igreja metodista em itaberaba congregação em santana de...

6
Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba “Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre” Pastoral Paz C onforme dissemos na pastoral passa- da, “advento” é uma palavra que vem do latim e significa “vinda, chegada”. Daqui a alguns dias, va- mos celebrar o aniversário do nascimento de Jesus – ainda que seja uma conven- ção a data fixada – enquan- to ansiamos por sua segunda vinda em Glória. A vida cristã é uma vida de espera em meio à insatisfação por um mundo alterado pelo mal e pela desgraça e, para os que são lúcidos, de consciência da insuficiência pessoal. De fato, há um desejo por um novo céu e uma nova terra, que serão instaurados quando Cristo voltar. Advento é um tempo que em parte sintetiza nossa caminhada de fé; celebramos uma realidade, mas também estamos na expectativa do que vem. Tal tensão poderia nos “tirar a paz”, mas, como sabemos que não estamos no controle, e sim o Senhor, podemos ter a paz que excede todo entendimento. Isso não anula o fato de que existam lutas, como talvez você até esteja enfrentando agora; a Palavra nos afirma, que “[o Senhor] faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos” (Mt 5:45). Todas as pessoas estão suscetíveis a enfrentar situações adversas, vivam ou não com Deus. A grande diferença é como cada um desses grupos reage. Ao colocarmos nossas vidas nas mãos de Deus, passamos a con- fiar em Sua graça e sustentação e a depender exclusivamente do Seu cuidado e amor. Por isso, ainda que tudo à nossa volta este- ja desfavorável, conseguimos continuar firmes. O que nossos olhos e percepção são capazes de observar não é uma constatação final de como estamos, pois nossa esperança, confiança e fé estão fir- madas no agir de Deus que, além de estar no controle de todas as coisas, pode reverter quaisquer circunstâncias. Já quem não vive BOLETIM INFORMATIVO | ANO XIV | Nº 646 | 4 DE DEZEMBRO DE 2016

Upload: dokhue

Post on 23-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Igreja Metodista Em ItaberabaCongregação Em Santana De Parnaíba

“ Jesus C r i s t o on t em e ho j e é o mesmo, e o se r á pa r a semp re ”

Pastoral

Paz

C onforme dissemos na pastoral passa-da, “advento” é uma

palavra que vem do latim e signif ica “vinda, chegada”. Daqui a alguns dias, va-mos celebrar o aniversário do nascimento de Jesus – ainda que seja uma conven-ção a data fixada – enquan-

to ansiamos por sua segunda vinda em Glória. A vida cristã é uma vida de espera em meio à insatisfação por um mundo alterado pelo mal e pela desgraça e, para os que são lúcidos, de consciência da insuficiência pessoal. De fato, há um desejo por um novo céu e uma nova terra, que serão instaurados quando Cristo voltar.

Advento é um tempo que em parte sintetiza nossa caminhada de fé; celebramos uma realidade, mas também estamos na expectativa do que vem. Tal tensão poderia nos “tirar a paz”, mas, como sabemos que não estamos no controle, e sim o Senhor, podemos ter a paz que excede todo entendimento. Isso não anula o fato de que existam lutas, como talvez você até esteja enfrentando agora; a Palavra nos afirma, que “[o Senhor] faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos” (Mt 5:45). Todas as pessoas estão suscetíveis a enfrentar situações adversas, vivam ou não com Deus. A grande diferença é como cada um desses grupos reage.

Ao colocarmos nossas vidas nas mãos de Deus, passamos a con-fiar em Sua graça e sustentação e a depender exclusivamente do Seu cuidado e amor. Por isso, ainda que tudo à nossa volta este-ja desfavorável, conseguimos continuar firmes. O que nossos olhos e percepção são capazes de observar não é uma constatação final de como estamos, pois nossa esperança, confiança e fé estão fir-madas no agir de Deus que, além de estar no controle de todas as coisas, pode rever ter quaisquer circunstâncias. Já quem não vive

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XIV | Nº 646 | 4 DE DEZEMBRO DE 2016

com Deus e na confiança do Seu poder diante de situações adversas perde a esperança, o que leva muitos a pensar em desistir de viver.

Por isso, não há vida fora do Evangelho. Num mundo conturbado, in-justo e pecaminoso, viver sem Deus torna-se uma tarefa impraticável. Minha irmã, meu irmão, não sei como está sua caminhada hoje, mas sei que, se Deus está ao seu lado, seja o caminho árduo ou tranquilo, Ele te sustenta e sinaliza que é soberano, e que o amor que Ele tem por sua vida te for talece e anula o seu medo.

Sim, é um milagre sentir paz em meio à guerra. Quando vivemos com Deus, Ele promove em nós uma serenidade e uma confiança sobre-naturais, que nos levam a viver com alegria, de glória em glória e de vitória em vitória. Que, nesse tempo de Advento, o Senhor possa re-novar em seu coração e mente a paz que só Ele pode nos dar, a paz

que precisamos para tomar decisões, fazer escolhas e prosseguir no Caminho. Que a Paz do Senhor guar-de sua mente, sua alma e seu espírito!

Na paz do Senhor,

Rev. Tiago Valentin

“ Advento: tempo que restitui a esperança. ”Papa Francisco (Jorge Mario Bergoglio), padre argentino

Poesia

A dúvidaVinham de longe os dois. Em dúvidas, ainda,José, mais uma vez, contempla a virgem casta,E tenta compreender que ela, tão pura e linda,Em breve será mãe. Tenta, hesita e se afasta.

Mas volta perturbado. A dúvida não finda.Se há o mistério sutil, há a ideia nefasta.E, sob o pálio azul da sua crença infinda,Qual réptil viscoso a dúvida se arrasta...

Eis que, afinal, estão os dois na estrebaria,Entre animais... José, finalmente, agasalhaA criança que lhe diz, pelos olhos: “Confia!

Confia! Crê em Mim! Um hino aos céus entoa,Pois o filho que tens neste berço de palhaÉ o Deus que te redime e o Pai que te perdoa!”

Tobias Pinheiro, poeta maranhense

ReflexãoSaber morrer é o melhor remédio para crescer

Anos atrás, li o livro Comunidade: lu-gar do perdão e festa, do filósofo e teólogo francês Jean Vanier, que me marcou muito e até hoje procuro re-ler e relembrar alguns de seus pontos principais. Nele, Vanier fala que, a ca-da nova fase da vida, temos de dei-xar certas ilusões e prosseguir adian-te. Isso significa lidar com perdas, o que pode ser muito doloroso.

Essas crises representam um choque entre nossos ideais, de um lado, e a reali-dade, do outro. Cada uma delas faz morrer em nós desejos, ideais, visões, pai-xões e imagens que criamos de nós mesmos, das pessoas e da comunidade.

Mas a ideia de fazer morrer para poder crescer nos faz lembrar pelo me-nos duas figuras bíblicas. A primeira é a da aliança de Deus com Noé e seus descendentes em Gênesis 9. Depois da corrupção da humanida-de, do dilúvio e do resgate da família de Noé, Deus renova a bênção da-da a Adão de torná-lo fecundo, multiplicá-lo e espalhá-lo pela terra. Po-rém, ao contrário da aliança com Adão, a de Noé incluía a morte. A par-tir de então, a morte faz parte da manutenção da vida. Enquanto a Adão foi dada toda sorte de vegetais para alimento (Gn 1.31), a Noé Deus dá também a carne animal (Gn 9). Por isso, a morte sustenta a vida. A mor-te do animal dá vida ao ser humano. Eu chamo isso de paradoxo da vi-da. Para o ser humano viver é preciso haver morte. Penso que isso não só delimita a vida física mas também estabelece um princípio ou axio-ma do sacrifício. O acesso à vida e comunhão com Deus se dá por meio da morte, primeiro do animal como sacrifício, depois de outro ser huma-no, Jesus Cristo. A morte sustenta a vida. A vida se mantém pela morte.

Outra figura bíblica é a do grão de trigo que precisa morrer para produ-zir fruto (Jo 12.24). Ao aproximar o tempo de sua crucificação, Jesus diz aos discípulos que era preciso que ele morresse para que fosse glorifi-cado. A sua morte abriu o caminho para a vida por meio da ressurreição. Era preciso que ele morresse para ter vida e nos dar vida. Mas, com is-so, Jesus também aponta para um modo de vida. Todo aquele que de-sejar preservar sua vida irá perdê-la, mas quem a perder (ou odiá-la) a preservará para sempre (Jo 12.25). O chamado para seguir a Jesus é o chamado para morrer a fim de viver.

Vejo que esse princípio de morrer para viver ou crescer se aplica a inú-meras situações de nossa vida. Pastores que, depois de alguns anos em suas comunidades, se veem decepcionados com a comunidade ou con-sigo mesmos; membros de igreja decepcionados com a comunidade ou com sua liderança; missionários em choque cultural e sentimento de in-

capacidade ou inadequação para aquele ministério; profissionais que se questionam se fizeram as escolhas corretas na vida; casais na fase de desilusão e decepção com o relacionamento; adultos em meia-idade res-sentidos e sem perspectiva. Cada uma dessas situações podem nos levar ao abandono e isolamento. Mas viver e crescer é saber morrer. Então, é preciso fazer morrer algumas coisas para encontrarmos novamente vida.

William Lacy Lane, pastor presbiteriano e diretor acadêmico da Faculdade Teológica Sul-Americana, em Londrina (PR).Extraído de Ultimato Online (adaptado).

“ Saber morrer é a maior façanha ”.

Padre Antonio Vieira, jesuíta português (1608-1697)

Aniversariantes5/12 Felipe Carneiro Peres

6/12 Silas Davi Santos

7/12 Andréa Paplovskis Pinto, Márcia Lilian Hallgren Paviani e Roseli Aparecida Amaral

10/12 João Vitor de Camargo-

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por en-fermidades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde da d. Alda, do Carlos (irmão do Marcio), da Cida (cunhada da Silvana), da d. Ci-da Barçante, da d. Domi, da Edelita (irmã da Ma-rilene), da Fabiana (sobrinha da Maria José), da Gina, do sr. Jarbas (pai da Helô), do sr. José (marido da d. Nancy), da d. Juraci, do Luciano Amorim (primo da Claudia Dalbeto), da d. Lydia

Reyes (mãe da Maria José), da d. Maria da Penha, da Maria José Cas-su (de Santana de Parnaíba), da Paula (filha da d. Alda), do Paulo (marido da Rose Assunção), do Pedro (sobrinho da Maria José ), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Rita (sobrinha do Benjamin), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da Silvana Ovídio, da d. Tereza (sogra da Maria José), da d. Tereza Lemmi Marques (mãe do Cláudio), do Wanderlei, do William (de Santana de Parnaíba) e do Wilson (cunhado da Maria José);

• Pelos desempregados;• Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;• Pela equipe pastoral (pastores Tiago e Laura e seminaristas Lucas, Ed-

milson e Michelly);• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Hoje (4/12), não se esqueça de con-tribuir com alimentos para a Cesta do Amor. Pedimos que traga as doações de preferência no primeiro domingo do mês.

Sua participação é fundamental!

Programação de fim de ano

10/12 (sábado)• Cantata “Noite de Esperança”, às 19h00,

na Igreja Metodista em Elisa Maria

11/12 (domingo)• Culto de encerramento da E. Dominical, às 9h00

• Cantata de Natal das crianças, às 19h00

17/12 (sábado)• Celebração Regional do Natal, às 16h00, na

Universidade Metodista de São Paulo (Umesp)

18/12 (domingo)

• Culto, às 9h00

• Ensaio geral da Cantata a aula especial na E.D.: “Símbolos de Natal e a fé cristã”, às 10h00

• Cantata “Noite de Esperança”, às 19h00

24/12 (sábado)• Culto de Natal com a peça “Trem da Vida”,

às 20h00

25/12 (domingo) • a definir

31/12 (sábado) • Culto de Fim de Ano, às 21h30

01/01 (domingo) • a definir

Atividades da igreja em janeiro

Culto da manhã e Escola Dominical

• Recesso de 25/12 a 22/01, com retorno em 29/01

Tarde de Oração• Recesso de 27/12 a 24/01,

com retorno em 31/01

Culto de Libertação• Recesso de 23/12 a 30/12,

com retorno em 06/01

Pequenos Grupos

• Recesso de 19/12 a 14/01

• Retorno facultativo na semana de 16/01 a 21/01, conforme decisão de cada PG

• Retorno de todos os PGs na semana de 23/01 a 28/01

Alimentando Vidas• Recesso de 26/12 a 09/01,

com retorno em 16/01

Novidade de Vida• Recesso de 27/12 a 10/01,

com retorno em 17/01

Avisos

www.metodistaitaberaba.com.brwww.facebook.com/

igrejametodista.itaberaba

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SP

Seminaristas: Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571

Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

Seminarista: Lucas Gomes

programação semanal2ª feira 3ª feira 4ª feira 6ª feira sáb. domingo

Alimentando Vidas (20h00)

Tarde de Oração (16h30)

Novidade de Vida (20h00)

Encontros dos PGs

Encontros dos Pgs

Culto de Libertação (20h00)

Reun. de Oração (22h30)

Encontros dos Pgs

Or. e Intercessão (8h15)

Escola Dominical (9h00)

Culto solene (19h00)

Horários de eXpedienTe dos pasTores na igreJa

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia Folga Pr. Tiago

Pra. Laura

8h30 – 12hTiago

8h30 – 12hLaura - 9h

Tiago e Laura

Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago

14h - 17hTiago e Laura -

Noite 20hTiago e Laura

20hTiago

20hTiago

20hTiago e Laura

19hTiago

19hTiago e Laura

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ou www.livestream.com/metodistaitaberaba

boleTim informaTivo (boin) da igreJa meTodisTa em iTaberabaCoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfica: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves, Fábio Martelozzo Mendes e Pra. Laura Costa ValentinCoordenadora do M. de Comunicação: Aline Gomes

Escala de ServiçoSERVIÇO HOJE (4/12) PRÓX. DOMINGO (11/12)

FECHAMENTO DA IGREJA Silas Beth

GUARDADOR DOS CARROS Tiago Cleuton

INTERCESSÃO Manoel/Nurimar Silas/Tiago

MINISTÉRIO INFANTIL Paloma/Naiara/Thais Não haverá atividade

LOUVOR Geração Eleita Nova Aliança

OPERADOR DE SOM Tiago Álvaro

OPERADORA DO DATASHOW Bel Bia

OPERADOR DE CÂMERA Almir Guto

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago/Sem. Lucas Pr. Tiago/Prª. Laura

PREGADOR Pr.ª Laura Cantata das Crianças