boletim informativo ano x | nº 469 | 9 de junho de 2013...

6
IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA anos Pastoral Não andeis ansiosos “Não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuida- dos; basta ao dia o seu próprio mal” (Mt 6:34). P ara minha surpresa, quando comecei a buscar informações para escrever esta pastoral, eu me deparei com a seguinte definição para a palavra “ansiedade”: “Comoção aflitiva do espírito que re- ceia que uma coisa suceda ou não”. Segundo esta definição do dicioná- rio virtual Priberam, ansiedade é um sentimento ou sensação de incer- teza sobre algum assunto que tem sua origem no espírito das pesso- as. Portanto, segundo a definição, a ansiedade seria um mal espiritual! É interessante perceber que a ansiedade é um tema do interesse de Je- sus. Em Mateus 6, no contexto do Sermão do Monte, Ele aborta o te- ma em certo tom exortativo. Jesus inicia esse trecho de maneira impe- rativa e na negativa: “Não andeis ansiosos”. Podemos dizer, com gran- de margem de segurança, que a ansiedade não era algo aprovado por Jesus. Isso porque a ansiedade é um problema espiritual, um sintoma de alguém que não está com sua espiritualidade fortalecida, um sinto- ma de falta de fé. Podemos constatar que a definição de fé, em Hebreus, é praticamen- te o exato oposto da definição do que é a ansiedade: “A fé é a certe- za de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem” (Hb 11:1). Se o princípio da ansiedade é a incerteza, o da fé é a certeza. Há diferentes níveis de ansie- dade. Há, inclusive, a possibili- dade de essa ansiedade desen- cadear uma patologia. É preci- so também diferenciar expecta- tiva de ansiedade. A expectativa gera um sentimento de espera e desejo por algo, mas que não é capaz de impedir alguém de ca- minhar. A ansiedade, ao contrá- rio, prejudica a capacidade de se viver o hoje, de se desfrutar o momento presente. A espera BOLETIM INFORMATIVO | ANO X | Nº 469 | 9 DE JUNHO DE 2013

Upload: others

Post on 03-Jul-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: BOLETIM INFORMATIVO ANO X | Nº 469 | 9 DE JUNHO DE 2013 ...metodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2013-0… · Não andeis ansiosos “Não vos inquieteis com

IGREJA METODISTA EM ITABERABACONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

anos

Pastoral

Não andeis ansiosos“Não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuida-dos; basta ao dia o seu próprio mal” (Mt 6:34).

Para minha surpresa, quando comecei a buscar informações para escrever esta pastoral, eu me deparei com a seguinte defi nição para a palavra “ansiedade”: “Comoção afl itiva do espírito que re-

ceia que uma coisa suceda ou não”. Segundo esta defi nição do dicioná-rio virtual Priberam, ansiedade é um sentimento ou sensação de incer-teza sobre algum assunto que tem sua origem no espírito das pesso-as. Portanto, segundo a defi nição, a ansiedade seria um mal espiritual!

É interessante perceber que a ansiedade é um tema do interesse de Je-sus. Em Mateus 6, no contexto do Sermão do Monte, Ele aborta o te-ma em certo tom exortativo. Jesus inicia esse trecho de maneira impe-rativa e na negativa: “Não andeis ansiosos”. Podemos dizer, com gran-de margem de segurança, que a ansiedade não era algo aprovado por Jesus. Isso porque a ansiedade é um problema espiritual, um sintoma de alguém que não está com sua espiritualidade fortalecida, um sinto-ma de falta de fé.

Podemos constatar que a defi nição de fé, em Hebreus, é praticamen-te o exato oposto da defi nição do que é a ansiedade: “A fé é a certe-za de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem” (Hb 11:1). Se o princípio da ansiedade é a incerteza, o da fé é a certeza.

Há diferentes níveis de ansie-dade. Há, inclusive, a possibili-dade de essa ansiedade desen-cadear uma patologia. É preci-so também diferenciar expecta-tiva de ansiedade. A expectativa gera um sentimento de espera e desejo por algo, mas que não é capaz de impedir alguém de ca-minhar. A ansiedade, ao contrá-rio, prejudica a capacidade de se viver o hoje, de se desfrutar o momento presente. A espera

BOLETIM INFORMATIVO | ANO X | Nº 469 | 9 DE JUNHO DE 2013

Page 2: BOLETIM INFORMATIVO ANO X | Nº 469 | 9 DE JUNHO DE 2013 ...metodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2013-0… · Não andeis ansiosos “Não vos inquieteis com

pelo que está por vir consome as emoções e impede a pessoa de vi-ver em paz.

Jesus desejava que seus discípulos não fossem ansiosos por um sim-ples motivo: Deus, o Seu Pai, cuidaria de cada uma de suas necessi-dades; caberia a seus seguidores apenas crer, ter fé no cuidado e na provisão divina. A maior arma contra a ansiedade, portanto, é o exer-cício da fé. Podemos fazer uso de muitos recursos para combater a ansiedade, como a terapia, a prática de exercícios físicos, buscar ter uma vida mais tranquila, mas nada se compara a aprender a confi ar em Deus.

Para lutar contra a ansiedade, precisamos melhorar nosso relaciona-mento com Deus, aprender a confi ar n’Ele e em Seu poder. E isso de-ve acontecer diariamente. Devemos confi ar no que diz a Palavra: “Agin-do eu, quem o impedirá? Assim diz o Senhor, o que vos redime, o San-to de Israel” (Is 43:13-14).

Jesus deixa claro que a ansiedade nos impede de desfrutar o momento presente. Por isso, Ele diz que não devemos fi car inquietos com o que está por vir, mas vencer as batalhas do dia (Mt 6.34). Como diz o dita-do popular, o amanhã a Deus pertence.

Que possamos exercitar nossa fé para que toda ansiedade que venha a nos acometer seja controlada e amenizada pela confi ança que temos

no Senhor. Melhor do que combater a ansiedade é for-talecer nossa fé, para que caminhemos não por aquilo que podemos ver, mas sim pelo que cremos.

Do amigo e pastor

Rev. Tiago Valentin

“ A ansiedade é o resultado natural de centralizarmos as nossas esperanças em qualquer coisa menor do que Deus e Sua vontade para nós.

Billy Graham, pregador batista norte-americano

ReflexãoHein? Não estou conseguindo ouvir“Por isso, lhes falo por parábo-las; porque, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem, nem enten-dem. De sorte que neles se cum-pre a profecia de Isaías: Ouvireis com os ouvidos e de nenhum mo-do entendereis; vereis com os olhos e de nenhum modo percebereis” (Mt 13:13-14).

Page 3: BOLETIM INFORMATIVO ANO X | Nº 469 | 9 DE JUNHO DE 2013 ...metodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2013-0… · Não andeis ansiosos “Não vos inquieteis com

Vivemos num mundo onde as pessoas falam e escrevem incessante-mente, tanto presencial quanto virtualmente. É uma constante overdo-se de opiniões e informações. Aliás, nunca se teve tanta opinião sobre tudo e sobre nada ao mesmo tempo e um “dodoismo” sobre não po-dermos confrontar ninguém porque a pessoa vai quebrar no meio. Vive-mos um tempo em que temos muitas vezes de amaciar o que Jesus dis-se para que a pessoa não saia da igreja. Uma fragilidade vazia e opor-tunista, na maioria das vezes puxada para uma vitimização desneces-sária, que nos tira do foco.

Jesus também era cercado de informações, opiniões e pessoas com síndrome de “coitadismo”, as quais só queriam saber de bênção, mas não queriam mudar de vida. Ele era cem por cento Deus e cem por cen-to homem. Imagine o que se passava na cabeça dele! Seu Q.I. (coefi-ciente de inteligência) e seu Q.E. (coeficiente emocional) com certeza o classificariam como gênio pelos padrões atuais de testes comporta-mentais. Certamente ele estaria nessas revistas científicas e acadêmi-cas tão renomadas ao redor do mundo. Mas alguns de seus dons mais notáveis eram sua simplicidade e flexibilidade. Jesus definitivamente se diminuía verbalmente e era um mestre em domínio próprio para con-seguir implantar o Reino de Deus na terra, por meio de seus discípu-los. Discípulos falhos, humanos, teimosos e com problema de surdez, pois, assim como nós, muitas vezes não conseguiam entender os pen-samentos de Jesus.

É tão clichê dizer que não ouvimos Deus ou que Ele fala, mas não es-cutamos! No entanto, essa é uma das maiores verdades que vivemos, por nossa própria causa: ouvir somente o que queremos sobre Deus e sair papagaiando por aí. Isso também ocorre por causa da surdez es-piritual que nos impede de ouvir a voz nítida do Espírito Santo. A Pala-vra de Deus é clara em nos afirmar que a voz do Espírito Santo não traz confusão, e sim a confirmação da vontade de Deus. Quantas vezes ou-vimos alguém dizer que ficou em paz quando o Espírito Santo lhe fa-lou tal coisa!

Creio que estamos entrando num novo tempo em nossa amada igreja. Itaberaba sempre ouviu e foi guiada por Deus, porém ho-je creio que mais pessoas estejam dispostas a realmente ouvir e seguir ao Senhor.

Há algumas semanas, durante uma oração, Deus me proporcionou uma visão em que ouvidos estouravam e deles saiam sangue e infecção; de-pois disso, passava uma correnteza de vento por dentro desses ouvi-dos. Uma visão estranha a princípio, mas que me mostrou que é isso que Deus está fazendo – tirando nossa surdez espiritual de forma ex-plosiva e até dolorida –, porém nosso ouvir será preenchido pela voz do Espírito Santo! Como sei que essa visão é de Deus e é para a igreja?

Page 4: BOLETIM INFORMATIVO ANO X | Nº 469 | 9 DE JUNHO DE 2013 ...metodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2013-0… · Não andeis ansiosos “Não vos inquieteis com

Porque ela não sai de minha mente desde então e Deus me mostra evidências todos os dias, por meio do com-portamento das pessoas, aleluia !

Por Carla Stracke Pimentel

“ Se formos fracos em nossa comunhão com Deus, seremos fracos em tudo o mais.

C.H. Spurgeon, pregador batista britânico (1834-1892)

Avisos

Campanha de Oração: “7 Semanas Buscando o Caráter de Cristo”Durante sete semanas, faremos cultos especiais às sextas-feiras, com o propósito de buscar o caráter de Cristo, baseando-nos no fruto do Es-pírito (Gl 5:22-23). Toda a igreja está convidada a participar desse tem-po de oração, jejum e busca. Esta campanha está associada à implan-tação da visão do discipulado em nossa igreja.Se queremos fazer dis-cípulos, temos que ser discípulos e temos que ser iguais a Jesus. A ca-da sexta-feira, contaremos com um pregador diferente.Confira os con-vidados e os temas da campanha:

14/6Alegria – Pr. Alexandre, da IM em Vila Mazzei;

21/6Paz – Pr. Francisco, da Comunidade Evangélica Restauração Plena;

28/6Longanimidade e mansidão – Pr. Samuel, da Igreja de Deus;

5/7 Benignidade e bondade – Pr. Edmilson, da IM em Sant. de Parnaíba;

12/7Fidelidade – Pra. Roxana, da Igreja de Deus;

19/7Domínio próprio – Bispo José Carlos Peres.

Seminário do Ministério Toque de Poder

Tema: Incendiados (Hb 1:7);

Data: 15 de junho (próximo sábado);

Local: Palácio dos Trabalhadores, na Rua Galvão Bueno, 782 (a 600 metros do Metrô São Joaquim);

Investimento: R$ 50,00;

Ministrantes: Pr. Henrique Bremer, do México, Pr. Menny Escobar, da Argentina, Marcos Salles e banda, do Rio de Janeiro, Hygor Junker, Bispo José Carlos Peres e o Ministério Toque de Poder;

Mais informações: Pelo site www.semináriotoquedepoder.com.nr ou www.3re.metodista.org.br.

Page 5: BOLETIM INFORMATIVO ANO X | Nº 469 | 9 DE JUNHO DE 2013 ...metodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2013-0… · Não andeis ansiosos “Não vos inquieteis com

Discipulado, um estilo de vida!Ao definirmos trilhar pelo caminho do Discipulado, nós, da Igreja Meto-dista, não o fazemos visando combater algum movimento nem, priori-tariamente, adotar uma metodologia de evangelização e crescimento da igreja. O que nos motiva é adotar o Discipulado como um modo de ser, um estilo de vida pessoal e comunitário, sendo também uma forma de pastoreio a ser desenvolvida em nossas comunidades e uma estratégia na maneira de ser igreja.

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os no-mes de irmãos e irmãs que pas-sam por enfermidades e proble-mas diversos. Oremos:

• Pela saúde da Adriana Feito-sa, do Antônio (irmão da Ro-sa), do Antônio Carlos (mari-do da Dulce), do Bruno Stro-zi, do Sr. Davi, da Eula, da D. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), do Sr. Jarbas (pai da Helô), da D. Judith, da D. Lydia Reyes (mãe da Ma-ria José), da Lourdes de Brito, da Maria José Cassu (de Santana de Parnaíba), da D. Maria da Penha, da D. Nanci Lakatos, da Renata, da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da Sílvia e da D. Zilda (avó da Helô);

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;

• Pelos seminaristas Edmilson e Michelly Silva;

• Pelo missionário Tiago Reyes Vassallo, que está em missão no Havaí;

• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

• Pelos pastores da nossa igreja;

• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Aniversariantes9/6 Vera Lúcia Martins Sobolevski

12/6 Carla Stracke Pimentel

15/6 Alda M. Carvalho Pereira

Page 6: BOLETIM INFORMATIVO ANO X | Nº 469 | 9 DE JUNHO DE 2013 ...metodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2013-0… · Não andeis ansiosos “Não vos inquieteis com

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571Pastor: Tiago ValentinPastora: Laura ValentinTel. Res: 2339-5057

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SPSeminaristas: Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira

Missão: Espalhar a santidade bíblica, tes-temunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Pa-lavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

visite nosso site:metodistaitaberaba.com.br

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ouwww.livestream.com/metodistaitaberaba

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABACoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa ValentinCoordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner

PROGRAMAÇÃO SEMANAL3ª FEIRA 6ª FEIRA DOMINGO

Tarde de Oração16h00

Culto de Libertação20h

Esc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h00 – 12hTiago Dia Folga

Pr. Tiago

8h00 – 12hTiago - - 9h

Laura e Tiago

Tarde 14h – 17h30Tiago

14h – 17h30Tiago

14h – 17h30Tiago

14h – 17h30Tiago

14h (visitas)Laura e Tiago -

Noite 20hTiago

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura e Tiago

20hTiago

19hLaura e Tiago

Escala de serviçoSERVIÇO HOJE (9/6) PRÓX. DOMINGO (16/6)FECHAMENTO DA IGREJA Weslley PastoresINTERCESSÃO Manoel/Roberto Tiago/EdwardGUARDADOR DOS CARROS Marcel TucaMINISTÉRIO INFANTIL Thaís/Laura/Mari Wada Jonathan/MarianaLOUVOR Nova Aliança VidaOPERADOR DE SOM Marco MárcioOPERADORA DO DATASHOW Bel EulaDIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago/Marcel Pra. Laura/Flávia PiniPREGADOR Pra. Laura Pr. Tiago

Humor