pódio - 19 de outubro de 2015

8
Pódio [email protected] 3090-1075 C1 MANAUS, SEGUNDAFEIRA, 19 DE OUTUBRO DE 2015 No embalo do Hexa Com dois gols de Vagner Love, Corinthians vence o Atlético-PR na Arena da Baixada e conta com a derrota do Atlético-MG para abrir oito pontos de vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro. Pódio C6 DIVULGAÇÃO COMPLICOU Vasco volta à lanterna do Brasileiro Pódio C7 DIVULGAÇÃO

Upload: amazonas-em-tempo

Post on 23-Jul-2016

221 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Pódio - Caderno de esportes do jornal Amazonas EM TEMPO

TRANSCRIPT

Page 1: Pódio - 19 de outubro de 2015

[email protected]

C1

MANAUS, SEGUNDA�FEIRA, 19 DE OUTUBRO DE 2015

No embalo do

Hexa

Com dois gols de Vagner Love, Corinthians vence o Atlético-PR na Arena da Baixada e conta com a derrota do Atlético-MG para abrir oito pontos de vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro. Pódio C6

DIV

ULG

AÇÃO

COMPLICOU

Vasco volta à lanterna do Brasileiro

Pódio C7

DIV

ULG

AÇÃO

C01 - PÓDIO.indd 1 18/10/2015 19:33:29

Page 2: Pódio - 19 de outubro de 2015

MANAUS, SEGUNDA�FEIRA, 19 DE OUTUBRO DE 2015C2 PódioPódio

Gavião fez 2 a 0 no primeiro tempo, voltou mal do vestiário, mas conseguiu segurar o resultado

Manaus vence Naça Borbense na Copa AM

Na abertura da 2ª rodada da Copa Amazonas, que dá ao campeão uma vaga na Copa Verde de 2016, o Manaus

Futebol Clube venceu o Nacional Bor-bense por 2 a 0 com gols de Leozinho, um dos destaques da partida, e de Fábio Gomes, em partida realizada no último sábado (17), no estádio Carlos Zamith. O jogo foi bastante movimentado para os dois lados com um time dominando as ações do jogo em cada tempo.

No primeiro tempo o Manaus domi-nou as ações do jogo ditando o ritmo com troca de passes no seu campo de defesa e fazendo infi ltrações rápidas pela direita com o canhotinho, cami-sa 10, Leozinho. O Gavião do Norte estava levando muito perigo com as jogadas pelo lado direito, mas foi pela esquerda que saiu o primeiro gol da partida. Aos 21 minutos, após cruza-mento de bola parada da esquerda, o zagueiro Fábio Gomes tocou de leve na bola com a cabeça para inaugurar o placar no Carlos Zamith.

Após o primeiro gol o time da capital ganhou mais confi ança, aumentou ainda mais o volume de jogo e con-tinuou armando jogadas perigosas para o gol do Borbense, que a essa altura apenas se defendia para sair nos contra-ataques. Com a pressão, aos 35 minutos da primeira etapa, em jogada muito disputada na frente grande área do Borbense, a bola so-

brou para Leozinho que limpou a zaga e chutou fi rme com a perna esquerda para ampliar o placar.

O fi m do primeiro tempo estava próximo, mas o Manaus não descan-sava e manteve o mesmo ritmo de jogo, buscando a todo tempo o gol do Borbense.

Na volta do intervalo, o técnico do borbense, Alberone Souza, conseguiu trazer um novo time a campo, bem mais incisivo, explorando o lado direito do campo, onde o Manaus deixava um buraco na lateral esquerda. Aos 20 minutos o camisa 8 do Borben-se, Kleiton, recebeu bola pela direita, cortou para o meio e bateu rasteiro de perna esquerda, para defesa do goleiro tranquila do goleiro Jonathan.

Em outra jogada de perigo do Bor-bense, após uma boa troca de passe no meio do campo, a bola chegou aos pés do atacante Jeff erson de costas para o gol, dentro da grande área, que já girou batendo de perna esquerda obrigando goleiro do Manaus a fazer uma defesa difícil no seu canto inferior esquerdo da trave.

Na metade do segundo tempo, as jogadas de perigo do Borbense conti-nuavam, mas as conclusões paravam no goleiro Jonathan. O Manaus desapa-receu na partida e se retraiu na defesa, cedendo espaços para as jogadas de ataque do adversário. O meia Leozinho, que no primeiro tempo tinha coman-dado as ações de ataque do Manaus, não repetiu atuação do primeiro tempo e também sumiu na partida.

Após o apito final do árbitro da partida, o téc-nico do Nacional Borbense, Alberone Souza enfatizou que seu time foi superior ao adversário em boa parte do jogo, mas que por falhas isoladas entregou o ouro para o Manaus.

“Eu não vi esse volume de jogo do Manaus. Nós toma-mos os dois gols, mas está-vamos melhores no jogo. A equipe do Manaus tocando a bola lá atrás, dava a falsa impressão de que estavam com volume de jogo, mas

não estavam. Infelizmente a bola pune, que ao meu ver, demos os dois gols pra eles, mas a competição é curta e temos que seguir em frente,” disse.

Já o auxiliar técnico do Manaus e personagem bem conhecido da torcida amazonense, o ex-atacan-te Garanha, tentou explicar porque o Gavião do Norte caiu tão bruscamente de produção no segundo tem-po do jogo.

“Infelizmente as mudan-ças que nós fizemos não

surtiram efeito. Posse de bola, virada de jogo, não foram vistas durante a par-tida e, por isso, o jogo caiu muito de produção. Graças a Deus fizemos o resultado ainda no primeiro tempo, mas no segundo tempo nosso time não conseguiu jogar. Mas é difícil dar espetáculo numa pré-tem-porada curta”, explicou, afirmando que mais im-portante do jogar bem é continuar vencendo, coisa que, segundo ele, o Manaus tem feito na competição.

Depois do jogo entre Ma-naus e Nacional Borbense, a segunda partida da noite, o líder da primeira rodada, Fast, venceu o Operário de Manacapuru, com o placar de 2 a 1 em um jogo bastante equilibrado. Com o resultado o Fast se manteve na liderança com seis pontos à frente do Manaus que também tem seis pontos, mas tem saldo de gols inferior ao do Fast.

A partida já começou bas-tante movimentada e logo no início da partida Romarinho abriu o placar para o Fast, no Carlos Zamit. O Operário tentava algumas jogadas de ataque, mas ainda não tinha alcançado o gol. Até em joga-da de escanteio, Fininho jogou a bola na área e Thiago Bran-dão completou a jogada de cabeça empatando a partida.

Os times foram para o ves-

tiário e na volta, o equilíbrio do jogo continuou, com o operário levando mais peri-go no ataque, porém pecando bastante na pontaria. Já no fi m do jogo o Fast fez valer a máxima do futebol de que ‘quem não faz leva’, com Ju-nior Neymar fazendo o gol da vitória do rolo compressor e garantido a permanência na liderança da primeira fase da copa Amazonas.

Técnicos avaliam resultado do jogo

Fast vence Operário e segue líderExperiente, volante Roberto Dinamite tem sido o organizador do Tricolor de Aço nas partidas

ALB

ERTO

CES

AR A

RAU

JO

DIE

GO

JAN

ATÃ

Equipes fi zeram uma boa partida

no estádio Carlos Zamith

POR JOANDRES XAVIER

C02 - PÓDIO.indd 2 18/10/2015 19:24:18

Page 3: Pódio - 19 de outubro de 2015

MANAUS, SEGUNDA�FEIRA, 19 DE OUTUBRO DE 2015C3PódioPódio

Servir e proteger nas ruas, fi nalizar nos ta-tames. Com esse lema, os policiais militares

Anderson Menezes, 36, e Alys-son Martins, 31, ambos da academia Dailson Pinheiro, brilharam na 1ª Copa Ajuri-caba Mascarenhas de Jiu-Jít-su, realizada ontem (18), na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, na Zona Centro-Sul de Manaus.

Com três lutas, o cabo PM Anderson Menezes (12ª Ci-com) faturou a medalha de ouro na categoria más-ter leve azul. Ele venceu três oponentes, sendo um por fi nalização e dois por pontos.

“Pratico o jiu-jítsu há três anos e a luta é fundamental para a rotina de trabalho na segurança pública. O esporte ajuda no condicionamento físico e facilita na hora da abordagem das ocorrências nas ruas”, ressalta A. Mene-zes, como é mais conheci-do entre os praças. O cabo tem resultados expressivos, como um bicampeonato amazonense pela Federa-ção Amazonense de Jiu-Jít-su Profi ssional (FAJJPRO) e também um ouro no Open Internacional de Manaus pela International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF).

ervir e proteger nas ruas, fi nalizar nos ta-tames. Com esse lema, os policiais militares

Anderson Menezes, 36, e Alys-son Martins, 31, ambos da academia Dailson Pinheiro, brilharam na 1ª Copa Ajuri-caba Mascarenhas de Jiu-Jít-su, realizada ontem (18), na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, na Zona Centro-Sul

Com três lutas, o cabo PM Anderson

na categoria más-ter leve azul. Ele venceu três oponentes, sendo um por fi nalização e dois por pontos.

“Pratico o jiu-jítsu há três anos e a luta é fundamental para a rotina de trabalho na segurança pública. O esporte ajuda no condicionamento físico e facilita na hora da abordagem das ocorrências

Policiais na rua, campeões nos tatames de jiu-jítsuPoliciais Militares se destacam na 1ª Copa Ajuricaba Mascarenhas de Jiu-Jítsu e comemoram conquistas com o tradicional gesto de continência

Policiais afi rmam usar as técnicas da arte suave no dia a dia de trabalho, evitando o uso de armas de fogo

Outro PM que subiu ao topo do pódio foi o soldado Alysson Martins (22ª Cicom), campeão do máster pesado azul com três vitórias – uma por fi nalização e duas por pontos. Ele pratica a arte suave há seis anos, treina na equipe do mestre Dail-son Pinheiro (Parque 10) e

também conta com suporte internacional do primo Alex Monteiro, da academia AMJJ (Estados Unidos).

“Além de melhorar a resis-tência física, o jiu-jítsu é im-portante porque a técnica da luta também ajuda a evitar o uso de armas de fogo durante o nosso trabalho. O esporte

é sempre uma excelente fer-ramenta de trabalho”, desta-ca SD Martins Azevedo, seu nome de “guerra” na PM. O soldado tem um currículo de vitórias nos tatames, com dois ouros no Open Interna-cional de Manaus da IBJJF, e um vice-campeonato mun-dial pela CBJJE.

EMAN

UEL

MEN

DES

SIQ

UEI

RA

Mais uma medalha para a judoca amazonense Rafaela Barbosa. Desta vez a mais conceitua-da representante dessa modalidade olímpica no Estado faturou o bronze na categoria meio-leve (até 52 kg) nos Jogos Universitários Brasi-leiros (JUBs 2015), emUberlândia (MG).

Como em toda com-petição de alto nível, o torneio de judô dos JUBs reuniu grandes atletas do país e a manauense fez bonito. No primeiro com-bate, Rafaela venceu um atleta de Goiás por ippon (o golpe perfeito do judô). No segundo, passou por uma atleta da Bahia por imobilização. Na terceira

luta, valendo vaga na fi -nal, a amazonense perdeu para uma atleta de São Paulo por dois shidôs. Na disputa do terceiro lugar, Rafaela venceu uma re-presentante de Santa Ca-tarina por imobilização.

JUDÔ

Rafaela Barbosa é bronze nos jogos universitários

NA BRONCA

Mesmo sendo o prin-cipal expoente do judô do Estado na atualida-de, Rafaela não foi se-lecionada para receber o benefício do Bolsa Atleta Municipal, o que tem levado a atleta a postar, com frequên-cia, nas redes sociais a sua indignação com a falta de apoio

Rafaela, que cursa o sétimo período da faculdade de Direito, comen-tou mais uma conquista

DIV

ULG

AÇÃO

C03 - PÓDIO.indd 3 18/10/2015 19:46:10

Page 4: Pódio - 19 de outubro de 2015

MANAUS, SEGUNDA�FEIRA, 19 DE OUTUBRO DE 2015C4 PódioPódio

2015SÉRIE A

Time PG J V E D GP GC SG1 Corinthians 67 31 20 7 4 57 25 322 Atlético-MG 59 31 18 5 8 54 35 193 Grêmio 55 31 16 7 8 45 29 164 Santos 49 31 14 7 10 52 37 155 Palmeiras 48 31 14 6 11 53 38 156 São Paulo 47 31 13 8 10 38 34 47 Internacional 47 31 13 8 10 32 34 -28 Ponte Preta 47 31 12 11 8 38 33 59 Sport 46 31 11 13 7 47 32 1510 Flamengo 44 31 14 2 15 39 43 -411 Cruzeiro 41 31 11 8 12 33 30 312 Fluminense 40 31 12 4 15 33 41 -813 Atlético-PR 39 31 11 6 14 33 39 -614 Chapecoense 38 31 10 8 13 29 36 -715 Figueirense 34 31 9 7 15 31 45 -1416 Avaí 33 31 9 6 16 31 52 -2117 Coritiba 33 31 8 9 14 22 36 -1418 Goiás 31 31 8 7 16 30 36 -619 Joinville 30 31 7 9 15 24 37 -1320 Vasco 29 31 7 8 16 22 51 -29

Zona de classifi cação para a Libertadores

Zona de rebaixamento

ARTILHARIA

1

2

1912 ATACANTE

MEIA CENTRAL

Total deGols marcados

Gols

Tabela do Brasileirão

Lucas Pratto

Jadson ATACANTERicardo oliveira

Palmeiras bate Avaí por 3 a 1

Florianópolis (SC) - Quase um mês após sua última vitória no Campeonato Brasileiro, o Palmeiras se reergueu e está vivo na briga por uma vaga entre os quatro primeiros da competição. Com boa atuação do trio de argentinos Mouche, Allione e Cristaldo, que compuseram o ataque ao lado do garoto Gabriel Je-sus, a equipe disparou 3 a 1 no Avaí, no sábado (17), na Ressacada, em Florianópolis.

O Verdão não conseguia uma vitória no Nacional desde o dia 19 de se-tembro, quando bateu o Grêmio em seus domí-nios. Desde então, havia empatado com o São Paulo e perdido da Ponte Preta, além de ter levado uma goleada de 5 a 1 da Chapecoense, no mesmo estado em que conseguiu reencontrar o caminho das vitórias.

O resultado levou o time paulista a 48 pon-tos, deixando a equipe em condições de brigar por vaga no G-4.

Na próxima rodada, o Verdão recebe o Sport no sábado, às 19h (de Manaus), no Pacaembu. Antes, porém, o clube en-cara o Fluminense, pela semifi nal da Copa do Bra-sil, às 20h, no Maracanã.

NO SUL

Peixe tem apresentado futebol acima da média e somou mais três pontos no Brasileirão. Ricardo Oliveira fez dois

Santos dá aula de bola e derrota o Goiás na Vila

Santos (SP) - Uma aula de futebol. Foi o que se viu na Vila Belmiro na chuvosa

tarde de ontem (18), em jogo válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Inspirado, especialmen-te no primeiro tempo, o Santos, do técnico Dorival Júnior, não deu ao Goiás a menor chance de respirar na partida e conseguiu uma vitória de 3 a 1, recuperando assim sua posição no gru-po dos quatro melhores da competição.

Com o resultado, o Santos – que alcança o 13ª triunfo seguido na Vila Belmiro –

chega aos 49 pontos na tabela e volta para a quarta posição, enquanto o Goiás perde a quarta seguida e segue estacionado na zona de rebaixamento, na 18ª colocação, com 31 pontos em 31 jogos

Artilheiro do Campeonato Brasileiro e hoje atacante da seleção brasileira, Ricar-do Oliveira fez mais dois, chegou aos 19 na compe-tição (32 na temporada) e abriu ainda mais vantagem em relação aos seus con-correntes; Lucas Pratto, do Atlético-MG, e Jádson, do Corinthians, têm 12 e apa-recem no segundo lugar.

O segundo do centroa-vante, aliás, foi um golaço. Marquinhos Gabriel rece-beu passe pelo alto de Lu-cas Lima e, com extrema categoria, deu um belo pas-se de letra, de primeira, deixando Ricardo Oliveira de frente para o gol. Como de costume, o atacante não desperdiçou, bateu forte e balançou as redes.

HomenagemLucas Lima foi homena-

geado antes da partida pelo jogo de nº 100 com a camisa do Santos. Ele recebeu uma placa e jogou com a 100 nas costas.

Artilheiro, atacante Ricardo Oliveira fez mais dois gols e disparou na artilharia do Campeonato Brasileiro

FRED

CAS

AGRA

ND

E/FR

AME

C04 - PÓDIO.indd 4 18/10/2015 19:30:12

Page 5: Pódio - 19 de outubro de 2015

SEGUNDA�FEIRA, 19 DE OUTUBRO DE 2015C5PódioPódio

Belo Horizonte (MG) - Quando Mano Menezes fe-chou com o Cruzeiro, antes da 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, o time mineiro estava bastante preocupado com a zona de rebaixamento. Dez rodadas depois a equipe celeste está mais próxima do G-4 do que dos últimos colo-cados do Brasileirão. Graças ao triunfo por 2 a 0 sobre o Fluminense, na manhã de ontem (18), no Mineirão.

Com mais uma grande atu-ação de Willian, autor dos dois gols, o Cruzeiro chegou a 41 pontos e pulou para 11ª colocação, roubando o lugar do próprio Fluminense, que se mostra muito mais preocupa com as semifi nais da Copa

do Brasil. Com sete jogos de invencibilidade, o Cruzeiro terminou o jogo apenas sete pontos atrás do Palmeiras, o quarto colocado.

Já a distância para a zona de rebaixamento está em nove pontos. Restando 21 pontos em disputa, o bicam-peão brasileiro pode sonhar com um fi nal de ano muito acima do que se projetava algumas semanas atrás. Assim como o Fluminense, que praticamente sem o que disputar no Brasileirão, sonha em retornar à Liber-tadores via Copa do Brasil, mas vai ser preciso jogar muito mais do que apre-sentou no Mineirão para superar o Palmeiras.

COM 2 DE WILLIAM

Cruzeiro vence o Flu por 2 a 0 em Belo Horizonte

QUEDA LIVRE

Fla perde do Inter no Rio e fica mais longe do G-4

Rio de Janeiro (RJ) – O Flamengo foi derrotado por 1 a 0 para o Internacional, ontem (18), no Maracanã e se distanciou da vaga no G-4.

Com o atacante Guerrero e o lateral-esquerdo Jorge de volta ao time, o Flamengo esperava a equilíbrio com o time titular pra-ticamente completo em campo. De início, deu a impressão de que o Flamengo faria valer o mando de campo e manter as chances de conquistar a vaga no G-4. O time teve amplo domínio de bola, mas pecou no último toque.

Já o Internacional não conse-guiu manter a bola nos pés por muito tempo. No entanto, preci-sou de apenas um contra-ataque

para abrir o placar. William cru-zou na área e Ernando marcou.

O resultado desestabilizou o Flamengo por alguns minutos. No lugar da bola de pé em pé, muitos chutões no meio-campo. Até que o time colocou a cabeça no lugar e percebeu que o Inter não iria se arriscar ao ataque de qualquer maneira.

Do outro lado, o Inter esperava um contra-ataque para matar o jogo. Quase foi aos 32 do segundo tempo. Samir deixou a bola quicar por cima dele e a sobra fi cou com Lizandro Lopes na entrada da área, que não acertou o gol.

No fi m, o time buscou o gol no desespero, mas não conseguiu.

IDE

GO

MES

/FRA

ME

DIV

ULG

AÇÃO

Rubro-Negro perde segundo jogo seguido e se afasta do G-4

Vasco empata e volta à lanterna do BrasileirãoCom um jogador a mais, Cruz-Maltino leva empate do São Paulo no fi nal do jogo e retorna à última posição do campeonato

São Paulo (SP) - Foi provavelmente o me-lhor jogo do Vasco no Brasileiro. No Morum-

bi, contra um São Paulo frágil apesar do trio Ganso, Pato e Luis Fabiano, o time de Jorgi-nho foi valente e virou após sair perdendo. Mas, mesmo com um jogador a mais em todo o segundo tempo, a equi-pe carioca sofreu o empate no fi m (2 a 2). Foi a terceira partida seguida com gol so-frido nos minutos fi nais, o que já havia acontecido contra a Chapecoense e Avaí.

Para um time como o Vas-co, pressionado pelo risco de rebaixamento, nada pode ser pior do que sofrer um gol no início. Neste domingo, isso aconteceu em apenas 53 se-gundos. Vivendo altos e bai-xos ao longo da temporada, o capitão Rodrigo cometeu uma falha bisonha ao tentar cortar cruzamento e deixou Luís Fabiano na cara do gol. Ele não desperdiçou e fez seu 12º gol sobre o clube carioca.

O baque no início deixava a impressão que abalaria a con-

fi ança vascaína, mas a reação foi oposta. Com Andrezinho e Nenê fazendo bom jogo e Jorge Henrique com espaços para partir em velocidade pela di-reita, o Vasco criava chances.

Em uma delas, aos 33, An-drezinho roubou a bola, ta-belou com Nenê e encontrou Jorge Henrique livre na entra-da da área, mas o atacante dominou mal e chutou em cima de Rogério Ceni. Ao avançar, o Vasco também dava espaços. Em uma jogada iniciada por saída de bola ruim de Luan pela direita, Ganso tocou para Alexandre Pato chutar com perigo, aos 38.

Quando o primeiro tempo se aproximava do fi m, veio o gol de empate. Aos 43, Madson cruzou e, ao tentar cortar, a bola bateu em Matheus Reis. O árbitro viu desvio com a mão e marcou pênalti e aplicou cartão vermelho no lateral, o que provocou muitas recla-mações. Nenê, em cobrança tranquila, balançou a rede. Foi o quinto gol dele com o Vasco, o quatro ao bater um pênalti.

Após tantas reclamações, no

primeiro minuto do segundo tempo, em uma jogada ainda mais clara, a bola bateu no braço de Luiz Eduardo. Aos sete, para aproveitar o jogador a mais em campo, Jorginho renovou o gás ao tirar Jorge Henrique e colocar Rafael Sil-va. Apesar de apostar na cor-reria, o gol veio por cima. Em jogada que era muito treinada nos dias de Doriva em São Januário, Rodrigo marcou, aos 17, de cabeça o gol da virada. A cobrança foi feita por Nenê.

Nos vinte minutos seguin-tes, o Vasco criou e desper-diçou ao menos três boas chances de ampliar. Parou em Rogério Ceni ou em trapalha-das dos próprios atacantes, como uma bola em que Nenê furou. Aos 40, Rafael Silva, de cabeça, acertou o travessão são-paulino.

Aos 42, quando a vitória do Vasco parecia certa, a zaga deixou Rodrigo Caio livre na área. Ele aproveitou cruza-mento de Centurión, que en-trara no lugar de Pato, para empatar. No fi m, o São Paulo ainda teve chances de virar.

Resultado não foi bom

para nenhuma das equipes

C05 - PÓDIO.indd 5 18/10/2015 19:31:37

Page 6: Pódio - 19 de outubro de 2015

SEGUNDA�FEIRA, 19 DE OUTUBRO DE 2015C6 PódioPódioCorinthians cada vez mais perto do hexacampeonatoTimão goleia Atlético-PR fora de casa por 4 a 1 e segue líder isolado do Campeonato Brasileiro. Love fez dois gols

Curitiba (PR) - O Corin-thians subiu mais um de-grau importante, ontem (18), na busca por seu

sexto título do Campeonato Bra-sileiro. A equipe alvinegra não se importou de atuar em uma barulhenta Arena da Baixada, impôs-se diante do Atlético-PR e construiu uma vitória por 4 a 1.

O triunfo foi praticamente assegurado em um primeiro tempo muito efi ciente da for-mação preta e branca. Renato Augusto, completando escan-teio, Vagner Love, em chute no ângulo, e novamente Rena-to Augusto, trabalhando com Elias em bola roubada no ata-que, abriram larga vantagem.

Os torcedores do Atlético-PR chegaram se animar com o gol de Bruno Mota, aos dez minutos do segundo tempo, mas o caldeirão foi rapida-mente resfriado. Vagner Love voltou a balançar a rede – de cabeça, em posição duvidosa, aos 20 – e fechou a 20ª vitória do líder no Brasileiro.

O Corinthians tentará dar mais um passo em sua cami-nhada rumo ao hexacampe-onato no próximo domingo, contra o Flamengo de Guer-rero, no estádio de Itaquera. É a última rodada antes do confronto com o Atlético-MG,

que promete ser decisivo na luta pelo troféu.

Superioridade alvinegraO barulho feito pela torcida

do Atlético-PR não mudou a re-alidade dentro de campo. Era o Corinthians o time claramente superior, como começou a ser mostrado no primeiro minuto. Ainda houve algum equilíbrio até os 16 minutos, quando Jad-son bateu escanteio da direita,

Gil desviou, e Renato Augusto completou no segundo pau.

Aberto o placar, as diferen-ças fi caram mais evidentes. Os donos da casa tentavam acionar Walter dos dois lados do ataque, mas não tinham criatividade. Os visitantes, es-pecialmente quando roubavam a bola, tocavam-na com veloci-dade e chegavam com perigo.

Foi assim aos 29 minutos, em saída rápida de Renato

Augusto com Malcom. O meia acionou Vagner Love, que colo-cou a bola na frente, invadiu a área e bateu no ângulo direito. Já aos 45, a bola foi roubada por Elias no ataque. Ele trabalhou com Renato Augusto e deixou o meia sem goleiro para ampliar.

Cássio fez ótima defesa nos acréscimos, em chute de Walter, na única chance do Atlético-PR na etapa inicial, e manteve a defesa muito segura até o intervalo.

Àquela altura, Cristóvão Borges já havia gastado sua primei-ra alteração, colocando Daniel Hernández no lugar de Ewandro.

E o Corinthians não voltou para o segundo tempo. Seguiu apertando a saída e ocupan-do o campo do adversário. Os anfi triões acabaram vendo sua esperança renascer, no entanto, em bola roubada no campo de ataque aos dez minutos. Eduar-do avançou pela direita e cruzou.

Bruno Mota apareceu nas costas de Gil para bater Cássio.

O estádio se acendeu, e os visitantes chegaram a acusar brevemente o golpe, mas a reação foi rapidamente esfria-da. Aos 20, Jadson bateu falta sofrida por Vagner Love. Ralf desviou levemente, e Vagner Love, aparentemente em po-sição de impedimento, com-pletou de cabeça. Aí, acabou qualquer chance de reação.

Atacante Vagner Love reencontrou o caminho dos gols e marcou dois na vitória fora de casa

DIV

ULG

AÇÃO

C06 - PÓDIO.indd 6 18/10/2015 19:32:32

Page 7: Pódio - 19 de outubro de 2015

SEGUNDA�FEIRA, 19 DE OUTUBRO DE 2015C7PódioPódio

Madrid (Espanha) – Com gol marca-do na vitória de 3 a 0 sobre o Levan-

te no sábado (17), Cristiano Ronaldo se tornou o maior artilheiro da história do Real Madri. O português anotou seu 324º gol com a camisa merengue e ultrapassou o ex-jogador Raúl. Com a vitória na oitava rodada do Campeonato Espanhol, a equipe se manteve invicta na competição e dor-mirá na liderança

Os galácticos chegaram aos 18 pontos, desbancan-do Villarreal e Barcelona na ponta da tabela. O Levante, por sua vez, continua com apenas seis pontos, na parte de baixo da tabela.

Pela nona rodada, o Real Madrid visitará o Celta no próximo sábado (24), mas an-tes tem compromisso marca-do com o PSG no Parc des Princes, nesta quarta-feira (21), às 14h45 (de Manaus), pela terceira rodada da Liga dos Campeões. Já o Levante voltará a jogar pelo Campe-onato Espanhol no próximo

sábado, quando receberá a Real Sociedad.

O jogo A primeira boa chance foi

criada pela equipe visitan-tes, logo com cinco minutos de bola rolando. Roger rece-beu passe dentro da área, girou e chutou rasteiro, mas a bola desviou em Varane para o goleiro Navas espal-mar para escanteio.

A equipe merengue con-seguiu abrir o placar com 27 jogados. Marcelo rou-bou bola no ataque, tabelou com Cristiano Ronaldo e fi nalizou de canhota para balançar as redes.

O Levante quase empatou dois minutos depois. Deyver-son recebeu cruzamento pela esquerdo e cabeceou bem, mas Navas se esticou para impedir o tento.

O Real não perdoou e am-pliou sua vantagem aos 30. Na entrada da área, Cris-tiano Ronaldo chutou forte no canto esquerdo do gol, sem chances de defesa para Rubén Martínez. Com isso, o

atacante português se tor-nou o maior artilheiro da his-tória do clube, acumulando 324 gols, um a mais que Raúl.

Os donos da casa voltaram a criar boa chance aos 17 minutos do primeiro tempo. Marcelo fez cruzamento pelo lado esquerdo e achou Váz-quez livre na área. O atacante bateu de primeira, e a bola passou próxima à trave.

Os visitantes reagiram aos 21. Ghilas foi lançado na área, dominou com o peito e fi cou cara a cara com Navas, mas o arqueiro fechou o ângulo no momento do chute e con-seguiu fazer a defesa.

O time de Madrid quase marcou o terceiro quatro mi-nutos depois. Jesé acelerou pelo lado esquerdo, driblou o marcador e cruzou rasteiro. Cristiano Ronaldo apareceu para tentar de letra, mas mandou para fora.

O último gol saiu com 37 jo-gados. Jesé recebeu passe na esquerda, pedalou driblando Simão e fi nalizou de canhota para balançar as redes e selar a vitória merengue em casa.

O maior ‘galáctico’ de todos os temposCristiano Ronaldo marca 234º gol com a camisa do Real

e se torna maior artilheiro da história do clube Merengue

Barcelona (Espanha) - Não é só o técnico Luis Enrique que anda conten-te com o desempenho de Neymar. O brasileiro, que superou os gols de Cruyff no Barcelona com os qua-tro marcados no sábado (17) diante do Rayo Val-lecano, pelo Campeonato Espanhol, tem recebido também elogios de com-panheiros de equipe.

Em entrevista ao jornal belga “Het Nieuwsblad”, o zagueiro Thomas Ver-maelen exaltou tanto o camisa 11 quanto Messi

e chamou ambos de de-mônios ao tentar explicar como é complicado marcá-los nos treinos do Barça.

“Messi e Neymar nos deixam de boca aberta. São dois demônios de tão rápidos que são nos treinos da equipe”, disse o zagueiro.

Neymar supera Cruyff Sem Messi, que ainda

se recupera de uma grave lesão no joelho, Neymar assumiu o protagonismo e marcou quatro vezes e deu uma assistência na

vitória por 5 a 2 sobre o Rayo no sábado (17). Ele é o artilheiro do Campe-onato Espanhol com oito gols e é o responsável por quase metade dos 17 ten-tos anotados pela equipe catalã na competição.

Além disso, o brasileiro superou ninguém menos que Cruyff no Barcelona. Segundo o jornal “Mundo Deportivo”, o brasileiro precisou de 101 jogos para marcar 62 gols com a camisa catalã, enquan-to o holandês fez dois a menos em 180 partidas.

BARCELONA

Neymar supera Cruyff em gols

Manchester City goleia e segue líder do campeonato

Manchester (Inglaterra) - Com três gols de Sterling e dois de Bony, o Manchester City go-leou o Bournemouth por 5 a 1, no Etihad Stadium, pela nona rodada do Campeonato Inglês. Com o resultado positivo, os donos da casa permaneceram na primeira colocação, agora com 21 pontos

Pela décima rodada, o Manchester City tem clássico marcado com o United no Old Traff ord, às 10h05 (de Manaus) do próximo domingo.

O jogoOs donos da casa abri-

ram o placar logo aos setecom Sterling.

Aos 12, o City anotou o

segundo. Após cruzamento de Sagna, o goleiro Federici tentou segurar, mas acabou soltando a bola nos pés de Bony, que ampliou.

O Bournemouth reagiu e descontou aos 21 minutos.

Os Citizens não perdoaram e anotaram um golaço aos 28. Sterling recebeu ótimo passe de De Bruyne, deixou os dois marcadores no chão e bateu colocado para balançar as re-des.Sterling balançou as redes novamente aos 47 minutos.

Bony voltou a balançar as redes no fi nal da partida. Aos 44 minutos, ele recebeu de costas, girou em cima da mar-cação e bateu no canto para selar a vitória

PREMIER LEAGUE

DIV

ULG

AÇÃO

DIV

ULG

AÇÃO

Jovem Sterling fez três dos cinco gols do Manchester City na partida

Inter e Juve empatam no clássico

Turim (Itália) - A Inter de Milão e a Juventus fe-charam a oitava rodada do Campeonato Italiano com um empate por 0 a 0 no estádio Giuseppe Meazza na tarde de ontem (18). Apesar da presença de mais de 79 mil torcedores, os donos da casa não conseguiram superar a forte marcação alvinegra no primeiro tem-po, e, no segundo, viram os adversários terem mais volume de jogo.

Com o resultado, a Inter vai a 17 pontos, fi ca esta-cionada na terceira posição e perde a chance de assumir a liderança do campeonato, uma vez que a líder Fioren-tina soma 18. Na próxima rodada, o time do brasileiro Miranda visita o Palermo, em duelo que acontece no sábado (24).

A Juventus, por sua vez, segue fazendo início de tem-porada abaixo do esperado e ocupa a 14ª colocação, com nove pontos. Na roda-da seguinte, duela em casa contra a Atalanta no dia seguinte à partida da Inter.

ITALIANO

Português tem consilidado a cada ano seu nome na história do Real Madrid, um dos maiores times de futebol do mundo

Brasileiro tem sidoconstantemente elogiado pelo técnico do Barça, Luis Enrique por seus gols e bom futebol apresentado

C07 - PÓDIO.indd 7 18/10/2015 19:37:09

Page 8: Pódio - 19 de outubro de 2015

SEGUNDA�FEIRA, 19 DE OUTUBRO DE 2015C8 PódioPódio

Rio de Janeiro (RJ) - Pela primeira vez na história, uma equipe da NBA enfrentou um

time brasileiro em solo na-cional. Mas, mesmo diante de sua torcida, o Flamengo não resistiu ao favoritismo dos norte-americanos e foi derrotado por 90 a 73 pelo Orlando Magic no ginásio da Arena da Barra, no Rio de Janeiro.

A derrota foi a segunda “seguida” dos cariocas para a equipe de Orlando. No dia 15 de outubro de 2014, as duas equipes se enfrentaram na Flórida e os donos da casa levaram a melhor por 106 a 88, em duelo no qual Nikola Vucevic foi o cestinha com 20 pontos.

E, no sábado (17), o suíço foi novamente algoz do Fla, e fi -cou com a marca de cestinha da partida ao anotar 18 pon-tos e sete rebotes. Os outros destaques do lado vencedor foram Shabazz Napier (14 pontos, quatro rebotes e três assistências) e Victor Oladi-po (13 pontos, três rebotes e duas assistências).

Entre os rubro-negros, os principais nomes do duelo foram Marcelinho, com 17

pontos, um rebote e cin-co assistências; JP Batista (13 pontos, seis rebotes e duas assistências), Marqui-nhos (13 pontos, três rebo-tes e quatro assistências) e o norte-americano Jero-me Meyinsee (12 pontose sete rebotes).

A partida, que foi parte da turnê NBA Global Games 2015, série de amistosos realizados entre os times norte-americanos e outras equipes ao redor do mundo, exigiu adaptações por par-te do Flamengo. A própria quadra na Arena da Barra precisou ser adaptada às dimensões utilizadas pela liga americana, enquanto os atletas rubro-negros preci-saram se acostumar a regras diferentes das estabelecidas pela Federação Internacional de Basquete (Fiba), que são utilizadas no NBB, como a duração maior dos quartos com 12 minutos em vez de 10.

O jogoO Rubro-Negro entrou

em quadra com Rafael Luz, Marquinhos, Rafael Mineiro, Meyinsse e Jason Robinson, enquanto o time norte-ame-ricano iniciou o duelo com:

Partida ‘Magic’ no Rio Flamengo e Orlando Magic se enfrentaram na Arena da Barra, na primeira vez que um time norte-americano jogou em solo brasileiro. No duelo, o Rubro-Negro até tentou, mas saiu de quadra derrotado pelo adversário da NBA

Vucevic, Fournier, Harris, Napier e Oladipo.

Victor Oladipo começou sua boa atuação com a pri-meira cesta da partida para o Magic, enquanto Rafael Mineiro abriu o marcador

do Fla. Mas, sólido na de-fesa e rápido no ataque, o time visitante já começou a abrir vantagem nos primei-ros minutos. Antes do fi m do primeiro quarto, Olivinha, Marcelinho e JP Batista es-

tiveram juntos em quadra pela equipe carioca, mas não conseguiram evitar a derrota parcial por 27 a 16.

O Flamengo entrou bem no segundo quarto e, com bons lances de Marcelinho e

Marquinhos, chegou a reduzir a desvantagem para oito pon-tos, mas viu os adversários abrirem novamente, mesmo com alguns reservas em qua-dra. Oladipo ainda voltou à partida nos últimos minutos antes do intervalo e garantiu vitória parcial de 51 a 34 ao fi m da primeira metade do duelo internacional.

Os estadunidenses tiveram início arrasador no terceiro quarto. Com bela cesta de três, Fournier colocou a vanta-gem em 24 pontos para o Ma-gic. Oladipo também seguia anotando pontos, enquanto Marcelinho comandava o time brasileiro. Vucevic, en-tão, brilhou no fi m da parcial e elevou o placar para 78 a 51.

Marcelinho entrou no últi-mo quarto decidido a dimi-nuir o prejuízo fl amenguista, e anotou duas belas cestas de três nos primeiros minu-tos, reduzindo a desvanta-gem para 23 pontos. Mas o croata Mario Hezonja decidiu mostrar serviço pelo time visitante, e voltou a ampliar o placar. No fi m da partida, JP Batista ainda mostrou inspiração e foi à cesta se-guidas vezes para diminuir a diferença no marcador.

Arena da Barra foi o palco para o jogo histórico entre Flamengo e Orlando Magic, no Rio de Janeiro

Xangai (China) - A du-pla Marcelo Melo e Raven Klaasen garantiu o título do Masters 1000 de Xan-gai ao vencer os italianos Simone Bolelli e Fabio Fog-nini por 2 sets a 0, duplo 6/3, ontem (18). Com a vitória, o brasileiro faturou o bicampeonato, já que havia vencido o torneio na temporada anterior.

Fognini e Bolelli tiveram a

chance de conduzirem a vi-tória do primeiro set, quando venciam por 2 a 0, entretanto, uma quebra sofrida por Fog-nini acabou permitindo que o brasileiro e o sul-africano reagissem na disputa para virar o set e fechar a primeira parcial em 6/3.

Seguindo o ritmo do set anterior, Melo e Klaasen bus-cavam se impor diante dos adversários já mirando a con-

quista na China. Consistente na defesa e com um forte ataque, a dupla não sofreu para anotar mais um 6/3 e levantar o troféu na China.

“Com certeza o que eu esperava de nós eram bons resultados, mas eu tenho de ser honesto, nunca esperei em ganhar dois torneios des-te nível. Nós nos divertimos e isso é o mais importante para mim”, comentou Melo.

Los Angeles (EUA) - O brasileiro Marcelinho Huer-tas, enfi m, estreou com a ca-misa do Los Angeles Lakers na madrugada de sábado para domingo contra os atuais campeões da NBA, o Golden State Warriors, que também conta com um brasileiro, Leandrinho. Após se recuperar de uma con-tratura muscular na coxa direita, o armador atuou por 12 minutos e procurou aproveitar a chance.

A partida terminou com vitória dos Lakers por 85 a 70, no terceiro quarto, pois a quadra onde estava sendo realizado o confronto come-çou a fi car escorregadia por conta da pista de hockey que há embaixo da quadra de bas-quete. Apesar de sua estreia, Huertas não atuou com Kobe Bryant, que foi poupado do jogo em San Diego.

Após o confronto, Huertas cedeu entrevista e comentou um pouco sobre sua estreia na pré-temporada da maior liga de basquete do planeta. “Eu esperei tanto por isso. Eu só tentei me divertir no jogo, ajudar o time na quadra.

TÊNIS NBA

Melo conquista título em Xangai Huertas estreia pelo L.A. Lakers

DIV

ULG

AÇÃO

DIV

ULG

AÇÃO

FRAM

E

Brasileiro faz sua primeira temporada no tradicional time da NBA

Confesso que eu fi quei um pouco preocupado porque foi a primeira vez na qua-dra, estava só treinando, e o ritmo é diferente em um jogo. Tentei fazer a equipe jogar, abrir para o pessoal arremessar”, disse.

O armador brasileiro

anotou quatro pontos, deu seis assistências e aplicou um toco sobre o adversário para contribuir com a vitória dos Lakers sobre os atuais campeões e time detentor do joga-dor mais valioso da última temporada.

Brasileiro conquistou o bicampeonato no Master 1000 de Xangai, ao lado do companheiro Raven Klaasen

C08 - PÓDIO.indd 8 18/10/2015 19:38:21