pinhais em páginas

16

Upload: carlos-eduardo-lukaszevski

Post on 12-Mar-2016

242 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Jornal mensal, edição fevereiro de 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Pinhais em Páginas
Page 2: Pinhais em Páginas

www.pinhaisempaginas.com.brwww.pinhaisempaginas.com.br

EXPEDIENTE

02 | FEVEREIRO 2013 PINHAIS EM PÁGINAS

É uma publicação independenteque circula em Curitiba e Região Metropolitana

CNPJ: 15.573.675/0001-05Rua Rio Paraná, 179 - Weissópolis - Pinhais - Tel.: 3033-4084

E-mail: [email protected]@pinhaisempaginas.com.br

Diretor: Carlos Eduardo LukaszevskiJornalista Responsável:

Tatiana Carla de Souza | 0009445/PRAs matérias ou artigos assinados

não expressam necessariamente a opinião do jornal

Muitas atrações naCultura e no Esporte prometem

agitar Pinhais em 2013

Luizão e Marli visitam áreaonde será erguida unidade

do ITFPR em PinhaisA Secretaria de Cultura, Es-

porte e Lazer de Pinhais prometeum ano agitado e cheio de even-tos em 2013. Na última semanao Centro Cultural Wanda dos San-tos Mallmann deu inicio à suasoficinas culturais, nelas, mais de500 pessoas farão cursos de tea-tro, cinema, artesanato, dança,pintura, entre outros. "A procurapelas nossas oficinas foi grandeeste ano, fizemos há alguns diasuma reunião com os pais dos alu-nos que participam das oficinase cerca de 400 pessoas compa-receram ao evento", revela o Se-cretario de Cultura, Esporte eLazer Ricardo Augusto Pinheiro.

O ano de 2013 será repletode eventos voltados à cultura."Teremos, aqui no Centro Cultu-ral, já no mês de abril um Pro-grama Piloto de Auditório e a nos-sa Conferência Municipal de Cul-tura e em maio uma Mostra Pa-ralela de Dança", revela o secre-tário sobre os próximos eventosculturais. Antes disso o departa-mento de cultura estará envolvi-do nas comemorações do aniver-sário da cidade. "Como sempre,

os shows musicais farão partedas comemorações oficiais doaniversário do município. Asapresentações pretendem con-templar públicos e estilos varia-dos. Para começar, a cidade serápalco de performances talentosascomo a da banda Denorex 80 edos grupos locais Conexão Ru-ral, Seu Bódon e Amitaba, e tam-bém da cantora Marah Souza,que se apresentam no dia 3 demarço, às 17 horas", conta Ri-cardo Augusto Pinheiro.

No esporte muitos eventostambém farão parte das come-morações do aniversário da ci-dade. "O tradicional Passeio Ci-clístico, que a cada ano reúneum maior número de ciclistas,está confirmado e será realizadono dia 3 de março. A concentra-ção do evento será no BosqueMunicipal de Pinhais, no Centro,às 9h30, com largada a partir das10 horas. A chegada será nonovo Bosque Bordignon, nobairro Alto Tarumã, por volta das11 horas. Ao todo, serão seisquilômetros de percurso", reve-la o secretario. Além disso, nodia 20 de março, o programaEspaço Comunidade vai dispo-nibilizar várias atividades e brin-quedos infláveis para a comuni-dade, também no Bosque Muni-cipal, a partir das 11 horas.Como atrativos do dia oficial do21º aniversário de Pinhais esta-rão cama elástica, piscina de bo-linhas e pintura no papel, entreoutros. Para o evento tambémestão previstas apresentações debandas locais, ainda em fase deajustes com a Prefeitura.

Na década de 1960, OrlandoSouza viajava por toda a Amazô-nia enquanto fazia ilustrações paralivros e conhecia missões indí-genas. Em suas andanças conhe-ceu centenas de crianças de di-versas tribos e elas, curiosas di-ante dos homens brancos, fica-vam encantadas com os materi-ais de trabalho levados por Sou-za. As ilustrações de Orlando al-voroçavam os curumins que seaglomeravam a volta do artistaenquanto ele fazia seus desenhos.Lápis e papel eram, para os pe-quenos índios, algo vindo de ou-tro mundo. Todos queriam umlápis e uma folha para rabiscar.Como a quantidade transportadapelo ilustrador era pequena eleresolveu improvisar. "Eu tirava ografite da lapiseira e fazia lápiscom os galhos que encontravanas tribos. A matéria prima, na-tural, estava sempre à disposi-ção", lembra.

De lá para cá Orlando apri-morou sua arte, começou a pro-duzir sob encomenda e hoje viveda produção de seus Lápis Eco-lógicos. A matéria prima é facil-mente encontrada pelas ruas, pra-ças, cedido por vizinhos, atravésdas podas feitas pela prefeituraou pela Copel, ou ainda atravésda pequena floresta que cultiva

Lixo Florestal vira arte e corre o mundo

nos fundos do seu Ateliê. O localonde produz milhares de lápis pormês, fica em um pequeno apo-sento no bairro Jardim Karla nacidade de Pinhais.

A intenção do artesão é mos-trar, através de sua arte, que épossível reaproveitar tudo, pro-duzir artesanato de madeira semderrubar árvores para isso. "Po-demos reutilizar tudo, desde ospapeis jogados no lixo, até osgalhos gerados por uma poda em

nosso quintal, dessa maneiracontribuímos para o meio ambi-ente", ressalta. O trabalho artesa-nal realizado por Orlando há 50anos foi reconhecido quando eleganhou os prêmios Paraná Ambi-ental de 1998 e o prêmio Com-promisso com a natureza de 2004.

Seu trabalho já saiu em di-versas revistas e no livro sobreartesanato lançado pelo ministé-rio de turismo. Seus Lápis Eco-lógicos foram vendidos em ou-tros países como nos EstadosUnidos e já ficaram expostos noMuseu do Louvre na França.Mas, para Orlando, o mais grati-ficante na sua arte é disseminaruma consciência ecológica emtodas as pessoas que entram emcontato com sua obra. "Queroque as pessoas admirem meusLápis, mas que acima de tudo elassaibam que não é preciso derru-bar arvores para produzi-los".

O artesão comercializa seustrabalhos na Feira do Largo daOrdem no centro de Curitiba, naCasa do Artesanato e Universida-de do Meio Ambiente.

• Mais informações:sitionovaflora.blogspot.com

Lapisecologicosparabrindes.blogspot.commuseulapisecologico.blogspot.com

Os cursos oferecidos pela Prefeitura agora podem ser feitos100% via Web, em qualquer horário.

Os cursos têm como objetivo fornecer atualização e forma-ção contínua, sendo produzidos em formato híbrido, por meiode teleaulas, com transmissão via satélite dos cursos, e na Inter-net, por meio do LMS (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

O aluno dispõe de materiais complementares às teleaulas,como: resumo, avaliações com exercícios de fixação, materiaiscomplementares, chats, fóruns, enquetes e, por fim, a certifica-ção dos cursos.

Após solicitar a inscrição no programa, você recebera o lo-gin e senha para escolher os cursos.

Inscreva-se:www.pinhais.pr.gov.br

CURSOS GRATUITOS

O prefeito de Pinhais, Lu-izão Goulart, a vice-prefeita,Marli Paulino, e a secretária deEducação, Andrea Franceschi-ni, visitaram, na semana pas-sada, á área onde será erguidauma unidade do Instituto Téc-nico Federal do Paraná (ITF-PR) na cidade. Localizado nobairro Jardim Amélia, o terre-no onde o prédio será cons-truído tem aproximadamente60 mil metros quadrados e jácomeçou a ser preparado paraas obras. A previsão inicial éde que o espaço fique prontoaté o final de 2014.

O anúncio da implantaçãodo ITFPR na cidade foi feito pelapresidenta Dilma Roussef, emagosto de 2011. Na ocasião,além de Pinhais, outros seis mu-nicípios também foram contem-plados pelo projeto, que prevêo repasse de recursos federaispara a construção das unidadesem localidades aptas para o in-vestimento. Entre as exigênciasda União para a consolidação da

iniciativa está a transmissão daposse de terreno com área mí-nima de 60 mil metros quadra-dos - requisito prontamentecumprido por Pinhais.

Para o prefeito, a instala-ção de uma escola técnica des-se porte em Pinhais é impor-tante porque se traduz em umagarantia de desenvolvimentosocial e educacional da cidade.Isso porque, segundo ele, nomomento em que os setores daeconomia crescem, as oportu-nidades de trabalho apareceme a qualificação de mão de obrapassa a ser essencial. "Esse es-paço nos permitirá oportunizaressa educação profissional deque os nossos jovens precisame irão precisar cada vez mais",destaca. "Além de um grandesalto na educação profissiona-lizante, a vinda do ITFPR tam-bém ajudará as empresas ins-taladas na região, que terãomais facilidade para encontrarcolaboradores preparados paraos desafios do dia a dia".

Page 3: Pinhais em Páginas

www.pinhaisempaginas.com.brPINHAIS EM PÁGINAS

Prefeitura Municipal faz prestaçãode contas em audiência pública

FEVEREIRO 2013| 03

Foi realizada na noite de20 de fevereiro, na Câma-ra Municipal de Pinhais, aaudiência pública da pres-tação de contas do 3º Qua-drimestre de 2012. A audi-ência foi realizada pela Co-missão de Finanças, Fisca-lização e Licitações, na quala Prefeitura Municipal dePinhais demonstrou e ava-liou o cumprimento dasmetas fiscais dos quatroúltimos meses do ano pas-sado, respeitando a lei deresponsabilidade fiscal.

Os trabalhos da sessãoforam conduzidos pelo pre-sidente da Comissão, o Ve-reador Tavinho (PT), e osecretário Zezinho(PMDB). Também com-põem esta comissão, osVereadores, Ari Valdir(PSDC), Silvio Star (PPS)e Marcinho (PDT). Estive-ram presentes, o PrefeitoMunicipal, Luizão, a Vice-Prefeita, Marli Paulino, oSecretário de Finanças,Francisco Xavier, a Dire-tora da Pinhais Previdên-cia, Eliane Forlepa, além devereadores, secretáriosmunicipais, munícipes ealunos do Colégio EstadualLeocádia Braga Ramos.

Os trabalhos iniciaramcom a explanação do Pre-feito Luizão. Ele apresen-tou dados e relatou asações executadas pela Pre-feitura. Luizão apresentouinúmeras obras concretiza-das pelos bairros do muni-cípio, mencionando que aprefeitura desenvolveuações em cada localidade,procurando atender a de-

Luizão detalhou o que vem sendo feito em cada bairro de Pinhais.Na sequência, o Secretário de Finanças, Francisco Xavier apresentou dados do quadrimestre de 2012.

manda da região. Foramrealizadas obras de comba-te às enchentes, através dadragagem dos rios, a Cen-tral de Distribuição de Ali-mentação Escolar, reativa-ção dos módulos na Av.Iraí, Jacob Macanhan e naVila Maria Antonieta, a im-plantação do asfalto e dascâmeras de seguranças pe-las vias locais, entre outros.

Segundo o prefeito, aatual administração cum-priu mais de 80% do planode governo proposto e es-tas ações melhoraram aqualidade de vida do cida-dão. "Atualmente, Pinhaisse destaca em nível de Re-gião Metropolitana, em ní-vel de Paraná e de Brasil. Eo nosso objetivo é fazercom que a cidade cresçacada vez mais e ela conti-nue neste caminho", afir-mou Luizão. Na opinião doprefeito, as ações de infra-estrutura foram benéficasà cidade, fazendo com queos terrenos e imóveis do-

brassem de preço no mer-cado imobiliário, e tam-bém, atraindo novas indús-trias e empresas, logo a ar-recadação foi ampliada e osrecursos próprios aumen-taram.

A segunda apresenta-ção da noite foi sobre a Pi-nhais Previdência, regimen-to próprio responsável pe-las aposentadorias dos ser-vidores municipais da Pre-feitura e da Câmara de Ve-readores. A Diretora do ór-gão, Eliane Forlepa, expli-cou que os funcionáriosconcursados contribuemmensalmente a esta previ-dência, e não ao INSS.

O servidor tem direitoao benefício no caso daaposentadoria por tempo deserviço ou a pensão. Se-gundo dados, no final de2012, a Pinhais Previdên-cia fechou o ano com 213aposentados, sendo a mai-oria mulheres, mais de 180.As pensões são pagas para41 pessoas, situação onde

o funcionário estava traba-lhando, faleceu, e por di-reito, o dependente recebe.A instituição vem cumprin-do corretamente a legisla-ção e o objetivo é resgatarfundos para as aposentado-rias e assim garantir a via-bilidade do sistema.

O Secretário de Finan-ças Francisco Xavier expli-cou sobre a execução fi-nanceira realizada pela Pre-feitura. Foram detalhadasas receitas nos setores tri-butários, de contribuição,patrimonial, serviços e ou-tras. No período, as áreasque mais receberam inves-timento foram a Educação(56 milhões), a saúde (41milhões) e a de obras pú-blicas (25 milhões). Já amaior despesa do poderpúblico é com o pagamen-to do quadro funcional.Embora Pinhais tenha maisde 2 mil servidores, o exe-cutivo cumpre e tem a des-pesa abaixo do estipuladopela legislação.

A folha de pagamentorepresenta 44,38% do or-çamento, sendo que a leiestipula um teto máximo de54%. O secretário enalte-ceu a atitude da Câmara deVereadores que fez umaeconomia de mais de 2,3milhões e repassou o valora Prefeitura para aplicaçãona área da saúde. Xaviertambém aproveitou a opor-tunidade para fazer escla-recimentos sobre o IPTU.Em 2013, houve um rea-juste de 6,9% para todos osimóveis.

O último reajuste tinhaocorrido em 2006, desdeaquele ano, anualmentehouve apenas a correção dainflação. Como a cidadevem crescendo e melhoran-do a infraestrutura atravésdas obras, os imóveis tive-ram grande valorização nomercado, prova que os re-cursos estão sendo bemaplicados. "Temos que ana-lisar a situação, peço acompreensão da popula-

ção. Será pago um valorum pouquinho a mais, masassim teremos uma cidadecada vez melhor de se vi-ver", disse Xavier.

O secretário de finan-ças citou um exemplo: parauma casa no valor de 90 milreais, o preço pago noIPTU será de 500 reais,porém o valor real dela, ode mercado, é de 200 milreais. A base de calculo émenos da metade do valorreal do imóvel. Na avalia-ção de Xavier a audiênciafoi positiva. "A noite foi desucesso para Pinhais. Vie-ram muitas pessoas acom-panhar a audiência. Houvemuitos esclarecimentos eeste era o objetivo maior,mostrar a população que osrecursos arrecadados fo-ram aplicados no interessepúblico, para realizar umserviço de qualidade, aten-der bem a população e de-senvolver Pinhais para queseja uma cidade melhorpara se viver." concluiu.

Ao final da audiência,o presidente da Comissãode Finanças, Fiscalização eLicitações, Tavinho (PT)agradeceu ao público pelapresença e ao Prefeito Lui-zão, o Secretário Xavier ea Diretora da Pinhais Pre-vidência, Eliane Forlepa,pelas explanações."Asapresentações foram mui-to importantes e esclarece-doras. Todos nós pudemosver as obras e as ações re-alizadas pela Prefeitura, ecomo é bom saber que Pi-nhais está no caminho cer-to", finalizou o vereador.

Os trabalhos iniciaram com a explanação do Prefeito Luizão

Os trabalhos da sessão foram conduzidos pelo presidente da Comissão, o Vereador Tavinho (PT)

Enquanto alguns mu-nicípios do centro e noro-este do estado enfrentamnovas epidemias de Den-gue neste início de ano,Pinhais se mantém prote-gida da infestação. Inicia-tivas como as visitas cons-tantes dos agentes de com-bate a endemias aos imó-veis e campanhas de cons-

Combate e conscientização constantesmantêm Pinhais protegida da dengue

cientização continuadas têmmantido a cidade a salvo domosquito Aedes aegypt,transmissor da doença. Parase ter ideia, tamanho é o tra-balho desenvolvido em Pi-nhais que, em todo o anopassado, apenas quatro fo-cos foram registrados na re-gião - em 2011, esse núme-ro chegou a seis.

A dengue é uma doen-ça grave causada por umvírus, transmitido aos se-res humanos pela picada dafêmea do mosquito Aedesaegypti. Possui quatro va-riedades diferentes, a sa-ber: DENV-1, DENV-2,DENV-3 e DENV-4. A par-tir de agora, todas têm cir-culação no estado.

Page 4: Pinhais em Páginas

www.pinhaisempaginas.com.br PINHAIS EM PÁGINAS04 | FEVEREIRO 2013

Pinhais 21 anos:Definido o percurso do

passeio ciclísticoEste ano como já é de

praxe, o Passeio Ciclísticomarcará as comemoraçõesdo aniversário de Pinhais,que acontecerá no dia 03de março. Com percurso jádefinido, a concentraçãopara a largada será no Bos-que Municipal de Pinhais.As inscrições são gratuitas,confira como efetuá-la eparticipe com toda sua fa-mília.

O passeio ciclístico jáse tornou uma mobilizaçãotradicional em Pinhais. To-dos os anos um grandepúblico participa da ação,são grupos de ciclista, eoutras entidades represen-tativas, além da comunida-de em geral. "É uma inicia-tiva que pretende principal-mente, atentar para a im-portância do hábito de pe-dalar, não só em um dia,mas todos os dias", ressal-ta André Luis Pscheidt deLima, do Departamento deEsporte e Lazer.

PercursoA concentração está

marcada para as 9h30 noBosque Municipal de Pi-nhais, para que às 10h sejadada a largada. O PasseioCiclístico em comemora-ção ao 21° aniversário dePinhais passará pelos se-guintes bairros: Centro, Pi-neville e Jardim Alto Taru-mã. A distância do percur-so é de aproximadamente6 km.

Detalhadamente os ci-clistas passarão pelas vias:

Rua 24 de maio, Rua 19 denovembro, Avenida Cami-lo Di Lellis, Avenida JacobMacanhan, Avenida Pinevi-lle, Rua Jacarezinho, Ave-nida Miguel Ostrufka, se-guindo pela Rua EnedinaIrael da Rosa.

InscriçõesOs interessados po-

dem efetuar as inscriçõesde diversas maneiras. Umadas opções é em um linkespecífico no site da Pre-feitura, também estarão dis-poníveis fichas de inscri-ções, em algumas, bicicle-tarias de Pinhais. E paraaqueles que não consegui-rem confirmar sua partici-pação no evento, a últimapossibilidade é efetuá-la nodia do Passeio Ciclístico.Vale destacar que todos osparticipantes concorrerão abrindes e aqueles que fo-rem sorteados, deverão seidentificar por meio de do-cumento com foto.

ChegadaO encerramento do

passeio ciclístico, marca ainauguração de mais umequipamento público ofere-cido à comunidade de Pi-nhais, trata-se do BosqueMunicipal Bordignon. Oespaço localizado na RuaEnedina Irael da Rosa, es-quina com Arapongas, bair-ro Jardim Alto Tarumã,será o local de chegada dopasseio.

PremiaçãoSerão premiados, com

troféus e medalhas, os ven-cedores das seguintes mo-dalidades:

- Bicicleta mais enfei-tada, com o tema: Cidadede Pinhais.

- Atleta mais idoso- Maior bicicleta- Menor bicicleta

ServiçoPara obter mais infor-

mações ente em contatocom Andre Luis, do Depar-tamento de Esporte e La-zer, pelo telefone 3912-5250.

Ainda há vagas dispo-níveis para os cursos pro-fissionalizantes para jo-vens e adultos oferecidospelo SENAI em parceriacom a Prefeitura Munici-pal de Pinhais por meio daSecretaria de AssistênciaSocial. A iniciativa faz par-te do Programa Nacionalde Acesso ao Ensino Téc-nico e Emprego - PRO-NATEC, do Governo Fe-deral, que objetiva expan-dir e democratizar a ofer-ta de cursos técnicos eprofissionais de nível mé-dio, e de formação iniciale continuada.

Os cursos são intei-ramente gratuitos e con-templam as seguintesáreas de atuação: Auxili-ar Administrativo, quetem sete vagas em aber-to, para o período damanhã, com início dia 04de março, e vagas paramanhã e tarde para asturmas que iniciam asaulas no dia 11 de mar-ço. Almoxarife que teráinício no primeiro dia deabril tem vagas disponí-veis para noite. Já paraAuxiliar de Manutenção

SENAI: confira para quaiscursos ainda há vagas em Pinhais

Predial há disponibilidadede matrículas para o pe-ríodo noturno, para a tur-ma que começa a estudarno dia 04 de março, etambém para noite paraquem optar por ter seuprimeiro dia de aula em 20de maio.

Para o curso de Auxili-ar de Costura, que inicia nodia 04 de março podem serefetuadas matrículas paraos três períodos do dia.Eletricista inicia no dia 11de março, e possui quatrovagas para o período damanhã. E por último, parao curso de Padeiro, os in-teressados podem se ins-crever tanto para as turmasda tarde e noite, com iní-cio marcado para 24 de ju-nho. A carga horária paratodas as áreas de atuaçãocitadas varia entre 160 e200 horas.

MatrículaPara estar apto a ma-

tricular-se é necessárioatender ao pré-requisito deter no mínimo 16 anos,com ensino fundamentalincompleto. Os interessa-dos devem se dirigir aosCRAS do município, para

realizar as inscrições, e re-ceber posterior confirma-ção do SENAI, munidosdos seguintes documen-tos:

- Cópia e Original -RG

- Cópia e Original -CPF

- Comprovante de re-sidência

- Histórico Escolar oudeclaração de matrícula

- Preenchimento daFicha de Matrícula (SE-NAI)

- Cópia do cartãotransporte URBS

- Para os alunos me-nores de idade é obrigató-rio o CPF e RG do res-ponsável.

ServiçoAs aulas serão minis-

tradas nas dependênciasda Igreja Matriz, Rua BoaEsperança s/nº - Centro -esquina com Camilo deLellis. Para obter mais in-formações sobre períodode realização dos cursose outros detalhes acesse olink. Você também podeligar para o SENAI Pinhaisnos telefones (41)3551 -2002/ (41)3551 - 2003.

A partir de agora, osconsumidores que aces-sarem as páginas do Pro-con-PR nas redes sociaisFacebook e Twitter pode-rão ter acesso a dicas di-árias sobre seus direitose deveres nas relações deconsumo.

A campanha, deno-minada DICA DO DIAPROCON-PR, tem comoobjetivo informar os con-sumidores por meio de

Procon-PR lançacampanha informativa nas

redes sociaisorientações breves e úteissobre diversos assuntosenvolvendo seus direitos e,ainda, estimular o compar-tilhamento das informa-ções.

De acordo com Clau-dia Silvano, diretora do ór-gão de defesa do consu-midor, "além de atender oconsumidor que já foi le-sado, é papel fundamentaldo Procon-PR informá-losobre seus direitos, evitan-

do que abusos aconte-çam". A diretora salientaainda que a velocidadecom que as informaçõessão compartilhadas nasredes sociais possibilitaatingir um grande núme-ro de pessoas.

As dicas estarão dis-poníveis diariamente naspáginas Procon-Pr Ofici-al na rede social Face-book e PROCON-PRpelo Twitter.

Page 5: Pinhais em Páginas

www.pinhaisempaginas.com.brPINHAIS EM PÁGINAS FEVEREIRO 2013| 05

Fevereiro marca o início dassessões da Câmara de Vereadores

Neste mês de feverei-ro, a Câmara Municipal deVereadores de Pinhais vol-tou a realizar as sessõesordinárias. A primeira doano aconteceu na noite de05 de fevereiro e aproxima-damente 300 pessoas esti-veram presentes. Esta ses-são ordinária marcou o iní-cio dos trabalhos da 6ª le-gislatura da Casa de Leis,que nos próximos doisanos, biênio (2013-2014)será presidida pelo VereadorGilberto Hartkopf (PT). Anova mesa executiva tam-bém é composta pelos se-guintes integrantes: SilvioStar (PPS) - 1º Vice-presi-dente, Passarinho (PSC) -2º Vice-Presidente, MarciaFerreira (PMDB) - 1º Secre-tária e Professor Demétrio(PP) - 2º Secretário.

Inicialmente, a 1ª Se-cretária Marcia Ferreira leuas publicações das atas de2012 e os requerimentossolicitados pelos vereado-res. Na sequência dos tra-balhos, foram realizadas aprimeira e a segunda ordemdo dia, onde os vereadoresinscritos puderam fazer oseu pronunciamento. Fize-ram o uso da palavra, Leo-nildo Sandri (PRB), João-zinho Ribeiro (PSB), RosaMaria (PT), Ari Valdir(PSDC), Jane Carteira(PR), Professor Demétrio(PP), Zezinho (PMDB),Binga (PPS), Silvio Star(PPS), Airton (PSC), Tavi-nho (PT), Gilberto Hartkopfe Márcia Ferreira (PMDB).

Na primeira votação daCâmara foi aprovada porunanimidade uma Moçãode Pesar ao Sr. Algaci Pa-dilha Pinto, comerciante,proprietário de uma fruta-ria. Padilha, como era po-pularmente conhecido nocomércio local, exerceu suaprofissão há 15 anos na ci-dade e recentemente fale-ceu. A proposição destamoção foi feita por diver-sos vereadores: Ari Valdir(PSDC), Tavinho (PT),Airton (PSC), Jane Cartei-ra (PR), Leonildo Sandri(PRB), sendo a iniciativa deJoãozinho Ribeiro (PSB).

O Presidente GilbertoHartkopf (PT) anunciou arealização de uma reuniãoextraordinária, no dia 14 de

fevereiro, para definir onovo 2º Vice-Presidente. Ocargo estava sendo ocupa-do pelo vereador Airton(PSC), mas devido ao fatodele ser advogado e ocu-par um cargo na Mesa Di-retora da Câmara de Pi-nhais, ele fica impossibili-tado de advogar. Airton ex-plicou sobre esta questãoque o impede de exercer asua profissão, agradeceu oapoio dos colegas pelovoto de confiança, dizendoque encaminharia sua car-ta renúncia para logo serescolhido o novo ocupanteda função. Nesta reuniãodo dia 14, os vereadoresescolheram Passarinho(PSC) para ser o novo 2ºVice-Presidente da casa.

Já a segunda seção de2013 aconteceu na noite de19 de fevereiro. Entre osdestaques, a aprovação daMoção de Pesar a SenhoraErnestina moradora e umadas fundadoras da VilaMaria Antonieta e a men-ção de louvor ao empresá-rio Sady Ricardo, proprie-tário do jornal Agora Para-ná, sendo esta iniciativa deLeonildo Sandri (PRB). Emseu discurso, o vereadorenalteceu o trabalho deSady na condução dos tra-balhos do veículo de co-municação, fator que aju-dou a divulgar os fatos enotícias, contribuindo parao desenvolvimento da cida-de. A proposta foi bastanteelogiada por diversos par-lamentares, pois o empre-sário é uma figura bastanteconhecida no município eatravés do seu trabalho aju-dou a valorizar Pinhais.

As sessões da CâmaraMunicipal de Vereadores dePinhais acontecem sempreás terças-feiras, com inícioàs 19 horas.

Notas da CâmaraAnimais de ruas: Leo-

nildo Sandri (PRB) fez ob-servação sobre um proble-ma que acontece no muni-cípio, os animais abando-nados. O vereador falouque na Estrada Ecológicaalgumas pessoas vão até olocal e abandonam cães egatos. Quem passa por lápresencia muitos animaissoltos e doentes, sendo al-guns, até filhotes. Ele lem-brou que existe uma lei jáaprovada ano passado e aPrefeitura deve fiscalizar ocaso para punir os envol-vidos.

Agradecimentos: Os-valdo da Igreja (PT) agra-deceu os seus eleitores econfirmou que está aten-dendo as solicitados dosmunícipes através dos re-querimentos. Parabenizouas Secretarias de Obras eMeio ambiente por ter aten-didos seus pedidos e citouque na Vila União, disponi-bilizou um escritório paraatender aos pedidos, as so-licitações e ouvir as reivin-dicações da população.

Atenção com a segu-rança: Silvio Star (PPS)encaminhou ofício solici-tando informações das ca-sas noturnas e locais quetrabalham em ambiente fe-chado de Pinhais. O objeti-vo é verificar como estãosendo as medidas de segu-rança por parte dos estabe-lecimentos. A iniciativa visaque casos como o da Boa-te Kiss, em Santa Maria, noRio Grande do Sul, nãovoltem a acontecer.

Divulgação: Bingaressaltou que as leis refe-rentes aos animais precisamchegar ao conhecimentodo cidadão. No discurso, oparlamentar ressaltou a ne-

cessidade destas leis seremdivulgadas, pois é funda-mental o cidadão conhecê-las e estar cientes das suasresponsabilidades.

1º Projeto: Tavinhoagradeceu pelo apoio rece-bido nas eleições e faloucomo devem ser os posi-cionamentos durante o ano,nas sessões da casa: "De-vemos sempre defender ecombater as ideias e as leis.Jamais as pessoas que asapresentaram", afirmou. Oprimeiro projeto protocola-do pelo petista é para darnome a um trecho de umarua da Vila União, pois comoela não é nominada, osmoradores locais não rece-bem cartas e correspon-dências, gerando grandestranstornos.

Polêmica: A constru-ção de casa populares noConjunto Renato Bonilaurie no bairro Joaquina será oassunto abordado porJoãozinho Ribeiro (PSB) napróxima sessão da Câma-ra, dia 26 deste mês. O ve-reador diz que falará deuma situação polêmica en-volvendo estas casas.

Aniversário PT: Oaniversário de 33 anos doPT foi o tema abordadopelos vereadores do parti-do. Rosa Maria parabenizoua legenda pela data e lem-brou que há 10 anos o PTestá governando o país.Rosa ressaltou que o Go-verno Federal fez umatransformação no Brasil,distribuindo melhor a ren-da, ampliando as políticassociais e desenvolvendomedidas em favor do cres-cimento econômico.

Mal entendido: O Ve-reador Airton renunciou ocargo de 2º Vice-Presiden-te na mesa executiva. A si-tuação gerou um pequeno

mal entendido. Segundoele, algumas pessoas en-tenderam que havia renun-ciado ao cargo de vereador,logo o parlamentar conver-sou com todos e explicoua situação. Airton tambémfez comentários sobre ospreparativos da grande fes-ta em comemoração aos 21anos da cidade. Citando efazendo um convite aos ci-dadãos que participem nodia 16/03, sábado, do Diado Evangélico, um eventoreligioso que terá shows demúsica gospel.

Segurança: O bomtrabalho da Guarda Muni-cipal, da Polícia Militar e daPolícia Civil foi enaltecidopelo vereador Marcinho(PSC). O parlamentar fezmuitos elogios e reconhe-cimentosàs ações policiaisfeitas aqui no município.

Trabalho não para: Areunião realizada com osmoradores do Jardim Tri-ângulo para implantação deasfalto em uma das ruas foimencionado pela Vereado-ra Marcia (PMDB). Ela es-teve presente neste encon-tro e diz valorizar o traba-lho do Prefeito Luizão e aVice-Prefeita Marli Pauloatravés das obras e açõesque nunca param na cida-de.

Foco na saúde: Ceci-lia Padovanni (PDT) disseque está muito feliz em fa-zer parte da casa de Leisde Pinhais. Após trabalhar32 anos na área de saúde,está será a prioridade doseu mandado. A intenção étrabalhar em parceria coma Secretária de Saúde.

Trabalho da presidên-cia: Os vereadores têm fei-tos inúmeros elogios ascondições de trabalho ofe-recidas pela Câmara. OPresidente Gilberto (PT)

declarou que tem se empe-nhado para oferecer a me-lhor estrutura para que cadavereador possa desenvolversuas atividades. Ele tam-bém citou que pretende ain-da este ano fazer com queas sessões da Câmara se-jam transmitidas pelo por-tal da casa. O objetivo deGilberto é proporcionar in-teração e fazer com que osmunícipes acompanhem ostrabalhos do poder legisla-tivo.

Apoio: Jane Carteira(PR) agradeceu a todospelo apoio recebido duran-te as eleições. Ela agrade-ceu cada um dos votos re-cebidos e mencionou queseu gabinete está de portaabertas para atender a po-pulação.

Recordista: Zezinho(PMDB) iniciou os traba-lhos na nova legislatura daCâmara, assumindo o seuquinto mandato no poderlegislativo. Segundo ele,este será seu último man-dato na casa de leis. Futu-ramente, o peemedebistapretende lançar seu filhonas eleições municipais de2016.

Independente: Ao fa-zer o uso da palavra, o ve-reador Demétrio (PP) afir-mou como será o seu po-sicionamento na Câmara.Ele destacou que não é nemda situação e nem da opo-sição, é um parlamentar au-tônomo, independente.

Passarela: O vereadordo PSDC, Ari Valdir, emseu primeiro pronuncia-mento falou da necessida-de de ser construída umapassarela na Rodovia JoãoLeopoldo Jacomel. Como ofluxo de veículo que trafe-ga pela via é grande, aconstrução da passarela tra-rá maior segurança evitan-do que aconteçam aciden-tes envolvendo moradoresda região.

Novo integrante damesa: O Vereador Passari-nho (PSC) agradeceu seuscolegas parlamentares porterem o escolhido, por una-nimidade, como o novo 2ºVice-Presidente da Mesa Exe-cutiva. Ele afirmou estar em-penhado e comprometidocom o desenvolvimento deuma Pinhais cada dia melhor.

A sessão ordinária marcou o início dos trabalhos da 6ª legislatura da Casa de Leis, que nos próximos dois anos, biênio (2013-2014)

Page 6: Pinhais em Páginas

www.pinhaisempaginas.com.br PINHAIS EM PÁGINAS

ACIPI Associação Comerciale Industrial de Pinhais

Palavra doPresidenteIvaldo Filho Sá Barreto

Brasil pode ser a 4ªmaior economia do

mundo até 2050

06 | FEVEREIRO 2013

ACIPI, Junta Comercial e Ponto deAtendimento ao Empreendedor participam

do programa Justiça nos Bairros

Segundo estudo divulgado pela consultoria Price Wa-terhouse Coopers (PWC), o Brasil pode tornar-se a quartamaior economia do mundo até 2050, atrás apenas de China,Estados Unidos e Índia. Atualmente ocupando a sétima posi-ção, o Brasil passaria Japão, Alemanha e Rússia entre asmaiores potencias econômicas do planeta.

A estimativa é de um estudo sobre os países emergentes--os Brics: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Oestudo projeta as tendências considerando dados de demo-grafia, investimentos, níveis de educação e avanço tecnológi-co dos países.

A China deve superar os EUA em termos de paridade depoder de compra até 2017, e em termos de taxas de câmbiode mercado até 2027. Já a Índia deve assumir a terceira posi-ção até 2050, "bem à frente do Brasil, que deve subir para oquarto lugar, acima do Japão", segundo o estudo.

A análise da PWC pontua que a Rússia poderá superar aAlemanha como maior economia da Europa em termos deparidade de poder de compra antes de 2020, e em taxas decâmbio de mercado por volta de 2035.

O estudo considera que, de 2011 a 2050, as economiasemergentes devem crescer por volta de 4% a cada ano, en-quanto as economias já desenvolvidas avançarão cerca de2% ou menos anualmente.

Segundo o estudo, "a crise financeira global acelerou oprocesso de mudança do centro de gravidade econômicamundial, definindo que a China, os Estados Unidos e a Índiapossuem potencial para serem as três maiores economias doplaneta até 2050. Além disso, o Brasil destaca-se por apre-sentar fortes indícios de que passará o Japão e ocupará aquarta posição nesse ranking, no mesmo período".

O relatório, porém, aponta alguns riscos políticos e ma-croeconômicos que ameaçam o crescimento dos paísesemergentes, caso do Brasil. Segundo o estudo, a excessivadependência das receitas do petróleo e gás pode ser um pro-blema para o país.

China, Índia, Brasil e outros mercados emergentes des-tacadas no estudo ganharão importância não somente poroferecer menores custos de produção, mas também pelo ta-manho de seus crescentes mercados de consumo.

As grandes empresas terão que focar seus investimen-tos cada vez mais para estas regiões se quiserem crescer.

No próximo dia 20 demarço, Pinhais completa 21anos de emancipação polí-tica e como já é tradição nomunicípio, o ProgramaJustiça no Bairro, Sesc Ci-dadão Feira Municipal deServiços mais uma vez estáincluído nas comemora-ções de aniversário da ci-dade. Em sua oitava edição,o evento deste ano será re-alizado no dia 9 de março(sábado), na Escola Muni-cipal Aroldo de Freitas, nobairro Emiliano Perneta.

A ACIPI (AssociaçãoComercial, Industrial eEmpresarial de Pinhais) re-alizará durante todo este diaconsultas gratuitas de SPC.Apenas o titular do CPFpode retirar essas informa-

ções, caso não seja possí-vel, um parente próximocom comprovação via do-cumento pode efetuar aconsulta. Para mais infor-mações sobre consultas aoSPC e SERASA, a ACIPIresponderá suas dúvidas

pelo telefone 3033-3166.A Agência da Junta

Comercial do Paraná emPinhais também estará pre-sente no evento, informan-do sobre os serviços quedisponibiliza na sede daACIPI.

O Ponto de Atendi-mento ao Empreendedor dePinhais/SEBRAE esclare-cerá as dúvidas referentesà abertura de MEI (microempreendedor individual),declaração anual do MEI eorientações para aberturade empresas.

Serviço:Justiça nos Bairros -

9 de março de 2013- das9H ÀS 17H

Escola Municipal Arol-do de Freitas, que fica naRua Pedro Fanor, 517

ACIPI - Junta Comer-cial- Ponto de Atendimen-to ao Empreendedor

Rua Somália, 35 - Cen-tro- Pinhais

Telefone: 3033-3166

A Receita Federal pu-blicou nesto dia 19 de fe-vereiro, as normas e osprocedimentos para o pre-enchimento da declaraçãodo Imposto de Renda Pes-soa Física 2013. O prazopara entrega vai de 1º demarço a 30 de abril. A de-claração poderá ser entre-gue pela internet ou emdisquete nas agências daCaixa Econômica Federalou do Banco do Brasil.

Estão obrigados a de-clarar os contribuintesque receberam rendimen-tos tributáveis cuja somafoi superior a R$

Prazo para entrega da declaração começa no dia 1º de março24.556,65 em 2012. O va-lor foi corrigido em 4,5%em relação ao ano anterior.Também está obrigado adeclarar o contribuinte querecebeu rendimentos isen-tos, não tributáveis ou tri-butados exclusivamente nafonte, cuja soma foi supe-rior a R$ 40 mil.

A apresentação da de-claração é obrigatória paraquem obteve, em qualquermês, ganho de capital na ali-enação de bens ou direitos,sujeito à incidência do im-posto, ou realizou opera-ções em bolsas de valores,de mercadorias, de futuros

e assemelhadas ou obtevereceita bruta com a ativi-dade rural superior a R$122.783,25.

Quem tinha, até 31 dedezembro de 2012, posse debens ou propriedade, inclusi-ve terra nua, com valor su-perior a R$ 300 mil tambémestá obrigado a declarar.

A expectativa da ReceitaFederal é receber mais de 25milhões de declarações. Em2012, um total de 25.244.122contribuintes enviou a decla-ração do Imposto de RendaPessoa Física.

Este deverá ser o últi-mo ano de apresentação da

declaração simplificada. AReceita Federal pretendeconcluir o projeto da de-claração pré-preenchida eaumentar o número de con-tribuintes beneficiados. Oprojeto inicial do Fisco eraatender apenas aos contri-buintes com uma fonte derenda. Os dados passariama constar em um docu-mento preenchido previa-mente pela Receita para serconfirmado pelos contribu-intes. A novidade deve co-meçar a valer em 2014, an-tecipou o secretário da Re-ceita Federal, Carlos Alber-to Barreto.

Receita divulga regras do Imposto de Renda 2013

Page 7: Pinhais em Páginas

www.pinhaisempaginas.com.brPINHAIS EM PÁGINAS FEVEREIRO 2013| 07

ANUNCIAR FAZ TODA DIFERENÇA.SEJA VISTO E LEMBRADO!

Anuncie - 3033-4084

www.pinhaisempaginas.com.br

Piraquara conseguiuum grande avanço referen-te ao Plano Municipal deRegularização FundiáriaSustentável, que é desen-volvido desde 2009, peloNúcleo de RegularizaçãoFundiária e de Habitação, ea consultoria DRZ, especi-alizada em Gestão de Cida-des. Na última semana oplano foi aprovado pelaCaixa Econômica Federal,e agora segue para fase deconclusão que possibilita-rá o desenvolvimento deações planejadas de regu-larização fundiária no mu-nicípio.

A próxima etapa é arealização de uma últimaaudiência pública paraapresentar a população oplano concluído, e a pro-posta de projeto de lei paraa criação do ProgramaMunicipal de RegularizaçãoFundiária Sustentável de

Plano de Regularização Fundiáriade Piraquara é aprovado pela Caixa

Piraquara. A intenção é re-alizar a audiência ainda noprimeiro semestre desseano, e após a conclusão detodas as etapas encaminharo projeto para apreciação dacâmara de vereadores.

O plano de regulariza-ção proporciona a otimi-zação dos processos deregularização fundiária dePiraquara, que atualmen-te abrangem milhares defamílias residentes em áre-as irregulares. "O PMR-FSP traz levantamentostécnicos, estudos, mape-amento de áreas irregula-res, entre outras informa-ções que possibilitam a ela-boração e a execução deações planejadas para sa-nar esse problema", expli-ca Raquel Sizanoski, co-ordenadora do Núcleo deRegularização Fundiária ede Habitação de InteresseSocial.

Ele propõe as ações aserem executadas de ime-diato e em curto e médioprazos. De acordo comRaquel, agora a Prefeiturapossui um quadro detalha-do do problema. "Sabemosagora quantas famílias es-tão em áreas irregulares,qual o tipo de irregularida-de (APPs, faixas de domí-nio, invasões), qual o re-curso necessário para sa-nar o problema", finalizou.

PMRFSPO Plano Municipal de

Regularização FundiáriaSustentável de Piraquarateve início em 2009, comoobjetivo de diagnosticar areal situação fundiária domunicípio para a implanta-ção do Programa de Regu-larização Fundiária Susten-tável.

Ele foi dividido em trêsetapas, a primeira realizada

sociais, jurídicas e adminis-trativas. Nesta etapa foramrealizados estudos e audi-ências públicas para pro-mover consultas à popula-ção que vive em situaçãoirregular.

pelo Núcleo de Regulariza-ção que tratou da metodo-logia do plano, a segundafoi o levantamento da atualsituação e o diagnóstico doproblema, levando em con-ta as questões urbanísticas,

Concluído as duas eta-pas o plano foi encaminha-do para a Caixa Econômi-ca Federal, que fez a análi-se e na última semanaaprovou a proposta de Pi-raquara.

Dando continuidade aoplano emergencial de recu-peração de ruas que estásendo executado pela Pre-feitura de Piraquara, tive-ram início nesta semana osserviços de manutenção naVila Militar. Equipes da Se-cretaria de Infraestruturarealizam o patrolamento eo nivelamento das ruas, etambém a aplicação de sai-bro para reforçar o solo emlocais que jamais tinhamrecebido esse tipo de ma-terial.

O trabalho foi iniciadonas ruas principais do bair-ro, e em seguida será es-tendido para as demais, emum total de 16 vias. "Umaequipe operacional comple-ta, com maquinário e ca-minhões executam os ser-viços que devem durar

Plano emergencial de Piraquararecupera as ruas da Vila Militar

mais alguns dias. Ao mes-mo tempo outros serviçosestão sendo realizados emoutros bairros", explicou oSecretário de Infraestrutu-ra, Girlei Eduardo de Lima.

Plano emergencial

De acordo com o Pre-feito Marcus Tesserolli, oMarquinhos, o plano emer-gencial visa a recuperaçãode ruas em todo o municí-pio. "É o segundo bairroem que realizamos os ser-viços de forma intensifica-

da. Para os próximos me-ses estamos montando eestruturando outras frentesde trabalho para ampliar-mos os trabalhos, e execu-tarmos de forma simultâ-nea em mais de um bair-ro", destacou o Prefeito.

A Prefeitura de Pira-quara realizou no dia 20deste mês, serviços demanutenção nos acessosdos pontos de ônibus daRodovia João LeopoldoJacomel - PR 415. Osserviços foram executa-dos desde a Caixa D'Águados Bombeiros no bairroGuarituba até o Centro,com o objetivo de melho-rar o acesso dos coletivosaos passageiros, e o localonde eles aguardam a con-dução.

A Rodovia João Leo-poldo Jacomel é o princi-pal acesso ao municípiode Piraquara, e utilizadodiariamente por milhares

Prefeitura realizamanutenção em pontosde ônibus da rodovia

João Leopoldo Jacomelde veículos, e munícipesque utilizam o transportecoletivo. Equipes da Se-cretaria de Infraestruturarecuperaram o pavimen-to que estava deterioradonos acessos, e dificultavao transito dos ônibus e dospróprios passageiros.

As benfeitorias vãobeneficiar as comunidadesdos bairros Jardim Prima-vera, Santa Mônica, Gua-rituba, entre outras queutilizam o transporte co-letivo diariamente na ro-dovia. Serviços semelhan-tes estão programadospara serem realizados emoutros bairros do municí-pio.

O plano de regularização proporciona a otimização dos processos de regularização fundiária dePiraquara, que atualmente abrangem milhares de famílias residentes em áreas irregulares

Equipes daSecretaria deInfraestruturarealizam opatrolamentoe onivelamentodas ruas etambém aaplicação desaibro parareforçar osolo

As benfeitorias vão beneficiar as comunidades dos bairrosJardim Primavera, Santa Mônica, Guarituba

Page 8: Pinhais em Páginas

www.pinhaisempaginas.com.br PINHAIS EM PÁGINAS08 | FEVEREIRO 2013

NOTA DE ESCLARECIMENTO Prefeitura de Piraquara se mobilizapara entregar os carnês de IPTU 2013

O IPTU, Imposto so-bre a Propriedade Predial eTerritorial Urbana, é o prin-cipal imposto municipal ea arrecadação é investidapela Prefeitura em diversasáreas como saúde, educa-ção, saneamento básico,assistência social, obras,cultura, esportes, entre ou-tras. O pagamento desteimposto é considerado umato de cidadania e respon-sabilidade social, pois mui-tos serviços oferecidos àpopulação dependem destaarrecadação.

Ele é um imposto quefica integralmente nos co-fres do município, sendoutilizado pela administraçãoem ações que contemplamdiretamente as pessoas. EmPiraquara, o carnê do IPTU

2013 já foi enviado às resi-dências via Correios, masalguns já retornaram ao re-metente. Uma nova tentati-va de entrega está sendo fei-ta por equipes da Prefeitura,porém, a orientação é que seo contribuinte não receber ocarnê até o dia 22 de feve-reiro, que compareça à Pre-feitura para retirá-lo.

Para facilitar a busca,principalmente de imóveisque tiveram alteração de ca-dastro ou de proprietário, ébom levar o carnê de 2012.Pelo site da Prefeitura podeser retirada a 2ª via do car-nê, deste ano e de anos an-teriores, mas somente paraos contribuintes que estive-rem com o cadastro atuali-zado. A atualização do ca-dastro pode ser feita duran-

te o ano todo, levando-se osdocumentos do proprietárioe do imóvel na Prefeitura.

PagamentoO IPTU pode ser pago

em cota única, com des-

conto de 10% até o dia 11de março. O contribuintetambém pode optar por

pagar parcelado, com ovencimento da primeiraparcela também no dia 11de março. O imposto deveser pago preferencialmen-te nas agências do Bancodo Brasil e da Caixa Eco-nômica Federal.

Para acessar a 2ª viado IPTU, mesmo de anosanteriores, o contribuintedeve acessar o link Tribu-tos no sitewww.piraquara.pr.gov.br efazer a solicitação de aces-so. Esta será analisada econferindo os dados infor-mados, será encaminhadauma senha no e-mail infor-mado no cadastro para quetenha acesso à guia de re-colhimento. Mais informa-ções sobre IPTU pelo tele-fone (41) 3673-8569.

Com o objetivo de me-lhorar as condições das viaspúblicas do município, aPrefeitura de Piraquara exe-cuta um plano emergencialde recuperação de ruas. Aação vai contemplar todosos bairros, principalmenteem locais que não recebiammanutenção há meses. Noúltimo sábado (16) uma for-ça tarefa da Secretaria deInfraestrutura realizou osserviços em diversas ruas dobairro São Cristóvão.

A prefeitura já haviainiciado uma manutenção elimpeza em algumas vias dacidade. A partir de agora osserviços estão sendo inten-sificados e voltados para arecuperação e o melhora-mento das vias. "Já vínha-mos realizando alguns re-paros pontuais em algunslocais, mas com o planoqueremos abranger todosos bairros da cidade. Nes-ta semana serão realizadosserviços nas ruas da VilaMilitar", explicou o Secre-tário de Infraestrutura, Gir-lei Eduardo de Lima.

A ação tem como ob-jetivo a limpeza e a recupe-ração das vias públicas,além da desobstrução debueiros e valetas de escoa-mento de água. Os servi-ços já foram realizados nas

Prefeito Marquinhos acompanha arecuperação de ruas na Vila Militar

ruas Francisco Sbrissia eFrancisco José de Souzano bairro São Cristóvão, ena rua Cuiabá na Vila Vicen-te Macedo.

No bairro São Cristó-vão foram realizados ser-viços de limpeza, patrola-mento e recuperação dosolo, entre outros reparos.A manutenção visa melho-rar a condição do pavimen-to, além do trafego de auto-móveis e pedestres. Na VilaVicente Macedo obras dedesobstrução e trocas demanilhas foram executadaspaga melhorar o sistema deescoamento de água.

A Secretaria de Infra-estrutura trabalhou no finalde semana com uma equi-pe operacional completa,duas patrolas, duas retro-escavadeiras, um rolo e trêscaminhões. Foram execu-tados serviços nas ruas

Tenente Newton Lima,Guilherme Ribeiro, JoãoMeira, Saturnino da Rocha,Júlio Ribeiro de Barros,Jorge Berberi, VoadeteSmaka Ivanoski, Guilher-me Afonso Martins, Fran-cisco José de Souza, Mar-timiano Sabino da Silva,Francisco Sbrissia, FelipeGubert, Domingas GubertZeni, Henrique Brudeck,Travessas Santa Regina eOndina de Souza.

De acordo com o Pre-feito Marcus Tesserolli, oMarquinhos, este é o iní-cio das ações de recupera-ção de ruas que ainda se-rão ampliadas. "No momen-to estão sendo realizadosserviços bairro por bairro,mas já estamos montandoe estruturando quatro fren-tes de trabalho para ampli-armos os trabalhos por todaa cidade", explicou.

Piraquara já se prepa-ra para a realização da 24°Festa do Carneiro no Ro-lete. A tradicional festa domunicípio e do Paraná,considerada também omaior evento gastronômi-co da região, ocorrerá nodia 17 de março no Par-que Trentino, na ColôniaSanta Maria do Novo Ti-rol. A expectativa é que 10mil pessoas prestigiam oevento, que terá início às11h com a missa na Igre-ja Nossa Senhora da As-sunção e a previsão detérmino às 17h.

Realizada anualmen-te no mês do março, afesta que teve início em

Piraquara se prepara paraa 24° Festa do Carneiro

1988, atrai milhares de vi-sitantes ao município a cadaedição. População local, tu-ristas de municípios vizi-nhos e da capital prestigi-am a festividade, e aprovei-tam à variedade de atraçõese a gastronomia. Para re-ceber da melhor forma opúblico, será oferecida umaestrutura adequada, comárea coberta para alimenta-ção, banheiros, acessos si-nalizados, estacionamento,equipes de limpeza e segu-rança.

Como nas edições an-teriores, serão comerciali-zadas toneladas de carnei-ro, o prato típico da festa,e também carne bovina, ri-

soto, saladas e bebidas,além de produtos comoqueijo, linguiça, vinho,mel, verduras, conservas,geléias e sucos, todos cul-tivados e produzidos poragricultores de Piraquara.A animação ficará porconta dos shows musicaise de prêmios que aconte-cerão durante a tarde.

A festa está sendoorganizada pela Prefeitu-ra de Piraquara em con-junto com a AssociaçãoTrento Transforma, oCírculo Trentino e algunsparceiros. Em breve maisinformações sobre asatrações, serviços e trans-porte até o local.

O pagamento de imposto é considerado um ato de cidadania e responsabilidade social

Realizada anualmente no mês do março, a festa que teve início em 1988

Foto: Bruno Oliveira

Prefeito Marquinhos: “este é o iníciodas ações de recuperação de ruas que ainda serão ampliadas”

Page 9: Pinhais em Páginas

www.pinhaisempaginas.com.brPINHAIS EM PÁGINAS FEVEREIRO 2013| 09

Álcool está relacionado a 21% dos acidentes no trânsitoEstudo realizado pelo

Ministério da Saúde emhospitais públicos revelaque o consumo do álcooltem forte impacto nosatendimentos de urgênciae emergência do SistemaÚnico de Saúde (SUS). Olevantamento aponta queuma em cada cinco víti-mas de trânsito atendidasnos prontos-socorros bra-sileiros ingeriram bebida al-coólica. O estudo tambémmostra que 49% das pes-soas que sofreram algumtipo de agressão consumi-ram bebida alcoólica. Asprincipais vítimas são ho-mens com idade entre 20e 39 anos.

Os dados fazem partedo VIVA (Vigilância de vi-olências e acidentes), es-tudo realizado pela Secre-taria de Vigilância em Saú-de em 71 hospitais que re-alizam atendimentos de ur-gência e emergência peloSUS. Foram ouvidas 47mil pessoas em todas ascapitais e no Distrito Fe-deral. Os dados foram co-letados em 2011 e analisa-dos no ano passado. O

ministro da Saúde, Alexan-dre Padilha, e o ministrodas Cidades em exercício,Alexandre Cordeiro Mace-do, apresentaram os prin-cipais resultados no dia 19,em Brasília.

Padilha reforçou a im-portância de se obter in-formações qualificadas emsaúde para que as ações deprevenção e de intervençãosejam cada vez mais efici-entes. "Estas informaçõesque apresentamos aqui têmpapel decisivo para que te-nhamos, nós e todos osdemais órgãos federais, es-taduais e municipais, maissegurança para agir. Tam-bém vamos utilizá-las emnossas campanhas deconscientização de moto-ristas, passageiros e pe-destres", ressaltou.

Perfil das vítimasO levantamento reve-

la que entre as pessoas en-volvidas em acidentes detrânsito, 22,3% dos con-dutores, 21,4% dos pedes-tres e 17,7% dos passagei-ros apresentavam sinais deembriaguez ou confirma-

ram consumo de álcool.Entre os atendimentos poracidentes, a faixa etáriamais prevalente foi a de 20a 39 anos (39,3%).

As vítimas mais aco-metidas por agressões es-tão nessa mesma faixa etá-ria - 20 a 39 anos - e re-presentam 56% dos casos.Em 2011, 28.352 homenscom idade entre 20 a 39anos foram assassinados e16.460 perderam a vida notrânsito, o que correspon-de a quase metade de óbi-tos registrados nesta faixaetária, 31,5% e 18,3%,respectivamente.

O VIVA também mos-tra que a proporção doconsumo de bebida alcoó-

lica entre os pacientes ho-mens foi bem superior aodas mulheres: 54,3% doshomens que sofreram vi-olência e 24,9% dos quesofreram acidente de trân-sito tinham ingerido álco-ol, enquanto os índicesentre as pessoas do sexofeminino foram de 31,5%e 10,2%, respectivamente.

O secretário de Vigi-lância em Saúde, JarbasBarbosa, alertou que78,3% das vítimas que nãoingeriram bebida alcoólicareceberam alta logo apóso atendimento de urgênciae emergência. Entre os quebeberam, esse número caipara 66,2%. "Quando agente vai para os números

de internação é o contrá-rio: bem mais pessoas quetinham ingerido bebida al-coólica (24,9%) têm comodesfecho a hospitalização,comparado com quem nãoconsumiu bebida alcoólica(14,8%)", explicou.

O ministro em exercí-cio das Cidades destacouque a Lei Seca, em vigorno país desde 2008, já co-meça a incitar mudançassignificativas, como a re-dução de 24% das mortesno período do Carnaval2013 (comparado ao doano anterior). "Temos umaguerra no trânsito e issotem de acabar. Fiscaliza-ção, legislação efetiva eações de conscientizaçãosão importantes para ter-mos um trânsito seguro",destacou Macedo.

Vida no trânsitoPara apoiar estados e

municípios a orientar con-dutores sobre o risco dacombinação entre o álcoole direção, o Ministério daSaúde desenvolve o Pro-jeto Vida no Trânsito. Ascinco capitais brasileiras

que participam do projeto(Curitiba, Teresina, BeloHorizonte, Campo Grandee Palmas) reduziram, en-tre 2009 e 2011, o percen-tual de atendimentos de ví-timas de acidentes alcoo-lizadas nas emergênciasdos prontos-socorros.

Uma das ações do pro-jeto Vida no Trânsito é aqualificação dos sistemasde informação sobre aci-dentes, feridos e vítimasfatais. Com o banco dedados atualizado, os ges-tores de saúde podemidentificar os fatores derisco e os grupos de víti-mas mais vulneráveis nosrespectivos municípios,assim como os locais ondeo risco de acidente é mai-or.

Em setembro de2012, o Ministério autori-zou o repasse de R$ 12,8milhões para os 26 esta-dos, o Distrito Federal,todas as capitais, além deGuarulhos e Campinas.No total, foram cerca deR$ 25 milhões para asações do Projeto Vida noTrânsito.

Page 10: Pinhais em Páginas

www.pinhaisempaginas.com.br PINHAIS EM PÁGINAS10 | FEVEREIRO 2013

COLUNAPOLÍTICA

* Chicão Somavilla

○* Francisco Carlos Somavilla é Bacharel em Ciência Política

Valter Viana, Presidente Estadual do PHS,fala sobre o trabalho e os objetivos

do partido visando as eleições de 2014Neste mês de feverei-

ro, o Presidente da Execu-tiva Estadual do PartidoHumanista da Solidarieda-de (PHS), Valter Viana, es-teve na capital paranaensepara se reunir com os res-ponsáveis e os integrantesdos diretórios municipaislocalizados em Curitiba eRegião Metropolitana. Osencontros aconteceram nodia 15, no Hotel Mabu. Asreuniões foram produtivase com o propósito de inte-grar a executiva estadualcom as municipais.

Em entrevista ao Jor-nal Pinhais em Páginas,Valter Viana falou sobre opartido, fez um balanço daparticipação da legenda nasúltimas eleições e contou osobjetivos e o foco do PHSpara o pleito de 2014.

PP: Presidente Via-na, como foi sua trajetó-ria na vida pública e a suahistória no PHS até che-gar à presidência?

VV: O PHS é o segun-do partido que eu partici-po. Antes eu era afiliado aoPartido dos Trabalhadorese acabei saindo para ajudara construir e fundar o Par-tido Humanista da Solida-riedade. Fui membro daexecutiva local, em Marin-gá, vereador por duas ve-zes na cidade e membro daExecutiva Estadual. Agora,estou na presidência, traba-lhando por todo o estado.

PP: Quais são as fi-losofias e as propostasque o partido defende?

VV: Nós temos a nos-sa proposta baseada no sis-tema solidarista, que temcomo fundamento, a cons-trução da sociedade, dan-do prioridade, na pessoahumana, as necessidadesbásicas dela. É um pensa-mento novo no Brasil, maspouco difundido no país.Mas por nós, do partido, ébem conhecido. É a raiz danossa participação política.

PP: Atualmente,quantos diretórios esta-duais vocês têm pelo es-tado?

VV: No Paraná, esta-mos presentes em 122 ci-dades. Nós temos 2 prefei-tos, 2 vice-prefeitos e 31 ve-readores eleitos. E o nossomaior diretório concentras-se na cidade de Maringá e omais novo fica em CampoLargo, onde foi formado re-centemente, agora nestemês de fevereiro.

PP: Quais sãos as ati-vidades realizadas bus-cando beneficiar e contri-buir com a formação dosafiliados?

VV: Nós temos feitovários encontros regionaisno estado para dar forma-ção política. Ano passado,demos formação aos pré-candidatos a vereador, aprefeito e a vice-prefeito.Agora vamos realizar agrande plenária, em Ara-pongas, onde o prefeito édo PHS, no 1º final de se-mana de abril. Nós faremosa plenária estadual com otítulo: "PHS do Paraná, aeleição de 2014 é agora",onde vamos discutir aschapas para deputado es-tadual e federal, a candida-tura ao governo do estado,a candidatura ao senado, eos movimentos das mulhe-res e da juventude.

PP: Além do senhor,quais são as principais li-deranças do PHS no âm-bito estadual e nacional?

VV: Nós temos os pre-feitos, o Edgar Rossi, Pre-feito de Pontal do Paraná,o Padre Beffa, Prefeito deArapongas, a Eva Schran,que é Vice-Prefeita de Gua-rapuava e temos o Gusta-vo Richa, que é vereadorem Londrina. Aqui em Cu-ritiba, nós temos o Ronal-do, que é presidente do di-retório municipal. Temos oJura que foi candidato aDeputado Federal e fez 60mil votos, o Evandro Ara-újo que foi vice- prefeito deMarialva e fez 35 mil votospara deputado estadual. Es-tas são as lideranças em ní-vel estadual, já a nossa prin-cipal liderança é o presiden-te nacional do PHS, oEduardo Machado, que éde Goiânia.

PP: Como está sen-do a orientação do Dire-tório Estadual para o tra-balho do partido em Pi-nhais?

VV: Estamos conver-sando com o diretório dacidade para que tenha umavida mais independente,própria, para que possa-mos trabalhar duas ques-tões: a eleição de 2014,chapa para deputado esta-

IDADE MÍNIMA PARA ELEGIBILIDADEA Constituição Federal de 1988, a "Constituição Ci-

dadã", assim chamada por devolver aos cidadãos brasi-leiros seus direitos civis, prevê no Artigo 14, & 3º, VI,idade mínima como uma das condições de elegibilidade.A seguir:

Trinta e cinco anos para Presidente, Vice-Presidenteda República e Senador;

Trinta anos para Governador, Vice-Governador deEstado e do Distrito Federal;

Vinte e um anos para Deputado Federal, DeputadoEstadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz;

Dezoito anos para Vereador.

PARADOXO CONSTITUCIONALSe por um lado a exigência Constitucional (Art. 14)

para elegibilidade à Presidência da República é 35 anos,por outro lado, conforme o Art. 80, paradoxalmente hápossibilidade de que um Deputado Federal eleito com 21(vinte e um) anos e que venha a obter sucesso na dispu-ta a Presidência da Câmara dos Deputados possa substi-tuir o Presidente da República em caráter temporário; eassim por diante nas esferas estaduais e municipais.

PLEBISCITO, REFERENDO E PROPOSTA DEINICIATIVA POPULAR

O Brasil adotou no art. 14, incisos I, II e III, daConstituição Federal de 1988, o PLEBISCITO, o REFE-RENDO e a INICIATIVA POPULAR como mecanismosde participação direta. Embora este "trio" seja instrumentorelevante ao exercício da democracia participativa, ca-rece ainda de divulgação e esclarecimento amplo à po-pulação em geral.

* PLEBISCITO: Mecanismo usado para consultara população sobre proposta de criação de determinadaregra.

* REFERENDO: Instrumento colocado à popula-ção para aprovação ou rejeição sobrequalquer alteração que se queira efetuar na regra queesteja vigorando.

* PROPOSTA DE INICIATIVA POPULAR: É ne-cessário atingir 1% do eleitorado, aproximadamente1.500.000 (um milhão e quinhentas mil pessoas) em pelomenos 05 (cinco) estados, e no mínimo 0,3 % do eleito-rado de cada um destes estados.

* OBS: A convocação destes dois instrumentos sãoprerrogativas dos Legislativos. A população vota de for-ma secreta e direta.

NOS MUNICIPIOSOs municípios brasileiros, obedecendo ao que dis-

põe o Art. 29 da Constituição Federal são regidos por leiorgânica e devem contemplar, à sua realidade, o plebis-cito, referendo e proposta de iniciativa popular entreoutras disposições.

dual e federal, e também,a eleição de 2016, para pre-feito e vereador, daqui há4 anos. Então nós temosque trabalhar.

PP: Ano passado, em2012, tivemos eleiçõesmunicipais. Qual a ava-liação que o senhor faz dodesempenho do PHS?

VV: Para nós foi umdesempenho positivo. Nósnão tínhamos nenhum pre-feito, agora, elegemos dois.Tínhamos um vice-prefei-to, elegemos dois. Tínha-mos 12 vereadores, elege-mos 31. O partido saiu for-talecido da eleição municipal.

PP: Qual é a expecta-tiva e os objetivos para apróxima eleição, em2014? Estuda-se lançarcandidatura própria parao executivo?

VV: Nós vamos lançarcandidatura, chapa com-pleta para deputado estadu-al e federal, e para gover-nador e senador, nós ire-mos analisar o quadro noestado.

PP: Algumas pessoastêm o interesse em se afi-liar em algum partido po-lítico, como as pessoasinteressados, podem seafiliar ao PHS?

VV: Elas podem aces-sar o site phs.org.br ou li-gar na nossa sede estadual,no telefone (44) 3222-0691,que fica em Maringá.

PP: E finalizando anossa entrevista, na suaopinião, qual é o grandediferencial do PartidoHumanista da Solidarie-dade?

VV: A nossa é a parti-cipação dos afiliados.Cada afiliado nosso, inde-pendente de participar dealgum diretório nosso ouda executiva, tem direito avoto e voz no partido, des-de que esteja em dia comas suas responsabilidadespartidárias.

Presidenteda ExecutivaEstadual doPartidoHumanistadaSolidariedade(PHS), ValterViana

Page 11: Pinhais em Páginas

www.pinhaisempaginas.com.brPINHAIS EM PÁGINAS

Criando uma imagemde alto nível

João Policeno Oliveira Neto

Nomes de eleitores que deixaramde votar nas três últimas eleições

são divulgados pelo TRE

FEVEREIRO 2013| 11

ProgramaçãoNeuro Linguística

Nós criamos nossa realidade, o fator de-terminante que atua nos resultados, e nos pre-cessos em nosso favor, é sabermos usar as leisque regem os nossos comportamentos.

Vou falar de algumas delas e de teorias econceitos, que irão afetar no seu comportamen-to, como desenvolver novas habilidades e ad-quirir mais confiança, nas sua relações e na suavida.

Aceitar as coisas da maneira que elas são,a maioria das pessoas não aceita, ou a realida-de de como ela é, não confronta as coisas comoelas são, elas desejam que o mundo seja dife-rente, que as situações sejam diferentes. E en-tão elas se lamentam reclamam e se revoltam, eagem como vítimas.

Aceitando o mundo e as coisas como elassão, e confrontando a realidade como ela é, aívocê começa a mudar as coisas, e você terá o'PODER' de redirecionar o camimho que as coi-sas tomarão daqui pra frente na sua vida.

Se resposabilize, pare de ser alguém queé passivo, de alguém que é uma vítima, e trans-forme-se em alguém que faz as coisas aconte-cerem, sendo responsável por seus pensamen-tos, atos comportamentos e consequências.

Não responsabilize as coisas ou pessoas,ou acontecimentos externos pelo teu insucesso,assuma sempre a responsabilidade. É fácil cul-par ou outros pelos nossos erros. Quando nosresposabilizamos, pelas nossas atitudes, pen-samentos e as relações, teremos de fato o 'PO-DER' de mudar e ter a vida que desejamos.

Faça a mudança em você, a mudança quevocê quer fazer nos outros, possivelmente nãoconseguiremos mudar os outros, apenas nosmesmos, se você tentar mudar as pessoas, comcerteza você não terá sucesso nos relaciona-mentos e na sua vida, mudando você mesmo,muda a sua perspectiva e os resultados tam-bém.

Pense sempre em ganhos primários, e nãoem secundários, quando lamentados ou recla-mamos alguma coisa, teremos ganhos secun-dários, criando auto-piedade, e nos colocandocomo vítima da situação, isto é altamente depre-ciativo, perdemos nosso valor pessoal, quandoreclamamos, ou nos lamentamos, elevamos asuperiodade da outra pessoa, livre-se disso tudopra sempre. (obs:diálogo não é reclamação).

Construa uma auto-imagem capaz e 'PO-DEROSA' que você ame e respeite, uma auto-imagem, é a imagem que você carrega dentrode você, é imaginar que tipo de pessoa quevocê é, e se transformar na pessoa você querser, no modelo ideal desejado.

Tenha a imagem detalhada de como vocêé, e o modelo de pessoa como você quer ser,modelar alguém, não quer dizer que queremosser como a outra pessoa, mas adquirar as qua-lidades de sucesso que a outra pessoa possui,com isso teremos um progresso e um cresci-mento mais rápido e eficaz.

Não se importe tanto com eventos exter-nos, tipo, se alguém nos desaprova, ela nãogosta do que estamos falando ou fazendo, nãointernalize isto, isso é problema dela, cada umfaz o que quiser, não devemos generalizar.

Aprenda com os fracassos, pense queaquela situação foi uma experiência, e trouxesabedoria, e crescimento para você, e que vocêaprendeu a ligar com aquela situação, com isso,você passou para um nível superior na sua vida.

Compare o seu progresso e sucesso ape-nas com você mesmo, e não com os outros,

tenha o foco nos seus objetivos, e procure alcan-çar as suas metas, e trazer resultados positivospara a sua vida, trilhe o seu próprio caminho,faça a sua jornada, a longo prazo isto será muitogratificante.

Busque sempre evoluir, a melhoria contí-nua, atingir um nivel melhor, obter mais sabedo-ria, e nunca achar que chegou lá, quem para debuscar, para de aprender, para no tempo.

Sinta-se sempre como uma pessoa de 'ALTONÍVEL', sempre criando uma imagem de 'ALTONÍVEL' dentro de você, pessoas que criam umaimagem de 'ALTO NÍVEL', são pessoas madu-ras, que aprenderam a lidar com seus conflitosinternos e externos, que aprenderam a lidar comsua emoções, que aprenderam a interagir comoutras pessoas.

Peça desculpas só se for realmente neces-sário, não peça desculpas só para conseguiraprovação, aceitação, ou simpatia das outraspessoas.

O medo é um dos maiores inimigos do ho-mem, não sinta medo só por sentir medo dascoisas, ou por alguma coisa que aconteceu nopassado, você não está mais lá, nem medo dofuturo, você ainda não chegou lá, desprenda-sede crenças limitantes, o medo carrega dentro desi a suposta impossibilidade de fazer as coisas, enão gaste energia e nem tempo com este tipo decoisa.

Procure se espelhar em modelos bem su-cedidos, sejam eles, filmes, livros ou pessoas,tenha em sua volta, livros ou literaturas que agre-guem valores à sua via, não perca tempo, ou-vindo ou vendo coisas fúteis e

depreciativas, ou pessoas que tem 'baixovalor pessoal'.

Valorize seu tempo e a si mesmo, mais quequalquer outra coisa, priorize as coisas em suavida, não deixe de fazer as tuas coisas, parafazer as dos outros, faça realmente as coisas quetem valor para você.

Quando buscamos a aprovação de outraspessoas, estamos anulando nosso poder de de-cisão, e o nosso valor pessoal, não fique refémdeste tipo de sentimento.

Aprenda a lidar com a rejeição, pratiquemuitas vezes isso, e acredite que você pode lidarcom isso, se uma pessoa não aprovou oquevocê fez, ou não gostou do que você falou , nãoquer dizer que você é aquele modelo o tempotodo, é apenas uma opinião isolada de alguém.

Aprenda a manter a tranquilidade, pessoasque procuram manter a calma e a tranquilidadetem o controle de suas emoções, tem mais chancede ter sucesso nas relações e na vida profissional.

Procure trocar prazeres ou recompensas acurto prazo por sucesso a longo prazo, com istoaprendemos a não ser pessoas tão imediatistas,isto tem a ver em dominar a ansiedade e nossasemoções, conduzir melhor nossas relações, etermos o controle da situação, e ter paciênciapara fazer as coisas na hora certa.

A base ou a estrutura de toda pessoa de'ALTO VALOR' está em ser, honesto, leal, since-ro, ético e ter um bom caráter.

Se você gostou da matéria, quer saber oqueé um Personal Coach, ou um Consultor de rela-cionametos, entre em contato, você nunca maisserá a mesma pessoa.

Sinta-se bem.João Policeno Oliveira Neto.

Coach & Consultor.Contato: 3033-7204 / 9604-1664.

[email protected]

Desde o dia 20 de fe-vereiro, os Tribunais Re-gionais Eleitorais começa-ram a divulgar os nomes einscrições dos eleitoresque deixaram de votar nastrês últimas eleições. A re-lação das inscrições passí-veis de cancelamento fica-rá disponível nos cartóri-os eleitorais para consultapelos interessados.

O eleitor que tiver onome incluído na relaçãodeverá comparecer ao car-tório eleitoral no período de25 de fevereiro e 25 deabril para regularizar suasituação portando docu-mento oficial com foto,título eleitoral, compro-vantes de votação, de jus-tificativa eleitoral e de re-colhimento ou dispensa derecolhimento de multa.

Segundo publicaçãodo TSE, a Justiça Eleitoralressalta que não será ex-pedido qualquer tipo de no-tificação ao eleitor, seja deforma impressa (corres-pondência) ou eletrônica(e-mail). O não compare-cimento no cartório eleito-ral para comprovação doexercício do voto, da jus-tificativa de ausência ou dopagamento das multas cor-respondentes implicará nocancelamento automáticodo título de eleitor, queserá efetivado entre 10 e12 de maio de 2013.

Os prazos e procedi-

mentos para cancelamen-to de inscrições e regulari-zação da situação de eleito-res que não votaram nas trêsúltimas eleições foram defi-nidos em provimento publi-cado pela Corregedoria-Ge-ral da Justiça Eleitoral.

Os eleitores no exer-cício do voto facultativo -menores de 18 anos, mai-ores de 70 anos e os anal-fabetos - não serão identi-ficados nas relações de fal-tosos. As pessoas com de-ficiência que torne impos-sível ou extremamenteoneroso o cumprimentodas obrigações eleitoraistambém não terão o títulocancelado.

Nos demais casos, oeleitor que não votou e nãojustificou sua ausência pa-gará multa de R$ 3,50 porcada eleição em que dei-xou de votar. Se o eleitornão tiver condição finan-ceira de efetuar o paga-mento da multa, o juiz elei-toral poderá dispensar orecolhimento.

São considerados fal-tosos os eleitores que nãovotaram nem justificarama ausência aos pleitos comdata fixada pela Constitui-ção, ou seja, municipal epresidencial, e também osfaltantes às novas eleiçõesdeterminadas pelos Tribu-nais Regionais Eleitorais,chamadas de eleições su-plementares. Para efeito decancelamento, cada turnoé contado como uma elei-ção.

O eleitor pode consul-tar a sua situação eleitoralatual no site do TSE(www.tse.jus.br).

Quem está em débitocom a Justiça Eleitoral ficaimpedido, por exemplo, deobter passaporte ou cartei-ra de identidade, recebersalários de função ou em-prego público, participar deconcorrência pública ouadministrativa, contrairempréstimo em instituiçãofinanceira pública e ser no-meado, caso passe em con-curso público.

As tarifas da Compa-nhia de Saneamento doParaná (Sanepar) terãoum reajuste de 6,9% nascontas com vencimento apartir de abril. Com o re-ajuste, aprovado pelo Ins-tituto das Águas do Para-ná, a tarifa mínima deágua, para um consumode 10.000 litros mensais,passará de R$ 22,10 paraR$ 23,62. O reajuste ficaabaixo da variação do

Tarifa da Saneparterá reajuste de 6,9%

IGPM, indicador de refe-rência para tarifas públicas,que foi de 7,91% nos últi-mos 12 meses.

Além de recuperar par-te da elevação dos custosde 2012, o reajuste permi-tirá à Sanepar manter seuprograma de obras, que in-vestirá neste ano R$ 801,8milhões na ampliação dasredes de distribuição deágua, coleta e tratamentode esgoto nos 345 municí-

pios onde a empresa atuano Paraná.

O programa TarifaSocial, que beneficia cer-ca de 170 mil famílias debaixa renda e em 2012recebeu um subsídio deR$ 46 milhões, tambémserá mantido. A TarifaSocial terá um reajuste deR$ 0,40 e passará paraR$ 6,20, para um consu-mo mensal de até 10.000litros de água.

Page 12: Pinhais em Páginas

www.pinhaisempaginas.com.br PINHAIS EM PÁGINAS

Toda edição o Cheff Rogério Filhodará dicas e receitas do mundo

gastronômico. Visandoassim harmonizar boa leitura ao

prazer da boa culinária

Rogério Filho é curitibano, formado pelo CentroEuropeu, especialista em Massas e Risotos. Cheffdesde 2009 na Pizzaria & Restaurante Minha Casa

Bacalhau com batata

12 | FEVEREIRO 2013

Novo Prisma faz esquecero antigo em todos os sentidos

INGREDIENTES1/3 xícara (chá) de azeite1 colher (sopa cheia) de alho picado500 g de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado½ cebola fatiada (60 g)½ pimentão vermelho cortado em tiras finas (40 g)½ pimentão amarelo cortado em tiras finas (40 g)Sal e salsinha picada a gosto6 batatas médias cortadas em lâminas e tempera-

das com sal e pimenta do reino (aprox. 1 kg)

MODO DE PREPAROColoque numa frigideira o azeite e o alho picado

e leve ao fogo médio até o alho dourar. Adicione 500g de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado e refo-gue bem até secar o bacalhau (aprox. 10 minutos).Acrescente ½ cebola fatiada, ½ pimentão vermelhocortado em tiras finas, ½ pimentão amarelo cortadoem tiras finas, sal e salsinha picada a gosto e refoguelevemente (aprox. 1 minuto). Retire do fogo.

Numa panela (18 cm de diâmetro X 8 cm de al-tura) antiaderente untada com bastante manteiga for-re o fundo e as laterais com as lâminas de 6 batatas(já temperadas com sal e pimenta do reino moída agosto). Faça outra camada de batata tampando osburacos da camada anterior e forrando novamente ofundo e a lateral. Faça mais uma camada sobrepondoas lâminas de batatas anteriores. Repita o procedi-mento. No total são 5 camadas de lâminas de batataforrando fundo e lateral da panela e tampando todosos buracos para o recheio não vazar.

Adicione o bacalhau refogado (feito acima), alisea superfície e cubra o recheio com o restante dasbatatas laminadas. Tampe a panela e leve ao fogo médiopor 25 minutos, olhando de vez em quando para quea batata não doure demais. Desligue o fogo.

Retire a tampa da panela, coloque um prato deservir sobre a panela como se fosse uma tampa evire a panela sobre este prato, desenformando a pre-paração. Sirva em seguida com salada verde.

Dica: Pode ser feita com recheio de carne moídarefogada, frango (cozido e desfiado) com requeijão,legumes cozidos.

Há coisas que são inex-plicáveis no meio automo-bilístico. Ou, então, têmuma razão impublicável.Quando a General Motorsdecidiu criar o Prisma, em2006, preferiu fazer umaversão sedã do Celta comtraseira avolumada. O re-sultado não foi dos piores,mas o carro em si era fra-co a ponto de o Classic,uma espécie de antecessormais barato, vender bemmais que ele.

Quem quisesse algomaior e melhor tinha o Cor-sa Sedan, porém, o carronunca caiu nas graças dobrasileiro e também damontadora, que via nele umproduto caro de produzir.

Curiosamente, a solu-ção chegou num pacote detrês sedãs. O primeiro foio Cobalt, modelo de dimen-sões generosas e visual semgraça, que custa hoje entreR$ 39 mil e R$ 51 mil. De-pois veio o importado So-

nic Sedan que é o opostodo Cobalt: é bonito, jovem,mas mais apertado. Semfalar no preço elevado quecomeça em R$ 54 mil. Sim,estamos falando de com-pactos e não médios...

Agora é a vez do novoPrisma, que, para o bem daGM e de seus clientes, éirmão do hatch Onix. Porisso traz um design muitobem resolvido, até melhorque o do próprio Onix. Em

vez de puxar um terceirovolume a equipe de proje-tistas da montadora ameri-cana optou por conceberuma espécie de cupê dequatro portas.

A traseira ficou bemcurta e elevada a ponto demal se ver a curva da car-roceria. E o mérito é nãoter sido necessário mexerna distância entre os eixosdo carro, medida geralmen-te comum em projetos de

sedã. Com 2,53 m, a me-dida é adequada para per-mitir espaço para os ocu-pantes do banco traseiro.

Prova da qualidade vi-sual do novo Prisma é queele continua com 500 litrosno porta-malas, é verdadeque parte disso coube aoestepe de emergência, maisestreito. Só faltou mesmouma maçaneta na tampa doporta-malas, que só pode seraberta pela chave-canivete.

Sedã da Chevrolet parece até melhor do que é, mas versão ideal custa R$ 46 mil

Escolha o look de acordo com a core se dê bem no ambiente profissional

Na hora de se arrumarpara o trabalho, algumasregrinhas costumam serseguidas à risca por mui-tas mulheres, como o usode terninho escuro e cami-sa branca básica, um sapa-to fechado sem muita ino-vação e acessórios discre-tos. Porém, um atributo dolook que a maioria não seapega, mas faz toda a dife-rença, é o uso da cor. Se-gundo Marcele Goes, con-sultora de imagem da Esti-lo Sob Medida, “ a cor cor-reta é a que se harmonizacom a coloração natural doindivíduo ”.

Detectada a paleta , éhora de pensar na mensa-gem dos tons. "Para o am-biente corporativo, os me-nos vibrantes, como osazuis e vinhos, são os maisadequados”, diz. Há outrascores que também podemser utilizadas, mas vai de-pender dos compromissosdo dia. Pensando nisso,fomos atrás de especialis-tas e preparamos um dos-siê completo com dez di-cas para você acertar notom na hora de se vestirpara encarar diferentes ti-pos de situações no traba-lho. Confira!

"Sou cinza, sou chique"Nessa linha, o cinza

grafite também é um neu-tro bastante democrático.Não é pesado como o pre-to, contrasta menos com asoutras cores e não repre-senta perigo ou dificuldadepara compor o look.

Ideal para reuniõesPara reuniões em que

o chefe precisa trazer aequipe para o lado dele, semintimidá-la, o azul claro éuma ótima opção, pois pro-porciona aspecto amigávele sereno, mostrando estaraberto para ouvir.

Tons 'elétricos'Cores vibrantes,

como amarelo e laranja,são naturalmente maisdescontraídas e chamamatenção. A dica de Mar-cele é usá-las em um diade trabalho duro, que exi-ja ânimo, e evitá-las setiver reuniões importan-tes onde precise transmi-tir seriedade.

Momento de clarezaNão é à toa que o bran-

co é o tom neutro mais uti-lizado, já que tem o poderde se combinar a qualqueroutra cor de maneira sua-ve, transmitindo sensaçãode paz e clareza.

Pretinho básicoNaquele dia em que

você acordou atrasada enão está com tempo parapensar no figurino, não sedesespere. Invista no pre-tinho básico. "Combineuma blusinha de renda pre-ta com uma saia, sempreprestando atenção no com-primento da peça, e apostenum salto tradicional. É umvisual certeiro", sugereGabí F Souza, consultorade imagem da Boucle.

Para convencerJá para os momentos

em que a chefia precisa fa-zer sua opinião prevalecersobre as demais, a dica éinvestir no vermelho e novinho, que impõem respei-to e transmitem credibili-dade.Entrevista de emprego

O tom vinho tambémpode ser usado em entre-vista de emprego, poismostra imponência e con-fiança, mas sem exageros.

Evite o tom 'chiclete'O rosa mais fechado,

como fúcsia, caminhandopara um tom cereja, acabatendo a mesma utilizaçãodo vermelho, principal-mente para as mulheres.“Aliás, elas devem evitar

cores que se aproximamdo tom 'chiclete', que aca-ba denotando muita joviali-dade e imaturidade”, expli-ca Marcele.Primeiro dia de trabalho

O azul escuro é ótimaopção para o primeiro diade trabalho. Transparecear intelectual e respeitoso,sem denotar arrogância.

Happy hourNa festa da empresa

ou em happy hour, bijute-rias mais exageradas e ves-tidos coloridos são boasapostas, desde que semmuita pele aparecendo.“Os maxicolares transfor-mam um look básico emalgo sofisticado. Para opróximo verão, invista emtons vivos", sugere Cami-la Macedo, consultora demoda.

Page 13: Pinhais em Páginas

www.pinhaisempaginas.com.brPINHAIS EM PÁGINAS FEVEREIRO 2013| 13

Parece mesmo que osincentivos do governo àaquisição de veículos no-vos, com a redução doImposto sobre ProdutosIndustrializados (IPI) veri-ficado nos últimos tempos,e o aumento do poder aqui-sitivo da população, surti-ram efeito. Pinhais cresceu,em frota, o equivalente a7,1% em comparação aovolume registrado na cida-de em 2011, e hoje concen-tra um total de 66.542 veí-culos. E não para por aí.Analisando o cenário mu-nicipal mais a fundo, a par-tir de 2009, verifica-se quea variação foi de 30% emapenas quatro anos de in-tervalo.

Os dados são do De-partamento de Trânsito doParaná (Detran) e se refe-rem à posição consolidadaao final de cada exercício.Segundo o levantamento,Pinhais é a 13ª maior cida-de do estado em volume deveículos, à frente de outras386 localidades, como Ci-anorte, Umuarama e Almi-rante Tamandaré, porexemplo. Resultado que setraduz em mudanças parao tráfego e na arrecadação

Frota de veículos de Pinhaisengrossa 7,1% em 2012

municipal.Vale lembrar que Gua-

raqueçaba, município daregião litorânea do Paraná,ficou na última posição doranking de frotas das cida-des, com apenas 509 veí-culos.

ArrecadaçãoOs proprietários de-

vem, no início de cadaano, pagar o Imposto so-bre a Propriedade de Veí-culos Automotores (IPVA).O tributo é estadual, mas50% do valor total arreca-dado é repassado ao muni-cípio onde o auto está em-placado. Segundo o Depar-tamento de Contabilidade,que integra a Secretaria deFinanças da cidade, só em2012, foram transferidos,

do governo do Paraná paraPinhais, R$ 10.820.694,19.

Seguindo a movimen-tação do mercado nos últi-mos anos, a tendência é quea frota veicular de Pinhaisaumente ainda mais em2013, embora o governotenha encerrado a tempo-rada de incentivos fiscais.Com isso, aumenta tam-bém o valor do repassepara a cidade, o que viabi-liza a execução de melhori-as estruturais na cidade.Para o Prefeito Luizão Gou-lart, uma questão de causae consequência. "O aumen-to considerável da frotaexige uma adequação dotrânsito por parte da admi-nistração pública", explica."Por isso é que, nos últi-mos anos, temos trabalhan-

do incessantemente no sen-tido de buscar alternativase viabilizar ações para ob-ter um fluxo satisfatóriopela cidade", completa.

Detran PinhaisPara atender a deman-

da de serviços relativos àfrota de veículo de Pinhais,o município mantém ativoum Posto de Atendimentodo Departamento de Trân-sito do Paraná (Detran).Entre as facilidades dispo-níveis no local estão trans-ferências, atualizações decadastro e segunda via dedocumentos, entre outros.Além disso, o cadastra-mento e emissão de cre-dencial para motoristasidosos e deficientes físicostambém pode ser realizadona cidade.

ServiçoO Posto do Detran em

Pinhais fica no estaciona-mento da Secretaria de Ur-banismo, localizada à ave-nida Camilo Di Lellis, nú-mero 453. A entrada de ve-ículos, por sua vez, fica narua Europa, ao lado da de-legacia. Informações notelefone (41) 3912-5160.

Começou em feverei-ro, em todo Brasil, a fis-calização com as novasnormas para o exercícioda profissão de motofre-tista e mototaxista. Comisso, de acordo com a LeiFederal 12.009/09, paraexercer a atividade passaa ser exigência que o con-dutor tenha completado21 anos, possua habilita-ção há mais de dois anosna categoria A e tenha ocurso especializado pre-visto na Resolução 410/12do Contran.

Será exigido, tam-bém, o uso de colete comdispositivos retrorrefleti-vos, moto com registro nacategoria aluguel (placavermelha), inspeção se-mestral e equipamentosde segurança, como pro-tetor mata-cachorro e an-tena corta-pipas.

CursoNo Paraná, desde a

promulgação da lei, cercade 5 mil motociclistas fi-zeram o curso especializa-do para transporte de pas-sageiros e entrega de mer-cadorias. Segundo o De-partamento de Trânsito doEstado, além das unida-des do Sest Senat, 94 Cen-tros de Formação de Con-dutores estão credencia-dos para ofertar as aulase outros 20 estão em pro-cesso de credenciamento.

Para facilitar o pro-cesso, o Detran autorizoua oferta de aulas teóricasa distância, através do Ins-tituto Tecnológico deTransporte e Trânsito,homologado pelo Dena-

Fiscalização de motofretistase mototaxistas está em vigor

tran para ofertar este tipode serviço. O modelo, iné-dito no Brasil, permite queo motociclista estude aparte teórica em casa, pelainternet, com horários fle-xíveis e mais comodida-de.

Para o presidente doSindicato dos Trabalhado-res Condutores de Veícu-los Motonetas, Motocicle-tas e Similares de Curiti-ba e Região Metropolita-na, Caca Pereira, a medi-da deve aumentar o nú-mero de trabalhadores es-pecializados. "É bom paraatender a ausência de cur-sos e para que o trabalha-dor possa se adequar à lei.É mais uma e ajuda quemainda não fez o curso",disse.

Ao todo são 25 aulasde teoria que evolvem no-ções básicas de legislação,gestão de risco sobre duasrodas, ética e cidadania naatividade profissional, se-gurança, saúde e conhe-cimentos específicos parao transporte de cargas oupessoas. O curso contaainda com cinco horas deprática de pilotagem pro-fissional, somando 30 ho-ras no total, com avalia-ção nas duas fases.

Para se inscrever, omotociclista deve procuraruma autoescola credenci-ada e fazer sua matriculano curso a distância. Eleentão receberá um login esenha para acesso ao con-teúdo no site e poderá as-sistir as aulas. Ao final das25 horas, ele voltará aoCFC para a avaliação e paraas aulas práticas.

Lukscolor Tintas e Fecomac-PRpintam o Clube da Criança

Uma das maiores indústrias de tintas doBrasil e a Fecomac-PR fizeram parceria e revi-talizaram a pintura do Clube da Criança em Pi-nhais.

A Lukscolor Tintas é empresa paulista, dasmaiores do Brasil, teve a satisfação de cola-borar para o bem estar das crianças. Este be-nefício foi idealizado através dos dirigentes daempresa.

A Fecomac - Federação dos Comerciantesde Materiais de Construção do Paraná-, estálocalizada em Pinhais, mas conta com 13 as-sociações no Paraná, nas cidades de CornélioProcópio, Curitiba, Litoral, Guarapuava, Lon-drina, Cascavel, Francisco Beltrão, Pato Bran-co, Goioerê, Paranavaí, Ponta Grossa e Ma-ringá (em implantação).

Page 14: Pinhais em Páginas

www.pinhaisempaginas.com.br PINHAIS EM PÁGINAS14 | FEVEREIRO 2013

Secretário participade manifestação deapoio ao Hospital

Evangélico de CuritibaO Banco de Leite Hu-

mano (BLH) do Hospital deClínicas (HC) da Univer-sidade Federal do Paraná(UFPR) é responsável pelacaptação, processamento,pasteurização, e armazena-mento do leite materno queé disponibilizado para oaleitamento de recém-nas-cidos e prematuros, quenão podem ser amamenta-dos pela mãe, que estão in-ternados no Hospital.

Segundo CelestinaBonzanini Grazziotin, che-fe do Serviço de Banco deLeite Humano, o estoque

Estoque do Banco de LeiteHumano do HC está em baixa

do BLH está em baixa. Dos10 freezers, apenas doisestão funcionando. No úl-timo mês de abril, foramcoletados apenas 124 li-tros, porém é preciso 170litros ao mês para suprir asnecessidades.

Para doarleite humano

Para ser uma doadorade leite, as mulheres ne-cessitam ter realizado opré-natal, estar com todasas vacinas em dia, além denão ter nada que as impe-çam de amamentar. "É im-

portante que a mãe perce-ba que tem bastante leite eque tem a possibilidade derealizar a doação", explicouCelestina. O leite pode serbuscado na residência da

doadora, resida em Curiti-ba e arredores como Pi-nhais, São José dos Pi-nhais. Colombo e Almiran-te Tamandaré, nas regiõesmais próximas à capital.

Governo do Estadoprograma investimento deR$ 120 milhões, nos pró-ximos dois anos, para aconstrução e ampliação deescolas em 21 cidades daRegião Metropolitana deCuritiba (RMC). O orça-mento – que conta comrecursos da União - con-templa também a constru-ção de quadras cobertas.

Apenas em 2013, aSecretaria de Estado daEducação destinará quaseR$ 500 milhões para obrase infraestrutura nas esco-las do Estado. Atualmente,em todo o Paraná, estãoem construção 38 novasescolas, com previsão deentrega ainda para esse ano.

O anunciou foi feitonesta semana pelo gover-nador Beto Richa, no mu-nicípio de São José dos Pi-nhais, durante a inaugura-ção da ampliação do Colé-gio Estadual Tarsila doAmaral, que passou a tercapacidade para atender700 alunos. “A educação éum instrumento de eman-cipação humana e social.Quando ela vai bem, as de-mais áreas seguem o mes-mo caminho”, disse.

O governador anun-ciou a construção do colé-gio estadual Colônia Malha-da no município. O lança-mento da licitação paraconstrução deverá aconte-cer nos próximos dias. Oorçamento já está confir-mado e as obras devem ini-ciar ainda este ano. O Es-

Governo investirá R$ 120 milhõesem escolas da região de Curitiba

tado também executaráobras de ampliação do Co-légio Eunice Borges e aconstruirá quadras cober-tas nas escolas Costa Via-na e Chico Mendes, quetambém passará por umareforma geral.

“São José tem sidocontemplada com grandesinvestimentos no setor in-dustrial e produtivo, masnada é mais importante doque investimentos na edu-cação. O governador, sen-sível a nossa necessidade,anunciou mais escolas paraatender nossos jovens”,disse o prefeito do municí-pio, Luiz Carlos Setim.

Núcleo SulO total de investimen-

tos para o Núcleo Regionalde Educação da Área Me-tropolitana Sul somará R$60 milhões. O núcleo incluios municípios de Araucá-ria, Balsa Nova, CampoLargo, Campo Tenente,Contenda, Fazenda rioGrande, Lapa, Piên, Qui-tandinha, Rio Negro e Ti-

jucas do Sul.Em Campo Largo, está

prevista para março a inau-guração do Colégio Estadu-al Geraldina na Mota. Omunicípio ganhará umCentro Estadual de Educa-ção Profissional e uma novaunidade do Colégio Estadu-al Casimiro Karman, queterá as obras iniciadas nes-se ano. Nos colégios esta-duais São Pedro e São Pau-lo serão construídas qua-dras cobertas.

Em Tijucas do Sul, oColégio Estadual FranciscoCamargo será ampliado e,em Fazenda Rio Grande,será construído um CentroEstadual de Educação Pro-fissional. Em Araucária,serão ampliadas as instala-ções do Colégio EstadualJúlio Shimanski. O investi-mento nessa obra é de qua-se R$ 1 milhão.

Núcleo NortePara o Núcleo Regio-

nal da Área MetropolitanaNorte serão destinados cer-ca de R$ 58 milhões, tam-

bém para a construção eampliação de novas esco-las, além da viabilização dequadras cobertas. Fazemparte do núcleo os municí-pios de Adrianópolis, Almi-rante Tamandaré, CampinaGrande do Sul, CampoMagro, Colombo, Itaperu-çu, Pinhais, Piraquara e RioBranco do Sul.

Colombo está entre ascidades que terão novosequipamentos. No municí-pio será construída umanova unidade do Centro deEducação Colombo\GrandeGuaraituba. O Colégio Es-tadual Genésio Moreschiserá ampliado e outros cin-co colégios estaduais terãoquadra coberta – DomJoão, Bosco, Helena, Ko-lody, João de Camargo, Plí-nio Tourinho e RaulinoCostacurta.

Em Almirante Taman-daré está em construçãoum Centro Estadual deEducação Profissional e aEscola Estadual Rosa John-son será ampliada. Tambémestá prevista a construçãode uma nova unidade daEscola Estadual JardimApucarana.

Em Piraquara, a Esco-la Estadual ProfessoraRosilda de Souza Oliveiraterá quadra coberta. Tam-bém estão planejadas parao município novas unida-des da Escola Estadual In-dígena Mbya Arandu, edas escolas estaduais deGuarituba e do JardimHolandês.

O secretário de Es-tado da Saúde, MicheleCaputo Neto, participouna manhã deste domingo(24) do abraço simbóli-co no Hospital Evangéli-co, que reuniu cerca de500 pessoas, entre pro-fissionais que trabalhamna instituição, estudan-tes, diretores, autorida-des e representantes deentidades de classe.

“Este hospital temdesempenhado um papelfundamental para a saú-de de todo Paraná emáreas importantes, comorecuperação de queima-dos, transplantes, atendi-mento de urgência eemergência, entre outrasáreas, e por isso tem orespeito dos gestores dasaúde”, disse o secretá-rio, ao mesmo tempo emque lembrava que “a in-vestigação deve aconte-cer e esperamos a puni-ção dos culpados, mastambém esperamos queos bons profissionaiscontinuem fazendo seutrabalho e salvem vidas”.

HistóriaOs organizadores do

evento distribuíram umtexto explicando que oato do “Abraço ao Hos-

pital Universitário Evan-gélico de Curitiba foi fei-to em defesa dos 53 anosde história de ajuda à so-ciedade que essa institui-ção possui”. Destacouainda que a manifestaçãonão se posiciona sobre ojulgamento das pessoasque foram acusadas dediversos crimes e quecabe aos órgãos compe-tentes apurar e julgar osfatos.

Após o abraço sim-bólico, os manifestantesaplaudiram o hospital e sereuniram em frente à en-trada principal onde reza-ram o Pai Nosso, condu-zidos pelo capelão doEvangélico, Epaminon-das Camargo da Silva.

Também participa-ram do ato simbólico osecretário de Saúde deCuritiba, Adriano Massu-da; o vice-presidente daAssociação Médica doParaná, José FernandoMacedo; o superinten-dente de Gestão de Sis-temas de Saúde da Secre-taria Estadual da Saúde,Paulo Almeida, e o dire-tor da 2ª Regional de Saú-de metropolitana de Cu-ritiba, José Carlos Silvade Abreu.

Page 15: Pinhais em Páginas

www.pinhaisempaginas.com.brPINHAIS EM PÁGINAS

HORÓSCOPOÁRIES 21 de março a 20 deabrilUm dia em que pode se perderem meio a diversos caminhosque se lhe apresentam, seja demodo figurado ou literal. As via-gens e deslocamentos podemser atrapalhados..

TOURO 21 de abril a 20 demaioVocê pode tomar as decisõeserradas nos negócios e nos as-suntos materiais. Atenção, poisisso pode ocorrer sem estarpercebendo direito.

GÊMEOS 21 de maio a 20 dejunhoUm dia de relacionamentos agi-tados e onde pode trocar farpase ser incompreendido, às ve-zes até consigo mesmo. Algoda sensibilidade pode ser se-guido, mais do a razão pura..

CÂNCER 21 de junho a 21de julhoÉ tempo de observar, esperarbaixar a poeira, não se enca-minhar às cegas. Quanto maisse agitar, hoje, mais tende a seprejudicar. Atenção com possí-veis problemas de saúde.

LEÃO 22 de julho a 22 deagostoA natural afinidade com amigosnão deveria fazer você imagi-nar que tudo está perfeito. Nãoseja exagerado, ou os melho-res sentimentos e relações po-dem se perder.

VIRGEM 23 de agosto a 22de setembroDentre as muitas boas opçõesno trabalho, não se apresse nasescolhas que se apresentam.O momento é bastante positivopara ser desperdiçado.

LIBRA 23 de setembro a 22de outubroOs estudos e a atividade inte-lectual podem sofrer desperdí-cios pelas muitas variáveis quehá em jogo. Delimite o que pre-tende fazer primeiro, deixandoo resto para depois.

ESCORPIÃO 23 de outubroa 21 de novembroAs perdas de dinheiro podemvir pelo descaso ou displicên-cia ao tratar do assunto. Exis-tem também chances de gan-ho, mas se perdem se você sedescuidar.

SAGITÁRIO 22 de novembroa 21 de dezembroMomento de especial tensão paravocê, com as relações humanasexigindo ir até onde não consegue.Evite dramatizar os problemas eprocure as soluções práticas.

CAPRICÓRNIO 22 de dezem-bro a 20 de janeiroVocê é solicitado de muitasmaneiras diferentes e pode per-der o controle da situação. Pro-cure se manter organizado,mesmo quando muitas coisaspuxarem para muitos lados.

AQUÁRIO 21 de janeiro a 19de fevereiroSeu amplo coração deseja ex-perimentar muitas situações,sentimentos e afetos. Isso levavocê a se dispersar e, no fimdas contas, a acabar se afas-tando das pessoas.

PEIXES 20 de fevereiro a 20de marçoMercúrio em mau aspecto comJúpiter indica algum conflito naatividade profissional. Os gran-des passos tendem a desviarenergia e atrapalhar os afaze-res imediatos.

FEVEREIRO 2013| 15

CLASSIFICCLASSIFICCLASSIFICCLASSIFICCLASSIFICADOSADOSADOSADOSADOSQUER VENDER, COMPRAR, TROCAR, ALUGAR? LIGUE E PARTICIPE: 3033-4084... SEU MELHOR NEGÓCIO ESTÁ AQUI!

SINE PINHAISVagas Descrição de vaga1 Acabador de mármore e granito1 Agente de segurança3 Ajudante de cozinha13 Atendente de balcão12 Auxiliar de depósito105 Auxiliar de linha de produção35 Caixa (supermercado)2 Controlador de produção7 Cozinheiro geral1 Pintor de edifícios16 Repositor - em supermercados5 Servente de obras1 Técnico em segurança no trabalho

Os interessados devem dirigir-se à Rua 19 de No-vembro, nº. 175, Centro das 08h às 17h portando osdocumentos e carteira de trabalho. Tel.: (41) 3667-0982 ou pelo e-mail [email protected].

DIVERSOSVENDE-SE um salão de

beleza completo com cliente-la formada. Tel.: 3668-0411 -3667-1501 ou 9907-7152 fa-lar com Sueli.

O P O R T U N I D A D E .Vende-se auto peças em Pi-raquara. Estoque com valorabaixo do custo. Há mais de10 anos no local. Clientelaformada e ótima localização.Negocianos o ponto ou o es-toque. Tratar com Antônio.Tel.: 9938-8046 ou Willian,tel.: 8440-1673.

EMPREGOSPRECISA-SE de auxili-

ar de carga e descarga. Tra-tar na Sindtramp, rua AntônioGonçalves Dias, 1498 - Var-gem Grande - Pinhais. Tel.:3669-9024.

Prefeitura entrega reformae ampliação do Caps Ad

Com cerca de 350metros quadrados de áreainterna e uma quadra es-portiva novinha em folha,o Centro de Atenção Psi-cossocial Álcool e OutrasDrogas (Caps AD) de Pi-nhais está repaginado. Oespaço, que além de re-formado também foi am-pliado em aproximada-mente 200 metros qua-drados, foi entregue à po-pulação na tarde de ontem(20), em cerimônia reali-zada na presença de vári-as autoridades. Com aconclusão da obra, o mu-

nicípio passa a contarcom mais recursos no tra-tamento de pessoas comtranstornos decorrentesdo uso ou abuso e depen-dência de substâncias psi-coativas (álcool e outrasdrogas) e suas comorbi-dades.

O novo prédio doCaps AD representa uminvestimento de quase400 mil reais em um ser-viço voltado exclusiva-mente ao tratamento depessoas com problemasrelacionados à dependên-cia química. Para o pre-

feito Luizão Goulart, a in-tervenção no local, inau-gurado em 2009, deveservir de estímulo paraque as pessoas se concen-trem na própria reabilita-ção. "Este é um espaçoem que verificamos umaexpressão maior de huma-nidade e de como o poderpúblico pode trabalhar",enfatizou. "Às vezes, tudoo que uma pessoa precisaé de uma mão amiga quea ajude a ser valorizadacomo pessoa humana, e éisso que proporcionamosaqui".

É comum ouvirmosfalar que a vida dos brasi-leiros só volta ao normalapós o carnaval, pois bem,aqui em Curitiba o carnavalmal foi embora e o pessoalsó pensa em uma coisa: oCountry Festival se aproxi-mando. A grande festa, quereúne grandes nomes do rit-mo sertanejo está batendona porta e com isso a ex-pectativa, animação e bus-ca pelo ingresso só aumen-tam. O evento, organizadopela CWB Brasil e WorldShow, chega à sua sétimaedição e se engana quempensa que a ansiedade dopúblico é menor, sabendodo sucesso das outras edi-ções, a expectativa só aca-ba por aumentar. Neste anosobem ao palco, na ArenaExpotrade de Pinhais, no dia16 de março, os cantoresGusttavo Lima, Humberto& Ronaldo, Jorge & Ma-teus, Munhoz & Mariano,Roberto Nunes & Alexan-dre e os padrinhos do even-to, Bruno & Marrone. Alémdeles, vão estar no trio elé-trico, George Henrique &Rodrigo, Jaime Jr e MariaCecilia & Rodolfo. E paraas pessoas que estão plane-jando ficar no camarote ou

Está chegando a horaFaltam menos de 25 dias

para a sétima edição do Country Festival

no backstage aqui vai umincentivo ainda maior, nes-te ano os dois espaços vãocontar com um show ex-clusivo, , no Backstagequem vai animar ainda maisos presentes é a banda Mo-nobloco, e dentro do cama-rote, no lounge WS, quemtoma conta é a banda depagode, Jeito Moleque.

O festival tem iníciomarcado para às 19h. Aabertura dos portões para apista, área vip e camarote éa partir das 15h e para obackstage às 18h. Quemainda não garantiu o seu lu-gar não perca mais tempo,afinal o Country Festival2013 está chegando. Os in-gressos se encontram nosegundo lote e custamR$40 e R$50 (pista), R$80e R$100 (área vip), R$150e R$180 (camarote), R$500

e R$600 (backstage), femi-nino e masculino respecti-vamente. Os valores cor-respondem a meia entrada eestão sujeitos a alteração con-forme a mudança de lote. A cen-sura é de 18 anos. Meia entradaé válida para estudantes com car-teirinha, pessoas acima de 60anos, professores e doadores desangue. Pontos de venda sãoencontrados no sitewww.countryfestival.com.br epela rede socialwww.facebook.com/coun-tryfestival .

ServiçoCountry Festival 2013.

Quando: Sábado 16/03, apartir das 19h. A abertura dosportões para a pista, área vipe camarote é às 15h e para obackstage é às 18h. Onde:Arena Expotrade Pinhais –Rodovia João Leopoldo Ja-comel, 10454, Pinhais.

Page 16: Pinhais em Páginas

www.pinhaisempaginas.com.br PINHAIS EM PÁGINAS16 | FEVEREIRO 2013

Senhores Pais,As lembranças das férias vão ficando para trás. Voltar às aulas significa mais disciplina, cumprimento dos horários,

tarefas de casa e uma infinidade de compromissos que exigem esforço, tanto dos alunos quanto dos pais.Mas, embora a disciplina seja importante, não podemos esquecer que, com os alunos,

estão de volta os seus sonhos. E a grande maioria sonha com as descobertas,fazer novas amizades, sempre idealizando um ano melhor.

Quanto aos pais, além da responsabilidade de preservar, cuidar, amar, educar com sucesso, é necessário buscaruma parceria ideal, sem delegar plenos poderes nem transferir para a escola toda a formação das crianças.

É natural querer conhecer e acompanhar de perto aquele que diretamente vai influir na formação dos nossos filhos.Mas, mesmo conhecendo e depositando a confiança na escolha feita, é

essencial o trabalho conjunto (família/ escola) na formação humana.Portanto, tenham a certeza de que sempre estaremos à disposição para transformar "nossos pequenos" em

"grandes homens", orientado-os e educando-os com muito amor.Atenciosamente,Direção e Equipe.

Começaram no dia 18de fevereiro, o período deinscrições para a 9ª Olim-píada Brasileira de Mate-mática das Escolas Públi-cas (Obmep). As inscri-ções podem ser feitas pe-las próprias escolas nosite do evento(www.obmep.org.br) atéo dia 5 de abril. De acor-do com o Ministério daCiência e Tecnologia eInovação, essa é mais umaoportunidade para estu-dantes de todo o Paísmostrarem seus talentoscom os números e ampli-arem as possibilidades deaperfeiçoar seus conheci-mentos sobre a disciplina.

Assim como no anopassado, a Obmep 2013será marcada pelo au-mento do número de bol-sistas para o Programa deIniciação Científica(PIC), premiação conce-dida aos medalhistas, porintermédio do ConselhoNacional de Desenvolvi-

Abertas as inscriçõespara a 9ª Olimpíada

de Matemáticamento Científico e Tecno-lógico (CNPq). Neste ano,a quantidade de bolsasoferecidas será ampliadapara seis mil, que serãoconcedidas aos partici-pantes que obtiverem osmelhores resultados nasduas etapas de provas.outra novidade desta edi-ção é o lançamento dosClubes de Matemática daObmep. A iniciativa temcomo objetivo disseminaro estudo da disciplina, in-centivar o desenvolvimen-to intelectual dos partici-pantes e desmistificar idei-as preconcebidas relativasà matemática, mostrandocomo ela pode ser interes-sante, desafiadora e diver-tida.

Os alunos de todo oPaís que tiverem inte-resse, podem formar

esses grupos e inscrevê-los, a partir da sexta-

feira (15), no blog:clubes.obmep.org.br/

blog.

Alunos de Pinhais recebemagendas e kits escolares

O Prefeito de Pinhais,Luizão Goulart, a Vice-Pre-feita, Marli Paulino, e a Se-cretária de Educação da ci-dade, Andrea Franceschi-ni, distribuíram ontem(21) as agendas e kits es-colares em três unidadesde ensino do município.Juntos, eles visitaram aescola especial Elis de Fá-tima Zem, no bairro MariaAntonieta, a escola Antô-nio Alceu Zielonka, no Atu-ba, e o centro municipal deeducação infantil Vó Mar-garida, no Pineville, res-pectivamente. Mais do queapenas entregar os mate-riais, o objetivo da iniciati-va foi reforçar a importân-

cia da comunicação entreos professores e pais dosalunos, garantindo, comisso, uma integração efe-tiva e proveitosa no desen-volvimento das crianças.

O tema das agendasescolhido para este ano foia Educação Especial, re-presentada por várias fo-tografias incorporadas aovolume. Segundo a secre-tária de Educação, tal de-cisão foi tomada com basena proposta de se divulgaras ações executadas pelomunicípio nesse setor deensino, que nem sempre éconhecido da população."Pensamos em mostrar àspessoas o trabalho desen-

volvido junto desses alu-nos que apresentam neces-sidades educacionais es-peciais, de modo constru-tivo e informativo", expli-ca. "Por isso, a ferramen-ta que encontramos para

colocar essa ideia em prá-tica foi a agenda, presenteem tantos lares, que cer-tamente cumprirá essafunção desafiadora deapresentar os projetos im-plementados aqui".