pastoral alegria!metodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/boin-2016-1… · podemos, em...

6
Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba “Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre” Pastoral Alegria! Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benigni- dade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio (Gálatas 5.21-22). A alegria é fruto do Espí- rito. Segundo o dicio- nário, “alegria” significa contentamento, satisfação, jú- bilo. Muitas situações e moti- vos nos levam a experimentar esse sentimento, mas a ale- gria gerada pelo sentimento humano e a gerada pelo Espí- rito diferem em quê? A alegria cristã, aquela que vem e está em Cristo, não difere em sua es- sência da alegria comum, pois também significa contentamento, satisfa- ção, júbilo. A diferença substancial está na motivação. A alegria cristã é fruto da nossa certeza de que a pessoa de Cristo está presente em nos- sas vidas, da atuação do Espírito Santo em nós e por meio de nós e da segurança que temos de que a bênção e o zelo de Deus são permanen- tes sobre os Seus filhos e filhas. O pastor e escritor norte-americano John MacArthur define a alegria do cristão como um ato formal em resposta ao caráter de Deus. Ele diz que a alegria começa porque sabemos que nosso Deus é soberano, amável, misericordioso, onipotente, onisciente e onipresente. Diz que somos ale- gres porque conhecemos a Deus e Ele nos conhece. Por isso, podemos afirmar, pela fé, que “a alegria do Senhor é a nossa for- ça” (Ne 8:10). Podemos, em meio à guerra, encontrar paz, que produz es- perança em nossos corações e sorriso em nossos lábios, frutos de uma genuína alegria. Não baseamos nossa alegria nas circunstâncias, mas na certeza de que Deus está conosco e é soberano sobre todas as coisas. Em Gálatas 5:22, o apóstolo Paulo nos fala do fruto do Espírito Santo, e uma das características do Espírito ali citada é a alegria. Isso deixa claro que a ação do Espírito Santo em nossas vidas produz esse sentimento. É Ele que nos unge com o “óleo da alegria” (Is 61:3). BOLETIM INFORMATIVO | ANO XIV | Nº 647 | 11 DE DEZEMBRO DE 2016

Upload: others

Post on 17-Oct-2020

5 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Pastoral Alegria!metodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2016-1… · Podemos, em meio à guerra, encontrar paz, que produz es-perança em nossos corações e sorriso

Igreja Metodista Em ItaberabaCongregação Em Santana De Parnaíba

“ Jesus C r i s t o on t em e ho j e é o mesmo, e o se r á pa r a semp re ”

Pastoral

Alegria!Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benigni-dade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio (Gálatas 5.21-22).

A alegria é fruto do Espí-rito. Segundo o dicio-nário, “alegria” significa

contentamento, satisfação, jú-bilo. Muitas situações e moti-vos nos levam a experimentar esse sentimento, mas a ale-gria gerada pelo sentimento humano e a gerada pelo Espí-rito diferem em quê?

A alegria cristã, aquela que vem e está em Cristo, não difere em sua es-sência da alegria comum, pois também significa contentamento, satisfa-ção, júbilo. A diferença substancial está na motivação. A alegria cristã é fruto da nossa certeza de que a pessoa de Cristo está presente em nos-sas vidas, da atuação do Espírito Santo em nós e por meio de nós e da segurança que temos de que a bênção e o zelo de Deus são permanen-tes sobre os Seus filhos e filhas.

O pastor e escritor norte-americano John MacArthur define a alegria do cristão como um ato formal em resposta ao caráter de Deus. Ele diz que a alegria começa porque sabemos que nosso Deus é soberano, amável, misericordioso, onipotente, onisciente e onipresente. Diz que somos ale-gres porque conhecemos a Deus e Ele nos conhece.

Por isso, podemos afirmar, pela fé, que “a alegria do Senhor é a nossa for-ça” (Ne 8:10). Podemos, em meio à guerra, encontrar paz, que produz es-perança em nossos corações e sorriso em nossos lábios, frutos de uma genuína alegria. Não baseamos nossa alegria nas circunstâncias, mas na certeza de que Deus está conosco e é soberano sobre todas as coisas.

Em Gálatas 5:22, o apóstolo Paulo nos fala do fruto do Espírito Santo, e uma das características do Espírito ali citada é a alegria. Isso deixa claro que a ação do Espírito Santo em nossas vidas produz esse sentimento. É Ele que nos unge com o “óleo da alegria” (Is 61:3).

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XIV | Nº 647 | 11 DE DEZEMBRO DE 2016

Page 2: Pastoral Alegria!metodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2016-1… · Podemos, em meio à guerra, encontrar paz, que produz es-perança em nossos corações e sorriso

O teólogo escocês William Barclay descreve o cristão como uma pessoa alegre. Um cristão permanentemente triste seria uma contradição com a essência do cristianismo, pois cremos que todos(as) aqueles(as) que abri-ram seu coração para Cristo receberam, por esse ato, a unção do Espíri-to Santo sobre suas vidas. É certo que somos pecadores, e o pecado ge-ra tristeza. Os sinais de morte produzidos pelo pecado geram tristeza; um mundo que vive longe da graça divina é um mundo triste. Contudo, cre-mos que o perdão redime todo pecado e devolve a alegria ao arrependi-do e contrito.

Nada pode acabar com a nossa alegria, pois ela independe das adversida-des e das mudanças que há no mundo. A base da nossa alegria é o próprio Senhor, que é o mesmo ontem, hoje e sempre.

Creio que esse entendimento levou o apóstolo Paulo a afirmar: “Entristeci-dos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo” (2 Co 6:10).

A alegria nasce da presença de Cristo e de nossa comu-nhão com Ele. Que essa alegria plena e indestrutível seja real em nossas vidas!

Com carinho e estima pastoral,

Rev. Tiago ValentinReflexãoPor impulso

Numa manhã dessas, vi uma reportagem sobre um pai que tinha mantido o filho, usuário de dro-gas, em cárcere privado por 17 anos. A polícia o resgatou e ele saiu de casa todo sujo, atrofia-do e desnutrido.

Fiquei pensando naquele homem que, por ig-norância, decidiu fazer isso com o próprio filho, num momento de desespero. Penso que ele de-ve ter tentado de tudo, sem nenhum resultado. Aí acabou agindo de maneira extrema.

Quantas vezes tentamos fazer o que é certo, mas de modo errado, sem cal-cular o quanto as consequências podem ser desastrosas. No calor do mo-mento, agimos por impulso, sem pensar. E depois vem a conta, que po-de ser alta.

Pensamos que podemos resolver tudo pela força do nosso braço; achamos que sabemos como fazer do modo certo. Mas, quando entregamos nossa vida a Cristo, ela passa a ter um novo condutor.

A palavra de Deus diz: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso res-peito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais” (Jr 29:11). Nossos caminhos podem ser difíceis, mas Ele sabe

Page 3: Pastoral Alegria!metodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2016-1… · Podemos, em meio à guerra, encontrar paz, que produz es-perança em nossos corações e sorriso

por onde devemos passar, que trilhas seguir. Ele nos faz desviar de pedras, buracos e abismos mortais.

N’Ele a gente pode confiar; n’Ele a gente pode descansar.

Por Adriana Feitosa, membro da Igreja Metodista em Itaberaba

“ Não meça o tamanho da montanha; fale com Aquele que pode removê-la. Em vez de carregar o mundo

nos ombros, fale com Aquele que sustenta o universo. ”

Max Lucado, escritor e pastor norte-americano

MeditaçãoRevoltados com a Noiva

Hoje há um “esporte” que virou mo-da e está sendo cada vez mais pra-ticado por nove entre dez pessoas que abandonaram a igreja e agora desejam viver suas vidas bem longe dela: “bater” na igreja.

Aos seus olhos, ela perdeu o rumo, não tem mais respostas diante dos problemas reais, é retrógrada, elitis-

ta, julgadora, opressiva; sua liderança é conservadora, seus cultos são can-sativos e as pessoas – salvo raras exceções – só pensam em si mesmas. Há um desencanto com a Noiva do Cordeiro.

No entender dessas pessoas, os primeiros crentes eram bons e fiéis, mas a igreja atual é uma caricatura do que foi. Esse é um mito muito comum. Con-tudo, basta uma breve pesquisa para constatar que a Bíblia não omite nem esconde os inúmeros problemas que acompanharam as primeiras comuni-dades de fé: alguns cultos eram confusos e desorganizados (1 Co 14:23-33); havia divisões e partidos entre eles (1 Co 11:19); havia quem se em-briagava durante a ceia (1 Co 11;21); havia quem defendia a idolatria (1 Co 10:7); havia gente tremendamente orgulhosa (Ap 3:17) e outros, tolerantes com ensinos heréticos (Ap 2:20); havia imaturos, que nunca cresciam (Hb 5:12); havia crentes carnais, cheios de “ciúmes e contendas” (1 Co 3:3).

Mesmo com todos os defeitos de uma igreja como aquela, Paulo se diri-ge aos seus membros como “santificados em Cristo Jesus, chamados pa-ra ser santos” (1 Co 1:2).

Em nenhum momento vemos os apóstolos mandarem os “sinceros” e os “coerentes” para casa, a fim de fazerem o seu próprio culto. Ao contrário: a reação dos apóstolos foi lutar pela purificação e santificação da igreja, por meio do ensino correto da Palavra, da exortação e da disciplina.

Na verdade, sempre haverá pastores deficientes, pregações rasas e irrele-vantes. Sempre haverá “aloprados”, que falarão do que ainda não compreen-

Page 4: Pastoral Alegria!metodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2016-1… · Podemos, em meio à guerra, encontrar paz, que produz es-perança em nossos corações e sorriso

dem, e possivelmente haverá um monte de gente fora da igreja melhor do que quem está dentro. Creio que foi isso que Paulo deu a entender ao dizer que muitos estavam se ajuntando “não para melhor, e sim para pior” (1 Co 11:17).

Outro mito comum é o de que, se alguém abandona o Corpo, a “culpa” é da igreja. Nem sempre isso é verdadeiro. Muitos que a deixam simplesmente têm dificuldade em lidar com as imperfeições humanas, criam raiz de amar-gura, têm problemas com o perdão ou ficam incomodados com as mensa-gens que tocam nos seus pecados. Para estes, viver com os salvos no céu, “Ó, que glória!”. Mas viver com eles agora, aí é outra história. Soa engraça-do eu exigir do outro a perfeição que eu mesmo não tenho e jamais terei.

Muitas vezes, as dificuldades que temos com a igreja são, na verdade, o ca-minho de que Deus está se valendo para tratar tanto de nós quanto da igre-ja, assim como as inúmeras dificuldades no casamento ou na família fazem parte do nosso desenvolvimento relacional.

Há quem afirme que o cristão não precisa pertencer a uma igreja local, vi-sível: aceite a Jesus, mas não precisa levar a igreja junto. Só que salvação e filiação à igreja sempre andaram juntas: “E o Senhor acrescentava à igre-ja, dia a dia, os que iam sendo salvos” (At 2:47).

“A igreja certamente é santa, ainda que simultaneamente seja pecadora”, afirmou Martinho Lutero. Apesar de todas as falhas que ela tem, Cristo ama a Sua Noiva, e a Si mesmo Se entregou por ela, para santificá-la e purificá-la. As Bodas do Cordeiro estão preparadas. À Noiva “foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro, porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos” (Ap 19:8).

E o encontro mais aguardado da história, depois de uma longa ausência, finalmente se concretizará. Seria bom se você estivesse presente.

Por Daniel Rocha, pastor da Igr. Metodista Central em Sto. André (SP)

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfer-midades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde da d. Alda, do Carlos (irmão do Marcio), da Cida (cunhada da Silvana), da d. Cida Barçante, da d. Domi, da Edelita (irmã da Marilene), da Fabiana (sobrinha da Maria José), da Gina, do sr. Jarbas (pai da Helô), do sr. José (marido da d. Nancy), da d. Juraci, do Luciano Amorim (primo da Claudia Dalbeto), da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da d. Maria da Penha, da Maria José Cassu (de Santana de Parnaíba), da Paula (filha da d. Alda), do Paulo (marido da Rose Assunção), do Pedro (sobrinho da Maria José ), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Rita (sobrinha do Benjamin), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da Silvana Ovídio, da d. Tereza (sogra da Maria José), da d. Tereza Lemmi Marques (mãe

Page 5: Pastoral Alegria!metodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2016-1… · Podemos, em meio à guerra, encontrar paz, que produz es-perança em nossos corações e sorriso

do Cláudio), do Wanderlei, do William (de Santana de Parnaíba) e do Wilson (cunhado da Maria José);

• Pelos desempregados;• Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;• Pela equipe pastoral (pastores Tiago e Laura e seminaristas

Lucas, Edmilson e Michelly);• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Aniversariantes12/12 Almir J. M. de Oliveira, Lucas S. Laguna e Marcelo de Aguiar Ladeia;

14/12 Marcelo Perazza;

15/12 Artur Ricardo Conceição Silva.

Programação de fim de ano

11/12 (hoje) • Culto de encerramento da E. Dominical, às 9h00• Cantata de Natal das crianças, às 19h00

17/12 (sábado) • Celebração Regional do Natal, às 16h00, na Universidade Metodista de São Paulo (Umesp)

18/12 (domingo)

• Culto, às 9h00• Ensaio geral da Cantata a aula especial na E.D.:

“Símbolos de Natal e a Fé Cristã”, às 10h00• Cantata “Noite de Esperança”, às 19h00

24/12 (sábado) • Culto de Natal com a peça “Trem da Vida”, às 20h00

25/12 (domingo) • Não haverá o Culto Solene

31/12 (sábado) • Culto de Fim de Ano, às 21h30

01/01 (domingo) • Não haverá o Culto Solene

Atividades da igreja em janeiroCulto da manhã e Escola Dominical

• Recesso de 25/12 a 22/01, com retorno em 29/01

Tarde de Oração • Recesso de 27/12 a 24/01, com retorno em 31/01

Culto de Libertação

• Recesso de 23/12 a 30/12, com retorno em 06/01

Pequenos Grupos

• Recesso de 19/12 a 14/01• Retorno facultativo na semana de

16/01 a 21/01, conforme decisão de cada PG• Retorno de todos os PGs na semana de

23/01 a 28/01

Alimentando Vidas • Recesso de 26/12 a 09/01, com retorno em 16/01

Novidade de Vida • Recesso de 27/12 a 10/01, com retorno em 17/01

Page 6: Pastoral Alegria!metodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2016-1… · Podemos, em meio à guerra, encontrar paz, que produz es-perança em nossos corações e sorriso

www.metodistaitaberaba.com.brwww.facebook.com/

igrejametodista.itaberaba

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SP

Seminaristas: Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571

Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

Seminarista: Lucas Gomes

programação semanal2ª feira 3ª feira 4ª feira 6ª feira sáb. domingo

Alimentando Vidas (20h00)

Tarde de Oração (16h30)

Novidade de Vida (20h00)

Encontros dos PGs

Encontros dos Pgs

Culto de Libertação (20h00)

Reun. de Oração (22h30)

Encontros dos Pgs

Or. e Intercessão (8h15)

Escola Dominical (9h00)

Culto solene (19h00)

Horários de eXpedienTe dos pasTores na igreJa

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia Folga Pr. Tiago

Pra. Laura

8h30 – 12hTiago

8h30 – 12hLaura - 9h

Tiago e Laura

Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago

14h - 17hTiago e Laura -

Noite 20hTiago e Laura

20hTiago

20hTiago

20hTiago e Laura

19hTiago

19hTiago e Laura

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ou www.livestream.com/metodistaitaberaba

boleTim informaTivo (boin) da igreJa meTodisTa em iTaberabaCoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfica: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves, Fábio Martelozzo Mendes e Pra. Laura Costa ValentinCoordenadora do M. de Comunicação: Aline Gomes

Escala de Serviço

SERVIÇO HOJE (11/12) PRÓX. DOMINGO (18/12)

FECHAMENTO DA IGREJA Beth Zé

GUARDADOR DOS CARROS Cleuton Toninho

INTERCESSÃO Silas/Tiago Edward/Renata

MINISTÉRIO INFANTIL Não haverá atividade Não haverá atividade

LOUVOR Nova Aliança Vida

OPERADOR DE SOM Álvaro Márcio

OPERADORA DO DATASHOW Bia Eula

OPERADOR DE CÂMERA Guto Gabriel

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago/Pra. Laura Pr. Tiago

PREGADOR Cantata das Crianças Cantata do Coral