planejamento estratÉgico 2012 2016 - aspomires.com.br · esta publicação traz o resultado do...

23
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2012 2016

Upload: doanthu

Post on 15-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PLANEJAMENTOESTRATÉGICO2012 2016

Quem presta atenção em cada passo sabe que a vida está sempre em movimento. Buscar mudanças é fundamental para o aperfeiçoamento de indivíduos e organizações. E, no século XXI, com a evolução rápida das tecnologias de informação e comunicação, ter capacidade para se transformar é condição de sobrevivência.

O amadurecimento da sociedade em relação aos deveres e direitos individuais e coletivos criou uma nova forma de enxergar o mundo, o meio ambiente e as pessoas a partir de valores como a ética, a transparência, a solidariedade, a honestidade, a justiça e o respeito mútuo.

A Aspomires acompanhou a evolução dos tempos e, hoje, vive sempre um passo à frente. As obras de reforma e ampliação da sede administrativa deram mais espaço, conforto e bem-estar para os associados.

A construção de um cerimonial moderno para atender aos eventos sociais da região metropo-litana possibilitou à instituição a criação de uma nova fonte de recursos para os investimentos na melhoria das assistências social, financeira e jurídica.

Tantas mudanças e desafios exigem uma gestão estratégica. A associação adotou o planejamento como ferramenta para avaliar o trabalho, redefinir objetivos e organizar as ações rumo ao futuro.

Esta publicação traz o resultado do Plano Estratégico elaborado com a finalidade de preparar a instituição para o período de 2012 a 2016. O instrumento de gerenciamento contou com a participação democrática de diretores, conselheiros, funcionários, parceiros e associados da entidade.

Nas próximas páginas, a associação resgata os principais acontecimentos de sua história, destaca a importância de planejar e explica o que é um Planejamento Estratégico. O leitor também acompanhará como foi construído o Plano e como a instituição definiu sua Missão, Visão e Valores. A publicação ainda mostra o Mapa e o Painel Estratégico, além do Plano de Ações até 2016.

É com alegria que convidamos você a compartilhar deste novo momento da nossa história.

Boa leitura,

Capitão PM Ref Nailson Pedro Tolentino Presidente da Aspomires

APRESENTAçãO

ÍNDICE

WAllACe dA SilvA SANToSPoliciAl MiliTAr AssociAdo

ingressou na Polícia Militar do Espírito santo no ano de 1994. desde 2005, in-tegra a família Aspomires. É casado com Anastácia souza santos e pai de Eduardo Eugênio santos e david carlos santos.

06 / 11

22 / 23

12 / 13

24 / 35

PÁGiNAs

PÁGiNAs

PÁGiNAs

PÁGiNAs

14 / 15

36 / 37

16 / 19

38 / 39

PÁGiNAs

PÁGiNAs

PÁGiNAs

PÁGiNAs

20 / 21

40 / 41

PÁGiNAs

PÁGiNAs

Histórico

Mapa estratégico

A importânciade planejar

Painel estratégico e Plano de Ação

o que é um Planejamento estratégico

Passos firmes para o futuro

Como foi construído o

Plano

Arquitetura organizacional da

Aspomires

Missão, visãoe valores

Painel de fotos

2002Inspirada por uma visão de futuro, a entidade percebeu que era necessário am-

pliar a sede para oferecer condições de aperfeiçoamento das ações. Foi assim que, no ano de 2002, a associação comprou um imóvel no bairro Bento Ferreira, próximo a uma das instituições de maior referência da categoria, o Hospital da Polícia Militar (HPM), e em uma região de grande valorização imobiliária e potencial de crescimento.

o terreno dispunha de uma área total de 2.917 metros quadrados e era composto por cinco lotes e uma casa. A residência foi totalmente reformulada para abrigar as salas administrativas. O novo espaço possibilitou a ampliação do número de funcionários e, com isso, a criação de uma estrutura melhor de trabalho e de atendimento ao associado.

HISTÓRICO

2003A nova sede foi inaugurada em 2003. A mudança exigiu uma nova ampliação do

quadro de advogados distribuídos nas seguintes áreas do direito: Família, criminal, Processo Administrativo e disciplinar.

1965Um grupo de oficiais e praças da reserva remunerada e reformados da Polícia

Militar e do corpo de Bombeiros Militar, diante da missão de atender aos anseios e necessidades da classe, fundou a Aspomires, no dia 30 de janeiro de 1965.

com o compromisso de ajudar o associado a superar dificuldades e a fazer in-vestimentos, a entidade criou um serviço de assistência financeira a partir da oferta de uma carta de crédito de empréstimos a juros competitivos e sem burocracia. O associado ganhou ainda acesso a diferentes benefícios como auxílio-maternidade, auxílio-natalidade, auxílio-funeral e, mais tarde, o auxílio pós-morte.

No decorrer dos anos, a entidade encarou muitos obstáculos e desafios para de-senvolver as atividades. Nas primeiras décadas de atuação, ainda não atendia aos mili-tares da ativa, além disso, a sede funcionava com reduzido quadro de funcionários em uma única sala com poucas condições de trabalho e atendimento, no Edifício Navemar, no centro de Vitória, numa área urbana marcada por dificuldades de estacionamento.

1998

2000

No ano de 1998, a instituição adotou uma postura ousada e estratégica ao deci-dir compartilhar o atendimento com os policiais e bombeiros da ativa, democratizan-do o acesso do conjunto dos militares aos benefícios. Foi neste ano que a instituição também criou o serviço jurídico gratuito. O atendimento contava, inicialmente, com o serviço de um advogado, não tinha a dimensão e a estrutura de uma diretoria jurídica, mas já representava uma sintonia com as necessidades dos associados.

Em decorrência do aumento da demanda, a associação contratou mais um advogado para a assessoria jurídica em 2000.

7PlANEJAMENTo EsTrATÉGico 2012 / 2016 ASPoMiReS6 ASPoMiReS PlANEJAMENTo EsTrATÉGico 2012 / 2016

2004

2008

A diretoria de Assuntos Jurídicos foi criada em 2004. No ano seguinte, em 2005, a entidade contratou um escritório na área Cível, em atendimento às solicitações dos associados. Em 2007, o Processo Administrativo e disciplinar (PAd) foi sepa-rado da área de direito Administrativo que ganhou um escritório específico para atender ao aumento de serviços nesta especialidade.

A associação investiu no atendimento jurídico gratuito, qualificado, personali-zado e resolutivo a partir da atuação de uma rede de advogados distribuídos em cinco especialidades (cível, Família, Administrativa, Processos Administrativos dis-ciplinares e criminal). Além dos escritórios contratados, a associação oferece ao associado do interior uma rede de credenciados para atendimento. Anos mais tar-de, passou a contar com 38 advogados para assistência nos municípios do interior.

No ano de 2008, o crescimento e o aperfeiçoamento dos serviços estimularam a administração a buscar uma nova conquista: criar um projeto de expansão física da entidade. Em 2009, a associação se empenhou para aprovar a construção junto aos órgãos municipais. Após o processo de licitação para a contratação da empre-sa responsável por executar a obra, a entidade iniciou, em abril de 2010, a reforma e ampliação da sede, aumentando a área construída de 300 para 1.200 metros qua-drados. O prédio antigo foi reformado e remodelado para oferecer ambientes mais modernos, humanizados e confortáveis.

de olho no futuro, a associação decidiu criar ao lado do prédio administrativo um cerimonial de arquitetura arrojada e funcional para atender aos eventos sociais da região Metropolitana. composto por um salão de 400 metros quadrados, o es-paço tem capacidade máxima para 400 pessoas sentadas. A área é equipada por portas flexíveis que dão acesso ao jardim de inverno. A função do cerimonial é apoiar o incremento de recursos financeiros utilizados pela entidade para a melhoria das assistências social e jurídica.

2007de modo a descentralizar o atendimento, aproximando-se dos associados nos lu-

gares mais distantes, a instituição levou, em 2007, a estrutura básica de atendimento para o interior do Espírito santo. Nos cinco anos seguintes foram instaladas repre-sentações em Alegre, cachoeiro de itapemirim, colatina, Marataízes, Nova Venécia e são Mateus. cada uma atende a um grupo de municípios do entorno, estendendo a rede de serviços dentro de um sistema integrado de gestão.

2011A nova estrutura física motivou a administração a buscar medidas de moderniza-

ção da gestão. Em 2011, a instituição começou a delinear o seu primeiro Plano Estraté-gico. O planejamento incluiu a análise dos processos internos. O diagnóstico mostrou o caminho para a construção de uma nova proposta de gestão e uma nova arquitetura organizacional para dar mais agilidade, eficiência e qualidade ao atendimento.

9PlANEJAMENTo EsTrATÉGico 2012 / 2016 ASPoMiReSASPoMiReS PlANEJAMENTo EsTrATÉGico 2012 / 20168

2012

No CAMiNHo do fuTuRo

Após ouvir as aspirações e sugestões de associados, funcionários, diretores e conselheiros, a associação montou um plano de objetivos, iniciativas e ações cuja execução se dará no período de 2012 a 2016.

A Associação dos Militares da reserva, reformados, da Ativa da Polícia Militar, do corpo de Bombeiros Militar e Pensionistas de Militares do Estado do Espírito santo (Aspomires) continua a se movimentar à frente do seu tempo. Em toda sua história, a entidade acompanhou as mudanças sociais, econômicas e urbanas da cidade para oferecer uma associação madura e atualizada.

do mesmo modo, a instituição nunca deixou de ouvir os desejos e anseios dos associados e, com orgulho e satisfação, renova seu compromisso de parceria base-ada na ética, justiça, confiança, gentileza, transparência e responsabilidade.

vANuSA diCbeRNeR RAMAlHoPoliciAl MiliTAr AssociAdA

Ingressou no quadro de combatentes da Polícia Militar do Espírito santo no ano de 2004. Passou a integrar a família de associados da Aspomires em 2008, quando ainda era soldado.

ASPoMiReS PlANEJAMENTo EsTrATÉGico 2012 / 201610

13PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2012 / 2016 ASPOMIRES

JoSé RAiMuNdo de JeSuSPoliciAl MiliTAr APosENTAdo

Tornou-se militar no ano de 1975. depois de prestar serviços em diversas unida-des do interior e da região Metropoli-tana, o policial se aposentou em 2005. Ingressou na associação em 2000.

Ninguém duvida: o tempo não espera e a existência humana é como um sopro. Mas trans-formar a vida em uma experiência valiosa, enriquecedora e cheia de realizações depende de cada um. A qualidade de vida de uma pessoa relaciona-se a sua capacidade de promover mu-danças. E mudar não é uma tarefa simples. Exige conhecimento, vontade, disposição e muito trabalho. A melhor ferramenta para se ter o controle do que se deseja viver e conquistar é o planejamento.

Primeiramente, planejar significa conhecer as próprias habilidades e potencialidades. o autoconhecimento contribui para a valorização das capacidades natas e daquelas que ainda precisam ser desenvolvidas para se alcançar o aperfeiçoamento.

Planejar é um permanente exercício de autoavaliação. O planejamento possibilita ao indi-víduo corrigir erros e analisar seus objetivos, projetos e atitudes, estimulando-o a combater as situações de comodismo, estagnação e de desajustes.

Acompanhar o que acontece ao redor, observando as mudanças nos ambientes, nas pes-soas e na sociedade, identificando novos cenários, possibilidades e oportunidades também faz parte da postura de quem planeja.

Planejar significa manter-se em movimento, assim como a vida que o originou. A natureza interior das pessoas e a natureza presente em tudo o que está ao redor não se mantêm do mesmo jeito, pois acompanham as transformações.

Quem planeja aproveita e valoriza melhor o tempo, organiza o dia, a semana, os meses e os anos. Planejar é cuidar da própria realização. É ser alguém capaz de identificar suas aspirações, definir metas, preparar as ferramentas e adotar as atitudes para alcançar seus sonhos.

A IMPORTâNCIADE PLANEJAR

15PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2012 / 2016 ASPOMIRES

PeRiCleS HASTeNReiTeRBoMBEiro MiliTAr AssociAdo

ingressou no corpo de Bombeiros Mili-tar do Espírito santo em 2002. desde o ano de 2003, faz parte da família de as-sociados da Aspomires.

Nas últimas décadas, o mundo organizacional se deparou com transformações profundas. O desenvolvimento acelerado das tecnologias da informação e da comunicação criou a socie-dade do conhecimento e das relações em rede.

Com o maior acesso aos diferentes tipos de informação, as pessoas tornam-se mais exi-gentes e mais conscientes sobre seus direitos e deveres. As organizações precisam se ade-quar ao novo comportamento individual e coletivo.

No campo empresarial, não basta somente oferecer serviços ou produtos de qualidade, nem apenas preços acessíveis ou bom atendimento para se garantir a permanência de uma empresa no mercado. Torna-se necessário surpreender o cliente oferecendo-lhe uma experi-ência inovadora e diferenciada em relação aos concorrentes. E mais: a organização também deve assumir uma postura ética, responsável e comprometida com o desenvolvimento huma-no, social e ambiental.

da mesma forma, as instituições sociais também precisam acompanhar as constantes mu-danças para aperfeiçoarem sua existência cuja razão se encontra nas pessoas.

Um modo de orientar o crescimento tanto de organizações empresariais quanto sociais é através do planejamento. O Plano Estratégico nasce da decisão de uma empresa ou de uma instituição de transformar dados dos ambientes interno e externo em informações estratégicas direcionadas a orientar a gestão para se alcançar seus objetivos.

Múltiplos são os benefícios do planejamento: redefinição dos rumos; alinhamento das ideias e decisões; organização, dinamização e modernização dos processos administrativos; superação das limitações; controle e otimização dos gastos; envolvimento, comprometimento e entrosamento de todos; fortalecimento e diferenciação da organização, dentre outros.

Este cenário das organizações inspirou a Associação dos Policiais Militares da reserva, reformados, da Ativa da Polícia Militar, do corpo de Bombeiros Militar e Pensionistas de Mili-tares do Estado do Espírito santo (Aspomires) a construir o seu Planejamento Estratégico em sintonia com os anseios e necessidades dos associados.

O quE É uMPLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

17PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2012 / 2016 ASPOMIRES

A Aspomires reuniu diretores, conselheiros, funcionários e associados para discutir e defi-nir de forma conjunta e participativa os rumos da instituição, observando como fundamentos os principais conceitos da administração moderna e bem-sucedida. Esta postura dá consis-tência e segurança para os passos que se seguirão até 2016. saiba como o projeto foi elabo-rado e por que:

Como surgiu a ideia de desenvolver um Plano estratégico para a Aspomires?

A ideia nasceu do compromisso de modernizar e qualificar melhor as ações da associação para ampliar e fortalecer as assistências social, jurídica e financeira. A instituição realizou uma pesquisa para diagnosticar as principais dificuldades e anseios dos associados. Ao longo de seis meses, o levantamento entrevistou 1.180 associados em todo o Espírito santo. A partir deste diagnóstico, a entidade decidiu desenvolver o Planejamento Estratégico com o objetivo de preparar a associação para o futuro.

de que forma o planejamento ajudará a melhorar o atendimento?

o planejamento identificou os pontos fortes e fracos da associação dentro do ambiente in-terno, assim como as oportunidades e as ameaças ao desenvolvimento das atividades vindas do ambiente externo. Estas informações permitiram à associação analisar as necessidades dos clientes, os recursos materiais e humanos disponíveis para a organização do trabalho e as capacidades e as competências da entidade.

de forma detalhada e consistente, o estudo indicou os principais objetivos a serem alcan-çados e quais ações deverão ser desenvolvidas para a construção de um novo gerenciamento e de uma nova estrutura organizacional de modo a atender com excelência o associado, ga-rantindo-lhe satisfação e bem-estar.

COMO fOICONSTRuÍDO O PLANO

GiSleide MouRA P. G. de ASSiSBoMBEirA MiliTAr AssociAdA

Em 1990, ingressou na Polícia Militar do Espírito santo e, no ano de 1996, passou para o corpo de Bombeiros Militar. É asso-ciada da Aspomires desde 1999, quando a entidade funcionava no centro de Vitória.

1

2

19PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2012 / 2016 ASPOMIRES18 ASPOMIRES PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2012 / 2016

3

4

5

5

6

A associação também definiu um programa de qualificação e um programa de investimen-to em tecnologias de gestão e equipamentos modernos para operacionalizar o trabalho. Com a finalidade de garantir o cumprimento dos objetivos e dos prazos, o Plano conta com o acom-panhamento e a avaliação constantes das ações, possibilitando a identificação e a superação das dificuldades.

Para a consolidação do Plano Estratégico, quais são os desafios do gestor e colaborador estratégico?

o maior desafio é ter abertura para uma visão de futuro. isso porque a rotina tende a criar bloqueios que inibem as mudanças. O gestor precisa adotar uma postura aberta para não per-mitir que as amarras do cotidiano ofusquem a possibilidade de fazer melhor o que sempre se fez. O gestor estratégico é quem busca o aperfeiçoamento permanente porque sabe que a vida se modifica a todo tempo. Quem não acompanha a evolução natural da vida, dos ambientes e das pessoas, deixa de crescer e de aprender.

de acordo com o levantamento e o estudo, o que precisa ser melhorado?

Com a ampliação da estrutura física da sede, a criação das representações no interior e o crescimento permanente do número de associados, a Aspomires percebeu a necessidade de melhor qualificar a estrutura de atendimento. depois de ouvir os associados, os funcionários, os diretores e conselheiros, por meio de pesquisa, reuniões, seminários e debates, o estudo identificou desafios como organizar e controlar os processos internos de gestão, ampliar e qualificar ainda mais a assistência jurídica, investir em tecnologia da informação e da comu-nicação, treinar e valorizar os funcionários, buscar novas parcerias e oferecer novos serviços para aumentar a qualidade de vida dos associados.

Qual foi o método usado pra construir o Plano estratégico?

A associação valorizou a troca de ideias, conhecimentos e experiências e possibilitou a construção democrática e coletiva do Plano Estratégico. O principal método utilizado foi ouvir os associados, os funcionários e os gestores, dando-lhes oportunidade de identificar os pro-blemas e buscar soluções de melhoria do atendimento a partir do consenso, da integração e do alinhamento das propostas. O amplo debate das demandas aconteceu no período de fevereiro a novembro de 2011.

Como a associação está cumprindo o Plano?

A discussão das demandas e o estudo técnico das informações resultaram na elaboração do Mapa e do Plano Estratégico composto por objetivos, iniciativas e ações. de natureza ma-cro, os objetivos estratégicos originaram iniciativas a serem alcançadas, baseadas em metas que deverão ser cumpridas no prazo de 2012 a 2016.

Para se alcançar cada iniciativa foi definido um plano detalhado de ações. E para cada ação se indicou um setor específico ou setores responsáveis pelo desenvolvimento de suba-ções necessárias à execução do Plano, dentro de um processo dinâmico, colaborativo e ama-durecido de trabalho, envolvendo diretores, conselheiros, funcionários e parceiros.

21PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2012 / 2016 ASPOMIRES

Ao longo de quase cinco décadas de vida, a Aspomires enfrentou diferentes desafios para acompanhar as exigências e as transformações administrativas, econômicas e sociais de cada tempo. o Planejamento Estratégico estimulou a entidade a novamente refletir sobre o propósito da organização. A instituição se fez novamente a pergunta: qual é a razão de ser da associação.

Ao reafirmar o que lhe faz sentido e o que lhe motiva a existir, a associação consolidou o seu caminho, definiu aonde se quer chegar e com base em quais crenças e princípios deseja atingir seus objetivos. A reflexão resultou nas seguintes definições que, compartilhadas entre todos os envolvidos, formam uma declaração de compromissos para realização das metas:

MISSãO, VISãO E VALORES

Assegurar e defender o exercício dos di-reitos sociais individuais e coletivos de seus associados.

MiSSÃo

viSÃo

vAloReS

ser excelência na prestação de serviços de assistência social e jurídica a seus associados.

iGuAldAde e JuSTiçA – defender e pro-mover tais valores supremos da associação, decorrentes de princípios fundamentais das cartas Magnas do País e do Estado.

beM-eSTAR – Implementar políticas vol-tadas às assistência social, financeira e jurídica, prioritariamente, e desenvolver outras ações direcionadas à boa qualidade de vida do associado.

HARMoNiA SoCiAl – Atuar como poder moderador na solução de controvérsias entre associados ou entre associados e outros, por meio de ações individuais e/ou coletivas.

vAloRizAçÃo – Contribuir ou promover atividades que levem ao desenvolvimento social, intelectual e profissional dos asso-ciados e funcionários.

fRATeRNidAde – Promover a união e a solidariedade entre associados.

CéliA RAiMuNdA louReNçoPENsioNisTA AssociAdA

A gerente comercial é viúva do 2º Te-nente José de souza Filho, falecido em agosto de 2006. seu esposo perten-ceu ao quadro de músicos da Polícia Militar do Espírito santo e fez parte da família de associados da Aspomires. A pensionista ingressou como associa-da na instituição em novembro de 2006.

MAPA ESTRATÉGICOASSoCiAdoSPRoCeSSoS

iNTeRNoS

MiSSÃoviSÃo 2016Assegurar e defender o exercício dos direitos sociais individuais e coletivos de seus associados.

ser excelência na prestação de serviços de assistência social e jurídica a seus associados.

APReNdizAdo e CReSCiMeNTo

fiNANCeiRo e oRçAMeNTÁRio

AS

SiS

NC

iA S

oC

iAl

AS

SiS

NC

iA J

uR

ÍdiC

A

Modernizar a estrutura

organizacional

Investir em infraestrutura de Tecnologia da

Informação

Criar programa para

inadimplentes

Investir em marketing

iNfR

Ae

ST

Ru

Tu

RA

iNo

vAç

Ão

CA

PAC

iTA

çÃ

od

eS

eM

Pe

NH

o o

Pe

RA

Cio

NA

l

Su

ST

eN

TAb

ilid

Ad

e f

iNA

NC

eiR

A

Treinarfuncionários

Estruturaratividades de funcionários

desenvolver quadro de advogados

Valorizarfuncionários

Ajustarorçamento

diminuircustos

Buscar novas parcerias

Aumentar a receita

Buscar coletiva-mente melhorias

salariais

Aumentar a satisfação dos

associados

Proveratendimento

jurídico esocial

iniciativa

iniciativa

iniciativa

Ações

Ações

Ações

Melhorar a qualidade de atendimento

Estruturar e ampliar a rede de convênios

* Este quadro de objetivos, iniciativas e ações forma uma síntese do Plano Estratégico. Indicadores, metas e o pro-cesso de desenvolvimento do Plano constam em documentos internos e acessíveis aos associados e funcionários.

Criar programa para o associado na passa-gem para inatividade

Criar canal aberto para receber sugestões dos as-sociados.

desenvolver protocolo de atendimento.

criar serviço de atendimento ao associado (sAA) exclusivo por telefone e internet.

reservar cota mensal destinada a empréstimo e auxílios.

Estabelecer convênios nas áreas de educação, qualidade de vida (saúde, turismo e lazer) e assis-tência social.

definir condições de contratação e formas de utili-zação dos convênios.

Manter setor específico para gestão dos convênios.

Buscar melhores descontos nos convênios.

Elaborar ações de estímulo ao lazer, ao turismo e à prática de atividades físicas para militares na passa-gem para reserva.

Promover palestras informativas e educativas para enriquecimento intelectual e para a promoção do bem-estar e da qualidade de vida de militares na passagem para reserva.

1.1

1.2

1.3

Aumentar a satisfação dos associados

objetivo estratégico1

Pe

RS

Pe

CT

ivA

do

AS

So

CiA

do

PAINEL ESTRATÉGICO EPLANO DE AçãO*

GeRSoN MAGAlHÃeS NeToPoliciAl MiliTAr AssociAdo

O policial ingressou no quadro de com-batentes da Polícia Militar no ano de 2011. Logo que começou a sua vida mili-tar, o soldado também passou a integrar a família Aspomires. Quando o Plane-jamento Estratégico estava sendo exe-cutado, o militar atuava no Batalhão de Missões Especiais, uma das unidades especializadas da corporação.

27PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2012 / 2016 ASPOMIRESASPOMIRES PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2012 / 201626

iniciativa

iniciativa

iniciativa

iniciativa

iniciativa

iniciativa

iniciativa

2.1

3.1

2.2

3.2

2.3

3.3

2.4

Ação

Ação

Ações

Ação

Ações

Ação

Ação

Implantar a consulta a andamento de processo online e presencial

Investir em marketing da categoria e institucional

Ampliar quadro deadvogados do interior

Participar e convocar reuniões com outras as-sociações para debate

Qualificar e estruturar o quadro de advogados contratados e creden-ciados

Manter canal aberto de diálogo e debate com governo e repre-sentantes na Assem-bleia Legislativa

Propiciar acompanha-mento da situação da família do associado

Criar cadastro no banco de dados de todos os pro-cedimentos referentes aos atendimentos jurídicos.

Promover de forma conjunta com as instituições mi-litares, órgãos públicos e com outras associações a valorização da categoria.

Credenciar advogados por região conforme demanda.

dimensionar o quadro advocatício de acordo com o número de associados por região.

Elaborar conjuntamente calendário ordinário de reu-niões durante o ano.

sistematizar os procedimentos de atendimento dos advogados.

realizar reuniões de avaliação e seminários de quali-ficação com advogados.

Levar aos governantes e representantes as necessi-dades da categoria.

Contratar assistente social para atendimento na sede.

objetivo estratégico2

Prover atendimentojurídico e social

objetivo estratégico3

Buscar coletivamente melhorias salarias

Pe

RS

Pe

CT

ivA

do

AS

So

CiA

do

Pe

RS

Pe

CT

ivA

do

AS

So

CiA

do

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2012 / 2016 ASPOMIRESASPOMIRES PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2012 / 201628 29

iniciativa

iniciativa

iniciativainiciativa

iniciativainiciativa

1.1

2.1

1.22.2

1.32.3

Ações

Ações

AçõesAções

AçõesAções

Criar novo organograma da organização

desenvolver novo site da Aspomires

reformular Estatutodesenvolver novo banco de dados dos associados

reestruturar proces-sos administrativos

desenvolver programa próprio e remoto de gestão financeira e administrativa

dimensionar as necessidades operacionais e admi-nistrativas da associação.

Propor nova Arquitetura Organizacional para atender a demanda.

Contratar empresa especializada para criar o site.

definir informações relevantes a serem prestadas ao associado.

definir forma de gestão do site.

Nomear comissão para estudo e reformulação do Estatuto.

Transcrever as resoluções de modificações solicita-das e aprovadas.

definir informações a serem inseridas.

recadastrar associados e manter banco atualizado.

Integrar banco de dados à outras necessidades.

Mapear fluxo de processos atuais.

criar fluxo dos processos internos para as respecti-vas diretorias e setores.

definir parâmetros da gestão financeira.

sistematizar o controle administrativo e patrimonial.

Melhorar e adquirir estrutura de hardware e software.

Aumentar a capacidade de acesso à banda larga.

objetivo estratégico1

Modernizar a estrutura organizacional

objetivo estratégico2

Investir em infraestrutura de Tecnologia da Informação

eS

Pe

CTA

Tiv

A d

oS

PR

oC

eS

So

S iN

Te

RN

oS

eS

Pe

CTA

Tiv

A d

oS

PR

oC

eS

So

S iN

Te

RN

oS

31PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2012 / 2016 ASPOMIRES30 ASPOMIRES PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2012 / 2016

iniciativa

iniciativa

iniciativa

iniciativa

3.1

3.2

3.3

3.4

Ações

Ações

Ação

Ação

Elaborar folderes de di-vulgação da Aspomires

Manter canal de notícias diário no site daAspomires

Criar vídeo institucional

Editar uma revista anualmente

Confeccionar permanentemente folderes de divulgação.

Promover reuniões e participar de solenidades em unidades militares para divulgar a associação.

divulgar diariamente as principais atividades e even-tos da Aspomires.

Criar o Guardião Online.

Contratar empresa especializada para produzir vídeo institucional.

Confeccionar revista anual com todas as atividades realizadas durante o ano.

objetivo estratégico3

Investir em marketing

eS

Pe

CTA

Tiv

A d

oS

PR

oC

eS

So

S iN

Te

RN

oS iniciativa

iniciativa

iniciativa

4.1

4.2

4.3

Ação

Ação

Ação

criar fluxo do processo do sistema de assistên-cia financeira

Criar setor e sistema de acompanhamento de inadimplência

Criar normas e con-dições para o pro-grama de prevenção, redução e controle da inadimplência

Formalizar todas as etapas de concessão da assis-tência financeira.

Implantar gestão do banco de dados para controle do pagamento de débitos no setor financeiro.

Elaborar parâmetros para execução do programa de prevenção, redução e controle da inadimplência.

objetivo estratégico4

Criar programa paragestão de inadimplência

eS

Pe

CTA

Tiv

A d

oS

PR

oC

eS

So

S iN

Te

RN

oS

33PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2012 / 2016 ASPOMIRES32 ASPOMIRES PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2012 / 2016

iniciativa

iniciativa

iniciativa

3.1

4.1

4.2

Ação

Ação

Ação

definir atividades de cada função conforme nova estrutura

Criar programa de quali-ficação do quadro deadvogados da Aspomires

Criar canal de comuni-cação para desenvolvi-mento das atividades de assistência jurídica

distribuir atividades funcionais por diretoria.

sistematizar procedimentos, inconformidades e fluxo de soluções.

Manter canal de comunicação remoto constante com advogados, permitindo novas instruções, o de-senvolvimento e a melhoria da assistência prestada ao associado.

objetivo estratégico3

Estruturar atividades de funcionários

objetivo estratégico4

desenvolver quadro de advogados

Pe

RS

Pe

CT

ivA

de

Ge

ST

Ão

de

Pe

SS

oA

S

Pe

RS

Pe

CT

ivA

de

Ge

ST

Ão

de

Pe

SS

oA

S

iniciativa

iniciativa

iniciativa

iniciativa

1.1

2.1

1.2

2.2

Ações

Ação

Ações

Ação

realizar reuniões men-sais de avaliação de de-sempenho envolvendo a diretoria de Pessoal (dP) e os funcionários

Criar programa de avalia-ção de funcionário pelos associados e diretores

Investir na capacitação de funcionários

Criar sistema de premia-ção para funcionários

Criar mecanismo de desempenho coletivo e individual.

Manter os funcionários atualizados com informações da gestão e do desempenho da associação, preservando o diálogo e a cooperação profissional.

Implantar sistema de avaliação semestral do desem-penho de funcionário pela administração e associados.

oferecer cursos para qualificação de funcionários.

Promover intercâmbio de setores para facilitar a inte-gração e a parceria entre funcionários.

desenvolver programa de incentivo à produção e ao de-senvolvimento profissional através do oferecimento de premiações, cursos de atualização e outros benefícios.

objetivo estratégico1

Treinar funcionários

objetivo estratégico2

Valorizar funcionários

35PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2012 / 2016 ASPOMIRES34 ASPOMIRES PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2012 / 2016

iniciativa

iniciativa

iniciativa

iniciativa

3.1

4.1

3.2

4.2

Ação

Ação

Ação

Ação

Implantar parcerias com iniciativa privada para exploração de espaçoe serviços

Elaborar orçamento discriminado

Ampliar programasde crédito

Criar controle doorçamento em banco de dados

Locar espaços diversos.

identificar por setores as necessidades orçamentárias.

Implantar programa de crédito habitacional.

criar um sistema de contabilidade específico.

objetivo estratégico3

Buscar novas parcerias

objetivo estratégico4

Ajustar orçamento

Pe

RS

Pe

CT

ivA

do

fiN

AN

Ce

iRo

Pe

RS

Pe

CT

ivA

do

fiN

AN

Ce

iRo

iniciativa

iniciativa

iniciativa

iniciativa

iniciativa

1.1

2.1

1.2

2.2

2.3

Ações

Ações

Ações

Ações

Ações

Buscar novas formasde receita

Otimizar uso de material de expediente

Buscar novosassociados

Otimizar uso de meios de comunicação

Otimizar despesas com patrocínios diversos

reduzir inadimplência e incentivar a quitação de dé-bitos atrasados.

Implantar novas fontes de receita.

reduzir para um único formulário digitalizado todas as informações para fornecimento de auxílios.

Implantar o sistema de digitalização de documentos para arquivo (inclusão, auxílios).

dimensionar gastos com aquisição de material de expediente.

Promover ações de divulgação da associação.

Oferecer descontos para incentivar a adesão de no-vos associados.

Utilizar email como canal de comunicação online.

Estipular cotas para linhas telefônicas.

substituir FAX de bobina pelo de folha A4.

Usar parâmetros de custo e benefício para patrocínio de eventos nas unidades da Polícia Militar e Bombei-ro Militar.

Buscar patrocínio para jornais e revistas da Aspomires.

objetivo estratégico1

Aumentar a receita

objetivo estratégico2

diminuir custos

37PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2012 / 2016 ASPOMIRES

luCieNe PiMeNTel PiNToPoliciAl MiliTAr AssociAdA

Ingressou no quadro de saúde da Polícia Militar do Espírito santo em 1995. É asso-ciada da Aspomires desde 2000. Quando o Plano Estratégico começou a ser im-plantado, ela estava grávida da daniela.

Quando decide olhar para frente, uma organização precisa estar preparada para valorizar o que construiu ao longo da trajetória e ainda saber analisar os desafios e identificar as opor-tunidades do presente.

criada em 1965, a associação aprendeu com a luta de cada dia a enfrentar os obstáculos e a transformar dificuldades em caminhos de crescimento e renovação para atender às neces-sidades e anseios dos associados.

No decorrer do tempo, a entidade superou limitações com trabalho, inteligência, criativida-de e ousadia, tendo como alicerces a responsabilidade, a ética, a confiança, a solidariedade e o respeito à dignidade de todas as pessoas.

O Planejamento Estratégico é o resultado do amadurecimento da Aspomires. Trata-se de uma ferramenta de gestão em que todos participam da construção e do fortalecimento de uma instituição feita de compromissos com o bem-estar e a qualidade de vida dos associados.

Em direção aos 50 anos de vida, a Associação dos Militares da reserva, reformados, da Ativa da Polícia Militar e do corpo de Bombeiros Militar e Pensionistas de Militares do Estado do Espírito santo (Aspomires) mantém os passos firmes na condução do futuro para se con-solidar ainda mais como uma valiosa companheira dos militares capixabas e de suas famílias e como uma parceira no desenvolvimento da cidade e da sociedade.

PASSOS fIRMESPARA O fuTuRO

ARquITETuRAORGANIZACIONAL DA ASPOMIRES

CoNSelHo diReToR

Presidente

vice-Presidente

Secretaria Tesouraria diretoria dePessoal

diretoria dePatrimônio

diretoria deAssuntosJurídicos

diretoria deinterior

ConselheirosTitulares

Secretário ConselheirosSuplentes

diretoria deRelaçõesPúblicas

diretoria definanças

diretoria deAção Social

CoNSelHo delibeRATivo e fiSCAl

Presidente

vice-Presidente

1

8

9

10

12

1113

14

15

6

7

3

4

5

2

5

15

CeNTRo de PRoCeSSAMeNTo de dAdoS (CPd)

AColHiMeNTo AoS ASSoCiAdoS

1TeSouRARiA

2ASSiSTÊNCiA JuRÍdiCAdiReiTo de fAMÍliA

3CoNSelHo delibeRATivoe fiSCAl (Cdf)

4CoNSelHo diReToR (Cd)

10ASSiSTÊNCiA JuRÍdiCAdiReiTo CÍvel

6ReCePçÃo AoS ASSoCiAdoS

7eQuiPe de fuNCioNÁRioS

8ASSiSTÊNCiA JuRÍdiCAdiReiTo CRiMiNAl

9ATeNd. dA diReToRiA JuRÍdiCA

11ATeNd. dA diReToRiA JuRÍdiCA

SeCReTARiA

ReCePçÃo AoS ASSoCiAdoS

ATeNd. PARA CoNCeSSÃo de beNefÍCioS e AuxÍlioS

12

13

14

exPedieNTe iNSTiTuCioNAl

diretoria executivaPresidente – capitão PM ref Nailson Pedro TolentinoVice-presidente – coronel BM rr carlindo Tristão charpinel

1º secretário – 2º Tenente PM ref Eutiquio salles campos2º secretário – 2º sargento PM ref clarindo Maia Pereira1º Tesoureiro – capitão PM rr cláudio dos santos2º Tesoureiro – capitão PM rr Pedro da Motta

dir de Patrimônio – 3º sargento PM ref João Batista ramos de Almeidadir de relações Públicas e de Ação social – coronel PM ref José Maria leitedir de Assuntos Jurídicos – coronel PM ref carlos Augusto de oliveira ribeirodir de Pessoal – coronel BM rr carlindo Tristão charpineldir de Finanças – coronel PM ref ciromar Garciadir de interior – coronel PM rr Adilson silva Tolentino

Conselho deliberativo e fiscal (Cdf)Membros TitularesPresidente – coronel PM ref Guilherme rodrigues dos santosVice-Presidente – coronel PM ref robinson Pereira de souza2º Vice-presidente – coronel PM ref Jair cruz do Nascimentosecretário – 1º Tenente PM ref Antônio cordeiro da silva

Conselheiroscoronel PM ref licínio Vicente loureirocoronel PM ref Paulo José soares serpa1º Tenente PM rr Jorge luiz de Melo Barbosa

Membros Suplentes do Cdfcoronel PM ref ciromar Garciacapitão PM rr José luiz de Faria3º sargento PM ref Gilson deoclécio

exPedieNTe TéCNiCo

Coordenação do Planejamento estratégico – cel PM rr Adilson silva Tolentino | Coordenação de Publicação – cel PM ref José Maria leiteJornalista Responsável – simony leite siqueira (MTB – 609) | Projeto editorial / Texto – simony leite siqueira

Projeto Gráfico / Diagramação – Paulo Arrivabene | Capa – Paulo Arrivabene | fotos – Fábio Machado | Projeto 3d – Filipe stefanonimpressão – Gráfica e Editora GsA

Associação dos Militares da Reserva, Reformados, da Ativa da Polícia Militar e do Corpo de bombeiros Militar e Pensionistas de Militares do estado do espírito Santo

rua Francisco rubim, nº 445, Bento Ferreira – Vitória – Espírito santo – cEP: 29.050-680

Tel: 27. 3212-8388 / Fax: 27. 3212-8351 / [email protected]

www.aspomires.com.br