pginas ivas - salesianasbpa.com.br · pginas ivas inspetoria nossa senhora aparecida (bpa) - porto...

25
Páginas Vivas Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BPA) - Porto Alegre – RS – BRASIL Novembro de 2011 - Ano 44 – N. 299 Por tudo dai graças....

Upload: hakhanh

Post on 11-Nov-2018

238 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Páginas Vivas Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BPA) - Porto Alegre – RS – BRASIL

Novembro de 2011 - Ano 44 – N. 299

Por tudo dai graças....

Ano 44 n.299

Editorial2- Páginas Vivas

“Levantai vossa cabe-ça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima”! (Lc 21,8)

Com a chegada do advento damos início à caminhada de preparação para o Natal. Deus nos convida a estar atentos e vigilantes para que, ao vi-

sitar-nos, nos encontre preparados. Portanto, abramos a mente e o coração para acolher a graça e a paz que vem da parte de Deus. Ele nos convida ao discernimento cristão e à espera vigilante do seu reino.

Na circular nº 923 a Madre Yvonne Reun-goat escreve: “Somos convidados a acolher, com alegria e senso de responsabilidade, o dom que o Espírito Santo nos oferece conti-nuamente, e que transforma nossas comuni-dades e nossos ambientes em espaços mar-cados por uma forte paixão educativa. Ele age, cria, renova, difunde vida e esperança, e pede a nossa adesão e colaboração; não nos deixa sonolentos diante da realidade atu-al que, muitas vezes, parece submergir-nos com força semelhante à das ondas do mar. Na Igreja, o Senhor nos quer presenças vivas, capazes de gerar corajosamente vida nova, para a felicidade das novas gerações, no pre-sente e no futuro”.

O Páginas Vivas chega a vocês repleto de notícias que revelam o reconhecimento e o coração agradecido a Deus por mais um ano

Queridas Irmãs e formandas!

Prezados Leitores!

de vida, de crescimento, conquistas, en-contros fraternos, alegrias e desafios, mas principalmente por tantas graças recebidas e pelo imenso amor de Deus por nós.

A exemplo de Maria coloquemo-nos em atitude de escuta atenta e prontidão para responder, com amor e fé, aos apelos de Deus em nossas realidades.

Agradeço as Irmãs e os Educadores Leigos pela dedicação e comprometimento com a ação educativa e evangelizadora nas diversas presenças da Inspetoria. Parabe-nizo os Alunos do 3º ano do Ensino Médio e desejo que tenham êxito no Ensino Supe-rior. Que o Deus Menino conceda a todos um feliz e abençoado Natal e Ano Novo!

Minhas preces e abraço fraterno.

Ir. Maria Floriani [email protected]

Ano 44 n.299

Nesta Edição....3- Páginas Vivas

Instituto Medianeira de Bagé - pág. 9

Instituto Nossa Senhora Auxiliadora de Cambé - pág. 6

Colégio Auxiliadora de Campos Novos- pág. 17

Instituto Laura Vicuña deUruguaiana - pág. 15

Noviciado Nossa Senhora das Graças de São Paulo - pág. 10

Instituto Maria Auxiliadora de Rio do Sul- pág. 11

Instituto Maria Auxiliadora de Porto Alegre- pág. 19

Aniversariantes - pág. 25

Nossos Leitores- pág. 25

Especial - pág. 22

Centro Educacional João Paulo IIde Guarapuava- pág. 4

Ano 44 n.299

lGuarapuava- PR

4- Páginas Vivas

Os dias cinco e seis de novembro tiveram um gosto especial para os

jovens da Articulação da ju-ventude Salesianas de Gua-rapuava. Aconteceu o pri-meiro encontro da juventude Salesiana.

Cerca de 100 jovens das duas presenças Salesianas SDB e FMA da cidade parti-ciparam do encontro. O mes-mo contou com a presença de educadores, Salesianos e as FMA, Ir. Siloé Salete Simadon e Ir. Rosalina Lemos. O tema foi “Buscai as coisas do alto”. No sábado pela manhã os jo-vens foram acolhidos pelo se-minarista Luiz Opata que fez a oração inicial. Em seguida os assessores de Ponta Grossa Dirceu e Keko desenvolveram o tema.

No período da tarde, foram realizadas oficinas de interes-se escolhidas anteriormente: Drogadição, relacionamento com o outro, vivência na ale-gria, jovem e o mundo do tra-balho. As oficinas ficaram sob a responsabilidade dos edu-

Jovens participam de Encontro da Juventude Salesianal Ir. Rosalina Lemos

Assessores e Articuladores da AJS do Paraná

Realizou-se nos dias 26 de 27 de novembro na ci-dade de Curitiba-PR, o en-contro anual de avaliação e programação dos Grupos da Articulação da Juventude Sa-lesiana do Paraná. Estiveram presentes, assessores, arti-culadores e coordenadores de Ponta Grossa, Guarapu-ava e Curitiba. Guarapuava-FMA, fez-se presente com a participação de duas coorde-nadoras: Ana Mayara Ianuch e Vanessa Gabriele Custódio, a articuladora Gislene Cristia-ne Santos Machado e Ir. Si-lôé Salete Simadon.

No sábado foram avalia-das as atividades destacan-

Avaliação anual da AJS do Paraná

cadores do Instituto Educacio-nal Dom Bosco e outros convi-dados como o casal Rosana e Clodoaldo que desenvolveram o tema da afetividade e sexu-alidade. À noite, após o jantar, os jovens tiveram a oportu-nidade de desfrutar de uma festa à fantasia animada por duas bandas da cidade.

No término da noite, a RCC Jovem de Guarapuava concluiu o primeiro dia com um momento de adoração ao Santíssimo. Durante esse mo-mento foram entregues cartas escritas pelos pais aos jovens. Esse sem dúvida foi um mo-

mento de grande emoção por parte de todos.

No domingo, o dia iniciou com a Santa Missa presidida pelo Pároco da paróquia São João Bosco. Os trabalhos pela manhã foram conduzidos pelo Salesiano Adriano Toillier e o jovem Rodrigo Bogo com o tema Espiritualidade Juvenil Salesiana e jovem missioná-rio. Após desfrutarem de um delicioso almoço, os jovens re-alizaram a avaliação do encon-tro. Em seguida organizaram a casa e as atividades foram concluídas com a celebração de envio.

.

l Gislene Cristiane Santos

do os pontos fortes, pontos fracos e elencando os de-safios. O planejamento de 2012, contou com novas ati-vidades previstas em âmbito inspetorial, estadual e local. A ação missionária juvenil é um projeto a dar continuida-

de no próximo ano. O encer-ramento do encontro deu-se com a celebração eucarística e um almoço festivo realizado no domingo. Participaram ao todo umas 25 pessoas. Agora fica para todos o desafio de realizar o que foi planejado.

Jovens da AJS de Guarapuava

Ano 44 n.299

lGuarapuava-PR

5- Páginas Vivas

Ser Solidário. Este foi o lema escolhido para melhor viver o dia da

solidariedade, realizada no dia 24 de novembro. Toda a preparação aconteceu nos bons dias e boas tardes. Re-alizado junto aos educandos e educadores e alguns pais do Centro Educacional João Paulo II. Foi lançada a pro-posta aos educandos para que se fizesse uma poesia, poema ou artigo que refletis-

Vivendo a solidariedadel Ir. Rosalina Lemos

Na sexta feira, dia 25 de novembro, as crianças do grupo da Infância Mis-sionária do Centro Educa-cional João Paulo II realiza-ram um passeio. Estiveram presentes 29 crianças para o passeio, que aconteceu no Parque do Lago, um lugar privilegiado de Gua-rapuava. Foi uma tarde de alegria, brincadeira e con-fraternização. O lugar bem arborizado e com vários brinquedos atraiu a aten-ção das crianças. No final foi feito um piquenique, momento muito apreciado por todos.

Crianças da Infância Missio-nária realizam

passeio

Ir. Silvia Boullose e Noviça Luciane l Ir.Rosalina Lemos

se a importância da solida-riedade na vida das pessoas. Alguns aceitaram o desafio e partilhamos com os leitores do PV de novembro. O dia da solidariedade foi marcada pela colaboração de R$ 2,00 com direito a uma sessão de cinema no salão de atos do Centro Educacional. A arre-cadação será enviada a CIB que destinará aos projetos sociais das presenças das Fi-lhas de Maria Auxiliadora do Brasil.

SolidariedadeEssa palavra é muito importante, desde que seja

praticada. Pois no mundo de hoje parece estar gasta. O Natal está se aproximando, devemos cada um de nós fazer uma reflexão e pensar se cada um de nós fizer a nossa parte e ser solidário uns com os outros, podemos melhorar o mundo. Sendo assim fica o convite de nesse Natal cada um se preocupar mais uns com os outros, sendo solidários. Seja você também solidário e verá que o mundo vai ser ainda melhor.

Larissa Sidor ( 10 anos)

O que é solidariedade para você?Solidariedade para mim éUm professor ensinar um aluno.Essa é a coisa mais fácil do mundo. Não é maldade que Deus nos deuMas solidariedade que Ele nos ensinou.Solidariedade eu não tinhaMais descobri que dentro de mim existia.Solidariedade, percebi que várias pessoas tinham Por exemplo: Os professores Marcos e Thiago me ajudaramPara comprar a camiseta da minha igrejaPara eu ir numa festa. O mestre Ceará que entrega a graduação aos alu-

nos.Parece que fez com suas próprias mãos. As Irmãs que nos acolhem com um abraço de mãe

que não escolhe.E o mestre ao ensinar com paciência, mas temos que

ter obediência. Mas a humanidade transforma a solidariedade em

maldade. Muitos fazem a solidariedade em BONDADE. Roberto Corbari (14 anos mora na casa Lar e fre-

qüenta os projetos do Centro Educacional)

Sessão de Cinema Solidária

Grupo da Infância Missionária

Ano 44 n.299

lCambé- PR

6- Páginas Vivas

No início de novembro aconteceu no Colégio Mazzarello em Santana

– São Paulo, a capacitação para os docentes da Rede Salesiana de Escolas. Neste encontro, estiveram presen-tes a Diretora do INSA de Cambé, as Coordenadoras e Docentes. Todos recebe-ram orientações inovadoras que em breve farão parte da vida escolar dos professores e alunos.

Irmã Valentina Augusto,

Capacitação docentes - Material Digital e Portal Futuruml Ir. Ercilde Moratelli

l Giseli A. Joaquim de Lucena, Coord. pedagógica

Crianças que participaram do projeto

O Projeto Criança Solidá-ria foi criado em 2009 com os alunos do Ensino Fundamen-tal I, tendo o objetivo de des-pertar nas crianças o desejo de ajudar ao próximo em ati-tude de agradecimento pela vida.

Os alunos ao longo des-ses três anos ajudaram com vários gestos de solidarieda-de, entre eles arrecadação de mantimentos, roupas e brinquedos, que foram doa-dos para uma Instituição da cidade. A ideia era que os alunos não fossem simples-

Projeto Criança Solidária

responsável do Pólo de São Paulo da RSE, após a aco-lhida, deu início à formação continuada aos professores. Tal formação se estenderá à cifra de três mil Educadores de todo o Brasil.

Foram abordados temas so-bre ‘Mídias Digitais’, como o uso do Material Didático Digital, que será lançado para os professo-res a partir do 1º Semestre de 2012 começando pelo Ensino Médio. Também foi abordado o tema sobre o ‘Portal Futurum’, ferramenta muito eficaz e inte-

rativa que irá auxiliar o docente no planejamento e execução das aulas, inteiramente Digital.

Com isso a Rede Salesia-na de Escolas tem pensado nas novas tendências educa-cionais, que serão inclusas no Material Digital dos alunos, ampliando significativamente a qualidade do ensino, que além das aulas serem digitais e de rico conteúdo, torna muito mais atraente para o aluno o estudo dos conteúdos de Matemática, História, Geografia e outras disciplinas.

mente solicitar para a família as doações, mas que o gesto concreto partisse de iniciati-vas deles.

Em muitas situações ob-

As crianças do Infantil 1 estão realizando neste se-mestre diversas propostas da área de Natureza e Socieda-de, que fazem parte do pro-jeto “Nossas plantas”. Nestas Propostas estão sendo con-templadas a observação do espaço da escola, a desco-berta das plantas existentes e suas várias espécies, as crianças também participam de rodas de conversas com o intuito de levantar hipóteses sobre como as plantas nas-cem, sobre o plantio das se-mentes de feijão, os cuidados

Nossas Plantas

servamos crianças compran-do mantimentos com dinheiro de sua mesada ou comparti-lhando na Páscoa o chocola-te que ganharam e também, doando brinquedos, jogos, roupas, usadas e novas.

Ao longo de cada ano são promovidas ações na Pás-coa, Festa Junina, Dia das Crianças e Natal. Para cada evento ocorre uma ativida-de organizada por cada sé-rie do Ensino Fundamental na entrega dessas doações, acompanhada por um lanche comunitário e um período de brincadeiras livres, em que as crianças se integram.

para o desenvolvimento das sementes e a colheita das va-gens verdes e de novas se-mentes.

O projeto tem como ob-jetivos descobrir que as se-mentes se transformam em plantas com raízes, tronco, fo-lhas, flores e frutos; conhecer as necessidades das plantas como água, luz, calor e ar; preservar o meio ambiente e cuidar das plantas.

O projeto também está interligado com a área de conhecimento de Ensino Religioso, desta forma o tra-balho volta-se para o respei-

to e cuidado com a natureza como fonte de vida, formando uma consciência ecológica na perspectiva da religiosida-de, da beleza e preservação, bem como propiciar às crian-ças situações para vivência e contato com a natureza.

l Prof. Natália

Ano 44 n.299

lCambé- PR

7- Páginas Vivas

Construindo conhecimento por meio do mundo dos dinossauros

O livro de Ciências da Rede Salesiana de Escolas adotado pelo

“Instituto Nossa Senhora Au-xiliadora” propiciou aos alunos dos 3ºs anos das professo-ras: Ana Cláudia Radigonda, Josiane Depiere e Marlene Bassetto um estudo sobre o mundo dos dinossauros. O estudo teve como objetivo fa-zer com que os alunos perce-bessem as grandes transfor-mações que ocorreram em nosso planeta ao longo do tempo geoló-gico e que os fósseis reve-lam a história da vida da ter-ra. Esse estu-do despertou muito interes-se nos alunos e consequen-temente uma c o n s t r u ç ã o signi f icat iva de aprendi-zagem em

relação a esses seres que despertam tanta curiosidade. Foi possível uma reconstitui-ção da era dos dinossauros envolvendo suas respectivas características em relação ao tamanho, hábito alimentar, o tipo de vegetação existente naquela época, os dinossau-ros que viveram no Brasil e as teorias atualmente mais discutidas que explicam a ex-tinção desses animais.

A culminância desse conteúdo aconteceu em uma visita à Exposição “Mundo Ju-rássica” oferecida pelo Shop-ping Catuaí, onde os alunos tiveram a oportunidade de re-almente voltarem no tempo e vivenciarem o mundo dos di-nossauros. Com olhares ma-ravilhados apreciaram enor-mes réplicas desses seres colocados em ambientes re-produzidos fielmente ao que

os cientistas julgam que existiram na-quela época.Em entrevista à Multi TV que foi transmitida no dia 30 de novembro às 22h no canal 20, alguns de nossos alu-nos fizeram os seguintes relatos:

Crianças durante visita ao museu

“Os dinossauros que mais me chamaram atenção nesse estudo fo-ram: o tiranossauro rex, porque é o que eu mais gosto; o compsognato, porque é o menor deles e o braquiossauro, porque é o maior deles. Os três possuem essas caracte-rísticas: são ágeis, fortes e velozes”, disse Henri-que Frasson Fregonezi

“O ‘Dino’ que eu mais gostei da exposição é daquele que voa, porque ele tem uma característica diferente da maioria dos outros dinossauros, mas, o que eu mais gos-tei no decorrer do estudo foi pterodactilo pelas caracterís-ticas que apresenta”. Pablo Marcelo Orboleya Nogueira.

“O mundo Jurássi-co é muito legal, porque fala sobre como são os dinossauros e o que eles comem. O tiranossauro rex é carnívoro que come dinossauros mortos e os seus dentes eram de aproximadamente 20 centímetros”, disse Au-gusto Siofre Pinesso.

Ano 44 n.299

lCambé- PR

8- Páginas Vivas

Ex-Alunas de Cambé acolhem novos membros

É com esse objetivo que a União Ir. Teresa Valsé Pantellini, das Ex-alu-

nas Salesianas de Cambé, reuniu-se no domingo, dia 06 de novembro no Colégio Auxiliadora para acolher com muita alegria as novas ex-alunas que pela primeira vez participaram desse momento festivo, realizado em todos os meses do ano.

Foi uma tarde que mar-cou o encontro com o reviver e fortalecer dos laços de ami-zade.

Bastou apenas um convi-te... . O importante foi o “sim” e aí o domingo teve um gosti-nho diferente.

Quem sabe uma luz, uma força chegou para impulsio-nar aqueles valores até então, adormecidos e que Dom Bos-co e Maria Auxiliadora, com

“A vida e a busca de sua plenitude continuarão sendo perseguidas e alcançadas...” Pe. Nivaldo L Pessinatti

certeza, tornoram a despertar nos corações das ex-alunas para se sentirem convocadas a difundir nossa “União”.

Na certeza, de que o amor infundido pelo caris-ma salesiano no coração de cada uma ao aceitarem o nosso convite, deixou-nos verdadeiramente lisonjeadas. Ao recebê-las na casa onde todas aprendemos grandes verdades que até hoje nos acompanham, pudemos re-cordar um pouco da vivência e buscar em nossa memória algumas daquelas pessoas que acompanharam a nossa infância e adolescência.

Este dia agora também já faz parte de nossa história. Não vamos deixar a próxima página em branco... Dezem-bro está próximo e logo mais nos encontraremos... Não deixe de comparecer. Juntas,

vamos escrever o novo capí-tulo dessa caminhada. O seu espaço só você pode preen-cher... Vamos esperar mais ainda por você!!!

Obrigada. Sua presença abasteceu nossas energias. As bênçãos de Maria Auxi-liadora recaiam sobre todas vocês.

Em nome da UNIÃO e da FEDERAÇÂO

Grupo de Ex-alunas no INSA- Cambé

l Idalina Bertan Veiga

Diversão e aprendizagem caminhando juntos!No dia 07/06/2011 os fa-

miliares dos alunos dos 4os anos, das professoras Regia-ne Maldonado e Helena So-lange Bernardi conheceram parte do processo de apren-dizagem que está sendo de-senvolvido na disciplina de Língua Portuguesa em rela-ção aos conteúdos de verbos e pronomes.

Realizaram uma propos-ta de jogo chamado “Stop de verbos”, cuja finalidade era de perceberem as modifica-ções ocorridas na grafia dos verbos conjugados nos dife-rentes tempos: passado (on-tem), presente (hoje), futuro (amanhã) e pretérito imperfei-to (antigamente) e de acordo com os pronomes (pessoas).

É importante salientar que os alunos vivenciaram várias vezes o mesmo jogo, no decorrer do trimestre, em sala de aula, para que pudes-

sem construir conhecimentos por meio do jogo. Na primeira rodada, eles se apropriaram das regras e divertiram com a “novidade” e só depois de brincarem algumas vezes é que começam a se apropriar dos conhecimentos ali pre-sentes.

Nessa oportunidade, tam-bém foi apresentado aos fa-miliares algumas das relacio-nadas às disciplinas de Arte e História, quando puderam apreciar obras de arte da ar-tista plástica brasileira “Anita Malfatti”, bem como a expo-sição das leituras e releituras que os alunos realizaram so-bre a obra “O Farol”.

Além disso, na disciplina de História, houve a exposi-ção de uma linha do tempo “gigante” construída pelos alunos, com imagens e infor-mações que retratam fatos importantes sobre a origem

de Cambé.Foi um momento ines-

quecível, de pura adrenalina, lembranças, aprendizagem e diversão para todos que par-ticiparam!

Ano 44 n.299

lBagé- RS

9- Páginas Vivas

No dia 11 de novembro, na comunidade Laura Vicuña de Bagé, foi re-

alizada a celebração dos 50 anos de Vida religiosa de Ir. Laura Mondini. O salão da obra estava repleto de crian-ças, adolescentes, jovens e adultos e todos se manifes-taram com expressões de carinho, apreço e gratidão à jubilanda. Houve Missa con-celebrada pelos Padres Sa-lesianos e lanche, com bolo para todos os participantes.

Irmã Laura Mondini celebra 50 anos de vida religiosa

Ir. Laura Mondini e comunidade de Bagé

Ir. Laura nasceu em 12 de novembro de 1938, em Gua-ricanas, distrito de Ascurra – SC. Foi batizada em 08 de dezembro do mesmo ano, na Capela São José.

Seus pais, agricultores, já são falecidos: Daniel e Maria Mondini. Ambos de fé pro-funda, não mediam esforços para viver a vida de cristãos autênticos e faziam, com os filhos, o trajeto de 7 km de carroça para participar da Missa dominical.

Laura é a 5ª filha entre os irmãos: João, Anna(Irmã salesiana), Helena, Lina(Irmã salesiana) Laura e Lourdes.

Fez a 1ª comunhão aos 7 anos e aos 10 já percebeu que estava sendo chamada por Deus para a Vida Religio-sa. Aos 17 anos entrou no Co-légio de Rio do Sul, SC, com a vontade firme de ser Irmã, e após a formação necessária, efetivou sua entrega a Deus, em 1962.

A partir deste dia, Ir. Laura FMA, sempre viveu sua vida salesiana com muita coerên-cia e determinação; nunca se deixou abater pelas dificulda-des e jamais se arrependeu de ter escolhido a vida religio-sa.

Como Irmã trabalhou de 1962 a 1967, em São Paulo, nos Colégios: Anjo da Guar-

Dados Biográficos - Ir. Laura Mondinida -Lapa; Coração de Jesus- Santo André e em Batatais. Em 1968 foi transferida para Rio do Sul - e depois para Campos Novos – SC.

Em 1975 veio morar em Bagé, onde fez uma experi-ência única de Vida Religio-sa e de Família Salesiana. Trabalhou junto aos Padres Salesianos no Instituto São Pedro, fundando a Escola de 1ª à 4ª série do Ensino Fun-damental. Em Bagé Ir. Laura percebeu a força do carisma em favor das crianças e dos empobrecidos.

Depois de 10 anos fundou a casa Dom Bosco de Lavras do Sul e lá permaneceu até 1996. Foi um tempo de mui-tas dificuldades materiais, mas de muita riqueza espiri-tual. Foram 10 anos de traba-lho junto à Escola do Estado, com os jovens, catequese, Pastoral da Criança e Missão. “Uma presença missionária junto ao povo”.

Ao deixar Lavras do Sul em funcionamento, foi trans-ferida para iniciar a Obra Sa-lesiana de Guarapuava – PR. Nesta nova obra, também cheia de dificuldades, a Pro-vidência de Deus esteve pre-sente com todo o seu poder e o espírito salesiano foi se di-fundindo na Creche, entre os jovens, junto ao povo pobre,

na paróquia e na Diocese. Foi de Guarapuava que

a festejada de hoje veio mo-rar entre nós, no ano de 2007 e percebemos que ela vive conforme as idéias força que marcam sua vida:

• “Deus ama a quem dá com alegria.”

• A regra de ouro: Fazer aos outros o que desejamos que seja feito a nós. Nisto consistem as leis e os profe-tas. (Mt 7-12)

• O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a boa notícia aos pobres. (Lc 4, 18)

• A maior Verdade: “Deus é nosso Pai e nós seus filhos, portanto somos irmãos e assim devemos viver e nos tratar com tais.

• A maior sabedoria: Colocar os problemas debai-xo do travesseiro, dar tempo ao tempo. O que parecia uma montanha, vira um punhado de terra.

• O maior desejo: Que as crianças e jovens apren-dam e sejam alguém na vida.

• A maior experiência: O outro é sempre igual ou me-lhor do que eu, tem verdades que eu não conheço. Devo escutá-lo, compreendê-lo, valorizá-lo.

Ano 44 n.299

lBagé- RS

10- Páginas Vivas

“Ao celebrarmos os teus 50 anos de Vida Religiosa, Ir. Laura, queremos te dizer que tu és uma pessoa muito querida entre nós e por tuas Irmãs de Congregação. Queremos dizer às crianças e jovens, que Deus continua chamando como chamou Ir. Laura e outras tantas pessoas. Tenhamos a coragem de responder positivamente e seguir a vocação a que nos sentimos chamados.” Comunidade de Bagé

Parabéns Ir. Laura!!!

“Deus ama a quem dá com alegria”.

lSão Paulo- SP

No dia 05 de novembro de 2011, realizou-se, no Colégio Santa Terezinha (SDB) em São Paulo,o Festival da Juventude Salesiana(FEST).

Momento de muita alegria, partilha de vida e acima de tudo uma busca por Jesus Cristo.

Eram em torno de 3 mil jovens, vindos das obras sale-siana –SDB e FMA do Estado de São Paulo.

Foi lindo ver toda aquela ju-ventude, contagiando com sua alegria e vivacidade,mostrando o rosto jovem da Igreja.

Mais uma vez foi a oportu-nidade dos jovens confirmarem o seu protagonismo. Um prota-gonismo cheio de esperança que resplandece a beleza da vida!

FEST “Vinde e Vede”l Luciane Rocha Carvalho

Ir. Célia, Ir. Helena e noviça Luciane Rocha Carvalho

Ano 44 n.299

lRio do Sul- SC

11- Páginas Vivas

No domingo, dia 27 de no-vembro, o ginásio de es-portes do Instituto Maria

Auxiliadora foi palco do 2º Es-petáculo de Dança.

Os grupos de alunas que fazem aulas no Colégio prepa-raram diferentes coreografias para o espetáculo. Neste ano os grupos trabalharam com a temática “Um dia na escola”. O objetivo é narrar as diferen-tes vivências que acontecem na rotina escolar através da dança. “A escola faz parte da vida das pessoas e gradativa-mente, por meio das experiên-cias escolares o ser humano vai se constituindo”, destacou a diretora da escola, Angelita Maria Gambeta Stuepp.

A segunda edição do espe-táculo trouxe a apresentação de 18 coreografias e a parti-cipação dos grupos de dança “Korppus Studio Dance” de Trombudo Central e Braço do Trombudo.

IMA promove Espetáculo de Dança “Um dia na Escola”l Karine Sabino

O evento teve início às 20h30min e o ingresso foi um brinquedo que foi destinado às creches públicas de Rio do Sul atingidas pela enchente. “Es-sas instituições foram atingidas pela enchente, por isso pensa-mos em mobilizar as pessoas para esta campanha. O poder público está empenhado nas reformas dos prédio e pensa-

mos que a nossa comunidade pode ajudar também nesse processo”, considerou Angeli-ta.

Nos dias 25 e 26 de no-vembro as alunas do IMA par-ticiparam, também, do espetá-culo no município de Trombudo Central e, no dia 11 de dezem-bro, em Braço do Trombudo.

Nos dias 26 e 27 de no-vembro, os assessores a ar-ticuladores da AJS de Santa Catarina estiveram reunidos no Centro Educacional Dom Bosco de Joinville para fazer a avaliação anual e o planeja-mento das atividades de 2012 no Estado.

Foram dois dias de muito empenho, partilha, troca de experiências e espírito de fa-mília tipicamente salesianos. Foi, também, um momento de ação de graças e confraterni-zação por tudo o que foi vivido no decorrer do ano. Este grupo de assessores e articuladores destacou-se durante todo o ano de 2011 pela capacidade de trabalho em equipe e pelo dinamismo com que organizou todos os eventos em favor da juventude salesiana catarinen-

AJS de Santa Catarina se reúne para avaliação e planejamentol Ir. Marcia Koffermann

se. Que este trabalho possa ter continuidade e seja sempre uma oportunidade de trabalho efetivo de evangelização e pro-tagonismo juvenil!

Alunas do curso de dança do IMA

Assessores e Articuladores da AJS de Santa Catarina

Ano 44 n.299

lRio do Sul- SC

12- Páginas Vivas

Instituto Maria Auxiliadora participa do Setor Juventude da Diocese

No dia 24 de novembro, aconteceu mais uma reunião entre represen-

tantes de movimentos, Con-gregações, Pastoral da Juven-tude e entidades católicas que trabalham com jovens para organizar e estruturar o Setor Juventude da Diocese de Rio do Sul. A reunião aconteceu nas Obras Kolping e contou com a participação de 10 pes-soas, entre as quais Ir. Marcia Koffermann do Instituto Maria

Auxiliadora.O Setor Juventude é o

espaço que articula, convoca e propõe orientações para a evangelização da juventude, respeitando o protagonismo juvenil, a diversidade dos ca-rismas, a organização e a espi-ritualidade para a unidade das forças ao redor de algumas metas e prioridades comuns à luz do documento 85 “Evange-lização da Juventude”, das Di-retrizes gerais da Ação Evan-gelizadora da Igreja no Brasil e

do documento de Aparecida. A Diocese de Rio do sul está em processo inicial de organização do setor e nas primeiras reuni-ões tem-se destacado o empe-nho dos diferentes organismos em unir forças para pensar a realidade juvenil da diocese.

O setor também já está pensando como dinamizar o movimento preparatório para a Jornada Mundial da Juventude de 2013 que movimentará todo o país em função da chegada de peregrinos e do encontro com o papa no Rio de Janeiro.

Na noite de 04 de novem-bro aconteceu o encerramento das atividades da AJS do Ins-tituto Maria Auxiliadora de Rio do Sul. Os jovens foram convi-dados a participar de uma noi-te diferente, em que puderam celebrar juntos a caminhada vi-vida e ter a alegria de conviver de uma forma especial.

A noite começou com a acolhida dos participantes e uma janta especialmente pre-parada para o grupo. Em se-guida os jovens participaram de um momento de Ação de Graças na Capela, fazendo uma retrospectiva da cami-nhada e fazendo o exercício de perceber nos fatos aconte-cidos a presença amorosa de Deus, como luz que iluminou os caminhos de cada um.

Terminado o momento de oração, todos foram convida-dos para um luau, onde em volta de uma fogueira canta-ram, brincaram, comeram pi-poca e tomaram chimarrão. Este foi um momento especial de convivência, em que pu-deram aprofundar os laços de amizade e criar maior familiari-dade com membros de outros grupos e outras salas. A noite ainda seguiu com brincadeiras e jogos até que todos foram dormir e descansar um pouco.

AJS de Rio do Sul encerra suas atividades do ano

A AJS do IMA fez durante o ano de 2011 uma bonita ca-minhada de compreensão me-lhor do sentido e da proposta salesiana como estilo de vida. Muitas foram as atividades rea-lizadas e ao chegar no final do final do ano é possível perce-

ber como os jovens cresceram na dimensão de protagonismo, maturidade humana e cristã. Que o ano de 2012 seja uma continuidade deste caminho iniciado, aprofundando ainda mais este estilo de ser jovem salesiano.

l Ir. Marcia Koffermann

l Ir. Marcia Koffermann

Alunos durante luau no encerramento da AJS local

Ano 44 n.299

lRio do Sul- SC

13- Páginas Vivas

Projetos buscam capacitação diferenciada de alunos

Além da busca pela excelência na didática de aula dentro da sala de aula, o Instituto Maria Auxiliadora usa projetos extraclasses para a ampliação e motivação ao aprendizado. Ativi-dades como o IMA Intergames e a Festa Remexendo no Passado são mostras de como os

conteúdos podem se tornar mais atrativos.

l Karine Sabino

IMA IntergamesA atividade faz parte do

projeto “Eu Estudante” proje-to este, realizado em várias etapas ao longo do segundo semestre e que tem como ob-jetivo auxiliar os alunos da 8ª. Série/9º ano a organizarem-se melhor e com mais eficácia para realizar com sucesso o Ensino Médio, bem como, es-tudos posteriores.

Isolene Lehmkuhl, super-visora pedagógica, explica que o IMA Intergames aconteceu em duas fases, ambas no dia 18 de novembro. A primeira com a aplicação de uma prova de conhecimentos em forma de um simulado de vestibular. Enquanto a segunda, aconte-ceu em forma de jogo ao estilo “Passa ou Repassa”, na mo-

dalidade disputa entre turmas. Ambas estavam avaliando conteúdos desenvolvidos du-rante todas as séries finais do Ensino Fundamental.

O Intergames, além de res-gatar o conhecimento constru-ído pelos alunos utilizando o lúdico como um dos principais elementos, traz premiações

para animar a disputa. Aque-les que obtiverem a pontuação máxima conquistam o troféu intergames para a turma além de receberem como bonifi-cação uma rodada de pizza. A turma que não conseguiu a primeira colocação teve que prestar prova extra para con-quistar sua bonificação.

Remexendo no passadoO Remexendo no Pas-

sado foi uma grande festa. O projeto é aplicado aos alunos do Ensino Médio como um resgate da história mundial contextualizada. A supervisora pedagógica explica que nesta festa, idealizada pela Profes-sora Carla Adriana Grawieski, os alunos se fantasiam de per-sonalidades do passado. “Não há restrições, o aluno escolhe um personagem e se veste de acordo”, explica Isolene.

No entanto, em um mo-mento específico da festa, o aluno faz a apresentação da personalidade representada aos demais presentes, falando das características de sua per-sonagem, bem como, de sua contribuição para a história da humanidade.

Isolene diz que “Todos os projetos desenvolvidos pelo

IMA têm como objetivo princi-pal o aprendizado do aluno, e não vê mal algum desse apren-dizado vir acompanhado em seu desenvolvimento, de um formato dinâmico e original”.

Alunos das 8ªs. séries participando do Intergames

Alunos do Ensino Médio durante a festa

Ano 44 n.299

lRio do Sul- SC

14- Páginas Vivas

No sábado, dia 19 de no-vembro, alunos da 8ª série e 3°ano do Ensi-

no Médio, pais, professores, coordenadoras e Irmãs esti-veram reunidos para a cele-bração Eucarística em Ação de Graças pela conclusão dos segmentos conclusivos da Escola. A missa aconte-ceu na Catedral São João Batista e foi um momento em que cada jovem pôde agra-decer a Deus, à família, à es-cola e aos colegas por todas as oportunidades recebidas, as relações de afeto e carin-ho que foram criadas e prin-cipalmente a possibilidade de crescimento enquanto

Comunidade do Instituto Maria Auxiliadora se reúne em Ação de Graças

Bom Cristão e Honesto Ci-dadão. Que estes jovens possam ser um diferencial na sociedade, transmitindo e testemunhando tudo o que aprenderam nestes anos es-colares. Parabéns por ven-cerem mais esta etapa!

No dia 29 de novembro aconteceu no auditório do Instituto Maria Auxiliadora de Rio do Sul a 9ª Confe-rência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Rio do Sul.

A Conferência teve como tema: Mobilizando, imple-mentando e monitorando a política e o plano decenal de direitos de crianças e ado-lescentes nos estados, no Distrito Federal e nos muni-cípios.

Durante a tarde os par-ticipantes puderam ouvir a palestra da assistente social Queli Flasch Anschau, espe-cialista em Educação Popu-lar e Movimentos Sociais, e mestra em Sociologia Políti-ca.

Depois da palestra, os adolescentes e adultos presentes participaram de trabalhos em grupos para discutir os cinco eixos: Pro-moção dos direitos da crian-ça e do Adolescente, Prote-ção e defesa dos direitos,

IMA participa de Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Protagonismo e participação das crianças e adolescentes, Controle social e efetivação dos direitos e Gestão da po-lítica nacional dos direitos de criança e adolescente.

Após a apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante a tarde foram es-colhidos os delegados que

representarão o município na Conferência regional. O Instituto Maria Auxiliadora participará com dois delega-dos: Karine Zanella Jahn e o jovem Renan Demeterko.

Durante o intervalo a alu-nos do IMA animaram o en-contro com apresentações musicais.

“Em tudo, dai graças, porque

esta é a vontade de Deus em

Cristo Jesus para convosco”. I Tessalonicenses 5.18.

l Ir. Marcia Koffermann

Alunos participantes da Conferência Municipal da Criança e Adolescente

Ano 44 n.299

lUruguaiana-RS

15- Páginas Vivas

Instituto Laura Vicuña promove II Feira do Livro

Nos dias 10 e 11 de no-vembro, o Instituto Laura Vicuña realizou a segun-

da edição da Feira do Livro da escola.

Repleto de atividades para todas as idades, o evento apre-sentou ao público, além da ex-posição de livrarias e editoras, Mostra Pedagógica; Feira das Profissões; palestras; apresen-tações artísticas; oficinas; ses-sões de autógrafos; atividades interativas e multimídia.

A edição deste ano teve como Patrono, o professor e escritor uruguaianense, Pedro Câncio, que tem entre suas obras o romance “Correntezas” e o livro de contos “O Grito e Outras Vozes”. Este último foi autografado pelo autor durante a Feira, para alunos e profes-sores que tiveram a oportuni-dade de apreciar a obra.

Entre os principais acon-tecimentos que marcaram a II Feira do Livro do ILV, podemos citar:

• Palestra e sessão de

autógrafos do patrono da Fei-ra, Pedro Câncio, que foi in-cansável, marcando presença durante os dois dias, em tempo integral;

• Palestra de Silvio Gen-ro, patrono da Feira do livro do ano passado;

• Apresentação da peça “Romeu e Julieta”, pelo grupo de Teatro da Escola Dom Her-meto;

• O lançamento do livro “Inércia”, publicado pela Edi-

tora Proa, de autoria de Bruno Regasson, aluno do 1º ano do E.M, desta escola.

• A Mostra Pedagógica que enriqueceu a Feira com os trabalhos dos alunos da esco-la, que estavam interessantís-simos

A II Feira do livro do ILV recebeu a visitação de ilustres formadores de opinião e tam-bém de outras escolas que abrilhantaram ainda mais esse grande evento.

Revista Step by Step - Time for WritingAlunos da disciplina de

Língua Inglesa, da professora Karla Rutz, realizaram um belo e elaborado trabalho editorial: uma revista de variedades to-talmente pensada e desenvol-vida na Língua Inglesa.

Fizeram parte do projeto, as turmas 71, 81 e 101, todas coordenadas pela professora Karla.

O conteúdo da revista abrangeu temas diversos, como toda a publicação de va-riedades. Entre eles: a História do ILV e uma homenagem pelo seu cinquentenário; matéria de comportamento; dicas de filmes e livros; matéria sobre turismo, entre outros assuntos de interesse dos jovens.

A revista “Step by Step” foi lançada na II Feira do Livro do ILV.

Aliás, revistas e publica-ções são trabalhos que sem-pre se destacam na Mostra Pedagógica da Feira do Livro da nossa escola. Este ano, a revista escrita na Língua In-glesa foi uma novidade muito bem-vinda.

Mas não podemos deixar

de citar as revistas desenvolvi-das pelos alunos da professora Lilian Jacques. Uma HQ, dos alunos do 5º ano, e a revista de Variedades “Garimpo”, da 7º série.

Esses projetos são muito importantes e enriquecem a nossa Feira do Livro!

Exposição de Livros no ILV

Revista produzida pelos alunos do ILV

Ano 44 n.299

lUruguaiana-RS

16- Páginas Vivas

Oscar 2011

Na quarta-feira, dia 23 de novembro, aconteceu no ILV a tradicional entrega

do Oscar.Uma forma divertida de

homenagear os alunos do “Ter-ceirão”, que estão em seu últi-mo ano na escola.

As categorias, sempre ir-reverentes e criativas, foram motivo de muita diversão entre alunos e familiares.

Professora Mércia, Profes-sora Isabel e a Coordenadora Laiza foram as Mestres de Ce-rimônia do evento.

A entrega do Oscar é uma brincadeira carinhosa, pensa-da para que esta turma tenha

Trilha Ecológica

Apreciar uma bela paisa-gem. Quem de nós não gos-ta de observar a natureza e suas maravilhas? Pois bem, os alunos do 1º ano do Ensi-no Médio foram convidados a realizar uma trilha ecológica, no dia 7 de novembro, a fim de perceber as inúmeras belezas naturais que estão sofrendo pelas mãos cruéis do homem. Acompanhados pelo fotógrafo Jairo Souza e pela professora Izabel Antunes, de Língua Por-tuguesa, realizaram saída de campo para fotografar as dife-rentes realidades encontradas na cidade de Uruguaiana. Visi-

Na última quinta-feira, 17/11, aconteceu a noite de exibição dos vídeos e sessão de autógrafos dos Contos Extraordinários, trabalho já lançado na Feira do Livro da Escola, coordenado pela profes-sora Izabel Antunes junto aos alunos do II ano do Ensino Médio.

Presentes no even-to, amigos e familiares dos alunos que, depois de receberem os livros autografados, confrater-nizaram em um agradável coquetel.

Parabéns a professo-ra Izabel pela excelência deste trabalho e aos alu-nos, pelo empenho e cria-tividade.

Contos Extraordinários

2011

sempre na lembrança os mo-mentos vividos no ILV. Porque os tempos de escola marcam para sempre as nossas vidas, deixando saudades.

Parabéns aos homenage-ados!

taram a localidade Cacaréu e suas redondezas, bem como a beira do rio – Iemanjá e Clube Tamandaré, onde receberam orientações do profissional quanto à fotografia e suas par-ticularidades. Tal atividade faz parte de um projeto fotográfi-co, proposto pela material da Rede Salesiana de Escolas e tem como finalidade a cons-cientização ecológica, aliada à técnica da fotografia.

Foi uma experiência marcante que encantou a to-dos os participantes.

Nosso agradecimento à Brigada Militar, que nos pro-

porcionou a segurança duran-te a caminhada, e ao senhor Argemiro Mazuim, pela dispo-nibilidade em acompanhar o grupo.

Sessão de autógrafos

Ano 44 n.299

lCampos Novos- SC

17- Páginas Vivas

Missa de Ação de Graças e conclusão do 3º Ano

É chegado o fim de ano! Época de rever o cami-nho percorrido, perceber

e render graças pelos passos dados, pela vida vivida e pelas conquistas realizadas. Tendo presente tudo isso a Comuni-dade Educativa do Colégio Au-xiliadora realizou no dia 22 de novembro sua Missa de Ação de Graças e de Conclusão do 3º ano do Ensino Médio, na Igreja Matriz de Campos No-vos. Estiveram presentes alu-nos de todos os seguimentos, professores, funcionários e suas famílias.

A celebração foi marcada pela presença dos alunos do 3ªº 2011 que participaram ati-vamente em vários momentos, e pela animação do Coral In-fantil da Escola que juntamente

com a banda da AJS, e sob a coordenação de Ir. Heide Tei-xeira tornaram a Missa mais festiva. Ao fim da celebração, as turmas do Ensino Funda-mental I declamaram o poema “Gratidão em Receita” e em seguida, as turmas da Educa-ção Infantil cantaram a música “Muito obrigada” de forma gra-

ciosa, encantando a todos!Para Dom Bosco a gratidão

é sinal de que o Sistema Pre-ventivo atingiu o jovem na “sua corda que fibra”. A Comunida-de Educativa do Colégio Auxi-liadora se alegra em festejar o empenho de todos ao longo do ano de 2011 em buscar sempre uma educação de qualidade!

Colégio Auxiliadora realiza “Domingo na Praça”

A Comunidade Educativa é espaço aberto para relações construtivas e interação com o outro, a sociedade e o meio. Certo disso, o Colégio Auxilia-dora promoveu no dia 6 de no-vembro o “Domingo na Praça”. A atividade realizada na Praça Lauro Müller teve como objeti-vo favorecer um momento de integração para Comunidade Educativa do Colégio Auxilia-dora bem como, para os cida-dãos camponovenses que a frequentam.

No “Domingo na Praça” os alunos do Colégio Auxiliado-ra e as crianças que passavam pelo local, puderam se divertir com os brinquedos oferecidos pela Escola e a alegre anima-ção, enquanto seus pais sabo-reavam a mateada com a Erva Mate Mazutti.

Educação também é en-contro, interação e alegria! São momentos como estes que despertam nos educandos riquezas e potencialidades. Obrigada a todos os colabo-radores e membros da Comu-

nidade Educativa do Colégio Auxiliadora pelo sucesso de nosso “Domingo na Praça”, e a Erva Mate Mazutti pelo apoio e gostosa mateada!

Alguns pais assim descre-veram esta iniciativa:

“É um evento muito bom para as crianças e, apesar da chuva, o colé-gio está de parabéns por esta promoção que ani-ma as crianças!” (Antônio Eleo Fonseca)

“Esse momento é úni-co e especial enquanto integração de todas as crianças, pais e profissio-nais que trabalham no Co-légio Auxiliadora. É muito importante, para que a possamos nos unir e cada vez mais lutar pela nossa educação. É uma iniciati-va maravilhosa!” (Simone Tessaro)

Entrada dos alunos do Terceirão durante Celebração Eucarística

Momento de confraternização na praça de Lauro Müller

l Ir. Adrielle Druciak

l Ir. Adrielle Druciak

Ano 44 n.299

lCampos Novos- SC

18- Páginas Vivas

Concurso Cartaz da Paz em prol de uma “Cultura da Paz”

O Lions Clube Aliança de Campos Novos promo-veu o Concurso Cartaz

da Paz em parceria com as Es-colas da Comunidade.

Com o tema “As Crianças sabem da Paz”, todos os alu-nos do Fundamental II reali-zaram seus desenhos, com a orientação da Professora Sonia durante as aulas de Artes. Três desenhos foram escolhidos pelos Professores e a Equipe Pedagógica para representar a Escola.

Foram selecionados os

cartazes dos alunos Wilson Primon Filho, Milena Leris Su-giyama e Gabriel Chiari do 8º ano. Sendo que, o aluno Wilson Primon Filho teve seu desenho classificado em 2º lugar.

Na manhã do dia 18 de novembro a senhora Jurema Monica Foppa, representando o Lions Clube Aliança, esteve no Colégio para fazer a entre-ga da Premiação no valor de R$120,00 ao aluno na presen-ça de sua família.

Parabenizamos aos alunos participantes e de forma espe-cial ao aluno Wilson!

Dando continuidade aos estudos sobre as diversas fon-tes de energia iniciados no 5º ano do Ensino Fundamental I, com visitação a uma PCH (Pe-quena Central Hidrelétrica) e a uma Usina Eólica, o 8º ano do Ensino Fundamental II realizou uma visita à maior Usina Ter-méletrica movida a carvão da América Latina em Capivari de Baixo.

Lá os educandos puderam compreender como a ener-gia elétrica pode ser gerada a partir do material combustível - carvão mineral - e todas as medidas aplicadas pela em-presa para reduzir ao máximo, os impactos ambientais e so-ciais provocados. Após toda a manhã de estudo e para apro-veitar ao máximo a viagem, os educandos tiveram alguns mo-mentos de lazer no Shopping de Tubarão e posteriormente em Florianópolis no Shopping Itaguaçu.

Alunos fazem viagem de estudos

l Professora Jâni Bagatini

l Coordenadora Janilce Giacomini

Teatro da AJS participa da abertura do “Natal Celeiro da Paz”

É chegado o fim do ano, a cidade iluminada e as diversas comemorações de encerra-mento nos convidam a esperar com alegria os festejos Natali-nos que não tardam a chegar. Neste espírito no dia 24 de no-vembro, aconteceu a abertura do Natal Celeiro da Paz em Campos Novos.

O grupo de Teatro da AJS foi convidado a participar en-cenando a peça “Natal Encan-tando” que coloriu o evento e encantou crianças, jovens e adultos. O Colégio Auxiliadora parabeniza a todos pela bonita

apresentação, e deseja a todos um bom Natal!

l Ir. Adrielle Druciak

Alunos ganahndo o prêmio do Concurso Cartaz da Paz

Ano 44 n.299

lCampos Novos- Sc

19- Páginas Vivas

Colégio Auxiliadora é destaque na Feira Catarinense de Matemática

O Colégio Auxiliadora de Campos Novos foi des-taque na Feira Cata-

rinense de Matemática, que aconteceu entre os dias 17 e 18 de novembro, na cidade de Piratuba. O evento contou com a participação de 150 tra-balhos, sendo que a 8ª Regio-nal obteve a classificação de quatro deles na categoria des-taque.

Com o projeto “Radioativi-dade: avanço ou retrocesso” a turma do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Auxiliadora, sob a orientação do Professor Roberto Giacomini, foi repre-sentada pelas alunas Leticia Fiori Pizani e Polyana Stefany

Cesa.O objetivo do projeto foi

demonstrar que a radioativida-de quando utilizada de forma controlada, pode trazer muitos benefícios para o homem. A abordagem do tema realizada de forma interdisciplinar en-

volveu os componentes curri-culares: Matemática, Química, Física, Biologia e Geografia. O foco do projeto foi à área de Matemática, possibilitando os educandos compreenderem a relação entre radioatividade e funções do primeiro grau, ve-rificarem como o número atô-mico e o número de massa do novo elemento estão relaciona-dos às partículas ou radiações emitidas durante o decaimento radioativo.

O Colégio Auxiliadora pa-rabeniza o Professor Roberto, juntamente com as alunas Le-ticia e Polyana, bem como toda a turma do 1º ano pelo estudo realizado e o trabalho desen-volvido!

Feira dos Sabores

Os alunos da turma do 6º ano do Instituto Maria Auxilia-dora de Porto Alegre organiza-ram no dia 12 de novembro a Tradicional FEIRA DO SABOR com lanches saborosos e nu-tritivos. Os convidados para a degustação foram os seus pais e os alunos do 5º ano do turno integral do Instituto Maria Auxi-liadora.

Para o cenário da FEIRA DO SABOR, foi confecciona-do um caminhão de feira, pela professora Niura Paz de Olivei-ra, sendo que nas prateleiras ficaram expostos os produtos feitos de papel, além de pro-dutos naturais fresquinhos e saborosos.

A nutricionista Priscila Vie-ro e a professora Maria Carmen Freitas realizaram um trabalho sobre alimentação saudável baseado na Pirâmide dos Ali-mentos, sendo que os alunos puderam participar colando as figuras dos alimentos nos res-pectivos grupos de alimentos da Pirâmide de Alimentos. E

para a Feira do Sabor, a nutri-cionista elaborou um cardápio especial, como sanduíches co-loridos, sucos verdes, bolo do Shrek (de agrião) e salada de frutas. Em bancas ornamenta-das, com cartazes, receitas e propagandas, os alunos do 6º ano colocaram a mão na mas-

sa e fizeram recei-tas saborosas e ao mesmo tempo sau-dáveis, provando que é possível se alimentar bem, sem fazer cara feia.

O Projeto Ali-mentação Saudá-vel proporcionou um momento de di-versão, de envolvi-mento e de reflexão sobre os alimentos e seus nutrientes, o porquê de adotar uma alimentação mais saudável com legumes, frutas e sucos naturais.

Os pais dos alunos se surpre-enderam com a va-

riedade de alimentos feitos por eles; e as professoras ficaram orgulhosas pelo sucesso do trabalho. “Ficamos surpresas, eles superaram nossas expec-tativas pelo comprometimento com o projeto”, falou a profes-sora Niura Paz de Oliveira.

lPorto Alegre- RS

l Professora Jâni Bagatini

l Ir. Cristina Schork

Alunos destaques na feira de Matemática

Feira dos Sabores

Ano 44 n.299

lPorto Alegre- RS

20- Páginas Vivas

Exposição Interativa STOP movimenta IMA de Porto Alegre

No dia 08 de novembro as turmas do Ensino Funda-mental II do Instituto Ma-

ria Auxiliadora de Porto Alegre participaram da montagem e apresentação da Exposição in-terativa STOP. Este projeto foi desenvolvido ao longo do ano na disciplina de Geografia com a coordenação da Profª. Kate Rigo.

Cada turma foi respon-sável por montar um trecho da exposição:

• a turma 61 representou a diversidade do Brasil e do Mun-do que está sendo aos poucos consumida pelo processo de globalização;

• a turma 62 apresentou uma sala de aula sem identida-de e muito menos sem controle,

o que seria o fim da educação;• a turma 71 mostrou que

com esse processo de globali-zação sem identidade e a edu-cação sem um rumo definido, podemos ficar presos a tecno-logia sem nenhuma ação;

• o 6º ano recriou uma cida-de sem limites e muito menos sem valores, onde o caos e a violência estavam presentes.

• a 81 encerrou esse pro-cesso acelerado de desumani-zação com a reprodução de um Cemitério no espaço escolar.

A reflexão fez com que mui-tos dos visitantes percebessem que se não dermos um STOP neste processo de autodes-truição iremos conseguir um GAME OVER como futuro da HUMANIDADE. Acreditamos que ainda temos tempo de sal-

var os Humanos de sua própria destruição, tudo dependerá de nossas escolhas e de nossas ações.

Agradecemos a presen-ça massiva da comunidade, a participação do Grupo Cemite-rium (Teatro e Pesquisa na en-cenação com a 81) e o apoio recebido por parte da direção e coordenação escolar.

Aspirantes participam de excursão da ESTEF

No feriado do dia 15 de novembro, as aspirantes parti-ciparam de uma excursão com acadêmicos e professores da ESTEF. Na manhã do dia 14, partiram todos com destino a Rosa do Mar, cidade do litoral catarinense onde os Freis Ca-puchinhos possuem uma casa.

No dia seguinte, o passeio es-tendeu-se até o parque dos cânyons de Itaimbezinho, em Cambará do Sul-RS. Mesmo com o clima frio os estudantes se divertiram na casa de praia, onde praticaram esportes, jo-garam carta e dançaram bas-tante ao som da gaita e violão no baile que realizaram na se-

gunda à noite. O tempo nublado não

atrapalhou o clima festivo en-tre os colegas e amigos. Fo-ram momentos significativos de alegria, confraternização e descontração depois de um ano de estudos na instituição acadêmica.

Lição do MarLembro como se fosse ontem... As férias na praia com minha família! Maresia, quarto de hotel, aquele cheiro

gostoso de protetor solar, desfazer as malas, pôr o biquíni e preparar-se para aproveitar o máximo de todo aquele sol escaldante e ondas salgadas que só a praia pode oferecer.

Ah! A chegada na areia! Ah! A primeira entrada naquele mar gelado! Guarda-sol enterrado, meus pais já sentados e as crianças... Bem, as crianças (leia-se: eu e meus três irmãos) já corriam para pular ondinhas e se divertir pra valer naquele marzão imenso que nos aguardava. Antes de entrar na água, recebíamos as devidas recomendações: não ir muito para o fundo, um cuidar do outro, etc. E assim nós íamos todos felizes, prontos para a diversão!

No entanto algo que até hoje permanece muito presente em minha mente destes momentos da praia é o fato de que de pouco em pouco tempo, nós que estávamos no mar, nos virávamos para a praia a fim de perceber o quanto já tínhamos sido afastados pelas ondas agitadas e víamos onde nossos pais estavam sentados. Então retornávamos até o lugar próximo à visão deles.

Hoje, tenho dezenove anos e já não moro mais com meus pais, mas trago a certeza de sempre “dar uma olha-dinha” para onde eles estão, jamais esquecer de minhas raízes, de minha base sólida que me ajuda hoje a passar pelos mares calmos e turbulentos das escolhas da vida. Santa Clara de Assis já dizia “não perca de vista seu ponto de partida” e é exatamente essa convicção que quero levar sempre, pois só sou o que sou hoje por tudo o que meus pais me proporcionaram, ora junto comigo nas ondas agitadas, ora assim, só olhando e não me perdendo de vista... sentados na areia.

Isabelle Alves Scheid (Crônica elaborada nas aulas de Língua Portuguesa)

l Ir. Cristina Schork

l Isabelle Alves Scheid

Ano 44 n.29921- Páginas Vivas

lPorto Alegre- RS

Partilhando...

Síntese da disciplina Teologia Feminista, cadeira do curso básico de teologia da ESTEF, ela-borada pela aspirante Cassiana de Fátima Gonçalves Ferreira.

O ponto de partida para a elaboração desta é o retrato bíblico das mulheres do Antigo Testamento e do Evangelho de São João.

Às minhas diletíssimas filhas

Ó mulher, filha minha queridaTe formei com todo meu carinhoPara que tenhas nesta vidaForça e garra no caminho.

És a minha semelhançaMinha imagem plena e vivaÉs semente da AliançaEntre mim e os meus filhosQue em ti recebem a vida

Para mim não há distinçãoSuperior e subalternasSão todos de minhas mãosObras amadas eternas

Com o tempo sei que meus filhosTe feriram e minimizaramMas não foi só a ti que o fizeram,Foi o meu coração que rasgaram

De quantas Saras fizeram mercancia?Quantas Dinas não foram ouvidas?Quantas Lias, Raquéis e RebecasInjustamente oprimidas?

Ah não! Não consigo, não possoVer minhas amadas assimQuero vê-las vivendo felizesCom filhas que estão em mim

Vai meu Filho, cumprir minha LeiEnsina de volta meu povoA verdade do amor e da vidaMostra a eles o caminho novo

Tu vais, meu Filho, tu vaisMas não o mando sozinhoPara nascerdes humanoPor uma Maria te envio

Maria, eis que Eu sou contigoConcebe e dá a luz ao meu FilhoNão tem medo, sou Eu teu abrigoTu sabes que exalto os humildes

Minha agraciada MariaObrigada por ajudar o MessiasQuando naquelas bodas diziaFaçam tudo que ele vos diz!

Viu, meu Filho, a alegriaDo meu povo renovada?É só o começo do ofícioDos sinais de tua jornada

Indo para a SamariaRegião em que meu povo sofriaOfereces a outra MariaA Água Viva que sacia

Tu, meu Filho, és amadoLogo fazes amigosEm Betânia encontrastesTrês irmãos muito queridos

Pelo irmão tu já chorasteAo saber que morto jaziaE pela irmã, que em ti confiaFoste chamado de Messias

Esta é Marta, mulher atenta e prestativaMas tem também a MariaQue de tanto amor que tinhaCom perfume teus pés ungia

Estás vendo, meu meninoQuantas mulheres na lida?Elas sofrem tantas doresMas é dor que gera vida

Quero que todos saibamDestas santas virtuosasElas que tanto ajudaramNa difusão da Boa Nova

E quem vai comunicar estas honras?Será nosso amado JoãoFiel até a última horaRecebeu de ti uma missão

Missão que não veio sozinhaNovamente confio em MariaTua mãe, minha filha tão boaVai ser mãe de toda pessoa

Vão os dois proclamar Boa NovaVai Maria e também vai João Resistem à dor e à provaTêm fé na Ressurreição

E esta aí João também vai narrarCom bonito e pessoal encontro

Ano 44 n.29922- Páginas Vivas

lporto Alegre- RS

Inspetoria Nossa Senhora Aparecida se reúne em Assembleia

Entenderam agora minhas filhas?O que quero para vós?Amor e vida em plenitudeAlegria, vez e voz

Então digo (repetindo):Não tem medo, sou eu teu abrigo!Com amor imenso que é PaiMas é Mãe contigo sempre vaiDeus

Entre ti e mais uma MariaTão fiéis um ao outro

No jardim, onde a vida iniciaTu te encontras com esta MariaA envias como mensageiraDa melhor Boa Nova que havia

Não só a esta, mas a toda MariaBernadetes, Joanas e RitasLídias, Priscilas e LúciasTodas da história, protagonistas

De 13 a 15 de novembro aconteceu a 30ª Assembleia Geral da Inspetoria Nossa Se-nhora Aparecida em Porto Ale-gre- RS. Compareceram 58 Ir-mãs de todas as Comunidades do Sul do Brasil. Foram 3 dias vividos intensamente com ricos momentos de espiritualidade, confraternização e espírito de família tipicamente salesianos. A Assembleia teve como tema: Reavivar o carisma: a respon-sabilidade do presente para a fecundidade do futuro.

O dia 13 teve início com a celebração eucarística presi-dida pelo padre Asídio Deretti, em seguida as jovens do aspi-rantado fizeram a abertura da Assembleia a partir do questio-

namento: Filha de Maria Auxi-liadora você é uma fina estam-pa?

O primeiro dia foi dedicado à avalição trienal já iniciada nas comunidades e então discutida em Assembleia para a síntese final. Para iluminar as discus-sões o grupo teve a oportuni-dade de assistir à Conferência

de Irmã Maria Américo, trazen-do ricas contribuições e ques-tionamentos para a Inspetoria. No final da tarde Ir. Jacinta apresentou um pouco da cami-nhada que vem sendo feita em relação à Gestão educacional nas escolas.

Na boa-noite do primeiro dia a Ir. Denize partilhou um

lEspecial

Ano 44 n.29923- Páginas Vivas

lEspecial

pouco de sua experiência en-quanto estudante em Roma e Ir. Estela partilhou várias ques-tões referentes ao economato.

No segundo dia, os traba-lhos foram no sentido de uma sensibilização para a constru-ção do Itinerário de Formação. Para tanto, Ir. Lúcia Tironi re-passou os pontos essenciais que foram discutidos no En-contro de Itinerários Formati-vos que se realizou no Instituto São José em Campo Grande

de 10 a 14 de setembro.Para finalizar os trabalhos

da tarde Ir. Marcia apresentou um pouco de como está o an-damento do Projeto de Comu-nicação Inspetorial.

O segundo dia terminou com um momento de confra-ternização e muita alegria di-namizado pela comunidade do IMA-Porto Alegre e Junioristas. Depois de muitas brincadeiras, a comunidade abriu a sala dos presentes e logo em seguida,

todas participaram do jantar festivo.

A manhã do dia 15 teve iní-cio com a leitura orante da Pa-lavra dinamizada pela Ir. Lúcia Tironi que culminou com cada comunidade assumindo um compromisso.

Em seguida foi realizada a avaliação da Assembleia e por fim a Celebração Eucarística, encerrando então a Assem-bleia 2011.

Ano 44 n.299

lEspecial

24- Páginas Vivas

“ Cultura vocacional é um jeito de viver que suscita, promove e cultiva vocações. Para isso

acontecer, a primeira condição é a coerência de vida...”

“A primeira aspiração de uma Pastoral vocacional é reconquistar o caráter vocacional da natureza humana (...) uma cultura vocacional que permita

ao homem moderno encontrar a si mesmo...”

“Um questionamento se faz urgente às nossas comunidades e a cada uma de nós: o que é decisivo para que nossas comunidades religiosas e educativas se tornem comunidades evangelizadoras? Quais fatores nos impedem de sermos

claramente proposta vocacional para as jovens?”

“O que oferecemos como prioridade aos nossos alunos? Irmãs, todos os anos publicamos em nossas escolas, a Rede Salesiana de Escolas publica a lista dos aprovados, que bom! Se não tivermos competência educativa é trair a

confiança dos pais. Porém, eu nunca vi e nunca fiz, nunca publiquei e nunca li a lista daqueles alunos que depois como ex-alunos foram capazes de transfor-mar a sociedade, que nós fizemos crescer bons cristãos e honestos cidadãos. Quem sabe algum dia, alguma revista, algum jornal publicará a lista dos bons

cristãos e honestos cidadãos...”

Ir. Maria Américo (trechos da mensagem proferida em Teleconferência por oca-sião da Assembleia Inspetorial)

No dia 13 de novem-bro, nós aspirantes tivemos a oportunidade de participar

de algumas atividades da XXXIV Assembléia Inspeto-rial. Foi para nós um bonito e importante momento. Es-tar com as irmãs, conhecer um pouco mais o caminho da inspetoria, compartilhar e conviver! Muito obrigada às irmãs que, como sem-pre, nos acolheram com

tanto carinho. É bom sentir-se parte de uma família tão

rica e fecunda!Aspirantes- FMA

Reavivar o carisma:

a responsabi

lidade do

presente

para a fecun

didade

do futuro.

Ano 44 n.29925- Páginas Vivas

Ringrazio cordialmente per l’invio di PV del mese di ottobre: sono

una bella documentazione della vostra missione!L’affido nella preghiera a Maria Ausiliatrice perché la renda feconda e i molti vostri destinatari incontrino Gesù e imparino a seguirlo come Maestro e Amico.Con un cordiale ricordo e sa-luto,sr. Antonia

Ir.Lucia,Recebi Paginas Vivas. Já estava sentindo falta. Há muito não o recebia. Para-

béns pela beleza das notí-cias, pelo dinamismo com que tudo acontece aí, entre vocês, com os jovens. Creio que Dom Bosco e Madre Mazzarello sonhavam mes-mo esse estilo de vida com os jovens.Grande abraço e boa camin-hada na reta final do ano.Ir.Mariza Lopes de Oliveira

Obrigada pelo envio das Pá-ginas Vivas.Um abraço para Márcia.Que Nossa Senhora aben-çoe todo o trabalho de final de anoBeijosBecker

Grazie per la condivisione di queste belle notizie!. Un sa-luto a S. M. FlorianiDio continui a benedire i vostri progetti. Sr. Ma. Luisa Miranda L.

Obrigda e parabéns por mais esta Edição de PV, recheada de vida, de entusiasmo, de salesianidade!Um abraço e até logo mais,Ir.Vilma

Inspetoria N. S. AparecidaRua Gonçalo de Carvalho, 390Bairro Floresta90.035 – 170 Porto Alegre – RSFone: (51) 3311 [email protected]

PÁGINAS VIVASInformativo mensal daInspetoria N. S. Aparecida – BPAAno 44 – N. 299 – novembro 2011...........................................................

Inspetora: Ir. Maria FlorianiCoordenação: Ir. Marcia KoffermannCorrespondentes: Ir. Ercilde Moratelli, Ir. Cristina Schorck, Ir. Adrielle Druciak, Hugo Braga Fialho, Ir. Rosalina Lemos, Lu-ciane Rocha Carvalho, Sabrina Sherer, Ir. LúciaTironi, ...........................................................

Aniversariantes de Dezembro:

01. Ir. Teresa Dallabona11. Ir. Arlete Sandri

13. Ir. Lucia Jacinta Finassi30. Ir. Bruna Rodrigues

Nossos Leitores

Aniversariantes