paroquiaconceicaodojacuipe.files.wordpress.com file · web viewo antigo testamento é a primeira...

6
PARÓQUIA DE CONCEIÇÃO DO JACUÍPE ESTUDO BÍBLICO PAROQUIAL LIÇÃO 1 ANTIGO TESTAMENTO 1 INTRODUÇÃO A Bíblia é uma biblioteca de livros ANTIGO TESTAMENTO (46 livros) NOVO TESTAMENTO (27 livros) O que é Antigo Testamento? O Antigo Testamento é a primeira parte da Bíblia. Apresenta a história da revelação de Deus ao povo de Israel, narrada, interpretada e explicada por numerosos autores que segundo a tradição judaica e cristã terão sido inspirados diretamente por Deus. O que é Testamento? 1 Fonte de inspiração: STORNIOLO, I. Conheça a Bíblia. São Paulo: Paulus, 1986 e CECHINATO, L. Conheça melhor a Bíblia. Petrópolis: Vozes, 1984.

Upload: hoanganh

Post on 11-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PARÓQUIA DE CONCEIÇÃO DO JACUÍPE

ESTUDO BÍBLICO PAROQUIAL

LIÇÃO 1

ANTIGO TESTAMENTO1

INTRODUÇÃO

A Bíblia é uma biblioteca de livros

ANTIGO TESTAMENTO (46 livros)

NOVO TESTAMENTO (27 livros)

O que é Antigo Testamento?

O Antigo Testamento é a primeira parte da Bíblia. Apresenta a história da revelação de Deus ao povo de Israel, narrada, interpretada e explicada por numerosos autores que segundo a tradição judaica e cristã terão sido inspirados diretamente por Deus.

O que é Testamento?

Testamento quer dizer aliança (acordo ou promessa) – Trata-se de um contrato especial entre duas pessoas (negócios, compra e venda, aluguel, empréstimo, etc)

1 Fonte de inspiração: STORNIOLO, I. Conheça a Bíblia. São Paulo: Paulus, 1986 e CECHINATO, L. Conheça melhor a Bíblia. Petrópolis: Vozes, 1984.

PARÓQUIA DE CONCEIÇÃO DO JACUÍPE

ESTUDO BÍBLICO PAROQUIALAliança pode ser também um pacto de amor entre duas pessoas. Duas pessoas que se amam firmam um compromisso de amor e fidelidade de um para ao outro não somente na boa intenção, mas a partir de um sinal externo (visível) por meio da troca de anéis (aliança).

Na Bíblia, aliança se refere ao compromisso que Deus fez com o povo e que povo fez com Deus. Assim Antigo Testamento quer dizer Antiga Aliança.

Deus na Bíblia se apresenta como o Deus das Alianças. Através delas, demonstra seu grande amor por nós oferecendo-nos a garantia de nunca vai retirar seu amor para conosco e que sempre vai nos amar.

Na Bíblia, Aliança é o compromisso de fidelidade entre Deus e os homens. Assim como os noivos se comprometem no amor e na fidelidade por meio de um sinal externo, também Deus firma com o homem um compromisso expresso por meio de um sinal externo.

Toda Bíblia gira em torno da Aliança de Deus com os homens

Deus faz aliança com o seu povo e deixa selado com um sinal externo.

Deus faz aliança com Adão e Eva (ler Gn 1,27-30; 2, 16-17; 3,2-20);

Deus faz aliança com Noé (Ler Gn, 9, 9.13);

Deus faz aliança com Abraão (ler Gn 15, 1-18);

Deus faz aliança com Moisés (Ler Ex 24, 7-8);

Todo o Antigo Testamento gira em torno da Aliança. Essa aliança era como fio condutor do Povo de Deus em toda sua longa história. Israel existia para viver a Aliança com seu Deus Javé

A nova e eterna aliança

O povo de Deus nem sempre foi fiel a aliança com Deus rompendo muitas vezes o compromisso com Deus por causa do pecado, mas Deus sempre lhes ofereceu novas oportunidade desmonstrando seu grande amor pelo homens até o ponto de dar Jesus, filho para estabelecer a aliança definitiva. (Ler Jr 31, 31-33; Hb 8, 8-12; Hb 7, 22)

Na Antigo Testamento a Aliança foi gravada na pedra com sangue de animais. A nova Aliança é gravada no Espírito Santo e selada com o sangue de Jesus (Ler Mt 26, 27-28);

A nova Aliança não é feita somente para o povo de Israel. É uma aliança universal, aberta todos os homens que aceitarem a proposta salvadora de Jesus.

De aliança em aliança até estabelecer a aliança definitiva em Jesus Deus vai demonstrando seu grande amor por nós.

Antigo Testamento

Trata da História do Povo de Deus antes de Jesus

Antigo Testamento – divisão

O Antigo Testamento está divido da seguinte forma

Pentateuco

Livros Históricos

Livros Sapienciais

Livros Proféticos

PARÓQUIA DE CONCEIÇÃO DO JACUÍPE

ESTUDO BÍBLICO PAROQUIAL

Divisão do Antigo Testamento

Assunto LivrosPentateuco São os cinco primeiro livros. Eles

contém a LEI DA PRIMEIRA ALIANÇA. São também chamados de TORÁ que quer dizer LEI.

Gênesis, Êxodo, Levitico, Números e Deuteronômio

Livros históricos São 16 livros históricos e narram a história da FORMAÇÃO DO POVO, com a vida, os nomes, as lutas e a fé de seus heróis e do próprio povo.

Josué - Juizes - Rute - I Samuel - II Samuel - I Reis - II Reis - I Crônicas - II Crônicas - I Esdras - II Esdras ou Meemias - Tobias - Judite - Ester - IMacabeus e II Macabeus.

Livros Sapienciais São 7 livros sapienciais. Nestes livros encontramos reflexões e expressões de sabedoria, poesias, cantos, orações, hinos e provérbios, nos quais o povo registra seus sentimentos e expressa sua sabedoria tirada da experiência da vida.

: Jó - Salmos - Provérbios - Eclesiastes - Cântico dos Cânticos - Sabedoria - Eclesiástico

Livros Proféticos São 18 livros proféticos. Estes livros trazem a mensagem, a ação e alguns dados sobre a vida dos profetas.

lsaías - Jeremias - Lamentações - Báruc - Ezequiel - Daniel - Oséias - Joel - Amós - Abdias - Jonas - Miquéias - Naun - Habacuc - Sofonias - Ageu - Zacarias e Malaquias.

Língua (idioma) do Antigo Testamento

A Bíblia foi escrita em três línguas diferentes: o hebraico, o aramaico e o grego (Koiné).

Quase a totalidade do Antigo Testamento foi redigida em hebraico, embora existam algumas palavras, trechos ou livros em aramaico e grego.

É partir da questão da língua que podemos entender a diferença entre a Bíblia Católica e Bíblia protestante.

Bíblia Católica x Bíblia Protestante

A Bíblica são a mesma única Palavra de Deus a diferença é que na Bíblia protestante faltam 7 (sete) livros. A Bíblia protestante tem apenas 66 livros porque Lutero e, principalmente os seus seguidores, rejeitaram os livros de Tobias, Judite, Sabedoria, Baruc, Eclesiástico (ou Sirácida), 1 e 2 Macabeus, além de Ester 10,4-16; Daniel 3,24-20; 13-14. A razão disso vem de longe.

Explicação

No ano 100 depois de Cristo os Judeus se reuniram para definir a lista livros (Canon) que iriam aceitar como sagrados (Bíblia do judeus). Isto porque nesta época começava a surgir o Novo Testamento com os Evangelhos e as cartas dos Apóstolos, que os Judeus não aceitavam como livros sagrados e o fieis judeus estavam fazendo confusão e usando textos usados pelos cristãos. Lembrando que nesta época além dos textos cristãos existia também uma tradução grega dos livros sagrado dos judeus (que é hoje o nosso

PARÓQUIA DE CONCEIÇÃO DO JACUÍPE

ESTUDO BÍBLICO PAROQUIALAntigo Testamento) Para a escolha dos livros sagrados os judeus estabeleceram os seguintes critérios de escolha:

Aceitar somente os livros que foram escritos em hebraico que não apresentassem contradição com a Torá ou lei de Moisés. Os judeus rejeitavam todos os outros textos que foram escritos em aramaico e em grego. Os judeus eram nacionalista e nutriam a crença de que Deus só poderia inspirar na língua hebraico.

Aceitar somente os textos que foram escritos no território de Israel. Os judeus achavam também que a Palavra de Deus só poderia ser escrita dentro do território de Israel e num determinado período de tempo.

Aceitar somente os livros que foram escritos escrito antes de Esdras (455-428 a.C.)

Acontece que cerca de 200 anos antes de Cristo haviam muitos judeus que não moravam em Israel e não sabiam mais a lingua hebraica, apenas o grego foi ai um grupo de judeus resolveu traduzir o textos sagrados do hebraico para o grego a fim de o povo tivesse acesso aos textos que alimentavam a fé judaica. A tradução grega chamava-se Septuaginta (setenta). A partir daqui dá para a gente perceber que existia no inicio do cristianismo duas listas de livros sagrados que corresponde hoje ao Antigo Testamento: uma de Israel (hebraico) e outra traduzida para o grego e com livros que foram escritos originariamente em grego.

Os Apóstolos e Evangelistas optaram pela versão grega, a mais completa. Era essa lista de livros (grego) que os primeiros cristãos usavam, pois esta era a língua mais falada na época. O problema é que nesta lista aceita pelos cristãos estavam inseridos 7 livros que foram escritos em grego. Foi daí que surgiram as discussões.

Os fariseus que zelavam pela pureza e conservação das escrituras Sagradas não quiseram aceitar esses 7 Livros como inspirados por Deus.

Os cristãos continuaram usando a lista dos livros sagrados em grego até que 1500 depois do inicio do cristianismo Martinho Lutero (1483-1546) para contestar a Igreja, e para facilitar a defesa das suas teses, adotou o a lista dos livros aceitos pelos judeus (apenas os que foram escritos em hebraico) e deixou de lado os sete livros conhecidos, com os fragmentos de Esdras e Daniel.

Os católicos seguiram a tradição dos apóstolos e de Jesus que usavam o texto sagrado em grego (língua oficial da época – língua do helenismo).

Questionário

1. O que é Testamento?

2. O que é Aliança?

3. A que se compara a aliança?

4. Por meio de quem Deus fez aliança no Antigo Testamento?

5. Quais foram os sinais da aliança no Antigo Testamento?

6. Quem é o penhor da nova aliança

7. Em torno de que girava o Antigo Testamento?

8. Quantos livros há no Antigo Testamento?

9. Como se divide o Antigo Testamento?

10. O que é Pentateuco?

11. De que trata o Pentateuco?

12. De trata os livros históricos?

13. Quais são os livros históricos?

14. De trata os livros sapienciais?

15. Quais são os livros sapienciais?

16. De trata os livros proféticos?

17. Quais são os livros proféticos?

18. Qual é diferença entre a Bíblia Católica e Bíblia protestante?

19. Explique o porque da diferença entre Bíblia Catolica e Bíblia protestante?

PARÓQUIA DE CONCEIÇÃO DO JACUÍPE

ESTUDO BÍBLICO PAROQUIAL