pastoral e sereis minhas testemunhas tanto na freguesia do...

6
Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba “ Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre ” Pastoral E sereis minhas testemunhas tanto na Freguesia do Ó como em Santana de Parnaíba e até no Paraná “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1:8). C apacitados pe- lo Espírito San- to, Jesus nos envia em missão: ser- mos suas testemu- nhas. Esse é o man- dado da Igreja, Corpo de Cristo, da qual fa- zemos parte. No con- texto de Atos, Jesus tem o último diálo- go pessoal com Seus discípulos. Era che- gado o tempo de pro- pagarem ou testemu- nharem tudo aquilo que experimentaram, ouviram e viram do Mestre. O envio é ordenado de forma geográfica. O testemunho deveria acontecer em Jerusalém, onde estavam, na Ju- deia, região mais ampla, na Samaria, local mais distante, e nos con- fins da Terra, que naquele momento ainda era pouco conhecida e ex- plorada. Como sempre, o texto bíblico precisa ser entendido dentro do contex- to da época e interpretado para o atual, a fim de entendermos qual é o kerigma, a aplicação, a mensagem de Deus para Seu povo. Atos 1:8 é um versículo bastante empregado e não temos muita dificuldade para interpretá-lo. Jesus quer que todos os Seus discípulos – e isso nos in- clui – testemunhem o amor de Deus por meio de palavras e ações, as- sim como Ele fazia, em todos os lugares possíveis. É isso que mui- BOLETIM INFORMATIVO | ANO XVI | Nº 720 | 17 DE JUNHO DE 2018 Templo em Santana de Parnaíba, inaugurado neste domingo (17/6)

Upload: doquynh

Post on 01-Dec-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Igreja Metodista Em ItaberabaCongregação Em Santana De Parnaíba

“ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ”

Pastoral

E sereis minhas testemunhas tanto na Freguesia do Ó como em Santana

de Parnaíba e até no Paraná“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1:8).

Capacitados pe-lo Espírito San-to, Jesus nos

envia em missão: ser-mos suas testemu-nhas. Esse é o man-dado da Igreja, Corpo de Cristo, da qual fa-zemos parte. No con-texto de Atos, Jesus tem o último diálo-go pessoal com Seus discípulos. Era che-gado o tempo de pro-pagarem ou testemu-nharem tudo aquilo que experimentaram,

ouviram e viram do Mestre. O envio é ordenado de forma geográfica. O testemunho deveria acontecer em Jerusalém, onde estavam, na Ju-deia, região mais ampla, na Samaria, local mais distante, e nos con-fins da Terra, que naquele momento ainda era pouco conhecida e ex-plorada.

Como sempre, o texto bíblico precisa ser entendido dentro do contex-to da época e interpretado para o atual, a fim de entendermos qual é o kerigma, a aplicação, a mensagem de Deus para Seu povo. Atos 1:8 é um versículo bastante empregado e não temos muita dificuldade para interpretá-lo. Jesus quer que todos os Seus discípulos – e isso nos in-clui – testemunhem o amor de Deus por meio de palavras e ações, as-sim como Ele fazia, em todos os lugares possíveis. É isso que mui-

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XVI | Nº 720 | 17 DE JUNHO DE 2018

Templo em Santana de Parnaíba, inaugurado neste domingo (17/6)

tas vezes ouvimos: temos de testemunhar na nossa Jerusalém, que mui-tas vezes é interpretada como o lugar mais próximo de nós, e também na nossa cidade ou Estado, em outros lugares mais distantes e até os con-fins da Terra, que podem ser entendidos como outros países. Essa é uma interpretação simples, objetiva e acertada do texto.

O que gostaríamos de destacar é que não há no texto uma escala de prio-ridade ou de importância. Ou seja, não é que tenhamos de testemunhar primeiro em “Jerusalém”, depois na “Judeia” e assim por diante. O tes-temunho do cristão deve acontecer concomitantemente, isto é, ao mes-mo tempo, e dando a mesma importância, seja em “Jerusalém”, seja nos “confins da Terra”.

Graças à misericórdia e à graça de Deus, podemos declarar que nossa igreja está em conformidade com Sua Palavra. Temos realizado a obra do Pai e testemunhado o Seu amor na Freguesia do Ó (a nossa “Jerusa-lém”). Aqui temos buscado fazer a diferença tanto para os membros da nossa igreja quanto para pessoas que não congregam conosco, mas es-tão recebendo, por meio de nós, um pouco da graça e do amor de Deus. Nesse sentido, podemos citar os Projetos Alimentando Vidas e Novidade de Vida, que são exemplos desse testemunho palpável de Jesus Cristo.

Em Santana de Parnaíba (as nossas “Judéia e Samaria”), estamos rea-lizando um sonho dado por Deus: inaugurar, neste domingo (17/6), um templo para a igreja se reunir e servi-Lo. Ali, logo, logo, veremos nos-sa congregação se tornar uma igreja autônoma, para a glória de Deus!

Os nossos “confins da terra” têm sido o Estado do Paraná. Nossa igreja tem feito missão em Ponta Grossa, por meio da missionária Mariana Wa-da, que desenvolve um belo trabalho com crianças carentes; e também em Curitiba, onde o casal de missionários Danilo Sanguin e Carla Stracke atuam como obreiros/professores na capacitação de novos missionários.

Há muitas frentes de atuação e ainda há muito por fazer. Todos e todas que desejarem contribuir e se envolver com a obra estão desafiados a aceitar o envio de Jesus. Tudo o que está sendo feito e o que ainda es-tá para ser realizado só será possível concretizar-se porque o poder do Espírito Santo está agindo sobre nós, em nós e por meio de nós. Não é por nossa capacidade, esforço ou boa vontade, mas sim porque deseja-

mos viver em obediência à Palavra de Deus. Orem, invis-tam, contribuam, testemunhem, façam a sua parte nesta grande missão confiada a nós!

Tiago Valentin, pastor

“Uma igreja não existe para si mesma, e sim para o mundo.”George Carey, teólogo anglicano britânico

Vida CristãPor onde começar para entender a Bíblia?

Muitas pessoas sabem que a Bí-blia é boa e im-

portante, e até gostariam de entendê-la. Mas, quan-do começam a ler, ficam confusas e frequentemen-te desistem do estudo qua-se antes de iniciar. Por on-de começar para entender

a Bíblia? Quero oferecer algumas sugestões práticas.

1. Comece com uma vista panorâmica da Bíblia.Observe que a Bíblia tem duas divisões principais: o Antigo Testamento, que é composto de livros escritos antes do nascimento de Jesus, e o No-vo Testamento, que foi escrito depois da vinda d’Ele.

O Antigo Testamento pode ser dividido em:

a. Livros da Lei (Gênesis a Deuteronômio), que falam sobre as origens do povo judeu e da lei que Deus lhes deu;

b. Livros de História (Josué a Ester), que registram fatos importantes so-bre os israelitas entre 1.400 e 400 anos antes de Cristo;

c. Livros de Sabedoria (Jó a Cântico dos Cânticos); ed. Livros de Profecia (Isaías a Malaquias), que relatam mensagens espe-

ciais de Deus para os homens ao longo de 500 anos.O Novo Testamento se divide em

a. Relatos do Evangelho (Mateus a João), que falam da vida de Jesus na terra;

b. Um livro de História (Atos dos Apóstolos), que fala dos primeiros 30 anos da igreja primitiva; e

c. Cartas aos Cristãos (Romanos a Apocalipse), escritas para orientar e encorajar igrejas e indivíduos no seu serviço ao Senhor.

2. Desenvolva o costume da leitura.Escolha uma abordagem à leitura e separe algum tempo cada dia para ler e conhecer o conteúdo da Bíblia. Muitas pessoas olham para a Bíblia co-mo se fosse um livro tão grande e difícil que passam a vida toda sem ler a Palavra de Deus do começo ao fim nem sequer uma vez na vida! Você sabia que o investimento de 15 a 20 minutos por dia é suficiente para ler a Bíblia toda em apenas um ano? E, se dedicar uma hora por dia à leitu-ra, poderá ler todos os livros da Bíblia em três ou quatro meses!

3. Estude o texto de livros específicos.Além da leitura, dedique um tempo para estudar livros da Bíblia regular-mente. Boas escolhas para iniciar são livros como Gênesis ou um dos re-latos do Evangelho. Pela leitura, você vai conhecer os demais livros e já

poderá escolher outros para estudar depois de terminar os primeiros. O estudo dos textos bíblicos, especialmente livros completos, é uma das coisas mais importantes para evitar os erros que resultam de distorções e aplicações erradas. É importante compreender os textos no seu con-texto.

4. Faça estudos de assuntos importantes para esclarecer dúvidas e entender como agir.Na leitura, nos estudos textuais e nas conversas com outros, surgirão perguntas. Procure respostas por meio de um estudo cuidadoso, verifi-cando o sentido das palavras, juntando informações de vários textos e sempre considerando o contexto. Para isso, uma das ferramentas mais úteis é um dicionário comum, pois encontramos palavras na Bíblia que não costumamos usar no dia a dia. Para leitores mais avançados, há ou-tros recursos, como dicionários bíblicos e léxicos, que ajudam no enten-dimento mais profundo e preciso de palavras usadas nas Escrituras. Mas é possível começar muito bem sem a necessidade de tais livros.

5. Prepare o coração para aceitar e aplicar a Palavra.Esta última sugestão pode ser a mais importante de todas. É comum e correto pensar que o estudo das Escrituras pode nos ajudar a melhorar nosso caráter e comportamento. Mas Tiago, o autor de um livro bem prá-tico do Novo Testamento, mostra que precisamos chegar às Escrituras com um coração disposto a aprender, livre dos impedimentos da malda-de. Ele disse: “Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. Tornai-vos, pois, praticantes da pala-vra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tg 1:21-22).

Com paciência, disciplina e dedicação, você terá o prazer de aprender muito sobre a vontade de Deus!

Por Dennis Allan, teólogo norte-americano radicado no Brasil

“Estude a Bíblia para ser sábio; creia nela para ser salvo; siga os seus preceitos para ser santo.”

Billy Graham, pregador batista norte-americano (1918-2018)

AvisosSeminário de DiscipuladoNo próximo dia 30 de junho (sábado), acontecerá na nossa igreja o Se-minário de Discipulado, um tempo precioso de motivação, crescimento e aprendizado sobre a vivência do discipulado. A programação começará às 9h00 e se encerrará às 15h00. Como iremos almoçar na igreja, solici-tamos a quem for participar uma contribuição de R$ 15,00. Nossos pre-letores serão o Pastor João Batista Nunes Medeiros, da I.M. em Itapece-rica da Serra, e o irmão Daniel Modolo, da I.M. no Butantã. Os interessa-dos deverão se inscrever com o Pastor Tiago.

Campanha do agasalho e do cobertorEstamos chegando à época mais fria do ano, tem-po em que os que menos têm mais sofrem. Pre-cisamos da sua colaboração para abençoarmos nossos irmãos e irmãs em situação de rua que são assistidos pelo Projeto Alimentando Vidas. Se

você puder doar agasalhos e cobertores em bom estado, traga-os para a igreja, pois serão destinados a quem sofre na rua com o frio das noi-tes e madrugadas. Lembre-se: quem mais abençoa mais é abençoado!

Domingo que vem (24/6) será o DIP – Domingo da Igreja Perseguida!

Aniversariantes17/6 Ricardo Paplovskis Pinto22/6 Rodrigo Mateus de Brito e

Sônia Regina Rodrigues Marques.

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por en-fermidades e problemas diversos. Oremos:

•Pela saúde da d. Alda, da Cida (cunhada da Silva-na), da d. Cida Barçante, da d. Domi, da Gina, do sr. Jarbas (pai da Helô), do Luciano Amorim (primo da Cláudia Dalbeto), da d. Lydia Reyes (mãe da Ma-ria José), da d. Maria da Penha, da Nurimar, da Pau-la (filha da d. Alda), do Pedro (sobrinho da Maria José), do Rafael Ar-rais (sobrinho do sr. Manoel), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da d. Tereza (sogra da Maria José), da d. Tereza Lemmi Marques (mãe do Cláudio), do Vitorino, do Wanderlei e do Wilson (cunhado da Maria José);

•Pelos desempregados;•Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;•Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;•Pela equipe pastoral (pastores Tiago, Laura e Lucas);•Pelos missionários Carla Stracke, Danilo Sanguin e Mariana Wada;•Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;•Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

www.metodistaitaberaba.com.br

/igrejametodista.itaberaba

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Sal-vador, capaz de transformar vidas e realidades.Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SP

Pastor: Lucas Gomes

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571

Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

PROGRAMAÇÃO SEMANAL2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA SÁB. DOMINGO

Alimentando Vidas (20h00)

Tarde de Oração (16h30)

Novidade de Vida (20h00)

Encontros dos PGs

Encontrosdos Pgs

Culto de Libertação (20h00)

Reun. de Oração (22h30)

Encontros dos Pgs

Or. e Intercessão (8h15)

Escola Dominical (9h00)

Culto solene (19h00)

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia FolgaPr. Tiago

Pra. Laura

8h30 – 12hTiago

8h30 – 12hLaura - 9h

Tiago e Laura

Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

14h - 17hTiago e Laura -

Noite 20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

19hTiago e Laura

19hTiago e Laura

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABACoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradores: Flávia Gonçalves, Pra. Laura Costa Valentin e Dilson Julio SilvaCoordenadora do M. de Comunicação: Aline Gomes

Escala de ServiçoSERVIÇO HOJE (17/6) PRÓX. DOMINGO (24/6)

FECHAMENTO DA IGREJA Murillo Silas

GUARDADOR DOS CARROS Tuca Gilberto

INTERCESSÃO Tiago/Edward Edward/Manoel

MINISTÉRIO INFANTIL Juliana/Fernanda/Rosa/Pra. Laura

Giulia/Paula/Thaís/ Pra. Laura

LOUVOR Vida Geração Eleita

OPERADOR DE SOM Márcio Tiago

OPERADORA DO DATASHOW Eula Bel

OPERADOR DE CÂMERA Gabriel Marcão

DIREÇÃO DO CULTO Pra. Laura/Beth Pr. Tiago/Rebeca

PREGADOR Pr. Tiago Carla Stracke

Assista as transmissões ao vivo ou as gravações dos cultos em nosso canal no Youtube.