orientações para a apresentação do relatório

2
Mecânica dos Fluidos e Hidráulica Orientações para elaboração dos relatórios das aulas de laboratório RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO: são documentos que tem por finalidade levar informação, de maneira clara, exata e objetiva, sobre determinada atividade desenvolvida. A estrutura deve estar distribuída em três categorias de elementos: pré-textuais, textuais e pós-textuais. Elementos pré-textuais: CAPA: proteção externa do documento contendo caracterização da curso, nome da prática, nome do aluno, disciplina/turma e mês/ano. SUMÁRIO: lista dos assuntos com indicação da(s) página(s) onde aparecem no documento. Elementos textuais: INTRODUÇÃO: texto apresentado de forma sucinta contendo a importância e o objetivo do aula prática. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: apresentação da teoria que embasa o assunto objeto da aula, bem como uma revisão sobre o(s) principal(is) equipamento(s) utilizado(s) no laboratório, indicando outros tipos. METODOLOGIA DA PRÁTICA: descrição das atividades desenvolvidas durante a aula. APRESENTAÇÃO DOS DADOS: apresentação do desenho esquemático do módulo/prática, dos dados coletados, resultados obtidos na forma de valores e/ou gráficos e exercícios resolvidos, se for o caso. CONCLUSÃO: descrição dos objetivos alcançados e os não alcançados, a importância da realização da prática e sugestões, se for o caso. Elementos pós-textuais: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: relacionar as fontes consultadas(livros, apostilas, artigos, sites etc.) para a elaboração do relatório, seguindo as normas da ABNT. Bibliografia: MONTEIRO JÚNIOR, Oyrton Azevedo de Castro. UNIDADE II – Trabalhos Acadêmicos. Fortaleza: UNIFOR, 2007.15p.

Upload: leandro-filho

Post on 25-Dec-2015

215 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

cdcd

TRANSCRIPT

Page 1: Orientações Para a Apresentação Do Relatório

Mecânica dos Fluidos e HidráulicaOrientações para elaboração dos relatórios das aulas de laboratório

RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO: são documentos que tem por finalidade levar informação, de maneira clara, exata e objetiva, sobre determinada atividade desenvolvida.A estrutura deve estar distribuída em três categorias de elementos: pré-textuais, textuais e pós-textuais.

Elementos pré-textuais:

– CAPA: proteção externa do documento contendo caracterização da curso, nome da prática, nome do aluno, disciplina/turma e mês/ano.

– SUMÁRIO: lista dos assuntos com indicação da(s) página(s) onde aparecem no documento.

Elementos textuais:

– INTRODUÇÃO: texto apresentado de forma sucinta contendo a importância e o objetivo do aula prática.

– FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: apresentação da teoria que embasa o assunto objeto da aula, bem como uma revisão sobre o(s) principal(is) equipamento(s) utilizado(s) no laboratório, indicando outros tipos.

– METODOLOGIA DA PRÁTICA: descrição das atividades desenvolvidas durante a aula.

– APRESENTAÇÃO DOS DADOS: apresentação do desenho esquemático do módulo/prática, dos dados coletados, resultados obtidos na forma de valores e/ou gráficos e exercícios resolvidos, se for o caso.

– CONCLUSÃO: descrição dos objetivos alcançados e os não alcançados, a importância da realização da prática e sugestões, se for o caso.

Elementos pós-textuais:

– REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: relacionar as fontes consultadas(livros, apostilas, artigos, sites etc.) para a elaboração do relatório, seguindo as normas da ABNT.

Bibliografia:

MONTEIRO JÚNIOR, Oyrton Azevedo de Castro. UNIDADE II – Trabalhos Acadêmicos. Fortaleza: UNIFOR, 2007.15p.

Page 2: Orientações Para a Apresentação Do Relatório