projeto “jesus, meu porto...

6
IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA Pastoral Graça santificadora “Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis progredindo cada vez mais” (1 Ts 4.1). O binômio graça–santidade é um dos pilares da Bíblia e, por conse- guinte, da doutrina metodista, e dele não podemos abrir mão. Pe- lo contrário, temos de refletir sobre esse princípio constantemente e buscar ardorosamente vivê-lo de forma concreta. João Wesley, fundador do movimento metodista, deu forte ênfase a uma proposta de caminhada cristã que, segundo ele, é inevitável a quem se con- verteu: após serem justificados, o homem e a mulher que recebem a graça da salvação precisam necessariamente trilhar um caminho de perfeição. A perfeição cristã, ou santificação, é um imperativo para o autêntico cristão. Santificação é o processo pelo qual consagramos/separamos nossa vida para Deus, afastando-nos do pecado e optando por fazer plenamente o que o Senhor deseja de nós: “Porque esta é a vontade de Deus: a vossa santifica- ção” (1 Ts 4:3). Basicamente, a santificação é um processo contínuo e per- manente de tomada de consciência de que somos imperfeitos e precisamos ser tratados, curados e redimidos em todos os momentos de nossa vida. Para Wesley, a santidade só pode ser uma realidade quando mediada pe- la graça de Deus. É Deus quem nos santifica; somos imperfeitos e, por is- so, incapazes de alcançar a santidade ou perfeição por nossas próprias forças ou capacidade. No Antigo Testamento, o Senhor declarou ao Seu povo, baseado em Sua lei, que Ele os santificaria: “Porque tu és povo santo ao Senhor, teu Deus; o Senhor, teu Deus, te escolheu, pa- ra que Lhe fosses o Seu povo próprio, de todos os povos que há sobre a terra” (Dt 7.6). Entretanto, desde o advento do Messias, a relação entre Deus e a Sua criação não é mais orientada pela lei, mas pela graça, e é por ela BOLETIM INFORMATIVO • ANO X • Nº 441 • 11 DE NOVEMBRO DE 2012

Upload: truongcong

Post on 11-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

IGREJA METODISTA EM ITABERABACONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

Pastoral

Graça santificadora“Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis progredindo cada vez mais” (1 Ts 4.1).

O binômio graça–santidade é um dos pilares da Bíblia e, por conse-guinte, da doutrina metodista, e dele não podemos abrir mão. Pe-lo contrário, temos de refletir sobre esse princípio constantemente

e buscar ardorosamente vivê-lo de forma concreta.

João Wesley, fundador do movimento metodista, deu forte ênfase a uma proposta de caminhada cristã que, segundo ele, é inevitável a quem se con-verteu: após serem justificados, o homem e a mulher que recebem a graça da salvação precisam necessariamente trilhar um caminho de perfeição. A perfeição cristã, ou santificação, é um imperativo para o autêntico cristão.

Santificação é o processo pelo qual consagramos/separamos nossa vida para Deus, afastando-nos do pecado e optando por fazer plenamente o que o Senhor deseja de nós: “Porque esta é a vontade de Deus: a vossa santifica-ção” (1 Ts 4:3). Basicamente, a santificação é um processo contínuo e per-manente de tomada de consciência de que somos imperfeitos e precisamos ser tratados, curados e redimidos em todos os momentos de nossa vida.

Para Wesley, a santidade só pode ser uma realidade quando mediada pe-la graça de Deus. É Deus quem nos santifica; somos imperfeitos e, por is-so, incapazes de alcançar a santidade ou perfeição por nossas próprias forças ou capacidade. No Antigo Testamento, o Senhor declarou ao Seu povo, baseado em Sua lei, que Ele os santificaria: “Porque tu és povo santo ao Senhor, teu Deus; o Senhor, teu Deus, te escolheu, pa-ra que Lhe fosses o Seu povo próprio, de todos os povos que há sobre a terra” (Dt 7.6). Entretanto, desde o advento do Messias, a relação entre Deus e a Sua criação não é mais orientada pela lei, mas pela graça, e é por ela

BOLETIM INFORMATIVO • ANO X • Nº 441 • 11 DE NOVEMBRO DE 2012

que hoje podemos ser santificados: “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e ir-repreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Ts 5.23).

Por meio da santidade, somos capazes de cumprir os desígnios de Deus, nossa vida é transformada e o ambiente em que estamos também. Uma vida de santidade nos aproxima de Deus e nos habilita a darmos um teste-munho compatível a homens e mulheres de um Deus que é santo.

Que a graça do Senhor possa se manifestar constante-mente em nossas vidas e nesta comunidade, para que a Sua santidade seja real e visível em nosso meio!

Com carinho e estima pastoral, Rev. Tiago Valentin

“A autêntica experiência de salvação é transformadora. Ou impacta a orientação total da vida ou não é autêntica.” João Wesley, fundador do movimento metodista (1703-1791)

Missão

Projeto “Jesus, Meu Porto Seguro!”Neste sábado (10/11), nosso irmão Tiago Reyes Vassallo partiu para uma nova missão, desta vez na cidade de Porto Seguro (BA), onde participará por duas semanas do projeto “Jesus, Meu Porto Seguro!”. Ele mesmo ex-plica como será essa experiência.

Graça e paz queridos irmãos!

No dia 10 de novembro, estarei partindo para Porto Seguro, na Bahia, depois de ter sido honrado com mais uma oportunidade de trabalhar para Deus e na expansão do Seu Reino!

O projeto “Jesus, Meu Porto Seguro!” é uma parceria da Agência Malta, res-ponsável na Confederação de Jovens do Brasil pela área de missões, junta-mente com a Confederação de Homens, para levar o trabalho do jovem me-todista àquela cidade, visando resgatar e salvar vidas e contando também com um apoio social nas áreas da saúde e educação.

Criada pela Confederação Metodista de Jovens, a Malta é uma agência de missões que tem o objetivo de mobilizar jovens para cumprir o “Ide” de Jesus em projetos de curta e de longa duração. Seu objetivo é gerar oportunidades no Brasil e fora do país para o envio de missionários jovens a comunidades que necessitem de apoio especificamente para a sua juventude.

As parcerias se estendem a todos os organismos e agências missionárias “ir-mãs”, mas também a igrejas locais e a projetos pioneiros. Em especial, des-tacam-se as parcerias com as igrejas metodistas espalhadas por mais de 130 países, somando mais de 12 milhões de adeptos.

O início do trabalho Metodista na cidade de Porto Seguro foi aprovado em 24 de junho de 2011, durante o 12º. Congresso Metodista de Homens e 1º. Con-gresso de Homens Metodistas da América Latina e Caribe, encabeçado pela Confederação Nacional de Homens, representada pelo presidente Abdênego Eugênio, pela Região Missionária do Nordeste, representada pela Bispa Ma-risa de Freitas, e pela Igreja Metodista Central em Vitória da Conquista (BA), representada pelo Pastor Dilson Soares Dias.

Por meio do projeto “Jesus, Meu Porto Seguro!”, jovens metodistas trabalha-rão em uma intensa semana de evangelismo pela cidade e também capaci-tando a juventude local numa verdadeira maratona missionária.

Logo que recebi notícias da oportunidade, me interessei pelo trabalho e entrei em contato com os responsáveis. Concorri à bolsa que iria arcar com meus custos de alimentação, estadia e transporte pela cidade e fiquei muito conten-te ao ser escolhido. Não pela questão financeira, mas porque, para mim, isso é uma marca da confirmação de Deus ao meu chamado!

Penso muito no significado e na dimensão da graça de Deus. Quem nunca se sentiu desmerecedor de um presente do Pai? Afinal, somos pecadores e, quan-do não erramos em atos, pecamos em pensamentos. Mas a graça de Deus é tudo aquilo que Ele nos dá sem cobrar, mesmo quando não merecemos. Este é o Pai de misericórdia a quem amamos e adoramos! Por isso senti alegria, pois, mesmo sabendo que sou imperfeito e falho, Deus tem se agradado de mim.

Espero poder servir em Porto Seguro não apenas levando a palavra Deus, mas também como apoio social na área da educação. Loren Cunningham, cofundador da Jocum, dizia seguir um evangelho gêmeo, em que com uma mão era oferecida a salvação em Jesus e o alimento espiritual e, com a ou-tra, o alimento físico, intelectual e a oportunidade de que alguém precisa pa-ra seguir um propósito de vida inspirado pelo Senhor.

Por fim, espero dar novamente o meu melhor. Por vezes podemos pensar que o que fazemos e os consequentes resultados não são suficientes; acredito, po-rém, que Deus se agrada muito de quem tem um coração sempre disposto! Lembremo-nos do que está escrito em Isaías 6:8: “Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.”E não é maravilhoso receber um pedido assim do próprio Deus? Imaginem como Isaías deve ter se sentido alegre! Mas é necessário lembrar que recebe-mos sutilmente convites diários d’Ele. Então sejamos mais sensíveis dentro de casa, mais humanos no trabalho, mais caridosos no meio da multidão. Seja-mos então, de fato, a luz do mundo que faz a diferença!Que Deus nos abençoe!

Tiago Reyes Vassallo

“A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira nem veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos.” Mahatma Gandhi, líder pacifista indiano (1869-1948)

Reflexão

Fé, lágrimas e utopiaEu também tenho mais perguntas do que respostas. Mas das respostas já não faço questão. Madame Guyon disse que “se as respostas às perguntas da vida são absolutamente necessárias para você, então esqueça a viagem. Você nunca chegará lá, pois esta é uma viagem de incógnitas, de perguntas sem resposta, de enigmas, de coisas incompreensíveis e, principalmente, injustas”. Andamos por fé. A fé não tem a ver com certezas, mas com con-fiança. Confiança em Deus, seu caráter justo, amoroso e bom. Jesus tam-bém fez uma pergunta e não obteve resposta. O que lhe doía não era a fal-ta de explicações, mas o desamparo. No dia da tragédia, não precisamos de respostas; precisamos de alguém. Deus é suficiente para compreender nos-sa perplexidade, assumir posição de réu sob nossas dúvidas e sofrer o pe-so da nossa dor. Assim creram os antigos: Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na tribulação, pois nem a morte pode nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Eu também choro. Sei que a vida continua, que não posso ficar preso ao passado, que devo levantar a cabeça e seguir em frente, que tenho ainda minha própria vida para viver… Mas antes preciso chorar. Preciso acolher meu sofrimento, dar a ele boas-vindas, permitir que a tragédia faça seu ca-minho até o mais profundo do meu coração, fazer com que a dor traga de volta lembranças abafadas pela correria da vida, promova arrependimen-tos, desperte sonhos adormecidos, traga para a luz memórias de afeto e ale-gria. Assim posso purgar tudo isso sem medo, vencer a escuridão com a co-ragem de chorar. Oferecer minhas lágrimas como a mais legítima das ora-ções e o meu pranto como o mais sublime tributo de amor. Jesus também chorou diante da morte. Deus é suficiente para nos outorgar perdão, redi-mir palavras e gestos, recolher as palavras e gestos que jamais deveriam ter ganhado concreção e dar destino ao que ficou por dizer e fazer. Deus é bom e sabe amar, capaz de enxugar nossas lágrimas e dar sentido e signi-ficado ao nosso sofrimento. Assim creram os antigos: a tribulação produz.

Eu também fico indignado. Também não me conformo com os desman-dos de um país que agoniza sob incompetências, negligências, imperí-cias, imprudências e, principalmente, a corrupção sistêmica e a injustifi-cada impunidade. Mas não vou permitir que isso me torne cínico e céti-co. Vou dar mais ouvidos aos idealistas, me agarrar às forças das utopias, me deixar levar nas asas da esperança. Vou arregaçar as mangas, arar a terra e semear o solo regado com o sangue dos justos e inocentes. Vou re-partir com o meu próximo os frutos do meu sofrimento, compartilhar o labor com tantos irmãos que ainda não se curvaram diante da mediocri-dade, não se deixaram vencer pelas forças das trevas e não se intimida-ram face aos promotores e mantenedores da morte. Jesus também sofreu

e não desistiu. Jesus também morreu. E sua ressurreição é não apenas convocação para a luta, mas garantia de vi-tória. Assim creram os antigos: eu sei que meu Redentor vive e que por fim se levantará sobre a terra!Por Ed René Kivitz, pastor batista

AvisosChaves da igrejaPara organizar melhor a infraestrutura da igreja, o Ministério de Admi-nistração fez uma série de ajustes em relação às chaves que dão acesso ao templo e suas dependências. Hoje, quem tem as chaves do portão da frente, da porta do templo e da porta do andar de baixo são os coordena-dores dos ministérios. As quatro pessoas que têm todas as chaves da igre-ja e, quando necessário, podem ser acionadas são, na seguinte ordem de prioridade: Maércio, Weslley, Emerson e o Pr. Tiago.

Ministério de Administração e equipe pastoral

Festa de Natal em SantanaTradicionalmente, todo Natal presenteamos nossas crianças de Santana de Parnaíba. A campanha de apadrinhamento deste ano já começou. Nossa irmã Juliana está encarregada de distribuir os cartões com os da-dos das crianças. Caso você ainda não tenha escolhido o seu, faça isso o mais rápido possível e participe dessa bonita festa.

Encontro de CasaisEm 24 de novembro, será realizado o Encontro de Casais de nossa igre-ja. Reservem essa data. Haverá uma palestra e, na sequência, um jantar romântico, com buffet de crepe. O valor por casal é de R$ 60,00. Até a data do evento serão divulgadas mais informações. Inscrições com Fer-nanda e Emerson.

Dízimos e ofertas“Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colo-carei; entra no gozo do teu senhor” (Mt 25:23). Sua contribuição é funda-mental para o crescimento de nossa igreja. Para tornar-se um dizimista re-gular, solicite o envelope apropriado ao irmão Wesley. Assuma esse com-promisso com Deus ainda hoje!

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde da Adriana Feitosa, do Antônio (irmão da Rosa), do Antônio Carlos (esposo da Dulce), do Sr. Davi, do Carlos (cunhado da Rute), da D. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), da D. Judith, de Maria José Cas-su (de Santana de Parnaíba), da Sílvia, do Sr. Vicente (pai do Fabinho) e da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito);

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;• Pelos seminaristas Edmilson e Michelly Silva;• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;• Pelos pastores da nossa igreja;• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

NOSSA MISSÃOEsforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.NOSSA VISÃOSomos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571Pastor: Tiago ValentinPastora: Laura ValentinTel. Res: 2339-5057 VISITE NOSSO SITE:

metodistaitaberaba.com.br

I g r e j a M e t o d i s t a e m

I G R E J A M E T O D I S TA E M I TA B E R A B A

pROGRAMAçãO SEMAnAl3ª feiRa 4ª feiRa 6ª feiRa domingo

Tarde de Oração16h30

Mentoria Espiritual20h

Culto de Libertação20h

Esc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ouhttp://pt-br. justin. tv/metodistaitaberaba/videos

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 11hTiago Dia Folga

Pr. Tiago

8h30 – 11hTiago - - 9h

Laura e Tiago

Tarde 14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h (visitas)Laura e Tiago -

Noite 20hTiago

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura e Tiago

20hTiago

19hLaura e Tiago

Aniversariantes11/11 Maércio Fogaça de Oliveira e

Mariana Wada de Oliveira13/11 Carolina Fernanda Teotônio15/11 Rafael Dias Fogaça de Oliveira e

Sebastiana Aparecida de Assis Garcia (Cida)16/11 Nanci Lakatos17/11 Geneton de Almeida Ferro e Zulmira Ladeia dos Santos

Escala de serviçoSERVIÇO HOJE (11/11) PRÓX. DOMINGO (18/11)

FECHAMENTO DA IGREJA Weslley Pastores

INTERCESSÃO Tiago/Nurimar Edward/Roberto

GUARDADOR DOS CARROS Emerson Dinho

MINISTÉRIO INFANTIL Doroti/Mariana/Laura Silvana/Patrícia

LOUVOR Geração Eleita Nova Aliança

OPERADOR DE SOM Tiago Marco

OPERADORA DO DATASHOW Bia Bel

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago/Marcel Marilene

PREGADOR(A) Pra. Laura Pra. Laura