oficina tratamento de dados: um pouco da história · universidade federal da bahia – ufba/faced...

3

Click here to load reader

Upload: vuongminh

Post on 09-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Oficina Tratamento de Dados: Um pouco da história · UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA – UFBA/FACED CURSO: LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DSICPLINA: DIDÁTICA E PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE:

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA – UFBA/FACEDCURSO: LICENCIATURA EM MATEMÁTICADSICPLINA: DIDÁTICA E PRÁTICA PEDAGÓGICADOCENTE: LUCIA DE FÁTIMA CARNEIRO FERREIRA LESSADISCENTES: JACSON AZEVEDO; JONATAS PALUMBO; RAYMUNDO EDUARDO – GRUPO 3

Oficina Tratamento de Dados: O sistema de contagem eleitoral envolvendo os racionais e análise gráfica.

Um pouco da história: Falar de tratamento de dados é remontar a históriada Estatística que tem seus primórdios quando os grandes faraós e reisromanos faziam inventários de suas riquezas e uma contagem de suapopulação. A estatística nasce como uma necessidade prática e interagindocom outras disciplinas no levantamento de dados e seu significado. Com odesenvolvimento da probabilidade por matemáticos como Pierre deFermat (Beaumont-de-Lomagne, nascido na primeira década do século XVII- Castres, 12 de Janeiro de 1665) e Blaise Pascal (Clermont-Ferrand, 19 deJunho de 1623 — Paris, 19 de Agosto de 1662) têm um salto da estatísticana dinâmica dos governos. Seu maior nome foi Lambert Adolphe JacquesQuételet (Gante, 7 de fevereiro de 1796 — Bruxelas, 17 de fevereiro de1874) foi um matemático, astrônomo, estatístico e sociólogo belga,precursor do estudo da demografia e criador do índice de massacorporal. Trabalhando como estatístico para as pesquisas censitárias deseu país, desenvolveu as ideias de "homem médio", que foi apresentadocomo um tipo ideal e abstrato que poderia ser visto como um padrão paraanálises sociológicas.

Objetivo: Explorar o sistema de contagem envolvendo os racionais,determinando partes de conjuntos inteiros, como, por exemplo, em umacontagem de votos, sistema este que utilizaremos no desenvolvimentodeste trabalho.

Conteúdos: Números inteiros, racionais e interpretação gráfica.

Metodologia: Escolheremos 2 integrantes da turma que serão oscandidatos ao cargo de presidente do grêmio estudantil. A turma realizará avotação e, posteriormente, escolhemos mais 2 integrantes que realizarão acontagem dos votos.

Objetivo específico: Diante da apuração, realizaremos a contagem demembros da turma, e as respectivas contagens de votos associados a cadaum dos membros que concorrem a presidência, chegando a conclusão sobreo vencedor, baseado em quem recebeu maior número de votos,relacionando as partes do inteiro, ou seja, as frações associadas a cada umdos candidatos.

1

Page 2: Oficina Tratamento de Dados: Um pouco da história · UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA – UFBA/FACED CURSO: LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DSICPLINA: DIDÁTICA E PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE:

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA – UFBA/FACEDCURSO: LICENCIATURA EM MATEMÁTICADSICPLINA: DIDÁTICA E PRÁTICA PEDAGÓGICADOCENTE: LUCIA DE FÁTIMA CARNEIRO FERREIRA LESSADISCENTES: JACSON AZEVEDO; JONATAS PALUMBO; RAYMUNDO EDUARDO – GRUPO 3

Duração: 2 horas/aula.

Material Didático: Lápis e caderno. Usando o programa Planilha de Cálculopodemos construir os gráficos com a turma.

Atividade Proposta: Pedimos que dois voluntários se candidatem apresidente do grêmio. Feito isso, vamos incentivar esses candidatos a dizersuas motivações e ao mesmo tempo a turma começa a sabatiná-los. Depoisabrimos a votação. De posse dos dados e conhecendo o total de alunos nasala começaremos a trabalhar porcentagem, gráficos (escolhemos o de pizzapor apresentar uma visão mais esclarecedora para os alunos em temos de qual daspartes é maior), histogramas e depois sua interpretação.

Conclusões: Diante de um fator histórico, como as eleições, que influênciaa vida de milhões de pessoas, quando falamos de Governos Municipais,Estaduais e Federal, e pensando em inserir em sala de aula uma maneirainterativa de conhecer e lidar com o conjunto dos racionais e suasoperações aritméticas, pensamos em levar tal método, o de eleições,baseado em grêmio estudantil, a fim de despertar o futuro interesse nesseassunto, de uma maneira que os mesmos pudessem, assim, trabalhar amatemática dos números racionais. Proposta essas que verificamos ser tãoviável quanto diversas outras que podemos encontrar sala a fora,simplesmente por ser motivadora, de despertar o interesse do educandopela matemática envolvida em eleições.

2

Page 3: Oficina Tratamento de Dados: Um pouco da história · UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA – UFBA/FACED CURSO: LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DSICPLINA: DIDÁTICA E PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE:

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA – UFBA/FACEDCURSO: LICENCIATURA EM MATEMÁTICADSICPLINA: DIDÁTICA E PRÁTICA PEDAGÓGICADOCENTE: LUCIA DE FÁTIMA CARNEIRO FERREIRA LESSADISCENTES: JACSON AZEVEDO; JONATAS PALUMBO; RAYMUNDO EDUARDO – GRUPO 3

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Disponível em:

< http://pt.wikipedia.org > - Acessado entre 08 e 10 de Agostode 2013;

<http://professorjuliomeirelles.blogspot.com.br/2013/04/software-de-votacao-do-gremio-via.html > - Acessado entre 08 e 10 de Agostode 2013;

<http://www.trabalhosfeitos.com/topicos/plano-de-aula-sobre-numeros-racionais-e-as-eleições/0 > - Acessado entre 08 e 10 de Agostode 2013;

<http://monografias.brasilescola.com/matematica/os-numeros-fracionarios-no-ensino-fundamental-historia-aplicacao.htm > - Acessadoentre 08 e 10 de Agosto de 2013;

3