obras hidraulicas

2
DISCIPLINA DE OBRAS HIDRÁULICAS Discente: Elida Azucena Ortiz González. Professor: Dr. Herlander Mata Lima. 1. Discutir as vantagens e desvantagens do transporte de água para abastecimento (doméstico, industrial, etc.) em canal de conduto com escoamento sob-pressão. Condutos livres ou canais com escoamento sob-pressão tem como vantagem o uso da depressão atmosférica atuando sobre a superfície do líquido sem a necessidade de injeções de bombas. Segundo o grau de compactação do terreno do perímetro molhado e sua permeabilidade são construídos os canais sem a necessidade de revestimentos por tanto tem uma vantagem econômica. Também é considerada a facilidade de limpeza. Desvantagens Para vazões de grandes dimensões no transporte de agua não é usual o uso de canais, pois têm maiores exigências tal como a profundidade a qual afeta na construção. São utilizados para condução de água em trajetos mais curtos, também exigem uma manutenção adequada e perigo de contaminação das agua expostas ais intempéries. Refêrencias Bibliográficas A. SHOKLITSCH. (1968). Construcciones Hidráulicas. Tomo II. Pág 252-277 2. Identifique os diferentes tipos de obras hidráulicas e aproveitamento hidráulico. As obras hidráulicas são construções de bens que estão destinados para diferentes tipos de necesidades, entre elas temos: Obras de captação, extração, dessalinisação, armazenamento, regulação, condução, controle e aproveitamento das águas, como também o saneamento, depuração, tratamento e reutilização. Obras de aproveitamento de rescursos hidricos são presentadas segundo as finalidades apresentadas a seguir: Irrigação: com finalidade para produção agrícola. Os tipos de obras são: barragens, reservatórios, poços, canais, bombas e estações elevatórias, drenagem, etc. Controle de salinidade: tem como objetivo o controle de contaminação de terrenos agrícolas por aguas salgadas. Os tipos de obras são: reservatórios de regularização de vazões, barreiras, obras de hidráulica marítima. Controle de poluição: são obras destinadas a proteção ou melhoramento dos suprimentos de agua destinados a uso doméstico, industrial e agrícola, proteção da vida aquática e melhoramento das condições recreacionais. Os tipos de obras são: estações de tratamento, reservatórios de regularização de vazões, sistemas de esgotos e medidas legais de controle. Drenagem: tem como objetivo a produção agrícola, desenvolvimento urbano, proteção da saúde pública. Os tipos de obras são: valas, linhas de drenos, estações de bombeamento, tratamento de solos. Uso recreacional da água: tem por finalidade a melhoria do bem estar e aprimoramento da saúde do povo. Os tipos de obras são: reservatórios, obras de controle de poluição.

Upload: azucena-ortiz

Post on 14-Dec-2015

225 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

obras hidraulicas

TRANSCRIPT

Page 1: Obras Hidraulicas

DISCIPLINA DE OBRAS HIDRÁULICAS Discente: Elida Azucena Ortiz González. Professor: Dr. Herlander Mata Lima.

1. Discutir as vantagens e desvantagens do transporte de água para abastecimento (doméstico, industrial, etc.) em canal de conduto com escoamento sob-pressão. Condutos livres ou canais com escoamento sob-pressão tem como vantagem o uso da depressão atmosférica atuando sobre a superfície do líquido sem a necessidade de injeções de bombas. Segundo o grau de compactação do terreno do perímetro molhado e sua permeabilidade são construídos os canais sem a necessidade de revestimentos por tanto tem uma vantagem econômica. Também é considerada a facilidade de limpeza. Desvantagens Para vazões de grandes dimensões no transporte de agua não é usual o uso de canais, pois têm maiores exigências tal como a profundidade a qual afeta na construção. São utilizados para condução de água em trajetos mais curtos, também exigem uma manutenção adequada e perigo de contaminação das agua expostas ais intempéries. Refêrencias Bibliográficas

A. SHOKLITSCH. (1968). Construcciones Hidráulicas. Tomo II. Pág 252-277

2. Identifique os diferentes tipos de obras hidráulicas e aproveitamento hidráulico. As obras hidráulicas são construções de bens que estão destinados para diferentes tipos de necesidades, entre elas temos: Obras de captação, extração, dessalinisação, armazenamento, regulação, condução, controle e aproveitamento das águas, como também o saneamento, depuração, tratamento e reutilização. Obras de aproveitamento de rescursos hidricos são presentadas segundo as finalidades apresentadas a seguir:

• Irrigação: com finalidade para produção agrícola. Os tipos de obras são: barragens,

reservatórios, poços, canais, bombas e estações elevatórias, drenagem, etc. • Controle de salinidade: tem como objetivo o controle de contaminação de terrenos

agrícolas por aguas salgadas. Os tipos de obras são: reservatórios de regularização de vazões, barreiras, obras de hidráulica marítima.

• Controle de poluição: são obras destinadas a proteção ou melhoramento dos suprimentos de agua destinados a uso doméstico, industrial e agrícola, proteção da vida aquática e melhoramento das condições recreacionais. Os tipos de obras são: estações de tratamento, reservatórios de regularização de vazões, sistemas de esgotos e medidas legais de controle.

• Drenagem: tem como objetivo a produção agrícola, desenvolvimento urbano, proteção da saúde pública. Os tipos de obras são: valas, linhas de drenos, estações de bombeamento, tratamento de solos.

• Uso recreacional da água: tem por finalidade a melhoria do bem estar e aprimoramento da saúde do povo. Os tipos de obras são: reservatórios, obras de controle de poluição.

Page 2: Obras Hidraulicas

Referências Bibliográficas

LUCAS NOGUEIRA GARCEZ. (1976). Elementos de engenharia hidraulica e sanitaria. 2da

Edição. Pág. 353-355. 3. Que fatores afetam o volume útil da água disponível na represa de uma barragem. Na construção de reservatórios hidráulicos afetam notavelmente vários fatores na região a ser instalada. São fatores tais como:

Fatores antrópicos • Bases culturais (bens, valores, tradições): perda de antigas paisagens e arqueologias, ganho

de novas paisagens. • Desestruturação social: esvaziamento da população da área inundada, efeitos nos sistemas

urbanos e rurais. • Desestruturação econômica: desestruturação no mercado de trabalho. • Desestabilização do setor primário: setor agropecuário alterado.

Fatores físicos • Ecossistemas (flora, fauna terrestre e aquática): perda de matas, lagos, rios e pântanos

naturais. • Solos e geologia: submersão de recursos minerais, desestruturação dos solos das margens. • Efeitos sobre as aguas: mudança da composição química da agua, contaminações. • Efeitos sobre o clima: os fatores climáticos alterados são a temperatura, umidade relativa

insolação, evaporação, ventos. Referências Bibliográficas

ARNALDO CARLOS MULLER. (1995). Hidrelétricas, Meio Ambiente e Desenvolvimento. Pág. 112-124, 140-144.