planejamento alimentar

7
Paciente: Jéssica Diane Bail Peso: 78 kg Altura: 1,63 m IMC: 27 kg/m² - eutrófico e normal VET(Valor Energético Total): 2.397 Kcal/dia em atividade leve TRATAMENTO INICIAL: 1. Remoção de Xenobióticos: panelas e produtos de alumínio, uso de desodorantes aerosol com alumínio, evitar produtos quentes em potes plásticos, retirar produtos industrializados com corantes artificiais, conservantes. 2. Remoção de Patópgenos: aumentar o consumo de alimentos que combatem as bactérias e fungos, ruins para o organismo. 3. Introduzir suplementação de prébióticos e para prevenção de flacidez. RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS * Mastigue muito bem os alimentos: Mastigar bem os alimentos é fundamental para uma boa digestão. Os alimentos bem fragmentados facilitam a ação das enzimas digestivas e assim serão completamente digeridos sendo mais bem absorvidos e aproveitados pelo organismo. Outro fator importante, é que na composição da saliva existe um fator de crescimento da epiderme, que facilita a recuperação gastrintestinal. * Faça as refeições de maneira consciente, com calma e em local tranqüilo: evite ambientes com excesso de

Upload: brena-de-la-concepcion

Post on 17-Dec-2014

142 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Planejamento alimentar

Paciente: Jéssica Diane Bail

Peso: 78 kg

Altura: 1,63 m

IMC: 27 kg/m² - eutrófico e normal

VET(Valor Energético Total): 2.397 Kcal/dia em atividade leve

TRATAMENTO INICIAL:

1. Remoção de Xenobióticos: panelas e produtos de alumínio, uso de desodorantes aerosol com alumínio, evitar produtos quentes em potes plásticos, retirar produtos industrializados com corantes artificiais, conservantes.

2. Remoção de Patópgenos: aumentar o consumo de alimentos que combatem as bactérias e fungos, ruins para o organismo.

3. Introduzir suplementação de prébióticos e para prevenção de flacidez.

RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS

* Mastigue muito bem os alimentos: Mastigar bem os alimentos é fundamental para uma boa digestão. Os alimentos bem fragmentados facilitam a ação das enzimas digestivas e assim serão completamente digeridos sendo mais bem absorvidos e aproveitados pelo organismo. Outro fator importante, é que na composição da saliva existe um fator de crescimento da epiderme, que facilita a recuperação gastrintestinal.

* Faça as refeições de maneira consciente, com calma e em local tranqüilo: evite ambientes com excesso de barulho, procure repousar os talheres e ter calma para se alimentar em ambiente tranqüilo.

* Evite a ingestão de líquidos as refeições: eles diluem os sucos digestivos prejudicando a digestão. Aumentam o pH intestinal neutralizando o HCl propiciando o aumento de patógenos. O ideal seria ingeri-los 15 minutos antes ou 1 hora depois das refeições menores e 2 horas depois de refeições grandes. Dentro deste período restrinja o consumo para 200ml e de preferência água, suco de abacaxi, mamão ou limão com hortelã.

* Hidrate-se bem: consuma pelo menos 2 litros de líquidos na forma de água, água de coco, chás, sucos e sopas distribuídos durante o dia. Como água pura não consuma menos que 1 litro por dia.

Page 2: Planejamento alimentar

* Fracione sua alimentação em 5 ou 6 ao dia: evite consumir grandes volumes em uma única refeição, principalmente a noite. Café da manha, colação, almoço, lanche, jantar e ceia.

* Evite o Consumo exagerado de carnes: limite a porção para 100 a 120g/refeição (cortes magros) e procure fazer um rodízio de carnes durante a semana como vermelha, ovos, frango, peixes (2x na semana), carne de soja.

* Evite frituras e alimentos gordurosos: possuem digestão mais lenta, alteram a microbiota intestinal. Utilize óleos mesmo vegetais com moderação (canola e milho) mas preferencialmente.Evite frituras, gorduras de origem animal, margarinas, maionese, caldos industrializados, molhos prontos para

salada, bacon e dê preferência á óleos essenciais com moderação como: gordura de coco, azeite de oliva (não deve ser aquecido).

* Evite consumo de álcool: induz a inflamação da mucosa, aumentando a permeabilidade, consome os estoques orgânicos de nossos antioxidantes, como a glutationa e a vitaminaC.

* Evite alimentos ricos em açúcar e carboidratos refinados (pão francês e branco, arroz polido, biscoitos, bolachinhas salgadas ou doces, massas): tendem a alcalinizar o pH intestinal . São susceptíveis á fermentação e a produção de gases que levam a distenção abdominal, sensação de inchaço.

* Prefira alimentos integrais ricos em fibras: Substitua alimentos refinados por grãos e cereais integrais (milho, arroz integral, soja, grão de bico, lentilha e ervilha) são ricos em fibras solúveis e insolúvies, amido resistente, que auxiliam o funcionamento regular do intestino, no equilíbrio da microbiota e na integridade da mucosa. Ainda faz o controle da glicose, síntese de colesterol hepático e efeito protetor contra câncer de cólon.

Atenção! – alimentos como TRIGO, AVEIA, CENTEIO e CEVADA, apesar de ricos em fibras, serão restritos nesta etapa do tratamento e não devem ser ingeridos num período de 30 dias consecutivos. Como opção utilize: arroz (farinha, farelo), Milho (farinha, fubá ou amido), batata (fécula) Mandioca (farinha, fécula), soja (farinha).

* Aumentar o consumo de frutas 5-9 porções por dia: efeito probiótico (alimentam as boas bactérias do nosso organismo) , ricos em fibras, fitoquímicos com efeitos antioxidantes. Procure ingerir diferentes qualidades e cores, preferencialmente em sua forma crua, in natura e orgânico.

* Dê preferência a alimentos orgânicos: livre de agrotóxicos e fertilizantes, especialmente aqueles consumidos com maior freqüência .

Page 3: Planejamento alimentar

* Evite alimentos industrializados: com corantes artificiais, conservantes, aromatizantes e acidulantes. Prefira alimentos naturais vivos e energizantes.

* Para estimular a digestão: consuma alimentos ácidos, como suco de limão e abacaxi com hortelã, abacaxi como fruta, também o mamão que apesar de não ácido contém enzimas que irão ajudar na digestão das carnes.

EVITE Brássicas: couvefolhas (couve), raízes (nabo, rabanete), sementes (colza, mostarda), gemas (couve-de-bruxelas, repolhos) e flores (couve-flor, brócolis) no almoço e/ou jantar

Isoflavonas da Soja: As isoflavonas são encontradas no grão de soja, brotos de alfafa, sementes de linhaça, trevo vermelho, entre outros vegetais. Na soja, as isoflavonas estão distribuídas em todo o grão, tendo maior concentração no gérmen do grão da soja.

1. CONSUMIR MAIS FONTES DE IODO

Alga kombu, Alga ágar-ágar, Alga arame, Sal iodado, Alga nori, Mariscos, Crustáceos.

2. CONSUMIR MAIS FONTES DE SELÊNIO

Ostra, Bacalhau, Atum, Sardinha, Farinha de trigo integral, Castanha do Pará, Germe de trigo, Salmão, Linguado, Farelo de arroz, Anchova, Farinha de centeio, Ovo, Arroz integral.

3. FAÇA RESTRIÇÃO AO LEITE x AUMENTE CONSUMO DE CALCIO

Evite: creme de leite, leite de vaca, queijos, leite condensado, produtos que contenham leite. Aumente o consumo de gergelim e vegetais verde escuros.

SUPLEMENTAÇÃO:

1. Silimarina – 500mg/dia 2 cápsulas ao dia – almoço e jantar – mande para 30 dias

2. Irvingia Gabonensis 150mg Cromo 300 mcg Extrato de Romã 200 mg Spirulina 100mg Citrus Aurantium 300 mg Tomar 2x/dia antes do almoço e antes do jantar Mande para 30 dias

EXEMPLO DE CARDÁPIO

09h00 – shake matutino SHAKE MATUTINO

Abacaxi ou limão

Page 4: Planejamento alimentar

1 colher de farinha de casca de maracujá

1 maçã com casca

Adoçante agave ou stevia

1 copo de água ou água de coco

Coloque tudo no liquidificador e bata. TOMAR TODOS OS DIAS

2 ovos caipiras mexido com tomate, cenoura ralada e cheiro verde (adicionar gergelim e sal)

1 pera ou outra fruta de preferência (colocar canela em pó)

12h15 – Almoço 1 prato de folhas verdes mistas com azeite de oliva

1 porção protéica (carne vermelha 120g – só 2x na semana; ovo 1 por dia caso queira e de preferência de galinha caipira;Frango 2 a 3 x na semana, peixes 2x na semana (atum, saridnha, salmão entre outros)

Arroz integral (Max 4 colheres de sopa)

Feijão ou outro grão (lentilha, feijão branco, ervilha etc.)

Abobrinha no vapor e ervas e azeite de oliva (algum legume)

Pós academia 4 unidades de castanha do Pará +2 damascos ou 2 ameixas

1 xicara de chá branco

16h00 – lanche da tarde 2 1 sanduiche de pão integral com cenoura ralada, ovo, tomate e alface ou outro verde picado com azeite de oliva e uma pitada de sal)

1 xícara de chá de casca de abacaxi com canela (ou outro chá)

18h40 – pré faculdade 2 fatias de pão integral com patê de tofú com atum+cenoura ralada+pepino fatiado cru

Chá de hibisco com canela

21h00 – lanche faculdade 1 ou 2 frutas picadas polvilhadas com canela

Não comer macarrão, pão, salgados assados, nem doces e gorduras nesse horario