paz · e rn um pequeno salão, um gmpo decercade40pessoas sentadas em cadeiras forma um...

7
DEEKSHR ESSRBÊNÇÃO INDIRNR TRRNSMITE ENERGIR E BEM-ESTRR CORERRTE TRRZEM BORS VIBRRÇÕES RO RPRRTRMENTO REFORMRDO COMIDINHRS VEGETRRIRNRS SRBOROSRSE ÁCEIS DE FRZER R$10,90 Maio 2012 n~158 ~ ~~~~ii~~ll;I;~lj;f o RTIVISTR QUÂNTICO RMIT GOSWRNI DIZ QUE UMR VIDR PLENR DEPENDE DR EXPRNSÃO DR CONSCIÊNCIR OOE PAZ ENSIN ENT S PRRR PRRTICRR BONS SENTIMENTOS COM OS OUTROS E COM VOCÊ MESMR

Upload: phamthuy

Post on 12-Oct-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

DEEKSHRESSRBÊNÇÃOINDIRNRTRRNSMITEENERGIRE BEM-ESTRR

CORERRTETRRZEM BORSVIBRRÇÕES RORPRRTRMENTOREFORMRDO

COMIDINHRSVEGETRRIRNRSSRBOROSRSEÁCEIS DE FRZER

R$10,90 Maio 2012 n~158

~ ~~~~ii~~ll;I;~lj;f

o RTIVISTR QUÂNTICORMIT GOSWRNI DIZ

QUE UMR VIDR PLENRDEPENDE DR EXPRNSÃO

DR CONSCIÊNCIR

OOEPAZ

ENSIN ENT S PRRR PRRTICRRBONS SENTIMENTOS COM

OS OUTROS E COM VOCÊ MESMR

R felicidade aoalcance das mãos

Um simples gesto pode, aos poucos, abrir caminho para

a felicidade e para uma vida plena. Conheça a Deeksha, uma

bênção que transmite energias e bem-estar a quem a recebe,

enquanto amplia a consciência e estimula a esperança.

E rn um pequeno salão, umgmpo de cerca de 40 pessoassentadas em cadeiras formaum semicírculo. Em silên-

cio, de olhos fechados, as pessoas escu-tam um som newage e mantras. Umavela acesa garante a pouca iluminaçãodo ambiente, intencionalmente plane-jada para estabelecer um clima de quie-tude. Estão todas reunidas para recebera Deeksha, a bênção da unidade.

Logo à entrada, um porta-retratosmostra a foto de SriAmma e Sri Bhaga-van. Eles são a fonte, os avatares dessemovimento, seres que encarnam nestemundo para ajudar a humanidade emmomentos delicados como o que vive-mos agora. Em 1989, esse casal de in-dianos tinha uma pequena escola emChittor, cidade no sul do país. Um dia,o filho de 11 anos, Krishnaji, contou aeles ter tido uma visão de um ser de luzque o ensinou a transmitir uma ener-gia divina, colocando as mãos espal-madas para tocar levemente o alto dacabeça das pessoas, num gesto que ge-rava intenso bem-estar. Bhagavan nãose surpreendeu, pois ele mesmo já vi-nha trabalhando essa energia desdecriança. Anotícia dos efeitosda bênçãofoi-seespalhando pela região e as pes-soas passaram a se aglomerar na frenteda escola para recebê-Ia.

Esse interesse crescente inspirouAmma e Bhagavan a transmitir tam-bém conhecimentos ligados ao aper-feiçoamento existencial e à potenciali-dade amorosa 'tia natureza, presenteem cada indivíduo. Assim, a pequenaescola se transformou na OnenessUniversity, instituição de treinamentoque ensina a doar a Deeksha, e o casalfundou o /lovimento da UnidadeiOnenese, em inglês).

A Deeksha representa a base doMovimento da Unidade no qual seprega que todos nós, seres humanos,integramos uma vida una, ligada aodivino que há em nós, aos outros seres eao planeta. O sentimento da Unidadegarante a sensação de intimidade como criador, que pode ser chamado pordiversos nomes: Deus, Jesus, Nature-za, Anjos, [eová, Buda. Trata-se de ummovimento universal e não se limita auma doutrina específica - pode sercompartilhado por toda e qualquer fé.A Deeksha, a bênção que celebra essaUnidade, definida por Bhagavan co-mo um fenômeno pelo qual o poderdivino alcança o ser humano, repre-senta a busca de uma relação com essedivino e com o fluxo da vida. "Há umaluz chegando ao mundo e a Deekshaacelera o processo do despertar indivi-dual", explica o doador de Deeksha »

"~ Deek:shaaceleraa evolução daconsciência. Esseé o objetivo dessabênção, que podemelhorar muito aqualidade de vidanesse planeta,criando um cenáriomais humano."E/da Muller, doadora de Deeksha

maio de 2012 • BONSflUIDOS I 69

Leo Borelle, de 34 anos, empresário epraticante da bênção há um ano.

Segundo os praticantes, a energiadoada pela bênção atua aumentando aempatia com o próximo e reduzindo ainfluência do ego, considerado pelohinduísrno como escravo dos condi-cionamentos, responsável pelo sentidode separação que nos isola e atormen-ta. Quando o ego nos domina, transfor-ma-se em egoísmo, uma eterna com-paração do presente com as lembr-an-ças passadas, servindo a interesses par-ticulares, numa visão limitada elavida.A força da Deeksha amplia a percep-ção, o que muitas vezes ajuda a encon-trar soluções que antes não víamos. Abênção nos conecta com o que noscerca, nos impele em busca da paz enos estimula a assumir uma posturaconciliadora e amorosa.

OS DOR DORES DR ENERGIR

OS chamados Deeksha givers recebemum treinamento em que são instruídossobre as origens da bênção, sua força eseus efeitos. Entre outras coisas, sãoconvidados a entender que nossa exis-tência é povoada de desafios, que po-dem ser modificados ou superados, seentregues à sabedoria do poder divino

dentro de nós. Acessar esse poder acal-ma, orienta e nos transforma.

"Ao me tomar uma doadora percebique a vida é bem maior que minhaspreocupações humanas", afirma InaiáBittencourt, de 31 anos, doadora noInstituto Me Cura. "Hoje.soueuquemauxilia as pessoas a se conectar com opoder divino, único instrumento capazde nos dar a verdadeira paz. Procuromostrar a pouca importância do ego esuas imposições. Assim, faço perceberque somos só um, todos nós, e que aju-dar o outro é me ajudar", afirma.

O Oneness ensina que a mente estásempre julgando, classificando tudocomo bom ou ruim. Ela nos impõepensamentos repetitivos, nunca estásatisfeita, sempre quer mais e mais, nosimpedindo de viver momentos de paz esilêncio interior, instalando a etemasensação de que nos falta algo, e a felici-dade se toma impossível.

A bênção transmite o sentimentooposto: temos tudo de que necessita-mos para ser felizes. Basta agradecer edeixar que a vida aconteça. Ao aceitar-mos o que temos, passamos a receber oque precisamos de fato. Intemalizar es-sa sabedoria traz leveza e, por isso, aDeeksha foi ganhando adeptos em

porém, se acontecer em paralelo àme-ditação e a outras práticas espirituais odespertar pode ser mais rápido.

Seja em busca de cura, de paz deespírito, de autoconhecimento, seja deevolução como ser humano, aDeekshavem conquistando pessoas dos mais di-versos perfis. A atriz Tânia Khalil contaque se sentiu atraída pelo movimentoporque não se trata de algo exigente,que demande esforço e disciplina, co-mo acontece com a maioria das práti-cas espirituais. Para ela, a Deeksha alcan-ça todas as pessoas sem exigir que elas sealimentem dessa ou daquela maneiraou que se vistam de uma forma deter-minada. Depende simplesmente dequerer e se deixar invadir pela graça di-vina que ela transmite. "Recebi a Deekshade uma amiga muito especial. Sentiuma enorme gratidão e bem-estar, oque também acontece quando ofereçoa bênção - eu me sinto envolvida poruma onda de amor", diz ela. Leo Borel-le lembra: "Temos uma crença errôneade que para receber algo de bom, é pre-ciso muito esforço, quando somos todosmerecedores" .

Pessoas muito diferentes, de outrosuniversos, também descrevem essebem-estar. "Nessa vida tumultuada da »

"R Deeksha coloca em nossas mãosa possibilidade de ser e tomar o outro

mais feliz. Elanos faz mais compassivose amorosos. É só querer."

Leo Borelle, doador de Deeksna

mais de 40 países. Sri Arnma e Bhaga-van concordaram então que era horade estimular mais e mais pessoas a ade-rir ao treinamento que passou a ser rea-lizado em outros pontos. No Brasil jáexistem cerca de 2.000 Deeksha givers.

o BENEFÍCIO DR PRZSita Scognamiglio, Deeksha giver,coordenadora do Movimento da Uni-dade no Brasil, recebeu seu treinamen-to na índia há cinco anos e atualmenteparticipa da iniciação de novos doado-res. Já treinou mais de 200 só em SãoPaulo. Inaiá, que recebeu a bênção pelaprimeira vez das mãos de Síta, há quatroanos, agora tam bém oferece treinamen-to com o marido, Aclriano Calhau, dire-tor do Instituto Triângulo de Sustenta-bilidade. Eles explicam que a bênçãoatua em várias áreas de nossa psique, CÚ"

mo, por exemplo, direcionando a pes-soa à sua verdadeira vocação e desper-tando nela a criativiclade.

A Deeksha também evoca afeiçãopelo outro, ajuda a sentir e a expressar oamor e a curar doença psicossomáti-cas por meio da liberação das emoçõesnegativas, muitas vezes responsáveispelos distúrbios. Por si só, esse gesto écapaz de proporcionar essa melhora,

maio de 2012 • BONS FLUIDOS I 71

IISer uma doadora me deu maior clareza sobre odestino da humanidade e hoje sei que,

ampliando a consciência, podemos transformarnossa percepção e nossas ações no mundo,"

Inaiá Bittencourt, doadora de Deeksha

cidade, é um momento em que a gen-te relaxa, chora, desabafa", relata Do-roti Marino Segura, de 60 anos. ThaisMediano, de 29 anos, acrescenta:"Sempre fico com uma sensação depaz e quietude interna".

A partir do momento em que seacessa o silêncio dentro de si, instala-sea calma necessária para enxergar osproblemas por um ângulo diferente, oque ajuda a encontrar soluções. Há ain-da benefícios perceptíveis nos relacio-namentos, outra consequência doequilíbrio interno - alguém que sabeouvir e respeitar a opinião do outro, eque coloca as próprias posições comdelicadeza é sempre bem-vinda emnossa vida. Outro efeito são os insightsdo passado. De acordo com os doado-res, a energia traz de volta à consciênciaideias que merecem ser identificadas,revividas e dissipadas. Há uma lógicanesse processo: permitindo sentir a rai-va, o medo ou a frustração de experiên-cias anteriores, esses sentimentos crista-lizados tendem a se dissolver.

A essência da Deeksha está na sim-plicidade. Transmitida por um toqueelamão do doador no alto da cabeça dequem a recebe, por não mais eleum mi-nuto, pode ser repetida várias vezes emuma mesma sessão para uma mesmapessoa. São segundos de intensa har-monia. "As sensações conquistadas du-ram por toda uma semana. Não existeuma frequência determinada para re-cebê-Ia, mas cada experiência acelera oprocesso do despertar da consciência e,

72 I BONS FLUIDOS· maio de 2012

consequentemente de viver uma vidamais plena, sem essa prisão imposta pe-la mente", afirma Calhau.

ROS OLHOS DR CIÊNCIR

A comunidade científica não se permi-te especulações - só endossa uma ver-dade depois de pesquisas e experimen-tações repetidas por muitos anos. Ape-sar disso, mesmo sem essa comprova-ção sistemática, muitos estudiosos ad-mitem o efeito da Deeksha no funcio-namento cerebral. Entre eles, o dr.Eric Hoffman, psicólogo clínico emCopenhague, Dinamarca, que usou oleitor EEC - aparelho que mede emmicrovolts os impulsos eletromagnéti-cos do cérebro - para testar a energianeurológica de uma discípula de Am-ma Bhagavan. Outro estudioso, An-drew Newberg, professor de medicinanuclear na Universidade da Pensilvâ-nia, nos Estados Unidos, usou o mes-mo método para avaliar a atividade ce-rebral dos monges budistas tibetanosdurante a meditação.

No Brasil, um estudo desenvolvidopela Universidade de São Paulo (USP)comprova que a imposição elemãos li-bera energia capaz de produzir bem-estar. O trabalho se refere a várias téc-nicas manuais já conhecidas, como oJohrei, bênção utilizada pela IgrejaMessiânica do Brasil; o passe, pratica-do pelo espiritismo; e o Reike, aplica-ção de energia curativa pelas mãos. Oassunto foi tema de mestrado do pes-quisador Ricardo Monezi, na Faculda-

de de Medicina da USP, realizado apartir de 2000. Monezi, que hoje fazparte da equipe da Unifesp, havia vi-venciado os efeitos do Reiki na adoles-cência, quando enfrentou uma crisede depressão. A pesquisa comprovou aredução da percepção de tensão e elesintomas relacionados à ansiedade e àdepressão, garantindo, ao mesmo tem-po mais energia e disposição.

Submetida à apreciação de neuro-cientistas, também concentrados nessabusca, especificamente a Deeksha re-velou-se capaz de estimular a produçãode três importantes hormônios. A bên-ção causa descargas de dopamina, oneurotransmissor que nos faz sentir vi-vos, vibrantes, capazes de maior con-centração e discemimento. A falta des-se hormônio pode desencadear o tédioe até levar à depressão. As pesquisasapontam ainda um aumento na produ-ção de oxitocina, ponte bioquímicaentre o cérebro e o coração, a base neu-roquímica do sentimento da compai-xão, de se colocar no lugar elooutro e elese sentir ligado a ele. Esse hormônio,produzido pela hipófise, também tema função de baixar os níveis de cortisol,o horrnônio do estresse,

O MELHOR DE TUDO

Há outros ganhos: a Deeksha ativa oslóbulos frontais elocérebro, o que reper-cute em sentimentos como a alegria, avontade de viver, a esperança. Essaenergia também reduz a ação eloslóbu-los parietais, que, quanelo superativados

trazem a sensação de isolamento, donão pertencimento. Movimentos comoesses interferem nas ondas cerebrais be-ta e gama, catalisadoras da concentra-ção. As ondas cerebrais gama, que tam-bém são intensas nos meditadores habi-tuais, mantêm o cérebro em estado dealerta, absolutamente presente, queacontece quando se está no aqui e ago-ra, livre do passado e do futuro, sem nos-talgia nem ansiedade. Alguns cientistassugerem ainda que as ondas gama COl1S-

tituarn um tipo de frequência que con-trola e integra as diferentes regiões docérebro. Isso explicaria como a medita-ção - e a Deeksha - permite ampliar osestados de consciência.

"Depois de receber essa bênção, aimpressão que se tem é que o mundomudou, mas não", diz Bhagavan. 'Vocêé que passa a entender o sentido da vidae começa a viver de forma espontânea enatural, como se tivesse acontecido U111

novo despertar, livre de indagações exis-tenciai ", conclui o mestre em uma desuas inúmeras apresentações realizadaspor teleconferência via intemet.

Tudo isso, no entanto, só se podecomprovar pela experimentação. Aoscandidatos, um conselho: lembrem-sede que a prescrição para viver em paznão tem contraindicação e pode acon-tecer a qualquer pessoa, de qualquerlugar, de qualquer idade.

Texto· Ludmila do PradoIlustrações· Graziella MattarDireção de arte· Camilla Frisoni SolaDesign • Luciana Giammarino Para saber mais e onde recebera õeeksna: www.movimentodaunidade.com.br

maio de 2012 • BONS FLUIDOS I73