panorama do rádio em florianópolis - caros ouvintes · de emissoras fm do brasil a operar de...

24
Panorama do rádio em Florianópolis Ricardo Medeiros

Upload: phungdieu

Post on 02-Dec-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Panorama do rádioem Florianópolis

Ricardo Medeiros

66 Em dezembro de 2009, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou o Projeto deLei Complementar nº 52/09, que cria novamente diversas regiões metropolitanas no es -tado. A Região Metropolitana da Grande Florianópolis será composta por 13 municípios:Águas Mornas, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Florianópolis, GovernadorCelso Ramos, Palhoça, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio,São Pedro de Alcântara e São José.

189Florianópolis

ALei Complementar Estadual, número 162, de 6 de janeiro de 1998,criou a primeira Região Metropolitana de Florianópolis (RMF), queoficialmente foi extinta anos depois. Composta por 22 municípios,

no ve deles faziam parte do núcleo metropolitano: Águas Mornas, AntônioCarlos, Biguaçu, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Palhoça, SantoAma ro da Imperatriz, São José e São Pedro de Alcântara. A chamada área deexpansão metropolitana era integrada por Alfredo Wagner, Angelina, Ani tá -polis, Canelinha, Garopaba, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento,Pau lo Lopes, Rancho Queimado, São Bonifácio, São João Batista e Tijucas.A Lei Complementar Estadual, número 381, de 7 de maio de 2007, extin-guiu a Região Metropolitana. Mas, para efeito deste artigo, mantivemos ocon ceito de RMF com 22 municípios, que segundo dados do IBGE, de agostode 2099, juntos possuem uma população estimada de 977 mil habitantes66.

No grande centro populacional há 22 emissoras, sendo 10 em amplitudemodulada (AM) e 12 em frequência modulada (FM). Somente a cidade deFlorianópolis congrega 14 estações. No cômputo geral, o destaque fica porconta do avanço das igrejas nas ondas hertzianas, uma vez que controlam seterádios com programação religiosa. Das 12 emissoras em frequência modulada,exceto a Regional, Udesc e a Cidade, nove formam redes na Região. No casodas AMs, operam desta forma a CBN Diário e a Guarujá. Na visão de Rabaçae Barbosa redes “são grupos de emissoras que transmitem no todo ou em gran-de parte uma programação comum. Uma rede pode ser composta por emisso-ras associadas (pertencentes a uma mesma propriedade jurídica) ou afiliadas(através de acordo ou convênio)” (apud Betti, 2009, p. 95-96).

AM

Das dez emissoras de amplitude modulada (AM) da Região Metropolitanade Florianópolis, três delas têm caráter de rádio informativo (CBN Diário, Gua -rujá e a Record). Quatro emissoras possuem 100% de programação religiosa

67 O Grupo Hoepecke de Rádios tem no comando a empresária Sílvia Hoepecke, que é dire-tora geral também da Guarujá AM.

190 Panorama do Rádio no Brasil

(Cultura, Central, Santa Catarina e Voz Missionária) e na categoria rádio po -pu lar se encaixam três estações: Guararema, Clube e Vale. Usamos o termorádio popular para definir as emissoras que ten tam chegar ao máximo de públi-co, com foco principal nas classes C e D, aliando a isso uma locução vibrante ea participação do ouvinte em jogos e passatempos. Em AM, Florianópolissedia seis emissoras de rádio e São José duas. São João Batista e Tijucas, cadauma das cidades possui uma rádio do gênero.

FM

Das onze emissoras em FM da Região Metropolitana, oito receberam con-cessão do governo federal para operarem no município de Florianópolis equatro têm licença para as cidades de São José (2), Santo Amaro da Im pe -ratriz e Tijucas. Existem três estações ligadas a igrejas evangélicas: Sara Brasil,Con ti nental 99, 3 e Novo Tempo.

A Antena 1, Itapema e Udesc caracterizam bem o que é chamado por Gi -sela Ortriwano de rádio de relaxamento ou de baixa estimulação. A intençãoé “desmobilizar quem já foi exageradamente mobilizado por um tipo de vidade muito trabalho, de muito stress, muito ruído, barulho e violência” (Or -triwano, 1985, p-30-31).

O rádio de mobilização é verificado nitidamente na Atlântida, Regional,Band, Jovem Pan, Transamérica Hits e Cidade. A alta estimulação tenta tor-nar o ouvinte participativo de uma transmissão em ritmo dinâmico (Or -triwano, 1985, p-30).

A seguir, listamos as emissoras de rádio da região metropolitana de Flo -ria nópolis por ordem alfabética.

Rádio Antena 1 FM 92,1A emissora ocupa a frequência da Rádio Guarujá FM, do Grupo Hoe -

pecke de Rádios67, e se caracteriza por ter uma grade baseada em músicasinternacionais. São 56 minutos de música por hora, com flashbacks, cançõesdo gênero adulto contemporâneo e lançamentos. A música brasileira é toca-da, mas sempre em outro idioma.

68 Pesquisa do Ibope EasyMedia 3, em fevereiro de 2009.69 Segundo informações (www.antena1.com.br), a Antena 1 é considerada “a primeira rede

de emissoras FM do Brasil a operar de forma automática via satélite, com a mesma pro.70 No Rio Grande do Sul as emissoras da Rede Atlântida estão situadas em Porto Alegre, Ca -

xias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz, Santa Maria e Tramandaí. 71 Dados colhidos no dia 16 de janeiro de 2010 no endereço eletrônico: http://www.rbs.com.br/

midias/index.php?pagina=radio.

191Florianópolis

Toda a programação é gerada pela cabeça de rede, em São Paulo. Escutadaem sua maioria pelas classes A e B (63%), possui um público acima de 25anos. Ainda de acordo com pesquisa feita em 2009, a divisão por sexo é pra-ticamente igual: 51% de público masculino e 49% de feminino68.

Entre os programas, há o Max Music, com duas horas de seleção musical,a partir das 12h30, e o Big Hour (18h-19h), uma seleção de música para ahora do rush. Há informações também sobre a situação dos aeroportos, estra-das e previsão do tempo, assim como boletins noticiosos.

Além da capital, há rádios em Chapecó, Blumenau e Porto União. No paísexistem 17 emissoras que compõem a Rede Antena 169.

Rua Nunes Machado, 94, Ed. Tiradentes, 9º / 10º andar , Centro, Florianópolis – SC, CEP 8800-000,telefones (48) 2108-5555 e (48) 3222-5555E-mail: [email protected] Site: http://www.antena1.com.br

Rádio Atlântida FM 100,9Assim como a Itapema FM, a Atlântida pertence à Rede Brasil Sul de Co -

municação, RBS. São 13 rádios espalhadas pelo estado catarinense e do RioGrande do Sul70. Em Santa Catarina, além de Florianópolis, as emissorasestão em Blumenau, Joinville, Criciúma e Chapecó. A programação musicalé composta por rock e pelo pop. Voltada para o público A e B, a Rede Atlân -tida atinge a faixa etária de 15 a 29 anos71.

Há uma mescla de programação local com a da cabeça de rede, localizadaem Porto Alegre. A rede aposta no bom humor com o programa PretinhoBásico, quando comunicadores e convidados discutem todo tipo de assunto,no período do meio-dia e no final de tarde.

72 A emissora é afiliada à Rede Band FM, do grupo Bandeirantes de Rádio. A rede é com-posta por 36 emissoras, das quais oito ficam em Santa Catarina: Florianópolis, Canoinhas,Criciúma, Blumenau, Itajaí, Joaçaba, Lages e Tubarão.

73 As informações contidas neste texto encontram-se no site: http://www.bandfmfloripa.com.br.Acesso no dia 19 de novembro de 2009.

192 Panorama do Rádio no Brasil

Todos os anos, no verão, em Florianópolis e no litoral gaúcho, a rede pro-move o Planeta Atlântida, com apresentações de bandas brasileiras dos maisdiversos gêneros musicais. Na capital catarinense, a filial da Atlântida surgiuem 1981.

Rua General Vieira da Rosa, 1570, Centro, Florianópolis – SC, CEP 88025-100, telefone (48) 3216-2624 e (48) 3216-2570.E-mail: [email protected] Site: http://www.clicrbs.com.br/atlantidafm

Rádio Band FM 96,1A Band FM72 entrou no ar em Florianópolis no dia 6 de maio de 1997, na

frequência da Rádio Barriga Verde FM. De acordo com informações do siteda emissora, o público é formado, sobretudo, pelas classes A e B (52,32%) epe la classe C (37,61%). A faixa etária do ouvinte varia de 20 a 49 anos(61,14%). Ao longo da programação são intercaladas músicas sertanejas,pagode, axé music e pop nacional.

Uma novidade da Band é a cobertura de futebol, quando de jogos dostimes da cidade: Avaí e Figueirense. A emissora também faz uma série de pro-moções, como é o caso do concurso Gata Band, Verão Band, Festival deVanerão e Rodeio Country Catarinense.

Da rede nacional, a emissora veicula A Hora do Ronco (6h-9h), um espaçode humor e de interação entre apresentadores e público. No Band Bom Dia(9h-12h), há distribuição de prêmios com a participação do púbico ao vivoou pela internet. O entretenimento continua com Na Tarde Band (15h50-18h), entre outras atrações73.

Rua Dep. Antônio Edu Vieira, 980, Pantanal, Florianópolis – SC, CEP 88040-000, telefones (48) 3201-1961 e (48) 3239-1054.E-mail: [email protected] Site: http://www.bandfmfloripa.com.br/bandfm/

74 O grupo RBS, entre os seus diversos segmentos, atua nas áreas de rádio, televisão, jornale internet. O Estado catarinense sedia a RBS TV Florianópolis, RBS TV Joinville, RBS TVCriciuma, RBS TV Blumenau, RBS TV Chapecó, além da TVCom Florianópolis. Estasinformações estão disponíveis no site www.rbs.com.br.

75 A RBS Rádios, com atuação em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, possui 13 emisso-ras que compõem a Rede Atlântida FM. Em Santa Catarina as estações estão em Flo ria -nópolis, Blumenau, Joinville, Criciúma e Chapecó. Há cinco emissoras que formam a Re -de Itapema FM. No estado catarinense as rádios estão situadas em Florianópolis e Join -ville. A RBS possui ainda seis outras emissoras: CBN Diário AM, CBN 1340 AM, Gaú -cha AM, Farroupilha AM, Rural AM e Cidade FM. Destas 6 rádios, exceto a CBN Diário,que é localizada em Florianópolis, as demais têm sede em Porto Alegre. Site www.rbs.com.br.

76 A Central Brasileira de Notícias foi criada em 1° de outubro de 1991 pelo sistema Globode Rádio. A Rede CBN é integrada por um total de 30 estações, espalhadas por 17 esta-dos mais o Distrito Federal. Além de Brasília, está presente em diversas capitais estaduais,co mo São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Curitiba, Fortaleza, São Luís,Na tal, Florianópolis e Porto Alegre. Com 24 horas por dia de informação, a CBN possuicor respondentes nos Estados Unidos, Inglaterra, França, Alemanha, Japão e Argentina.Ver: BETTI, Juliana Cristina Gobbi. A Especificidade das redes de rádio all-news brasileiras:os casos da CBN e da BandNews FM. Dissertação de mestrado. Florianópolis: UFSC, 2009.

77 Pesquisa realizada pelo Ibope, em 2002. Dados obtidos junto ao site www.rbs.com.br.

193Florianópolis

Rádio CBN Diário AM 740Em Santa Catarina, a RBS, Rede Brasil de Comunicação74, que é afiliada

da Rede Globo, possui quase total hegemonia das comunicações. Além de seisemissoras de televisão, o grupo possui os jornais Diário Catarinense, HoraSanta Catarina, Jornal de Santa Catarina e A Notícia.

No estado, o sistema RBS Rádios75 é composto por oito emissoras, entreas quais a CBN Diário AM, que investe em produção de radiojornal, entre-vistas, reportagens e debates, bem como no esporte.

Desde abril de 1996, a Rádio Diário da Manhã passa a utilizar o nomefantasia CBN Diário, momento em que se torna membro da CentralBrasileira de Notícias76. Como integrante da CBN, em formato all news, arádio faz retransmissão 24 horas, via satélite. O público é composto de maisde 70% pelas classes A e B da população e os ouvintes têm acima de 25 anose amplamente são do sexo masculino (75%)77.

Na frequência de 740 kHz, através da cabeça de rede, são veiculados pro-gramas como CBN Madrugada, CBN Primeiras Notícias, Jornal da CBN 1ªEdi ção, CBN Brasil, Jornal da CBN 2ª Edição e CBN Noite Total.

Mesmo dentro da programação nacional há nove janelas locais, espa-ços em que são inseridas informações da cidade e da região. Há seis jane-las que chegam a ter dois minutos e meio de duração. As outras, às 6h15,

194 Panorama do Rádio no Brasil

7h15 e 8h15, são de dez minutos, no horário do Jornal da CBN 1ª Edição.Há destaque para previsão do tempo, situação do trânsito e de aeroportos,notícias do esporte e comentários políticos.

Com produção em Florianópolis, semanalmente, é levado ao ar, da 9h às11h, Notícia na Manhã. O programa fomenta uma série de debates e movi-menta a equipe de reportagem da capital e de outras partes de Santa Catarina.

Informalmente, o Notícias na Manhã conta com a colaboração de uma equi-pe de ouvintes, os ouvinternautas, que escutam a estação e utilizam o chat daemissora para participar de forma ativa no programa, interferindo diretamente noresultado final da atração radiofônica. A sala de bate-papo praticamente só é visi-tada nos horários de programação local e o pico se apresenta justamente durantea transmissão do Notícias na Manhã, momento em que é maior a interatividadeentre o âncora do programa, Mário Motta, e os frequentadores da sala.

Das 11h às 11h30, a atração é a Chamada Geral 1ª Edição, um resumo dosprincipais assuntos do momento.

A outra produção local, Notícia na Tarde, vai ao ar das 14h às 16 horas.São discutidos, sobretudo, temas das áreas da saúde, arte, cultura e educação.A partir das 15 horas, o programa é transmitido simultaneamente pela TVCom,canal pago do grupo RBS. No horário das 16h às 16h30, há o Cha mada Ge -ral 2ª Edição, quando é feito um balanço dos fatos do dia.

Jornalismo e prestação de serviço estiveram intensamente em evidência, naRádio CBN Diário, no dia 29 de outubro de 2003, uma quarta-feira. Nestadata, no início da tarde, aconteceu um apagão na Ilha de Santa Catarina. Nu -ma das galerias da Ponte Colombo Salles, que liga a Ilha ao Continente, hou veuma explosão que culminou com o rompimento de um cabo de transmissãode energia elétrica que abastece a parte insular de Florianópolis. É a partir deentão que a CBN Diário movimenta a sua equipe para cobrir o episódio eseus desdobramentos e dando voz para a população de mais de 300 mil pes-soas que passariam um longo tempo à luz de vela.

Até o retorno da energia na Ilha de Santa Catarina, na sexta-feira, dia 31 deoutubro, são ao todo 55 horas ininterruptas de transmissão. Inclusive, no pri-meiro dia de blecaute, a emissora ganha autorização do Governo Federal paranão apresentar a Voz do Brasil, podendo, assim, continuar a servir como veí-culo de informação para a comunidade da Grande Florianópolis.

Num primeiro momento, a emissora faz o registro da tragédia, enfocando aexplosão na ponte e o mergulho ao mar de dois técnicos da Celesc, Centrais

78 O relato sobre o Apagão na Ilha de Santa atarina é baseado em DENARDI, Carol eMEDEIROS, Ricardo. CBN Diário: uma luz no apagão. Florianópolis: Insular, 2007.

79 As informações referentes à grade de programação da CBN Diário foram repassadas, nodia 23 de novembro de 2009, pela Coordenadoria de Planejamento e Marketing do GrupoRBS de Rádios, seção Santa Catarina.

195Florianópolis

Elétricas de Santa Catarina, que estavam no local fazendo reparos no siste-ma. Relata também o congestionamento de veículos e o caos que se estabe-lece na cidade.

Depois, a rádio passa a orientar a população sobre os mais diferentes assuntos.Fala sobre o cancelamento das aulas e das orientações da Secretaria Estadualde Saúde para que as pessoas se dirijam de preferência aos hospitais da regiãocontinental. A estação tranquiliza ainda os habitantes informando que a polí-cia militar reforçara a segurança pública.

Na Rádio CBN Diário, durante o blecaute, há um jogo de vozes de re -pórteres dos vários pontos da cidade, dos ouvintes, das fontes oficiais ede dois âncoras ao mesmo tempo comandando a transmissão. Tudo issopropicia um enriquecimento da cobertura. O rádio desperta o imaginá-rio do público.

Assim como a Jovem Pan de São Paulo recebe o prêmio Esso de Jornalismopelo trabalho no incêndio do Edifico Joelma, em 1974, a CBN Diário é con-templada, em 2003, com vários prêmios pela cobertura do apagão. Um delesé o Top de Marketing que a estação ganha da ADVB/SC – Associação dosDirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina78.

No cotidiano da CBN é dada cobertura igualmente para o esporte. Das11h30 ao meio-dia há o Momento Esportivo e das 13h às 14h os comentaris-tas da emissora se reúnem para o Debate Diário. Esta atração, que é tambémtransmitida pela TVCom, discute o esporte com várias personalidades locais,mas está aberto ao mesmo tempo para a política e outros fatos da cidade. OCBN Diário Esportes é veiculado das 18h às 19 horas, com notícias do Avaí eFigueirense e demais equipes estaduais, assim como faz cobertura daFederação Catarinense de Futebol e do esporte nacional79.

No meio da semana ou no final de semana, a CBN Diário transmite, prin-cipalmente, jogos de futebol envolvendo os times de Florianópolis.

Rua General Vieira da Rosa, 1570 RBS TV Fpolis. (Morro da Cruz), Centro, Florianópolis – SC, CEP 88040-970,telefones (48) 3216-2660 e (48) 3216-2550.E-mail: [email protected] Site: http://mediacenter.clicrbs.com.br

80 Informações repassadas pela emissora, via e-mail, em 9 de dezembro de 2009.

196 Panorama do Rádio no Brasil

Rádio Central AM 1.060A Central foi arrendada pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus Bom

Retiro, desde outubro de 2009. A entidade loteou a grade de programação daemissora, eminentemente religiosa, com outras igrejas evangélicas, como aBa tista, Quadrangular, Pentecostal Jesus é o Caminho, Pentecostal Jesus estáVoltando, Assembleia de Deus e Adoradores a Deus80. A razão social da emis-sora é Rádio Difusora Gomes, uma concessão conseguida junto ao Ministériodas Comunicações pelo advogado Arno Gomes. A rádio está no ar em Flo -rianópolis desde 2004, com a potência de 1.000 W.

Rua Coronel Pedro Demoro, 1628, Estreito, Florianópolis – SC, CEP 88075-201, telefones (48) 3879-2010 e (48) 7811-0675 – Pastor 55*84*73807 ID NextelE-mail: [email protected] Site: http://www.jrbatista.com.br/CENTRAL-AM.php

Rádio Cidade FM 90,7De linha popular, a Rádio Cidade FM entrou no ar, em São José, no dia

22 de novembro de 2010. É uma das concorrentes das emissoras Band FM eRegional FM. A programação reúne muita música, descontração e tambémpromoções. Os ritmos mais tocados são o Sertanejo, Sertanejo Universitário,Pagode e Axé.

Cidade Universitária e Clássicos da Cidade são alguns programas da emis-sora. Outras atrações possuem nomes ligados às tecnologias de ponta:Cidade.com, Blog da Cidade, Twitter da Cidade e Cidade I.

A estação é controlada pela Rede Catarinense de Rádios, antigo Grupo Sulde Rádios. A empresa, além de São José, possui diversas rádios em Santa Ca -tarina, a exemplo de Criciúma e Tubarão.

Avenida Leoberto Leal, 604 - Ed Centro Executivo 1º de Maio, Sala 404, Barreiros. São José (SC), CEP: 88117-000. Telefone: (48) 3258-0747Email: [email protected]. Portal: http://www.portalrcr.com.br/

Rádio Clube AM 1.190Conforme sua programação, a Clube de São João Batista dá um bom espa-

ço para o jornalismo. Das 7h30 às 9 horas, tem o Jornal da Manhã e das

81 A grade de programação da emissora foi obtida, em 7 de dezembro de 2009, pelo site:http://www.radioclubeam.com/programacao.asp.

82 Dados obtios em 15 de janeio de 2009 no site : http://www.redealeluia.com.br/83 A igreja Universal possui também a Rede Record de Televisão, comprada em 1990. Na mí -

dia impressa a Iurd possui três periódicos de circulação nacional, entre os quais a Re vis taPlenitude e a Revista Ester. A Universal tem igualmente o jornal Folha Uni ver sal.

197Florianópolis

12h30 às 13 horas o Jornal do Meio-Dia. Em termos musicais, o domínio édo gênero sertanejo, com Manhã Sertaneja, Top Universitário e Nação Serta -ne ja. A emissora tem espaço feminino, das 11h às 12 horas, com De Mulherpra Mulher. Toda segunda-feira, a Rádio Clube transmite, das 20h às 22 ho -ras, as sessões da Câmara Municipal de Vereadores81. A rádio pertence ao em -presário Sílvio Eccel.

Rua Otaviano Dadam, 355, Centro, São João Batista – SC, CEP 88240-000, telefones (48) 3265-0222, (48) 3265-0181 e (48) 3265-9000.E-mail: [email protected] Site: http://www.radioclubeam.com/

Rádio Continental 99, 3 FMA Rádio 99,3 FM pertence à Rede Aleluia, do conglomerado de comuni-

cação da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd). Foi ao ar pela primeira vezno dia 26 de agosto de 1986. Com uma potência de 10 kW, é direcionadabasicamente para estudos bíblicos, testemunhos de fiéis e irradiação de músi-ca gospel. Das seis da manhã às 20 horas, a programação é nacional, com gera-ção de São Paulo. Das 20 horas às seis da manhã, a programação é local, soba direção de bispos e pastores da igreja.

Nascida em 1995, a Rede Aleluia, intitulada a Rede da Família, possui 64emissoras, entre AMs e FMs. Na região sul do país existem sete emissoras82.Juntamente com a Rede Aleluia, a igreja do Bispo Edir Macedo possui a RedeRecord de Rádios, assim como outras estações83.

Rua Joaquim Vaz, 1322, Campinas, São José – SC, CEP 88102-650, telefone (48) 3216-6120 e (48) 3216-6115.E-mail: [email protected] Site: http://www.redealeluia.com.br/filial/stacatarina

84 Direcionada para evangelização a Milícia Sat é uma rede de rádio brasileira. A rede é daAssociação Milícia Imaculada, fundada em 1987 em São Bernardo do Campo, São Paulo.

85 A Rede Católica de Rádio é uma reunião de emissoras para operação via satélite digital.Com fins também comerciais, é uma rede que se intitula diferenciada, por não só agregarrádios, mas igualmente geradoras. Informações do site http://www.rcrunda.com.br/br/rcr.php,acessado em 13 de janeiro de 2010.

86 A Rádio Vaticano, situada na cidade do Vaticano (Itália), é a emissora oficial da Santa Sé.Transmite sua programação para o mundo em 45 idiomas.

87 A grade de programação foi repassada via e-mail pela Rádio Cultura em 13 de janeiro de 2010.

198 Panorama do Rádio no Brasil

Rádio Cultura AM 1.110A Rádio Cultura foi adquirida em 2003 pela Comunidade Divino

Oleiro, li gada à Renovação Carismática Católica de Florianópolis. A emisso-ra faz uma mes cla de programação nacional, internacional e local. Da RedeMilícia Sat84 é transmitida a Santa Missa, enquanto da Rede Católica de Rá -dio85 vai ao ar o Jor nal Brasil Hoje. Por parte da Rádio Globo de São Pauloa atração é o Padre Mar ce lo Rossi, com Momento de Fé, e da Rádio Va ti -cano86 é o Rede Vaticano Noticiá rio.

Entre os programas locais estão o Novo Dia, com mensagens, informa-ções do santo do dia, oferecimento musical e registro de aniversários.Mais Feliz com Jesus é dividido em blocos: perseverando na comunhão,na palavra e na oração. A revista Dia a Dia traz receitas e uma série dedicas para donas de casa, a exemplo de como tirar manchas de roupas. Háainda algumas entrevistas sobre saúde, segurança e comportamento. NoSuper Tarde são tocadas músicas religiosas de todos os estilos, como reg-gae, axé, pop, gospel.87

Rua Padre Schrader, 01, Agronômica, Florianópolis – SC, CEP 88025-090, telefone (48) 3201-1110.

E-mail: [email protected] Site: http://radioculturafloripa.blogspot.com/

Rádio Guararema AM 1230Com 10 kW de potência, a Guararema está localizada em São José,

ime diações de Florianópolis. A emissora diz atingir 59 municípios e mais dedois milhões de pessoas no nordeste de Santa Catarina. A sua pro gra ma - ção musical contempla em três horários os estilos sertanejo e gauchesco.

88 As informações da programação foram obtidas através do site da emissora, acessado em 26de novembro de 2009 : http://www.radioguararema.com.br/index.php?cmd=quem-somos.

89 O Grupo Hoepecke de Rádios tem no comando a empresária Sílvia Hoepecke, que é dire-tora geral também da Guarujá FM, que leva o nome fantasia de Antena 1 FM.

91 A pesquisa foi realizada pelo Ibope EasyMedia 3, entre janeiro e março de 2009. As infor-mações foram repassadas pelo setor comercial da emissora.

199Florianópolis

O Coração Sertanejo é dedicado ao sertanejo raiz e o Balanço Gua ra remades taca o sertanejo universitário, músicas gauchescas e bandinhas que ani-mam os bailões e festas da região. Sertanejo Universitário é o nome de ou troprograma da emissora.

O Show da Cidade preenche as manhãs da Guararema com notícias depolícia e de esporte, horóscopo, resumo das novelas, fofocas do meio artísti-co e sorteios de brindes. No mesmo estilo do Show da Cidade, no período datarde entra no ar o Clube do Ouvinte.

No fim de tarde há a Hora do Indignado, quando o apresentador Jota Pa -checo interage com os ouvintes que querem fazer reclamações ou dar opiniõessobre assuntos comunitários. O jornalismo é priorizado das 7h30 às 8 horascom o Jornal da Guarema88.

No ano de 2009, a rádio lançou a campanha Amigos em Ação, para ajudar apromover a cidadania e a inclusão social em várias partes de Santa Catarina. Alémdesta emissora, o ex-deputado federal e estadual Cesar Antônio Souza possui aGuararema 107,7 FM, em Brusque, e a Guararema 103.5 FM, em Blumenau.

Rua Renato Ramos da Silva, 239, Barreiros, São José – SC, CEP 88110-015, telefone (48) 3381-3500.E-mail: [email protected] Site http://www.radioguararema.com.br

Rádio Guarujá AM 1420A Rádio Guarujá surgiu em 1943 e faz parte do Grupo Hoepecke de

Rádios89·, concentrando-se no jornalismo, esporte e serviços à comunidade. Éafiliada à Rádio Estadão ESPN, de São Paulo. Conforme pesquisa de 200991,57% do público da Guarujá é pertencente ainda à classe C e apenas 33% àsclasses A-B. Talvez o que ajude a explicar essa situação seja o fato de a Guarujáter sido desde a sua fundação uma rádio popular e estando a pouco tempo –a contar de maio de 2008 – com uma nova proposta de conteúdo. O univer-so dos ouvintes é formado por 75% de homens.

92 A maior parte das informações a respeito da grade de programação e perfil da emissoraforam repassadas por e-mail, em 27 de novembro de 2009, pelo setor comercial da Gua -rujá. Outros dados foram atualizados no dia 3 de julho de 2011.

200 Panorama do Rádio no Brasil

Mesmo voltando-se para o jornalismo, a Guarujá mantém a tradição desemanalmente veicular um programa com músicas sertanejas e gauchescas, nohorário das 5h às 6 horas da manhã, o Amanhecer com Jaguari e Jaguarito. Orádio informativo local começa a se manifestar logo em seguida com De Olhona Cidade com Hélio Costa, das 6h10 às 7 horas. O apresentador faz um apa-nhado do que aconteceu na noite anterior e deixa o ouvinte por dentro dascondições das estradas, do trânsito, dos aeroportos e da previsão do tempo,bem como sobre notícias do esporte. Hélio Costa tem como característicaveicular no espaço muitos casos de polícia, que são repercutidos através dematérias e entrevistas.

O Jornal da Guarujá 1ª Edição fica no ar das 8h às 9 h e é sucedido peloConexão da Manhã, das 9h ás 11h30. O Conexão traz assuntos de interesseda comunidade, aprofundando os principais assuntos do dia com entrevistase análise de comentaristas.

Das 14h às 16 horas, a grade de programação é ocupada pelo Papo de Re -da ção, quando é debatido e analisado um tema central; e das 16h30 às 17horas é a vez de Guarujá Entrevista. Das 17h às 17h55 é transmitido o Jornalda Gua ru já 2ª Edição, com informações das mais diversas áreas. Há ainda oJornal da Guarujá 3ª Edição, das 22h às 23 horas. Já da meia-noite às 5 damanhã o comando total é da Rádio Estadão ESPN.

VanguardaA Guarujá92 conserva um vínculo forte com o esporte, transmitindo jogos

de times de Santa Catarina envolvidos no Campeonato Brasileiro de Futeboldas séries A e B. Ao longo do dia há quatro espaços dedicados ao setor. Das11h30 ao meio-dia entra no ar Vanguarda Esportiva, um giro de notíciaslocais, nacionais e mundiais. Durante uma hora, das 13h às 14 horas, é feitauma mesa redonda com Campo Crítico, que durante quase um ano (2010 -2011) pôde ser assistido também pela Record News Santa Catarina, canaldedicado a notícias na televisão aberta. Membros da equipe de esporte e

93 Há também emissoras da Rede Itapema FM no Rio Grande do Sul: Porto Alegre, Caxiasdo Sul e Santa Maria.

94 Dados repassados pela Coordenadoria de Planejamento e Marketing do Grupo RBS Rá -dios, em 23 de novembro de 2009.

201Florianópolis

convidados debatem principalmente o futebol catarinense. Das 16 h às 16h30entra no ar Papo de Bola e no final da tarde há o Guarujá Esportes, das 18h às19 horas, e das 20h às 22 horas é transmitido o Show de Bola.

Rua: Nunes Machado, 94 - 9º andar - Florianópolis - SC - CEP: 88010-460Fone: (048) 2108-5555 – 2108-5505 - Site: http://www.radioguaruja.com.br/

Rádio Itapema FM 93,7A Itapema FM93 é da Rede Brasil Sul de Comunicação, RBS, que está

presente em Santa Catarina nas cidades de Florianópolis e Joinville. Na ca -pital é sintonizada principalmente por ouvintes de 30 a 39 anos (24%) epor pessoas de 40 a 49 anos (20%), originárias majoritariamente das clas-ses A e B (84%)94.

No Acorde Itapema (6h-9h) existem músicas especialmente selecionadaspara despertar os ouvintes e no Fim de Tarde (17h-19h) são tocadas mú -si cas relaxantes.

O programete Sintonia Fina (8h40, 12h40 e 21h40) é apresentado pelojornalista, compositor e produtor musical Nelson Motta. Ele divide com osouvintes detalhes sobre músicos e composições. Pedro Leite, coordenadorar tístico e programador musical da Rede Itapema, ao meio-dia e às 18 ho -ras, des taca os principais fatos do mundo da música, em Meio-Dia em Pontoe Seis em Ponto. Entre outras atrações há ainda Agenda Itapema, que con-centra in formações culturais e de entretenimento das diferentes regiões decobertura da Rede Itapema e Itapema Informação, com notícias do mundoda música.

Rua General Vieira da Rosa, 1570 / RBS TV Florianópolis, s/n, Centro, Florianópolis – SC, CEP 88040-970, telefone (48) 3216-2527.E-mail: [email protected] Site: http://www.itapemafm.com.br

95 A Rede Jovem Pan FM é formada por 57 emissoras. Em Santa Catarina há filiadas emFlorianópolis, Criciúma, Itajaí, Joaçaba e Joinville.

96 A Rede Jovem Pan Sat leva via satélite, para as emissoras AM e FM, uma programaçãomu sical e jornalística.

97 Informações retiradas do site: http://jovempanfm.virgula.uol.com.br. Acessado em 16 dejaneiro de 2010.

98 http://www.novotempo.org.br/radio/florianopolis/index.asp. Acessado em 15 de janeirode 2009.

202 Panorama do Rádio no Brasil

Rádio Jovem Pan FM 101,7A programação, em ampla maioria, é gerada pela cabeça de Rede Jovem

Pan95, em São Paulo. De Florianópolis existem dois programas. Das 7h às 10da manhã entra no ar o comunicador Robert, e das 18h às 19 horas, tem Rá -dio El Divino. Sem intervalos, o DJ Henrique Fernandes apresenta as novida-des musicais e dá dicas de baladas.

Em nível nacional, entre diversos programas, vai ao ar As Mais Pedidas,com as dez músicas mais solicitadas em cada período (manhã, tarde e noite).O estilo musical passa pelo pop, hip-hop americano e rock. O humor está pre-sente com o programa Pânico, com duas horas (12h-14h) de entrevistas ebrincadeiras. O Chuchu Beleza apresenta, em vários horários, histórias de cer cade dois minutos de duração, com a inserção de personagens, como Dou torPimpolho, Homem Cueca e O Incrível Rosca.

O jornalismo ganha espaço na emissora logo cedo (6h-7h30), através daRede Jovem Pan Sat96, com o Jornal da Manhã, que transmite notícias do paíse do mundo. Pelo sistema há repórteres em Paris, Nova Iorque e Tó quio97. AJovem Pan tem como slogan “A melhor rádio do Brasil”.

Av. do Antão, 1784, Morro da Cruz, Centro, Florianópolis – SC, CEP 88025-150, telefone (48) 3324-1017.E-mail: [email protected] Site: http://floripa.jovempanfm.virgula.uol.com.br/

Rádio Novo Tempo FM 96,9A Novo Tempo, da Rede Novo Tempo de Comunicação, começou a fun-

cionar em Florianópolis no dia 16 de setembro de 1997. São 35 kW depotência, a maior do estado, atingindo 38 municípios, conforme o site daemissora98. As transmissões locais desta rádio gospel são realizadas entre 7h e19 horas. Como marca, a emissora utiliza o slogan “A voz da esperança”.

203Florianópolis

A interatividade é o ponto forte do programa Bom Dia Novo Tempo, das7h às 12 horas, que conta com a participação do ouvinte. Dicas sobre alimen-tação e exercícios, entre outras informações, estão no quadro Vida e Saúde.Um outro quadro, A Voz da Profecia, propaga conhecimento espiritual e co -nhecimento bíblico.

O programa Revista Novo Tempo intercala músicas de flashback com notí-cias. No quadro Tele Tri, o ouvinte liga para a rádio para escolher entre trêsopções musicais indicadas pelo locutor.

A programação nacional é viabilizada via satélite a partir de Jacareí, estadode São Paulo. A Rede Novo Tempo de Comunicação é ligada à Igreja adven-tista do Sétimo Dia. Possui 16 emissoras de rádio, além da TV Novo Tempo,que veicula programação para toda a América do Sul, América Central e parteda América do Norte. A rede detém igualmente uma gravadora.

Rua Gisela, 900, Barreiros, São José – SC, CEP 88110-110, telefones (48) 3201-1969 e (48) 3281-3080.E-mail: [email protected] Site: http://www.novotempo.org.br/radio/florianopolis/index.asp

Rádio Record AM 1.470Com o slogan “Notícias 24 horas”, a Rádio Record estreou na Grande

Flo ria nó po lis no dia 11 de julho de 2011. A emissora prioriza as informa-ções da Região. Pela manhã, há programas como Notícias do Dia no Ar(7h às 9h) e A Cidade na Record (9h às 11h). No período tarde um dosdes taques é o Record em Ação (14h às 17h). Para a transmissão das condi-ções de trânsito, ao invés de automóvel, o deslocamento do repórter é fei tocom motocicleta.

Pertencente ao Grupo RIC, Rede de Comunicação Independente, a rádioveicula em tempo real atrações televisivas. É o caso do Jornal Meio Dia e oVisão Geral, além do nacional Jornal da Record News. Em outros momentos,esta TV também é acionada para difusão de notícias no rádio.

Há espaços na emissora para esporte (Infoesporte e Clube da Bola), foca-do nos times do Figueirense e do Avaí, assim como para informações devariedades para mulheres, via o programa Magazine. Além disso, existempro grametes especiais voltados para a cultura, automobilismo, economia,profissões e turismo.

99 Informações sobre número de veículos de comunicação foram extraídas de : http://www.click-ric.com.br/ric.com/aric.asp. 5 de agosto de 2011.

101 Informações coletadas do site: http://www.revistamakingof.com.br/43,16498-luiz-carlos-goe-dert-diretor-da-rede-regional-%C3%A9-o-nosso.htm. Acesso em19 de novembro de 2009.

102 Estes exemplos de atração da emissora estão no site http://www.radioregionalfm.com.br.Acesso no dia 16 de janeiro de 2010.

204 Panorama do Rádio no Brasil

Fundada pela família Petrelli nos anos 1980, a RIC atua nos estados deSan ta Catarina e Paraná. O conglomerado possui 11 emissoras de televisão,seis de rádio, cinco jornais impressos, seis portais de internet, dentre outrosveículos de comunicação99.

Avenida do Antão, 1762, Centro, Florianópolis (SC), CEP: 88025-150.Telefones: (48) 3251-1406/3251-1470E-mail: [email protected]. Site: http://www.clickric.com.br

Rádio Regional FM 106,5A Regional, “A Rádio do Coração”, pertence ao empresário, advogado e

técnico contábil Luiz Carlos Goedert. A emissora entrou no ar no dia 22 deabril de 2005, permanecendo com uma programação exclusivamente local,não estando, desta forma, ligada a nenhum tipo de rede101. O cardápio musi-cal é recheado de composições sertanejas e de pagode.

No Bom dia Regional (6h-8h) há uma fusão de música e informação. En treuma música sertaneja e outra, há entrevistas, notícias e previsão do tempo.No Toca Aí (8h às 10h) são atendidos pedidos musicais, bem como há a leitu rade horóscopo e resumos de novelas da televisão. O Sertanejo 100% vai ao ardas 12h às 14 horas, enquanto 106 é Sucesso ocupa o período das 14h às 18horas, momento em que o ouvinte faz saudações ao vivo na emissora102.

Desde o início de 2011 a Regional passou a transmitir jogos de futebol dadu pla de Florianópolis Avaí e Figuerense.

Apesar de ter licença para operar no município de Santo Amaro da Im pe -ratriz, a emissora possui o estúdio principal em Florianópolis. O empresárioLuiz Carlos Goedert possui também o Jornal Regional e a Revista Regional.

Alameda Adolfo Konder, 1021, Centro, Florianópolis – SC, CEP 88010-140, telefone (48) 3222-1065.E-mail: [email protected] Site: www.radioregionalfm.com.br

103 Até a data de 19 de janeiro de 2009, a Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel,não havia ainda disponibilizado um prefixo para a emissora.

104 Além da rádio, o Ministério Sara Nossa Terra conta com um canal de televisão, a TV Gê -ne sis. Há ainda o jornal Sara Nossa Terra e a revista Sara Brasil.

105 Dados da programação repassados, em 19 de novembro de 2009, pela direção da SaraBra sil, em Florianópolis.

205Florianópolis

Rádio Santa Catarina AM 890A Rádio Santa Catarina, da empresária Heloisa Cruz Lima e família, sur-

giu em 1962 e a partir do final da década de 1990 esteve ligada a movimen-tos religiosos da capital. Até o ano de 2000 foi vinculada à Legião da BoaVontade, LBV, para na sequência firmar parceria, durante três anos, com aigreja católica, através da Renovação Carismática. Após um período de tenta-tiva de sedimentar uma programação eclética, com jornalismo, esporte eentretenimento, a emissora volta a pregar a palavra de Deus, com o arrenda-mento de toda a programação pela Igreja Assembleia de Deus.

Av. do Antão, 1784, Morro da Cruz, Centro, Florianópolis – SC, CEP 88025-150, telefone (48) 3324-1017.E-mail: [email protected] Site: www.jovempanfloripa.com.br

Rádio Sara Brasil FM 89,1103

A Sara Brasil104, nascida em 2001, tem cabeça de rede em Brasília. Está pre-sente também em Florianópolis, Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Aracajú(SE), Goiânia (GO) e Angra dos Reis (RJ). Exclusivamente gospel, é voltadaao público das classes B, C e D.

Em Florianópolis, a programação é parcialmente via satélite, direto doDis trito Federal. A grade local está distribuída entre programas da casa e deproduções independentes, que são horários locados por outras igrejas evangé-licas, a exemplo da Mundial, Renascer, Evangelho Quadrangular e As sem -bleia de Deus.

Entre as produções da emissora, que começou a operar em 1º de dezem-bro de 2005, está Sara Floripa, com mensagens de pastores e líderes da igre-ja. Outra atração é o Celebrando a Vida, direcionado para os jovens. Nestepro grama, toda quinta-feira um psicólogo é levado aos estúdios da emissorapara conversar sobre comportamento, onde aborda desde o relacionamentoentre pais e filhos até a vida sexual105.

106 A Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra surgiu em fevereiro de 1992, em Brasília, coma intenção de sarar o país, a sociedade, a cultura e as famílias. Os seus fundadores, bisposRobson e Maria Lúcia Rodovalho, acreditam que a terra está ferida pelas desigualdadesso ciais, pela miséria, fome, corrupção, bruxaria e todas as formas de exploração do mal.

107 A rede integra o Grupo Alfa, do empresário Aloísio de Faria. Entre outros setores, fazemparte também do grupo o Banco Alfa, Seguradora Alfa e Hotéis Transamérica.

108 Dados sobre a programação da emissora de Tijucas foram acessados no dia 20 de novembrode 2009, no endereço: http://www.transamericalitoral.com.br/index.php?cmd=quem-somos.

206 Panorama do Rádio no Brasil

A Sara Brasil, da Fundação Sara Nossa Terra106, tem como líder o bispoRobson Rodovalho, deputado federal.

Rua Fúlvio Aduci, 1338, Estreito, Florianópolis – SC, CEP 88000-000, telefone (48) 3028-0552.E-mail: [email protected] Site: http://www.sarabrasilfm.com.br/

Rádio Transamérica Hits 91,5

A Transamérica Hits faz parte da Rede Transamérica107, que possui ainda aTransamérica Pop, voltada para o pop, rock e hip hop, e a Transamérica Light,focada numa programação adulta com cardápio musical internacional e deMPB, bem como com a presença de jornalismo.

A Hits apresenta-se como uma rádio de segmento popular, direcionadapara a faixa etária de 15 a 45 anos. Toca músicas internacionais e nacionais,a exemplo dos gêneros rock, sertanejo e pagode. Das 45 rádios da Tran sa mé -ri ca Hits, seis delas estão localizadas em Santa Catarina. Além de Tijucas, háemissoras em Araranguá, Lages, Laguna, Videira e Três Barras.

Pela manhã (7h-8h), no Rodeio é reservado espaço para o sertanejo, comdi reito a especiais com as duplas mais em evidência. No Sofazão de Couro(13h-15h), artistas respondem perguntas íntimas feitas pelo público e em ou -tro momento as celebridades ligam para a casa dos ouvintes. No Estúdio aoVivo (15h-16h) são levados também para a emissora cantores famosos para umbate-papo. Em duas edições (6h-7h e 18h-19h), a rede coloca no ar o Trans -not ícias, que traz notícias do país e do exterior108. O único horário local é das10 horas ao meio-dia, preenchido com música e participação do ouvinte.

Rua Treze de Novembro, 01, Centro, Tijucas – SC, CEP 88200-000, telefone (48) 3263-0795. E-mail: [email protected] Site: http://www.transamericalitoral.com.br/

109 Dados repassados por e-mail, em 21 de dezembro de 2009, pela coordenação da emissora.

207Florianópolis

Rádio Udesc FM 100,1A Udesc FM de Florianópolis faz parte do sistema Udesc de radiodifusão,

da Universidade do Estado de Santa Catarina, composta por mais duas emis-soras localizadas em Joinville e Lages. A 100,1 foi concedida pelo gover nofederal em 1994 e começou a operar em caráter experimental no dia 8 dedezembro de 1997. Com potência de mil Watts, tem cobertura de cerca de100 quilômetros. A grade de programação contempla da MPB ao rock, do jazzao samba, passando pelos ritmos regionais. A Udesc FM contribui para di vul -gação de gêneros musicais que não são executados em emissoras comerciais,como, por exemplo, a música erudita, música instrumental e étnica, e, emespecial, a produção musical de compositores e intérpretes catarinenses.

No setor de música, há alunos do curso de Música do Centro de Artes daUdesc, que atuam na pesquisa e organização e avaliação do acervo, dandosuporte técnico para locução e gravação de programas. O setor de jornalismotambém conta com bolsistas, oriundos de cursos de Jornalismo da região.

São dedicados espaços para roteiros culturais e para notícias da cidade e daGrande Florianópolis, bem como há entrevistas diversas sobre temas da atua-lidade e com artistas em geral109.

Av. Madre Benvenuta, 2007, Itacorubi, Florianópolis – SC, CEP 88035-001, telefone (48) 3321-8000.E-mail: [email protected] Site: www.udesc.br

Rádio Vale AM 950A Rádio Clube de Tijucas, conhecida como Rádio Vale AM, teve sua con-

cessão liberada pelo governo federal em 1985, uma conquista de Walmor daSilva Telles e Sebastião Berlinck de Brito. Para implantação da emissora, adupla contou com o apoio financeiro do empresário César Bastos Gomes, doGrupo Portobello. Em 1987, a rádio começou a operar em caráter experi-mental e no dia 29 de junho a Vale entrou no ar em caráter oficial.

A emissora dá atenção ao jornalismo, com Jornal Rádio Vale, das 8h às 9horas e com Jornal das Seis, transmitido das 18h às 19 horas. Um programade revista, o Encontros e Contatos, ocupa o período da manhã, das 9h às 11horas, com música, horóscopo, dicas de saúde e resumo de novelas. Namesma linha há o Show da Tarde, das 13h às 16 horas. A comunidade temvoz através do Tribuna do Povo, uma vez que neste espaço as pessoas fazemreclamações, vendem, compram e trocam objetos, além de tentarem localizar

110 Dados obtidos em 27 de novembro de 2009, pelo site: http://www.radiovaletj.com.br/?p=historico.

parentes distantes ou desaparecidos. Às segundas-feiras, a Vale transmite assessões da Câmara de Vereadores110.

Rua Santa Catarina, 93, sala 2, Centro, Tijucas – SC, CEP 88200-000, telefone (48) 3263-0303.E-mail: [email protected] Site: http://www.radiovaletj.com.br

Rádio Voz Missionária AM 9.665A Rádio Voz Missionária, antiga Marumby, pertence ao grupo Gideões

Missionários da Última Hora (GMUH), ligados à Assembleia de Deus. Aestação opera em ondas curtas e possui centrais em Florianópolis e Camboriú,mas a previsão é desativar os estúdios desta primeira cidade.

Com o prefixo ZYE-890, a Missionária é captada em 31 metros, frequên-cia 9.665 kHz (potência de 10 mil Watts) e também em 25 metros, frequên-cia 11.665 kHz (mil Watts). “A programação é constituída de música religio-sa, transmissão de cultos evangélicos e de informativos jornalísticos” (Severoe Gomes, 2009, p. 85).

Rua Joaquim Nunes, 244, Caixa Postal 2008, Centro, Camboriú – SC, CEP 88340-000, telefones (48) 3404-8721, (48) 3404-8727E-mail: [email protected] Site: http://www.gideoes.com.br

Pra fecharNo jornalismo, além do desempenho das rádios CBN Diário, Guarujá e

Record, merece registro o comprometimento de outras duas emissoras emamplitude modulada. A Clube de São João Batista e a Rádio Vale de Tijucasdedicam diariamente espaços de duas horas para notícias, divididos entre amanhã e o final de tarde.

Na convergência de mídias, a CBN Diário transmite o programa esportivoDebate Diário, das 13h às 14 horas, e o Notícia na Tarde, das 15h às 16 horas,também pela TVCom, canal pago da RBS. A Rádio Record utiiza-se do áu diointegral de algumas atrações das televisões Ric Record e Record News pa raabastecer a grade de programação.

Panorama do Rádio no Brasil208

209Florianópolis

As igrejas dominam quase metade das emissoras AMs, que são 10 no total.A Cultura, Central, Santa Catarina e Voz Missionária possuem integralmenteprogramação religiosa.

Das doze emissoras em frequência modulada, nove atuam em rede. Asexceções ficam por conta da Regional FM, cujo grupo possui apenas umaemissora; da Udesc FM, que apesar de estar presente em Florianópolis, Join -ville e Lages, não opera em nenhum momento com uma programação co -mum. A Itapema FM, da capital catarinense, é a cabeça de rede em relação àemissora de Joinville. Todas as demais estações têm como cabeça de rede umaoutra praça fora do estado. A Sara Brasil é comandada por Brasília, en quantoas outras têm origem em São Paulo. É o caso da Con tinental, An tena 1, Band,Jovem Pan e Transamérica Hits, que são da capital pau lista e Novo Tempo,de Jacareí, também no estado de São Paulo.

Em Florianópolis, o que chama a atenção também é o fato da Band FM eRegional FM em apostar no futebol para atrair audiência. As duas emissorastransmitem jogos do Avaí e Figueirense.

ReferênciasBETTI, Juliana Cristina Gobbi. A Especificidade das redes de rádio all-news

bra sileiras : os casos da CBN e da BandNews FM. Dissertação de mes-trado. Florianópolis : UFSC, 2009.

DENARDI, Carol, MEDEIROS, Ricardo. CBN Diário: uma luz no apa-gão. Flo rianópolis: Insular, 2007.

ORTRIWANO, Swetlana Gisela. A Informação no Rádio: os grupos de po -der e a determinação dos conteúdos. 4ª edição. São Paulo: Summus, 1985.

RABAÇA, Carlos, BARBOSA, Gustavo Guimarães. Dicionário de Comuni -ca ção. IN: BETTI, Juliana Cristina Gobbi. A Especificidade das Redesde Rá dio All-news Brasileiras : os casos da CBN e da BandNews FM.Dis ser tação de mestrado. Florianópolis : UFSC, 2009, p. 95-96.

SEVERO, Antunes, MEDEIROS, Ricardo. Caros Ouvintes: 60 anos do rá -dio em Florianópolis. Florianópolis: Insular, 2005.

SEVERO, Antunes, GOMES, Marco Aurélio. Memória da Radiodi fu -são Ca ta rinense. Florianópolis: Insular-ACAERT, 2009.

Fonteshttp://www.radioguararema.com.br/index.php?cmd=quem-somos. Acessadoem 26 de novembro de 2009 .

http://www.territorioeldorado.limao.com.br/. Acessado em 12 de janeiro de 2010.

http://www.radiovaletj.com.br/?p=historico. Acessado em 27 de novembrode 2009.

http://jovempanfm.virgula.uol.com.br. Acessado em 16 de janeiro de 2010.

http://www.bandfmfloripa.com.br. Acessado no dia 19 de novembro de 2009.

http://www.clickric.com.br/ric.com/index.asp. Acessado em 14 de janeiro de 2009.

http://www.novotempo.org.br/radio/florianopolis/index.asp. Acessado em15 de janeiro de 2009.

http://www.radioclubeam.com/programacao.asp. Acessado em 7 de dezem-bro de 2009.

http://www.radioregionalfm.com.br. Acessado no dia 16 de janeiro de 2010.

http://www.rbs.com.br/midias/index.php?pagina=radio. Acessado no dia 16de janeiro de 2010.

http://www.rcrunda.com.br/br/rcr.php. Acessado em 13 de janeiro de 2010.

http://www.redealeluia.com.br/. Acessado em 15 de janeio de 2009.

http://www.revistamakingof.com.br/43,16498-luiz-carlos-goedert-diretor-da-rede-regional-%C3%A9-o-nosso.htm. Acessado em19 de novembro de 2009.

http://www.transamericalitoral.com.br/index.php?cmd=quem-somos.Acessado no dia 20 de novembro de 2009.

www.antena1.com.br. Acessado em 15 de janeiro de 2010.

www.rbs.com.br. Acessado no dia 16 de janeiro de 2010.

http://www.clickric.com.br/ric.com/aric.asp. Acessado no dia 05 de agos-to de 2011.

Panorama do Rádio no Brasil210