os bravos do pombal

6

Upload: ana-pereiro

Post on 10-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

O estatuto de utilidade pública do pombo-correio

TRANSCRIPT

Page 1: OS BRAVOS DO POMBAL
Page 2: OS BRAVOS DO POMBAL

Alguns comem migalhas, outros fazem Historia.

História digna de registo.

Durante milhares de anos o homem tem utilizado pombos para transportar mensagens em momentos difíceis (hoje usa-se o telemóvel).

O estatuto de utilidade pública foi atribuído ao pombo-correio por actos de grande coragem, habilidade e inteligência ao serviço dos humanos.

1 - Por exemplo, quem nunca ouviu falar do Cher Ami?

O Cher Ami foi o único animal condecorado com a Cruz de Guerra. E não é para menos, já que este pombo-correio da Primeira Guerra Mundial foi o responsável por entregar 12 mensagens de vital importância ao quartel general do exército americano na França e salvar a vida de aproximadamente 200 homens.

Os alemães, que estavam alertados da utilização de pombos por parte dos residentes no quartel, implementaram um grupo de atiradores em terra e até um pelotão de águias treinadas especificamente para caçar os mesmos, motivo pelo qual Cher Ami teve que enfrentar uma infinidade de perigos a cada viagem.

A mensagem  que lhe valeu a medalha foi a que ajudou a resgatar o Batalhão 77, que se tinha perdido nas linhas inimigas durante a Batalha de Argonne, em 4 de Outubro de 1918. Cher Ami, apesar de fortemente ferido por causa de fragmentos de bala de um tiro contra o peito, perdeu a visão de um olho, perdeu uma pata, e ficou empapado em sangue, seguiu o seu voo até chegar ao quartel de Verdun, onde entregou a mensagem.

Nessa batalha, na França, o pelotão foi separado do resto das tropas aliadas. Os soldados viram-se cercados por inimigos e, subitamente, passaram a ser alvo de sua própria artilharia, que não sabia que eles estavam lá. Os soldados tentaram mandar uma mensagem para os seus companheiros através de um pombo. A mensagem dizia: "Há muitos feridos. Nós não podemos sair daqui."Mas o pombo que levou a mensagem foi morto. Então, eles mandaram um segundo pombo com uma outra mensagem: "Homens estão sofrendo. Poderiam mandar ajuda?" Esse segundo pombo também foi morto...Havia apenas mais um pombo - Cher Ami - a última esperança do batalhão. A mensagem final era: "A nossa artilharia está a formar uma barreira contra os seus próprios soldados. Por Deus, parem!"

Page 3: OS BRAVOS DO POMBAL

Os homens assistiram ansiosos quando Cher Ami foi solto. Viram-no voar e ser atingido por um tiro. Miraculosamente, esse pombo voltou a voar. As esperanças voltaram. Mas, voando contra o fogo inimigo, Cher Ami perdeu uma pata. Uma bala atingiu-lhe o peito e ainda assim, o pássaro continuou a voar em direção à sua missão. Apesar de severamente ferido, Cher Amy finalmente chegou até as tropas americanas com a mensagem salvadora de vidas. Foi desta maneira que graças às coordenadas obtidas na mensagem o ataque cessou, e 200 vidas foram salvas.No final da guerra, Cher Ami e mais 40 pombos foram enviados para os Estados Unidos e honrados pelo bravo serviço prestado. Os animais receberam cuidados até seus últimos dias de vida. O corpo de Cher Ami foi embalsamado e pode ser visto em Washington, D.C., na Instituição Smithsonian (Museu Nacional de História Americana) junto à sua medalha.

.

Page 4: OS BRAVOS DO POMBAL

2 - A Segunda Guerra Mundial foi outro desses momentos, onde o pombo-correio desempenhou um papel crucial para as forças aliadas ao entregar mensagens vitais para além das linhas inimigas.

Muitos pombos entregaram mensagens que salvaram milhares de vidas humanas, morrendo em grande número, a tentá-lo. Alguns foram distinguidos com a mais alta condecoração, a Dickin Medal, a equivalente à Victoria Cross, a fim de serem reconhecidas a sua coragem e importante contribuição.

Das 53 Dickin Medal entregues na Segunda Guerra Mundial, 18 foram para cães, três para cavalos, uma para um gato… e 31 para pombos.

Inglaterra, 1944. 

Na Segunda Guerra Mundial, há relatos da extraordinária contribuição por parte do pombo-correio na entrega de mensagens vitais – uma ajuda imprescindível para os Aliados. As divisões militares do Exército, Marinha e a Força-Aérea, todas, utilizaram pombos para transmitir mensagens importantes. Quando em dificuldade, colocavam estas mensagens vitais nas patas destes animais ou utilizavam cápsulas presas nos seus dorsos. Poderiam então libertar as aves, sabendo que estas utilizariam os seus instintos de orientação para encontrar o caminho de regresso à base.

Muitas pessoas que não estiveram na guerra, nada sabem sobre como estes animais contribuíram para salvar tantas vidas.

3 – Apesar dos sofisticados meios de comunicação, o pombo-correio não perde o seu Estatuto de Utilidade Pública, quando em 25 de Abril de 2010, os bravos do pombal, mostraram mais uma vez o quanto são imprescindíveis, aquando das eleições em Cuba.

Veja aqui, a notícia:http://noticias.r7.com/esquisitices/noticias/pombos-correio-elevam-nivel-de-eleicao-em-cuba-20100427.html

Page 5: OS BRAVOS DO POMBAL