planejamento e gerenciamento das aulas

21
PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DAS AULAS Fabiana Rocha Josenilson Alves Letras VI Língua Inglesa Prof.ª: Ariane Peixoto

Upload: fabiana-almeida

Post on 10-Jul-2015

70 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Planejamento e gerenciamento das aulas

PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO

DAS AULAS

Fabiana Rocha

Josenilson Alves

Letras VI

Língua Inglesa

Prof.ª: Ariane Peixoto

Page 2: Planejamento e gerenciamento das aulas

Língua Inglesa

Page 3: Planejamento e gerenciamento das aulas

Por que fazer plano de Aula?

Os professores que não escrevem o seu próprioplano de aula correm o risco de seguir cegamente olivro didático, cujos autores, por mais abrangentesque sejam, jamais poderiam conhecer a sua classecomo você mesmo. O livro didático oferece umaestrutura geral para o seu ensino, mas cada liçãoexige o seu próprio planejamento, que pode garantirque sua aula tenha uma estrutura clara, com umcomeço, meio e fim definidos. E você pode inseriratividades extras e material para atender àsnecessidades de uma determinada classe e aos seuspróprios interesses.

Page 4: Planejamento e gerenciamento das aulas

Gerenciamento de aulas

Usamos o termo "gerenciamento"para abranger termos comoplanejar, dar instruções, analisarreações, pensar à frente.

Page 5: Planejamento e gerenciamento das aulas

Planejar

Os planejamentos mensal e semestralsão tão importantes quanto oplanejamento de cada lição. Uma dasformas de fazer um planejamento éobservar o índice do livro didático edividir as lições ao longo do ano letivo.Observar como você pode ajustar aslições e inserir material complementar.

Page 6: Planejamento e gerenciamento das aulas

Organizar

Você precisa organizar os equipamentos ematerial antes da aula e durante a lição, énecessário organizar e planejar o uso dotempo pelos alunos. Deve-seorganizar, também, a forma com que osalunos farão as atividades de prática dalíngua. A organização física da sala de aula émuito importante. A posição das cadeiras emesas, para que os alunos possam trabalharem pares.

Page 7: Planejamento e gerenciamento das aulas

Dar instruções A melhor forma de garantir que as intruções

sejam claras é visualizar cada atividadeenquanto estiver planejando a aula.Torne asinstruções diretas, curtas e simples. Antes decomeçar o exercício, faça perguntas paraverificar se os alunos entenderam. Se vocêtentar se colocar no lugar dos alunos, será maisfácil escolher o tipo mais adequado deinstruções, seja em inglês ou na sua próprialíngua.

Page 8: Planejamento e gerenciamento das aulas

Analisar reações

Um dos maiores problemas para osprofessores inexperientes é ouvir o que osalunos dizem e, em seguida, reagiradequadamente. A melhor forma de lidarcom o problema é conhecer a sua classe.Você saberá prever os erros e será mais fácilouvir e entender as dúvidas dos alunos.Coloque-se no lugar do aluno, pense noindivíduo. Alguns precisam deincentivo, outros esperam que aponte seuserros e aprendem com as correções.

Page 9: Planejamento e gerenciamento das aulas

Pensar à frente Os bons professores são flexíveis. Sabem o que

buscam e quando devem deixar de lado umplano e atender às necessidades específicas deuma classe, ou como reagir à produção de umaestrutura lingüística que não tinha sidoplanejada. Você precisa ter seus objetivos emmente. É importante monitorar o que estáacontecendo na sala de aula e relacionar esseseventos ao seu plano de aula e ao seu livrodidático.

Page 10: Planejamento e gerenciamento das aulas

Metas e objetivos realistas

Como bom professor, você deverá saber oque cada indivíduo pode realizar. O sucessoé algo relativo à habilidade individual e aoponto de partida. É também necessário serrealista em relação às metas e aos objetivos.Como progredir como professor ? Sejaambicioso, porém realista.

Page 11: Planejamento e gerenciamento das aulas

Escolha e uso de materiais publicados

Page 12: Planejamento e gerenciamento das aulas

Considerações quanto ao material

O que mais importa é encontrar o livro didáticoadequado a sua situação de ensino. Há, tambémoutras categorias de materiais publicados aconsiderar, seja para a sua escola, seja para seremrecomendados aos pais e alunos. Podem incluir:livros de gramática, dicionários, livros para leituraem sala de aula, materiais suplementares para salade aula, materiais de auto-estudo para os alunos ematerial para aperfeiçoamento do professor. Éimportante que seja uma escolha acertada, que lhedê o melhor retorno possível.

Page 13: Planejamento e gerenciamento das aulas

AnalisarO ponto-chave é saber do que você precisa.

Há que analisar as necessidades da classe:idade, número de alunos, equipamentos,horas por semana, objetivo de aprendizado,objetivo do material (pontos fortes edeficiências), nível do idioma e horas porano.

Page 14: Planejamento e gerenciamento das aulas

A escolha do livro didático

Consistirá de três ouquatro elementos:

Livro do aluno

Livro do professor

Livro de exercícios

DVD

Page 15: Planejamento e gerenciamento das aulas

Livro do Aluno Você deve analisar o livro do aluno sob dois

aspectos: o seu ponto de vista e o ponto de vista doaluno. Você pode verificar se a abrangência emetodologia estão de acordo com as suasnecessidades. Se o nível de linguagem e a faixaetária do público-alvo estão de acordo com o perfilda sua classe e se o número de horas necessáriaspara cobrir cada nível é o mesmo de horas do seuano letivo. Há, também, que considerar se osalunos responderão positivamente aos tópicos e àsatividades do livro.

Page 16: Planejamento e gerenciamento das aulas

Livro do professor

Um bom livro do professorirá ajudá-lo a otimizar os seuspontos fortes e servir deapoio às suasdeficiências, além de ajudá-loa evoluir.

Page 17: Planejamento e gerenciamento das aulas

Livro de exercícios

Quanto mais claro estiver a utilizaçãodo livro de exercícios para você, e o quevocê deseja fazer com ele, mais fácilserá encontrar um livro adequado. Sãopara reforçar e ampliar o trabalho feitocom o livro do aluno. Alguns são parauso em classe, outros para casa cominstruções que devem ser claras.

Page 18: Planejamento e gerenciamento das aulas

DVD

Deve ter total clareza de sua função. Analise ascaracterísticas-chave que você deve procurar e queservirá de ajuda.

modelos claros para a produção das estruturaslingüísticas;

diálogos realistas;

atividades específicas de pronúncia e entonação

Músicas;

textos formais para a compreensao oral;

variedade de sotaques;

inglês americano/britânico;

Page 19: Planejamento e gerenciamento das aulas

A escolha do material complementar

Conjunto de materiais para seremutilizados como atividades extras emáreas que o livro didático não cobrecom a profundidade necessária, ou emque seus alunos apresentam problemasespecíficos. A escolha do materialdependerá da escolha do livro didático.

Page 20: Planejamento e gerenciamento das aulas

Ampliando o livro didático: elaborando seu próprio material

Mesmo o melhor livro didático necessitará de ampliaçõese adaptações de tempos em tempos. A maioria dosprofessores acaba fazendo isso, visto que conhecem asnecessidades específicas da classe de uma forma quenenhum autor jamais poderia saber. Portanto, se vocêquiser elaborar seu próprio material, lembre-se que éimportante ter total clareza do objetivo do material,decidir a duração de cada atividade, incluir ilustrações,pensar em como seus alunos irão guardar o material apósutilizá-lo. Uma vez escrito o seu material, mostre a umcolega para que analise e você possa saber se atingiu oseu objetivo.

Page 21: Planejamento e gerenciamento das aulas

Objetivo do Plano de Aula

Escrever um plano de aula é a garantiade que cada estágio ou passo da aulatenha sido pensado da maneira certa, eque tenha sido analisada a formas depassarmos de um estágio a outro. Issotambém pode garantir que exista umequilíbrio perfeito entre a prática dashabilidades e uma boa variedade deatividades.