jornal tudo pinhais

16
1 DESTAQUE PAG.08 ANO IX Nº 78 1ªQUINZENA MARÇO 2015 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA e-mail: [email protected] Anuncie ligue: 3665-8700 PAG.08 PAG.11 Página de inscrição do Fies volta a funcionar após ser retirada do ar PAG.05 Motor que pode nos levar a Marte em 42 horas é testado com sucesso Detran-PR anuncia novas regras para concessão de carteira de habilitação PAG.10 O mês de março se aproxima e com ele chegam as festividades do aniversário de 23 anos de emanci- pação política de Pinhais. E para marcar o início das comemorações acontece no sába- do, dia 7 de março, a Ação Socioam- biental, sob a coor- denação da Se- cretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Síndrome da Visão do Computador Confira nossa receita de bolo de chocolate Karametade será atração nacional no aniversário de Pinhais Narinha Flor PLANET GIRLS Ação Socioambiental marca o início das comemorações dos 23 anos de Pinhais PAG.14 PAG.04 PAG.04

Upload: tudopinhais

Post on 08-Apr-2016

231 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal Tudo Pinhais, matérias sobre a cidade de Pinhais

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Tudo Pinhais

1

DESTAQUE

PAG.08

ANO IX Nº 78 1ªQUINZENA MARÇO 2015 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA e-mail: [email protected] Anuncie ligue: 3665-8700

PAG.08

PAG.11

Página de inscrição do Fies volta a funcionar após ser retirada do ar

PAG.05

Motor que pode nos levar a Marte em 42 horas é testado com sucesso

Detran-PR anuncia novas regras para concessão de carteira de habilitação

PAG.10

O mês de março se aproxima e com ele chegam as festividades do aniversário de 23 anos de emanci-pação política de Pinhais. E para marcar o início das comemorações acontece no sába-do, dia 7 de março, a Ação Socioam-biental, sob a coor-denação da Se-cretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

Síndrome da Visão do Computador

Confira nossareceita de bolo de

chocolate

Karametade será atração nacional no aniversário de Pinhais

Narinha Flor PLANET GIRLS

Ação Socioambiental marca o início das comemorações dos 23 anos de Pinhais

PAG.14

PAG.04PAG.04

Page 2: Jornal Tudo Pinhais

2

DIRETOR RESPONSÁVELMarco Antonio Pinto

Obs. As materias assinadas não refletem necessariamente a opinião do jornal.

COLABORADORES:Adesnise de F. PereiraGisele da Luz PereiraLuiz Anselmo Pegurski

TEL - 3665-8700 TEL - 9690-0125

Distribuição: Pinhais, Piraquara, Curitiba, Quatro Barras, Colombo.

[email protected]

JORNAL

TUDO PINHAIS

Redação Comercial

Guarda Compartilhada

veja tambémnossa edição

eletronica no site www.tudopinhais.com.br PARA ANUNCIEAR

LIGUE: 3665-8700

JURÍDICO

Ultimamente, mui-to tem se discuti-do a respeito da

guarda compartilhada, uma novidade que tem feito muitos pais reava-liarem seus conceitos sobre a criação dos fi-lhos.

Tornando-se regra pelo novo Código Civil, a guarda compartilhada deverá ser aplicada, mesmo que não haja concordância e harmo-nia entre os pais. Não deve ser confundida com convivência alter-nada, ou seja, a criança deverá ter residência fixa.

A ideia é que os pais decidam em conjun-to como melhor criar e educar os filhos e não que haja revezamento de moradia. Ou seja, deverão decidir juntos em qual escola o filho vai estudar, em que médico levar, se deve ir a passeios escolares ou não, etc.

Tal medida traz be-nefícios à criança, no sentido de que, agora, terão ambos os pais presentes em sua vida, tomando decisões jun-tas sobre ela. A criança não se sentirá dividida.

A lei beneficia também aos pais, pois dessa forma, evita que um dos cônjuges dificulte ou proíba as visitas, o que gera desgaste para a família e prejuízos

emocionais, psíquicos e intelectuais para os filhos.

Uma das maiores inda-gações entre os pais é a respeito da pensão alimentícia. Desde já esclarecemos que a mesma será obrigação de ambas as partes, na proporção de seus ga-nhos.

E se um dos pais não cumprir com o determi-nado na guarda com-partilhada? O caso será revisto e a guarda poderá voltar ser unila-teral.

A não ser que um dos pais expresse o desejo de não obter a guarda ou que a justiça enten-da um dos dois genito-res inapto para exercer o poder familiar, a guar-da compartilhada será obrigatória.

A mudança não ocorre de forma automática, os pais que ensejarem os benefícios da guarda compartilhada, deverão fazer o requerimento em juízo, por intermé-dio de advogado.

Importante salientar que cada caso será es-tudado individualmente antes de ser concedida a guarda compartilha-da, pois como regra, há exceções, e o que conta, é melhor inte-resse da criança.

LUTODia 18 de Janeiro de 2015 faleceu Sônia Mariafundadora da Loja Sônia Maria

Sônia Maria.

Sônia Maria Marques do Carmo nasceu em 12 de fevereiro de 1.950 em Curitiba – PR, de uma família humilde e com dez irmãos, desde crian-ça assumiu a responsa-bilidade de cuidar dos menores e da irmã mais velha que sofria de epi-lepsia, onde demonstrou sua força e coragem des-de a sua infância.

Em 1.981 estando so-zinha e tendo a necessi-dade de criar seus filhos, começou um pequeno comércio de confecções sem ao menos saber preencher uma folha de cheque, laborou muito teve muitas dificulda-des e as enfrentou todas como muita garra, de-terminação e uma força incomum, - lembro que calejou sua mão de tan-to bater no balcão e dizer “EU VOU VENCER, EU VOU VENCER, EU VOU VENCER!” comenta Ro-derlei.

Neste período mesmo sofrendo várias cirurgias que quase a levaram ao

óbito desacreditada pe-los médicos surpreendeu a todos, pois sua energia vital e a vontade de viver e cuidar dos filhos era su-perior ao plano físico.

Mesmo com dificulda-des financeiras sempre teve o intuito de ajudar o próximo, principalmente crianças que não tinham a mínima condição de comprar o material esco-lar e um objetivo de tor-nar a comunidade mais alegre com as ações que realizava. Foi uma das fundadoras da ACIPI – ASSOCIAÇÃO COMER-CIAL DE PINHIAS e com sua personalidade, deu seu máximo para contri-buir com a melhoria do

comercio de Pinhais o que lhe concedeu a honraria de cons-tar no livro da Identi-dade de Pinhais.

Personificar Sônia Maria seria: Virtuo-sa; Guerreira; Justa; Amável; Extrema-mente familiar; Tei-mosa e realmente muito teimosa; E principalmente uma mulher de fibra que apesar de todas as dificuldades sempre

teve amor a vida!

A energia vital que re-gia neste plano a Sônia Maria ante até o ultimo suspiro desejou viver, agora dedicará tudo isso ao oriente eterno, aprendendo, ajudando e vivendo em sua mais pura intensidade.

O legado do ser huma-no é representado pelos seus feitos, conduta e na quantidade de ami-gos verdadeiros, então o legado foi estabelecido!

Sônia Maria deixa seus filhos Rodolpho, Clelsion Roderley, seu esposo João Carlos e seus netos, Samanta, Marogana, Luiza, Myle-na e João Antonio.

Jurídico: Alessandro Ricardo de Oliveiratel: 3059-2977

www.facebook.com/jornal.tudopinhais

Page 3: Jornal Tudo Pinhais

3

Passeio CiclísticoConta de luz dos paranaenses aumenta mais de 30%, anuncia Aneel

As comemorações do aniversário de 23 anos de Pinhais estão próxi-

mas. Aos poucos mais atra-ções são confirmadas. Desta vez, é o Passeio Ciclístico que já tem data para ocorrer, 8 de março, e está com inscrições abertas. Com percurso defi-nido, a concentração para a largada será no Centro de Ar-tes e Esportes Unificados, no bairro Weissópolis. Garanta sua vaga, convide amigos e familiares, e desfrutem deste momento.

A concentração está marcada para as 9h no Centro de Artes e Esportes Unificados, para que às 10h seja dada a larga-da. O Passeio Ciclístico pas-sará pelos bairros Estância Pinhais, Centro e Jardim Alto Tarumã. A distância do percur-so é de pouco de 8k km, e o

ponto de chegada é o Bosque Municipal Bordignon.

PercursoOs participantes passarão, respectivamente, pelas se-guintes vias: Rua Rio Trom-betas em frente ao Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU); Rua Rio Cubatão; Rua Carlos Pereira Canani, Av. Maria Antonieta; Rodovia João Leopoldo Jacomel; Rua Humberto de Alencar Castelo Branco; esquerda na Rua Sal-gado Filho; direita na Rua Ja-carezinho; esquerda na Rua Miguel Ostrufka, finalizando no Bosque Municipal Bordig-non.

InscriçõesOs interessados podem efe-tuar as inscrições de diversas

O evento ocorrerá no dia 8 de março. As inscrições devem ser feitas no site da Prefeitura

Cerca de 27,5 milhões de contribuintes devem prestar contas ao Fisco

Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou os reajustes em todo o país.Nova tarifa é válida a partir de domingo (1º); explica-ção está na estiagem.

maneiras. Uma das opções é por meio do site da Prefei-tura. E para aqueles que não conseguirem confirmar sua participação no evento, a úl-tima possibilidade é efetuá-la no dia do Passeio Ciclístico, antes da largada. Vale desta-car que todos os participantes concorrerão a brindes e aque-les que forem sorteados, de-verão se identificar por meio de documento com foto. Além disso, serão premiados com troféus e medalhas, os vence-dores de diferentes modalida-des.

Serviço

Mais informações com o De-partamento de Esporte e La-zer, pelo telefone (41) 3912-5250.

A partir deste domingo (1º) o para-naense vai pagar 31,88% a mais na tarifa de luz. O reajuste foi aprovado nesta sexta-feira (27) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A Revisão Tarifá-ria Extraordinária (RTE) determi-nou índices diferentes para cada estado. O aumento é reflexo do repasse de custos do sistema na-cional de geração de energia, que tem crescido em função da estia-gem, segundo a agência.No Paraná, incluindo todos os segmentos tarifários, o reajuste médio é de 36,7%. Mas os mais de 80% dos consumidores da Companhia Paranaense de Ele-tricidade (Copel) são residenciais, e para estes, o aumento será de 31,88%.No Paraná, reajuste médio é de 36,7%, mas para as residências será de 31,88%De acordo com a Copel, a revi-são extraordinária visa cobrir os custos que as concessionárias de energia do Brasil estão ten-do com a compra de eletricidade mais cara em função da falta de chuvas. A estiagem diminuiu os

reservatórios brasileiros, reduziu a produção das hidrelétricas e au-mentou o uso das termelétricas, fonte de energia mais cara.O maior aumento foi no Rio Gran-de do Sul, onde o reajuste será de 39,5%. Segundo a Aneel, os índi-ces são maiores no Sul, Sudes-te e Centro-Oeste do Brasil, que têm cota maior na Conta de De-senvolvimento Energético (CDE), um encargo federal pago pelas distribuidoras de energia subsi-diar programa de consumidores de baixa renda, desenvolvimento energético e compra de combus-tível para as usinas térmicas do País.As distribuidoras destas regiões também tiveram aumento maior por causa do reajuste na tarifa de Itaipu, de acordo com a Aneel. A energia da usina representa apro-ximadamente 20% da compra dessas concessionárias. As tari-fas a serem aplicadas por Itaipu em 2015 foram reajustadas em 46%, em dólar (Resolução Ho-mologatória 1.836/2014). O efeito final ainda deve considerar a va-riação cambial.

Entrega da declaração do IR começa nesta segunda

Começa nesta segunda--feira, dia 2, o prazo para a entrega do Imposto de

Renda Pessoa Física 2015. Os contribuintes terão até o dia 30 de abril para efetuar o preenchi-mento da declaração.

Com o intuito de facilitar o pro-cesso, a Receita Federal criou, em outubro do ano passado, o Rascunho, um aplicativo para que o usuário possa informar dados de pagamento e recebi-mentos no decorrer do ano. Além disso, o contribuinte pode preen-

cher a declaração online, receber alertas que avisam se ele caiu na malha fina, salvar informações do programa gerador da declaração na nuvem e realizar um rascunho do formulário.

Neste ano, a Receita também passou a exigir a inclusão do CPF de dependentes com 16 anos ou mais.

Mobilidade

Agora, o contribuinte poderá salvar o arquivo da declaração

e recuperá-lo em outros dispo-sitivos. Veja as três formas de preenchimento:

1. No microcomputador - utili-zando o PGD IRPF;2. Em dispositivos móveis - uti-lizando o aplicativo m-IRPF;3. Por meio da declaração onli-ne, disponível no e-CAC.

Será possível começar o preen-chimento utilizando uma forma e continuar em outra, sempre salvando as informações online.

Programa Carnê Leão

Médicos, dentistas, fonoaudió-logos, fisioterapeutas, terapeu-tas ocupacionais, psicólogos, psicanalistas e advogados terão de informar através do Carnê Leão, os valores pagos por pessoas físicas e seus respec-tivos números de CPFs. Esses dados serão utilizados na DIRPF (Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte) do ano que vem. O objetivo é diminuir o número de contribuintes com declarações retidas na malha fina por divergências nas informações com despesas médicas, informa o site da Receita.

Quem deve declarar o IR

A declaração do Imposto de Ren-da deve ser feita por pessoas físicas que receberam rendimen-tos tributáveis superiores a R$ 26.816,55 em 2014. Também são obrigados a declarar os contri-buintes que receberam rendi-mentos isentos, não-tributáveis ou tributados apenas na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40 mil no ano passado, e quem obteve, em qualquer mês de 2014, lucro na venda de bens e direitos ou que tenha realizado operações de renda variável.

A apresentação do IR é obrigatória,ainda para quem realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas ou para pessoas que passaram a residir no país a partir de 2013.

O programa

O programa para preenchimento da declaração estará disponível para download no site da Receita Federal a partir das 8h desta segunda-feira, dia 2.

Juiz flagrado diri-gindo carro de Eike é afastado

A Corregedoria Nacional de Jus-tiça afastou das suas funções, nesta quinta-feira (26), o juiz Flá-vio Roberto de Souza, flagrado andando com o um dos carros apreendidos do empresário Eike Batista.

O magistrado foi visto dirigindo, no Rio de Janeiro, um Porsche Cayenne que ele mesmo confis-cou do ex-bilionário. Além disso, o automóvel de luxo também ficou estacionado no prédio onde o juiz mora.

A Corregedoria determinou que todos os processos referentes a Eike Batista saiam da alçada do juiz. O tempo em que ele ficará afastado do cargo ainda não foi definido.

O leilão deste e de outros car-ros apreendidos do empresário foi adiado pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), no Rio de Janeiro, que entendeu que deve ser garantido o direito de de-fesa do réu, já que os bens não são perecíveis.

Page 4: Jornal Tudo Pinhais

4

Pinhais 23 anos: Celebração Evan-gélica irá valorizar bandas locais

BOLO DE CHOCOLATE

ingredientes

6 ovos1/2 xícara de água2 1/2 latas de leite condensado1/2 xícara e 3 colheres de chocolate em pó2 xícaras de farinha de trigo1/2 colher (chá) de fermento em pó1/4 xícara de leite2 colheres de rum1 colher de amido de milhomodo de preparo

Bata 4 as claras em neve e adicione as 4 gemas. Junte a água, 1/2 lata de leite condensado, 1/2 xícara de chocolate em pó, a farinha e o fermen-to. Ponha essa massa em uma forma de 22 cm forrada com papel-manteiga untado. Asse por 30 minutos. Prepare o recheio e cobertura: no liquidi-ficador, bata 2 latas de leite condensado, 2 ovos, 3 colheres de chocolate e o leite. Ponha na panela, leve ao fogo e mexa até engrossar. Retire metade do creme, misture o rum e deixe esfriar. Dilua o amido de milho no restante do creme e volte ao fogo, mexendo até engrossar. Parta o bolo ao meio e recheie com o creme mais grosso e cubra com o de chocolate. Sirva gelado, decorado com raspas de chocolate.

O evento será realizado no dia 21 de março. Entre as presenças já con-firmadas está a do conferencista Apóstolo Cristiano Netto

O mês de março estará repleto de atrações em Pinhais. E como nos anos anteriores, as celebrações religiosas farão parte das comemorações pelo aniversário de 23 anos do município. O evento evangélico, por exemplo, já tem data e horário: será realizado no dia 21 de março, sábado, a partir das 17h30. Neste ano, seguindo sugestões do Con-selho de Pastores de Pinhais, a ideia é valorizar as bandas locais. Desta forma, várias igrejas do município estarão re-presentadas.

Entre as presenças já confirmadas está a do conferencista internacional Apóstolo Cristiano Netto. Presidente do Mi-nistério Internacional Provisão & Vida, com sede em Curi-tiba, é também apresentador de programas de rádio e TV, e já viajou por diversos países ministrando palestras onde fala de finanças e fé. É autor dos seguintes livros: “O gran-de vazio”, “O melhor vencedor do mundo”, “As sete chaves da riqueza”, “Os camelos de Deus”, “Aumentando seu cré-dito no banco de Deus”, “Como prosperar em tempos de crise”, “Ensinando a igreja a prosperar” e o romance “Tinha que ser você”.

Além de Cristiano Netto, também já confirmaram presen-ça:-Banda Ezequiel e Fernanda - Assembleia de Deus-Grupo de Louvor Haitiano In Concert Assembleia de Deus Ministério de Pinhais-Comunhão Cristã Abba-Banda - Igreja Presbiteriana Renovada-Banda - Igreja do Avivamento Bíblico-Banda - Igreja do Avivamento-Banda - Comunidade Ministério Betel-Banda - Comunidade Alcance Pinhais-Grupo de Dança - Igreja Evangélica MenonitaServiçoA celebração evangélica acontece no dia 21 de março, a partir das 17h30, na Rua 7 de Setembro, entre a Avenida Camilo Di Lellis e o Terminal de Pinhais. Mais uma vez as comemorações do aniversário contarão com grandes atra-ções. Acompanhe a programação dos 23 anos de Pinhais e participe!

Procon-PR cria ferramenta para de-núncia de abuso nos preços do com-bustível

O Procon-PR disponibilizou uma ferra-menta pela qual os consumidores podem denunciar eventuais abusos nos preços dos combustíveis, em função da greve dos caminhoneiros.

Na página www.procon.pr.gov.br já disponível o link “abuso nos preços dos combustíveis”. O link pode ser acessado, também, na página da Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos - www.justica.pr.gov.br.

Ao acessar a ferramenta o consumidor deverá informar o nome, e-mail e relatar qual a irregularidade encontrada. Poderá,

ainda, anexar docu-mentos, como fotos, vídeos, nota ou cupom fiscal, que serão utiliza-dos na abertura do pro-cesso administrativo pelo Procon-PR.

EVITAR ABUSOS - De acordo com a diretora do Procon-PR, Cláudia Silvano, a ferramenta que está disponível no site tem como objetivo identificar e evitar, com

a ajuda dos consumidores, abusos que podem gerar danos a toda a coletividade.

Por exemplo, a paralisação dos cami-nhoneiros tem levado alguns estabeleci-mentos a cobrar até R$ 5,00 pelo litro do combustível, especialmente no interior do estado.

Além disso, o Procon-PR, junto com a Delegacia de Crimes Contra a Economia e Proteção do Consumidor (Delcon) e os Procons municipais do Paraná estão fiscalizando e apurando abusos cometidos por alguns estabelecimentos.

Page 5: Jornal Tudo Pinhais

5

Página de inscrição do Fies volta a funcionar após ser retirada do arFNDE fez manutenção após detectar instabilidade no sistema. Inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril.

A página de acesso ao sistema de inscri-ção do Fundo de Financiamento Estudan-til (Fies) voltou a funcionar por volta das 16h30 desta desta quarta-feira (25) depois de ter sido retirada do ar pela manhã para manutenção, segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que administra o Fies. Durante algumas horas, o link do site sisfiesportal.mec.gov.br, que leva para a página de inscrição (sisfiesaluno.mec.gov.br), levava o usuário para a página do Ministério da Educação

A assessoria de imprensa do FNDE diz que o site foi retirado do ar no fim da manhã desta quarta, após o órgão perceber que havia um problema técnico provocando a instabilidade. Ainda segundo a assessoria,

na parte da tarde a página voltou ao ar, e qualquer lentidão pode ser provocada pela demanda represada por novos contratos, já que o site só foi aberto para essa cate-goria na segunda, somada à demanda do período de renovação de contratos.

O acesso ao sistema abre em uma página para o usuário colocar o CPF e a senha de cadastro.

As inscrições para o Fies podem ser feitas até o dia 30 de abril.

O Fies paga de 50% a 100% da mensalida-de de faculdades particulares, dependendo da renda da família. Os pedidos ao progra-ma de financiamento podem ser feitos em

qualquer época do ano.

Alunos reclamamAntes mesmo de o site sair do ar, estudan-tes não conseguiam finalizar a inscrição no Fies. Alanna Barros, estudante de Ananin-deua (PA), não conseguiu efetuar o seu ca-dastro para pedir o financiamento de 100% da mensalidade do curso de enfermagem da Universidade da Amazônia (Unama). “Na hora que eu tinha de preencher o nú-mero de celular dá erro e não consigo mais prosseguir”, disse Alanna.

A jovem pagou a matrícula na faculdade e recebeu da instituição um prazo de 45 dias para se inscrever no programa e levar para depois levar os documentos do Fies para a faculdade. A mensalidade do curso de Alanna é de R$ 1 mil.

Najara Rodrigues, de 23 anos, de São Pau-lo, também não conseguiu fazer a sua ins-crição no Fies. A caloura de odontologia da Universidade Anhanguera também pleiteia um financiamento de 100% da mensalida-de de R$ 1,1 mil. “Toda vez que é para fina-lizar o cadastro dá erro na página”, afirma.

A taxa de utilização do Fies em 2014 ficou em 39,27%, muito acima da meta que ha-via sido estipulada pelo governo federal em seu painel de gestão para o ano, que era de 15%. É o que aponta o relatório publica-do nesta terça-feira (24) no “Diário Oficial

da União” pelo Fundo Nacional de Desen-volvimento da Educação (FNDE).Em portaria de 2013, o Ministério da Edu-cação esclareceu que a taxa de utilização do Fiesx mede a quantidade de contratos em utilização do programa sobre o número de matrículas em instituições do ensino su-perior privadas.

O governo federal divulgou neste ano uma série de novas regras para a concessão do financiamento estudantil, como nota mínima de 450 pontos no Enem e impos-sibilidade de zerar a redação, em meio a esforços adotados em diversas frentes para arrumar as contas públicas. As novas regras entram em vigor em 30 de março.Associações de empresas do setor espe-ram pedidos de cerca de 500 mil estudan-tes no primeiro semestre deste ano. Em 2014, o desembolso do Fies chegou a qua-se R$ 14 bilhões para 1,9 milhão de estu-dantes, segundo dados do FNDE.

Para as mensalidades de faculdades que podem participar do Fies, o Ministério da Educação (MEC) determinou reajuste má-ximo de 6,4%, correspondente à inflação medida pelo IPCA no ano passado.

Já para o cronograma de pagamentos às instituições, o MEC delimitou na segunda--feira que a diminuição do repasse para 8 meses por ano ante 12 meses anterior-mente valerá apenas para 2015.

Page 6: Jornal Tudo Pinhais

6

Mudanças valem para quem der entrada no pedido a partir desta segunda.Veja em quais situações o trabalhador terá direito ao benefício.

Nova regra do seguro-desemprego vale para demitidos a partir

de sábado

A nova regra do seguro-de-semprego começa a valer para quem for demitido a

partir deste sábado (28), segundo informou o Ministério do Trabalho. Portanto, as mudanças valerão para esses trabalhadores que da-rão entrada no pedido a partir des-ta segunda-feira (2).“A vigência da Medida Provisória [que estabelece as novas regras] começará 60 dias a partir da data da publicação. Sendo assim, as novas regras incidirão nos traba-lhadores demitidos a partir do dia 28 de fevereiro de 2015”, diz o Mi-nistério do Trabalho.Com as mudanças, o trabalhador que solicitar o benefício pela pri-meira vez deverá ter trabalhado por 18 meses nos 24 meses ante-riores.De acordo com as novas regras, na segunda solicitação do benefí-cio, ele terá de ter trabalhado por 12 meses nos 16 meses anteriores e, a partir da terceira solicitação, terá de ter trabalhado, pelo menos, por seis meses ininterruptos nos 16 meses anteriores.De acordo com o Ministério da Fa-zenda, na primeira solicitação, o trabalhador poderá receber quatro parcelas se tiver trabalhado entre 18 e 23 meses nos 36 meses an-teriores. Poderá receber cinco par-celas se tiver trabalhado a partir de 24 meses nos 36 meses anterio-res. Já na segunda solicitação, ele poderá receber quatro pardelas se tiver trabalhado entre 12 e 24 me-ses nos 36 meses anteriores. A partir da terceira solicitação do seguro-desemprego, vale a regra anterior, que prevê o recebimento de três parcelas para quem traba-lhou entre 6 e 11 meses nos 36 me-ses anteriores. Para receber quatro parcelas do seguro-desemprego, ele terá de ter trabalhado entre 12 e

23 meses nos 36 meses anteriores e, para receber cinco parcelas, terá de ter traba-lhado por, pelo menos, 24 meses nos 36 meses an-teriores.Outras mudançasTambém começa a valer em março um novo cálcu-lo que reduzirá o valor da pensão

por morte (do patamar de 100% do salário de benefício para 50% mais 10% por dependente até o limite de 100% e com o fim da reversão da cota individual de 10%).Outra mudança é a vitaliciedade do benefício. Cônjuges “jovens” não receberão mais pensão pelo resto da vida. Pelas novas regras, o va-lor será vitalício para pessoas com até 35 anos de expectativa de vida – atualmente quem tem 44 anos ou mais. A partir desse limite, a dura-ção do benefício dependerá da ex-pectativa de sobrevida.Desse modo, o beneficiário que tiver entre 39 e 43 anos receberá pensão por 15 anos. Quem tiver idade entre 33 e 38 anos obte-rá o valor por 12 anos. O cônjuge com 28 a 32 anos terá pensão por nove anos. Quem tiver entre 22 e 27 anos receberá por seis anos. E o cônjuge com 21 anos ou menos receberá pensão por apenas três anos.Já entrou em vigor no dia 14 de fevereiro uma das novas regras anunciadas pelo governo para a pensão por morte. Com a mu-dança, só tem direito ao benefício quem conta com pelo menos dois anos de casamento ou união es-tável. A legislação anterior não es-tabelecia um prazo mínimo para a união.As mudanças na pensão por morte fazem parte de um pacote de me-didas provisórias anunciadas pelo governo no final do ano passado para tornar mais rigoroso o acesso da população a uma série de bene-fícios previdenciários. As mudan-ças não afetam quem já recebe o benefício.Já no dia 30 de dezembro, entrou em vigor a alteração que estabe-lece que deixa de ter à pensão o dependente condenado pela práti-ca de crime que tenha resultado na morte do segurado.

QUATRO BARRAS

PIRAQUARA

A Prefeitura Municipal de Quatro Barras realizou nesta terça-feira (24) a Audiên-cia Pública para prestação de contas do último quadrimestre de 2014, relativa aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro. Foram apresentados demons-

trativos do período, entre eles a execução orçamentária, receitas, despesas, além dos relatórios de gestão dos direitos da Infância e Adolescência.

Ao longo da audiência também foram divulgados os percen-tuais investidos em Educação (27,81%) e Saúde (16,93%), aplicados ao longo de 2014. A audiência foi apresentada pelo consultor Eduardo Peron e permite a avaliação do cum-primento das metas fiscais,

em cumprimento à Lei Complementar nº 101/2000. Todos os relatórios podem ser acessados pela internet, através do link www.quatrobarras.pr.gov.br.

Audiência Pública presta contas do quadrimestre

Obras do Teatro Municipal avançam em Piraquara

Feira de Artesanato e Gastronomia tem vagas abertas para feirantes

A Feira de Artesanato e Gastronomia de Quatro Barras, realizada todas as terças--feiras na Praça Raulino Alves Cordeiro, está com vagas abertas para feirantes. A já tradicional feira acontece das 17h às 21h e traz, além de itens do artesanato regional, produtos voltados à gastronomia, como pastéis, tapiocas, crepes, coxinha, empadas, culinária japonesa, entre outros.

O evento tem como proposta estimular o comércio e a produ-ção local, e oferecer um espaço de convivência social às famí-lias. Justamente por estas ca-racterísticas, não é permitida a venda de bebidas alcoólicas no local. A feira tem a coordenação do Departamento de Turismo de Quatro Barras, através da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Turismo.

Em tempo: Feirantes interessados em comercializar seus produtos devem entrar em contato com o Departamento de Tu-rismo, portando RG, CPF e Comprovante de Residência. O Departamento disponi-biliza barracas, exceto para o comércio de produtos gastronômicos. Mais informa-ções podem ser obtidas pelo telefone: (41) 3671-8850.

As obras do Teatro Municipal avançam em Piraquara. O espaço cultural está sendo construído anexo ao Parque das Águas, na Rua Vitório Scarante, na região central do município.

O teatro está sendo construído com recursos do Ministério da Cultura, e con-trapartida da Prefeitura. A viabilização do projeto ocorreu por meio de uma emenda parlamentar do então Deputado Fede-ral, Marcelo Almeida, no ano de 2010. O

processo estava parado e foi retomado pela atual gestão.

De acordo com o Prefeito Marquinhos o teatro será um espaço adequado para o desenvolvimento do movimento cultural do município e uso da comunidade. “Será um equipa-mento de todo o complexo do Parque das Águas, um espaço para a população e para aque-las pessoas quem trabalham com a cultura desenvolverem suas atividades”, destaca.

Estrutura

O investimento total será de R$: 469.362,80, e resultará em um prédio de 315 metros quadrados, com salas mul-tiuso, espaços de convivência, banheiros adaptados e um anfiteatro. No local serão desenvolvidas as mais diversas formas de manifestações culturais, artísticas, festivais, cursos, palestras, entre outros eventos para fomentar a cultura local.

Page 7: Jornal Tudo Pinhais

7

Sanepar alerta sobre o que não deve ir para a rede de esgotoPesquisa com dados de 2013 foi divulgada nesta quarta-feira.Mesmo ainda com a maior fatia, participação dos mais ricos diminuiu.

O evento, realizado na última quinta-feira (26), teve como referência o 3º quadrimestre de 2014

O serviço de coleta e tratamento de es-goto traz benefícios

à população. Contribui para melhorar a qualidade de vida dos moradores, pois afasta o risco de doenças de veicula-ção hídrica, e protege o meio ambiente. As redes coletoras de esgoto estão dimensiona-das para conduzir às esta-

ções de tratamento apenas o esgoto doméstico resultante do uso dos banheiros, tan-ques e pias de cozinha.

Materiais como plásticos, panos, pedaços de madei-ra, entulho de construção e óleo de cozinha não devem ser descartados na rede co-letora. Quando são, causam entupimentos e rompimentos

de rede, provocando o retor-no do esgoto para dentro dos imóveis ou extravasamen-tos nas ruas e nos poços de inspeção (local onde é feita a manutenção e limpeza das redes).

“Os maiores problemas de operação do sistema de es-goto são provocados pelas pessoas que deixam entrar na

tubulação coisas que nunca deveriam estar lá. O material lançado inadequadamente nas redes se acumula, tran-ca o fluxo do esgoto e acaba ocasionando extravasamen-tos nos pontos mais baixos da rede ou, até mesmo, reflu-xo para dentro dos imóveis”, alerta o gerente da Sanepar Renato Mayer Bueno.

Um mau exemplo do uso da rede coletora ocorre com o óleo de cozinha. Junto com outros materiais como pa-nos, plásticos e cabelos, for-mam uma crosta que entope a tubulação. Por isso, o óleo deve ser separado e pode ser destinado para instituições ou pessoas que o utilize como matéria-prima para fazer sa-bão e detergente. Os cabelos também não devem ser joga-dos em ralos, pias e vasos sanitários. E a orientação é para que cada imóvel tenha sua caixa de gordura e que os responsáveis façam manu-tenção e limpeza periódicas para evitar transtornos.

ÁGUA DE CHUVA - A água da chuva e o esgoto do-méstico nunca devem ser misturados. Cada um tem sua rede própria. A água da chuva deve ser canalizada para a tubulação de con-creto, implantada pela Pre-feitura. É chamada de gale-ria de água pluvial. É nesta rede que estão as bocas de lobo, equipamento com grade, instaladas entre a rua e o meio-fio. Quando os moradores fazem ligações irregulares, ou seja, dire-cionam a água da chuva na rede da Sanepar, aumenta o volume dentro da rede, o que provoca extravasa-mentos e até mesmo reflu-xo do esgoto para dentro dos imóveis, porque as re-des coletoras, as estações elevatórias e as estações de tratamento do esgoto estão dimensionadas para receber apenas o esgoto doméstico.

Renda do paranaense é a 5ª maior do Brasil, aponta pesquisa do IBGE

A renda domiciliar per capi-ta do paranaense é quinta maior do Brasil de acordo

com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta--feira (26). O valor revelado no Paraná foi de R$ 1.210, enquan-to a média do brasileiro é de R$ 1.052. O número, no entanto, é o menor dos três estados do Sul.

Em Santa Catarina a renda foi de R$ 1.245 e no Rio Grande do Sul

de R$ 1.318. O maior resultado foi alcançado no Distrito Federal, com R$ 2.055 e o menor registro foi o do Maranhão, com apenas R$ 461.

O Paraná ainda ficou atrás de São Paulo (R$ 1.432), mas à frente de estados como Rio de Janeiro (R$ 1.193) e Minas Gerais (R$ 1.049).

Os dados são da Pesquisa Na-cional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad) e referem-se a 2014. Essa é a primeira vez que

se verifica a média da renda per capita mensal do brasileiro.

O levantamento vai compor os índices do Tribunal de Contas da União (TCU) para o cálculo de distribuição do Fundo de Partici-pação dos Estados (FPE) a partir de 1º de janeiro 2016. A popula-ção de cada estado beneficiário também vai influenciar a divisão do Fundo. Assim, os estados que tiverem mais pessoas com menos condições econômicas receberão maior verba.

Prefeitura de Pinhais presta contas em audiência pública

Na tarde da última quinta--feira (26) foi realizada a audiência pública para

prestação de contas referente ao 3º quadrimestre de 2014. O local da audiência foi a Câmara Municipal, já que a prestação de contas é feita à Comissão de Finanças e Licitações, composta por representantes do Legislativo Municipal. O evento serve para que o governo municipal apre-sente as despesas verificadas, de modo a demonstrar e permitir a avaliação quanto ao cumpri-mento das metas fiscais estipula-das no início do exercício.

O presidente do Pinhais Previ-dência, Marcio Reszko, discorreu com base nos demonstrativos das receitas. Durante sua fala ele ressaltou que além da prestação de contas feita nas audiências, outros órgãos fiscalizadores acompanham o andamento das finanças da instituição. O Pinhais Previdência é uma autarquia responsável por administrar as aposentadorias e pensões dos servidores, tanto da Prefeitura quanto da Câmara Municipal.

Responsável por apresentar as despesas dos últimos quatro meses de 2014, o secretário de Finanças, Francisco Xavier, apresentou os dados referen-tes aos primeiros às receitas correntes e de capital, deduções fiscais, repasses ao legislativo, execução orçamentária, dentre

outras aplicações dos recursos municipais.

Em respeito à instrução normati-va 36/2009, do Tribunal de Con-tas do Paraná, Xavier também apresentou dados do Orçamento Criança e Adolescente (OCA), nas áreas da saúde; educação; cultura, esporte e lazer; assistên-cia social; direito e cidadania.

O secretário de Governo, Lukala Nóbrega, representou o prefei-to de Pinhais, Luizão Goulart. Também estiveram presentes servidores, representantes do Executivo e do Legislativo muni-cipal, além de munícipes.

Audiência Pública

As audiências públicas do exe-cutivo municipal são um canal direto de interação com os mora-dores e seus representantes, que ganham a chance de questionar a gestão e de participar da ela-boração das metas do governo local para a cidade. Exemplo disso, além das prestações de contas, realizadas segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal (§ 4º, do artigo 9º, da Lei Complemen-tar nº 101 de 4 de maio de 2000), é o orçamento participativo, implantado em 2009 pela atual administração, que também con-ta com essas grandes reuniões.

Page 8: Jornal Tudo Pinhais

8

Ação Socioambiental marca o início das comemorações dos 23 anos de Pinhais

União entre as Paróquias será um dos destaques no aniversário de Pinhais

Os Padres das cinco Paróquias do município e o novo Arcebispo Dom Peruzzo, farão uma celebração histórica

As matrículas serão realizadas, até o dia 20 de fevereiro, no Centro de Artes e Esportes Unificados e no Polo Esportivo e Cultural Pedro Ari-zona

O mês de março se aproxima e com ele chegam as festividades do aniversário de 23 anos de emancipação política de Pinhais. E para marcar o início das comemorações acontece no sábado, dia 7 de março, a Ação Socioambiental, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).O evento será realizado no Conjunto Moradias Jerivá, localizado no bairro Alto Tarumã. Durante a ação, servidores e comunidade em geral farão o plantio de árvores e flores. Mais do que estimular a arbo-rização urbana e o sombreamento, o trabalho visa embelezar o local e procura despertar a consciência ambiental também nas crianças e adolescentes.Para o Secretario Municipal de Meio Ambiente, Ambrósio Struginski, é de extrema importância a presença dos jovens em iniciativas como estas. “As gerações mais novas tem papel fundamental na conscien-tização ambiental. Várias ações são necessárias para garantirmos a preservação do meio ambiente e temos que ter o apoio da população para termos uma cidade ainda mais bonita e bem cuidada”.ServiçoA Ação Socioambiental acontece no dia 7 de março, a partir das 9h, no Conjunto Moradias Jerivá, localizado na Rua Rolândia esquina com Rua Pérola, no bairro Alto Tarumã.

As atividades religiosas marcam, tradicional-mente, o calendário

de comemorações do aniver-sário de Pinhais. Neste ano, seguindo a linha de valoriza-ção das bandas que repre-sentam as paróquias locais, o público católico terá a opor-tunidade de conferir as apre-sentações dos grupos gospel de Pinhais. O dia 22 de março será a data das atrações, que se apresentarão após a missa celebrada pelo Arcebispo de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo e bispos auxiliares.

Todas as cinco Paróquias de Pinhais, juntamente com a Prefeitura, organizam o even-to. Logo, as atrações são su-

gestões das comunidades ca-tólicas do município. A missa aqui celebrada por Dom Peru-zzo será o primeiro encontro com alguma comunidade de sua nova Arquidiocese. “Se o primeiro encontro deixa fortes impressões, e não sai da me-mória afetiva, minha expecta-tiva é de começar por Pinhais uma história de grande reci-procidade pastoral e evange-lizadora para Arquidiocese de Curitiba”, declara Dom Peru-zzo.

Em louvor ao aniversário da cidade também será realizado um Tríduo, celebrações que antecedem a missa festiva. Durante este período, a Cruz Peregrina, deixada por Dom

Moacyr Vitti para a Arquidio-cese de Curitiba, estará em Pinhais. Para aqueles que de-sejam acompanhar o Tríduo, segue a programação:

- 3 de março, Paróquia Nos-sa Senhora da Saúde.

- 10 de março, Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

- 17 de março, Paróquia Nossa Senhora da Boa Espe-rança.

Serviço

O evento católico ocorre no dia 22 de março, a partir das 15h, na Rua 7 de Setembro, entre a Avenida Camilo di Lellis e o Terminal de Pinhais.

Page 9: Jornal Tudo Pinhais

9

Os cantores paulistas trarão o pagode para o palco, no dia 20 de março

Karametade será atração nacional no aniversário de Pinhais

Conhecidos por hits como “Morango do Nordeste”, os in-tegrantes do grupo de pagode Karametade, estarão em Pi-nhais para as comemorações do aniversário de 23 anos. Os cantores paulistas vêm para o município num momento em que retornam aos palcos com nova formação e muitas novidades, como as canções “Quem ama sente saudades” e “Anjo protetor”. O dia 20 de março é a data da apresen-tação. O grupo foi criado na cidade de Santos, em São Paulo, em 1995. Na voz dos primeiros integrantes ficaram conhe-cidos os sucessos “Deci-são”, “Se Melhorar Estraga”, “Dandá”, “Quem Ama Sente Saudade”. Grande marca do grupo, a música “Morango do Nordeste”, contabilizou

2 milhões de CDs vendidos. Cruzando as fronteiras brasi-leiras, gravaram em espanhol a faixa “Toda Mujer”, a qual integrou a trilha sonora de novelas no Chile e Venezue-la, expandindo-se para outros países da América Latina.No ano de 2000, Vavá decide seguir carreira solo e Márcio, seu irmão gêmeo, assume o vocal. Agora, depois de realizados projetos paralelos, o grupo retoma os traba-lhospara a alegria dos fãs. A formação atual está assim configurada: Vavá (voz e cavaco), Wagninho (violão), Gal (tantan) e Márcio (voz e pandeiro).Moradora do bairro Weis-sópolis, em Pinhais, Nina Santos aguarda ansiosamen-te a vinda do Karametade para o município. Ela conta

que histórias de amor foram embaladas por hits do grupo. “Algumas músicas marcaram momentos especiais, como ‘Toda Mulher’”, conta Nina. “Gosto muito do estilo deles e acompanho o trabalho desde o início. No último show que assisti fiquei bem perto do palco, são muito queridos e simpáticos”, declara a fã.Nina conta que recebe com muita alegria a notícia da vinda do grupo para Pinhais. “Adorei saber, e com certeza eu e minhas amigas estaremos lá”, conclui.ServiçoO show do grupo Karametade será realizado no dia 20 de março, a partir das 19h, na Rua 7 de Setembro, entre a Avenida Camilodi Lellis e o Terminal de Pinhais.

Page 10: Jornal Tudo Pinhais

10

SAÚDE SAUDE SAÚDESAÚDE SAUDE SAÚDESAÚDE SAUDE SAÚDESAÚDE SAUDE SAÚDE

Dr. Marcio Matos CRO 12020 Cirurgião Dentistatel. 41 3667-5365

SAÚDE SAUDE SAÚDESAÚDE SAUDE SAÚDESAÚDE SAUDE SAÚDESAÚDE SAUDE SAÚDESAÚDE SAUDE SAÚDESAÚDE SAUDE SAÚDESAÚDE SAUDE SAÚDESAÚDE SAUDE SAÚDE

Qual o melhor horário do dia para se exercitar?

APINHAMENTO DENTAL (DENTES TORTOS)

EXERCÍCIOS

Mais do que um cuidado estético, a saúde bucal está diretamente ligada ao bem--estar de todo o corpo. No entanto, toda essa funcionali-dade pode ser comprometida se houver má posição dentá-ria. Os dentes tortos ou mal posicionados podem:

• provocar dificuldade para mastigar e engolir os alimen-tos,

alterar a fala e dicção;

favorecer a respiração pela boca , o que diminui a saliva, aumentando a chance de formar cáries

comprometer a auto-estima, já que afetam sensivelmente a estética.

Desalinhados, os dentes api-nhados (tortos) não trituram totalmente os alimentos, o que dificulta engolir e conse-quentemente a disgestão.

ção que pode ser corrigida. Existem diferentes técnicas que levam a resultados satisfatórios, que vão desde o tratamento ortodôntico (uso de aparelhos móveis ou fixos) até tratamentos estéticos (sem aparelho) que corrigem a posição com uso de facetas cerâmicas ou as modernas “lentes de contatos” dentais.

A presença de hábitos bucais também são fatores determi-nantes, como, por exemplo, chupar o dedo, empurrar a língua entre os dentes, entre outros. Existem inúmeras causas , todavia, o importante é descobri-las e intervir com o tratamento mais adequado.

Estamos a disposição para uma avaliação.

Há explicações científicas para aqueles “hábitos estranhos” das pessoas que acor-dam cedinho de manhã ou só vão para a cama ao amanhecer.

Quando o assunto é exercício físico, esses hábitos têm papel ainda mais importante, já que podem afetar a performance.

Uma variável crucial é o ritmo circadiano, conhecido popularmente como relógio biológico - a forma como nosso corpo re-gula hormônios, temperatura corporal, rit-mo cardíaco e outras funções essenciais. Tudo influencia o quão alerta - ou sonolen-ta - uma pessoa se sentirá em determina-dos momentos do dia.

“Há correlações entre exposição à luz, estações (do ano) e características in-dividuais”, disse Luis Franco Banfonte, secretário-geral da Federação Espanhola de Esportes, ao serviço em espanhol da BBC. “Não dá para generalizar porque é algo pessoal.”

Há estudos indicando vantagens e des-vantagens da prática de exercício nos di-ferentes períodos do dia.

Mas Banfonte ressalta que, “do ponto de vista metabólico e fisiológico, se o objetivo é manter o peso, é mais recomendado que o exercício seja praticado em horários dis-tantes dos horários das refeições”.

Nesse caso, diz ele, o melhor é praticar es-

portes nas primeiras horas da manhã.

Pela manhã: ‘Sem desculpas’

O esporte praticado logo cedo também aju-da a estabelecer uma rotina de exercícios mais sólida, simplesmente porque ocorre antes dos compromissos e horários de tra-balho da maioria das pessoas.

Diversos estudos científicos refor-çam a ideia de que a atividade física matinal traz benefícios.

“Se você exercitar sua mobilidade, como quando vai de bicicleta (para o trabalho), alguns hormônios e neu-rotransmissores - como endorfinas - fazem você se sentir melhor, com mais vi-gor e de bom humor”, prossegue Banfonte.

“Dessa forma, a pessoa começa o dia me-lhor, não só do ponto de vista piscológico, mas também fisiológico.”

O lado negativo disso é que, pela manhã, a temperatura do corpo tende a ser mais baixa, o que aumenta o risco de lesões e pode reduzir o desempenho do praticante.

Síndrome da Visão do Computador

A má oclusão dental é resul-tado de vários fatores, tais como herança genética onde a criança herda o tamanho dos dentes do pai (grandes) e o tamanho dos maxilares da mãe (pequeno), favorecen-do a má oclusão pelo pouco espaço nos ossos para os dentes grandes. Além disso a falta de espaço pode ser explicado pela presença de dentes em excesso (supranu-merários); ou mesmo proble-mas respiratórios na infância ,que afetam o crescimento do maxilar (esqueleto).

Hoje, além dos males a saúde, a má posição dentá-ria compromete a estética, a qual, numa sociedade moderna onde a busca pela beleza perfeita é essencial, a auto-estima pode ser afetada pelos famosos “dentes enca-valados”.

Entretanto, é uma altera-

Fim do dia: Performance

Na mão oposta, quem prefere praticar es-portes mais tarde se beneficia de tempera-tura corporal e níveis hormonais no auge, o que melhora o desempenho.

Um estudo da U n i v e r s i d a -de de Chica-go, nos EUA, indica que é mais fácil atin-gir resultados melhores em resistência e construção de massa muscu-lar exercitando--se no final do dia.

O risco de le-sões também é menor, já que o

corpo responde mais rapidamente por es-tar desperto por muitas horas.

“Há pessoas que naturalmente acordam cedo e têm facilidade em pegar no sono. Outras sofrem mais para acordar e, à noi-te, para voltar a dormir. Eu estou nessa se-gunda categoria, então tenho dificuldades em me exercitar de manhã”, diz Banfonte.

Além disso, para muitas pessoas, o exercí-

cio noturno é uma forma de relaxar depois de um dia estressante.

No entanto, deixar a prática de esportes para muito tarde também pode ser perigo-so, adverte o especialista espanhol.

“Exercícios, sobretudo os de alta intensi-dade, não são recomendados depois das 21h ou 22h porque eles podem afetar os padrões de sono, retardando a vontade de dormir. Isso pode causar fadiga e cansaço no dia seguinte.”

Como fazem os atletas?

Os atletas profissionais costumam espa-lhar suas sessões de exercício ao longo do dia para reduzir o risco de diminuição da performance em horários diversos.

Mas um estudo recente da Universidade de Birmingham (Reino Unido) sugere que os horários de melhor performance de di-ferentes atletas variam bastante ao longo do dia.

A hora de dormir aparentemente tem um papel importante nisso. O estudo mostra que, dependendo do horário em que os atletas vão para a cama, o auge de sua performance muda drasticamente.

O denominador comum de todos os estu-dos parece ser que o exercício, indepen-dentemente do horário em que é praticado, é muito melhor do que o sedentarismo.

Dor de cabeça, olhos vermelhos e secos e visão embaçada são os sintomas da síndrome da visão do computador. A síndrome é causada pela má lubrificação dos olhos, devido ao fato dos indivíduos pisca-rem menos, e também ao esforço realizado para a visão de perto quando estão trabalhando no computador por horas seguidas.

Estes sintomas aparecem também em indivíduos que passam muito tempo à frente da televisão ou qualquer outro tipo de tela eletrônica. A programação chama a atenção, o que faz com que se pisque menos. Desta maneira os olhos não são devidamente lubrificados pelas lágri-mas causando problemas de visão.

Para diminuir este incômodo recomenda-se o uso de lágrimas artifi-ciais, os chamados colírios que devem ser pingados nos dois olhos sempre que houver necessidade e diminuir o tempo de exposição à tela.

Uma regra que pode ser seguida para diminuir os sintomas é a cada vinte minutos de uso do computador, parar vinte segundos olhando a vinte pés de distância para diminuir o esforço durante o uso da visão para perto e, portanto, os sintomas.

Page 11: Jornal Tudo Pinhais

11

ESPORTEMotor que pode nos levar a Mar-te em 42 horas é testado com su-cesso

Já pensou em ir para Marte? E fa-zer isso em menos de dois dias? Testes feitos pelo cientista rus-so Vladimir Leónov podem levar o ser humano a uma evolução deste porte. Ele testou um motor quântico revolucionário, que pesa apenas 54 kg, alcança um impul-so de 500 a 700 quilogramas-for-ça e utiliza 1kW de potência.

“O veículo decola verticalmen-te através de barras-guias, com

FOFOCAS DA TVtecnologia

WhatsApp é o 4º maior aplicativo da internet móvel do Brasil

uma aceleração de 10 a 12G. Esses testes são uma prova convincente de que a gravidade foi conquistada de forma experi-mental, provando a teoria da su-perunificação”, afirmou o cientista responsável pelos testes.

Apenas para efeito de compara-ção, um foguete atual é impul-sionado em 18 km/s. Se o motor quântico experimental for usado, essa capacidade aumentará para

internet

1000 km/s, uma diferença bastan-te significativa. Com isso, distân-cias para outros planetas seriam drasticamente diminuídas, acredi-ta Leónov.

“Um veículo dotado de um propul-sor quântico poderia levar 42 ho-ras para chegar a Marte e apenas 3,6 horas para alcançar a Lua”, conclui ele.

Globo obriga Gabriel Braga Nunes a ser educado em lan-çamento de novela

Filha de Whitney Houston so-fre convulsões e permanece em coma, diz revista

Gabriel Braga Nunes atacou de Regina Casé e se fingiu de bonzinho para não sair malfalado da entrevista coletiva de Babilônia, nova novela da Globo.

Depois de levar bronca na emissora por dar trabalho em outras ocasiões, ele foi obrigado a ser educado e cordial com todos no lan-çamento da novela, nesta quarta (25), no Rio.

Como não está acostumado com isso (numa outra vez, bateu na mão de uma repórter e o celular dela quase caiu no chão tamanha a rispidez do ator), o bonitão acabou se excedendo um pouco e suas atitudes ficaram forçadas.

Ele beijou um jornalista (no rosto), brincou com uma repórter enfiando o dedo na orelha dela, ficava fazendo gracinhas etc.

O pessoal saiu dizendo que o moço tinha tomado a pílula da felicidade, de tão alegrinho que estava. E ainda ria por qual-quer coisa...

Whitney Houston e a filha Bobbi Kristina Brown, que sofreu convulsões

Filha de Whitney Houston, Bobbi Kristina Brown sofreu uma série de convulsões após ter alguns remédios retirados, mas permanece em coma induzido. A jovem está em coma desde o dia 31 de janeiro, quan-do foi hospitalizada após ter sido encontrada inconsciente na banheira de sua casa.

De acordo com a revista “People” e o site da emissora CNN, os médi-cos que cuidam de Bobbi tentaram tirá-la do coma, mas ela teve con-vulsões. Dessa forma, a jovem teve de voltar a receber os medicamen-tos logo em seguida.

Uma fonte da família disse à “People” que os parentes estavam es-perançosos. “Foi um revés terrível. Todos tinham esperanças de que esse seria o sinal de que ela havia se recuperado. Estávamos muito otimistas. Bobby [Brown, o pai] está muito abalado. Ele achava que esse seria um bom dia”.

O site TMZ, porém, noticiou que Bobbi não reagiu à retirada dos me-dicamentos, e continua na mesma condição na qual ficou nas últimas semanas, com o agravante de apresentar sinais de deterioração de seus órgãos.

Na última semana, a filha de Whitney foi submetida à uma traqueos-tomia para minimizar o risco de infecções pulmonares e facilitar sua alimentação.

Em 2012, Whitney Houston foi encontrada morta em uma banheira de forma muito semelhante ao incidente com Bobbi. A autópsia revelou que a cantora havia ingerido cocaína antes de morrer. Um ano antes, o pai da garota, Bobby Brown, havia contado à revista “People” que fora usuário de heroína e cocaína, mas que havia conseguido largar o vício.

Quando pediu o blo-queio do WhatsApp no Brasil, o juiz Luiz Mou-

ra Correa, do Tribunal de Jus-tiça do Piauí, não tinha como prever a onda de críticas ge-rada pela decisão. A populari-dade do app no país é grande, mas, como seus desenvolve-dores não revelam o número de adeptos brasileiros, não é possível determinar o seu alcance. Um estudo realiza-do pela Ericsson e divulgado nesta quinta-feira (26) mostra, porém, a dimensão do What-sApp no Brasil: o aplicativo é nada mais do que o quarto maior consumidor de internet móvel no país.

O comunicador instantâneo é responsável por 13% do trá-fego móvel de dados. Ele faz parte de um seleto grupo res-ponsável por enviar e receber quase 80% de tudo que é con-sumido na internet móvel bra-sileira, mostra a pesquisa. O top cinco dos apps mais “gu-losos” tem ainda Facebook, responsável por 28% dos da-dos, Chrome (16%), YouTube (15%) e Instagram (6%). Ma-nia de WhatsApp

A popularidade do WhatsApp já era conhecida. Mas o que surpreende com a inclusão dele em uma lista desse gêne-ro é que, apesar de as men-sagens de voz e os vídeos terem virado mania, a função principal do aplicativo ainda é enviar texto. Esses pacotes de dados são mais leves e geram menos tráfego quando comparados a vídeos e fotos. “Se você olhar quanto tempo as pessoas gastam com Ins-tagram, o WhatsApp ganha disparado. Ganha até do Fa-cebook. E o uso dele é maior ainda entre os mais jovens”, explica Jesper Rhode, diretor de marketing da Ericsson na América Latina.

Page 12: Jornal Tudo Pinhais

12

humorPIADASchArgeS

Durante o jantar, Joãozinho conversa com a mãe: - Mamãe, porque é que o papai é careca? - Ora, filhinho.... Porque ele tem muitas coisas para pensar e é muito inte-ligente! - Mas mamãe....então porque é que você tem tanto cabelo? - Cala a boca e come logo esta po*ra de sopa, menino!

Conversa de casados: Querido, o que você prefere? Uma mulher bonita ou uma mulher inteligente? Nem uma, nem outra. Você sabe que eu só gosto de você.

piadas

Page 13: Jornal Tudo Pinhais

13

Justiça no bairro contará com troca de livrosA iniciativa que já integra o projeto Bosque Literário estará entre os serviços disponíveis no evento. Além disso, será possível realizar consultas no local

No dia 14 de março será realizada a 10ª edição do Programa Justiça no Bair-ro. O evento que, tradicio-nalmente, marca o calen-dário de comemorações do aniversário de Pinhais ofe-recerá diversos serviços, de forma gratuita, à popu-lação. Dentre as ações dis-poníveis estará a troca de livros, iniciativa que já inte-gra o projeto Bosque Literá-rio. Além disso, será possí-vel consultar livros, revistas e jornais no local.

Para que seja possível fa-zer a troca, o interessado deverá proceder da seguin-te maneira: levar seu livro, que pode ser infantil ou de literatura, e trocar por outro disponível na ocasião. A organização do projeto res-salta que não serão aceitos livros didáticos, revistas, gi-

bis, enciclopédias, dicioná-rios e apostilas.Justiça no BairroNeste ano, o evento será realizado no Ginásio Po-

sem custo, pendências ju-diciais, especialmente na área de família. São ques-tões como definição de pensão alimentícia, guarda de filhos, divórcio, oficia-

lização de união estável, alteração de regime de ca-samento, reconhecimento de paternidade, adoção, in-terdições judiciais.

Junto com o Sesc Cidadão e a Feira Municipal de Ser-viços, a iniciativa vai ofere-cer diversos serviços gratui-tos à comunidade, como a confecção de documentos, orientações nas áreas da saúde, assistência social, brinquedos infláveis e ati-vidades para as crianças, exposições promovidas por parceiros e muito mais. O evento terá início às 9 ho-ras e será encerrado às 17 horas, sem intervalo.Serviço

O Ginásio Poliesportivo do Perdizes está localizado na Rua Crescêncio Batista, 536, bairro Jardim Claudia.

liesportivo do Perdizes. Na última edição, o programa efetuou um número estima-do em 20 mil atendimentos. A ação visa solucionar, de forma rápida e totalmente

Page 14: Jornal Tudo Pinhais

14

AUTOMÓVEIS

VOLTA ÀS AULAS

Detran-PR anuncia novas regras para concessão de carteira de habilitação

08 de Março Dia Internacional da Mulher

Viagens, lanches, dormir e acor-dar tarde. As férias geralmente trazem uma quebra na rotina

das crianças e adolescentes, princi-palmente em relação aos hábitos ali-mentares e ao sono. Porém, quando a volta às aulas chega, é preciso que os pais se atentem à readequação desta rotina, principalmente pela questão da saúde. Segundo Sergio Vencio, endo-crinologista do Laboratório Cedic Cedi-lab, a alimentação e a quantidade de sono afetam diretamente questões re-lacionadas à saúde física e emocional dos jovens.

O especialista lembra que um dos prin-cipais cuidados a serem tomados na volta ao colégio diz respeito aos lan-ches consumidos nas escolas. “Muitas vezes os pais acreditam que levar o lanche de casa é a medida mais sau-dável, mas isso pode não ser verdade se o alimento for escolhido apenas de acordo com as preferências do jovem sem seguir ideais nutricionais”, afirma.

Uma pesquisa da Faculdade de Medi-cina Baylor, dos Estados Unidos, refor-ça esta tese. Ela revelou que 90% dos almoços embalados pelos pais naque-le país continha sobremesa, bebidas açucaradas e salgadinhos. “No Brasil não é diferente. Enquanto pela legisla-ção é proibida a venda destes alimen-tos nas escolas, muitos pais permitem que os filhos levem estes produtos para o colégio, sem prestar atenção no dano que podem causar”, diz.

Dicas para um retorno saudável

Segundo o médico, a dieta recomen-dada é composta por frutas, grãos inte-grais e leite de baixa caloria, enquanto alimentos industrializados são os me-nos recomendados. “É preciso contro-lar a quantia de gordura e açúcar con-sumida pelas crianças, tanto em casa quanto na escola, e incluir mais proteí-na, fibra e cálcio na dieta”, afirma.

Ainda segundo o médico, é preciso estimular o consumo de água entre os jovens. “A água possui muitas funções, entre elas regular a temperatura cor-poral, eliminar resíduos metabólicos e distribuir os nutrientes pelo corpo. Além disso, ela diminui a sensação de fadiga, revigorando o corpo”, descreve Vencio. “Muitas escolas estimulam os alunos a consumir o líquido ao instalar vários bebedouros nos corredores. Po-rém, se não há estão opção, uma sa-ída é sempre colocar na mochila uma garrafinha cheia de água, para a crian-ça ir tomando durante o dia”, sugere.

Outra medida importante após as fé-rias é regularizar a hora de dormir, garantindo uma boa quantidade de sono, principalmente aos adolescen-tes. “Nos Estados Unidos, quase todos os jovens desta faixa etária sofrem de privação de sono, que ocorre quando não se dorme o suficiente para o orga-nismo se recuperar”, declara Vencio. Segundo o médico, a recomendação é que os adolescentes tenham de 9 a 10 horas de sono por noite. “Os ado-lescentes, especialmente, precisam de uma quantidade adequada de sono, visto que dormir bem é crucial para a memória, atenção, bem-estar emocio-nal e saúde física”, afirma o endocri-nologista.

Volta às aulas exige readapta-ção da rotina

Carga horária nas autoescolas será ampliada para 25 horas, em março.Mudança está prevista apenas para a categoria B, e inclui aulas noturnas.

Todos sabem que o preconceito é um marco presente na vida da humanidade e a mulher não

ficou de fora, em razão dele sofreu grandes perdas.

Ao longo da história, as mulheres estiveram sempre subjugadas às vontades dos homens, a trabalhar como serviçais, sem receber nada pelo seu trabalho ou então ganhavam um salário injusto, que não dava para sustentar sua família.

Em razão desses e tantos outros modos de discriminação, as mulheres se uniram para buscar maior respeito aos seus direitos, ao seu trabalho e à sua vida.

A discriminação era tão grande e séria que chegou ao ponto de operárias de uma fábrica têxtil serem queima-das vivas, presas à fábrica em que trabalhavam (em Nova Iorque) após uma manifestação onde reivindica-vam melhores condições de trabalho, diminuição da carga horária de 16 para 10 horas diárias, salários iguais aos dos homens – que chegavam a ganhar três vezes mais no exercício da mesma função.

Porém, em 08 de março de 1910, aconteceu na Dinamarca uma con-ferência internacional feminina, onde assuntos de interesse das mulheres

foram discutidos, além de decidirem que a data seria uma homenagem àquelas mortas carbonizadas.

No governo do presidente Getúlio Var-gas as coisas no Brasil tomaram outro rumo. Com a reforma da constituição, acontecida em 1932, as mulheres bra-sileiras ganharam os mesmos direitos trabalhistas que os homens, conquis-taram o direito ao voto e a cargos políticos do executivo e do legislativo.

Ainda em nosso país, há poucos anos, foi aprovada a Lei Maria da Penha, como resultado da grande luta pelos direitos da mulher, garantindo bons

tratos dentro de casa, para que não sejam mais espancadas por seus companheiros ou que sirvam como escravas sexuais deles.

Mas a mulher não desiste de lutar pelo seu crescimento, o dia 08 de março não é apenas marcado como uma data comemorativa, mas um dia para se firmarem discussões que visem à diminuição do preconceito, onde são discutidos assuntos que tratam da importância do papel da mulher diante da sociedade, trazendo sua importân-cia para uma vida mais justa em todo o mundo.

Por Jussara de BarrosGraduada em Pedagogia

A partir do dia 1º de março, os 800 Centros de Formação de Condu-tores (CFCs) com cadastro ativo

no Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) terão que adotar uma nova carga horária dos cursos de habilitação para a categoria B (carros e veículos co-merciais leves). Além das atuais 20 horas de aulas práticas, o aluno terá que fazer outras cinco em período noturno.A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece ainda mu-dança no uso de simuladores, que passa a ser opcional, nas aulas de candidatos à habilitação na categoria “B”. Aqueles que já estão em processo de habilitação não serão afetados pelas novas regras.

Os candidatos à obtenção da Autoriza-ção de Circulação e Ciclomotor (ACC) e categoria “A” (motos) também não serão afetados pela mudança e seguem tendo que fazer, no mínimo, 20 horas de aulas práticas para o exame de direção.Em 2014, o Detran prorrogou por 90 dias o prazo para que a nova carga horária entrasse em vigor. “Estendemos o prazo para que as autoescolas tivessem condi-ções de atender às demandas de alunos e se adequassem aos novos procedimentos e agendas. A mudança na carga horária é necessária para tornar ainda melhor a formação dos novos condutores e funda-mental para um trânsito seguro”, justificou o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

ESPAÇO RESERVADO PARA O SEU

ANÚNCIO

ANUNCIE AQUI!(41) 3665-8700

Page 15: Jornal Tudo Pinhais

15

CLASSIFICADOS GRATUITOS

ANUNCIE AQUI

3665-8700

Junta Comercial poderá encerrar CNPJ de empre-sas em até 3 dias

Bloqueio nas rodoviais federais sobe para treze, no PR uma interdição é total

vendas - serviços - empregos - compras- etc...

vendas - serviços - empregos - compras- etc... O Paraná vai passar a dar baixa em empresas em um prazo de até três dias úteis. A iniciativa é resultado do Programa Empresa Mais Fácil Brasil, resolução federal que transfere a responsabilidade de encerrar o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídi-cas (CNPJ) das empresas que estão em processo de extinção da Receita Federal do Brasil para as Juntas Comerciais dos Estados.

O presidente da Junta Comercial do Paraná, Ardis-son Akel, está em Brasília para o lançamento do programa, que acontece nesta quinta-feira (26).

Também presidente da Associação Nacional de Presidentes de Juntas Comerciais (Anprej), Akel participa nesta quarta-feira (25) de uma reunião com o ministro da Micro e Pequena Empresa, Gui-lherme Afif, e na quinta-feira (26) de uma audiência pública com a presidente Dilma Rousseff.

Segundo ele, a medida vai acelerar e simplificar, consideravelmente, todos os processos de extinção de empresas no Estado, pois, com uma única ida à Junta Comercial, o empresário ou contador po-derá solicitar, ao mesmo tempo, a baixa do registro da empresa na Junta Comer-cial e do registro no CNPJ.

“Antes, o empresário que tinha o inte-resse de encerrar as atividades de sua empresa precisava comparecer à Junta Comercial e protocolar o Distrato Social. Em seguida, após análise e o deferimento do documento, o usuário tinha o prazo de 60 dias para comparecer à Receita Federal, apresentar a Declaração Básica

da Empresa (DBE) e solicitar o encerramento do CNPJ” explica.

Akel afirma, ainda, que todas as unidades da Ju-cepar no Estado estão aptas a exercer a atividade. “O processo de baixa do CNPJ pode ser efetuado em qualquer um dos 66 escritórios regionais da Jucepar”, diz. O serviço será oferecido, inclusive, na capital Curitiba.

O tempo recorde no fechamento de empresas é também consequência do decreto estadual nº 12.232, lei (147/2014), por meio do qual o gover-nador Beto Richa dispensou a Junta Comercial da exigência de qualquer tipo de certidões para arqui-vamento de atos empresariais, até mesmo para a baixa ou distrato societário, o que, segundo Akel, facilita ainda mais as ações de regularização das empresas inativas no Paraná.

O bloqueio de caminhoneiros, que tinha perdido força nas rodovias federais do Paraná,

voltou a crescer nas últimas horas. Se nas estaduais não há paralisa-ções desde as 21h de ontem, por conta da decisão da Justiça de apli-car multa de R$ 10 mil aos caminho-neiros por cada hora de interdição, nas federais os bloqueios, que che-garam a ser apenas três pela manhã, atingem treze rodoviais segundo o último balanço da Polícia Rodoviária Federal, divulgado no fim da tarde deste domingo (1).

Uma interdição total acontece em União da Vitória, na BR-476, no km 354,com prazo para a liberação de veículos leves para as próximas

horas.

Confira os pontos de bloqueio parcial:

Coronel Vivida – BR-373 KM 478Nova Esperança – BR-376 KM 157,Medianeira – BR-277 KM 67,Campo Mourão – BR – 487 KM 197,Campo Mourão – BR – 369 – KM 387,Campo Mourão – BR – 272 – KM 365,Corbélia – BR-369 – KM 500,Capitão Leônidas Marques – BR- 163 KM, 139Toledo – BR-163 KM 269Paranavaí – BR-376 KM 102Barracão – BR-163 KM 7Guarapuava – BR-277 KM 343

Os caminhoneiros bloqueiam estradas – permitindo apenas o tráfego de veículos leves, ônibus e caminhões com cargas perecíveis – desde o último dia 13. Eles reclamam do aumento do preço do litro do diesel, do valor pago pelos fretes e dos pedágios.

Na semana passada, os sindi-catos de caminhoneiros foram recebidos pelo Governo Fede-ral e houve um acordo, porém como grande parte dos envolvi-dos nos bloqueios são autôno-mos a ordem para liberação das estradas não foi cumprida.

Balanço da PRF

A PRF divulgou hoje o balanço dos últimos sete dias de operações nas rodovias federais que cortam o Paraná. De acordo com assessoria de imprensa, 27 multas foram apli-cadas, um veículo recolhido e quatro pessoas presas durante as desobs-truções das estradas.

Mais policias

Em nota divulgada hoje (1°) sobre as manifestações dos caminhoneiros nas estradas do país a Secretaria--Geral da Presidência da República informou que o governo vai ampliar a presença das forças policiais para garantir o cumprimento das decisões judiciais e a desobstrução das rodo-vias em busca de garantir o direito

ao trabalho e o abastecimento da população.

A nota fala em “diminuição do mo-vimento” e informa que as manifes-tações dos caminhoneiros seguem localizadas na Região Sul do país com 80% dos bloqueios em rodovias federais do Rio Grande do Sul, Para-ná e de Santa Catarina.

“A diminuição do movimento e a atu-ação da Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional e polícias estaduais no cumprimento da lei vem assegu-rando o livre trânsito a quem queira trabalhar, possibilitando a normaliza-ção do abastecimento de combustível e a retomada da atividade econômi-ca”, diz o texto.

A nota registra também que o gover-no federal lamenta o uso de violência nas manifestações com depredação de veículos e coação de caminhonei-ros que querem trabalhar. O governo reitera o compromisso com as pro-postas anunciadas nos últimos dias e a disposição para o diálogo. No úl-timo dia 26, o governo se reuniu com caminhoneiros e apresentou propos-tas para acabar com os protestos.

Ontem (28), o caminhoneiro Cléber Adriano Machado Ouriques, de 38 anos, morreu após ser atropelado durante protesto na BR-392, em São Sepé, município da região central do Rio Grande do Sul.

Page 16: Jornal Tudo Pinhais

16

www.facebook.com/jornal.tudopinhais / www.tudopinhais.com.br / [email protected]