pinhais em páginas

16
Leia ainda nesta edição: Luizão é o novo presidente da Assomec Gilberto do PT: presidente da Câmara de vereadores Secretária de Educação: fala dos desafios do ensino Piraquara se prepara para comemorar os 123 anos Página 03 Página 02 Página 02 Página 08

Upload: carlos-eduardo-lukaszevski

Post on 12-Mar-2016

270 views

Category:

Documents


29 download

DESCRIPTION

Jornal mensal, edição janeiro de 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Pinhais em Páginas

Leia ainda nesta edição:

Luizão é o novo presidente da AssomecGilberto do PT: presidente da Câmara de vereadores

Secretária de Educação: fala dos desafios do ensino

Piraquara se prepara para comemorar os 123 anos

Página 03

Página 02

Página 02

Página 08

Page 2: Pinhais em Páginas

www.pinhaisempaginas.com.brwww.pinhaisempaginas.com.br

EXPEDIENTE

02 | JANEIRO 2013 PINHAIS EM PÁGINAS

É uma publicação independenteque circula em Curitiba e Região Metropolitana

CNPJ: 15.573.675/0001-05Rua Rio Paraná, 179 - Weissópolis - Pinhais - Tel.: 3033-4084

E-mail: [email protected]@pinhaisempaginas.com.br

Diretor: Carlos Eduardo LukaszevskiDepartamento Comercial: Angela Vengue - Tel.: 9177-2368

Jornalista Responsável:

Tatiana Carla de Souza | 0009445/PR

As matérias ou artigos assinadosnão expressam necessariamente a opinião do jornal

Nova Secretária deEducação fala dos desafios

do ensino em Pinhais

Gilberto do PT é o novopresidente da Câmara de

vereadores de Pinhais

Ela nasceu em São Vicente,litoral do estado de São Paulo,veio no ano de 1985 com sua fa-mília para Curitiba, atualmentemora em Colombo, porém contaque passa mais tempo em Pinhais,por causa de seu trabalho, alémde ser o local onde seu amadoreside. É mãe de João Pedro de3 anos, e acabou ganhando maisum filho, Gabriel de 8 anos, filhode seu namorado.

Andrea se considera uma pes-soa agitada, emotiva e muito de-terminada. Diz que tem facilida-de em se relacionar com pessoasde diferentes perfis, algo que con-sidera indispensável a qualquergestor.

A nova Secretária de Educa-ção Andrea Franceschini reconhe-ce que tem um grande desafiopela frente, mas mostra muitamotivação e vontade de fazer umbom trabalho, que segundo ela, éo que vinha sendo realizado pelasua antecessora. Bacharelada e li-cenciada em Matemática pelaUniversidade Tuiuti do Paraná,desde 2003. Possui pós - gradu-ação em Gestão Escolar - Super-visão e Orientação, e atualmentecursa Pós em Educação à distân-cia e tecnologia. Professora darede estadual de ensino desde1997 trabalhou durante um anono Colégio Estadual Otilia Home-ro da Silva, e em 1998 passou alecionar no Colégio Estadual Wal-de Rosi Galvão, onde até o mo-mento de sua nomeação comoSecretária, era diretora.

Franceschini conta que rea-giu com surpresa a indicação doPrefeito Luizão para que assumis-se a pasta. "Tínhamos certo con-tato, pelo fato de eu ser diretorado Colégio Estadual Walde RosiGalvão", acrescenta. A nova ges-tora diz que a confiança do Pre-

feito aliado ao ótimo trabalho de-senvolvido pela antiga SecretáriaRosa Maria, trazem uma granderesponsabilidade. "Tenho consci-ência da importante missão quetenho em minhas mãos, e voutrabalhar muito para honrar aconfiança em mim depositada",ressalta.

"A educação é o que trans-forma a realidade das pessoas",assim define Andrea. Para ela ofuturo pessoal e profissional decada um, depende de como seencara a formação educacional."Sempre dizia para meus alunos,que o mundo é muito maior doque este em que estão inseridos,para irem além, buscarem novoshorizontes", revela. "A educaçãocom certeza é um caminho trans-formador", conclui.

A nova secretaria admira a an-tiga gestão da hoje vereadora RosaMaria (PT). Admiração e muitorespeito são as palavras dispensa-das ao trabalho de sua antecesso-ra Rosa Maria de Jesus Colombo,atual vereadora do município. "ARosa fez um ótimo trabalho en-quanto comandou a Secretaria.Sei da responsabilidade que tenhopela frente, mas fico feliz e moti-vada por herdar uma gestão dequalidade, que gerou bons frutos",complementa. Andrea garante quefará tudo que estiver ao seu al-cance para manter o desempenhofavorável da antiga Secretária,além de buscar novas conquistase benefícios na área educacionalpara o município.

Em relação à equipe que jáatuava na Secretaria, Andrea ga-rante que irá mantê-la. "Acreditoque todos desempenharam suasfunções com profissionalismo ecompetência", salienta. Reconhe-ce que para o sucesso de seu tra-balho, depende também do tra-

balho de sua equipe. "As pessoasdevem ser valorizadas e ouvidas.Assim forma-se um vínculo, quetraz bons rendimentos", comple-ta.

A gestora ressalta que ospais, a família, têm um papel fun-damental na formação escolar deseus filhos, que devem acompa-nhar e participar da vida escolar."Deve existir um vínculo, paraque quando os pais precisem deorientação, tenham liberdade deprocurar a escola", ressalta. "Mui-tas vezes, a família tem vontadede colaborar de alguma forma,mas não sabe como. Por issodeve sempre estar em contatocom a escola", finaliza.

Andrea já tinha contato coma Secretaria de Educação, emfunção do seu antigo cargo. Po-rém ela conta que aos poucos estáconhecendo toda a equipe comque está trabalhando. Além dis-so, realiza uma agenda de visitasa todas as unidades de ensino domunicípio, principalmente as queestão em reforma.

Nos encontros com os repre-sentantes de cada setor da Secre-taria, busca um diálogo para quetodos colaborem com novas idei-as e propostas. Para o final domês de janeiro está marcada umareunião com os diretores da redemunicipal de ensino, para que apartir destas ações, possa ter umplano de ação definitivo.

Uma iniciativa que será ofe-recida para os educadores é oPrograma Pacto, formação des-tinada a professores do 1º ao 3ºano, para que seus alunos pas-sem por essa fase e saiam alfa-betizados. "Será uma capacitaçãoque trará resultados efetivos parao aprendizado destas crianças,como também na continuidade daformação escolar", explica.

Andrea se considera uma pessoa agitada, emotiva e muito determinada. Diz que tem

facilidade em se relacionar com pessoas de diferentes perfis, algo que considera indispensável a qualquer gestor

O vereador Gilberto do PTé o novo presidente de CâmaraMunicipal de Pinhais. Com ape-nas uma chapa inscrita, Gilbertofoi eleito presidente da casa com14 votos a favor. Apenas osvereadores Ari Valdir (PSDC),Joãozinho Ribeiro (PSB) e Leo-nildo Gordo (PRB) votaramcontra. Como líder da Câmaraele tem como principais atribui-ções dar suporte e fazer a casafuncionar da melhor maneirapossível. "O trabalho do presi-dente é de grande responsabili-dade, tenho que cuidar de todaa estrutura e manutenção dacasa para dar suporte ao traba-lho de todos os servidores e dosdemais vereadores", revela.

Gilberto acredita que osnovos vereadores têm tudo parafazer um bom trabalho em fa-vor da cidade de Pinhais. "Ain-da não tenho como avaliar osnovos vereadores, acredito quetodos vêm para contribuir, creiotambém que teremos mais dis-cussões e talvez até oposiçãodentro da câmara", declara.

Para o novo presidente, Pi-nhais prosperou muito na últi-ma gestão, mas ainda tem gran-des desafios e o maior deles é asaúde. "A área que ainda deman-da muito trabalho é a da saúde,

temos muito que fazer, acredi-to que a cidade também é ca-rente no quesito estrutura parapedestres, precisamos aindatrabalhar por mais calçadas emais acessibilidade", ressalta.

Novidades na CâmaraGilberto do PT revela que

pretende fazer modificações emelhorias na estrutura da Câ-mara de Vereadores de Pinhais."Quero dar mais visibilidade aotrabalho da câmara, para issovamos voltar a atualizar nossosite e pretendo também fazertransmissões via internet dassessões todas as terças feiras.Faremos também um concur-so para contratar novos servi-dores para a casa", revela.

Com as transmissões dassessões via internet, Gilbertopretende dar oportunidade paraque a comunidade acompanheem tempo real a atuação de seuvereador. "As pessoas precisamavaliar o desempenho de seuvereador, precisamos lutar con-tra a cultura do assistencialismoem que o candidato só trabalhae se interessa pelo povo durantea campanha, a população preci-sa acompanhar mais de perto otrabalho de seus representantese ver realmente quem coloca amão na massa", conclui.

Gilberto acredita que os novos vereadores têm

tudo para fazer um bom trabalho em favor da cidade de Pinhais

Page 3: Pinhais em Páginas

www.pinhaisempaginas.com.brPINHAIS EM PÁGINAS

Luizão é o novo presidente da AssomecJANEIRO 2013| 03

Numa disputa bastan-te acirrada (14 votos paracada lado), Luizão venceuo candidato Adnei Siqueira(PSD) de Almirante Taman-daré pelo critério da idade,assim como prevê o Artigo110 do Código Eleitoral, Lei9.737 de 15 de julho de1965 e atualizado na Cons-tituição Federal, em casode empate no processo ele-tivo.

O evento aconteceu emColombo e contou com apresença de 28 prefeitos,dos 29 associados. Apenaso prefeito de Agudos do Sul,Antonio da Luz não com-pareceu. Segundo o prefeitode Pinhais, a intenção é apartir de agora fortalecer aAssociação e trabalhar jun-to com todos os prefeitosno sentido de resolver osproblemas que os municí-pios tem em comum. “Énecessário este trabalho emconjunto, pois temos mui-tas demandas a resolver,como, por exemplo, aquestão do transporte co-letivo. Acredito que com aintervenção do prefeito dacapital, que vem se mos-trando disposto a discutira Metropolitana, nós con-seguiremos avançar mui-

Prefeito de Pinhais diz que vai trabalhar pela integração da Região Metropolitana de Curitiba

to”, destacou.Luizão disse também

que independente da dispu-ta, o relacionamento entreos prefeitos deve ser repu-blicano e com um únicoobjetivo: fomentar a inte-gração na RMC. “Estoumuito contente de poderrepresentar esta entidade,temos a certeza que pode-remos fortalecer nossosmunicípios e estreitar o di-álogo tanto com o Gover-no Federal como o Gover-no Estadual”, salientou.

Já o prefeito de Curiti-ba, Gustavo Fruet que já

havia declarado o apoio acandidatura do prefeitoLuizão, reforçou se com-promisso de manter umapolítica de diálogo com ametropolitana. “Temosagora que traçar novasmetas e trabalhar em con-junto, vamos priorizar al-gumas áreas que dizem res-peito a esta integração,como a saúde, o lixo e otransporte coletivo e bus-car resultados práticos eeficientes”, disse.

A Associação dos Mu-nicípios da Região Metro-politana de Curitiba – As-

somec é formada por 29municípios. Até o momen-to da eleição, a entidade vi-nha sido presidida pelo pre-feito de Colombo, J Camar-go. A posse da nova dire-toria da Assomec deveacontecer no próximo dia21 de janeiro.

Perfil do LuizãoAté chegar a ser pre-

feito, Luizão passou poruma série de desafios e acu-mulou muitas experiências.Foi candidato pela primei-ra vez em 1988, quandoconcorreu ao cargo de pre-

feito em Piraquara. Mante-ve-se sempre no Partidodos Trabalhadores e de lápra cá se transformou numpolítico de visão e respei-tado em todo o Estado. Eleque nasceu em Jandaia doSul, onde trabalhou muitona lavoura com os pais,chegou à região de Pinhaise Piraquara em 1978.

Aqui ele foi mecânico,motorista de caminhão,operador de empilhadeira edepois que se formou emFilosofia pela UniversidadeFederal do Paraná - UFPRtornou-se professor. Sua

experiência como gestorcomeçou na escola, quan-do foi diretor. Depois dis-so, foi vereador por doismandatos, quando assumiua presidência da Câmara.Em 2004, Luizão concor-reu à prefeito de Pinhais,mas não conseguiu se ele-ger. Dois anos depois foicandidato a deputado esta-dual e conseguiu a primei-ra suplência. Durante 1 anoe quatro meses atuou comodeputado e projetou-se ain-da mais como candidato aprefeito. Em 2008, Luizãocompôs uma ampla coliga-ção com 14 partidos e obte-ve 39.438 votos, equivalen-te a 64% dos votos validos.

Com toda esta experi-ência, Luizão iniciou emjaneiro de 2009 o seu mai-or desafio: ser prefeito dePinhais. Depois de ter cum-prido o seu plano de gover-no e realizado as transfor-mações que a populaçãoesperava, Luizão recebeunovos apoios e formouuma aliança com 21 parti-dos. Naturalmente, a popu-lação de Pinhais conduziuLuizão a ser o prefeito maisvotado da história do mu-nicípio e um dos maioresdo país.

Luizão: “a intenção é a partir de agora fortalecer a Associação e trabalhar

junto com todos os prefeitos no sentido de resolver os problemas que os municípios tem em comum”

Pinhais é a cidade que mais cresce no ParanáCom a maior alta regis-

trada no Produto InternoBruto (PIB) entre os anosde 2009 e 2010, Pinhais é omunicípio que mais cresceno Paraná. A cidade quasedobrou o próprio índice emapenas um ano, com umaalta de 89% na concentra-ção de riquezas no período.Mais do que um cenário po-sitivo, o resultado se traduznum salto significativo de R$2,4 bilhões para quase R$4,5 bilhões gerados, ou seja,transfere a localidade da 12ªpara a 10ª maior economiado estado.

Os dados, divulgadosem dezembro, são do Ins-tituto Brasileiro de Geogra-fia e Estatística (IBGE) erevelam um movimentopromissor. Embora jovem,Pinhais se consolida comoa terceira cidade mais ricada região metropolitana eum expoente em nível deestado. Para se ter ideia, omunicípio, que tem poucomenos de 21 anos de eman-cipação política, 60,9 km2e 117 mil habitantes, supe-rou grandes centros de de-

senvolvimento econômicodo Paraná, como Guarapu-ava (R$ 2,7 bi), por exem-plo, que ostenta 3.117 km2e população de mais de 167mil pessoas em quase doisséculos de existência.

Isoladamente, o índicede concentração de rique-zas verificado em Pinhaisrepresenta 2,1% de todo ovolume registrado no Para-ná de 2009 a 2010. Outrosinal de crescimento, o PIBper capita alcançado pelacidade também é surpreen-dente. Comparado às mé-dias apuradas nos panora-mas nacional (R$ 19,8 mil)e estadual (R$ 20,8 mil), omunicípio se sobressaicom R$ 38,3 mil - diferen-ça de 93,4% (BR) e 84,1%(PR), respectivamente.

Junto de Pinhais, ou-tras 44 cidades paranaen-ses também superaram amédia nacional do PIB percapita. Em termos de esta-do, o município está ao ladode outras 36 localidadesque ultrapassaram os níveisdo Paraná. Em níveis ab-solutos, segundo o IBGE,

foram 189 os centros ur-banos brasileiros que cres-ceram mais que o país en-tre os anos de 2009 e 2010.

Para o prefeito LuizãoGoulart, mais do que umanova realidade, o resultadorevelado pela publicação‘Produto Interno Bruto dosMunicípios 2010' indicauma mudança profunda nascaracterísticas econômicasdo município. "Até algunsanos atrás, Pinhais era ape-nas mais uma cidade dagrande Curitiba, e hoje re-

presenta um importante pólode desenvolvimento no es-tado", argumenta. "É claroque há vários fatores exter-nos e naturais que nos con-duziram a esse resultado,como a posição geográficae o clima, por exemplo. Masé evidente que a administra-ção pública teve um papelfundamental nessa transfor-mação, priorizando investi-mentos e criando políticaspúblicas que viabilizaram arealidade que comemoramosagora", completa.

Outras cidadesAlém de Pinhais, tam-

bém registraram altas sig-nificativas no PIB os mu-nicípios de Imbaú(+75,1%), General Carnei-ro (+74,7%), Jaguapitã(+73%) e Sabáudia(+69%). Em contrapartida,as maiores retrações foramverificadas nas cidades deBarracão (-26,2%), SantaTerezinha de Itaipu (-22,4%), Cândido de Abreu(-17,3%), Ibiporã (-16,5%) e Goioxim (-15,1%).

ExtremosEmbora Pinhais loca-

lize-se na região metropo-litana da capital e figureno topo da lista de cida-des do estado com a mai-or taxa de crescimento noPIB entre 2009 e 2010, agrande Curitiba reúne osdois extremos com rela-ção ao índice per capita.O maior do Paraná estáem Araucária, com R$103,7 mil por habitante,enquanto o menor é dePiraquara, com apenas R$5,8 mil.

BalançoEm 2010, o Paraná

teve sua menor participa-ção no PIB da região Sulnos últimos cinco anos.Comparativamente ao anode 2009, o estado cresceuapenas 14,3%, pouco me-nos que a elevação nacio-nal, que foi de 16,3%. A ca-pital paranaense, Curitiba,consagrou-se novamentecomo a cidade paranaensemais rica, com PIB de R$53,1 bilhões, o que repre-senta 24,4% do volume deriquezas acumulado emtodo o Paraná. Entretanto,com relação ao seu cresci-mento no período, obteveum resultado modesto: altade apenas 16,2% em 12meses.

CálculoPara calcular o PIB

de cada município, oIBGE contabiliza o valoradicionado bruto de cadacidade à economia brasi-leira. São 20 atividadeseconômicas, entre elasagricultura, indústria, ser-viços, construção civil ecomércio.

A cidade quase dobrou o próprio índice em apenas

um ano, com uma alta de 89% na concentração de riquezas entre

2009 e 2010, segundo o IBGE

Page 4: Pinhais em Páginas

www.pinhaisempaginas.com.br PINHAIS EM PÁGINAS04 | JANEIRO 2013

Guarda Municipal dá orientaçõesde segurança para o período de férias

Muitas pessoas viajamneste período para aprovei-tar as férias. Mas é precisoestar atento a alguns cui-dados para manter a suaresidência segura enquan-to estiver fora. A GuardaMunicipal de Pinhais orien-ta os moradores a adotarpequenos hábitos para evi-tar roubos, para não trazersurpresas desagradáveis noretorno para a casa.

A Guarda Municipal dePinhais destaca que sim-ples ações podem trazermais segurança enquanto asresidências estiverem desa-bitadas. O primeiro passoé comunicar os vizinhos deconfiança sobre o períodoem que irá permanecer forade casa, deixe um telefonede contato para emergên-cias. Caso tenha a sua dis-posição um serviço de se-gurança privada, comuni-que a empresa, para quefiquem alerta durante o tem-po necessário. Se os vizi-nhos perceberem algumasituação adversa, peça queentrem imediatamente emcontato com a Guarda Mu-

nicipal, Policia Militar, ou aempresa de segurança.Além disso, solicite que ocontate também para queretorne se possível.

Assim como é impor-tante comunicar alguém deconfiança, vale destacarque não se deve comentarcom estranhos sobre suaviajem. Lembre-se de che-car com muito cuidado eatenção se todas as janelase portas estão bem fecha-das, mesmo as do carro, sefor ficar na garagem. Emcasos de deslocamentos deavião, o ideal é não deixarveículos na garagem porlongos períodos, se for pos-sível, deixe-o na casa depessoas conhecidas.

Outra dica importante énão mudar os hábitos roti-neiros, como por exemplo,se costuma utilizar apenasum cadeado no portão, oideal é que não passe a usarmais cadeados ou outros ti-pos de fechaduras. Açõescomo estas podem dar aimpressão de que você pre-tende reforçar a segurança,o que pode gerar um efeito

contrário do pretendido.Além disso, não mantenhaos cadeados para o lado defora do portão, pois sinalizaa saída dos moradores.

Caso tenha assinaturasde revistas e jornais, sus-penda-as durante o tempoem que estiver fora. Outrocuidado é o de não deixaras correspondências acu-muladas, solicite ao vizinhoou algum familiar que as re-

colha durante sua ausência.Muitas pessoas têm o

costume de deixar as luzesacesas, porém isso podegerar um efeito contrário,pois já é um hábito popula-rizado, além de ser um in-dicativo anormal durante odia. O interessante seria ainstalação de timers paraque acendam as luzes ape-nas no período noturno. Ouapenas deixe-as apagadas.

Câmeras para reforçara segurança

A Prefeitura de Pinhaisirá reforçar o sistema demonitoramento e vigilânciado município. Com 45 no-vas câmeras, o cuidadoexercido pela Guarda Mu-nicipal deixará de contem-plar apenas os equipamen-tos e prédios públicos paraabranger também os limi-tes e principais vias da ci-

dade. Investimento é decerca de R$ 1,5 milhão eque, segundo o projeto,deve ser entregue à popu-lação já no início deste ano.

A iniciativa inclui umnovo painel com 12 moni-tores em led de 55 polega-das cada, a partir do qualos agentes poderão acom-panhar a movimentação empontos estratégicos da ci-dade. Instalado, o equipa-mento irá complementar aestrutura atual, compostade outras nove telas e utili-zada desde 2010 em prol daconservação e vigilância dopatrimônio do município.Ao todo, o sistema, que éintegrado, será alimentadopor um total de 538 câme-ras: as 493 já existentes einstaladas em prédios pú-blicos e as novas, cujos atri-butos envolvem a geraçãode imagens em alta defini-ção e zoom, entre outrascoisas.

ServiçoO telefone da central de

comando da Guarda Muni-cipal de Pinhais é o (41)3912-5153 ou ligue 153.

A Guarda Municipal de Pinhais destaca que simples ações

podem trazer mais segurança enquanto as residências estiverem desabitadas

Page 5: Pinhais em Páginas

www.pinhaisempaginas.com.brPINHAIS EM PÁGINAS JANEIRO 2013| 05

Investimentos em infraestrutura marcamtransformações no Alto Tarumã

Palco dos investimen-tos do Programa de Ace-leração do Crescimento(PAC), do governo fede-ral, o bairro Alto Tarumã,em Pinhais, está inquieto.Além das novas moradiasem construção nas mar-gens da rua Pérola (futu-ro Conjunto Jerivá), a re-gião também tem recebi-do melhorias de ordemestrutural, com a aplica-ção e pavimento antipó,em alguns, casos, e pavi-mentação asfáltica, nou-tros. Como é possível ve-rificar na rua Tanagra,próximo ao Centro Muni-cipal de Educação Infan-til (CMEI) Aprendendo eCrescendo.

A via, no trecho entrea avenida Uirapuru e pro-ximidades da rua Pérola, ouseja, mais de 400 metros,está de cara nova. Tem ga-leria de águas pluviais, para

evitar alagamentos, calça-da, para os pedestres, easfalto, para os veículos.Tudo para valorizar a re-gião, historicamente mar-cada pela necessidade deinvestimentos.

Mas não para por aí.As obras de urbanizaçãono bairro, sob interven-ção para a instalação donovo loteamento, inclu-em também a abertura devias, como a continuaçãoda rua Tanagra, em dire-ção à rua Floral. Maisacima, nas proximidadesda avenida Jacob Maca-nhan, as máquinas traba-lham na base para cons-trução de outro acesso,mais um dentre tantos osque a região ganhará em

milhões, destinados ao de-senvolvimento das regiõesdos Jardins Santa Clara,Joaquina, Palmital, Tira-dentes, Bonilauri, Jerivá,Governador e Sol Nascen-te (entre a avenida VictorFerreira do Amaral e a VilaUnião.

Conjunto JeriváSegundo o projeto, o

Conjunto Jerivá terá 634moradias, destinadas às fa-mílias realocadas das mar-gens dos rios Atuba e Pal-mital. Depois de pronto, oloteamento vai dispor devias asfaltadas, com siste-ma de drenagem de águasdas chuvas e iluminaçãopública, entre outros inves-timentos.

Além das novas moradias em construção no futuro

Conjunto Jerivá, a região também tem recebido melhorias como a aplicação de antipó e asfalto

Professor de cinema de Pinhais participou docurta metragem pré indicado ao Oscar 2013

Em 1988 ele formou-se ator cênico pelo cursodo Colégio Estadual doParaná. Em 1994 conse-guiu o título de Bacharelem Artes Cênicas pelaPontifícia UniversidadeCatólica do Paraná (Puc).Ator, diretor, produtor,publicitário e escritor. Omultifacetado Arnaldo Sil-veira, hoje professor e di-retor na Oficina de Cine-ma de Pinhais (OCP) eCentro de Treinamentode Atores de Pinhais (Ce-tapi), faz parte do elencodo curta metragem para-naense "A Fábrica" préindicado ao Oscar 2013.

Sua paixão pelas artescomeçou cedo. "Aos seteanos de idade ganhei meuprimeiro prêmio no mun-do artístico, foi uma me-dalha em um concurso depoesia na escola em que euestudava", conta o blume-nauense que veio com afamília para Curitiba quan-do tinha dois anos de ida-de. Desde então Arnaldoconstruiu um belo currí-culo no meio cultural. Emteatro realizou muitos tra-balhos como ator e dire-tor e escreveu muitasobras, entre elas "CabaretLa Femme" que recebeudo Ministério da CulturaBrasileiro, Menção Honro-sa pelo conjunto da obra.

Em 1986 participoucomo figurante no filme"Entardecer das Ilusões"de Aécio de Andrade. Em1995 trabalhou como atorno filme "Pão Negro" deValêncio Xavier, em 1998no longa "O Preço da Paz"vencedor do Festival deGramado como "MelhorFilme pelo Júri Popular".Nas muitas obras em queparticipou Silveira contra-cenou com grandes no-mes do cinema nacionalcomo Lima Duarte, Cami-la Pitanga e Danton Mello.

Em 2007 mudou-se para oRio de Janeiro e trabalhouna TV como ator, produ-tor e roteirista do Progra-ma "Na Lupa de MarciaKaplun", produção de RedeNacional colocado ao arpela TVJB. "Foi aí que meencantei pelo mundo da te-levisão", revela. No mes-mo ano escreveu e produ-ziu pequenos curtas me-tragens com temáticasadolescentes que foramveiculados na Internet.

Em 2009 retornoupara Curitiba. Hoje daaula de Teatro e Cinemano Centro Cultural da Ci-dade de Pinhais. O con-vite para trabalhar na re-gião metropolitana foi fei-to pelo amigo e diretor decultura Laércio Sobral."Conheço o Laércio hámuitos anos, comecei atrabalhar com ele no gru-po de teatro Aquarela em1994, participamos de 17projetos juntos, incluindocinema", conta.

A FábricaArnaldo Silveira fez

parte de "A Fábrica" pro-dução pré indicada na ca-tegoria de curtas metra-gens ao Oscar de 2013. Napré seleção, realizada nomês de dezembro de 2012,o filme "A Fábrica" de AlyMuritiba foi indicada entre11 obras que podem con-correr ao prêmio máximodo cinema. O Curta não fi-cou entre os finalistas, masfez história no cinemanacional."O filme é muitohumano, o Aly tem o domde acertar o coração daspessoas".

No filme Arnaldo in-terpreta o papel de umdos presidiários, que di-vide a cela com o prota-gonista da produção."Optar por gravar nopresídio do Ahú foi umdos grandes diferenciais

dessa obra, o local é ten-so, da para sentir a ener-gia sombria impregnada

Arnaldo Silveira faz parte do elenco do curta

metragem paranaense "A Fábrica" pré indicado ao Oscar 2013

nas paredes do lugar",revela.

"A Fábrica" estreou

no ano passado na Cine-mateca de Curitiba. O fil-me conta a história deum presidiário que no diado aniversário de sua fi-lha, resolve a parabeni-zar por telefone. Paraconseguir o que deseja,convence sua mãe a le-var um celular para den-tro do presídio. O curta-metragem teve o patro-cínio da RPC TV e apoioda Lei de Incentivo daFundação Cultural deCuritiba.

O diretor do filme,Aly Muritiba, revelou quefoi uma produção rápidade ser feita em compara-ção a outros roteiros quefez, já que o curta-metra-gem foi gravado em ape-nas três dias. "Este foi delonge o filme mais tran-quilo que já realizei.

Tranquilo e prazeroso",completa o diretor.

Em relação à sua rea-ção a indicação, Aly Mu-ritiba conta que foi ótimosaber que seu filme agra-da até aos membros daAcademia de Hollywood."Infelizmente não fomosindicados na votação fi-nal, mas estou grato, con-tinuo aqui focado emmeus próximos filmes",finaliza Aly.

Entre os prêmios con-quistados pelo filme, es-tão: melhor curta-metra-gem no World Wide ShortFilms 2012, em Toronto,Canadá e melhor filme dojuri popular no 8º. Cine-Fest Votorantim. Além dapremiação de melhor atrizpara Eloina Duvoisin noFestival de Brasília do Ci-nema Brasileiro de 2011.

breve e que, certamente,irão conferir mais quali-dade de vida à populaçãolocal.

PAC PinhaisO PAC Pinhais foi lan-

çado em 2007 e inclui umtotal de 747 novas moradi-as e 906 regularizações,além de todas as melhoriasestruturais das regiões be-neficiadas. A implementa-ção do projeto, que prevê aconstrução do Conjunto Je-rivá, entre outras coisas, éfruto da parceria entre aPrefeitura e os governosestadual e federal, com foconas famílias em situação derisco social no município.Ao todo, o investimento nacidade chega aos R$ 40,3

Page 6: Pinhais em Páginas

www.pinhaisempaginas.com.br PINHAIS EM PÁGINAS

ACIPI Associação Comerciale Industrial de Pinhais

Palavra doPresidenteIvaldo Filho Sá Barreto

Prefeito Luizão,de Pinhais, assume

presidênciada ASSOMEC

06 | JANEIRO 2013

Inadimplência doconsumidor deverecuar em 2013

Após quase dois anosde crescimento, a inadim-plência dos consumidoresapresentará um compor-tamento mais favorávelem 2013, segundo a Se-rasa Experian.

O bom momento vi-vido pelo mercado de tra-balho com taxas de de-semprego historicamentebaixas e ganhos salariaisacima da inflação e taxabásica de juros mais bai-xa estão entre as causas.

A perspectiva deinadimplência do consu-midor para os próximosseis meses recuou 1% em

outubro de 2012, atingin-do o valor de 98,9 em de-zembro. A sequência dereduções mensais desteindicador ao longo de suasúltimas leituras apontaque, após quase dois anosde crescimento, a inadim-plência dos consumidoresapresentará um compor-tamento mais favorávelem 2013, caracterizandouma trajetória de norma-lização.

De acordo com a Se-rasa, o bom momento nomercado de trabalho, asperspectivas de manuten-ção da taxa básica de ju-

Sebrae - Ponto de Atendimento aoEmpreendedor de Pinhais

O Ponto de Atendi-mento ao Empreendedorde Pinhais realizará nosmeses de Janeiro e Feve-reiro de 2013 as declara-ções anuais de rendimentospara o MEI - Micro Em-preendedor Individual.Opreenchimento do formu-lário é obrigatório e é umaexigência legal. A não en-trega da declaração, noprazo determinado, alémde tornar irregular o Ca-dastro Nacional da PessoaJurídica (CNPJ), tambémdeixa irregular o Cadastrode Pessoas Físicas (CPF)dos microempreendedoresindividuais.

"Os microempreen-dedores individuais preci-

sam estar atentos, já quesão obrigados a fazer aprestação de contas, refe-rente ao ano fiscal de2012, o que garante a con-tinuidade das atividadesempresariais. Não entregara declaração, no prazo,além de tornar irregular oCNPJ e CPF dos micro-empreendedores, tambémimpossibilita, por exemplo,esses empresários de te-rem acesso a linhas de cré-dito em bancos ou nãopoderem vender para opoder público", explica.

Para o preenchimentoda DASN, os microempre-endedores individuais de-verão informar o total dareceita obtida em 2012.

Para realizar a declaraçãoanual, os empreendedoresdevem ter em mãos o Cer-tificado da Condição de Mi-croempreendedor Indivi-dual e Relatório Mensal deReceitas Brutas (um paracada mês de 2012), docu-mentos necessários para opreenchimento do formu-lário.

Além disso, as guiasde recolhimento de 2013só são disponibilizadasapós a remessa da DASN-SIMEI.

Orientações:O SEBRAE/PR dará

suporte aos microempre-endedores individuais quetenham dúvidas sobre opreenchimento do formu-

lário da DASN. Os interes-sados podem buscar as ori-entações, gratuitamente,nos escritórios da entida-de, bem como nos 25 Pon-tos de Atendimento ao Em-preendedor, espaços cons-tituídos em municípios pa-ranaenses pelo Sebrae/PRcom o apoio de entidadesparceiras, e, também, nasSalas do Empreendedor.

O Ponto de Atendi-mento ao Empreendedorde Pinhais está à disposi-ção para eventuais dúvidase esclarecimentos, pelo te-lefone (41) 3059-2822 ouem nosso endereço na RuaSomália, 35 Centro, Pi-nhais, anexo ao prédio daACIPI.

Em uma eleição disputadíssima, com muita in-terferência principalmente do governo do estado, onossoPrefeitoLuizão Goulart, assumiuna ultima quartafeira a presidência da ASSOMEC - Associação dosMunicípios da Região Metropolitana de Curitiba, en-tidade que congrega todas as 29 prefeituras da Re-gião Metropolitana de Curitiba (RMC), incluindo ada capital. Criada em 1981, ela funciona como umainstância de representação dos municípios da regiãoem relação ao governo do estado e ao governo fede-ral, além de gerir consórcios nas áreas de resíduossólidos e saúde. A eleição ocorreu na quarta feira pas-sada em Colombo. O presidente eleito Luizão Gou-lart foi empossado ainda durante a cerimônia em queparticiparamcom direito a voto 28 dos 29 prefeitosda região Metropolitana.

Ratificando ainda mais a liderança politica exer-cida pelo prefeito Luizãoque foi reeleito em 2012,como o prefeito mais bem votado da região metro-politana atingindo quase 94% dos votos válidos, e foio prefeito mais bem votado do Brasil em municípioscom mais de 50 mil habitantes.

SPC -Serviço de Proteção ao Crédito

ros em patama-res também his-toricamente baixos e amelhora gradativa na qua-lidade do crédito são fa-tores que contribuirãopara que a inadimplênciacaia.

Em relação às em-presas, a perspectiva re-gistrou queda de 1,5%no mês de outubro de2012 em relação ao mêsimediatamente anterior,situando-se em 92,4. Talcomportamento sinalizaque a inadimplência dasempresas também deve-rá configurar trajetória

de queda gradual em2013.

"As expectativas deaceleração do crescimen-to econômico domésticoe a confirmação dos prog-nósticos de um cenário in-ternacional menos con-turbado em 2013 (compa-rativamente aos dois anosanteriores), auxiliarão nadeterminação de um qua-dro mais favorável para ainadimplência das empre-sas em 2013", avaliam oseconomistas da SerasaExperian.

Parabéns Luizão e sua equipe

Page 7: Pinhais em Páginas

www.pinhaisempaginas.com.brPINHAIS EM PÁGINAS JANEIRO 2013| 07

Verão é o bicho!Fique atento e saiba como evitar acidentes com animais

peçonhentos e venenososCom as altas temperatu-

ras, o incômodo com doen-ças típicas de períodos friosdão lugar à preocupaçãocom as enfermidades e pro-blemas característicos dosmeses mais quentes. Dentreos mais comuns estão osacidentes envolvendo ani-mais peçonhentos e veneno-sos, que também aumentamconsideravelmente nesta épo-ca do ano. Para se ter ideia,somente entre os meses denovembro e março, o volu-me de ocorrências com ara-nhas, escorpiões, lagartas,serpentes, vespas e abelhascresce em aproximadamen-te 80% - circunstância quepode trazer sérios riscos àsaúde humana.

Segundo a Gerência deVigilância Ambiental (Gevam)de Pinhais, órgão vinculado àSecretaria Municipal de Saú-de responsável pelo controlee captura desses bichos, aforma mais eficiente de se pro-teger é mesmo com a pre-caução. Por isso, é essencialque os moradores mante-nham suas casas e quintaislimpos e organizados, a fimde eliminar os possíveis es-conderijos de aranhas, escor-piões e cobras. Ou de outrosanimais que integrem a suacadeia alimentar, como ratos,baratas e cupins, entre outros.

Nesse sentido, e tendoem vista a necessidade dereduzir os casos de aciden-tes do tipo no município, osagentes da Gevam realizam,periodicamente, visitas aosimóveis da cidade. Tal iniciati-va serve para alertar os mo-radores e comerciantes so-bre os perigos do contato comesses animais e orientar paraa prevenção de acidentes. Deacordo com o biólogo do se-tor, César Marchioro, a maiorpreocupação, no momento, écom o controle da presençade escorpiões na região cen-tral da cidade, onde a incidên-

cia do inseto já foi verificada.Outro alerta, conforme ex-

plica Marchiro, é para a exis-tência desses animais no en-torno dos imóveis, e não ape-nas dentro das residências."Em ambiente urbano, como éo caso de Pinhais, podemosencontrá-los também perto dascasas, como, por exemplo, emterrenos baldios com mato, lixoe restos de materiais de cons-trução", enfatiza. "Mas não po-demos esquecer que eles tam-bém podem se esconder em-baixo de pedras, pilhas de tijo-los, telhas, lenha e em cemitéri-os", completa.

Animais peçonhentosSão aqueles que possu-

em glândulas de veneno que secomunicam com dentes ocos,ferrões ou aguilhões, por ondeo veneno passa.

Animais venenososSão aqueles que produ-

zem veneno, mas não possu-em um aparelho inoculador(dentes, ferrões, etc), provocan-do envenenamento por conta-to, compressão ou ingestão.

PrevençãoPara evitar acidentes com

animais venenosos e/ou peço-nhentos, a Gevam recomenda:

- Mantenha jardins e quin-tais sempre limpos. Evite o acú-mulo de entulhos, lixo domésti-co, materiais de construção nasproximidades das casas, inclu-sive em terrenos baldios;

- Evite folhagens densas(trepadeiras, bananeiras e simi-lares) junto às casas e mante-nha a grama a aparada;

- Deve-se sempre sacu-dir as roupas e sapatos antesde usar;

- Não coloque a mão emburacos, sob pedras e tron-cos apodrecidos;

- Vedas as soleiras dasportas e janelas;

- Limpe regularmente aparte de trás de móveis, corti-nas, quadros e cantos de pa-rede;

- Quando for mexer emplantações e áreas rurais, uti-lize materiais adequados comoluvas de couro e botas de canolongo, entre outras coisas.

Em caso de acidente- Lave o local com água

corrente e sabão;- Não faça cortes, perfu-

rações ou torniquetes, nemcoloque produtos caseiros,pois agravam o envenena-mento;

- Não tente retirar o vene-no com o método de sucçãoou espremendo o local;

- Nenhum remédio casei-ro substitui o soro;

- Se a picada ou o conta-to for em braços e pernas,mantenha-os erguidos;

- Leve a vítima para a uni-dade de saúde mais próxima,se possível com o animalagressor, mesmo morto, poissomente o soro pode curar.

ServiçoA Gerência de Vigilância

Ambiental fica na rua Alto Pa-raná, nº 1.789, no bairro Emili-ano Perneta (próximo à Usinade Asfalto). Mais informaçõespelo telefone (41) 3912-5396.

Combate e conscientizaçãoconstantes mantêm Pinhais

protegida da dengueEnquanto alguns municípi-

os do centro e noroeste do es-tado enfrentam novas epidemi-as de Dengue neste início deano, Pinhais se mantém prote-gida da infestação. Iniciativascomo as visitas constantes dosagentes de combate a endemi-as aos imóveis e campanhasde conscientização continuadastêm mantido a cidade a salvodo mosquito Aedes aegypt,transmissor da doença. Para seter ideia, tamanho é o trabalhodesenvolvido em Pinhais que,em todo o ano passado, ape-nas quatro focos foram regis-trados na região - em 2011,esse número chegou a seis.

Mas se engana quempensa que a tranquilidade dePinhais em relação à infestaçãodo mosquito é questão de sor-te. Ao contrário, tal realidade éresultado de um trabalho per-manente da Secretaria de Saú-de da cidade, que mantém ati-vas as ações de rotina no com-bate à proliferação do mosquitoao longo do ano. Tudo paramonitorar a possibilidade dosurgimento de criadouros e, aomesmo tempo, alertar a popu-lação sobre os riscos de man-ter água parada e limpa emcasa. E isso de verão a verão.

Segundo o biólogo da Ge-rência de Vigilância Ambientalda Prefeitura, César Marchio-ro, períodos de calor intensocomo o verão são mais preo-cupantes, mas a proliferação domosquito pode ocorrer a qual-quer tempo. "Muitas pessoasacreditam que a infestação écondicionada pelo clima, masisso é relativo", explica. "Naverdade, o cuidado deve sermantido durante todas as esta-ções, mesmo as mais frias,porque o vetor não desaparececom o inverno, só reduz a suareprodução", completa.

A dengue é uma doençagrave causada por um vírus,transmitido aos seres humanospela picada da fêmea do mos-quito Aedes aegypti. Possui qua-tro variedades diferentes, a sa-ber: DENV-1, DENV-2, DENV-3e DENV-4. A partir de agora, to-das têm circulação no estado.

Os sintomas da denguesão febre alta (39 a 40º), dores

de cabeça, nas articulações,musculatura e no fundo dosolhos, cansaço, náuseas, vô-mitos e manchas vermelhaspelo corpo. Na ocorrência demais de um desses sintomas,é importante que o paciente pro-cure um médico na unidade desaúde mais próxima.

InfestaçãoSegundo boletim divulga-

do na última terça-feira (15) pelaSecretaria de Estado da Saú-de, quatro municípios parana-enses estão com epidemia dedengue devido ao número decasos e à presença do mos-quito. Em Fênix, com 4.800habitantes, na região central doParaná, foram confirmados 17casos da doença. Já em Pea-biriu, também na região central,foram 186 casos para 13.600habitantes. Em Japurá, no no-roeste, foram confirmados 25casos em uma população de8.500 habitantes. São Carlos doIvaí, no noroeste, apresentou149 casos - o município temseis mil habitantes.

O período analisado foi en-tre agosto de 2012 até a segun-da semana de 2013. No total,667 casos foram confirmados.Já os casos notificados, quepodem ser confirmados ou des-cartados, são 6.131. De acor-do com o boletim, nenhumamorte causada pela dengue foiconfirmada. Porém, há umcaso de morte que está sendoinvestigado. Os resultados la-boratoriais ainda não ficaramprontos.

Um caso da dengue tipoquatro foi confirmado em Para-navaí, na região noroeste doParaná, em 2013. Segundo aSecretaria, o paciente se recu-pera bem.

DadosEntre janeiro e dezembro

2012, foram confirmados 3.068casos da doença e uma morte.Já em 2011, foram 15 mortescausadas pela dengue e 28.970casos confirmados. Em 2010,33.456 casos foram registra-dos, com 15 mortes. Com isso,segundo a Secretaria de Esta-do da Saúde, entre 2010 e 2012houve queda de 90% na quan-

tidade de casos da doença emtodo o Paraná.

Segundo o governo, umdos fatores para essa queda foio investimento feito em capaci-tações de profissionais de saú-de para o diagnóstico e trata-mento. "Nosso objetivo foi de-sencadear ações para conter oavanço da dengue e estruturaros serviços de atendimento aosdoentes para evitar mortes",explicou o secretário estadualda Saúde, Michele Caputo Neto.

De acordo com a equipetécnica da Sala de Situação daDengue, 97 municípios estãoem situação de alerta por apre-sentarem índices de infestaçãoentre 1% e 4%. Alguns municí-pios apresentaram índices me-nores que 1%, porém têm ocor-rência de casos de dengue.

O mosquitoO Aedes aegypti é um pou-

co menor que um pernilongocomum, preto, com manchasbrancas no corpo e nas patas.Reproduz-se em água limpa eparada. Não faz zumbido e sealimenta (pica) principalmentedurante o dia.

LegislaçãoO Governo Federal sanci-

onou, em 201, a lei que instituiuo "Dia D" de combate à den-gue, realizado sempre no mêsde Novembro de cada ano. Oobjetivo é mobilizar iniciativas doPoder Público e a participaçãoda sociedade para a realizaçãode ações de combate ao trans-missor da doença, o mosquitoAedes aegypti.

ServiçoA Gerência de Vigilância

Ambiental fica na rua Alto Para-ná, nº 1.789, no bairro EmilianoPerneta (próximo à Usina deAsfalto). Dentre outras ativida-des, o setor atende reclama-ções sobre a existência de lo-cais que favorecem o desen-volvimento de mosquito da den-gue e orienta os moradoressobre boas práticas para evitara ocorrência do mosquito. Oserviço funciona de segunda asexta-feira, das 8h às 17h, e ocontato pode ser feito pelo tele-fone 3912-5396.

ANUNCIAR FAZ TODA

DIFERENÇA.

SEJA VISTO E LEMBRADO!

Anuncie - 3033-4084www.pinhaisempaginas.com.br

Page 8: Pinhais em Páginas

www.pinhaisempaginas.com.br PINHAIS EM PÁGINAS08 | JANEIRO 2013

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em 1987, logo após osanos de "chumbo" da dita-dura militar, ele entrou parao grêmio estudantil do co-légio onde estudava. Logose tornou presidente dogrêmio e tomou gosto pelapolítica. Filiou-se ao PT ehá cerca de sete anos é par-tidário do Partido Huma-nista da Solidariedade(PHS). Foi candidato adeputado federal em 2006e em 2008 concorreu àprefeitura de Piraquara.Hoje, Laudir Slompo é onovo secretário de Indús-tria e Comércio (Desenvol-vimento Econômico) dacidade e revela que muitoserá feito em sua pasta parafomentar o desenvolvimen-to do município.

Para o secretário fazeruma ponte entre empresá-rios e administração públi-ca é uma das principais atri-buições de sua pasta. "Souempresário e membro denossa Associação Comer-cial, creio que faremos umforte elo entre empresaria-

No próximo dia 29 dejaneiro, Piraquara vai com-pletar 123 anos de idade. Omunicípio que possui omaior potencial hídrico daregião metropolitana, e queguarda as nascentes doIguaçu, completa mais umano de história em um mo-mento de mudança geren-cial e resgate da autoesti-ma do cidadão piraquaren-se.

Para comemorar essaimportante data, a Prefei-tura vai realizar no dia 27de janeiro uma programa-ção especial. Durante o pe-ríodo da manhã acontece a9° Cavalgada de Aniversá-rio, evento tradicional domunicípio que irá reuniraproximadamente 600 par-ticipantes. Em um trajeto

Piraquara se prepara para comemorar os 123 anos

inédito, cavaleiros e ama-zonas vão percorrer cercade 16 quilômetros comdestino final no ParqueTrentino, onde será servi-do um almoço.

No período da tarde,uma programação voltadaàs famílias será realizada nocalçadão da Avenida Getú-lio Vargas, em frente à Casa

da Cultura. Com início às13h, a Tarde Cultural vaioferecer atividades de re-creação como piscina debolinhas, cama elástica etouro mecânico, além deapresentações de danças,hap ki do e musicais.

NovidadesDe acordo com o Pre-

feito Marcus Tesserolli, o

Marquinhos, a programa-ção deste ano é semelhantea dos anos anteriores devi-do à falta de tempo e orça-mento para a organização.Ele destaca que é uma pro-gramação voltada à comu-nidade piraquarense, e quenos próximos aniversáriosserão incluídas novidades.“A intenção para os próxi-

mos anos é incrementar asfestividades de aniversário,mantendo o tradicionalismoda cavalgada, mas tambémincluindo novas atraçõespara envolver ainda mais apopulação nas comemora-ções”, ressaltou o Prefeito.Confira a programação

do dia 27 de janeiro:9º CAVALGADA DE

ANIVERSÁRIOLocal: Concentração

às 8h no Centro de Infor-mações Turísticas (próxi-mo à antiga Estação Fer-roviária)

9h – Início da Caval-gada

12h - Chegada ao Par-que Trentino

12h30 – Almoço paraos Cavaleiros

TARDE CULTURALLocal: Avenida Getúlio

Vargas (calçadão em fren-te à Casa da Cultura)

Apresentações de dan-ças, Hap ki Do e musicais

Piscina de bolinhas,cama elástica e touro me-cânico.

Mais informações:3673- 4442 ou 3673-0186

Novo secretário de Industria e Comérciofala sobre o desenvolvimento de Piraquara

do e prefeitura", revela.Laudir destaca que muitasações serão feitas para fo-mentar o comércio e as in-dústrias de Piraquara. "Es-tamos planejando muitascampanhas e ações de fo-mento ao nosso setor co-mercial e industrial, vamostambém criar mecanismos

para gerar mais empregosem nosso município", res-salta.

Na Secretaria de In-dústria e Comércio (Desen-volvimento Econômico)também agrega os depar-tamentos de meio ambien-te, agricultura e turismo."Esses três setores preci-

sam trabalhar em sintoniapara alavancar o cresci-mento de Piraquara", con-ta Laudir. Para o secretarioé importante que a popula-ção do município tenhamais opções de comercioe possa assim gastar partede sua renda na cidadeonde vive. "Se o nosso co-mércio se fortalecer osmoradores de Piraquara te-rão mais oportunidades defazer suas compras aqui,assim parte do dinheiro ar-recadado com o comércioserá revertida em benefíci-os para os próprios consu-midores".

O futuro do PHSLaudir Slompo revela

que o PHS cresceu muitonos últimos anos. "Nossopartido cresceu quase400% nos últimos anos,elegemos dois vereadoresaqui em Piraquara e temostudo para eleger, isso comfacilidade, dois deputadosnas próximas eleições",conclui.

Laudir Slompo é o novo secretário de Indústria e Comércio

(Desenvolvimento Econômico)

Área do Carvalho:uma opção depasseio para ofim de semana

A Área do Carvalho ou Represa do Carvalho, quefoi o primeiro reservatório para abastecimento públicode Curitiba, estará aberta para visitação neste fim desemana, dias 19 e 20 de janeiro. A Represa foi inaugu-rada em 1908 e é um belo lugar para visitação. A área éuma opção de lazer na região de Piraquara para quemgosta de estar em contato com a natureza e de conhe-cer a história local.A região pertence aos Mananciaisda Serra, na área do Parque Estadual Pico do Marum-bi, e os visitantes podem participar de atividades mo-nitoradas como caminhadas e trilhas. Durante o per-curso da Área do Carvalho, os turistas podem conhe-cer o Santuário São Francisco, percorrer a Trilha doSalto (percurso de 1 km), a Estrada do Carvalho (2,5km) e a Trilha da Chaminé (1,5 km). As caminhadastêm duração mínima de uma hora, entre ida e volta.Umadica importante é usar roupas e sapatos confortáveis elevar bonés e garrafas de água, e não se esquecer derecolher todo o lixo produzido.Para chegar ao local éfácil: basta seguir a Rua Leônidas Alves Cordeiro, nobairro Chaune, pertinho do Centro de Piraquara. Estarua se torna Estrada Nova Tirol e há placas indicativaspara chegar ao Carvalho. Mais informações no Centrode Informações Turísticas pelos telefones 3673-4442ou 3673-0186.

Page 9: Pinhais em Páginas

www.pinhaisempaginas.com.brPINHAIS EM PÁGINAS JANEIRO 2013| 09

Piraquara inicia a construção demais uma unidade de ensino

O município de Pira-quara inicia o ano comobras e investimentos sig-nificativos na educaçãomunicipal. Nesta segunda-feira (14), foi iniciada aconstrução de um novoCentro Municipal de Edu-cação Infantil no BairroGuarituba. Na próxima se-mana está programado ocomeço das obras de maisum CMEI no Bairro Re-canto das Águas. Além des-sas duas novas unidades, jáestão em andamento àsconstruções de uma novaEscola Municipal e outroCMEI no Jardim Tarumã.

Atualmente a rede mu-nicipal de ensino de Pira-quara atende 10.500 alu-nos, nas modalidades deeducação infantil, ensinofundamental, educação es-pecial, e educação para jo-vens e adultos. A Secreta-ria de educação dispõe de40 aparelhos públicos, en-tre eles, 22 escolas muni-cipais e 14 CMEIS.

Os novos três CMEISrepresentam à ampliação nonúmero de vagas na edu-cação infantil municipal,além da eliminação de pré-dios alugados que atual-mente geram despesasmensais para o município.

As unidades terão 1.211,92m² de área, e vão contem-plar crianças de 4 meses a5 anos de idade, com ca-pacidade de atendimentopara até 240 alunos.

Os equipamentos fo-ram viabilizados por meio

da parceria entre a Prefei-tura e o Programa Nacio-nal de Reestruturação eAparelhagem da Rede Es-colar Pública de EducaçãoInfantil (ProInfância). Elasestão sendo construídasnos seguintes endereços:

As maquinas da Prefeitura iniciaram o nivelamento do terreno para a construção do novo CMEI no Guarituba

Rua Richard Lickfeld, Ave-nida Jairo Sebastião Ferra-ri e na Rua Heitor Pallu,com um investimento domunicípio de R$: R$:549.411,54.Nova Escola Municipal

A nova Escola Munici-

pal está sendo construídano Jardim Tarumã, bairroGuarituba e vai atender alu-nos do ensino fundamen-tal. A obra está em estágioavançado, com o prazo deconclusão estipulado parao segundo semestre desseano. Com um projeto mo-derno, a unidade vai ampli-ar o número de vagas eoportunizar o remaneja-mento dos alunos da re-gião.

“A nova escola vai pos-sibilitar a redistribuição dosalunos que atualmente estãoem escolas mais distantes,e em espaços alugados pelaPrefeitura. Vai ser possívelacabar com os alugueis queainda existem, e tambémoferecer melhores condi-ções para esses estudantes”,explica a Secretária de Edu-cação, Loireci Dalmolim deOliveira. A obra foi viabili-zada por meio de um con-vênio entre a Prefeitura e aSecretaria de Estado da Edu-cação (SEED).

Fo

to:

Bru

no

Olive

ira

Page 10: Pinhais em Páginas

www.pinhaisempaginas.com.br PINHAIS EM PÁGINAS10 | JANEIRO 2013

COLUNA POLÍTICA

CHICÃO SOMAVILLACientista Político

REFORMA POLITICA E O FINANCIAMENTO PUBLICO ELEITORALO Financiamento Público Eleitoral que coloca todos os candidatos no mesmo pé de igualdade

financeira é o calcanhar de Aquiles da Reforma Política.Segundo o relator, deputado Henrique Fontana (PT-RS), "o poder econômico é nocivo ao pro-

cesso eleitoral uma vez que ele tem forte influencia nos resultados das campanhas eleitorais". FonteAg. Câmara de Noticias.

DISCUSSÕES ENTRE PARTIDOS POLITICOSA proposta da Reforma Política dá sinais de que finalmente deverá sair do papel. Os partidos

políticos retomam as discussões Brasília. PSDB e PMDB, ainda que de forma tímida, apóiam aReforma. Para o líder do PSOL, deputado Ivan Valente (SP) "A raiz da corrupção está no financiamen-to privado das campanhas".

PHS E A REFORMALeovir de Oliveira, presidente municipal do Partido Humanista da Solidariedade (PHS), de Pi-

nhais, contatou Eduardo Machado, presidente Nacional do PHS e Secretario de Articulação Políticado Estado de Goiás para conversar sobre a posição do partido em relação a Reforma Política.Machado disse que o PHS é amplamente favorável a Reforma, mas acha que mudanças repentinasdificilmente ocorrerão, pois acredita que a sociedade deva assimilar de forma gradativa as discussõessobre o assunto. Disse ainda que as propostas do relator da Reforma, Henrique Fontana deveriamentrar em vigor a partir de 2022. A Reforma é necessária para o fortalecimento do Sistema Partidário.Quanto ao Financiamento Público de Campanha "sou plenamente favorável, isso minimizará a cor-rupção e dará chance aos menos favorecidos", concluiu.

PDT e PSB APROVAM A REFORMA POLÍTICAA Reforma é bem vista pelo PDT e PSB, porém, para o deputado Paulo Santiago (PDT-PE) é

preciso que o Financiamento Público seja eficaz em todas as suas aplicações enquanto que para odeputado Beto Albuquerque (PSB-RS), a Reforma Política promoverá importantes mudanças naseleições.

LIDER DO PR NÃO ACREDITAO mineiro Lincon Portela, líder do PR na Câmara dos Deputados disse não acreditar que o

Financiamento Público de Campanha possa eliminar a corrupção eleitoral e o caixa dois, e ironizou:"Um exemplo é que a proposta permite que pessoas possam trabalhar em campanhas, desde queestejam ligadas ao partido. Oras, vai ser uma festa de filiação para poder trabalhar em campanhas".

LISTA FLEXIVEL PREOCUPA LIDERANÇAS PARTIDARIASA proposta de mudança do sistema votação atual em que o eleitor deposita apenas um voto, para

o sistema de lista flexível, preocupa lideranças partidárias. No sistema proposto, o eleitor votará duasvezes; uma vez no candidato de sua preferência e outra no partido. O eleitor poderá alterar o ordena-mento da lista ao escolher um candidato que esteja relacionado nas últimas colocações em detrimentode outro esteja relacionado no topo. Esta forma de votação evita que os "caciques" partidários usemas listas em benefícios próprios, ou seja, posicionando-se no topo delas.

FIM DAS COLIGAÇÕES NAS PROPORCIONAIS GERA POLEMICAO fim das coligações nas proporcionais descontenta os partidos nanicos que temem perder

espaços no cenário político, pois as dificuldades que encontram para a formação de seus quadrosvisando disputas eleitorais são consideráveis. Mas a principal alegação é de que a representatividadeserá afetada.

PARA O PCdoB POUCOS SERIAM OS PARTIDOS BENEFICIADOSA falta de quorum para complemento de chapa que possibilita alcançar o cociente eleitoral para

eleger deputados e vereadores preocupa os partidos nanicos. O PCdoB faz coligações por ideologia,segundo a deputada e líder do partido, Luciana Santos (PE), disse ainda que poucos partidos seriambeneficiados com a fim das coligações.

DEPUTADO DO PR DIZ QUE ELEITOR VOTA EM QUEM DA MAISPara o deputado Paulo Feijó (PR-RJ), boa parte da responsabilidade é do próprio eleitor. "Ele vota

hoje naquela de quem dá mais. É claro que tem muito eleitor que vota conhecendo o candidato, a suaestória, os serviços prestados, sua ideologia, tem também o voto da amizade. Mas hoje só com essevoto não se ganha eleição no Brasil", critica. Fonte Ag. Câmara de Noticias

DEPUTADO DO PTB CRITÍCA O FINANCIAMENTO PUBLICO"Em um País em que falta dinheiro para tudo, nós vamos dar dinheiro para campanha política? Se

falta dinheiro para a saúde, a educação, isso é inadmissível", disse o vice-líder do PTB-SP ArnaldoFaria de Sá. Fonte Ag. Câmara de Noticias

INSTRUMENTO EFICAZNa visão do relator Henrique Fontana, o Financiamento Público de Campanha é um instrumento

eficaz para saber antecipadamente o gasto real que determinado candidato terá durante o processoeleitoral, ao mesmo tempo, tanto os adversários quanto a Justiça Eleitoral terão condições de avaliarse os gastos estão dentro do que emana a lei.

SOCIEDADE NÃO É CONSULTADAAs diversas vertentes políticas que se expressam sobre Reforma Política no âmbito do Congres-

so Nacional são exemplos de liberdade democrática. Por outro lado, a sociedade brasileira que teveseus direitos civis devolvidos com a promulgação da Constituição Federal de 1988, e que seráatingida pelas mudanças propostas, ironicamente não é chamada a participar das discussões.

O leitor poderá enviar sua opinião sobre a matéria para os endereços eletrônicos abaixo:

[email protected] ou [email protected]*Francisco C. Somavilla é Bacharel em Ciência PolíticaAcesse o Blog: www.chicaosomavilla.blogspot.com

E-mail: [email protected]

Novos deputados tomamposse em solenidade na

Presidência da AssembleiaOs novos deputados

que assumiram as vagaspara os próximos dois anosda atual legislatura foramempossados nesta segun-da-feira (7), em solenidaderealizada no gabinete daPresidência da Casa. Osparlamentares Alceu MaronFilho (PSDB), Tercílio Tu-rini (PPS) e Wilson Quin-teiro (PSB) assumiram,respectivamente, as cadei-ras dos ex-parlamentaresMarcelo Rangel, César Sil-vestri Filho e Reni Pereira,que renunciaram ao cargopara cumprimento dos seusmandatos como prefeito,desde 1º de janeiro. O de-putado Elton Welter (PT) jáhavia sido empossado nolugar de Augustinho Zuc-chi, que também renuncioupara assumir a Prefeiturade Pato Branco. E a vagado deputado licenciado eatual secretário de Estadodo Trabalho, Emprego eEconomia Solidária, LuizCláudio Romanelli(PMDB), será ocupadapelo suplente, deputadoGilberto Martin, do mesmopartido.

O presidente do Legis-lativo, deputado Valdir Ros-soni (PSDB), assinou o ter-

mo de posse juntamentecom os parlamentares e de-sejou sucesso aos novosmembros do Poder. “Cum-primento os novos deputa-dos que hoje tomam pos-se. E quero dizer que rece-bemos os senhores comuma expectativa muitogrande. Os deputados queaqui chegaram e deixaramesta Casa realizaram umtrabalho extraordinário. Eque os senhores possamexercer o cargo da mesmamaneira, o que não tenhodúvidas que ocorrerá, e quetambém nos auxiliem nes-te novo momento vividopela Assembleia Legislati-va”, disse Rossoni.

Em seguida, o 1º se-cretário, deputado PlautoMiró (DEM), entregou aosdeputados as chaves dosrespectivos gabinetes. Du-

rante o pronunciamento deposse, os parlamentaresressaltaram em especial otrabalho voltado ao apoio desuas bases regionais, bemcomo apoio às medidas jádesencadeadas na Casa,principalmente pela recupe-ração da transparência doPoder Legislativo, e em áre-as específicas, como saú-de pública, por exemplo.Prestigiaram ainda a sole-nidade de posse os depu-tados Ademar Traiano(PSDB), líder do Gover-no; Douglas Fabrício(PPS); Teruo Kato(PMDB); Rasca Rodri-gues (PV); Alexandre Curi(PMDB); e os deputadosfederais Luiz Nishimori(PSDB) e Alex Canziani(PTB), diversos vereado-res, familiares e amigosdos empossados.

Governador visita Assembleia eressalta bom relacionamentoinstitucional entre os Poderes

O presidente da As-sembleia Legislativa, depu-tado Valdir Rossoni(PSDB), e diversos outrosdeputados, receberam a vi-sita do governador BetoRicha nesta segunda-feira(7). O encontro de corte-sia aconteceu logo após asolenidade de posse dosnovos deputados, realizada

ainda pela manhã, na salada Presidência.

O chefe do Poder Exe-cutivo parabenizou os par-lamentares que assumiramos mandatos a partir destasegunda-feira e ressaltousua confiança na continui-dade da relação positivacom a Assembleia Legisla-tiva para 2013. “Parabeni-

zo os novos deputadosempossados e espero repe-tirmos neste ano a boa par-ceria com o Legislativo,que já vem resultando nes-tes dois anos na aplicaçãode medidas de austeridadecom os recursos públicos,de transparência e de res-peito aos paranaenses”,afirmou o Beto Richa.

Page 11: Pinhais em Páginas

www.pinhaisempaginas.com.brPINHAIS EM PÁGINAS

Mudança organizacional e inovação

João Policeno Oliveira Neto

Cresce número de acidentescom abelhas no verão

JANEIRO 2013| 11

Programação

Neuro Linguística

A inovação faz parte do modelo de negócio e constitui elemento chavepara a competitividade. A capacidade de inovar reside nas pessoas, pois sãoelas que criam, aprendem, ensinam e promovem novas formas de fazer e depensar. Muitas empresas estão ainda no modelo de gestão dos anos 70, ondeo importante era a estrutura física, a sede própria, os bens materiais, o patrimô-nio, a organização.

Nos anos 80 esta realidade começou a mudar, o modelo de gestãocomeçou a ser revista e alterada, onde as pessoas começaram a ser o focoda organizaçã. As empresas que tinham tratamento diferenciado para osfuncionários, onde existia o refeitório, com bandejão para os funcionários debaixo escalão, e um atendimento previligiado para funcionários que tivessemcargos mais elevados, este tipo de situação foi banida com a implantação deum restaurante onde todos eram tratados da mesma maneira.

O foco hoje em dia, é o cidadão, a inovação, a atitude. Modelo de gestãoinovador, só se pode tocar com gente talentosa, não só com gente competentee uma liderança eficaz. Temos uma economia baseada em conhecimento, oque importa mesmo é a inovação. O único fator de competitividade que sobroupara as empresas é a inovação, é a capacidade de inovar. O funcionário temque estar em primeiríssimo lugar, os funcionários recebem salários pela suararidade, e não pela sua importância. Está sobrando gerentes e faltando líderes.Algumas empresas não querem mais contratar mão de obra, e sim o conhe-cimento, o talento de alguém.

O empresário com consciência plena, e com preocupação em Gestãode Pessoas, não contrata gerentes e sim líderes, contrata funcionários com operfil de empreededores, isto é, colaboradores que são envolvidos e compro-metidos com o processo estratégico e de desenvolviemento da empresa. Umverdadeiro líder deve ter no mínimo as seguintes características, ter cabeça dedono, botar pra fazer, foco em resultado, ser exemplo, busca pela excelência,juntos somos mais fortes, e estar alinhado com a cultura organizacional daempresa, bem que cultura organizacional é outra questão bem delicada que euvou colocar esta discussão em outra oportunidade.

Que tipo de funcionário você tem em sua empresa? Aquele que acordade manhã, negocia com relógio para ficar mais um minuto na cama ou aqueleaque acorda motivado para ir trabalhar, porque está realizando um sonho?Fazer da empresa um show. As pessoas se divertem e tem prazer emtrabalhar, a boa produtividade, a qualidade e a excelência nos resultados sãoconsequências deste modelo de Gestão. A empresa tem que amar o funcioná-rio, sem envolver com ele. No processo de capacitação na Gestão deCompetência e Gestão Situacional, uma empresa competitiva requer lideran-ças inspiradoras, ambiente aberto e favorável.

O bom empreendedor precisa, reter os talentos, desenvolver as equipese acima de tudo demitir os medíocres. O poder competitivo de uma empresa,está na estratégia, isto é, qual é o espaço que ela quer ocupar no ambiente queela compete, qual artefado que ela produz, ou qual ela quer produzir? O serhumano está no centro de processo das empresas, a estratégia tem que virantes da qualidade. Muitos talendos não estão atrás de salário e sim de realizarum sonho.

Não adianta ser criativo se o foco não for na Inovação. A empresa deveter sempre um plano de ação eficaz e de estratégica competitiva. Investir namelhoria da qualidade e do desenvolvimento do capital intelectual. Não bastamais só prestar um bom serviço ou ter um bom produto, tem que oferecer algoa mais. Muitas empresas se envolvem com causas sociais, meio ambientee mostram para seus clientes que dão um retorno para a sociedade. A empresatem que ter um slogan que traz um conceito, com foco na inovação, foco nocidadão, foco na atitude, atrair talento, e só contratar pessoas que for melhor quevocê. Estar politicamente correta e crescer de maneira sustentável. Adequare não cortar custos, procurar parcerias, promover alianças, investir em tecno-logia, muitos empresários confundem investimentos com despesas.

A gestão é colaborativa e não competitiva. O poder é do conhecimento,a apredizagem é ativa, fazer que todos queiram aprender, a liderança tem queser compartilhada. Os líderes de uma empresa tem que visitar o futuro, isto é,na inovação estratégica. Não pode sentar nos louros da conquista, chegar éuma coisa, se manter é outra. Aquilo que deu certo até agora, pode não sermais a receita para se manter. Aa diferença entre o remédio e o veneno é adose. Aumentar os resultados organizacionais e reduzir os conflitos, é omodelo de gestão que faz a diferença. A empresa tem que ter preocupaçãoconstante com o Modelo de Gestão Inovador.

Tive o previlégio de conhecer Marcel Telles, CEO da Ambev, final dosanos 80. Na época era ainda o grupo Brahma, que tinha a administraçãocentral no Rio de Janeiro ao lado do Sambódromo, tive uns minutos deconversa com ele, o qual lia um jornal sentado no meio fio, ao lado de umabanquinha, horas depois fui saber, que aquela pessoa, era o personagemprincipal que iria mudar o modelo clássico e rançoso de administrar do GrupoBrahma. Que tinha elevador de executivos separado do resto da plebe e quea indústria tinha três tipos de refeitórios, mesa de concreto com bandeijão paraa fábrica, refeitório normal para a administração e o refeitório de ponta para osexecutivos. Só uma pessoa visionária e inovadora como ele poderia fazeresta tranformação que ocorreu no grupo Brahma.

A inovação é a principal alavanca de projeção de uma empresa.A empresa que não se renova, que não se reinventa, não sobrevive e

não se perpetua.João Policeno Oliveira Neto.

Couch - Associação Brasileira de Couching. - Consultor independente.Contato: 3033-7204 / 9604-1664 - [email protected]

Com a chegada das al-tas temperaturas, acidentescom abelhas tendem a sermais comuns no Paraná.Até esta quinta-feira (17),41 casos foram registradosneste ano e uma pessoamorreu. O paciente, resi-dente em Londrina, recebeu, 3 mil picadas de abelha,não resistiu ao envenena-mento e morreu.

Em 2012, o Estadoregistrou 432 casos somen-te nos três meses de verão(janeiro, fevereiro e março),o que representa 37% dototal de ocorrências confir-madas durante todo o ano –1.144. Além das condiçõesclimáticas, outro motivoestá relacionado ao compor-tamento do animal, que ata-ca qualquer coisa que ofe-reça perigo à colmeia.

Segundo a bióloga es-pecialista em abelhas, So-lange Malkoski, o principalproblema são as abelhasafricanizadas que estão sealojando nos centros urba-nos em busca de locais se-guros para suas colônias.“O ataque é um mecanis-mo de defesa do inseto,pois ajuda a proteger o res-tante da colmeia, afugen-tando possíveis predadoresdo raio de localização dacolônia”, disse.

Dentro das casas e

quintais, os locais mais co-muns para a instalação decolmeias são os beirais deedificações, postes de ilu-minação pública, ocos detroncos de árvores, fendasem muros e paredes. Osacidentes também podemocorrer durante o proces-so de migração da colônia,quando as abelhas se aglo-meram em enxames paraprocurar outro local paraestabelecer a colmeia.

Quando o acidenteocorre com poucas pica-das, o quadro clínico podevariar de uma inflamaçãolocal até uma forte reaçãoalérgica (choque anafiláti-co). Já no de caso de múl-tiplas picadas pode ocorreruma manifestação tóxicamais grave e, às vezes, seraté mesmo fatal.

No ano passado, qua-tro pessoas morreram em

decorrência de picadas porabelha, três a mais do queo registrado por serpentes.“A diferença do veneno daabelha é que não há ne-nhum tipo de soro para tra-tamento, como ocorre paracobras, aranhas e escorpi-ões. Por isso é importanteque o paciente receba as-sistência o mais rápido pos-sível”, disse a bióloga daSecretaria da Saúde, Gise-lia Rúbio. O risco de aciden-tes com vespas também égrande, pois diferente daabelha, ela não perde o fer-rão na hora do ataque e podeferroar mais de uma vez.

Em caso de acidentes,a Secretaria da Saúde re-comenda que os ferrõessejam retirados imediata-mente do corpo da pessoa,pois eles injetam todo ve-neno em poucos minutos.Se a pessoa for alérgica,

acione imediatamente oServiço de AtendimentoMóvel de Urgência (SAMU192) ou procure o serviçode saúde mais próximo.Mais informações liguepara o Centro de Controlede Envenenamentos pelotelefone 0800 41 0148.

Veja outrasrecomendações:- Em caso de um ata-

que maciço, procure jogar-se na água ou correr emzig-zag por entre a vegeta-ção, se for o caso.

- Jamais tentar mexercom enxames de abelhas evespas.

- Pessoas alérgicasdevem evitar locais ondeexistam abelhas e não usarprodutos que exalem odo-res intensos, como perfu-mes e xampus, pois podematrair estes insetos.

- Quando a pessoa forrealizar atividades no cam-po, utilizar calçados fecha-dos, calças e camisas commangas compridas.

- Ao encontrar umenxame migratório, saia dolocal imediatamente.

- Se for detectado al-gum enxame localizado emum beiral, árvore ou quin-tal, evite provocar barulhoe procure um profissionalespecializado para retirar acolônia.

Ao participar da sole-nidade de posse do novopresidente do Tribunal deContas do Paraná (TCP),nesta quinta-feira (17), ogovernador Beto Richaafirmou que o Governo doParaná tem cumprido comseus compromissos de for-ma transparente e respon-sável. “Exijo austeridade etransparência de todos osgestores da administraçãodo Estado”, disse.

Richa disse que traba-lha para que a sociedadetenha acesso, de forma fa-cilitada, a todas as ações einvestimentos do governo,e que o Tribunal de Contasdá grande contribuiçãopara que isso aconteça.“Assumimos o governoestadual com grande difi-

Na posse do TCE, Richa destacaparceria para uma gestão transparente

culdade em 2011. O Tribu-nal sabe das dívidas queherdamos e os desafios quetivemos para a reestrutura-ção das finanças do Esta-do”, afirmou Richa.

O governador ressal-tou a importância de umaconvivência harmoniosa.

“Temos uma boa relaçãode respeito com todos ospoderes estaduais, o quetem contribuído para le-varmos o melhor aos pa-ranaenses”, disse, que pa-rabenizou os conselheirosque assumiram a direçãodo TCE.

PosseNa primeira sessão ple-

nária do ano, foi empossa-do como novo presidentedo TCE o conselheiro Ar-tagão de Mattos Leão. Ad-vogado de carreira, MattosLeão é conselheiro do tri-bunal há 21 anos, e chegaà presidência do órgão pelaquarta vez. O novo presi-dente também foi três ve-zes deputado estadual.

“Temos de agilizar atramitação dos processospara dar uma resposta maisrápida à sociedade”, disseMattos Leão, referindo-sea sua meta para os próxi-mos dois anos. Segundoele, para isso o TCE vaicapacitar os servidoresmunicipais e investir emtecnologia.

Governador Beto Richa e o novo

presidente do TCE, Artagão de Mattos Leão

Page 12: Pinhais em Páginas

www.pinhaisempaginas.com.br PINHAIS EM PÁGINAS

Toda edição o Cheff Rogério Filhodará dicas e receitas do mundo

gastronômico. Visandoassim harmonizar boa leitura ao

prazer da boa culinária

Rogério Filho é curitibano, formado pelo CentroEuropeu, especialista em Massas e Risotos. Cheffdesde 2009 na Pizzaria & Restaurante Minha Casa

Risoto deFrango ao Curry

12 | JANEIRO 2013

Ingredientes:Para o frango:1 kg de peito de frango1 maço de cheiro verde1 cubo de caldo de galinha1 colher (chá) de sal1 colher (chá) de curryÁgua

Para o risoto:4 xícaras de arroz arboreo2 cebolas raladas2 colheres de manteiga200 ml de vinho branco seco200 g de ervilha fresca200 g de queijo parmesão ralado1 lata de creme de leiteSalsinha picada2 litros de água fervendo

MODO DE PREPAROFrango:Cozinhar o peito de frango com os seus devidos ingredi-

entes, desfiar e reservarRisoto:Em uma panela coloque a manteiga, deixe derreter,

acrescente a cebola e deixe dourarAcrescente o arroz e refogueDepois, o vinho para flambar, o sal, coloque o frango

desfiado, mexa bem, acrescentar um pouco da água e dei-xar cozinhar até a água desaparecer um pouco

Acrescentar mais água, a ervilha e deixar ficar bemcremoso e al dente

Desligue a panela e acrescente o creme de leite, o queijoe a salsinha

Sirva bem quente com parmesão salpicado por cima

Poderia esclarecer oaumento de impostos des-te ano?

Secretário - Primeiro éimportante separar IPTU dataxa de coleta, transporte edestinação do lixo. Esse es-clarecimento é necessárioporque a partir de 2009 estataxa que era cobrada na con-ta da água, passou a sercobrada junto com IPTU.No caso do IPTU, para esseano, houve um aumento de6,9% mais a inflação do pe-ríodo. É bom lembrar queem Pinhais desde 2006, oIPTU vem sendo reajusta-do somente pela inflação enos últimos anos, os imó-veis em Pinhais mais quedobraram de valor.

O aumento foi igualpara todos?

Secretário - O percen-tual de aumento do IPTUfoi igual para todos, porémpara se fazer justiça fiscal,os imóveis de menor me-tragem tiveram uma redu-ção no valor do imposto ea taxa do lixo foi escalona-da conforme a metragem eo tipo do imóvel, sendo que

Secretário de Finanças justificao reajuste no IPTU em Pinhais

O secretário de Finanças de Pinhais, Francisco Xavier realizou uma amplaexplanação sobre a emissão dos carnês do IPITU. Acompanhe a entrevista:

o aumento foi para todos.Desta forma, com a

redução do IPTU, para osimóveis de menor metra-gem, mais de oito mil fa-mílias, pagarão em 2013valor menor que no anopassado, somados o IPTUe a taxa de coleta de lixo.

Por que foi necessárioesse aumento?

Secretário - Como acidade melhorou em todosos aspectos, os imóveisvalorizaram muito e a pre-feitura esta obrigada a rea-justar o IPTU de acordocom a valorização dos imó-veis e para cobrir as des-pesas com a ampliação dosserviços oferecidos para apopulação. A cidade cres-ceu e se desenvolveu, au-mentando muito as despe-sas da prefeitura comconstrução e manutençãode parques, ampliação deescolas e cemeis, implan-taçao da guarda municipal,ampliação dos serviços desaúde, reabertura do hos-pital, novo pronto atendi-mento, dragagem dos rios,pavimentação de ruas, am-

pliação dos serviços de as-sistência social, ampliaçãodas oportunidades de es-porte, cultura e lazer, novocentro da juventude, cen-tro de convivência do ido-so, contratação de maismédicos, mais professorese mais servidores em todasas áreas. Não era possívelmanter e ampliar os servi-ços oferecidos pela prefei-tura sem esse aumento noimposto.

Como será nos anosseguintes?

Secretário - Nos pró-ximos quatro anos o im-posto só será corrigido pelainflação.

E a taxa do lixo?Secretário - A taxa do

lixo é para cobrir o custoque a prefeitura tem pararecolher o lixo de toda acidade e levar ate um ater-ro no municipio de Fazen-da Rio Grande. Se nao fos-se reajustado, este ano aprefeitura teria que retirarrecursos de outras áreas,como saúde, educação esegurança para cobrir as

despesas com o lixo. A taxado lixo desde 2005, tam-bém só estava sendo rea-justada pela inflação e ogasto da prefeitura com olixo aumentou muito nosúltimos anos, .Hoje a pre-feitura paga mais caro pararecolher o lixo, paga paratransportar ate o aterro nomunicípio de Fazenda RioGrande que fica a mais de30km de Pinhais e pagapara depositar no aterro.Antigamente o lixo era le-vado para Curitiba e joga-do no aterro do Caximba.

Qual foi o aumento nataxa do lixo?

Secretário - No casodo lixo foi feito um escalo-namento de acordo com oimóvel, de forma que exis-tem valores diferenciadospara residências, empresase terrenos vazios. E tam-bém existe variação deacordo com o tamanho doimóvel e da construção.Desta forma paga menos,os imóveis de menor me-tragem e pagam mais asmaiores empresas e maio-res residências.

"É bom lembrarque em Pinhaisdesde 2006, o

IPTU vem sendoreajustado

somente pelainflação e nos

últimos anos, osimóveis emPinhais mais

que dobraramde valor", diz

Xavier

Page 13: Pinhais em Páginas

www.pinhaisempaginas.com.brPINHAIS EM PÁGINAS JANEIRO 2013| 13

Brasil fechou 2012 commais de 261 milhões de

linhas de telefone celularBrasília - No ano passado, o país registrou 19,54

milhões de novas linhas de telefone celular, o que repre-senta crescimento de 8,07% na base de assinantes. OBrasil fechou 2012 com 261,78 milhões de linhas ativasna telefonia móvel.

De acordo com a Agência Nacional de Telecomuni-cações (Anatel), a teledensidade no país chegou a 132,78acessos para cada grupo de 100 habitantes. Do total delinhas ativas, 80,53% são pré-pagas e 19,47% são pós-pagas. Os terminais 3G (banda larga móvel) totalizaram59,19 milhões de acessos.

A operadora Vivo lidera o mercado, com 29,08%de participação, seguida pela TIM, com 26,87%, daClaro, com 24,92%, da Oi, com 18,81%, da CTBC,com 0,28% e da Sercomtel, com 0,03%.

BB distribui Fundo deParticipação dos Estadosseguindo regras antigas

Brasília – O Banco do Brasil confirmou que realizouhoje (18) o depósito do governo no valor de R$ 968,5milhões, correspondente à primeira parcela de 2013 doFundo de Participação dos Estados (FPE), referentesaos dez primeiros dias do ano. Foram usados os critéri-os antigos de distribuição do recurso, apesar de decisãodo Supremo Tribunal Federal (STF) cobrando a apro-vação de uma lei com novas regras.

Mesmo com a liberação dos recursos, o impassesobre as liberações continua e as normas de transferên-cia seguem sem consenso. Após reclamação de algunsestados, o STF entendeu que as regras para o repassesão inconstitucionais e determinou que o CongressoNacional estabelecesse novos critérios de partilha até odia 31 de dezembro do ano passado.

Convocados no Sisu devemfazer a matrícula a partir

desta sexta-feira (18)rasília - Os convocados no primeiro processo sele-

tivo de 2013 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu)devem providenciar a matrícula, a partir de hoje (18),nas instituições de ensino. O estudante deve estar aten-to à documentação exigida pela instituição. A matrículapode ser feita até o dia 22 deste mês. A segunda chama-da será divulgada no próximo dia 28, com matrículasde 1º a 5 de fevereiro.

Ao todo, 1.949.958 inscritos disputaram as 129.319vagas em 3.752 cursos. Na primeira edição deste anodo Sisu, participaram 101 instituições públicas de edu-cação superior. De acordo com o Ministério da Educa-ção (MEC), houve um crescimento de 11% em relaçãoao ano passado, quando o sistema registrou 1.757.399inscritos.

Anvisa prorroga prazo para farmáciasse adequarem à exigência de informareletronicamente venda de antibióticos

A Agência Nacional deVigilância Sanitária (Anvi-sa) prorrogou do dia 17para o dia 16 de abril desteano o prazo para as farmá-cias se adequarem à exi-gência de informar eletro-nicamente as vendas de an-tibióticos. O prazo anteriorera 13 de janeiro.

Desde 2010, a vendade antibióticos é feitacom a retenção, pela far-

mácia, de uma via da re-ceita médica. A decisão daAnvisa de controlar ele-tronicamente as vendasde antibióticos tem o ob-jetivo de tornar mais ri-goroso o acesso ao me-dicamento.

De acordo com a agên-cia, a ideia é conter a ven-da indiscriminada e a práti-ca recorrente da automedi-cação.

Brasil poderá exportar 1,5 milhão debarris de petróleo por dia em dez anos

A diretora-geral daAgência Nacional do Pe-tróleo (ANP), MagdaChambriard, disse que oBrasil terá condições deexportar 1,5 milhão de bar-ris de petróleo diários den-tro de dez anos. A médiacolocará o país ao lado degrandes produtores comoa Noruega.

A meta poderá ser al-cançada devido à explora-ção do pré-sal. “Se tudo

acontecer conforme o pla-nejado e conforme o desen-volvimento pretendido parao pré-sal, estaremos nospróximos dez anos sendocapazes de exportar 1,5milhão de barris de petró-leo por dia”, disse a direto-ra, durante evento daTranspetro, no Rio. Napróxima década, acrescen-ta, também será duplicadaa produção e o consumo deóleo diesel no país.

ANP confirma aumentoda quantidade de álcool na gasolina

A diretora-geral daAgência Nacional do Petró-leo (ANP), Magda Cham-briard, informou que opercentual de etanol na ga-solina passará de 20% para25%, no final da safra dacana-de-açúcar, possivel-mente no mês de abril. "Te-mos que confirmar a safra,mas estamos achando quesim", disse.

Ao chegar para eventoda Transpetro, no Rio, Mag-da confirmou para maio enovembro as rodadas de li-citação da exploração de pe-tróleo e gás, paradas à espe-

ra de defini-ção das re-gras de dis-tribuição deroyalties.

" E s t a -mos discu-tindo o pas-sado, o futuro está pacifi-cado", disse Magda. Serãolicitados 172 blocos. A ex-pectativa é de muita procu-ra, uma vez que as áreasoferecidas aparecem entreas mais lucrativas.

A diretora da ANP in-formou que está previstopara este ano o primeiro

leilão degás xisto."As reser-vas são re-l evan tes ,não pode-mos deixarparadas",

afirmou. A Bacia do Par-naíba, no Nordeste, e deParecis, em Mato Grosso,estão incluídas. De acor-do com ela, foram seleci-onadas áreas que podemser produtoras, emboraainda não se tenha cer-teza disso. Por isso, é pre-ciso continuar investindo.

"Fizemos uma associação:se a previsão for confir-mada, é gás para chuchu,mais que o pré-sal", res-saltou Magda Cham-briard.

A Transpetro recebe oNavio Rômulo Almeida, noEstaleiro Mauá, com capa-cidade para transportar 56milhões de litros de deri-vados de petróleo. A em-barcação presta homena-gem ao especialista baia-no que contribuiu para acriação de estatais no Bra-sil, durante o governo deGetúlio Vargas.

Page 14: Pinhais em Páginas

www.pinhaisempaginas.com.br PINHAIS EM PÁGINAS14 | JANEIRO 2013

IPTU 2013: contribuinteque pagar à vista

terá 10% de descontoO ano de 2013 já co-

meçou e, com ele, tambémse inicia o período de pa-gamento de impostos. Umdeles, dos mais importan-tes, é o Imposto Predial eTerritorial Urbano (IPTU),que incide sobre os imóveislocalizados em Pinhais eque deverá ser recolhido apartir do mês de fevereiro.Por isso, é importante queo contribuinte fique atentoàs possibilidades ofereci-das pela Prefeitura para aquitação do tributo, já que,no fim das contas, issopode se traduzir em menosgastos para o proprietário.Nesses casos, como sem-pre, o bolso agradece.

Os carnês do IPTUserão encaminhados pelaPrefeitura de Pinhais aindaneste mês, pelo correio.Até a data de vencimento,o tributo poderá ser pagoem qualquer agência ban-cária ou pela internet. Pas-sado o prazo estabelecido,a liquidação do impostosomente poderá ser reali-zada nas agências do Ban-co do Brasil.

Serão duas as opçõespara o pagamento do IPTUeste ano. Na primeira de-las, com vencimento no dia7 de fevereiro, o contribu-inte que optar por quitar otributo em parcela únicaterá desconto de 10% so-bre o valor total cobrado.Na segunda, para quem ul-trapassar esse prazo, o pro-prietário fica condicionado

ao parcelamento do impos-to em 10 vezes iguais, cominício em 8 de fevereiro - ovencimento das demaiscotas será sempre no dia15.

Títulos vencidosO contribuinte que, por

algum motivo, perder o pra-zo para o pagamento dasparcelas do IPTU, terá dearcar também com jurosde 1% ao mês e multa mo-ratória de 0,33% por dia deatraso, limitada em 10%,no máximo. A base de cál-culo, nesses casos, será oÍndice Nacional de Preçosao Consumidor Amplo(IPCA), conforme deter-minam os arts. 134 e 151da Lei nº 501/2001.

RevisãoTodo contribuinte tem

o direito de solicitar a revi-são do IPTU de seu imó-vel. O pedido deverá serfeito pelo proprietário doimóvel, ou representantelegal munido de procura-ção, até o dia 8 de feverei-ro, por meio de protocolopróprio. Para requerer aanálise do lançamento do

tributo, o interessado deve-rá apresentar seus docu-mentos pessoais, acompa-nhados da matrícula atua-lizada do imóvel, escriturapública ou contrato decompra e venda. Os reque-rimentos protocolados forado prazo não serão aceitos.As solicitações de revisãode lançamento suspenderãoo prazo para pagamento dotributo, mas anularão a pos-sibilidade de desconto parapagamento em parcela única.

IsençãoPoderá ser isento do

pagamento do IPTU o con-tribuinte que atender os se-guintes requisitos:

- Ser aposentado, pen-sionista, portador de neces-sidades físicas ou mentais,ou ainda possuidor de be-nefícios previdenciários decaráter permanente, prove-niente do regime geral daprevidência social ou regi-me próprio de previdência;

- Possuir renda mensalde até um salário mínimo emeio nacional vigente noano do requerimento ourenovação do pedido;

- Possuir apenas um

imóvel, exclusivamentedestinado à sua moradia,cuja área construída nãoultrapasse 100m², excluin-do-se, para fins de apura-ção da área construída, asdemais unidades edificadasno lote, desde que sua uti-lização não caracterize ge-ração de renda de qualquerespécie ao beneficiário;

- Não ultrapassar o li-mite de 480m² de área totaldo lote.

Quando o requerentefor proprietário de parteideal, a área do lote a serconsiderada será a parteideal de sua propriedade,desde que ela esteja devi-damente registrada no Car-tório de Registro de Imó-veis ou que seja certificadapelo Departamento de Ren-das Imobiliárias. Os pedi-dos deverão ser protocola-dos até 31 de julho.

Dívida ativaO munícipe que estiver

em situação de dívida ativadeverá se dirigir ao Depar-tamento de Rendas Imobi-liárias para verificar as pos-sibilidades de parcelamen-to de seus débitos, sob penade cobrança judicial.

ServiçoO Departamento de

Rendas Imobiliárias fica naavenida Camilo Di Lellis,número 453, no Centro dePinhais. Mais informaçõesno telefone (41) 3912-5146.

Dixie Toga iniciaseleção de jovens

para curso gratuitoem Pinhais

Serão abertas no dia 21 de janeiro, as inscriçõespara a etapa seletiva do Projeto Pescar, da Dixie Togaunidade Pinhais. Trata-se de um curso gratuito deIniciação Profissional em Manutenção Mecânica In-dustrial, destinado a jovens comprovadamente ca-rentes da cidade e idade entre 16 e 19 anos. Com oinício das aulas previsto para o mês de março, operíodo de cadastro continuará vigente somente atéo dia quatro de fevereiro - portanto, não perca tem-po!

Ao todo, serão abertas 15 vagas para o cursoque, além de gratuito, também inclui benefícioscomo refeição, transporte, uniforme e materiais. Acapacitação terá duração total de nove meses - aténovembro de 2013 - e será ministrada de segunda asexta-feira à tarde (entre as 13h30 e 17h30). Alémde estar dentro da faixa etária estabelecida, os inte-ressados deverão ainda preencher os seguintes re-quisitos:

- Estar cursando o ensino médio;- Possuir renda familiar de até meio salário mí-

nimo por pessoa da famíla;- Não ter participado de cursos técnicos anteri-

ormente.Durante o curso, além do aperfeiçoamento teó-

rico, os jovens são estimulados a adotarem novoshábitos e atitudes de convivência e cidadania. As aulassão ministradas por colaboradores da empresa, quese tornam voluntários do projeto e contribuem aotransmitir seus conhecimentos aos alunos.

Projeto PescarO Projeto Pescar foi idealizado pelo empresário

gaúcho Geraldo Tollens Linck há 35 anos, e surgiua partir da filosofia inspirada no provérbio de LaoTsé: não dar o peixe, mas, sim, ensinar a pescar.Por isso, a iniciativa funciona como uma franquiasocial, dentro da qual as empresas tornam-se repre-sentantes e desenvolvem o projeto em suas unida-des. Ao todo, já são 146 empresas participantes em79 municípios brasileiros, além de 22 unidades noexterior (21 na Argentina e uma no Paraguai).

ServiçoAs inscrições para a seletiva do Projeto Pescar

devem ser feitas na sede da Dixie Toga, localizada àrua Brasholanda, número 258, no bairro Weissopo-lis (próximo ao autódromo). Mais informações notelefone (41) 3661-1172, com Johnny Ribas.

Entroncamento das av. Iraí e Camilo Di Lellisganha reforço na sinalização

Quem costuma trafe-gar pelas avenidas Iraí eCamilo Di Lellis, no Cen-tro de Pinhais, já deve ternotado. Há algo diferenteno entroncamento dessasduas vias, na altura do cru-zamento com a avenidaAyrton Senna da Silva.Para facilitar o fluxo deveículos, a Prefeitura re-forçou, recentemente, a si-nalização horizontal e ver-tical da região, mas, paraevitar acidentes, o moto-

rista deve ficar atento. Es-colher a faixa correta, nes-se caso, deve ser uma pre-ocupação de todos.

Para aqueles que se-guem da avenida Iraí emdireção à avenida CamiloDi Lellis - sentido bairro-centro, portanto - a faixaa ser seguida é a central.Já quem pretende virar àdireita e tomar a avenidaAyrton Senna da Silva,sentido Jardim Amélia,deve manter-se na faixa da

direita, enquanto que a fai-xa da esquerda deve serutilizada pelos veículos quevirarão à esquerda, tam-bém na avenida AyrtonSenna da Silva, mas senti-do Curitiba.

Embora aparentemen-te simples, tal esquema detráfego há muito utilizadono cruzamento em ques-tão tem sido pouco respei-tado, mesmo com a novasinalização. Com isso,além de estressante, a cir-

culação nesse ponto temprovocado transtornos etumultos, além de aumen-tar a chance de acidentes.Desse modo, é importantelembrar que o trânsito éfeito de pessoas e, se cadaum de nós fizer a sua par-te, certamente teremosuma cidade mais tranquilae fluida.

Respeite a sinalização.Não coloque sua vida emrisco e nem as das outraspessoas.

Page 15: Pinhais em Páginas

www.pinhaisempaginas.com.brPINHAIS EM PÁGINAS

HORÓSCOPOÁries

Pare de se preocupar

com os assuntos da sua

vida profissional, assim você

estará mais aberto(a) às ale-

grias. O desejo de retomar

seus contatos. Cor: laranja.

Touro

Pode haver um trans-

bordamento de problemas

afetivos. Manter o bom hu-

mor será fundamental, do

contrário, a sensação de

perda pode abalar o seu

astral. Cor: vinho.

Gêmeos

Pode acontecer um

conflito entre os seus ansei-

os em oposição ao que os

outros esperam de você.

Cor: tons claros.

Câncer

O desejo de vencer

pendências poderá obrigá-

lo(a) a deixar o descanso de

lado. Estará mais conscien-

te das coisas que o(a) abor-

recem. Cor: tons escuros.

Leão

Na ânsia de curtir o que

a vida tem de melhor, você

pode exagerar nos gastos.

Moderação é a palavra de

ordem. Cor: creme.

Virgem

O desejo de vencer

pendências poderá obrigá-

lo(a) a deixar o descanso de

lado. Estará mais conscien-

te das coisas que o(a) abor-

recem. Cor: tons escuros.

Libra

Poderá ter aborrecimen-

tos com pessoas muito con-

servadoras. Há possibilidade

de se ressentir com a falta

de sintonia por parte de ter-

ceiros. Cor: amarelo.

Escorpião

Questões financeiras

podem gerar uma certa ten-

são. Tenha cuidado com

aborrecimentos ao ser ava-

lista de alguém que julgava

de sua confiança. Cor: ver-

de.

Sagitário

Não fique se cobrando

a perfeição. Hoje você se

sentirá desafiado a pensar

mais no bem-estar dos ou-

tros, do que nas suas con-

veniências. Cor: vermelho.

Capricórnio

Sua energia vital pode

estar em baixa hoje, por

isso, procure recarregar as

baterias buscando um pou-

co mais de repouso e tran-

qüilidade. Cor: pink.

Aquário

Mantenha um certo

afastamento das pessoas

muito autoritárias ou con-

servadoras. Cor: azul-claro.

Peixes

Alguns de seus compro-

missos vão lhe parecer um far-

do, mas não há por que satis-

fazer aos outros mais do que a

si mesmo(a). Cor: verde.

JANEIRO 2013| 15

CLASSIFICCLASSIFICCLASSIFICCLASSIFICCLASSIFICADOSADOSADOSADOSADOSDIVERSOS

VENDE-SE um salão debeleza completo com cliente-la formada. Tel.: 3668-0411 -3667-1501 ou 9907-7152 fa-lar com Sueli.

O P O R T U N I D A D E .Vende-se auto peças em Pi-raquara. Estoque com valorabaixo do custo. Há mais de10 anos no local. Clientelaformada e ótima localização.Negocianos o ponto ou o es-toque. Tratar com Antônio.Tel.: 9938-8046 ou Willian,tel.: 8440-1673.

TERRENOVendo Terreno no Gua-

rituba 6,50x39m, R$27.000,00. Aceita proposta.Aceito proposta. Tel.: 3668-5021 ou 9174-8650 com Dou-glas.

WEISSÓPOLIS - Vendo

QUER VENDER, COMPRAR, TROCAR, ALUGAR? LIGUE E PARTICIPE: 3033-4084... SEU MELHOR NEGÓCIO ESTÁ AQUI!

terreno na rua Rio Cubatão, aolado do número 1274, 480mde esquina, com 01 casa de6 peças. R$ 110.000.00. Tel.:9873-1709 com José.

WEISSÓPOLIS - Vendoterreno, 400m com casa de 8peças. R$ 90.000,00. Tel.: 3344-1975 ou 9964-0245 com Ana.

FAZENDASÍTIO em Faxinal, 20

alqueires, sendo 17 alq me-canizado pronto para plantiode soja a 6km da rodovia.R$ 65.000,00 o alqueire.50% a vista e 50% a combi-nar. Valor to ta l R$1.300.000,00. Tel.: 9974-6042.

FAZENDA 170 alq emBorrazopolis. 40 alq para plan-tio de soja e o restante empasto. R$ 30.000,00 o alquei-re. 50% a vista e 50% a com-

binar. Valor total R$5.100.000,00. Tel.: 9974-6042.

SÍTIO de 12 alqueires emMarumbi. Sendo 05 alq parasoja, 07 alq de pasto, todo cer-cado. R$ 35.000,00 o alquei-re. Entrada + 1. Tel.: 8854-9476.

PITANGA - Fazenda 122alq, toda em pasto. 25km doasfalto. R$ 20.000,00 o alquei-re. Entrada + 02. Valor total R$2.440.000,00. Tel.: 9186-1773.

EMPREGOSSEJA CONSULTORA

para Avon e Natura. Ganherenda extra sem sair decasa. Tel.: 3673-3330 | 8407-4482 horário da noite ou peloe - m a i l :[email protected].

OFEREÇO-ME para tra-balhar como diariasta ou em-pregada doméstica mensal.

Possuo referências. Tel.:3557-3212 ou 9277-4840.

OFEREÇO-ME para tra-balhar como diariasta. Tel.:9957-0750 falar com Selma.

PRECISA-SE DE ESTO-FADOR, com experiência emcorte e costura, montagem desofá, automóveis. Rua Rio Pa-ranapanema, 700. Tel.: 3653-2355 ou 8521-9981 com Davi.

PRECISA-SE de auxili-ar de carga e descarga. Tra-tar na Sindtramp, rua AntônioGonçalves Dias, 1498 - Var-gem Grande - Pinhais. Tel.:3669-9024.

ALUGA-SESobrado mobiliado,

contendo: 3 quartos, sendo 2suítes, lavado, sala conjuga-da, cozinha, lavanderia, gara-gem para 2 carros. R$1.200,00. Tel.: 8808-3255.

SINE PINHAISVagas Descrição de vaga

1 Acabador de mármore e granito1 Agente de segurança3 Ajudante de cozinha13 Atendente de balcão12 Auxiliar de depósito105 Auxiliar de linha de produção35 Caixa (supermercado)2 Controlador de produção7 Cozinheiro geral1 Pintor de edifícios16 Repositor - em supermercados5 Servente de obras1 Técnico em segurança no trabalho

Os interessados devem dirigir-se à Rua 19 de No-vembro, nº. 175, Centro das 08h às 17h portando osdocumentos e carteira de trabalho. Tel.: (41) 3667-0982 ou pelo e-mail [email protected].

ANUNCIE... LIGUE... 3033-4084

Senac disponibiliza cursosgratuitos em Pinhais

O Senac em parceriacom a Fundação WeissScarpa, está com inscri-ções abertas para cursosgratuitos em Pinhais, queseguem até o dia 04 de fe-vereiro. As vagas são paraos cursos de auxiliar admi-nistrativo, cabeleireiro as-sistente, manicure e pedi-cure, depiladora e maquia-dor. Os cursos fazem partedo Programa Senac de Gra-tuidade, que tem o objetivode incluir socialmente e de-mocratizar o acesso ao en-sino profissionalizante.

A carga horária do cur-so de auxiliar administrati-

vo é de 198h, cabeleireiroassistente 200h; depilado-ra - 168 horas, para maqui-ador 168 h; e para manicu-re e pedicure a duração éde 168h. As aulas iniciamdia 18 de Fevereiro.

O programa visa aten-der pessoas com que pos-suam renda per capita deaté dois salários mínimos(federal), estudantes ouegressos da educação bá-sica (ensino fundamental e/ou ensino médio), além detrabalhadores empregadosou desempregados.

ExigênciasPara as vagas de cabe-

leireiro assistente, depilado-ra, maquiador e manicuree pedicure, exige-se ter ida-de mínima de 18 anos eensino fundamental com-pleto. Já para o curso deauxiliar administrativo, aidade mínima é 16 anos eter concluído a 1ª série doensino médio.

ServiçoA inscrição deve ser

feita diretamente na Funda-ção Weiss Scarpa. Endere-ço: Rua Ayrton Senna daSilva, 2650 - Centro de Pi-nhais. Telefone: (41) 3033-6600.

CAPS AD de Pinhais irá montargibiteca e solicita doações

O CAPS AD Pinhais -Centro de Atenção Psicos-social Álcool e outras Dro-gas de Pinhais deseja mon-tar uma Gibiteca para aten-der os adolescentes, usuá-rios dos serviços do órgão.Por isso pede a colabora-ção de todos para quedoem gibis. O mundo dosquadrinhos é extremamen-te rico para trabalhar dife-rentes conteúdos e podeauxiliar de forma expressi-

va na vinculação dos ado-lescentes ao tratamento aque são submetidos.

O projeto da Gibitecapode se tornar possível pormeio das suas doações. Portanto, olhe nas suas gavetase armários, pergunte aos seusfamiliares e conhecidos, efaça essa boa ação. Esta éuma simples atitude que podecontribuir para uma boa cau-sa. Algo que para você talveznão faça muita diferença, para

a equipe do CAPS AD de Pi-nhais, será um importante ins-trumento de trabalho.

ServiçoOs locais para a entre-

ga das doações são: Secre-taria Municipal de Saúde,rua Guilherme Weiss, 320- Estância Pinhais.

O CAPS AD Pinhais -Endereço: Rua Antonio An-drade, 153 - Maria Antoni-eta. Telefones: 3912- 5382/ 3912-5394.

Page 16: Pinhais em Páginas

www.pinhaisempaginas.com.br PINHAIS EM PÁGINAS16 |JANEIRO 2013

Quem gosta de dançae pretende aprender ouaperfeiçoar seus conheci-mentos na área tem agorauma nova opção em Pi-nhais. O Espaço Plié éuma escola de dança quepossui uma ótima estru-tura, ótimos profissionaise oferece aulas de BalletClássico, Jazz, GinásticaRítmica e Pilates Solo.

A escola foi inaugura-da em novembro de 2012.A equipe é formada porprofessoras graduadas emeducação física e comexperiências em diferen-tes modalidades da dança.A proprietária Flávia Du-

Espaço Plié é nova opção paraquem quer ter aulas de dança em Pinhais

tra, é uma das professoras,graduada em Educação Fí-sica pela Universidade Tec-nológica Federal do Para-ná (UTFPR), formada pelaEscola Petit Ballet no anode 2003 e especialista em

Jazz, Ginástica Rítmica ePilates.

A Dança eseus benefícios:Com a dança, já nos

primeiros meses, a criançaou o adulto pode perceber

uma melhora significanteem diferentes potencialida-des e a descoberta de ou-tras às vezes desconheci-das.

A Dança é ideal paratodas as pessoas, porémo quanto antes for inicia-da mais fácil será o seuprocesso de aprendiza-gem. Muitas pessoas pro-curam a dança pelo pra-zer que ela proporciona,mas, além disso, dançarpode ser melhor do quevocê imagina, pois melho-ra a flexibilidade, coorde-nação motora, ritmo, es-timula a interação social,fortalece a musculatura docorpo por inteiro, desen-volve as capacidades cog-nitivas, a motivação e amemória, e possibilita adescoberta e novas ma-neiras de se expressar.

A missão do EspaçoPlié é ensinar a arte dedançar com compromis-so e respeito ao próximo,contribuindo para a me-lhoria na qualidade de vidados nossos alunos.

Antes de contratar oserviço de transporte, oconsumidor deve buscarinformações sobre o mo-torista ou a empresa pres-tadora de serviços. As in-formações podem obtidascom outros pais, com co-nhecidos e é aconselhávelverificar se existem recla-mações no Procon/PR.

Dicas importantes- Verificar como o

motorista recepciona ascrianças na porta da es-cola e como as deixa emcasa.

- Buscar informaçõessobre as condições de hi-giene do veículo, o con-forto oferecido e princi-palmente sobre os itens de

Transporte escolar

segurança, como cintosindividuais e abertura dasjanelas, que não deve ul-trapassar 10 cm.

- Verificar se há outroadulto acompanhando ascrianças, além do moto-rista do veículo.

- Verificar com o res-ponsável se o serviço é co-brado durante os meses deférias (nestes casos, podeser negociado um abati-mento, por exemplo), ouse pode ser prestado forados meses normais (emcaso de recuperação doaluno).

- Solicitar o endereçoe o telefone do motorista everificar se o mesmo estádevidamente habilitado paraeste tipo de transporte