periodontite agressiva generalizada

3
Periodontite Agressiva Generalizada Características: A periodontite agressiva generalizada geralmente acomete pessoas com idade inferior a 30 anos, não excetuando os mais velhos. Apresenta resposta imunológica fraca frente aos patógenos, além de perda de inserção interproximal generalizada em mínimo de 3 dentes permanentes mais os incisivos e primeiro molares. A periodontite crônica generalizada pode também apresentar fases de destruição intensa assim como períodos na qual permanece inativa que podem variar de semanas a anos. O aspecto radiográfico apresenta a evolução da perda óssea. Muitas vezes os pacientes apresentam pequena quantidade de placa nos dentes afetados e ainda sim apresentam a doença; na qual a placa é específica (é mais qualitativa) sendo composta por P. gingivalis, A.A, Tannerella forsythia. A resposta gengival varia podendo ser: Caracterizada por inflamação tecidual aguda e grave, muitas vezes proliferativa, ulcerada e avermelhada; além de sangramento espontâneo ou provocado mediante a um leve estímulo. A supuração pode ser uma característica importante e acredita-se que esta ocorra em casos de agressão intensa. Outra resposta gengival que pode ocorrer é a gengiva apresentar cor rosada, livre de inflamação e pontilhado ou não, contudo, podem ser encontradas bolsas profundas. Acredita-se ser um período de inatividade, em que o nível ósseo permanece estável. O paciente pode relatar queda de peso, depressão e mal estar. Deve-se descartar comprometimento sistêmico; Evolução da periodontite agressiva generalizada:

Upload: luiz-ney-castro

Post on 11-Nov-2015

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

doença séria que requer tratamento

TRANSCRIPT

Periodontite Agressiva Generalizada

Periodontite Agressiva GeneralizadaCaractersticas:

A periodontite agressiva generalizada geralmente acomete pessoas com idade inferior a 30 anos, no excetuando os mais velhos.

Apresenta resposta imunolgica fraca frente aos patgenos, alm de perda de insero interproximal generalizada em mnimo de 3 dentes permanentes mais os incisivos e primeiro molares.

A periodontite crnica generalizada pode tambm apresentar fases de destruio intensa assim como perodos na qual permanece inativa que podem variar de semanas a anos.

O aspecto radiogrfico apresenta a evoluo da perda ssea.

Muitas vezes os pacientes apresentam pequena quantidade de placa nos dentes afetados e ainda sim apresentam a doena; na qual a placa especfica ( mais qualitativa) sendo composta por P. gingivalis, A.A, Tannerella forsythia.

A resposta gengival varia podendo ser:

Caracterizada por inflamao tecidual aguda e grave, muitas vezes proliferativa, ulcerada e avermelhada; alm de sangramento espontneo ou provocado mediante a um leve estmulo.

A supurao pode ser uma caracterstica importante e acredita-se que esta ocorra em casos de agresso intensa.

Outra resposta gengival que pode ocorrer a gengiva apresentar cor rosada, livre de inflamao e pontilhado ou no, contudo, podem ser encontradas bolsas profundas. Acredita-se ser um perodo de inatividade, em que o nvel sseo permanece estvel.

O paciente pode relatar queda de peso, depresso e mal estar.

Deve-se descartar comprometimento sistmico;

Evoluo da periodontite agressiva generalizada:

Pode apresentar cura espontnea ou aps terapia, ou progresso implacvel at a perda dentria.

Achados radiogrficos na periodontite agressiva generalizada:

Varia de perda ssea extensa e grave em nmero mnimo de dentes, o na maioria deles. Ocorrendo casos de destruio ssea de 25% a 60% em nove semanas.

Um paciente pode apresentar locais afetados e no afetados pela perda ssea.

Idade e Gnero:

Estudos elaborados nos Eua apresentam maior incidncia da doena entre adolescentes de 14 a 17 anos, estes mesmos estudos apontaram um ndice de 0,13% com maior risco para afros-descendentes e sexo masculino.

Fatores de Risco:

Alguns estudos associam o A.A., P gingivalis ou outros microrganismos, contudo esses estudos demonstram que portadores desses microrganismos no desenvolviam a doena enquanto outros sim. Portanto, o mais provvel que a doena advem de flora mista povoada principalmente por Gram incluindo cocos, bastonetes, filamentos, espiroquetas, a.a, sapnocytothaga sputigena, espcies de micoplasma.Fatores imunolgicos:

Estudos indicam a presena fatores antgenos leucocitrios humanos (HLAs)em painentes que so reguladores de respostas imunolgicas, embora os resultados desses estudos sejam inconsistentes, os antgenos Hla A9 e B15 so freqentemente associados periodontite agressiva.

Outros pacientes apresentam defeitos funcionais nos PMNs e Moncitos ou em ambos, queda de quimiotaxia e queda fagocitria.

Estudos atuais demonstram aumento na respostados Moncitos e PGE2 em resposta aos LPS (toxina estrutural de Gram -). Esse fentipo hiper-responsivo poderia levar ao aumento de tecido conjuntivo e conseqente perda ssea em resposta a produo desses catablitos.

A baixa hereditria de Moncitos, alm de pouco funcionais e receptores de IGg2 em quantidade desproporcional tambm esto associados doena.

Outras alteraes auto-imunes, tais como anticorpos para colgeno, cido desoxiribonucleico e IGg, aumento da expresso do complexo de histocompatibilidade principal. Que regula a resposta imunolgica, alterao do funcionamento das clulas Linfcito T supressoras tambm esto relacionadas.Fatores Genticos:

notrio que pessoas respondam de forma imune diferente a periodontite. Portanto, autores apontam perdas sseas como de origem gentica sugerindo ais perdas como de origem autossmica dominante, porm genes especficos no foram ainda identificados.

Em resumo, h indcios genticos para os defeitos imunolgicos relacionados doena, mais a susceptibilidade heterognea.

Fatores Ambientais:

O tabagismo est relacionado ao desenvolvimento da doena tendo como varivel importante o tempo e a quantidade de cigarros consumidos que influencia na extenso da destruio ssea observada em adultos jovens tabagistas. Os fumantes apresentavam maior perda de insero clnica quando acometidos pela periodontite agressiva generalizada.

Prognstico e tratamento

Geralmente os pacientes inicialmente diagnosticados com envolvimento generalizado continuam a perdes insero periodontal e dentes. O acompanhamento em longo prazo fundamental, pois existe a possibilidade de reinfeco ou incompleta eliminao dos microrganismos.