilo de pintura abstrata proveniente da França, cujas raízes são de

tendência artísticas européias Pós-Segunda Guerra. O termo“tachismo” tem origem no francês, “tache” que significa “mancha”,expressão criada por Michel Tapié, crítico de arte.

• O tachismo já se apresentava, desde o início, como um movimentoque recusava qualquer tipo de formalização e técnicas anteriores. Oestilo desenvolveu-se nos anos 40 e 50, paralelo ao expressionismoabstrato dos EUA, sendo também reconhecido comoAbstracionismo lírico ou informal.

• O que caracteriza o “tachismo” são as pinceladas espontâneas evigorosas, explorando o escorrimento da tinta. Ligado àimprovisação, à imaginação livre do artista e até o irracional.

• A pintura é apoiado no gesto, os principais artistas destemovimento são Manabu Mabe, Tomie Ontake e Flavio-Shiró....

MANABU MABE(1924-97)

SEM TÍTULO,1965

ÓLEO S/ TELA – 150X150CM

TOMIE OTHAKE

SEM TÍTULO, 1959

ÓLEO S/ TELA – 100X70CM

NOVO REALISMO

• Surge numa oposição contra a abstração.comoretomada das formas figurativas, retratando fatos emomentos históricos do regionalismo local.

• Artistas: Portinari, Di Cavalcanti,Renina Katz,LívioAbramo, Marcello Grassmann, Ademir Martins,Vicente do rego Monteiro...

CANDIDO PORTINARI(1903-62)

A PRIMEIRA MISSA NO BRASIL,1948

TÊMPERA S/ TELA – 266X598CM

RENINA KATZ

RETIRANTES, 1948-56

GRAVURA S/ PAPEL – 41,1X31,8

CANDIDO PORTINARI

DOM QUIXOTE ATACANDO UM REBANHO DE OVELHAS, 1956

Vicente do Rego Monteiro

Deposição, 1966

Óleo s/ tela - 109 x 134 cm

PINTURA INGÊNUA OU PRIMITIVA

• A arte dos chamados "artistas primitivos" passou a ser valorizada após oMovimento Modernista, que apresentou, entre suas tendências, o gostopor tudo o que era genuinamente nacional. E um artista primitivo éalguém que seleciona elementos da tradição popular de uma sociedade eos combina plasticamente, guiando-se por uma clara intenção poética.Geralmente esses pintores são autodidatas e criadores dos recursostécnicos com que trabalham.

• Já os ingênuos pintam o que existem apenas na sua imaginação. Líricos epintam um mundo Utópico, cheio de paz e harmonia, cheio de flores.

Principais ArtistasCardosinho (1861-1947), primitivo ingênuo, começou a pintar aos 70 anos e chegou a produzir

cerca de 600 quadros. Uma de suas obras está na Tate Gallery, em Londres. com suasfantasias beirando o surreal, copiadas de cartões-postais.

Heitor dos Prazeres (1898-1966), é um artista que revela minúcias e detalhes da realidade queretrata. A figura humana é o centro de seus trabalhos e, nela, dois detalhes chamam aatenção do observador: o rosto quase de perfil e a forte sugestão de movimento, resultantedo fato das figuras estarem quase sempre na ponta dos pés, como se dançassem ousimplesmente andassem. Sua arte deixa de lado os preconceitos e os fatos tristes darealidade social. Ao contrário, procura mostrar um mundo fraterno em que diferentespessoas participam de uma mesma atividade.

Mestre Vitalino (1909-1963), criador de figurinhas de barro que representam pessoas e fatos daregião sertaneja de Pernambuco. Entre os personagens de Vitalino estão os vaqueiros, osretirantes, os cangaceiros, que, isolados ou compondo uma cena, nos comunicam o modo deser da gente rústica do sertão.

Djanira (1914-1979), sua arte é dividida em dois períodos, no primeiro, da década de 40,apresenta principalmente temas da vida carioca. As figuras sempre sugerem movimento esão contornadas por forte traço escuro. Na segunda fase, da década de 50, apresentasobretudo as atividades rurais das mais diferentes regiões do Brasil. Nessa fase, suas coressão mais claras, mas os limites entre essas cores são bem nítidos.

CARDOSINHO

Vista da Baía da Guanabara , s.d.

HEITOR DOS PRAZERES

Samba em Terreiro , s.d.

óleo sobre tela - 54 x 65 cm

DJANIRA DA MOTA E SILVA

MESTRE VITALINO

Noivos a Cavalo , s.d. cerâmica policromada

POP ART• Foi um movimento artístico que se desenvolveu na década de 1950, na

Inglaterra e nos Estados Unidos. Foi na verdade uma reação artística aomovimento do expressionismo abstrato das décadas de 1940 e 1950. Osartistas deste movimento buscaram inspiração na cultura de massas paracriar suas obras de arte, aproximando-se e, ao mesmo tempo, criticandode forma irônica a vida cotidiana materialista e consumista. Latas derefrigerante, embalagens de alimentos, histórias em quadrinhos,bandeiras, panfletos de propagandas e outros objetos serviram de basepara a criação artística deste período. Os artistas trabalhavam com coresvivas e modificavam o formato destes objetos. A técnica de repetir váriasvezes um mesmo objeto, com cores diferentes e a colagem foram muitoutilizadas.

• No mundo: Andy Wharol, Jasper Johns, Peter Blake, Wayne Thiebaud, Roy Lichtenstein.

• No Brasil: Arthur Bispo do Rosário, Marcelo Nitsche, Antônio Henrique do Amaral e Humberto Espíndola.

MARCELO NITSCHE

Aliança para o Progresso, 1965

esmalte sinético sobre aglomerado de madeira e corrente de ferro, 122 x 80 x 10 cm

ARTHUR BISPO DO ROSARIO

HUMBERTO ESPÍNDOLA

Pecúnia , 1974

Óleo sobre tela - 160 X 220cm

PÓS-MODERNISMO• O pós-modernismo invadiu o cotidiano com a tecnologia eletrônica em

massa e individual, onde a saturação de informações, diversões eserviços, causam um “rebu” pós-moderno, com a tecnologiaprogramando cada vez mais o dia-a-dia dos indivíduos.

• Os pós-modernistas querem rir levianamente de tudo, nos quaisencaram uma idéia de ausência de valores, de vazio, do nada, e dosentido para a vida.

• O pós-modernismo é eclético, mistura várias tendências e estilos sob omesmo nome, ele é aberto, plural e muda de aspecto se passamos datecnociência para as artes plásticas, da sociedade para a filosofia, ouseja, ele flutua no indecidível.

• Artistas: Cildo Meirelles, Miguel Rio Branco, Nelson Leiner, Palatnik etodos os artistas da atualidade.

CILDO MEIRELLES

DOLAR ZERO,1974-78

LITO OFSET S/ PAPEL – 6,5X15,5CM

NELSON LEINER

A GRANDE PARADA, S/D

INSTALAÇÃO

ABRAHAM PALATINIK

APARELHO DE CINECROMÁTICO, 1958

OBJETO CINÉTICO – 112X4,5X20CM