pastoral transbordante -...

6
IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA Pastoral Transbordante “Dai e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, gene- rosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também” (Lc 6:38). O conceito “transbordante”, que é o tema do acampamento da Mo- cidade de nossa igreja, surgiu do anseio da nossa juventude de manifestar mais concretamente e diretamente a graça e o amor de Deus àqueles que já o conhecem e a quem ainda não o conhece. O desejo era receber a unção e o poder de Deus a tal ponto que viesse a transbordar e contagiar quem estivesse à volta. Assim surgiu o sonho de fazermos um acampamento com o objetivo de buscar a presença de Deus não apenas com a finalidade de sermos aben- çoados, mas com o desejo de recebermos a benção de Deus visando sua manifestação na vida de outras pessoas. Na Bíblia, o conceito de trans- bordar, alcançar, contagiar está muito presente. O tex- to bíblico emblemático desse conceito é o de Atos 1:8: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”. Jesus afirma aos discípulos que eles receberiam poder para serem Suas testemunhas. O poder, a unção e a benção de Deus só são derramados sobre nós se for para transbordar e alcan- çar outras pessoas. Muitas ve- zes vemos indivíduos e grupos BOLETIM INFORMATIVO • ANO X • Nº 421 • 10 DE JUNHO DE 2012

Upload: dinhtu

Post on 09-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Pastoral Transbordante - metodistaitaberaba.com.brmetodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2012-06... · IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE

IGREJA METODISTA EM ITABERABACONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

Pastoral

Transbordante“Dai e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, gene-rosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também” (Lc 6:38).

O conceito “transbordante”, que é o tema do acampamento da Mo-cidade de nossa igreja, surgiu do anseio da nossa juventude de manifestar mais concretamente e diretamente a graça e o amor

de Deus àqueles que já o conhecem e a quem ainda não o conhece. O desejo era receber a unção e o poder de Deus a tal ponto que viesse a transbordar e contagiar quem estivesse à volta.

Assim surgiu o sonho de fazermos um acampamento com o objetivo de buscar a presença de Deus não apenas com a finalidade de sermos aben-çoados, mas com o desejo de recebermos a benção de Deus visando sua manifestação na vida de outras pessoas.

Na Bíblia, o conceito de trans-bordar, alcançar, contagiar está muito presente. O tex-to bíblico emblemático desse conceito é o de Atos 1:8: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”. Jesus afirma aos discípulos que eles receberiam poder para serem Suas testemunhas. O poder, a unção e a benção de Deus só são derramados sobre nós se for para transbordar e alcan-çar outras pessoas. Muitas ve-zes vemos indivíduos e grupos

BOLETIM INFORMATIVO • ANO X • Nº 421 • 10 DE JUNHO DE 2012

Page 2: Pastoral Transbordante - metodistaitaberaba.com.brmetodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2012-06... · IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE

buscando o poder de Deus sem a consciência de que esse poder não os fará mais poderosos, e sim portadores da graça, da alegria e do amor do Senhor.

À medida que decidimos dar (oferecer) o amor, o perdão, o socorro, o acolhimento, a tolerância às pessoas que precisam desses sinais da graça de Deus, Ele nos dará uma boa medida, recalcada, sacudida, transbor-dante, e generosamente fará de nós canal da Sua ação. É com esse intui-to que estamos passando quatro dias neste retiro espiritual.

O sucesso deste acampamento não será medido apenas pela sua reali-zação em si, mas principalmente pelos desdobramentos e repercussões que haverá depois dele. Cremos e desejamos que, a partir desse derra-mar de Deus em nossas vidas, possamos transbordar ainda mais intensa-mente do Senhor. A expectativa é de que todos os participantes voltem com um desejo insaciável de manifestar o amor de Deus a todos que en-contrarem e que isso possa perdurar em suas vidas.

Desejamos também que toda a igreja possa assimilar e praticar o conceito de transbordar e que possamos, como comunidade, buscar cada vez mais a presença de Deus, a fim de que nossa igreja possa crescer ain-da mais.

Com carinho e estima pastoral,

Rev. Tiago Valentin

“Assim como uma lâmpada acesa, a graça de Deus se espalha por todos os lados e chega a todos que se aproximam e anseiam por estar perto d’Ele.” Sathya Sai Baba, líder espiritual e educador indiano (1926-2011)

Reflexão

Paulo orava tanto, que nem tanto...

Paulo orava, apesar de crer que o Espíri-to intercede por nós. Orações, súplicas e ações de graças estão presentes em todas as suas cartas. Chega a falar em “se esforçar nas orações”.

Page 3: Pastoral Transbordante - metodistaitaberaba.com.brmetodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2012-06... · IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE

Ele orava porque sabia que Deus ouvia. Ele orava porque sabia que Deus sabe que não sabemos. Por isso, ele orava o que queria, mas aguardava o que Deus quisesse.

Por que orar então? Qual a motivação que Paulo tinha para orar?

Ele orava porque gostava. Era seu prazer. Não era um tempo devocio-nal para ele. Era a vida... Respirar, amar, sentir, sofrer, esperar – tudo em Deus. Ele cria que não estava falando ao vento quando orava. Para ele, orar era real.

Você gosta de falar com quem ama e com quem ama você? Paulo ama-va fazer isso. Quem escrevia tanto para os amigos tinha que falar muito com o Amigo. Ele encomendava jornadas em oração em seu favor, fazia jejuns e rogava por amigos que estavam sofrendo de males físicos.

Mas como, se ele cria que tudo é Graça? Para que orar? Pelo amor de Deus! Paulo era homem, não era deus. Deus não ora. Deus fala. Paulo orava.

Ele cria que Deus sabia o que ele queria, embora também soubesse que talvez ele mesmo, Paulo, não soubesse o que estava de fato pedindo. Mas Deus sabia. E ele não temia dizer o que queria porque não temeria o que Deus desejasse. Isso é fé na soberania de Deus.

“Orai sem cessar!” – recomendava ele. E, para fazer isso, Paulo não anda-va de joelhos nem tentava fazer calos de camelo nas rodilhas dos joelhos para mostrar o quão consagrado ele era a Deus em oração.

Ele orava sem cessar porque seu pensar já era um orar... Quando aca-ba a divisão entre pensamento e oração, entre meditação e oração, en-tre reflexão e oração, então ora-se sem cessar! Orar sem cessar é existir conscientemente em Deus. É não pensar na pessoa de Deus. Entendeu?

É fazer o processo de pensar, sentir, refletir e meditar, acontecer em Deus.

Muda tudo.

Pr. Caio Fábio D’Araújo Filho

“A função da oração não é influenciar Deus, mas especialmente mudar a natureza daquele que ora.” Søren Kierkegaard, filósofo e teólogo dinamarquês (1813-1855)

Page 4: Pastoral Transbordante - metodistaitaberaba.com.brmetodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2012-06... · IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE

Meditação

Salmos 42 e 43 – Depressão espiritual“Por que estás abatida, ó minha alma? [...] Põe a tua esperança em Deus!” (Sl. 42:5).A depressão parece ser uma condi-ção bastante comum entre os cris-tãos. Não me refiro à depressão clínica, que pode necessitar de psico-terapia especializada, mas à depres-são espiritual, com a qual deveríamos ser capazes de lidar por nós mesmos.

O autor dos salmos 42 e 43 (que evidentemente formam um único sal-mo) é claro acerca de sua depressão. Para começar, ele está com sede de Deus (tão sedento quanto a corça pelas águas), porque está separa-do dele, passando por algum tipo de exílio forçado. Ele se lembra das grandes celebrações do passado, quando “entrava para apresentar-se a Deus” (42:2), e anseia por retornar “ao altar de Deus”, fonte de sua ple-na alegria (43:4).

Sua depressão se deve, no entanto, não somente à ausência de Deus, mas também à presença dos inimigos. Eles o provocam perguntando: “Onde está o seu Deus?” (42: 3, 10). Eles fizeram essa pergunta em par-te porque eram idólatras – seus deuses podiam ser vistos e tocados, en-quanto o “Deus vivo” (42:2) é invisível e intangível – e em parte porque Deus aparentemente não era capaz de defender Seu povo.

Cada estrofe termina com o mesmo refrão (42:5, 11; 43:5), no qual o sal-mista fala com sua própria alma. As pessoas costumam dizer que falar sozinho é o primeiro sinal de loucura. Ao contrário, trata-se de um sinal de maturidade – embora dependa daquilo que estamos conversando co-nosco mesmos!No texto, o salmista se recusa a resignar-se à sua condição ou ao seu es-tado de espírito. Ele toma as rédeas de sua vida. Primeiramente, ele se questiona: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim?”. Sua pergunta inclui uma repreensão implícita. Em se-guida, ele exorta a si mesmo: “Põe a tua esperança em Deus!”. Somente Deus é digno de nossa confiança. Por fim, ele diz a si mesmo: “Pois ain-da o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu”. O uso duplo do pronome possessivo, “meu auxílio e Deus meu”, é muito significativo. O salmista está reafirmando sua relação de aliança com Deus, e nenhuma variação de humor pode destruir isso.

Por John Stott, em A Bíblia Toda, o Ano Todo

Page 5: Pastoral Transbordante - metodistaitaberaba.com.brmetodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2012-06... · IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE

Avisos2ª. Conferência MissionáriaTema: Cada metodista um missionário, cada missionário um discípulo.Conferencistas:Rev. Luís Carlos Lima Araújo, pastor da I.M. em Vila Mariana;Revda. Joana d’Arc Meireles, secretária-executiva para Vida e Missão;Sinval Filho, vice-presidente da Confederação Metodista de Jovens.

Data: 30 de junho, às 20h00, e 1º. de julho, às 9h00 e às 19h00.

Projeto “Uma Semana pra Jesus”, de 7 a 14 de julho de 2012A realização do Projeto “Uma Semana pra Jesus” deste ano será em Francisco Morato (SP), entre os dias 7 e 14 de julho. O processo de es-colha foi realizado no final de 2011 e a igreja contemplada foi anunciada na Concentração de Natal. O valor do investimento será de R$ 210,00. As inscrições na nossa igreja podem ser feitas com a Salete ou pelo site http://3re.metodista.org.br/formulario.xhtml?f=17.

Dízimos e ofertas“Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colo-carei; entra no gozo do teu senhor” (Mt 25:23). Sua contribuição é funda-mental para o crescimento de nossa igreja. Para tornar-se um dizimista regular, solicite o envelope apropriado ao irmão Wesley. Assuma esse compromisso com Deus ainda hoje!

Aniversariantes12/6 Carla Stracke Pimentel15/6 Alda M. Carvalho Pereira

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Oremos:• Pela saúde de Bruno Estrozi, do Sr. Davi, da D. Hero-

dias Dias da Silva, da D. Jardivina (mãe da Marilene), da D. Judith e de Maria José Cassu (de Santana de Parnaíba);

• Por Rosimeire (irmã da Roseli de Brito) e família;• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;• Pelos seminaristas Edmilson e Michelly;• Pelos ministérios e lideranças de nossa igreja;• Pelos pastores de nossa igreja;• Pelo Acampamento da Mocidade;• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.Quem quiser incluir pedidos de oração no Boin deve procurar o Pr. Tiago.

Page 6: Pastoral Transbordante - metodistaitaberaba.com.brmetodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2012-06... · IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE

NOSSA MISSÃOEsforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.NOSSA VISÃOSomos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571Pastor: Tiago ValentinPastora: Laura ValentinTel. Res: 2339-5057 VISITE NOSSO SITE:

metodistaitaberaba.com.br

I G R E J A M E T O D I S TA E M I TA B E R A B A

pROGRAMAçãO SEMAnAl3ª feiRa 4ª feiRa 6ª feiRa domingo

Tarde de Oração16h30

Mentoria Espiritual20h

Culto de Libertação20h

Esc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ouhttp://pt-br. justin. tv/metodistaitaberaba/videos

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 11hTiago Dia Folga

Pr. Tiago

8h30 – 11hTiago - - 9h

Laura e Tiago

Tarde 14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h (visitas)Laura e Tiago -

Noite 20hTiago

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura e Tiago

20hTiago

19hLaura e Tiago

Escala de serviçoSERVIÇO HOJE (10/6) PRÓX. DOMINGO (17/6)

FECHAMENTO DA IGREJA Emerson Marilene

INTERCESSÃO Marco/Marilene Danilo/Tiago

GUARDADOR DOS CARROS Emerson Murilo

MINISTÉRIO INFANTIL Rosa/Mariana/Laura Doroti/Patrícia

LOUVOR Geração Eleita Nova Aliança

OPERADOR DE SOM Thiago Marcão

OPERADORA DO DATASHOW Bia Bel

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago/Marcel Pr. Tiago/Flávia Gonçalves

PREGADOR(A) Pr. Tiago Pra. Laura