tudo pinhais edição de natal

16
1 PAG.08 ANO IX Nº 77 Dezembro/2014 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA e-mail: [email protected] Anuncie ligue: 3665-8700 PAG.08 PAG.07 PAG.04 PAG.11 Gasolina sobe no Brasil e abaixa nos EUA RECEITA DE NATAL COOKIES AMERICANOS PAG.05 Globo dispensa Xuxa e não renova contrato após quase 30 anos Cia de Dança de Pinhais vive conto de fadas no palco do Guaíra Espetáculo “A Bela Adormecida” reuniu cerca de 2 mil espectadores “Natal de todos os povos” é celebrado em Pinhais PAG.04 PAG.10 N em a chuva atrapalhou. Na última sexta-feira (12), com o tema “Natal de todos os povos”, foi realizada a décima edição da tradicional Cantata de Natal, no Bosque Municipal de Pinhais. Pais, familiares e comunidade acompa- nharam a apresenta- ção das cerca de mil vozes que compõe o Coral Música Viva. Mais uma vez as crianças deram um show de talento e graciosidade. 5 dicas simples para emagrecer e perder a barriga Natal Solidário alegra o fim de ano de mais de 500 crianças em Pinhais

Upload: tudopinhais

Post on 07-Apr-2016

237 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

O Jornal Tudo Pinhais traz em sua edição de Natal como destaque a " Cantata de Natal" com o título "Natal de todos os povos"

TRANSCRIPT

Page 1: Tudo pinhais edição de natal

1

PAG.08

ANO IX Nº 77 Dezembro/2014 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA e-mail: [email protected] Anuncie ligue: 3665-8700

PAG.08

PAG.07

PAG.04

PAG.11

Gasolina sobe no Brasile abaixa nos EUA

RECEITA DE NATALCOOKIES AMERICANOS

PAG.05

Globo dispensa Xuxa e não renova contrato após quase 30 anos

Cia de Dança de Pinhais vive conto de fadas no palco do Guaíra

Espetáculo “A Bela Adormecida” reuniu cerca de 2 mil espectadores

“Natal de todos os povos” é celebrado em Pinhais

PAG.04

PAG.10

Nem a chuva atrapalhou. Na última sexta-feira

(12), com o tema “Natal de todos os povos”, foi realizada a décima edição da tradicional Cantata de Natal, no Bosque Municipal de Pinhais.

Pais, familiares e comunidade acompa-nharam a apresenta-ção das cerca de mil vozes que compõe o Coral Música Viva.

Mais uma vez as crianças deram um show de talento e graciosidade.

5 dicas simples para emagrecer e perder a

barriga

Natal Solidário alegra o fim de ano de mais de 500 crianças em Pinhais

Page 2: Tudo pinhais edição de natal

2

publicação legal

DIRETOR RESPONSÁVELMarco Antonio Pinto

Obs. As materias assinadas não refletem necessariamente a opinião do jornal.

COLABORADORES:Adesnise de F. PereiraGisele da Luz PereiraLuiz Anselmo Pegurski

TEL - 3665-8700

TEL - 3665-8700

Distribuição: Pinhais, Piraquara, Curitiba, Quatro Barras, Colombo.

[email protected]

JORNAL

TUDO PINHAIS

Redação

Comercial

ESCRITÓRIO AR OLIVEIRA ADVOGADOS ASSOCIADOS INAUGURA COLUNA

JURÍDICA NO TUDO PINHAIS

veja tambémnossa edição

eletronica no site www.tudopinhais.com.br

O JORNAL TUDO PINHAIS, procura sempre estar a par do que acontece no Município de Pinhais, trazendo notícias e serviços a população, nesta oportunidade apresentamos a mais recente mudança de um escritório que já é parceiro do Jornal e vem fazendo um grande trabalho no Município.

Fundado no ano de 2010 na Avenida Jacob Macanhan, nº 481, Sala 03 no Centro de Pinhais, pelo advogado Dr. Alessandro Ricardo de Olivei-ra, o escritório tem passado por mudanças ao longo des-tes anos para oferecer a seus clientes o máximo de informa-ções sobre suas respectivas causas. Somado a isso, em 2012 o escritório recebeu a advogada Dra. Brenda Mara Honorato, que com muita efi-ciência e dedicação assumiu algumas áreas de atuação do escritório.

A recente mudança foi a nova denominação do escritório, cujo nome passou a ser AR

OLIVEIRA ADVOGADOS ASSOCIADOS, resultando em sinônimo de qualidade na prestação de serviços jurídi-cos em Pinhais e região.

O escritório AR OLIVEIRA ADVOGADOS ASSOCIA-DOS, possui núcleos es-pecializados para atender demandas jurídicas e ad-ministrativas, consultiva e pre-ventiva, dentre eles o núcleo empresarial, que visa atender os empresários do nosso Município nas demandas de ordem Trabalhista, Societária, Criminal, Negociação e Recu-peração de Créditos e Contra-tos, pautando seu trabalho na proteção dos direitos de seus clientes, sejam eles pessoas jurídicas ou físicas.

A partir de agora cada edição do Jornal Tudo Pinhais terá uma coluna dedicada a as-suntos jurídicos pertinentes a população e aos empresários em geral escrita pelos cola-boradores do escritório AR OLIVEIRA.

Marco Antonio, diretor do Jornal Tudo Pinhais esteve visitando o ami-go Jandir Nogueira radialista e presidente da Radio Pinhais FM 98,3. Jandir Nogueira fez parte também da equipe do Jornal como o primeiro Jornalista do Tudo Pinhais, em 2005. Grande abraço a equipe da Pinhais FM 98,3 Líder em audiên-cia em Pinhais!!!

Marco do Jornal Tudo Pinhais

Jandir Nogueira da Rádio FM 98,3

SOCIAL

JURÍDICO

Parabéns ao Amigo Ari Valdir por mais um ano de Vida (16/12)

“Onde há amor, sempre há luz para iluminar os cora-ções. Aonde há amor, ha-verá sempre a promessa de que a paz estará presente, desejo que nesta noite espe-cial que O amor invada seu coração e sua vida trazendo um Feliz Natal! e um novo ano repleto de realizações!!!”são os votos da equipedo Jornal Tudo Pinhais!!!

Page 3: Tudo pinhais edição de natal

3

Dia da Família é celebrado com entrega de presentes em Pinhais

Pelo sexto ano consecutivo, a Secretaria de Assistência Social de Pinhais promove a celebração do Dia da Família. O evento, realizado na tarde desta terça-feira (16) no Cen-tro da Juventude, contou com a participação de centenas de crianças e adolescente acom-panhados pelos familiares. Na oportunidade foram entregues mais de 600 presentes arreca-dados por meio da campanha Natal Mais Iluminado.A secretária de Assistência Social, Rosângela Batista, agradeceu todo o apoio rece-bido, tanto das empresas en-volvidas na iniciativa, quanto das equipes que trabalharam na arrecadação. “É importan-te saber que podemos contar sempre com o apoio e dedica-ção de todos. Esta celebração só é possível diante desse ato de bondade e solidariedade”, salienta.

Para Janaína Machado, 23, moradora do bairro Maria An-tonieta, a entrega de presen-tes veio em uma ótima hora. “Hoje é aniversário da minha filha Ágatha, ela completa 2 anos, então o brinquedo já vale também para o Natal. Fico muito contente que ela possa ter este momento diver-são e agradeço a todos os en-volvidos na organização deste evento”, comenta.

A moradora do bairro Jardim Amélia, Sandy Eliziane de Souza, 21, acredita que esta iniciativa deve ser valorizada, pois demonstra a solidarie-dade das pessoas e das em-presas que fizeram doações. “Graças a eles hoje os nossos filhos podem receber estes presentes que tanto os ale-gram. Se não fosse dessa for-ma, os meus filhos, como os de outras pessoas também, ficariam sem ganhar brinque-dos. E este gesto solidário faz toda a diferença na vida des-tas crianças”, afirma.Estiveram presentes na en-trega, representantes das empresas Gemalto do Bra-sil, Komatsu, Expresso Azul, New Space, Globo Renault de Pinhais. Também marca-ram presença, representando a Câmara Municipal, os vere-adores: Rosa Maria, Márcia Ferreira, Airton e Seu Oswal-do.Mais de 2 mil brinquedos fo-ram arrecadados e aqueles que não foram entregues na comemoração do Dia da Fa-mília foram repassados às seguintes instituições: Asso-ciação Comunitária da Vila Palmital (Acovip), Instituto Socioeducativo Atleta Bom de Nota, Associação dos Recicla-dores de Pinhais (Arepi), As-sociação Cristã de Assistência Social (Acridas).

Agradecimentos

Para que houvesse a possibi-lidade de entregar tantos pre-sentes, a prefeitura de Pinhais contou com doações anôni-mas e da Receita Federal; e com a parceria de diversas empresas e instituições São elas: Câmara Municipal, Uni-dade de Saúde da Mulher, Acipi, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, CEF da Av. Camilo Di Lellis e Av. Jacob Macanhan, Colégio Sesi de Pinhais, Su-

permercado Santa Helena, Supermercado Prata, da Av. Jacob Macanhan, Expresso Azul, Komatsu, Supermerca-do Eliza, Sonia Maria Modas, Supermercado Todo Dia da Jacob Macanhan, Maxxi Ata-cado, IEPI - escola Pinhais, Gemalto , Salão Marly da Av. Camilo d/Lellis, Hipermercado Condor Pinhais, Balaroti Pi-nhais, Supermercado Super Mais Pinhais, Globo Renalt Pinhais, Centro de Educação Profissional (C.E.P), Anda-raki, Av. Jacob Macanhan e Av .Iraí, Supermercado Todo

Dia, Av. Iraí, Supermercado Kusma, Av Iraí, Ótica Scarpim, da Av. Iraí, Shopping Metropo-litano Pinhais, Moinho Molino Rosso, Restaurante /Cafeteria Inhote, Hipermercado Car-refour Pinhais, Eletrorastro, Casa da carnes São José, Asepi, Forúm Cívil, Makro Atacado, Supermercado JS, da Rua Adalberto de Andra-de,92, Cia da Moda, Posto de gasolina Makro, Radio Pinhais FM, Radio FM Nova Pinhais (98.111 MHz), Colégio Esta-dual Dep. Estadual Arnaldo F. Bussato e New Space.

O evento, realizado no Centro da Juventude, contou com a partici-pação de centenas de crianças e adolescentes

Projeto de escola pinhaiense recebe menção honrosaA Escola Municipal Poty Lazzarotto conquistou o reconhecimento após participar Projeto Educar para Humanizar o Trân-sito, de iniciativa da Autopista Litoral Sul - Arteris

Conscientização am-biental e cuidado no trânsito. Estes são

os objetivos principais de dois projetos desenvolvidos nas Escolas Municipais Poty Lazzarotto e Antonio Alceu Zielonka, de iniciativa da Autopista Litoral Sul – Arte-ris. As unidades de ensino foram as únicas do Paraná selecionadas para integrarem os projetos. E recentemente representantes da EM Poty Lazzarotto estiveram em Santa Catarina, onde um dos trabalhos realizados na uni-dade, “Os Barrigas”, recebeu menção honrosa.

A iniciativa, que já existe há algum tempo na Escola, foi aproveitada pela professo-ra Marilane Domingues de Oliveira Gomes para integrar o Projeto Educar para Huma-nizar o Trânsito. A atividade consistiu na produção de um gibi, com a colaboração da

turma do 4º ano, responsável pelo “Os Barrigas”. “Primeira-mente colocamos os alunos em situações do dia a dia no trânsito, fotografamos e montamos as cenas, depois

des e melhorou o rendimento em sala de aula. “A produção escrita foi ótima, e o reflexo em sala está sendo muito po-sitivo, pois eles ficaram mais atentos, corrigem uns aos

outros. Percebemos que o trabalho teve validade”, afirma Marilane.Também da Escola Poty é o aluno Guilherme Mares Te-rencio, vencedor da categoria “Alunos de Ensino Infantil e 1º ano”. O desenho que fez está entre os selecionados para serem expostos nas rodovias concedidas ao Grupo Arte-ris. O garoto concorreu com alunos do Paraná e de Santa Catarina, e receberá um prêmio especial, em reconhe-cimento ao seu trabalho. Para a diretora, Janete do Rocio de Lima Marinho, tais feitos são motivos de orgulho e satisfação. “A felicidade é imensa, pois além de par-ticiparem ativamente dos projetos, adquirindo conhe-cimentos para hoje e para o futuro, o esforço deles está sendo reconhecido”, destaca Janete.

selecionamos os melhores diálogos e finalizamos o ma-terial”, explica a professora.Ainda segundo a professora, o envolvimento dos alunos neste projeto mudou as atitu-

Page 4: Tudo pinhais edição de natal

4

Cia de Dança de Pinhais vive conto de fadas no palco do Guaíra

Confeitaria Bombolos ltda.36687281-30337281www.bombolos.com.br

COOKIES AMERICANOS

2 xícas de margarina2 xícas de açúcar mascavo2 xícaras de açúcar Bater esses três ingredientes na batedeira até virar um creme Apos misturar4 ovos1 colher sopa de essência de baunilha Tirar da batedeira e colocar em um recipiente maior Misturar na mão5 xícaras de aveia batida no liquidificador4 xícaras de farinha1 colher de café de sal2 colheres de sopa de fermento químico2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio1 kg de chocolate meio amargo picado em cubos pequenos3 xícaras de nozes picadas Fazer bolinhas e pôr em uma forma forrada com papel manteiga Assar mais ou menos 20 minutos temperatura de 200graus (obs) colocar bem distante umas das outras pois elas esparramam na forma

Nos clássicos que trazem histórias de princesas foi baseado o espetáculo “A Bela Adormecida”. O pal-co do Teatro Guaíra recebeu, mais uma vez, os

integrantes da Companhia de Dança de Pinhais para uma apresentação que reuniu aproximadamente 2 mil espec-tadores. Entre equipe técnica, bailarinos e atores; cerca de 250 pessoas estiveram envolvidas com a realização da apresentação.

Baseado na obra de Marius Petipa, o espetáculo buscou na essência de suas coreografias, e na beleza das músi-cas de Tchaikovsky, a expressividade da dança clássica. A ação sintetizou todo o trabalho realizado pelos coreógra-fos e bailarinos de Pinhais durante o período de estudo, montagem e dos constantes ensaios.Nos bastidores, correria, muita correria. Os sinais anun-ciavam: faltam 15 minutos, 10, 5...Maquiagem, figurino, orações, aquecimento, últimos ajustes, ufa! E como diz o velho ditado: “a união faz a força”, por isso era possível ver dezenas de pessoas atarefadas, esbaforidas, ansiosas, mas, acima de tudo, orgulhosas.

Entre as figuras responsáveis por tornar o conto de fadas real, estava a coreógrafa e professora da Cia, Luciana Se-nise, a qual falou sobre a intensa preparação, uma vez que trata-se de um balé de repertório. “De certa forma é uma ousadia, pois é um grupo, em sua maioria, de amadores, mas desde o começo do ano estamos trabalhando e estu-dando as cenas. É um trabalho em equipe para que tudo dê certo”, acrescentou.Interpretando o Catalabutte, mestre de cerimônias do cas-telo real, o ator da Companhia, Eduardo Mehl, falou sobre a riqueza existente no casamento dança-teatro. “Ambas as artes necessitam uma das outras, principalmente em relação aos movimentos. É muito prazeroso ter minha base no teatro e hoje aplicá-la à dança”, declarou.

Tudo pronto. Era chegada a hora. Cortinas abrem-se e lá vai. Bailarinas e bailarinos executavam movimentos pre-cisos. Saltos, muitos saltos. Giros, coreografias compas-sadas... Assim ditou-se o show. Sim, mais uma vez eles deram um show. Crianças, adolescentes e adultos, prova-

ram o quão emocionante pode ser presenciar a beleza da dança, unida aos acordes musicais e às interpreta-ções artísticas.

A bailarina Fabrícia Marques dos Santos viveu a perso-nagem principal, princesa Aurora. Ela, que já fez parte de um espetáculo sobre o clássico, também no Guaíra, estava completamente realizada. “Estou muito, muito feliz. Quando eu tinha oito anos, a Bela Adormecida foi minha primeira apresentação aqui no teatro. Agora, depois de toda minha formação, estar vivendo a perso-nagem principal é uma alegria sem tamanho”, contou.

Presença

Do executivo municipal estiveram presentes; além dos servidores da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer; o secretário da pasta, Ricardo Pinheiro; o pre-feito de Pinhais, Luizão Goulart; a vice-prefeita, Marli Paulino; e o diretor de Cultura, Laércio Sobral. Ambos enalteceram a iniciativa e destacaram o árduo trabalho desempenhado para a efetivação da apresentação. “É motivo de satisfação para a Prefeitura possibilitar que tantos jovens e crianças participem das aulas e se apre-sentem em um espaço tão importante quanto o Guaíra”, destacou o prefeito Luizão.Cia de Dança

A Cia de Dança de Pinhais foi fundada no ano 2000 e é comandada pela professo-ra e coreógrafa Luciana Senise desde a sua criação. Atende alunos, com idades entre 7 e 21 anos, que apresentam coreo-grafias variadas. As aulas, que vão do ballet clássico ao con-temporâneo, são ministradas na academia ao lado do ginásio Poliesportivo e também no Cen-tro Cultural Wanda dos Santos Mallmann.

Espetáculo “A Bela Adormecida” reuniu cerca de 2 mil espectadores

Page 5: Tudo pinhais edição de natal

5

Concurso Garota das edições 2014

Julianna Keithy

Luiza de Lara Emily Camargo

Anne Caroline

Michele Tavares

Luana Reis

Elizandra Mariquito Carine Espindola

Foram diversos ensaios foto-gráficos com as candidatas participantes e que estarão disponíveis no site do Jornal Tudo Pinhais, no endereço eletrônico www.tudopinhais.com.br a partir dás 00:00 hs do dia 21/12/2014 até as 23:59 hs do dia 31/12/2014, no momento da visualização o internauta poderá votar na sua candidata preferida, e também pode escolher e votar por sms no cel (41) 85056901, neste modelo de votação o usuário do siste-ma escolhe a sua preferida pelo site e envia um sms com o nome da candidata merecedora do seu voto, é fácil e rápido, será contabili-zado apenas um voto por ip no site e um por número de celular. não sendo contabi-lizados os votos em duplici-dade, mesmo que seja em garotas diferentes.

Agradecemos desde já os nossos apoiadores que estão nos agraciando com a premiação da vencedora,

dentre eles a Auto Escola Tarumã, Cleide Cabeleireiros, Lamour Rouge Boutique, Ótica Pinhais e outros que ainda estão fechando com a organização do concurso.

No site do jornal estarão dis-poníveis maiores informações a respeito dos apoiadores do concurso (patrocinadores), como também maiores deta-lhes da premiação para a(s) vencedora(s), visto que pode haver empate entre duas ou mais participantes.

As fotos do evento são exclusivas de Luiz Anselmo Pegurski e Paulo Jaques da Amenom Produções, e todas as candidatas independente da sua colocação na votação, serão presenteadas com um ensaio fotográfico, em local e data a serem definidos pela organização do concurso.

Não deixe de acessar o site do jornal, ver as fotos das candidatas e votar naquela que merecer o seu voto!

Está quase tudo pronto para ter início o concurso que fecha o ca-lendário da beleza em Pinhais e região, o Concurso A Garota das

Edições, do Jornal Tudo Pinhais 2014.

Luis Anselmo Pigurski

Page 6: Tudo pinhais edição de natal

6

Operação Verão Terá Inicío no dia 20 de dezembro

A Operação Verão do Gover-no do Paraná terá início no próximo dia 20 de dezem-bro. A data, já confirmada pelo governador Beto Richa, marcará a abertura da tem-porada de verão 2014/2015, nos sete municípios do Lito-ral paranaense e terá dura-ção de 61 dias.

O coordenador geral da Operação Verão pelo Gover-no do Estado, secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Caetano de Pau-la Júnior, reuniu-se nesta sexta-feira (28/11), em Mati-nhos, com os comandos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar definir o local onde vai funcionar a base geral da operação verão. O espaço reunirá represen-tantes de todos os órgãos envolvidos nas ações do go-verno no Litoral.

Até o dia 18 de fevereiro os municípios receberão o re-forço de órgãos estaduais, principalmente para ampliar os serviços de saúde, coleta de lixo e limpeza das praias e segurança. “A Operação Verão é uma ação integra-da de governo para garantir a melhoria da qualidade de vida dos moradores do Lito-ral e dos veranistas que vi-sitam as praias paranaenses neste período” declarou, Ca-etano de Paula Junior.

Estão envolvidas nas ações as secretarias da Saúde, Se-gurança Pública, Meio Am-biente, Esporte e Turismo, Comunicação Social e Infra-estrutura e Logística, além da Polícia Civil, Polícia Mili-tar, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Copel, Sanepar, Simepar, DER, ITCG, Instituto Am-biental do Paraná e Águas Paraná.

O subcomandante do Corpo de Bombeiros do Litoral, ma-

jor Edson de Oliveira Ávila, disse que a expectativa para a operação aumenta a cada ano. “Isso se deve ao cres-cente número de veranistas que tem vindo às praias do Paraná”, afirmou. Nesta temporada, 859 bombeiros vão atuar em 99 postos es-palhados pela costa parana-ense.

O comandante do 9º. Bata-lhão da Polícia Militar, major Nivaldo Marcellus da Silva, disse que a corporação está preparada para garantir a segurança dos veranistas. “Os investimentos feitos pelo governo para a Polícia Militar nos dão tranquilidade para agir e coibir todo tipo de ação mal intencionada”, destacou.O coordenador da Operação Verão e secretário do Meio Ambiente está ouvindo e recebendo as principais de-mandas dos municípios lito-râneos para esta temporada de verão. Orlando Ferrei-ra, secretário municipal do Meio Ambiente de Matinhos, reforçou a importância do apoio prestado pelo governo aos municípios neste perío-do.

“A população litorânea au-menta muito, passando de 200 mil habitantes para mais de um milhão de habi-tantes. A prefeitura não teria condições de atender a este número de pessoas sem o apoio do Estado. É uma par-ceria necessária”, enfatizou o secretário.

Ele conta que o município, os comerciantes e morado-res estão preparados para receber os visitantes. Como exemplo, o secretário citou a limpeza e desassoreamento de rios e canais - trabalho concluído pela prefeitura para evitar enchentes, caso ocorram períodos de fortes chuvas.

Barack Obama e Raúl Castro anunciam aproximação histórica

entre Cuba e EUA

Estados Unidos e Cuba não se relacionam desde 1962 - obstá-culos às relações econômicas foram adotados pelos EUA

“É a mais significativa mudanças na política dos EUA em relação a Cuba, nos últimos 50 anos”. Foi assim que Barack Obama definiu, esta quarta--feira, a mudança nas relações entre os dois países. Numa declara-ção ao país a partir de Washington, o presi-dente norte-americano afirmou que o embargo é uma política ultrapas-sada e que não trouxe resultados.

Obama confirmou que os EUA vão abrir uma embai-xada em Cuba, aliviar as restrições económicas do país e permitir a cidadãos americanos que viajem para a ilha dos irmãos Castro, num “novo capítulo” da história dos dos países.

No âmbito da nova política da Casa branca, o presidente norte-americano vai retirar Cuba da lista dos países que apoiam o terrorismo e vai propor ao Congresso o levantamento total do embar-

go ao país, revelou Obama, num discurso simultâneo com o realizado por Raúl Castro, a partir de Havana.“Estamos a fazer estas mu-danças, porque é a atitude certa. Hoje, a América esco-lheu livrar-se das amarras do passado para chegar a um fu-turo melhor, para os cubanos, para os americanos, para a nosso hemisfério e para o Mundo”, considerou Obama no seu discurso.

Barack Obama agradeceu ainda o apoio do Canadá e

do Papa Francisco pela ajuda prestada nas negociações, que duraram 18 meses.

Apesar de não estar nos planos, uma visita de Obama a Havana poderá acontecer, disse um porta-voz da Casa Branca.

A libertação do prisioneiro norte-americano Alan Gross, esta quarta-feira, foi início do processo de reaproximação dos EUA e Cuba.

Dólar mais caro mexe com bolso dosbrasileiros e com economia do país

Moeda americana pulou para quase R$ 2,74

A crise na Rússia contaminou todos os mercados. A maioria das moedas já está valendo menos. Esse dólar mais caro mexe com o seu bolso e com toda a economia.

Dólar alto também reflete na vida de quem vai viajar para o exterior. Segundo economis-tas, não é uma boa hora para quem está com pouco dinhei-ro. Só nos últimos cinco dias úteis foi assim: de R$ 2,59, o dólar pulou para quase R$ 2,74, o maior valor desde março de 2005.

“A gente não sabe se essa desvalorização veio para ficar.

Uns dizem que pode chegar a R$ 3, isso vai depender tudo da questão internacio-nal. Esse é um movimento especulativo por conta de que a economia norte-americana que está aquecida, então está havendo uma valorização do dólar. E isso vai ter um impac-to nos países emergentes que é o caso do Brasil”, analisa o economista da UnB Newton Marques.

Outro impacto é na inflação. A lógica é a seguinte: se a oferta de produtos no Brasil ficar reduzida, os preços so-bem. É que com o dólar alto, é mais vantajoso para quem

exporta vender para fora do que abastecer o mercado interno, o que pode acontecer por exemplo, com a carne, o café, açúcar.

A situação não é animadora e porque o Michel ainda ri? É que ele mora no Brasil, mas recebe em dólar e está fazendo a festa. “Comprei dois vinhos para tomar com amigos, para o Natal volta-remos”, conta o diplomata Michel Mouchiroud.

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou no Congresso que a inflação acumulada em 12 meses deve alcançar níveis mais elevados do que o atual e atingir o pico mais alto já no primeiro trimestre de 2015.

Mas no segundo trimestre, terá início um longo período de declínio. De acordo com Tombini, a meta do governo de 4,5 % para a inflação só será alcançada em 2016.

Page 7: Tudo pinhais edição de natal

7

Enquanto gasolina sobe no Brasil, ela está mais barata nos Estados Unidos

10% mais ricos concentram 40% da renda do país, diz IBGE

Em algumas cidades, um litro custa o equivalente a 2 reais, o menor preço desde 2010

Pesquisa com dados de 2013 foi divulgada nesta quarta-feira.Mesmo ainda com a maior fatia, participação dos mais ricos diminuiu.

Enquanto a gasolina está subindo no Brasil, nos Estados Unidos ela

está mais barata. O motivo é que lá o combustível acom-panha o preço do petróleo no mercado internacional, que caiu mais de 30% desde junho.

Ao contrário do que acontece no Brasil, a gasolina nos esta-dos unidos ficou mais barata. Em algumas cidades, um litro custa o equivalente a 2 reais, o menor preço desde 2010. “É uma notícia maravilhosa”, diz Michael. “Tomara que continue assim”, completa o americano.

Nos postos dos Estados Uni-dos, o preço varia de acordo com o mercado internacional. O barril do petróleo, que valia 115 dólares no meio de junho, caiu pra menos de 80 dólares. Um dos motivos é que a ofer-ta aumentou com a explora-ção de reservas de xisto nos Estados Unidos.

E o consumo mundial con-tinua morno por causa da

A desigualdade na distri-buição de renda no Bra-sil diminuiu entre 2004 e

2013, mas não o suficiente para alterar substancialmente a dife-rença de rendimentos, de acor-do com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a Síntese de Indica-dores Sociais, divulgada nesta quarta-feira (17), com dados de 2013, os 10% da população

desaceleração da China e do crescimento fraco na europa.

Desde que a gasolina caiu, um caminhoneiro de Nova York passou a economizar 120 dólares por mês. A po-pulação mais pobre é a mais beneficiada pela queda do combustível. “Agora eu uso o dinheiro para ir ao cinema com minha namorada”, conta ele.

Se pelo menos aqui a notícia é boa pro consumidor, não se pode dizer o mesmo para os países que dependem da exportação de petróleo. O governo da Venezuela, por exemplo, pediu uma reunião à opep para discutir formas de conter a queda do preço.

O resultado do encontro dos países exportadores no dia 27 de novembro em Viena é uma incógnita.

Com a economia em fran-galhos, a Venezuela quer diminuir a produção pra pres-

que possuem a maior renda fa-miliar per capita concentravam 41,7% da renda per capita total do país em 2013, contra 43,6% em 2008 e 45,8% em 2009.

Entre os mais ricos, houve re-dução de 9,8% na participação da renda total. Enquanto isso, a proporção entre os 10% da população com menor rendi-mento passou de 1% em 2004

sionar os preços e aumentar a receita com o petróleo. O produto responde por 96% de tudo o que o país exporta.

Mas a Arábia Saudita, um dos maiores produtores, não parece preocupada e está derrubando os preços como estratégia de mercado.

Carolyn Kissane, especialista em energia, explica que os árabes podem estar tentan-do enfraquecer produtores russos e americanos, que têm um custo de produção maior.

“Eles podem bancar esse jogo geopolítico por muito tempo. Mas países como Irã, Rússia e Venezuela não. Com o barril a menos de 100 dóla-res, eles terão problemas”.

O rearranjo de forças aconte-ce no meio de uma revolução no mercado de energia.

Os Estados Unidos estão investindo pesado em fontes alternativas e ainda se torna-

para 1,1% em 2008 e 1,2% em 2013. Numa sociedade perfeitamente igualitária, cada décimo (10% das pessoas com rendimentos) teria 10% da soma desses rendimentos, explica o IBGE. O rendimento médio de todas as pessoas com mais de 15 anos ocupadas no mercado de trabalho cresceu 42,1% entre

2004 e 2013. Para os traba-lhadores com menor renda, esse crescimento foi maior, de 84,8%.

Trabalho formal e outras fontes de rendaEntre as famílias de menor renda, com até um quarto de salário mínimo per capita, hou-ve crescimento da participação de fontes de renda além do trabalho – como transferências de programas sociais, aplica-ções financeiras, rendimentos de aluguéis, bônus etc. Para essas famílias, essas fontes representam 37,5% do total dos ganhos domésticos, contra 20,3% em 2004. A média total do país é de 4,5%. No Nordes-te, essa proporção chegou a 43,8%.

O mercado de trabalho com carteira assinada também teve crescimento em 2013, com a maior taxa de formalização já registrada, de 58%. O IBGE ressalta que há nove anos a taxa não chegava nem à meta-de do total de pessoas ocupa-das, com 45,7%. No período, o aumento no número de traba-

ram os maiores produtores de petróleo do mundo, o que diminui a dependência do exterior.

“O petróleo continua sendo uma commodity política”, diz o especialista em comércio internacional Eugene Reyes. “Em alguns países, o au-mento ou a queda do preço pode determinar o resultado das eleições ou o sucesso do governo”, aponta Reyes.

Fonte: Jornal da Globo

Ceia de Natal ficou 5,44% mais cara este ano, aponta FGV

As famílias terão que gastar mais que no ano passado para comemorar o Natal em 2014, apontou um levanta-mento feito pelo economista da FGV/IBRE, André Braz, sobre o preço médio de itens tradicionais da ceia natalina.

A maioria dos preços dos produtos que estão nas prateleiras está mais salgada frente a dezembro de 2013. O preço das frutas cristalizadas subiu 16,46% (kg), a avelã ficou 13,27% mais cara (kg), ao passo que a castanha do Pará; 11,82% (kg), as no-zes; 8,99% (kg), o bacalhau; 4,77% (kg) e o panetone; 2,75% (500g).

Para compensar, o valor do frango especial caiu 10,06% (kg) e o tender ficou 6,91% (kg) mais barato. Ainda assim, o preço médio da lista (5,44%) ficou abaixo da infla-ção acumulada entre dezem-bro de 2013 e novembro de 2014 medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da FGV/IBRE que está em 6,81%.

lhadores com carteira assinada foi de 47,8%. Enquanto isso, houve recuo de 10,1% no nú-mero de pessoas em empregos considerados informais, que representam 42% do total de trabalhadores.

Segundo a pesquisa, o rendi-mento médio entre os traba-lhadores que não possuem carteira assinada corresponde a 57% do rendimento da po-pulação ocupada em trabalhos formais. No Piauí, essa relação foi de 36%, a maior desigualda-de entre todos os estados.

Porém, essa diferença caiu nos últimos nove anos, pois o aumento do rendimento médio dos trabalhadores informais foi maior do que o dos informais (51,8% contra 26,7%, respec-tivamente). O maior avanço do rendimento médio da popu-lação ocupada em trabalhos formais ocorreu na região Nordeste, de 34,6%. Entre os trabalhadores sem carteira assinada, a maior variação do rendimento médio foi na região Centro-Oeste, com 62,8%.

Page 8: Tudo pinhais edição de natal

8

“Natal de todos os povos” é celebrado em Pinhais

Natal Solidário alegra o fim de ano de mais de 500 crianças em Pinhais

O evento teve o apoio da prefeitura e foi realizado no Centro Esportivo e Cultural Pedro Arizona

Nem a chuva atrapa-lhou. Na última sexta--feira (12), com o tema

“Natal de todos os povos”, foi realizada a décima edição da tradicional Cantata de Natal, no Bosque Municipal de Pi-nhais. Pais, familiares e co-munidade acompanharam a apresentação das cerca de mil vozes que compõe o Co-

Com o apoio da prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Cultura,

Esporte e Lazer, de Assistência Social e de Educação, o Institu-to Socioeducativo Atleta Bom de Nota-Pinhais realizou no último sábado (13), a tradicional festa de fim de ano. A ação, intitulada “Natal Solidário”, reuniu mais de 500 crianças e foi realizada no Centro Esportivo e Cultural Pe-dro Arizona, localizado no bairro Alto Tarumã em Pinhais.

De acordo com o professor, Gil Brasil, a missão do projeto é buscar motivação para crian-ças, adolescentes, jovens e suas famílias. “Nesta iniciativa, utilizamos o esporte como prin-cipal ferramenta impulsionadora da construção de valores em

prol da promoção profissional e social”, explica.

Estiveram presentes no evento, além das crianças e familiares, o Presidente do Instituto Atleta Bom de Nota, Ricardo Bess Ari-ma; as vereadoras Rosa Maria e Cecília Padovan; os diretores da ONG Lionsraw da Inglaterra, Craig Robson e Michael Lee Gardner; os diretores da Es-cola de Futebol COFSPORTS, Cleverson e Andre Fratoni, o di-retor da Indústria Romanha Ali-mentos, César Renato Vasques Kulpa.

Atleta Bom de Nota

A iniciativa, que conta com o apoio da Prefeitura de Pinhais, de professores voluntários e demais entidades, visa oferecer

ral Música Viva. Mais uma vez as crianças deram um show de talento e graciosidade.

Presente no evento, o prefei-to Luizão Goulart, destacou o trabalho dos profissionais da Secretaria Municipal de Edu-cação. “Esta é apenas uma mostra do que é realizado nas escolas municipais de Pi-

40 minutos de apresentação. “É muito bonito vê-los, e pra mãe coruja aqui, em especial a filha”, falou Jiulie. A filha Ju-lia estava visivelmente feliz e realizada. “É muito legal e um momento em que as crianças conseguem expressar os seus sentimentos”, declarou.

Segundo Nerilda Fúcio, uma das coordenadoras do Coral Música Viva, o projeto vai ao encontro da legislação – que prevê a utilização da música no processo de ensino –, além de ser uma preocupação da Secretaria de Educação em empregar a arte na educação, de uma maneira diferenciada. “Tudo isso é reflexo da orga-nização e de um trabalho ár-duo, que integra este recurso poderosíssimo que é a música ao ensino das crianças em Pi-nhais”, acrescentou.

Este ano, a programação foi

alterada para que toda a popu-lação tivesse a oportunidade de assistir as apresentações. A primeira exibição foi no dia 4 de dezembro no Centro da Ju-ventude, em seguida foi a vez da Escola Municipal Frei Egí-dio, Escola Municipal Marins de Souza, Escola Municipal João Leopoldo Jacomel e Es-cola Municipal Lírio Jacomel.Coral Música Viva

O projeto Coral Música Viva, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, foi implantado em Pinhais no ano de 1998, nas unidades de en-sino da rede municipal. Tem como principal objetivo ofe-recer mais um recurso lúdico que auxilia no desenvolvimen-to educativo do aluno. O Coral é composto por alunos de to-das as escolas municipais de Pinhais, que realizam ensaios semanais, orientados por um professor regente.

nhais. Pais, vocês po-dem ficar tranquilos, pois seus filhos estão recebendo um ensino de muita qualidade”, afirmou.

O senhor Eugenio Silveira Segatta es-teve no Bosque e prestigiou a Cantata juntamente com sua família e aprovou o evento. “Eu achei ma-ravilhoso, e criança é criança, tudo é festa, alegria, nem a chuva tirou o animo delas. Olha as minhas netas

estão ai correndo e nem estão dando importância pra chuva”, disse. “Achei bem significati-vo, Pinhais está de parabéns”, declarou.

Mãe orgulhosa e filha com sentimento de dever cumpri-do. Assim estavam Jiulie e Julia Amaral Soares após os

oportunizar a promoção social por meio do esporte, educação, cultura e qualidade profissional. Atualmente, são atendidas mais de 180 crianças e adolescentes - na faixa etária de 7 a 17 anos - no contraturno escolar, oriun-das de famílias de baixa renda, em situação de vulnerabilidade social. O Projeto Atleta Bom de Nota existe em Pinhais desde 2007.

A metodologia aplicada é volta-da principalmente aos núcleos em que as crianças e adoles-centes estão inseridos, a famí-lia, a escola e a comunidade. Um dos objetivos norteadores deste Projeto é fazer com que eles ocupem-se com atividades saudáveis ao invés de estarem nas ruas.

Page 9: Tudo pinhais edição de natal

9

“Natal de todos os povos” é celebrado em Pinhais

Page 10: Tudo pinhais edição de natal

10

Como sei se estou no grupo de risco?Entre os fatores que aumentam a probabilidade de uma mulher sofrer um ataque cardíaco estão: hiper-tensão, diabetes, colesterol alto, sedentarismo, estresse, obesidade, histórico familiar e tabagismo. No caso desse último item, vale alertar para os casos em que o hábito de fumar é associado ao uso de pílulas anticoncepcionais. “Essa combina-ção é trombogênica, ou seja, propicia a formação de coágulos que podem entupir os vasos”, explica Jardim.

Outro ponto de atenção deve ser a menopausa, período em que a mulher perde a proteção vascular proporcionada pelos hormônios femininos, como o estrógeno. “Ele facilita a circulação do sangue pelas artérias e protege o endotélio, tecido que reveste o interior dos vasos”, es-clarece o cardiologista Carlos Costa Magalhães, diretor de Promoção da Saúde Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Uma vida saudável é a melhor prevenção

Além de tratar os fatores de risco - isto é, controlar a pressão, o diabetes e o colesterol, parar de fumar, perder peso... , é fundamental adotar um estilo de vida saudável. Por isso, pra-tique atividade física regularmente, procure relaxar e adote uma alimen-tação balanceada com muitas frutas, verduras e legumes e baixo consumo de itens ricos em sódio, nutriente que contribui para o aparecimento da hipertensão.

SAÚDE SAUDE SAÚDESAÚDE SAUDE SAÚDESAÚDE SAUDE SAÚDESAÚDE SAUDE SAÚDE

Dr. Marcio Matos CRO 12020 Cirurgião Dentistatel. 41 3667-5365

SAÚDE SAUDE SAÚDESAÚDE SAUDE SAÚDESAÚDE SAUDE SAÚDESAÚDE SAUDE SAÚDESAÚDE SAUDE SAÚDESAÚDE SAUDE SAÚDESAÚDE SAUDE SAÚDESAÚDE SAUDE SAÚDE

5 dicas simples para emagrecer e perder barriga

APARELHO ORTODÔNTICO - AUTOLIGADO

EMAGRECER

Os aparelhos auto-ligados prometem acelerar quem precisa

corrigir as más oclusões - os famosos problemas de mor-dida. O tratamento permite que os pacientes percebam resultados já nos primeiros meses.

O aparelho ortodôntico autoli-gado é composto por braque-tes que não precisam de liga-duras elásticas, as famosas borrachinhas coloridas, para manter o fio, ou arco ortodôn-tico, preso ao aparelho. As peças possuem um dispo-sitivo próprio, geralmente semiautomático, para prender o arco em seu interior. Isso diminui o atrito e permite que os dentes se movimentem mais rápido. Associado a fios especiais formam um sistema que facilita o movimento dos dentes.

dos casos não é necessá-ria a extração dos dentes, procedimento muito comum em alguns casos, bastante desconfortável e demorado .

Os aparelhos autoligados vieram para revolucionar e já estão presente em nossa Clínica.

Estas 5 dicas simples para emagrecer e perder barriga envolvem apenas mudanças de hábitos e podem ajudar a eliminar até 2 kg por mês. As dicas estão listadas por ordem de importância, começan-do por:

1. Dormir Bem. Pode parecer óbvio, mas fazer dieta em fase de muito trabalho e pouco sono é tortura. Des-cansar bem dá ânimo para cumprir os compromissos do dia a dia e fica mais fácil resistir às tentações. Além disso, descansar apropriadamente deixa o corpo disposto para fazer mais exercícios. Em média, diariamente, as pessoas precisam de 6 a 8 horas de sono para descansar.

2. Beber muita água durante o dia. A água durante as refeições não é aconselhada, por isso, procure beber líquidos até meia hora antes das refeições. Depois de comer, espere outra meia hora para voltar a beber água. A quantidade de água necessá-

ria varia de pessoa para pessoa. Beber entre 1 e 2 litros de água por dia não é demais e deve ser feito todos os dias. Veja como beber 2 litros de água por dia.

3. Fazer algum exercício físico. O tipo do exercício não é o mais importante. É natural que correr muito rápido emagreça em menos tempo do que apenas caminhar. Mas, correr não é para todas as idades, nem para todos os joelhos. Por isso, se a sua melhor opção, para todos os dias ou 3 vezes por semana, é caminhar, esse é o melhor exercício físico do mundo pra você. O importante é fazer o que o corpo permite e nunca ficar parado. Veja 3 Exercícios simples para fazer em casa e Perder Barriga.

4. Comer frutas e legumes. Insira no regime alimentar frutas ou legumes em todas as refeições. Como, por exemplo, uma salada de frutas com iogurte no lanche da tarde e uma sa-lada de alface, tomate, atum e maçã

no jantar. Mesmo em pequenas quantidades durante o dia, as frutas e legumes fornecem muitas fibras e vitaminas e, por isso, é fonte de saúde e ajuda a emagrecer e perder barriga. Confira a dieta para perder barriga.

5. Não ficar com fome. Fazer pequenas refeições a cada 3 horas pode parecer exagerado, mas é certo que a fome não aparece. Dessa forma, as porções de comi-da, aos poucos, vão diminuindo e o peso também. Colocar lembretes no celular ou na agenda e se programar no dia anterior, para os horários das refeições, pode tornar essa tarefa mais fácil de cumprir. Veja: Alimen-tos para quem tem fome toda hora.

COMO EMAGRECER COM SAúDE

Se parece que emagrecer é muito difícil, pode ser importante con-sultar um endocrinologista para analisar se a glândula tireóide está funcionando como deveria. Além disso, um nutricionista, ou médico nutrólogo, pode ser con-sultado para estabelecer regras de regime alimentar personali-zadas e, assim, ficar mais sim-ples de cumprir. Somado a isso, é muito bom ter alguém a mais no “time”, torcendo e cobrando resultados

Infarto em mulheres: saiba como os sintomas são diferentes dos que os homens apresentamSintomas clássicos: são os mesmos que aparecem nos homens

Dor no peito em aperto, que pode irradiar para o braço esquerdo, o pes-coço, a mandíbula, o estômago e até as costas,Náusea,Vômito,Suor frioDesmaio.

Sintomas atípicos: mais frequentes no sexo feminino

Enjoos,Falta dear,Cansaço inexplicável,Desconforto no peitoArritmia.

Como surgem os sintomas

Não existe uma regra para a forma como os sinais do infarto dão as ca-ras. Eles podem tanto se manifestar todos juntos como surgir separada-mente. Isso quer dizer que a dor no peito, por exemplo, pode tanto vir acompanhada de suor frio ou vômito como aparecer sozinha.

Quando me preocupar

O fato de você sentir uma dor no peito, um enjoo ou um cansaço não significa, é claro, que se trata de um piripaque no coração. De qualquer forma, é bom ficar atenta, principal-mente se você se encaixa no grupo de risco para sofrer um ataque cardí-aco. “Somente por meio de exames clínicos é possível saber se a pessoa está tendo um infarto. Por isso, o ideal é que, na dúvida, o paciente vá a um hospital”, orienta o cardiolo-gista Cesar Jardim, coordenador do Clinic Check-Up do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo.

Justamente por conta da agilidade na movimentação dos dentes, o período de tra-tamento pode ser diminuído, principalmente em casos mais simples.Hoje, a busca por conforto, estética e principalmente por rapidez impulsionou o mer-cado no desenvolvimento de tecnologias e sistemas para abreviar o período de tratamento, uma das princi-pais queixas dos pacientes. A Ortodontia Moderna pode oferecer em alguns casos, qualidade associado a trata-mentos de 12 meses.

As vantagens adquiridas com este método de tratamento prometem agradar principal-mente aos adultos que optam pelo uso tardio do aparelho ortodôntico, seja por questões financeiras ou por questão estética. Em grande parte

Queremos aproveitar para desejar a todos boas festas, e um 2015 de grandes e vitoriosas realizações.

Page 11: Tudo pinhais edição de natal

11

ESPORTE

Marinha dos EUA cria drone aquático parecido com tubarão

A Marinha dos Estados Uni-dos acaba de anunciar o fim dos testes com um

drone um tanto quanto incomum. Além de aquático, o gadget não tripulado imita um tubarão, inclu-sive no modo de nadar.

Batizado de “GhostSwimmer”, o drone possui 1,5 metro de com-primento e pesa 45kg, tamanho

FOFOCAS DA TVtecnologia

semelhante a um tubarão real. O modelo pode se movimentar tanto por controle remoto ou de forma independente. Neste segundo caso, seu rabo serve como forma de propulsão e direção.

Usando os princípios da biomimé-tica, o drone pode mergulhar ain-da até 91 metros de profundidade e ainda conta com barbatanas

Facebook e YouTube atraem 90% das visitas a redes sociais no Brasil

Facebook e Youtube con-centraram mais de 90% das visitas às redes so-

ciais no Brasil em novembro deste ano, aponta pesquisa divulgada nesta segunda-feira (15) pela Serasa Experian.No mês, a rede social de Mark Zuckerberg reuniu 64,82% das visitas e continua líder. Já a fatia da plataforma de vídeos do Google é de 26,04%. Os dois serviços começaram a protagonizar recentemente uma nova disputa. Após o Facebook passar a exibir vídeos auto-maticamente, os dois lutam para atrair a maior quantidade

de expectadores.Segundo a pesquisa Hitwise, os brasileiros passaram em média 27 minutos e 13 segun-dos conectados ao Facebook em novembro e gastaram outros 25 minutos navegando peloYouTube por dia.

Os jovens são o extrato da população que mais acessa as redes sociais. Pessoas com idade entre 18 e 24 anos responderam por 54,36% da audiência desses serviços. Na outra ponta, indivíduos com idade acima dos 55 anos. A faixa das pessoas com idade de 25 a 34 anos

respondeu por 29,77% do acesso, a de 35 e 44 anos, por 12,67%, e a de 45 e 54 anos, por 2,88%.

Na segmentação por região, o Sudeste é a região mais ligada às redes sociais, con-centrando 57,96% das visitas a Facebook e outros sites do gêneros. Na sequência, surgem as outras regiões: Sul (19,33%), Nordeste (15,65%), Norte (4,25%) e Centro-Oeste (2,81%).

Veja a lista das redes sociais mais acessadas do Brasil em novembro:

1) Facebook2) YouTube3) Yahoo! Respostas4) Twitter5) Google+6) Instagram

internet

Brasileiros ficam 27 minutos na rede social e 25 minutos no site de vídeos.Jovens são mais da metade da audiência desses serviços no país.

dorsais e peitorais para aumentar a semelhança com um tubarão.

Segundo a marinha americana, a ideia é usar o GhostSwimmer em missões de espionagem e vigi-lância. Contudo, o drone faz, por enquanto, somente registros de dados ambientais.

Globo dispensa Xuxa e não renova contrato após quase 30 anos

Após quase 30 anos de casa, Maria da Graça Xuxa Meneghel não

será funcionária da Globo em 2015. A emissora decidiu não renovar contrato com a apresentadora, que fica livre, assim, para negociar com a Record. No começo deste ano, a Comunicação da Glo-bo informou que Xuxa havia renovado com a emissora. Mas o contrato, ao contrário do que se especulou na épo-ca, era de apenas um ano e vence na virada de 2014 para 2015. Em nota oficial, a Globo afirma que ainda há uma negociação, mas já está deci-dido: não haverá renovação. Xuxa está definitivamente fora da Globo.

Segundo uma alta fonte na emissora, o principal motivo da não-renovação é a au-diência. Xuxa já não é mais sinônimo de ibope _chegou a ser humilhada ao perder para o desenho Picapau, da Record, em 2012. Além disso, não há um projeto adequado para a apresentadora na gra-de da Globo, que deve abolir totalmente a programação infantil em 2015. As manhãs de sábado, outrora ocupadas por Xuxa, terão agora edições especiais do Mais Você, Bem Estar e Encontro.

O novo acordo entre Xuxa e Globo já não previa nenhum programa para a apresen-tadora, nem mesmo adulto. Em junho, em participação no Altas Horas, a própria Xuxa admitiu que não deveria voltar ao ar em 2015, por causa de suas limitações físicas. Na época, um alto executivo da Globo revelou ao Notícias da

Beijinho, beijinho, tchau, tchau

TV que o contrato era “simbó-lico”, apenas para preservar a exclusividade sobre Xuxa, e que não havia obrigação da emissora de colocá-la no ar em programa regular.

Xuxa se afastou do vídeo no final de janeiro para tratar de um grave problema no pé es-querdo. Ela sofre de sesamoi-dite, uma inflamação causada por estresse de movimentos repetitivos. O problema provo-ca muita dor e inchaço. Havia o risco de Xuxa ter de fazer uma cirurgia, o que a deixaria ainda mais tempo afastada. Esse risco já foi afastado. Segundo a assessoria da apresentadora, Xuxa está co-meçando a se adaptar à vida sem bota ortopédica.

Xuxa estreou na Globo em 30 de junho de 1986, após pouco mais de dois anos de Man-chete. O Xou da Xuxa, que sempre iniciava desembar-cando de uma nave cor-de--rosa, foi um sucesso arre-batador, influenciou milhões de crianças e se transformou numa máquina de vender discos. Nos anos 1990, Xuxa experimentou uma carreira in-ternacional e começou a fazer sucesso também nos fins de semana.

Em nota oficial após a publi-cação desta notícia, a Co-municação da Globo afirmou que há “uma negociação em andamento” com Xuxa, “sem qualquer definição ainda, tanto assim que Xuxa tem reunião marcada com a direção-geral da Globo”. A emissora não revelou mais detalhes, pois não comenta “negociações de contrato”.

Facebook cria sete novos botões de ação para páginas: O Facebook adicionou nesta terça-feira (16) sete novas opções botões para as páginas de fãs, além do curtir ou seguir. Chamados de “call-to-action”, os recursos foram projetados para ajudar as marcas e administradores de páginas a se comunicarem melhor com os seus fãs na rede social; veja quais são:

“Reserve agora” (Book Now), “Fale Conosco” (Contact Us), “Use o aplicativo” (Use App), “Jogar” (Play Game), “Comprar agora” (Shop Now), “Cadastre-se” (Sign Up) e “Assista ao vídeo” (Watch Video). Os novos botões estarão disponíveis nos Estados Unidos nas próximas semanas e chegarão ao resto do mundo em 2015, informou a rede social.

Page 12: Tudo pinhais edição de natal

12

humorPIADASchArgeS

Agostinho do Aviário( 23/12)

José Martins ( 24/12)

Ricardo Pinheiro (02/12)

Marcio Mainardes(18/12)

Marco do Jornal(20/12)

Ari Valdir (16/12)Eduardo Furiati (04/12)

Parabéns aos aniversariantes

do mês de Dezembro

Page 13: Tudo pinhais edição de natal

13

Page 14: Tudo pinhais edição de natal

14

AUTOMÓVEIS FériasCarteira de Habilitação terá novo mode-lo a partir de julho de 2015

A Carteira Nacional de Habilita-ção (CNH) terá um novo mo-delo a partir de julho de 2015,

com 28 dispositivos de segurança para impedir falsificação e adultera-ção. O motorista que tem o modelo atual não precisa trocar o documen-to. A nova carteira será obrigatória para a primeira permissão para dirigir emitida a partir desta data, para re-novação e substituição do documen-to em casos como perda e roubo.

Com a mudança, a nova CNH passa a ter um número maior de dispositi-vos de segurança do que a atual. En-tre eles está um código cifrado com informações criptografadas, que po-derá ser lido por agentes de trânsito com o uso de aplicativos de celula-res. Esse item vai facilitar a identifi-cação de fraudes. Há também mu-danças de segurança na impressão. O modelo anterior tinha cerca de 20 itens de segurança.

Os documentos do veículo, que são os certificados de registro e de licen-ciamento, também terão mudanças e vão contar com 17 dispositivos de segurança. o objetivo é evitar falsifi-cações e fraudes no pagamento de

licenciamento e Imposto de Propriedade de Veículo Automotor.

As mudan-ças não vão alterar muito a aparência dos docu-mentos, nem aumentar o custo para os condutores e proprietários de veículos, diz o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O coordenador-geral de Informatiza-ção e Estatística do Denatran, Rone Evaldo Barbosa, explicou que os do-cumentos precisam ser atualizados periodicamente com novos itens de segurança. A Carteira de Habilitação, por exemplo, não era atualizada há oito anos. Segundo Barbosa, os dis-positivos vão coibir crimes e aumen-tar a segurança para o cidadão.

“As fraudes mais comuns são clo-

nagem de veículos, evasão fiscal e fraudes contra seguradoras. De uma maneira geral, essa atividade tam-bém será coibida, uma vez que o infrator não conseguirá gerar os có-digos de segurança que estarão no novo documento”, explicou Barbosa.

O novo modelo da habilitação foi elaborado durante discussões que envolveram órgãos como Denatran, Conselho Nacional de Trânsito, Polí-cia Federal, e departamentos estadu-ais de Trânsito.

A falta de manutenção nos veícu-los está entre as principais cau-sas de acidentes de trânsito. O

Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) orienta os motoristas a fa-zerem uma revisão simples antes de viajar neste período de férias para não colocar em risco a própria segurança e a de outras pessoas.

“Sabemos que as causas de acidentes estão ligadas ao fator humano, fator veicular e fator via. O fator humano representa 90% dos casos e a manu-tenção está diretamente ligada a ele, já que é dever do proprietário manter o veículo sempre bem conservado”, ex-plica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

A manutenção deve ser realizada pe-riodicamente nos pneus, freios e sus-pensão. Todo jogo de pneus tem uma vida útil, variando de acordo com a conservação e a quilometragem. Há uma marca no friso que indica quando é a hora da troca. A calibragem deve ser feita de acordo com o recomenda-do no manual do proprietário e pode variar para cada veículo e, também, se está carregado ou não.

Ente os itens obrigatórios de seguran-ça que devem ser verificados antes de viajar estão o extintor de incêndio, cinto de segurança e estepe. A falta de qualquer um desses elementos resulta em infração grave, com cinco pontos na Carteira de Habilitação do proprie-tário e multa de R$ 127,69.

As pastilhas de freio também sofrem desgaste com o uso e precisam ser inspecionadas regularmente. A carac-terística mais comum para a troca são ruídos ao acionar o freio, o que indi-ca um alto desgaste. O fluído de freio também deve ser verificado antes de viajar e pode ser completado em pos-tos de combustíveis.

A suspensão é responsável pela es-tabilidade do veículo e entre os itens fundamentais estão o amortecedor e a mola de suspensão. A verificação é importante porque ela está diretamen-te ligada à absorção de impacto e as características que indicam problemas são vibrações no volante e falta de aderência nas curvas.

“Outros itens essenciais para uma viagem segura podem ser verificados facilmente pelo motorista. Entre eles estão as palhetas do limpador de para--brisa e as lâmpadas de freio, além de setas e faróis. A checagem é rápida e pode fazer toda a diferença na segu-rança. Faça a revisão antes de pegar a estrada. A manutenção preventiva pode evitar problemas durante sua via-gem”, lembra o coordenador de veícu-los do Detran, Nelson Lambach.

Vale lembrar que, além da falta de ma-nutenção, entre os fatores que causam acidentes estão trafegar acima da ve-locidade permitida, falar ao celular, as-sociar álcool e direção, dirigir cansado e não manter distância segura.

Motoristas devem revisar veículos antes de viajar

Food truck bomba Ducato, van chinesa e Kombi; adaptação parte de R$ 50 mil

O pátio da FAG Brasil, empresa de São Caetano do Sul (SP) especializada em persona-

lização de veículos, está lotado de trabalho. Dos dez veículos em pre-paração, sete vão virar food trucks, nova moda gastronômica da cidade de São Paulo.

O velho Agrale dos anos 1980, antes uma oficina móvel, será transforma-do em sorveteria, mesmo destino da Volkswagen Kombi amarela; ao cen-tro, um Renault Master com baú co-meça a tomar formas de temaqueria; no canto direito, uma van Fiat Ducato está prestes a virar hamburgueria.

“De um ano para cá, a demanda aumentou de três a quatro para até dez pedidos por mês. Só pedidos de

orçamento eu recebo uns 300”, con-tou a proprietária da oficina, Gislene Gonçalves Viana. Para dar conta do serviço, ela dobrou o número de fun-cionários e reformou o galpão.

Dependendo do nível de personaliza-ção e dos materiais usados, o preço da preparação varia de R$ 50 mil a R$ 150 mil. O pacote inclui confecção de balcões, armários, pias, fogões e espaço para embutir refrigeradores e botijões de gás.

Dicas para um food truck felizVeículo novo é mais seguroTer um food truck retrô pode dar um ar exclusivo ao negócio, mas a ma-nutenção será mais difícil e cara, e o veículo não terá itens de segurança e conforto como direção assistida,

freios com sistema ABS (anti-travamento) e airbags. “Usar um modelo ainda em produção também ajuda na hora de ex-pandir a franquia seguindo o padrão original”, alertou Karyna Muniz, especialista do Sebrae.Não use para outros finsPor conta do peso extra, que pode chegar a 700 kg, não se recomenda andar com os food trucks no dia-a-dia. Use só para levá-lo de casa (ou do local onde fica guardado) até o ponto de venda, e vice-versa, ou -- no máximo -- para com-prar os ingredientes.Sem ilusão com o espaçoPor maior que seja o veículo usado como food truck, ele ja-mais terá o espaço operacional de uma cozinha de restaurante,

nem as facilidades de um prédio (por exemplo, banheiros).E sem gambiarraTer um food truck mais profissional custa dinheiro, não tem jeito. Fuja de oficinas que não trabalhem em conjunto com o Detran e a Anvisa, e também de serviços baratos, mas toscos.

Conforto da cabine para foraOs clientes não vão comer dentro do veículo. Ou seja, se chover, vão se molhar (ou, pior, não vão nem aparecer). Vai se sair melhor o food truck que oferecer uma varandinha, por exemplo. Outra dica: carro e rua são coisas sujas. Que tal disponibili-zar álcool gel em abundância para os clientes?

Page 15: Tudo pinhais edição de natal

15

CLASSIFICADOS GRATUITOS

ANUNCIE AQUI

3665-8700

Detran Fácil atinge marca de 1,5 milhão de processos online

A madeira de Bracatinga pode ser usada, principalmente, em vigamentos e escoras em construção civil, pois é uma madeira com grande resistência, como também pode ser utilizada para lenha, pois sua madeira possui um alto poder calorífico.A Bracatinga é uma árvore nativa das regiões mais frias do Sul do Brasil e por ser uma madeira nativa, a Braca-tinga precisa ter o DOF (Documento de Origem Florestal – Ministério do Meio Ambiente).

O eucalipto tem uma grande procura na construção civil para escoramentos de lajes, por ser uma madeira com grande resistência e com o diferencial de sua retidão.O uso de madeiras de Eucalipto na construção civil é enorme e em mais diversas utilizações, tais como: escoras, tábuas para concretagem de alicerces, andaimes, tesouras estrutu-rais, paredes de habitações de madei-ra, painéis de vedação de obras, etc.O tratamento da madeira é realizado numa usina especializada, onde o processo inicia-se com a retirada do ar das células da madeira, após é rea-lizada uma introdução do preservativo nas camadas permeáveis e por fim, é retirado o excesso do produto das superfícies das peças.Com a realização deste processo a madeira fica imune aos fungos e insetos, sendo possível o contato com o solo e a umidade, não causando o apodrecimento.A madeira tratada é bastante utiliza-da para construção de quiosques, palanques para cercas, estruturas para garagens, telhados, barracões e vários outros, pois a sua durabilidade após o tratamento é bem maior.

Palanque para cerca de eucalipto tratado em autoclave de alta durabi-lidade e resistência ao tempo. Com estoque a pronta entrega e controle de qualidade, além da garantia de no mínimo 15 anos. Peças com 2,20 m., vários diâmetros.

Contamos com uma lenha altamente selecionada, 100% Eucalipto, seca, rachada e em toras, para quem gosta de desfrutar e se aquecer com a larei-ra ou fogão a lenha.

EUCALIPTO NATURAL E TRATADO EM AUTOCLAVE

ESCORAMENTOS DE BRACATINGA PARA LAJES

LENHA PARA FOGÃO E PIZZARIA

PALANQUE PARA CERCA

A lenha proveniente de Eucalipto é 100% Ecológica, dando um maior ren-dimento e conforto, cada saco contém a lenha rachada e redonda e alguns gravetos para iniciar o fogo, a maior parte das cascas são retiradas para que não tenha uma grande quantida-de de fumaça.

SERVIÇO:R. São Tomé nº 519 - Pinhais - PRFone: (41) 3668 - 2139E-mail: [email protected]: [email protected]/escoraforte

O Departamento de Trânsito do Para-ná chegou nesta

terça-feira (16) a marca de 1,5 milhão de serviços realizados pelo sistema Detran Fácil. Desde maio de 2011, quando foi lança-do, 1.500.492 pessoas dei-xaram de se deslocar até uma sede física do órgão, diminuindo a burocracia nos processos e reduzindo em até duas horas o tempo de espera em algumas unidades da autarquia.

“O número foi alcançado antes mesmo das nossas expectativas, já que imagi-

návamos chegar a ele só no final deste ano. Assim, comprovamos que o serviço online foi aceito pela população, que funcionam, são práticos e confi-áveis”, destaca o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Nos últimos 43 meses, o uso dos serviços online aumentou mais de 1.450% e a média mensal de acessos cresceu gradativamente: foram 6 mil soli-citações por mês no primeiro ano, 13 mil em 2012, 39 mil em 2013 e neste ano já são mais de 65 mil acessos mensais.

Hoje, o Detran Fácil permite fazer emissão defini-tiva da Carteira da Nacional de Habilitação (CNH); segunda via da CNH; Permissão Internacional para Dirigir; Renovação da CNH; Segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV); Agenda de Curso de Reciclagem; Mudança de Endereço; e Defesa de suspensão e cassação de CNH; e defesa de infrações estaduais.

NOVIDADES - A nova plataforma do sistema, lança-

da no final de novembro, agora permite que o usuá-rio mantenha seu cadastro sempre atualizado e que o Detran entre em contato via email e mensagem SMS, avisando sobre vencimento da habilitação, andamento de processos e resultados de provas e exames. Além disso, o usuário pode se conectar via Facebook, Twitter e Google+. Em menos de um mês, foram 2.648 usuários cadastrados e 6.325 serviços solicitados

O motorista Cleyton Pereira da Silva foi o primeiro paranaense a fazer o recurso de multa online. “Foi muito tranquilo. O sistema tem as informações e todo o histórico de multas do veículo, o que me aju-dou na defesa. Além disso, por ser no computador, consegui produzir o texto com paciência, preparei melhor meus relatos e tudo ficava salvo. Muito bom”, avalia.

O usuário Leandro Ferreira dos Santos utilizou o Detran Fácil em um recurso de multa online para recorrer à Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI). “Eu trabalho em um local que fica longe do Detran e dos postos de atendimento. O serviço online agilizou a solicitação e eu não preci-sei ir a uma sede do órgão para conseguir o atendi-mento desejado o que facilitou minha vida”, conta.

DÉBITO – Outra novidade é que, desde o dia 11 de dezembro, o pagamento de guias de recolhimento do Detran pode ser feito também em terminais de autoatendimento para usuários que possuem cartão de débito do Banco do Brasil. Por enquanto são cinco equipamentos com a tecnologia e o Detran já prepara outros 95 até o fim do ano.

O Departamento possui hoje 200 terminais de autoatendimento distribuídos em Ciretrans e locais de grande circulação, como shoppings, mercados e prefeituras, em 165 cidades do Estado. Nos dois últimos anos foram realizados 640 mil serviços via Detran Fácil nos equipamentos. vendas - serviços - empregos - compras- etc...

vendas - serviços - empregos - compras- etc...

Page 16: Tudo pinhais edição de natal

16