páginas ivas - inspetoria nossa senhora aparecida · dores: apóstolos e discípulos que,...

16
Páginas Vivas Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BPA) - Porto Alegre – RS – BRASIL Janeiro de 2012 - Ano 45 – N. 301 “Permanecei no meu amor!”

Upload: others

Post on 21-Jul-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Páginas ivas - Inspetoria Nossa Senhora Aparecida · dores: apóstolos e discípulos que, juntamen-te com Maria, dão início à Sua Igreja. Com o passar dos séculos, Deus envia

Páginas Vivas Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BPA) - Porto Alegre – RS – BRASIL

Janeiro de 2012 - Ano 45 – N. 301

“Permanecei no meu amor!”

Page 2: Páginas ivas - Inspetoria Nossa Senhora Aparecida · dores: apóstolos e discípulos que, juntamen-te com Maria, dão início à Sua Igreja. Com o passar dos séculos, Deus envia

Ano 45 n.301

Editorial2- Páginas Vivas

Queridas Irmãs e formandas!

Prezados Leitores!

“Deus amou de tal forma o mundo, que en-tregou o seu Filho único, para que todo o que nele acredita não morra, mas tenha a vida eterna”. (Jo 3,16)

A grande constatação de todos os tempos é o imenso amor que Deus

tem pela humanidade. Foi por amor que Ele criou o ser humano, à Sua imagem e se-melhança, dando-lhe o privilégio de partici-par ativamente da sua obra da criação. Por amor, enviou os profetas que a humanidade necessitava em cada momento histórico do Antigo Testamento. E percebendo a fragili-dade humana, não teve medo de enviar Seu próprio Filho para salvar a humanidade. Para que isto se concretizasse precisou do sim de uma mulher: Maria. Assim o próprio Deus se manifestou, como homem, na pessoa de Je-sus Cristo, que se deixou cuidar e conduzir pela mãe Maria. Jesus, o Bom Pastor que dá a vida por suas ovelhas, prepara seus segui-dores: apóstolos e discípulos que, juntamen-te com Maria, dão início à Sua Igreja.

Com o passar dos séculos, Deus envia alguém muito especial para nós: João Bos-

co, o Santo dos jovens que soube acolher a vontade divina e realizá-la, com a ajuda de Maria, Mãe e Mestra, tornando-se as-sim o pai e mestre da juventude. Aquele que a exemplo de Jesus Cristo, deu sua vida por amor aos pequenos e pobres. Hoje, quando nos aproximamos do Bi-centenário do nascimento de Dom Bosco, cabe a nós, membros da Família Salesia-na, o desafio e o empenho de manter vivo o seu carisma e dinamizá-lo nas realida-des onde o Senhor nos envia.

Caros leitores, o primeiro número do Páginas Vivas 2012 traz, entre outras no-tícias, a bonita repercussão do Retiro Anu-al que culminou com as celebrações das Bodas: 25 anos de Vida Religiosa (Irmãs Iara Maria Poffo e Silôé Salete Simadon); 50 anos (Irmãs Laura Mondini e Leopolda Notari); 70 anos (Irmãs Angélica Francio-zi, Paula Castilhos e Thecla Zajdowicz); da Primeira Profissão da jovem Ir. Luciane Rocha Carvalho e da Profissão Perpétua das Irmãs Claudete Ferreira e Cristina Schork.

2012 seja pleno das bênçãos de Deus! Maria Auxiliadora continue sendo Aquela que tudo faz em nossas vidas e nas rea-lidades onde estamos inseridos/as, para concretizarmos o pedido do nosso caro Reitor-Mor, Padre Pascual Chávez Villa-nueva : “Conhecendo e imitando Dom Bosco, façamos dos jovens a missão da nossa vida” (Estreia 2012).

Minhas preces e abraço fraterno.

Ir. Maria Floriani

[email protected]

Page 3: Páginas ivas - Inspetoria Nossa Senhora Aparecida · dores: apóstolos e discípulos que, juntamen-te com Maria, dão início à Sua Igreja. Com o passar dos séculos, Deus envia

Ano 45 n.301

Nesta Edição....3- Páginas Vivas

Colégio Auxiliadora de Campos Novos- pág. 4

Itajaí- pág 14

Instituto Maria Auxiliadora de Porto Alegre- pág. 5

Aniversariantes - pág. 16

Entrevista- pág. 15

Page 4: Páginas ivas - Inspetoria Nossa Senhora Aparecida · dores: apóstolos e discípulos que, juntamen-te com Maria, dão início à Sua Igreja. Com o passar dos séculos, Deus envia

Ano 45 n.301

l Campos Novos- SC

4- Páginas Vivas

No dia 05 de janeiro de 2012 aconteceu o pri-meiro Encontro dos

Sacerdotes, Religiosas e For-mandos que nasceram ou es-tão em missão na Paróquia São João Batista de Campos Novos, cidade localizada no centro oeste Catarinense.

O encontro iniciou com um momento de espiritualida-de, Pe. Alcides Angonese pá-roco da cidade, acolheu a to-dos, manifestando sua alegria com o encontro, em seguida os participantes se apresen-taram e partilharam um pou-co de sua história vocacional, trabalhos e missão. Às 15h no Santuário Nossa Senhora Aparecida ocorreu a Missa Vocacional, transmitida pela Rádio Cultura de Campos No-vos.

Os Sacerdotes e Religio-sas camponovenses, presen-tes no encontro estão espa-lhados em diferentes cidades de Santa Catarina: Campos Novos, Rio do Sul, Joaçaba, no estado gaúcho estão pre-sentes em Casca, Passo Fun-

Sacerdotes, religiosas e formandos se reúnem em Campos Novos

l Pe. Alexandre Biolchi- sacerdote scalabriniano

Grupo reunido no salão paroquial de Campos Novos

do, Pelotas e Rio Grande, em Corumbá-MS e no Paraguai. E, pertencem a diferentes congregações: Filhas de Ma-ria Auxiliadora (Salesianas), Salesianos, Missionários e Missionárias Scalabrinianos, Instituto Secular Nossa Se-nhora do Perpétuo Socorro, e sacerdotes pertencentes às dioceses de Pelotas, Passo

Fundo e Joaçaba.O encontro foi avaliado

de maneira positiva, por ser um momento de partilha, de comunhão nos diferentes es-tados de missão e de fortale-cimento da própria vocação. Ficou agendado o próximo encontro para o dia 03 de ja-neiro, primeira quinta feira de 2013.

“Esforçai-vos por preparar desde agora continuadores vossos e cultivá-los com cuidado.”

(Scalabrini)

Eu sou o Bom Pastor, o Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas

Estreia 2012

Page 5: Páginas ivas - Inspetoria Nossa Senhora Aparecida · dores: apóstolos e discípulos que, juntamen-te com Maria, dão início à Sua Igreja. Com o passar dos séculos, Deus envia

Ano 45 n.301

lPorto Alegre- RS

5- Páginas Vivas

De todos os cantos do Brasil ecoou um hino: “Eu venho do sul e do

Norte. Do Leste, do Oeste. De todo lugar...”. Um canto ento-ado pelas Junioristas de se-gundo Noviciado 2011-2012, oriundas de oito Inspetorias do Brasil.

Durante os dias 28 de dezembro de 2011 a 15 de janeiro de 2012, em Carpi-na- PE aconteceu o encontro de Segundo Noviciado com a presença de dezoito Junioris-tas de quinto, sexto e sétimo anos.

Representando a Inspeto-ria Nossa Senhora Aparecida Irmãs Claudete Ferreira, Cris-tina Schork, Heide Teixeira e Maristela Trindade participa-ram com grande entusiasmo desse momento forte em pre-paração aos Votos Perpétu-os.

A acolhida calorosa da Inspetoria Maria Auxiliadora favoreceu o entrosamento do grupo e abrilhantou o encon-tro com muita animação e es-pírito de família.

Os temas abordados fo-ram: Educomunicação na Vida Salesiana; Os Votos em tempos de pós-modernidade; Vida Comunitária, autoridade e conflitos geracionais; Madre Mazzarello e o acompanha-mento recíproco e São Fran-cisco de Sales e a oração da FMA.

O Aprofundando do con-ceito de educomunicação e sua profunda ligação com o Sistema Preventivo, foram as grandes linhas abordadas por Imã Maria Helena Moreira. Com propriedade, a assesso-ra ajudou o grupo a perceber melhor a Educomunicação como modo de ser e viver, uma espiritualidade e méto-do.

A experiência profunda de rezar os Votos numa visão pós-moderna foi proporciona-

Junioristas participam do Segundo Noviciadol Ir. Heide

Grupo de junioristas das diversas Inspetorias do Brasil

da por Ir. Jane Maria da Sil-va que favoreceu, de forma simples, momentos orantes e reflexivos sobre os Votos indi-vidualmente e em grupo. Com o conteúdo e a metodologia utilizada, Ir. Jane favoreceu a retomada e a ressignificação do “ser Religiosa Salesiana” hoje.

Em sintonia com a CRB e a Igreja do Brasil, Ir. Arlene Srfaty Brasil destacou a im-portância da Vida Comunitá-ria, definindo-a como “a Arte de se relacionar”; redefiniu o termo autoridade como um serviço exercido com lideran-ça e explanou, de forma bre-ve e ampla, os conflitos co-munitários. Com criatividade a assessora proporcionou às Junioristas uma maior com-preensão para assumir a vida comunitária com maior leveza nas relações.

As fontes de nosso Instituto apresenta-nos um modelo re-ferencial de acompanhamen-to em Santa Maria Domin-gas Mazzarello. Com grande domínio do tema, Ir. Marcela Faria de Moraes apresentou sinteticamente o itinerário de Madre Mazzarello, bem como as figuras masculinas e femi-ninas, referências que acom-panharam seu processo de crescimento humano e espi-ritual e sua experiência pes-soal de acompanhamento. Tal tema despertou, no grupo,

maior desejo de vivência da arte de acompanhar e de ser deixar acompanhar.

A experiência espiritual de São Francisco de Sales con-tribui muito para a vida espi-ritual de cada FMA. Foi neste Santo que Dom Bosco encon-trou inspiração para sua espi-ritualidade e seu método pas-toral. As assessoras, Ir. Maria da Paz Milanez e Ir. Flávia Cristina Dias Farias propor-cionaram às Junioristas um conhecimento sintético e am-plo da vida deste Santo, as se-melhanças e diferenças entre Dom Bosco e São Francisco de Sales. Também apresen-taram alguns textos com seus escritos, seu ardor apostólico, sua trajetória, como pastor e orientador espiritual, além de apresentar um histórico da oração da FMA nas Constitui-ções.

A toda a Inspetoria a nos-sa gratidão e as nossas ora-ções por proporcionarem a nós essa rica experiência. Sabemos, pois, que o se-gundo Noviciado sem dúvida é um momento forte de reto-mada da caminha. Tempo de confirmar o desejo livre de dizer sempre sim ao projeto de Deus. A fidelidade ao Ca-risma exige acolher a nossa própria história e o processo, nem sempre é fácil. É preci-so acompanhamento e muita oração.

Page 6: Páginas ivas - Inspetoria Nossa Senhora Aparecida · dores: apóstolos e discípulos que, juntamen-te com Maria, dão início à Sua Igreja. Com o passar dos séculos, Deus envia

Ano 45 n.301

lPorto Alegre- RS

6- Páginas Vivas

Durante o mês de janeiro os Salesianos da Inspetoria Pio X realizaram o Projeto Juvenil Missionário em diversas cidades da região Sul. O projeto é uma iniciativa que visa for-talecer o espírito missionário entre os jovens. A jovem aspirante Isabelle Scheide teve

a oportunidade de participar da missão que realizou-se em Joinville e quer partilhar com os leitores do PV a experiência que viveu:

Salesianos dinamizam Projeto Juvenil Missionáriol Isabelle Scheid

“Entre os dias 08 e 21 de janeiro, estive na cida-de de Joinville-SC na qual participei do Projeto Mis-sionário Salesiano. Foi mi-nha primeira experiência como missionária e posso afirmar que foram dias va-liosos de trabalho, visitas, contato com as pessoas e suas partilhas de fé e vida. Éramos um grupo de doze missionários (as) entre pa-dres e seminaristas SDB e jovens das obras salesia-nas, o fato do alojamento poder abrigar todo o grupo, favoreceu para que formás-semos uma verdadeira fa-mília de missão. Todas as manhãs, a equipe se reunia para um momento de culti-

vo da espiritualidade e parti-lha das experiências tidas. O trabalho deu-se em duas co-munidades: Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora da Esperança da Paróquia Senhor Bom Jesus do Aven-tureiro. Eu permaneci a maior parte do tempo na segunda comunidade, a qual se mos-trou sempre muito querida e muito acolhedora com todos nós. O contato direto na casa das famílias, que ora partilha-vam suas dificuldades, ora re-velavam na sua simplicidade uma imensa experiência de fé, além das diversas celebra-ções que realizamos na co-munidade, fizeram-me muitas vezes questionar e também fortalecer minha vivência de

fé. Destaco a presença de dois jovens da comunidade que nos acompanharam todos os dias na gravação das vinhetas de divulgação e também na visita às fa-mílias. Foram 14 dias de muito trabalho, caminha-da, celebrações e também diversão e partilha de vida entre os fieis da comuni-dade e entre a maravilho-sa equipe de missionários (as). Com certeza, é uma experiência que anima a caminhada e revela um sentido maior à missão que todos temos, de en-trega e doação ao Projeto de Deus. Agradeço a todas que me acompanharam com suas orações.”

Grupo de missionários em Joinville

Page 7: Páginas ivas - Inspetoria Nossa Senhora Aparecida · dores: apóstolos e discípulos que, juntamen-te com Maria, dão início à Sua Igreja. Com o passar dos séculos, Deus envia

Ano 45 n.301

lPorto Alegre- RS

7- Páginas Vivas

Crianças vivenciam Férias AnIMAdas

Os meses de janeiro e fevereiro, período das férias escolares, pre-

cisam ser marcados pela di-versão, socialização com os colegas, descanso das ativi-dades rotineiras de sala de aula e vivência de novas e significativas situações para que a criança tenha um de-senvolvimento saudável e in-tegral.

É justamente neste perío-do, em que muitos pais estão trabalhando que o IMA ofere-ce às famílias o atendimento do Turno Integral de Férias – Férias AnIMAdas.

Para enriquecer ainda mais este período de férias escolares a escola organiza um série de atividades que tornam dinâmica e alegre a permanência das crianças na Escola. Cada semana é mar-cada por um tema específico e as sextas-feiras sempre são os dias mais esperados pelas crianças, pois é justamente nestes dias que acontecem as “atividades especiais”.

A primeira semana foi de adaptação e acolhida das crianças na Escola e na pri-meira sexta-feira as crianças se deliciaram com um refres-cante sacolé feito por elas mesmas na quinta-feira.

A segunda semana teve

como tema os Contos de Fa-das e na sexta-feira as crianças se divertiram com a atividade do “parque na escola”. Brin-quedos infláveis no pátio anima-ram as crianças durante a quen-te tarde do dia 13/01.

Os Super-Heróis foram o tema da terceira semana que se encerrou com o esperado “Dia sobre Rodas”. Esta é uma das atividades mais es-peradas pelas crianças. É o dia em que os alunos podem trazer para a Escola bicicle-tas, motocas, patins, patine-tes... Acompanhados pelas professoras este foi um dia de diversão e alegria.

Na semana dos esporte, aconteceram jogos coope-rativos, gincanas e muita di-versão. Na sexta-feira a ativi-dade do “parque na escola”, tão esperado pelos alunos, marcou de alegria e diversão a semana.

A quinta-semana abriu-se festivamente com o Tema “Semana dos Animais”. Na sexta-feira aconteceu o pas-seio de férias no Shopping Bourbon da Assis Brasil. As

l Ir. Cristina Schork

Irmãs participam de retiro anual em Porto AlegreEntre os dias 15 e 21 de

janeiro um grupo de 25 Ir-mãs participaram do retiro anual, na Casa Santa Teresa em Porto Alegre. Assessora-do pelo Padre Scalabriniano Mario Zambiasi. O retiro teve como ideia central a presen-ça de Deus em nós, e nossa condição de “imagem e se-melhança” de Deus por meio de sua graça.

As Celebrações Euca-rísticas e os momentos de

adoração diários foram ricos em profundidade e encontro com o Senhor. As ressonân-cias partilhadas nas homilias e colocações do pregador expressavam o caminho que o Espírito de Deus estava realizando em cada uma, e a disposição e abertura com que todas se colocavam para a busca.

Entre as retirandas esta-vam as Irmãs Missionárias Erenita Gesser e Sirlei Olivei-ra, e Irmã Ezir que atualmente

presta seus serviços na Casa Geral. Essas Irmãs além de nos enriquecerem com suas presenças, ainda partilharam conosco a experiência de missão que realizam em suas diversas realidades em um bonito e alegre Boa Noite.

Tempo de retiro é tempo de graça! Certamente, todas as retirandas partiram para suas realidades com o cora-ção alegre e grato pela opor-tunidade de parada, confronto e revisão do projeto de Vida.

l Ir. Adrielle Druciak

crianças, com sua simpatia e graciosidade, conquistaram quem passava pelo Shopping na tarde do dia 03/02. Após tomarem um delicioso sorvete a turma realizou um passeio pelo Shopping. As crianças retornaram alegres do pas-seio e a expectativa é grande para a próxima semana.

Na semana entre os dias 06 e 10 de fevereiro será a última de férias na Escola. Ela terá como tema a Amiza-de e se concluirá com chave de ouro! Pela primeira vez no IMA acontecerá o tão espe-rando banho de bexiga.

Na semana seguinte ha-verá formação professoras e o atendimento do Turno Inte-gral não irá acontecer.

Na quarta-feira de cin-zas a escola reabre as portas já na expectativa do início do ano letivo.

Crianças durante passeio no shopping

Page 8: Páginas ivas - Inspetoria Nossa Senhora Aparecida · dores: apóstolos e discípulos que, juntamen-te com Maria, dão início à Sua Igreja. Com o passar dos séculos, Deus envia

Ano 45 n.301

lPorto Alegre- RS

8- Páginas Vivas

Irmãs celebram Primeira Profissão Religiosa e Jubileus de prata, ouro e vinho

No dia 21 de janeiro a Inspetoria Nossa Se-nhora Aparecida ce-

lebrou com grande alegria a festa das Jubilandas: Ir. Iara Poffo e Ir. Siloé Simadon, 25 anos de Profissão Religiosa, Ir. Leopolda Notari e Ir.Laura Mondini, 50 anos de Profis-são Religiosa, Ir. Angélica Franciozi, Ir. Paula Castilho e Ir. Tecla Zajdowicz, 70 anos de Profissão Religiosa, e a Primeira Profissão de Ir. Lu-ciane Rocha Carvalho.

Festejar o sim de uma jo-vem irmã e tantas vidas do-adas generosamente é com certeza momento particular-mente significativo para a vida da Inspetoria, que rece-beu junto com Irmã Luciane e as jubilandas suas famílias e amigos, para compartilhar este momento.

A festa teve início com a celebração Eucarística pre-sidida por Padre Mario Zam-biasi, e concelebrada pelos Padres, Mario Notari, Sandro

l Ir. Adrielle Druciak Poffo e Décio Bona.

Em seguida, de uma forma bem salesiana, houve uma di-vertida homena-gem realizada pelas irmãs às jubilandas e à mais nova irmã de nossa Inspe-toria. Em forma de um programa de entrevistas a brincadeira apresentou um pouco dos gos-tos e personali-dade das feste-jadas, e brindou o publico amigo com boas gar-galhadas.

O jantar fes-tivo foi a culminância de toda esta festa! A Inspetoria Nos-sa Senhora Aparecida acolhe mais uma vez nossa mais nova irmã Luciane, e para-beniza as jubilandas pelo sim

renovado a cada dia na mis-são educativa! Á vocês nos-sos carinho e orações!

irmãs que celebraram o jubileu de 25, 50 e 70 anos

Page 9: Páginas ivas - Inspetoria Nossa Senhora Aparecida · dores: apóstolos e discípulos que, juntamen-te com Maria, dão início à Sua Igreja. Com o passar dos séculos, Deus envia

Ano 45 n.301

lPorto Alegre- RS

9- Páginas Vivas

Celebramos a vocação à Vida Religiosa Consagrada. Fazemos memória da aliança que o Deus da vida selou conosco e hoje se renova na vida de Ir.

Luciane, que se realiza através do testemunho profético suscitado pelo Espírito.

O encontro entre as mulheres, Maria e Isabel, visibiliza o pacto de amor solidário, o sonho de libertação, a paixão pela vida, entrelaçando mística e

mistério, promessa e espera. Ambas, no silêncio de seu ventre, trazem o filho prometido, voz que forma e se faz Corpo, anunciando um tempo

novo para a história da humanidade.

A atitude de acolhida das duas mulheres, assim como a atitude de aco-lhida de Ir. Angélica, Ir. Thecla e Ir. Paulina, fecunda e recria a

sensibilidade humana, coloca-nos em movimento de ir e vir ao encontro do outro, gerando histórias partilhadas na cumplicidade

da fé e da esperança.

Celebrar é recordar que a Vida Religiosa Consagrada é um constante caminhar, uma história feita de buscas e de encontros. Ao viver criativa-mente o seu hoje, Ir. Iara e Ir. Siloé são chamadas a mobilizar as melhores

de suas reservas, a desbloquear os dinamismos interiores, sacudir situações de conformismo, de atitudes paralisantes de acomodação, para dar vida à

boa notícia de Jesus de Nazaré, lançando um olhar para frente na perspectiva do Reino.

O Mistério da Encarnação atualiza-se sempre em nossas vidas, quando o carisma recebido se encontra com realidades carregadas de contradições,

de inexplicáveis sondagens e aceita ser traduzido em novas luzes, em novos horizontes, em novos contextos.

Como Maria, arca da aliança, se faz próxima e oferece a si mesma, Ir. Laura e Ir. Leopolda são chamadas a ser presença, serviço e cuidado para

dignificar a vida dos pobres e excluídos, a viver a grande utopia que fortale-ce a missão assumida.

Parabéns a vocês, religiosas, que celebram com ousada alegria os ca-minhos dos encontros, recriando relações humanizadoras, numa cultura

planetária, cabível a todos.Que a presença amorosa do Espírito que nos habita, rompa com as for-

ças desintegradoras, e qual vento suave, presente em nosso meio, continue soprando o hálito vital do diálogo, da harmonia, da benevolência, que nos

faz entrar na dinâmica transcendente das novas relações. Irmãs, agora só há espaço para o encantamento, para o entusiasmo con-

templando a candura de Deus que pousa com o esplendor de sua magnitu-de. Felicidade a cada uma, palmilhada de fidelidade criativa e alegre.

Parabéns Irmãs!!!

Page 10: Páginas ivas - Inspetoria Nossa Senhora Aparecida · dores: apóstolos e discípulos que, juntamen-te com Maria, dão início à Sua Igreja. Com o passar dos séculos, Deus envia

Ano 45 n.301

lPorto Alegre- RS

10- Páginas Vivas

Ir. Luciane Rocha Carvalho

Ir. Luciane no momento da profissão

Momento da Celebração de votos perpétuos

Dia 22 de janeiro de 2012 será com certeza uma data memorável na vida de nossas Irmãs Claudete Ferreira e Cris-tina Schorck, dia em que am-bas realizaram em perpétuo a Profissão Religiosa no Instituto das Filhas de Maria Auxiliado-ra.

Na presença das Irmãs, familiares e amigos, a missa de Profissão Perpétua foi pre-sidida por P. Orestes Carlinhos Fistarol e concelebrada por Pe. Asídio Deretti e Mario No-tari. Em sua homilia P. Orestes pontuou os eixos fundamentais da Vida Religiosa convidando as Irmãs professas, em espe-cial, a se apegarem a eles de forma a cultivarem sempre o amor primeiro pelo Senhor da Vida.

O almoço que se seguiu, enriqueceu o clima festivo ins-taurado pela alegria do sim

Irmãs realizam profissão perpétual Ir. Adrielle Druciak

Ir. Luciane Rocha Carvalho, nasceu no dia 06 de abril de 1989, em Lavras do

Sul, RS. Filha de Luiz Erli Ferreira Carvalho , já falecido e Maria de Fátima Flores Ro-cha e tem duas irmãs.Iniciou seu processo formativo, pri-meiramente como voluntária, por 1 ano na comunidade de Rio Pardo no ano de 2007. No ano seguinte, 2008, ini-cia as etapas da formação inicial na comunidade de Rio do Sul, o aspirantado, e em 2009, o postulado. Em 2010 e 2011, fez o Noviciado em São Paulo, na casa de formação Nossa Senhora das Graças. No dia 21 de janeiro diante de toda a comunidade emite seus primeiros votos como Filha de Maria Auxiliadora.

“Não fostes vós que me escolhestes,

mas fui eu que vos escolhi”(Jo 15,16).

dado para sempre com cora-gem. Às nossas Irmãs nossas preces e desejo de que assu-mam sempre mais a missão

educativa com Jesus Cristo, no estilo de Dom Bosco e Madre Mazzarello.

Page 11: Páginas ivas - Inspetoria Nossa Senhora Aparecida · dores: apóstolos e discípulos que, juntamen-te com Maria, dão início à Sua Igreja. Com o passar dos séculos, Deus envia

Ano 45 n.301

lPorto Alegre- RS

11- Páginas Vivas

Claudete Ferreira nas-ceu em Abdon Batista, San-ta Catarina, no dia 29 de agosto de 1977. Filha de José Rogério e Angelina Ferreira, tem 3 irmãs e 1 irmão. Desde cedo partici-pava da comunidade ecle-sial, atuando, depois já mais amadurecida, na equipe de liturgia. Ali aprendeu o gosto pelas coisas de Deus sentin-do o seu chamado. Iniciou o seu processo formativo na casa Ir. Eusébia Palomino, em Porto Alegre, no ano de 2002, como aspirante, e em 2003, fez o postulado. O no-viciado fez na inspetoria de S. Paulo, nos anos de 2004 e 2005, fazendo sua primeira profissão religiosa em Porto Alegre, no dia 22 de janeiro de 2006! Claudete passou a integrar a comunidade de Uruguaiana, depois Itajaí e atualmente em Rio do Sul, onde desenvolve sua missão junto aos jovens e crianças. Aprecia o trabalho com a in-fância missionária e o realiza com alegria e disponibilida-

Irmã Claudete Ferreirade; assim como colabora com os grupos da AJS e na pasto-ral escolar. Por temperamento é mais introspectiva, mas isto não é empecilho para ser en-tre os jovens e na comunidade uma presença atenta, dispo-nível, serena, pronta a ajudar, organizada, amiga, simples e profunda no que faz e no que é. Atualmente é estudante de pedagogia, e a comunidade de Rio do Sul, assim se expres-sou a seu respeito: “É muito bom viver com Ir. Claudete”!

Então, Ir. Claudete tenha certeza que esta afirma-ção é creditada por todas nós, que hoje festejamos contigo este expressivo momento: seu Sim definiti-vo para Aquele que desde sempre te chama, te envia e te ama, para que possas amar a juventude e ser si-nal do amor de Deus.

“Permanecei no meu amor!”

Irmã Claudete e família

Page 12: Páginas ivas - Inspetoria Nossa Senhora Aparecida · dores: apóstolos e discípulos que, juntamen-te com Maria, dão início à Sua Igreja. Com o passar dos séculos, Deus envia

Ano 45 n.301

lPorto Alegre- RS

12- Páginas Vivas

No dia 29 de maio de 1984, em Guaramirim, SC, na casa de Carlos e Maria da Graça Schorck, nascia a primeira filha do casal: Cris-tina Schork; depois dela vie-ram mais duas filhas: Carla e Beatriz. Desde sua infância e juventude Cristina sempre foi participante da vida pa-roquial e em casa aprendeu a cultivar o sentido de Deus presente em sua vida e na comunidade, assim na in-fância foi coroinha, depois já maior, foi catequista de pri-meira eucaristia e também participava do grupo voca-cional da diocese. Fazendo parte do grupo de jovens foi sendo despertada para ou-vir o que o Senhor queria de sua vida, desta forma no ano de 1999 e 2000 fez uma experiência como voluntária em Campos Novos, para ver mais de perto o que seria a vida religiosa salesiana. No ano seguinte, 2001, passa-o novamente em família para um tempo de maior discer-

Irmã Cristina Schork

que apreciamos sua pre-sença e que é bom estar ao seu lado!

nimento, sendo acompanhada pelas Irmãs. Em 2002, já mais decidida, inicia as etapas de formação em Porto Alegre, na casa Ir. Eusébia Palomino. Fez o noviciado em S. Paulo, du-rante os anos de 2004 e 2005, e no dia 22 de janeiro de 2006, realiza sua primeira profissão religiosa em Porto alegre. Na-quele ano integrou a comunida-de de Campos Novos, depois Rio do Sul, e posteriormente Porto Alegre, IMA, onde está até hoje. Desenvolve sua mis-são entre as crianças e jovens desta obra, mas seu empenho maior é mesmo na coordena-ção do turno integral, o que já lhe rendeu preocupações, mas muitas alegrias e diversão! É uma jovem irmã alegre, oti-mista, profunda, criativamente sempre busca algo novo, seja para sua espiritualidade, para a comunidade ou para a mis-são; é capaz de diálogo e está sempre pronta para aprender. Neste dia que publicamente diz seu sim em definitivo, que-remos dizer, como inspetoria,

Page 13: Páginas ivas - Inspetoria Nossa Senhora Aparecida · dores: apóstolos e discípulos que, juntamen-te com Maria, dão início à Sua Igreja. Com o passar dos séculos, Deus envia

Ano 45 n.301

lPorto Alegre- RS

13- Páginas Vivas

No dia 29 de janeiro, a co-munidade Garuvense, uniu-se à família Mon-

dini, na Igreja Matriz São João Batista, para celebrar os 50 anos de Vida Consagrada de Ir. Laura Mondini.

O Salesiano Pe. Severino Piccinini presidiu a celebração Eucarística, que foi o ponto alto do dia. Na entrada da Mis-sa, 50 rosas levadas por sobri-nhos e sobrinhos netos, foram entregues à jubilanda que se emocionou por ver uma família tão grande, mantendo viva a fé recebida dos antepassados. No final da celebração, cada família registrou com uma foto

Irmã celebra bodas de ouro com a famíliao carinho sentido por Ir. Laura, que demonstrou grande alegria por tudo o que estava acontecendo.

A você, Ir. Laura, nossos Parabéns, pela coerência de vida duran-te 50 anos, vivendo in-tensamente a idéia que é sua força: “DEUS AMA A QUEM DÁ COM ALE-GRIA”

À comunidade Ma-mãe Margarida de Garu-va e a todas as pessoas que se esmeraram para que o evento tivesse ple-no sucesso, os agradeci-mentos da família.

Ir. Laura Mondini

No dia 08 de janeiro, a co-munidade de Presidente Ge-túlio teve a alegria de celebrar com Irmã Iara Poffo seus 25 anos de vida religiosa. A mis-sa contou com a participação de vários padres salesianos e diocesanos de Presidente Ge-túlio, sendo que Pe. Orestes Carlinos Fistarol presidiu a ce-lebração.

Além de dar graças a Deus pela vocação de Ir. Iara a co-munidade de Presidente Getú-lio fez a acolhida do grupo de missionários salesianos que iniciavam, então, a missão de 15 dias na cidade.

Foi um momento especial de convivência, espírito sale-siano e alegria em evangeli-zar.

Depois da missa os convi-dados participaram de um al-moço festivo reunindo a família de Ir. Iara, missionários e pes-soas da comunidade.

Presidente Getúlio vive clima de ação de graças e espírito missionário

Celebração de acolhida dos missionários e bodas de Ir. Iara

lPresidente Getúlio- SC

Page 14: Páginas ivas - Inspetoria Nossa Senhora Aparecida · dores: apóstolos e discípulos que, juntamen-te com Maria, dão início à Sua Igreja. Com o passar dos séculos, Deus envia

Ano 45 n.301

lItajaí- SC

14- Páginas Vivas

No dia 16 de janeiro teve início a colônia de férias no Lar Padre Jacó, os

educandos que estavam de férias retornaram para as ativi-dades esportivas do Programa Segundo Tempo que são reali-zadas no período matutino das 08h00min as 12h00min de se-gunda a sexta-feira.

Com muita energia e ale-gria os educandos participam das brincadeiras. Por ter so-mente um período, todos os alunos participam juntos, co-nhecem outros amigos e se divertem com as brincadeiras propostas pelos professores e monitores do Segundo Tempo, a cada dia que passa aumenta

No dia 25 de Janeiro de 2012, iniciaram-se as visitas domiciliares dos Educadores Sociais juntamente com a Equi-pe Técnica nas residências do educandos do Lar Padre Jacó. Foram visitadas 58 residências nas proximidades da Obra So-cial. Os Educadores dividiram-se em duplas para que um maior número de lares fossem

Colônia de férias do programa Segundo Tempo na Associação Pró Menor Lar Padre Jacó

Educadores fazem visitas domiciliares aos educandos

o número de participantes.Todos os dias têm novida-

des, e o que mais está cha-

mando a atenção das crianças é a cama elástica, jogos gigan-tes, além das brincadeiras que

visitados.Esta é uma ação rotineira

da Rede Salesiana, com o in-tuito de conhecer e aproximar-se melhor da realidade que estes educandos vivenciam, o contexto familiar do qual estão inseridos e as fragilidades com as quais os mesmos se encon-tram.

Através desse contato ex-

tremamente importante, os profissionais do Lar Padre Jacó poderão planejar as atividades do contra turno escolar do res-pectivo ano, com uma maior eficácia e eficiência para com os educandos da obra social.

envolvem água como o vôlei-xiga, dentre outras. A cada dia que passa maior é a alegria no rosto de cada crian-ça e muitas pedem para que a colônia de férias seja realizada nos dois períodos.

l Ir. Silvia A. da Silva

Crianças e adolescentes participando da Colônia de férias

Page 15: Páginas ivas - Inspetoria Nossa Senhora Aparecida · dores: apóstolos e discípulos que, juntamen-te com Maria, dão início à Sua Igreja. Com o passar dos séculos, Deus envia

Ir. Erenita partilha experiência missionária

Nos meses de dezembro e janeiro a Inspetoria Nossa Senhora Aparecida teve a alegria de ter a presença de Ir. Erenita Gesser missionária em Angola. Ir. Erenita fez parte da INSA por vários anos, até que foi enviada como missionária para a África vindo a trabalhar em

Moçambique e mais recentemente em Angola. A seguir Ir. Erenita fala de sua vocação missionária aos leitores do Páginas Vivas:

l Ir. Marcia Koffermann

Ano 45 n.301

lEntrevista

15- Páginas Vivas

1- Comonasceusuavo-caçãomissionária?

A minha vocação religio-sa missionária surgiu de uma pergunta que uma jovem fez, quando eu dava aula de reli-gião, onde focalizava a figura de Madre Tereza de Calcutá. Eu falava que Madre Tereza tinha se retirado de sua con-gregação para poder traba-lhar com os mais pobres e necessitados. Esta jovem me interpelou dizendo: Ir. Eremita por que não fazes o mesmo? A partir daquele momento, a minha vida começou a ficar inquieta e decidi-me ir para as missões. Agradeço a pergunta da jovem.

2- Oquemaislhecausaalegrianamissão?

O que mais me causa ale-gria é o grande desejo que o povo tem de acolher a mensa-gem do evangelho, o desejo de saber mais, de crescer na fé. Nas pequenas coisas en-contram grandes razões para viver e lutar por aquilo que re-cebem.

3- Quaisasdificuldades

queumamissionáriaencon-tra?

A primeira dificuldade é en-trar na cultura deles, nos seus costumes e hábitos. Deve-se ter muito cuidado para não co-locar os nossos costumes em

primeiro lugar, pois isso não leva a nada.

Também as outras dificul-dades são as malárias e ou-tras doenças que às vezes nos atacam.

4- Conte-nos um poucoda realidade que você viveemAngola.

A realidade é muito bonita. Trabalhamos com os salesia-nos na parte da pastoral, há muitos grupos de jovens, gru-pos inseridos na Igreja, como os Amiguinhos de Jesus cristo, os Amigos da Eucaristia, as Laurinhas, os Amigos de Do-

mingos Sávio, Escoteiros, en-tre outros...

A catequese é um ver-dadeiro viveiro chegam a ser quase 4000 catequizandos com 198 catequistas.

O desejo de conhecer Je-sus é muito grande. Depois da escola, eles estão despertando para o valor da educação, as-sim como seus pais. Eles pro-curam muito a nossa escola, não tanto para ser Irmãs, mas pela educação e ensino.

Os bairros são populosos, pois as famílias são alargadas, como eles não tem tempo de ir à Igreja à tarde, eles tem em seus centros as orações das 5 horas da manhã e são perse-verantes. É lindo ver aquelas mães consagrando os seus fi-lhos cedo para rezar, e depois ir em busca de algo para so-brevivência da família.

5- Que mensagem vocêdeixa para as jovens quesentemochamadoparasermissionários?

Não tenham medo, o mun-do precisa de ti, pois há muita gente que não conhece Jesus Cristo, ou já esqueceram que ele existe.

A vida missionária não é fácil, mas é bonita e generosa. Gastar a vida pela causa do outro não traz cansaço, nem tristeza. Coragem!!!

Ide pelo mundo e pregai o Evangelho a todos os povos...

Ir. Erenita Gesser durante visita na Inspeto-ria Nossa s=Senhora Aparecida

Page 16: Páginas ivas - Inspetoria Nossa Senhora Aparecida · dores: apóstolos e discípulos que, juntamen-te com Maria, dão início à Sua Igreja. Com o passar dos séculos, Deus envia

Ano 45 n.30116- Páginas Vivas

Inspetoria N. S. AparecidaRua Gonçalo de Carvalho, 390Bairro Floresta90.035 – 170 Porto Alegre – RSFone: (51) 3311 [email protected]

PÁGINAS VIVASInformativo mensal daInspetoria N. S. Aparecida – BPAAno 45– N. 301 – janeiro 2011...........................................................

Inspetora: Ir. Maria FlorianiCoordenação: Ir. Marcia KoffermannCorrespondentes: Ir. Ercilde Moratelli, Ir. Cristina Schorck, Ir. Adrielle Druciak, Hugo Braga Fialho, Ir. Rosalina Lemos, Lu-ciane Rocha Carvalho, Sabrina Sherer, Ir. LúciaTironi, ...........................................................

Aniversariantes de Fevreiro:01. Ir. Lourdes Zibell

03. Ir. Silôé S. Simadon13. Ir. Ivete T. Cunha

19. Ir. Darci Pretti23. Ir. Solange Sanches26. Ir. Theotônia Thiesen28. Ir. Angélica Franciozi

Aniversariantes

“Conhecendo e imitando Dom Bosco, façamos dos

jovens a missão da nossa vida” (Estreia 2012)