planejamento 2012 2015

Upload: douglas-santos

Post on 07-Jul-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/18/2019 Planejamento 2012 2015

    1/21

    CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE

    PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – 2012/2015

    Esta proposta de Planejamento Estratégico é fruto da necessidade de termos uma Convençãoque seja dinâmica, visando operacionalizar sua razão de existir, ou seja a sua missão,ajustando-a a uma visão desse perodo de tempo!

    Para a sua ela"oração, tomou-se por "ase o P#$%E&$ C'( )*+*, que vigorou até o fim do anode )*+* e ainda vem servindo de "ase para as decises e açes administrativas neste ano de)*++!

    $ptamos por um Planejamento Estratégico da C'(, para que fiquem "em claras as reas geraisque precisam ser alcançadas, "em como os programas afins de cada rea, com as respectivasestratégias de ação, com metas e prazos definidos, visando via"ilizar uma avaliação regular e

    um novo direcionamento! Em princpio estamos sugerindo um perodo de quatro anos, de modoque no primeiro ano de avaliação se acrescente dois anos mais e da para frente sempre maisum ano, ficando a Convenção com uma visão de futuro de pelo menos cinco anos . sua frente!

    Para facilitar a compreensão estamos usando os seguintes termos/ Planejamento Estratégico,0reas gerais, Programas, Estratégias e 1etas!

    Para fins de atuação da Convenção consideraremos as seguintes quatro macro reas quea"rangem dez regies, como segue, visando permitir que os diversos programas e eventosdenominacionais estejam mais pr2ximos de todas as 3ssociaçes #egionais, além deracionalizar os custos do atendimento e permitir maior intercâm"io entre as 3ssociaçes!

    4 5 1acro #egião 6orte

    +! #egião das 0guas 1inerais

    3ssociação Centro (luminense

    3ssociação Extremo 6orte

    3ssociação 6orte (luminense

    3ssociação Pioneira

    )! #egião da Pedra 7isa

    3ssociação 7este

    3ssociação 6oroeste

    3ssociação Plancie

  • 8/18/2019 Planejamento 2012 2015

    2/21

    3ssociação Plani-6orte

    44 5 1acro #egião Centro

    8! #egião $ceânica

    3ssociação 7itorânea

    3ssociação 6ova 'etel

    3ssociação 9erra 7itoral

    3ssociação 9erramar

    :! #egião das 9erras

    3ssociação Entre 9erras

    3ssociação Parai"ana

    3ssociação 9erra dos ;rgãos

    3ssociação 9errana

    3ssociação Costa 7este

    3ssociação =onçalense

    3ssociação 6iteroiense

    444 5 1acro #egião da 'aixada

    >! #egião 1etropolitana 4

    3ssociação E"enezer 

    3ssociação 4guaçuana

    3ssociação 6ovo ?orizonte

    3ssociação Primeiro Centenrio

  • 8/18/2019 Planejamento 2012 2015

    3/21

    3ssociação @ueimadense

    A! #egião 1etropolitana 44

    3ssociação 'elforroxense

    3ssociação 1eritiense3ssociação 1esquitense

    3ssociação 6ilopolitana

    B! #egião 1etropolitana 444

    3ssociação Caxiense

    3ssociação Centro 1ageense

    3ssociação 1ageense

    3ssociação 6orte Caxiense

    4 5 1acro #egião 9ul

    9. #egião do ale do Para"a

    3ssociação das 3gulDas 6egras

    3ssociação Centro 9ul

    3ssociação 9ul (luminense

    10. #egião 3tlântica

    3ssociação Costa erde

    3ssociação 9udeste

    3ssociação erdes 1ares

    Estamos listando programas, açes estratégicas com metas a serem atingidas depois de um processo de consulta aos presidentes e executivos das 3ssociaçes em encontros realizadosno fim do ano de )*+*, depois em reunião com os gestores foi feito um direcionamento prévio, seguido de outro encontro dos gestores e a comissão eleita pelo ConselDo para darassessoria na ela"oração do Planejamento e por ltimo uma apresentação ao ConselDo queocorreu em dois momentos, sendo que entre um e outro momento, Douve novo encontrocom os Presidentes e Executivos das 3ssociaçes!

  • 8/18/2019 Planejamento 2012 2015

    4/21

    Conclumos esta apresentação do Planejamento Estratégico da C'( com o seguinte texto/FConsagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem sucedidosG!HProvér"ios +>!8 64I 9a"emos, como equipe de gestores e mem"ros assessores daComissão de Planejamento, que a operacionalização deste Planejamento requer de todosuma atitude determinada, mas que s2 frutificar com a "Jnção de Keus!

     6os entregamos a Keus na "usca de fazermos o melDor para o seu reino, portanto/ F3 Keustoda Donra, toda gl2ria e todo louvor, agora e para sempreG!

    %osé 1aria de 9ouza 5 Pastor 

    Kiretor Executivo da C'(

    Equipe responsvel pelo Planejamento/

    Presidente 5 Pastor anderlei 'atista 1arins

    Kiretor Executivo 5 Pastor %osé 1aria de 9ouza

    Kepartamento de Educação #eligiosa 5 1arcos LumpcDiatte 1iranda

    Kepartamento de Evangelismo e 1isses 5 Kulcinéa 'arros da 9ilva

    Kiretor do 3campamento 'atista de #io 'onito 5 %osé #u"ens Kantas

    Kiretor =eral da %unedas 5 3milton #i"eiro argas

    Kiretor do 7ar 'atista 5 3rtur =eraldo 'elmont

    Kiretor do Colégio e (aculdade 'atista de Campos 5 %adMr Peixoto de 7imaNnião 1issionria de ?omens 'atista (luminense 5 E"enezer 3lves da 9ilva

    Nnião (eminina 1issionria 'atista (luminense 5 %oice de 9ouza 6ogueira

    %uventude 'atista do Estado do #io de %aneiro 5 (elipe 9ilva de $liveira

    3ssociação dos Kiconos 'atistas do Estado do #io de %aneiro 5 %ose 3lcir 3Mres de 9ouza

    3ssociação dos 1sicos 'atistas (luminenses 5 3ltiene Correa das (lores

    $rdem dos Pastores 'atistas do 'rasil 9eção (luminense 5 3ugusto CarvalDo #odrigues

    Comissão 3ssessora de Planejamento 5 #o"erlan %ulião da 9ilva, 3milton #i"eiro argas,$zéas Kias =omes e 7écio Kornas

  • 8/18/2019 Planejamento 2012 2015

    5/21

    ALGUNS CRITÉRIOS GERAIS ESTÃO SENDO CONSIDERADOS NA EXECUÇÃODESTE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA CBF:

    1. 3lcançar a totalidade das 4grejas! $ que se pretende é que todas as 4grejas cooperantescom a C'( deverão ser alvo de cada propostaO

    2. 3lcançar prioritariamente o lder! $ projeto da C'( poder levar em conta, dependendoda natureza da proposta, tanto o crente diretamente, quanto a 4greja como 4nstituiçãoOmas dever priorizar o formador de opinião, ou os multiplicadores do nosso tra"alDoO

    3. 9ervir para operacionalizar o alcance da 1issão da Convenção e a sua isão! 3 1issãoda Convenção não é fazer, mas ajudar a 4greja a fazer! 9E#4# Q 4=#E%3!   3Convenção poder ajudar a 4greja a fazer o que não pode fazer sozinDa, mas tam"émajud-la a otimizar os recursos Halcançar melDores resultadosI mesmo quando ela planejar fazer sozinDaO

    4. 4r além dos recursos financeiros acessveis atualmente! Estudaremos o que precisa serfeito e depois avaliaremos convJnios, patrocnios, e levantamentos de recursos para suaexecução!

    5. 9er uma resposta ousada aos desafios enfrentados pela Convenção, . partir da realidadedas igrejas locais e da realidade dos municpios do Estado do #io com exceção dacapital!

    >! 9er um recurso dinâmico no processo de vida denominacional facilitando ajustesanuais!

    ALVOS GERAIS UE DEVERÃO SER ALCANÇADOS COM ESTEPLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: !É " CBF #$%&'()*+ ,$" %(,,-+.

    1. ia"ilizar um processo de evangelização ousado e intencional 5 3través dos programas definidos pretendemos que a evangelização a nvel do crente, como daigreja local e nos âm"itos das 3ssociaçes e da Convenção seja mais efetiva eintencionalO

    2. Kesenvolver açes prticas que visem a plantação de novas igrejas - Este é semduvida um dos nossos maiores desafios!

    3. ia"ilizar caminDos que sirvam de apoio ao pastor - @uer enfrentando a temtica dosustento, da atualização ministerial ou para oferecer apoio aos pastores para omelDor desempenDo de suas funçes!

    4. (ortalecer o tra"alDo no âm"ito associacional e regional 5 Cremos que um tra"alDoassociacional forte resultar em uma Convenção forte, numa denominação quecumprir "em sua missão e visão! $ que se pretende é dar operacionalidade as3ssociaçes! $ o"jetivo é que juntos executemos e alcancemos metas que tornem otra"alDo associacional mais efetivo!

    5. Kesenvolver um programa de treinamento de 7deres 5 Precisamos treinar ecapacitar 7deres para atuarem nas mais diversas reas/ E'K, diaconia, ministérios,Pequenos =rupos HCélulas ou 6cleos '"licosI, liderança denominacional, etc!!!

    >! Kinamizar o processo de comunicação dos 'atistas (luminenses 5 @uer a nossacomunicação interna Hentre n2s mesmosI, ou nossa comunicação externaHalcançando os de fora de nossa comunidadeI!

  • 8/18/2019 Planejamento 2012 2015

    6/21

    7. 'uscar maior eficiJncia administrativa 5 &er metas claras de redução de custosO 9ermais efetivos e eficientes na realização de todo o seu tra"alDoO "uscar em algumasreas de atuação da C'( o auto-sustentoO dar mais celeridade ao processoadministrativo encarregando o ConselDo da maioria das decises!

    8. ia"ilizar caminDos para o fortalecimento doutrinrio 5 3través de todos os meios

    de comunicação "em como através de eventos e congressos!9. Kar suporte as igrejas menores 5 Kevemos distinguir através de informaçeslevantadas as igrejas que estão em reas que tenDam menor perspectiva de setornarem auto-sustentveis e multiplicadoras das que estão em reas que apresentamgrandes possi"ilidades de crescimento, para definirmos o tipo de apoio que deva seroferecido!

    10. Kesenvolver uma consciJncia de mordomia Hincluindo patrimRnio e finançasI quenos tornem mais eficientes e pr2speros nesta rea 5 Cremos que tanto a C'(, comoas 3ssociaçes e 4grejas, "em como os crentes, precisamos desenvolver açes eassumirmos compromissos que nos levem a avançarmos nessa rea!

    11. 'uscar uma atuação mais perce"ida na sociedade como um todo 5 Precisamos ter

    uma ação mais efetiva na sociedade quanto a temas comuns, quanto a formação decidadãos comprometidos com os valores do evangelDo, quanto a uma ação decidadania e ação social, quanto a ação evangelizadora através de eventos de massatanto de impacto como de evangelização!

    12. $ferecer as igrejas recursos e consultorias na realização de sua missão 5 $srecursos podem ser disponi"ilizados de vrias formas e as consultorias podem serdiretas ou através de profissionais competentes!

    PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

    CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSES 2012 2015

    MISSÃO

    ia"ilizar a cooperação entre as igrejas "atistas no cumprimento de sua missão como comunidadelocal!

    VISÃO

    9er uma instituição relevante .s igrejas, no cumprimento de sua missão de fazer discpulos de Cristono 'rasil e no mundo, que atua de maneira gil e eficaz!

    VALORES

    1. T'"),&"')#("  5 Kesejamos como gestores denominacionais dar total transparJnciaas açes e realizaçes!

  • 8/18/2019 Planejamento 2012 2015

    7/21

    2. E#3)#(" - 'uscaremos a excelJncia crendo que Keus merece o melDor de n2s!(azendo o melDor possvel Dumanamente e dependendo em tudo de Keus!

    3. F3(4(3(*"*  5 3 Convenção estar atenta .s realidades internas e externas, promovendo constantes ajustes no Planejamento!

    4. V3+#(*"*  5 6o tempo das grandes transformaçes desejamos como gestores

    tornar a C'( mais pr2xima das igrejas e dos crentes "atistas do Estado do #io comrespostas rpidas e decises mais dinâmicas!5. F'$(6(#"7-+  5 3 forma de medir o sucesso do tra"alDo Convencional passa pelo

    critério da frutificação, ou seja, mais 7deres treinados, comunicação mais rpida,mais gente convertida, mais "atismos, mais igrejas fortes e mais igrejas sendoorganizadas!

    6. A8"3("7-+  5 3creditamos no processo de avaliação contnua das açes e metasesta"elecidas para que Daja mais produtividade, mas eficcia, com correção de rotase rumos!

    7. E6(#9#(" 6(#()#(" 5 3 C'( quer fazer a coisa certa, ou seja atender as igrejas emsuas reais necessidades, de modo certo, otimizando recursos, modificando

     processos, reduzindo custos, além de utilizar a melDor técnica na execução de suasaçes!8. I)'"7-+  5 3 C'( deseja que todos os gestores estejam unidos e que todas as

    reas estejam interligadas so" a direção executiva, além de "uscar uma sintonia finacom as 3ssociaçes e as igrejas no processo de execução deste planejamento!

    ;REAS A SEREM ALCANÇADAS E PROGRAMAS RELACIONADOS:

    EVANGELI

  • 8/18/2019 Planejamento 2012 2015

    8/21

    E,'"(",:

    +!+ 'uscar uma parceria entre igrejas grandes com as pequenas KE1

    +!) Envolver as 3ssociaçes através dos promotores regionais KE

    +!8 Produzir materiais especficos de apoio a estas igrejas KE1

    +!: Kefinir quantas e quais são as igrejas que estão nesse perfil KE1

    1.5 #ealizar atividades através das organizaçes que sirvam de motivação C=

    2 P'+'"%" * 6+'"3#(%)+ " P$)", I'@", ,'"(#",

    E,'"(",:)!+ 7evantar +** igrejas que estejam localizadas em reas estratégicas KE1

    )!) Kesenvolver açes missionrias com estas igrejas em reas estratégicas KE1

    )!8 'uscar convJnios para o sustento adequado dos pastores das igrejas KE1

    )!: 3poiar estas igrejas, dentro de critérios pré esta"elecidos, na aquisição de propriedade, visando agilizar o seu processo de crescimento! 6este aspecto serãoconsiderados critérios para doação e critérios para a devolução do valor via"ilizando

    ajudar outras igrejas! KE P'+'"%" * 8")3(>"7-+ &,,+"3

    E,'"(",:

    8!+ Kesenvolver uma campanDa de evangelização pessoal KE1

    8!) $ferecer treinamento de evangelismo pessoal KE1

    8!8 Produzir materiais de treinamento e de evangelização pessoal KE1

    8!: #ealizar açes missionrias envolvendo os crentes na evangelização pessoaltreinados na execução delas KE1

    3.5 4nvestir num programa de discipulado e integração de novos crentes KE1

  • 8/18/2019 Planejamento 2012 2015

    9/21

    P'+'"%" * &3")"7-+ * )+8", ('@",

    E,'"(",:

    4.1 Kefinir +** reas estratégicas para esta finalidade KE14.2 'uscar parcerias com igrejas maiores no projeto de plantação de igrejas KE14.3 3judar na compra de propriedade das novas igrejasO para este o"jetivo serão

    definidos alguns critérios, que considerem a forma de correção do valor em caso deempréstimo para efeitos de devolução via"ilizando ajudar outras igrejas KE

    4.4 $ferecer treinamento especfico so"re estratégias de crescimento de igreja KE1

    5 P'+'"%" * 8")3(>"7-+ * %",,"

    E,'"(",:

    KE1

    6

    P'+'"%" * &"'#'(", %(,,(+)9'(",

    E,'"(",:

    >!+ Kefinir uma região do 'rasil para fazer a parceria com a %16 KE1

    >!) Kefinir um continente ou pas para fazer parceria com a %11 KE1

    >!8 Envolver as 3ssociaçes na realização destas parcerias KE1

    >!: Envolver os pastores na execução da evangelização em outro pas $P''(7

    >!< Promover intercâm"io com os 7deres das reas de parceriaKE1

  • 8/18/2019 Planejamento 2012 2015

    10/21

    EDUCAÇÃO RELIGIOSA

    1 P'+'"%" * 6+'"3#(%)+ *+$'()9'(+

    E,'"(",:

    +!+ Produzir material de apoio para estudos em Pequenos =rupos, Células, 6cleos noslares, ou E'K com contedo ""lico doutrinrio KE#  

    +!) $ferecer um programa de capacitação em interpretação ""lica . liderança KE# 

    +!8 $ferecer um Congresso de capacitação de Professores e 7deres que inclua além doaspecto técnico, "ase teol2gica e doutrinaria KE#  

    +!: #ealizar Congressos #egionais nas 1acro #egies com temas doutrinriosteol2gicos KE#  

    +!< Kesenvolver material de apoio ao Programa de fortalecimento doutrinrio/ 7ivros,revistas, artigos, e materiais udio visuais KE#  

    +!> 1anter a distri"uição de revista para estudo ""lico para o p"lico jovem e adulto, para as igrejas que sejam cooperantes com o Plano Cooperativo, estimulando as que nãosão a se tornarem cooperantes KE#  

    +!A $ferecer alternativas de materiais para serem estudados na Escola '"lica ou outros

    grupos de estudos, mediante a venda deles por preço acessvel KE#  +!B 1anter através da revista gratuita materiais informativos da C'( que visem

    divulgar o Plano Cooperativo, despertar os crentes para a mordomia, oração, evangelização,vida familiar saudvel, fortalecer as igrejas ""lica e doutrinariamente KE# 

    +!S 'uscar patrocinadores para reduzir os custos de produção de todo material produzido KE# 

    +!+* Criar um conselDo editorial responsvel pela edição da revista/ currculo, escritorese contedo KE#  

    +!++ Estudar a via"ilidade de produzir literatura para atender as faixas etrias decrianças e adolescentes KE# 

    2. P'+'"%" * '()"%)+ * LH*',

  • 8/18/2019 Planejamento 2012 2015

    11/21

    E,'"(",:

    )!+ $rganizar um Programa de &reinamento de 7deres para atender todas as reas KE#

    )!) #ealizar 9eminrios de &reinamento a nvel estadual e regional KE# 

    )!8 Produzir material de &reinamento de 7iderança e reunir "i"liografia de liderança para auxiliar as igrejas que desejam implementar o curso de treinamento e capacitação

    KE# 

    )!: $ferecer o curso a distância ou semi-presencial por m2dulos e aulas on line KE# 

    )!< Criar currculo de liderança para Programa de &reinamento de 7deres KE# 

    )!> Promover curso de atualização para educadores cristãos e pastores em convJnio

    com a (3'E#% %N6EK39

    COMUNICAÇÃO E MARETING

    1 P'+'"%" * #+%$)(#"7-+ *" CBF

    E,'"(",:

    +!+ Criar o Kepartamento de Comunicação e 1arTeting, o que exigir para issorecursos do Plano Cooperativo dentre outros a serem levantados KEC$1

    +!) 1anter atualizada a lista de mala direta das igrejas, pastores e 7deres KEC$1

    +!8 3lcançar um terço dos "atistas fluminenses em mail list KEC$1

    +!: 1anter o site moderno, dinâmico e atualizado como canal eficiente de comunicação

    KEC$1

    +!< =ravar spots com mensagens da C'(, pregaçes, para serem distri"udos nasigrejas e associaçes que tenDam programas radiofRnicos locais KEC$1

    +!> Produzir um programa de rdio Hpodendo ser semanal ou dirioI que alcançar as1acros reas do Estado utilizando tam"ém o recurso da rdio on line KEC$1

  • 8/18/2019 Planejamento 2012 2015

    12/21

    +!A Produzir um programa de & da C'( visando alcançar cada uma das 1acro reasregionais KEC$1

    +!B Criar o slogan A CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE  perto DE VOC eusar para todos os meios de comunicaçãoO KEC$1

    +!S (azer novo laMout do Escudeiro 'atista com seçes "em definidas KEC$1

    +,+* 1anter neUsletter ou comunicados de e-mails regulares para todos os queestiverem na mail list da C'(

    KEC$1

    2 P'+'"%" * %"'K() *" CBF

    E,'"(",:

    )!+ Pu"licar regularmente um jornal noticioso, atraente, com informaçes so"re osdiversos setores da C'( e que servir de apoio as informaçes das 1acro regies

    KEC$1

    2.2 Produzir #evistas e folders para a divulgação da C'( e dos eventos diversos

    KEC$1

    )!8 Produzir vdeos promocionais regulares para serem exi"idos em assem"léias3ssociacionais e outros eventos da C'(, 3ssociaçes e 4grejas KEC$1

    ),: Kesenvolver um programa de mala direta em que as correspondJncias da Convençãoserão expedidas em papel tim"rado padronizado! 3s que forem remetidas para as 4grejasveicularão mensagens dos diversos setores da C'(, de acordo com necessidades! KEC$1

    FINANÇAS? ADMINISTRAÇÃO? GESTÃO E PATRIMNIO

    1 P'+'"%" * "$+ ,$,)+ * 9'", *" CBF

    E,'"(",:

  • 8/18/2019 Planejamento 2012 2015

    13/21

    +!+ 1elDorar as condiçes do 3campamento 'atista de #io 'onito tendo como o"jetivotorn-lo um centro de treinamento de excelJncia visando a captação de recursos parainvestimentos em outras atividades KE

    +!) 7evar as unidades do Colégio e (aculdade 'atista ao auto sustento li"erando

    recursos do PC para investimento em outras atividades %N6EK39+!8 #ealizar atividades com empresrios que visem a evangelização e envolvimentodeles no investimento de recursos na o"ra social da C'( H7ar 'atistaI, li"erando o PC para investimento em outras atividades %N6EK39

    +!: 7evantar patrocinadores para a pu"licação de jornal, revistas e outras mdiasli"erando recursos do PC para investimento em outras atividades KEC$1

    +!< #ealizar Congressos e eventos como C'( e organizaçes que sejam superavitrios  KE

    +!> Produzir mdia HCKs, KKs e outrosI de Dinos e cânticos visando captar recursos para aplicar em outras atividades 31'(

    2. P'+'"%" * #++&'"7-+ 6()")#('" !P3")+ C++&'"(8+. 38")"%)+ *'#$',+, *(8',+,

    E,'"(",:

    )!+ 1anter um orçamento anual de distri"uição do PC que contemple progressivamentecom maior percentual os programas de evangelização, educação religiosa HtreinamentoIe comunicação conforme apresentados neste Planejamento KE

    )!) 1anter antes da distri"uição do PC um percentual fixo para investimento emcompra de propriedades estratégicas voltados para atender as igrejas que estão em reasestratégicas e fazem parte do ConvJnio firmado ou estão dentro do Programa dePlantação de novas igrejas e igrejas em reas estratégicas conforme descrição adotada pelo planejamento KE

    )!8 1anter atualizadas e acessveis as informaçes financeiras da C'( através do site,

    de correspondJncias, revistas e jornais K3K1)!: $ferecer vantagens para as igrejas Hmem"ros e 7deresI na participação em eventosHCongressos, seminrios, etc!!I realizados pelas organizaçes da C'(O entende-se comocooperante as igrejas que contri"uram com pelo menos seis parcelas nos ltimos dozemeses K3K1

  • 8/18/2019 Planejamento 2012 2015

    14/21

    )!< (azer um orçamento ideal do potencial de arrecadação da C'( e definir metas paraserem atingidas pelas igrejas e associaçes e Convenção K3K1

    )!> Esta"elecer um alvo de 1isses Estaduais que vise co"rir o sustento integral dosmissionrios que atuam nas igrejas pequenas que são ajudadas, nas que estão em "usca

    de fortalecimento e nas plantaçes de igrejas K3K1)!A Criar uma certificação para igrejas e associaçes que participarem nos alvosfinanceiros a serem esta"elecidos em comum acordo com as associaçes K3K1

    )!B Elevar percentualmente o ndice de contri"uição do PC C=

    3. P'+'"%" * #',#(%)+ )" 6(*3(*"* " C'(,+

    E,'"(",:8!+ Pu"licar livro com orientaçes que possa ser estudado em E'K, 6cleos '"licos,Células ou Pequenos =rupos, visando auxiliar as igrejas no esta"elecimento de alvosarrojados de envolvimento dos mem"ros como dizimistas e ofertantes KE

    8!) 4ncentivar a prtica da fidelidade a Cristo de forma a"rangente/ cuidado do corpo,dos "ens, dos dons, do tempo, etc KE

    8!8 $ferecer material Domiletico que ajudem aos pastores na pregação e ensino da

    fidelidade a Cristo na vida dos crentes$P''(7

    8!: Promover CampanDa que desperte os crentes para a fidelidade a Cristo, mo"ilizandoas igrejas a aumentarem o nmero de mem"ros dando dzimos e ofertas para o sustentoda o"ra do 9enDor KE

    8!< Produzir mdia HCKs e KKs e outrosI que possa ser exi"ido em cada igrejacooperante que veicule as "Jnçãos alcançadas pela Convenção como fruto dacooperação das igrejas KE

    4. P'+'"%" * ,-+ 4"(," #++&'"7-+ *)+%()"#(+)"3

    E,'"(",:

  • 8/18/2019 Planejamento 2012 2015

    15/21

    :!+ 3umentar a contri"uição da C'( com a C'' cada ano, nos pr2ximos quatro anos,até que se cDegue ao percentual de )* V do valor levantado de Plano Cooperativomensal K3K1

    :!) Promover amplo de"ate so"re os o"jetivos e estratégias necessrias a uma

    3ssociação no cumprimento de suas finalidades KE:!8 Pensar, planejar e agir como C'( através das 1acro reas administrativas doEstado, via"ilizando uma atenção igual a todas as reas e associaçes e facilitando aintegração regional com o todo da Convenção KE

    :!: &er promotores em todas as 1acro reas, em convJnio com as 3ssociaçesrelacionadas a cada rea, visando especificamente atuar em atividades fins como/treinamento, eventos, congressos e seminrios, apoio aos projetos de fortalecimento das4grejas Pequenas que estiverem em locais estratégicos e acompanDar a plantação denovas igrejas KE

    :!< Esta"elecer um plano de cargos e salrios para a Convenção como um todo,respeitando as diversas funçes existentes KE

    :!> $ferecer capacitação aos funcionrios dos diversos setores para a melDor execuçãode suas atri"uiçes KE

    :!A Estar disponvel para orientar as igrejas que solicitarem apoio no exerccio doministério pastoral interino KE

    5 P'+'"%" * #++'*)"7-+ *+, 8)+, *)+%()"#(+)"(,

    E,'"(",:

    5.1 Criar diretrizes so"re a realização de eventos da C'(, "uscando um padrão de açãoe realização visando a excelJncia KE

    5.2 3gendar somente eventos que ao serem ela"orados seja do conDecimento doConselDo =estor sua filosofia, sua promoção, e a logstica para a sua realização C=

    5.3 #ealizar somente eventos que tenDam sido informados a Kireção Executiva da C'(através da #eunião do ConselDo =estor, no qual constarão orçamento, organograma efluxograma de atividades KE

    5.4 Planejar eventos que cooperem para a execução dos programas e açes definidasneste planejamento KE

  • 8/18/2019 Planejamento 2012 2015

    16/21

    6. P'+'"%" * "&'6(7+"%)+ )" '"3(>"7-+ *", A,,%43(", C+)8)#(+)"(,

    E,'"(",:

    6.1

    Estudar e implantar métodos que possi"ilitem a agilidade e democratização dasdecises KE

    6.2 Nsar recursos tecnol2gicos que minimizem o tempo e agilizem as informaçes KE

    6.3 4ncluir em cada 3ssem"léia um tempo para focar um assunto de contedodoutrinrio ou de capacitação, visando atender as necessidades das igrejas cooperantes

    KE6.4 3presentar relat2rios que facilitem a comparação do projeto votado com asrealizaçes K3K1

    6.5

    Exi"ir "alanços que facilitem a comparação dos ltimos cinco anos K3K1

    7. P'+'"%" * %")$)7-+ %+*')(>"7-+ *+ &"'(%)(+ *" CBF/SEDE

    E,'"(",:

    A!+ Criar um fundo para a manutenção do patrimRnio da C'( Hsede administrativaIadministrado pelo ConselDo =estor KE

    A!) 1onitorar através do ConselDo =estor a manutenção do patrimRnio da C'( usado por suas organizaçes K3K1

    A!8 &omar providJncias para regularizar os im2veis na forma da lei e deli"eraçes jtomadas pelo ConselDo Keli"erativo KE

    A!: Envidar esforços visando a conclusão dos processos em andamento na Prefeitura de 6iter2i e posteriormente no Estado, visando a isenção do 4mposto de &ransmissão da propriedade sede da Convenção KE

    A!< Envidar esforços para conseguir a isenção do 4P&N, da propriedade utilizada pelaC'( como sua sede em 6iter2i KE

    P'+'"%" * %+*')(>"7-+ "%&3("7-+ *+ A#"%&"%)+ R(+ B+)(+

    E,'"(",:

  • 8/18/2019 Planejamento 2012 2015

    17/21

    B!+ Executar o projeto alcançando a totalidade da ampliação e modernização conformeapresentado KE

    B!) (azer uma campanDa de levantamento de ofertas para o 3campamento visando aexecução do projeto de modernização e ampliação KE

    B!8 Criar condiçes para que o 3campamento em meses de férias/ dezem"ro, janeiro efevereiro, possa rece"er famlias para o descanso com uma proposta de um "omaproveitamento desses perodos semanais, exceto no perodo de carnaval KE

    B!: &orn-lo administrado de modo que possa contri"uir efetivamente no processo deauto sustento da administração da Convenção KE

    9. P'+'"%" * #+),$3+'(" ", ('@", ",,+#("7,

    E,'"(",:

    S!+ Kar consultoria jurdica gratuita as igrejas através de atendimentos na 9ede da C'(as igrejas que solicitarem KE

    S!) Kar consultoria na rea de construção através de atendimentos disponi"ilizados na9ede da C'( as igrejas que solicitarem! 6esta rea disponi"ilizar modelos de plantasde construção de templos, visando facilitar o processo KE

    S!8 Kar consultoria administrativa através de atendimento disponi"ilizados na 9ede da

    C'( as igrejas que solicitarem KES!: #ealizar nas 1acros reas e regies seminrios visando atender a estasnecessidades/ jurdicas, arquitetRnicas e administrativas Hcont"il e financeiraI KE

    S!< Kisponi"ilizar no site da C'( materiais de administração que incluam/ cursos,manuais, sugestes, treinamento de planejamento passo a passo KE

    S!> Produzir material impresso que sirva de orientaçes nessas reas/ jurdica,construção de templos e cont"il KE

    S!A ia"ilizar capacitação técnica de fcil assimilação e compreensão nas diversas reasde atuação da igreja inclusive nas questes de sonotécnica KE

    MSICA E ARTES

  • 8/18/2019 Planejamento 2012 2015

    18/21

    1. P'+'"%" * &'+*$7-+ %$,(#"3 "'H,(#" *" CBF

    E,'"(",:

    +!+ (ormar um coro em cada 1acro rea regional para grandes eventos 31'(

    +!) (ormar uma grande equipe de louvor para grandes eventos %N'E#%W31'(

    +!8 Criar uma equipe de teatro da C'( %N'E#%W31'(

    2. P'+'"%" * 6+'"3#(%)+ %$,(#"3 "'H,(#+

    E,'"(",:

    )!+ #ealizar festivais nas 1acro reas e um grande festival do Estado com vistas olançamento de CKs e KKs de cânticos e outro de Dinos da C'( %N'E#%

    )!) 4ncentivar a implementação do ministério de msica na igreja local 31'(

    )!8 $ferecer treinamento aos msicos das igrejas 31'(

    )!: #ealizar um Congresso anual de msicos que além de tratar da questão musical noseu aspecto técnico, a"orde as discusses teol2gicas so"re a adoração 31'(

    )!< 4ncluir no Curso de 7iderança matéria so"re liderança musical na igreja local

     31'(

    LIDERANÇA

    1 P'+'"%" * "&+(+ "+, &",+',

    E,'"(",:

    +!+ $ferecer apoio psicol2gico aos pastores e famlias$P''(7

    +!) Estimular as igrejas a oferecerem um piso mnimo de sustento aos pastores,considerando as peculiaridades regionais 3K4'E#%

  • 8/18/2019 Planejamento 2012 2015

    19/21

    +!8 $rientar a organização de igrejas somente com as condiçes mnimas de atender aeste requisito de sustento do seu o"reiro KE

    +!: 'uscar parcerias com igrejas maiores com vista ao sustento mnimo de pastores deigrejas pequenas $P''(7

    +!< Kesenvolver, junto com o programa de apoio a pequena igreja, açes visando osustento mnimo do pastor da igreja, cumpridos alguns critérios esta"elecidos $P''(7

    +!> (azer um cadastro de todos os pastores titulares que rece"am menos que o pisomnimo sugerido $P''(7

    +!A Esta"elecer ap2s estudo, um piso mnimo de sustento ministerial considerando as peculiaridades regionais, como sugestão da C'( $P''(7

    +!B 3 participação no programa de apoio de sustento mnimo do pastor, diretamente com a

    C'(, deve considerar os critérios esta"elecidos $P''(7

    2. P'+'"%" * '()"%)+ "8")7"*+ * LH*',

    E,'"(",:

    )!+ $ferecer aos pastores oportunidades de aperfeiçoamento visando o melDor exerccio

    do ministério pastoral %N6EK39W $P''(7

    )!) $ferecer através do Programa de treinamento de 7deres a ser implantado, o nveltrJs do curso, matérias que atendam aos pastores em assuntos que lDes são pertinentesHExegese de textos ""licos, a"ordagem de um assunto atual presente na mdia, sugestesDomiléticas em livros da ""liaI %N6EK39WKE#  

    )!8 Kar enfoque a famlia em todos os eventos que são realizados para lderes e pastores$P''(7

    )!: #ealizar um Congresso anual para pastores e lderes que supra algumas carJncias de

    capacitação$P''(7

    P'+'"%" * *,&'"%)+ * 8+#"7,

    E,'"(",:

  • 8/18/2019 Planejamento 2012 2015

    20/21

    8!+ #ealizar um Congresso anual de vocacionados $P''(7W%N6EK39

    8!) 9olicitar a $P''(7 a ela"oração de um projeto que vise o estreitamento derelacionamento da $rdem com os seminaristas$P''(7

    8!8 9olicitar a $P''(7 ela"orar sugestes para serem encaminDadas as igrejas so"re onecessrio estgio supervisionado do seminarista, nos moldes do C4EE$P''(7

    ATUAÇÃO NA SOCIEDADE

    1 P'+'"%" * "7-+ ,+#("3 *" CBF

    E,'"(",:

    +!+ (azer um levantamento em todo o Estado Hexceto capitalI so"re o programa socialque tem sido realizado pelas igrejas %N6EK39

    +!) Preparar material para grupos de estudo so"re o papel da igreja na sociedade, osdesafios da igreja na sociedade de Doje, a ação social da igreja!

      %N6EK39

    +!8 $ferecer no Congresso 3nual material e a"ordagem de algum assunto relacionado aquestes sociais como/ famlia, cursos para noivos e namorados, questão da dependJnciaqumica Hlcool e drogasI na famlia e na sociedade de Doje, programa de apoio a gestantes, programa esportivo comunitrio, direitos e deveres das crianças e idosos %N6EK39

    +!: Kar suporte as igrejas no desenvolvimento da ação social na comunidade em queest inserida, com materiais so"re/ programa esportivo comunitrio, reciclagem, centro deconvivJncia para idosos, aconselDamento para casais, noivos e namorados %N6EK39

    +!< 4ncentivar as igrejas a terem um departamento, ou um ministério, uma açãocomunitria regular como parte das açes da igreja %N6EK39

    +!> 'uscar firmar parceria com instituiçes que tra"alDam com recuperação dedependentes qumicos com fins de evangelização %N6EK39

  • 8/18/2019 Planejamento 2012 2015

    21/21

    2 P'+'"%" * *$#"7-+ ,#$3"'

    E,'"(",:

    2.1 3mpliar a presença de colégios "atistas alcançando todas as 1acro reas regionais

      %N6EK39

    )!) Kesenvolver atividades que afirmem nossa atuação como 4nstituição de Ensinoconfessional %N6EK39