ong belga faz exames oftalmolÓgicos e distribui … · 2016-10-04 · em crianças e familiares...

8
ASSOCIAÇÃO SAÚDE CRIANÇA CNPJ: 40.358.848/0006-16 Matriz: Rua da Palmeiras, 65 Botafogo - Rio de Janeiro - RJ Cep 22270-070 Tel.: (21) 3082 1632 E-mail: [email protected] ANO 24 - Nº 99• Agosto a Setembro de 2016 ONG BELGA FAZ EXAMES OFTALMOLÓGICOS E DISTRIBUI ÓCULOS DE GRAU E SOL NO SAÚDE CRIANÇA A parr de uma parceria com o Dr. Bernardo Pinto, chefe do setor de oſtal- mologia do Hospital da Lagoa, Dr. Koenra- ad Van Poelberg, oſtalmologista belga e fundador da ONG “Eyes For The World”, teve um contato maior com a realidade brasileira. Após tomar conhecimento do grave problema de catarata entre crian- ças, ele desenvolveu uns óculos de sol com grau ajustável. Foi também por meio da parceira com o Dr. Bernardo, que conhe- ceu a Associação Saúde Criança. No dia 15 de agosto, Dr. Conrado – como prefere ser chamado no Brasil – trou- xe o trabalho de sua ONG ao Saúde Criança e, junto com o médico brasileiro e o volun- tário Fernando Pinto, realizou 75 exames em crianças e familiares assisdos, além de alguns funcionários da Associação. Essa é a segunda vez da “Eyes For The World” no Brasil. Na primeira visita, em 2014, durante a Copa do Mundo, Dr. Conrado e sua ONG auxiliaram pessoas de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janei- ro. Agora, eles voltam ao país em parce- ria com a delegação da Bélgica – presente nos Jogos Olímpicos Rio 2016 para atender pessoas de comunidades cariocas. Criada em 2013, a ONG visa a ajudar pessoas carentes a enxergarem bem, com um trabalho que consiste em fazer exames de graça e distribuir óculos autoajustáveis. Segundo o seu fundador, o projeto não tem teor comercial, pelo contrário, a maior pre- ocupação é com as pessoas que possuem algum problema de visão mas não podem resolvê-lo. “Eu, como oſtalmologista, sei quais são esses problemas e como eles po- dem ser solucionados. Então, contatei ami- gos engenheiros e, juntos, desenvolvemos óculos autoajustáveis, que consegue angir uma escala grande, de – 1 até – 5,50 e de + 0,50 até +4,50 graus. Desta forma, nós con- seguimos atender de 90 a 99% dos casos. É uma solução simples que ajuda e muda a vida das pessoas”, afirmou. Seguindo o mais recente lema adotado pela empresa, “Faça algo grandioso”, a equipe de vendas da Johnson & Johnson Brasil fez uma doação ao Saúde Criança. O valor doado resultou de uma campanha promovida pelo grupo, que ganharia um valor para doar à Associação desde que cumprisse a meta de venda estabelecida. Inspirados pela causa, os funcionários se empenharam e chegaram ao valor, que surpreendeu a todos. A entrega do cheque foi no dia 19 de julho, durante um evento animado realizado pela própria empresa, que contou com a presença da equipe de vendas da Jo- hnson & Johnson Brasil, e entreteve as crianças e suas famílias com avidades como teatro de fantoches, oficina de pintura, etc. Johnson&Johnson no Saúde Criança

Upload: others

Post on 03-Jul-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ONG BELGA FAZ EXAMES OFTALMOLÓGICOS E DISTRIBUI … · 2016-10-04 · em crianças e familiares assistidos, além de alguns funcionários da Associação. Essa é a segunda vez da

ASSOCIAÇÃO SAÚDE CRIANÇA

CNPJ: 40.358.848/0006-16

Matriz: Rua da Palmeiras, 65

Botafogo - Rio de Janeiro - RJ

Cep 22270-070

Tel.: (21) 3082 1632

E-mail: [email protected]

ANO 24 - Nº 99• Agosto a Setembro de 2016

ONG BELGA FAZ EXAMES OFTALMOLÓGICOS E DISTRIBUI ÓCULOS DE GRAU E SOL NO SAÚDE CRIANÇA

A partir de uma parceria com o Dr. Bernardo Pinto, chefe do setor de oftal-mologia do Hospital da Lagoa, Dr. Koenra-ad Van Pottelberg, oftalmologista belga e fundador da ONG “Eyes For The World”, teve um contato maior com a realidade brasileira. Após tomar conhecimento do grave problema de catarata entre crian-ças, ele desenvolveu uns óculos de sol com grau ajustável. Foi também por meio da parceira com o Dr. Bernardo, que conhe-ceu a Associação Saúde Criança.

No dia 15 de agosto, Dr. Conrado – como prefere ser chamado no Brasil – trou-xe o trabalho de sua ONG ao Saúde Criança e, junto com o médico brasileiro e o volun-

tário Fernando Pinto, realizou 75 exames em crianças e familiares assistidos, além de alguns funcionários da Associação.

Essa é a segunda vez da “Eyes For The World” no Brasil. Na primeira visita, em 2014, durante a Copa do Mundo, Dr. Conrado e sua ONG auxiliaram pessoas de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janei-ro. Agora, eles voltam ao país em parce-ria com a delegação da Bélgica – presente nos Jogos Olímpicos Rio 2016 para atender pessoas de comunidades cariocas.

Criada em 2013, a ONG visa a ajudar pessoas carentes a enxergarem bem, com um trabalho que consiste em fazer exames

de graça e distribuir óculos autoajustáveis. Segundo o seu fundador, o projeto não tem teor comercial, pelo contrário, a maior pre-ocupação é com as pessoas que possuem algum problema de visão mas não podem resolvê-lo. “Eu, como oftalmologista, sei quais são esses problemas e como eles po-dem ser solucionados. Então, contatei ami-gos engenheiros e, juntos, desenvolvemos óculos autoajustáveis, que consegue atingir uma escala grande, de – 1 até – 5,50 e de + 0,50 até +4,50 graus. Desta forma, nós con-seguimos atender de 90 a 99% dos casos. É uma solução simples que ajuda e muda a vida das pessoas”, afirmou.

Seguindo o mais recente lema adotado pela empresa, “Faça algo grandioso”, a equipe de vendas da Johnson & Johnson Brasil fez uma doação ao Saúde Criança. O valor doado resultou de uma campanha promovida pelo grupo, que ganharia um valor para doar à Associação desde que cumprisse a meta de venda estabelecida. Inspirados pela causa, os funcionários se empenharam e chegaram ao valor, que surpreendeu a todos. A entrega do cheque foi no dia 19 de julho, durante um evento animado realizado pela própria empresa, que contou com a presença da equipe de vendas da Jo-hnson & Johnson Brasil, e entreteve as crianças e suas famílias com atividades como teatro de fantoches, oficina de pintura, etc.

Johnson&Johnson no Saúde Criança

Page 2: ONG BELGA FAZ EXAMES OFTALMOLÓGICOS E DISTRIBUI … · 2016-10-04 · em crianças e familiares assistidos, além de alguns funcionários da Associação. Essa é a segunda vez da

2

Expediente: Redação: Márcia Fornari Colaboração: Fernanda LemosEdição: Márcia Fornari e Cristiana VellosoRevisão: Maria Eugênia Lima Design e diagramação: Claudio FrotaFotos: Arquivo Associação Saúde CriançaEmail: [email protected].: 21 3082 1632 ramal 206

A Associação Saúde Criança é uma organização social que trabalha com metodologia pioneira para reestruturar as famílias de crianças em risco social, provenientes de unidades públicas de saúde, e promover o seu autossustento.

Fundado em 1991 pela Dra. Vera Cordeiro, a Associação é uma organização sem fins lucrativos e sem filiação política e religiosa.

O Saúde Criança tornou-se franquia social em 2010 e, atualmente, conta com unidades franqueadas em seis Estados do Brasil.

EDITORIAL

O espírito olímpico invadiu a Asso-ciação Saúde Criança antes mesmo do início dos jogos. No dia 03 de agosto, a fundadora e presidente do conselho da Associação, Vera Cordeiro, teve a honra de conduzir a tocha em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Logo em seguida, a jornalista Lucia Guimarães publicou um artigo no The Washington Post sobre a espetacular cerimônia de abertura, no Maracanã, no qual citou o Saúde Crian-ça como exemplo brasileiro de inovação, competência e transparência. O Comitê Olímpico Internacional doou 60 ingressos para os jovens do Programa Aconchego Adolescente assistirem a uma partida de

Badminton, e outros 60 ingressos foram doados pela Nissan, sendo 25 para Hipis-mo e 35 para basquete masculino.

Em parceria com a delegação da Bél-gica – presente nos Jogos Olímpicos Rio 2016 - o fundador da ONG “Eyes For The World” fez exames oftalmológicos e distri-buiu óculos de grau para as famílias aten-didas pelo Saúde Criança.

Ainda com os olhares do mundo volta-dos para o Brasil, Vera Cordeiro e Cristia-na Velloso foram entrevistadas pela Skoll Foundation sobre a desigualdade social no Rio de Janeiro, e os impactos e legados dos jogos olímpicos na cidade.

Agosto chegou ao fim, hora de sentir saudades da Olímpiadas e prestigiar as Pa-ralimpíadas. A convite da Coca-cola Vera foi assistir à Cerimônia de Abertura e as famílias atendidas também ganharam in-gressos para modalidades paralímpicas: a Nissan doou 15 e a Coca-Cola 22 ingressos.

Em nome de todos os beneficiados, a Associação agradece a solidariedade das pessoas, empresas e organizações sociais. Muito obrigada!

Márcia Fornari,

Coordenadora de Comunicação

Associação Saúde Criança

PÍLULAS

No mês de agosto, durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro, o Saúde Criança foi citado por dois veículos internacionais de comunicação. No dia

6 de agosto, o jornal norte-americano The Washington Post, em artigo assinado pela jornalista brasileira correspondente do Estado de São Paulo em Nova York (EUA), Lúcia Guimarães. Em análise sobre a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos e a cultura nacional, Lúcia enfatizou que com quase 25 nos de história a Associação faz um traba-lho inovador, eficiente e transparente, com grande influência e visibilidade. A segunda publicação veio no dia 15 de agosto, em entrevista com a fundadora e presidente do conselho da Associação, Dra. Vera Cordeiro, e a diretora executiva do Saúde Criança, Cristiana Velloso, para a Skoll Foundation, na qual as duas falam sobre a desigualdade social no Rio de Janeiro e analisam os impactos e legados dos jogos olímpicos na cidade.

O Começo da Vida é um documentário que convida a sociedade a refletir sobre a primeira infância. Com roteiro e direção de Estela Renner, o filme conta com 170 entre-vistas com pais, mães e especialistas de oito países. No time brasileiro, uma das pessoas entrevistadas é a Dra. Vera Cordeiro, fundadora e presidente do Conselho Administra-tivo do Saúde Criança, que ressalta o papel da infância para uma humanidade melhor no futuro. O filme está disponível no Netflix, iTunes, Google Play, Net Now e Videocamp para exibições gratuitas e em alguns canais da TV fechada.

No dia 10 de setembro foi realizado em Nova York churrasco beneficente em prol do Brazil Child Health, o escritório do Saú-de Criança nos Estados Unidos que, desde o ano 2000, trabalha na divulgação e cap-tação de recursos para a Associação no exterior. O evento contou com a presença de 200 pessoas e foi promovido por Ma-rio Espíndola, do restaurante Berimbau do Brazil, e pela diretora de eventos do BCH, Fabiana Saba Sutton. Toda renda arrecada foi revertida em benefício do Brazil Child Health – Saúde Criança.

Uma vez por ano, professores da facul-dade de medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF) trazem seus alunos ao Saúde Criança para conhecer o trabalho da Associação. A última visita foi coorde-nada pelo Dr. Manoel Martins, ex-colega de universidade da Dra. Vera Cordeiro, que trouxe estudantes da turma de Sus-tentabilidade Social para interagirem com o trabalho social da instituição.

A produtora da atriz Érika Mader, AUCH Produções, nos ofereceu 40 lugares nos dois últimos dias de exibição da peça teatral “Os Insones”, no Teatro Leblon,nos dias 30 e 31 de agosto. A peça é uma adaptação de Érika do romance escrito há quase 10 anos pelo tio Tony Bellotto. Os lugares cedidos ao Saúde Criança foram vendidos pelo valor da meia entrada e toda a renda foi revertida para os projetos da Instituição.

Page 3: ONG BELGA FAZ EXAMES OFTALMOLÓGICOS E DISTRIBUI … · 2016-10-04 · em crianças e familiares assistidos, além de alguns funcionários da Associação. Essa é a segunda vez da

3

Vera Cordeiro carrega a Tocha Olímpica

O Saúde Criança participou da prepara-ção dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. No dia 03 de agosto, a Dra. Vera Cordeiro, fundadora e presidente do Conselho Ad-ministrativo da Associação, conduziu a To-cha Olímpica em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. O convite veio como reconhecimento pela ação da Instituição na região.

A participação no revezamento da to-cha também marcou a comemoração dos 25 anos do Saúde Criança, que será co-memorado em outubro. Muito feliz com a oportunidade de fazer parte de um mo-mento tão importante para o Rio de Janei-ro e para as crianças da região, que podem vir a se inspirar no esporte, Dra. Vera não conteve a emoção no final do trajeto. “É uma honra carregar a tocha olímpica na região onde parte das famílias atendidas pelo Saúde Criança moram.É um momen-to histórico”, disse emocionada.

Há quanto tempo a senhora é voluntária e em qual área atua no Saúde Criança?

Sou voluntária há 21 anos, completos sem 22 em outubro. Quando entrei, tra-balhei no atendimento, mas depois pedi para sair de lá porque não me adaptei aos computadores. Agora o meu traba-lho é esse: quando as famílias chegam, eu anoto o número delas no caderno, abro a pasta, coloco a carteirinha e de-pois as chamo para serem atendidas pe-las outras voluntárias.

Como chegou ao Saúde Criança?

Eu vi uma chamada na televisão. Lá, no Parque Lage, fui atendida por uma pessoa que me orientou e me fez começar logo no atendimento. Quer dizer, fiquei algu-mas semanas com outra voluntária mais antiga para aprender o trabalho antes de fazer tudo sozinha.

A senhora se lembra de alguma história que tenha chamado mais sua atenção ao longo desses 22 anos de Instituição?

São tantas histórias… Por exemplo, eu tinha o hábito de anotar todas as mães que atendia, fazendo uma pequena si-nopse de cada caso. Cheguei a ter uns 10 caderninhos com tudo anotado até o últi-mo dia que fiz um atendimento. Mas eu me mudei, fui morar em um apartamento muito pequeno, sem espaço para guardar muita coisa, e tive que botar tudo fora porque não tinha mais lugar para guardar nada. Também vi muitas mães que chega-ram aqui em situação de extrema pobre-za, sentindo-se abandonadas e sem auto--estima. Depois elas iam melhorando, mudavam de postura e ganhavam força. Lembro até hoje de uma que me disse: “Quando eu cheguei aqui, eu era uma la-garta, hoje estou saindo uma borboleta”.

Tem algum ponto que a senhora pos-sa destacar dos últimos anos do Saúde Criança?

Ah, cresceu muito, não é?! Muita coisa mudou! Naquela época, nós traba-

lhávamos no Parque Lage, na parte das Cavalariças. Então, realmente, posso di-zer que vi toda essa evolução. Como as coisas foram aumentando, crescendo e como o atendimento foi mudando. O que nós fazíamos para agora, é uma diferença muito grande, antes era um trabalho bem simples. Por exemplo, assim que cheguei aqui, não tinha assistente social, era só uma e ela não visitava as casas. Quando eu paro e vejo aonde o Saúde Criança chegou e como chegou, me emociono. Foi um trabalho de formiguinha da Dra. Vera. Ela foi construindo tudo isso, dia após dia, com a ajuda das voluntárias, provando que, quando se tem vontade, é possível fazer de tudo.

O que o Saúde Criança mudou na senho-ra, como pessoa?

O Saúde Criança me colocou em con-tato direto com problemas sociais. Eu sempre trabalhei com pessoas, porque era da área do magistério e depois tra-balhei como orientadora educacional em um colégio, então o meu dia a dia sem-pre foram as pessoas. Mas, o que eu acho que realmente nos faz crescer é começar a ver a miséria com a doença, que é a coi-sa mais triste do mundo. A dificuldade de moradia das famílias, eles moram muito mal e qualquer chuva os faz perder docu-mentos, móveis, perder tudo. Não tenho nem explicação, mas o trabalho social da-qui é realmente surpreendente.

Dirce Raposo Braga

ESPAÇO DO VOLUNTÁRIO

Page 4: ONG BELGA FAZ EXAMES OFTALMOLÓGICOS E DISTRIBUI … · 2016-10-04 · em crianças e familiares assistidos, além de alguns funcionários da Associação. Essa é a segunda vez da

4

O CASO É...SAÚDE CRIANÇA PETRÓPOLIS

O CASO É... SAÚDE CRIANÇA MATRIZ

Logo depois de ter Ana Luíza, Suelen enfrentou uma das épocas mais difíceis de sua vida. Separada do pai da menina, ela contava com a ajuda da mãe e de alguns familiares para cuidar do primogênito e da caçula, que nasceu com pneumonia de repetição e bronquite asmática crônica. Além do estado de saúde da filha, teve que lidar com a doença da mãe, Lea, que, seis meses após o nascimento da neta, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), que paralisou o lado esquerdo do seu corpo e comprometeu sua atividade mental.

Naquela época, Suelen ainda conta-va com a ajuda financeira da família e do

até então ex-marido, para arcar com os remédios da mãe e da filha. No entan-to, no mesmo ano, um dos tios que a ajudava desco-briu um câncer em estágio avançado, e teve que dar prioridade ao seu próprio tratamento. Perdida, e achando incapaz de cuidar da família, viu o tratamen-to de Ana desandar pela impossibilidade de adqui-rir todos os remédios ne-cessários, muitos e caros.

“Na época só os remédios custavam mais de R$1.300,00, eu tinha que avaliar a lista do que era mais importante, o que eu po-dia pagar”, lembrou.

Em meio a tanta dificuldade, duran-te uma das internações da filha - a me-nina chegou a ser internada mais de dez vezes no CTI, no período de pouco mais de um ano -, ela foi encaminhada para a Associação Saúde Criança, onde encon-trou uma luz no fim do túnel. Há um ano e meio na Instituição, Suelen já concluiu três cursos profissionalizantes na área de culinária (gastromotiva, doces e salgados

e sanduíches gourmet). Ela, que antes não podia trabalhar por causa da mãe e da fi-lha, conseguiu há pouco tempo um trailer para vender, junto com o marido, os san-duíches que prepara. Além disso, passou a conseguir os remédios da filha e estabi-lizar o estado de saúde da criança, cujas crises e internações diminuíram 90%.

Nos últimos meses, a família também foi beneficiada pelo Programa Moradia, do Saúde Criança. Problemas no telhado e infiltrações estavam aumentando a umi-dade do local e causando complicações no estado de saúde de Ana Luíza. A obra foi realizada na casa durante três meses, sen-do finalizada no fim de agosto. Ainda que continue sofrendo com as dificuldades do dia a dia, Suelen garante que hoje a vida está bem melhor. “O Saúde Criança con-seguiu restaurar a nossa vida social e psi-cológica, que antes eu não existia. Quando a gente tem um filho especial, não conse-guimos mais nos ver, mas passar por aqui me fez enxergar que existe uma mãe, exis-te uma mulher, existe um sonho. Graças ao atendimento, hoje eu posso dizer para você que eu estou bem, estou pronta e que consigo viver mesmo tendo uma filha especial”, afirmou.

Jussara tem apenas dois filhos e pas-sou a ser atendida no Saúde Criança Petró-polis depois que seu filho caçula, Miguel, de apenas 7 meses, foi internado com bronquiolite e desnutrição moderada, no Hospital de Ensino Alcides Carneiro, em Correias, Petrópolis (RJ).

Na época, a família vivia num local de difícil acesso, uma casa de apenas quatro cômodos, com muitas infiltrações e gotei-ras. Com renda de apenas um salário míni-mo e uma Bolsa Família, Jussara e o mari-do não tinham condições de oferecer um

tratamento adequado a Miguel. Além de precisar sair daquele ambiente úmido, a criança precisa-va de uma alimentação reforçada e de uma série de medicamentos não fornecidos pelo hospital.

No Saúde Criança Petrópolis, Miguel pas-sou a ser acompanhado pela nutricionista, que logo indicou a introdu-

ção de alimentos sólidos na sua dieta. No decorrer das consultas, Jussara foi sendo orientada sobre as quantidades e a quali-dade dos alimentos mais adequados aos seus filhos.

Muito tímida, Jussara aceitou ser aten-dida pela psicóloga e depois de poucos meses começou a mostrar certo desemba-raço e a participar ativamente dos grupos reflexivos e palestras.

Dentro de poucos meses, Miguel esta-va com o peso normal e altura ideal para

uma criança de sua idade. Saudável, ele revelou-se muito esperto e quase tão le-vada quanto seu irmão mais velho, Kaiki, quem, devido às freqüentes queixas vin-das da escola, passou também a ser aten-dido pela psicóloga.

Entusiasmada com a sua melhora e a dos seus filhos, Jussara, resolveu voltar a estudar e até começou a trabalhar como acompanhante de idosos. O bem estar da mulher parece que contagiou o mari-do que, depois de alguns meses, também voltou a estudar. O casal resolveu então mudar-se para um local melhor, onde co-meçaram a construir uma casa própria.

Page 5: ONG BELGA FAZ EXAMES OFTALMOLÓGICOS E DISTRIBUI … · 2016-10-04 · em crianças e familiares assistidos, além de alguns funcionários da Associação. Essa é a segunda vez da

5

Palavra do PatrocinadorPor: Ewerton Nunes, Sustentabilidade e Responsabilidade Social Johnson & Johnson

Um dos focos prioritários da Johnson & Johnson é mudar vidas, fazendo a dife-rença na saúde humana e mapeando os maiores problemas relacionados à saú-de mundial. Para tingir este objetivo, nós buscamos parcerias com organizações que tem como principal objetivo contribuir para a melhoria da saúde das pessoas em situação de vulnerabilidade. Por isso, acre-ditamos que a nossa parceria com o Saúde Criança é extremamente bem sucedida.

Desde 2005, nós trabalhamos jun-tos para melhorar a saúde de crianças e adolescentes com doenças crônicas, bem como atuando na melhoria das condições de vida dos seus familiares. Nosso cuidado sempre se estendeu a mães, irmão e cui-dadores dessas crianças, objetivando não apenas o tratamento da doença, mas tam-bém aspectos psicológicos, emocionais e sociais. Fazemos isso por meio do apoio a projetos e ações de voluntariado, sempre

se baseando em uma relação de extrema confiança e com excelentes resultados.

O trabalho realizado pela Saúde Crian-ça tem um impacto transformador nessas famílias, que deixam de lutar para sobrevi-ver para criar novas perspectivas de vida. E por isso, para a Johnson & Johnson é uma honra fazer parte dessa história e melho-rar e transformar milhares de vidas.

Parceira do Saúde Criança, a Rede Megamatte está promoven-do uma série de palestras de empreendedorismo na Associação. Através do projeto “Superando Limites, Vencendo Desafios”, a empresa, que patrocina a oficina de culinária do Saúde Criança, visa a ensinar e a incentivar as famílias beneficiadas pelos cursos profissionalizantes da Instituição a começar o seu próprio negócio.

No dia 27 de julho, Daniel Lazary, gerente de Consultoria de Ne-gócios na Megamatte Administração de Franquias, veio à Associação para dar dicas e trocar experiências com as mães, pais e voluntários presentes. Desde o ano passado, grandes nomes da empresa, como Julio Dias, Diretor Executivo da Rede Megamatte, e a Council Fátima Rocha visitaram o Saúde Criança para palestrar sobre temas especí-ficos dentro da pauta principal, empreendedorismo.

FAMÍLIAS ASSISTIDAS SÃO INCENTIVADAS PELA MEGAMATTE

FIQUE POR DENTRO - FOTOS INAUGURAÇÃO DA NOVA SEDE

Page 6: ONG BELGA FAZ EXAMES OFTALMOLÓGICOS E DISTRIBUI … · 2016-10-04 · em crianças e familiares assistidos, além de alguns funcionários da Associação. Essa é a segunda vez da

6

AGRADECIMENTOS

Heloísa Carvalho, nossa voluntária desde o ano passado, fez aniversário e em vez de presentes tradicionais, pediu aos amigos e familiares doa-ções em dinheiro para o Saúde Crian-ça. Na última semana, ela esteve aqui na Associação para fazer a entrega do valor arrecadado. Nós agradecemos o gesto de solidariedade e desejamos um feliz aniversário para Heloísa.

O Saúde Criança agradece a voluntária Helena Slipoi, que conseguiu, através de sua filha Noemi Slipoi Kaplan, agasalhos e leites de uma campanha na Escola Par-que. Recebam o nosso MUITO OBRIGADO em nome de todas as famílias e crianças assistidas.

O Saúde Criança recebeu mais uma doação de roupas, edredons, esteiras e R$ 6.063,32. Elas foram feitas pelos holande-ses da Transamazônica Volvo Classic Ad-venture 2016, um grupo de europeus que viajou por cerca de dois meses da Amazô-nia ao Rio de Janeiro, dirigindo um Volvo e dando apoio médico nos lugares por onde passaram. O grupo, que conta com duas médicas, chegou ontem ao Saúde Criança e, além de entregar as doações, também conheceu a nossa nova sede. Em nome das famílias assistidas, agradecemos do fundo do coração!

As brincadeiras na recreação do Saúde Criança ficaram mais divertidas graças aos brinquedos e ao tapete de amarelinha do-ados pelas voluntárias Paula Kamp e Ales-sandra Rudino, respectivamente. Em nome das crianças beneficiadas, nós agradece-mos o gesto de generosidade. Obrigado!

Há 15 anos parceiro do Saúde Criança, o Riosul Shopping Center foi o primeiro estabelecimento comercial a disponibilizar um espaço para a venda dos produtos fa-bricados na Instituição. Situado no quarto andar, o quiosque da associação é uma das fontes de renda dos projetos desenvolvidos pelo Saúde Criança. Muito Obrigado!

Durante as Olimpíadas Rio 2016, al-gumas crianças e adolescentes assistidos pelo Saúde Criança ganharam a oportuni-dade de, junto com seus familiares e re-presentantes da Associação, visitarem as instalações olímpicas e assistirem alguns jogos. No dia 12 de agosto, jovens do Pro-grama Aconchego Adolescente assistiram a uma partida de Badminton, no Rio Cen-tro, graças aos 60 ingressos doados pelo Comitê Olímpico Internacional. Dois dias antes, com ingressos dados pela Nissan, 25 beneficiados assistiram ao Hipismo, em Deodoro, e 35 foram ao Parque Olímpico da Barra para ver o jogo de basquete mas-culino entre França e Sérvia. Ambas as do-ações fizeram nossos jovens vivenciarem de perto o espírito olímpico.

Produtos Saúde Criança

BarraShopping – 1º andarAvenida das Américas 4.666

Barra da Tijuca (RJ)Sede do Saúde Criança Rua das Palmeiras 65 – Botafogo (RJ)

Loja Virtual http://www.saudecrianca.org.br/lojaonline

Shopping Rio Sul – 4º piso Rua Lauro Müller, 116 – Botafogo (RJ)

Soninho R$ 30,00

Page 7: ONG BELGA FAZ EXAMES OFTALMOLÓGICOS E DISTRIBUI … · 2016-10-04 · em crianças e familiares assistidos, além de alguns funcionários da Associação. Essa é a segunda vez da

7

Prestação de Contas Acumulado de Janeiro a Agosto 2016RECEITAS TOTAL DESPESAS TOTAL

Atendimento às famílias -1.342.035,11

Doações pessoas físicas 513.701,93 Despesas administrativas -528.468,01

Doações pessoas jurídicas 1.849.365,17 Divulgação e captação de recursos -326.476,05

Eventos 167.076,22 Fortalecimento Franquia -334.174,95

Sub-total: 2.530.143,32

Rendimentos financeiros 162.389,03

Total 2.692.532,35 Total -2.531.154,12

Resultado (Receita-Despesa) 161.378,23

PRODUTOS SAÚDE CRIANÇA TOTALReceitas 377.311,13

Despesas -354.137,56

Retorno financeiro 23.173,57

Conselho

Conselho de Administração:

Presidente: Vera Cordeiro

Vice-presidente: Cindy Lessa

Conselheiros: Dr. Álvaro Alberto Gomes Estima, Flávio Siniscalchi, Dr. Luis Carlos Teixeira, Paulo Ayala, Rui Marroig, Sylvia Maria Lordello da Silva e Sylvio Monteiro.

Conselho Consultivo e de Sustentabilidade:

Conselheiros: André Olinto, Armínio Fraga Neto, Carlos Frederico Freitas de Oliveira, Claire Marie Fallender, Cristina Gouvêa Vieira, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, Flavio Menna Barreto, Geraldo Vieira Filho, Glória Costa, Gustavo da Rocha Lima, Hans Hickler, José A. Bittencourt, José Land, Lucyna Fraga, Marcos Moraes, Maria de Lourdes Viegas, Maria Emília Bezerra, Maria Pia Müssnich, Maristela Pati Correa, Mônica de Roure, Rafael Carneiro da Rocha, Saulo Macedo Areas, Sérgio Scodro e Sylvia Maria da Glória Nabuco.

Conselho fiscal: Andrea Rangel de Azeredo, Claudio de Medeiros Ribeiro Martins e José Ferreira Monteiro.

Fundadora: Vera Cordeiro

Diretora Executiva: Cristiana Velloso

Famílias Atendidas Quantidade de Instrumentos de Trabalho Fornecidos

Quantidade de Cursos Profissionalizantes Fornecidos

Crianças e Adolescentes

4.478

22.082

2.675

3.463

PLACAR FRANQUIA SOCIAL SAÚDE CRIANÇA

A metodologia Saúde Criança já apoiou mais de 60.000 pessoas desde 1991.

A Associação Saúde Criança é auditada anualmente. Atualmente, é auditada pela Ernst & Young.

Page 8: ONG BELGA FAZ EXAMES OFTALMOLÓGICOS E DISTRIBUI … · 2016-10-04 · em crianças e familiares assistidos, além de alguns funcionários da Associação. Essa é a segunda vez da

Patrocinadores

Parceiros

Vera Cordeiro, fundadora e presidente do Conselho de Administração da Associação Saúde Criança, é fellow da Ashoka, líder da Avina, Empreendedora Social da Schwab Foundation e Empreendedora Social da Skoll Foundation. membro do Conselho

Mundial da Ashoka, membro honorária da Academia de Medicina do Rio de Janeiro.

ASSOCIAÇÃO SAÚDE CRIANÇA Rua da Palmeiras, 65 - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ Cep 2270-070

www.saudecrianca.org.br

IMPRESSO

ATUALIZE SEU CADASTRO NO SAÚDE CRIANÇA PELO TELEFONE: 21.2286-9988 OU PELO E-MAIL [email protected]