oab americana - setembro de 2011

12
Setembro de 2011 ano 07 Edição 73 48ª Subseção da OAB - Americana www.oabamericana.org.br Jornal da OAB Americana Distribuição Gratuita ÉTICA E DISCIPLINA Dr. Agnaldo Luis Costa, presidente da Comissão de Ética e Disciplina da Subseção, comenta recente julgado do TED. pág. 03. Gestão 2010/2012 Presidente Ricardo Galante Andreetta Vice-Presidente Luiz Antonio Miante Secretária-Geral Kelly Cristina Fávero Mirandola Secretário-Adjunto Rafael de Castro Garcia Tesoureira Ana Cristina Zulian A advogada Milena Arbix faz alerta a trabalhadores e interessados. pág.06 Comissão de Comunicação Thais Cristina Rossi Baldin - presidente Bruno Gayola Contato Milena Sylvia Arbix Helena Amorin Saraiva FECHAMENTO AUTORIZADO. Pode ser aberto pela ECT. págs. 04 e 05 OAB/SP DESCENTRALIZA CONSELHO DE PRERROGATIVAS Doze Subseções contarão com o Conselho, sendo que Americana inte- grará aquele sediado em Piracicaba, que já abriga a Coordenadoria Regional e o Tribunal de Ética e Disciplina - TED/ XV. ALERTA: GOLPE PROmETE ACELERAR AçõES Fachada da Sede da OaB/SP.

Upload: moretti-fonseca-marketing-editorial

Post on 30-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal da Ordem dos Advogados de Americana

TRANSCRIPT

Page 1: OAB Americana - Setembro de 2011

Setembro de 2011 ano 07 Edição 73 48ª Subseção da OAB - Americana www.oabamericana.org.br

Jornal da OAB AmericanaDistribuição Gratuita

ÉTICA E DISCIPLINA

Dr. Agnaldo Luis Costa, presidente da Comissão de Ética e Disciplina da Subseção, comenta recente julgado do TED. pág. 03.

Gestão 2010/2012PresidenteRicardo Galante Andreetta

Vice-PresidenteLuiz Antonio Miante

Secretária-GeralKelly Cristina Fávero Mirandola

Secretário-AdjuntoRafael de Castro Garcia

TesoureiraAna Cristina Zulian

A advogada Milena Arbix faz alerta a trabalhadores e interessados.pág.06

Comissão de ComunicaçãoThais Cristina Rossi Baldin - presidente Bruno Gayola ContatoMilena Sylvia ArbixHelena Amorin Saraiva

FECHAMENTO AUTORIZADO. Pode ser aberto pela ECT.

págs. 04 e 05

OAB/SP DESCENTRALIZA CONSELHO DE PRERROGATIVAS Doze Subseções contarão com o Conselho, sendo que Americana inte-grará aquele sediado em Piracicaba, que já abriga a Coordenadoria Regional e o Tribunal de Ética e Disciplina - TED/XV.

ALERTA: GOLPE PROmETE ACELERAR AçõES

Fachada da Sede da OaB/SP.

Page 2: OAB Americana - Setembro de 2011

exPedienteEste informativo é publicação oficial da 48º Subseção de Americana, cujo orgão não se responsabiliza por matérias, opiniões e conceitos em artigos assinados. OAB Americana - Rua Cristovão Colombo, 155 - Parque Residencial Nardini - Fone: (19) 3461.5181 - www.oabamericana.org.br

Presidente: Ricardo Galante Andreetta ([email protected]); Presidente da Comissão de Comunicação: Thais Cristina Rossi Baldin ([email protected]) ; Realização: moretti Fonseca - Editor de Arte: Marcelo Moretti ([email protected]) - Jornalista Responsável: Isabela Fonseca - MTb: 48545 ([email protected]),www.mORETTIFONSECA.COm.BR - PARA ANUNCIAR: (19) 3407-7342 - DISTRIBUIçÃO GRATUITA - Distribuição a todos os advogados inscritos, alunos de Direito das universidades locais, Fórum, Delegacias, Prefeituras, Câmara Municipal, Cartórios, Justiça do Trabalho, Ministério Público, Juizado Especial Cível, Juizado Especial Criminal, Juizado Especial Federal, repartições Públicas, Empresas e Locais de Grande Circulação. Abrangência: Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara. Impressão: Gráfica Mundo - www.graficamundo.com.br - (19) 3026.8000.

02 OaB americana - Setembro de 2011

No dia 07 de setembro de 1822, às margens do Rio Ipiranga, o Príncipe-regente D. Pedro de Alcântara declarou a independência do Brasil, simbolizada pelo Grito do Ipiranga. Não obstante a existência de contestações por parte de historiadores sobre alguns aspectos desta versão, verdade é que o grito de Independência ou morte marcou a emancipação política de nosso País. Brasil, uma Nação de 189 anos, que de forma acentuada tem conseguido obter, nos últimos anos, a admiração e o respeito de países mais desenvolvidos. Segundo alguns estudiosos, o Brasil será uma das maiores potências econômicas em um futuro não muito distante. No entanto, o orgulho cívico comemorado no último dia 07, seria ainda maior se desfrutássemos, em nosso próprio território, de independência plena e absoluta. Reporto-me ao Poder Judiciário, que na teoria do pensador francês Montesquieu, se relacionaria de forma harmoniosa em relação aos demais poderes - Legislativo e Executivo, porém, de forma independente, como prevê o artigo 2º de nossa Carta Magna. Todavia, a constitucional independência do Judiciário, infelizmente, não parece ser efetiva. Testemunhamos recentemente o mal-estar político criado quando da discussão da proposta orçamentária originária do Judiciário para 2012, enviada pelo Supremo Tribunal Federal ao Palácio do Planalto. Enquanto os Poderes - Executivo e Judiciário - buscam harmonia nos números orçamentários, o Conselho Nacional de Justiça demonstrou, em recente estudo, que a produtividade dos Juízes caiu 7% entre 2009 e 2010. Mesmo assim, cada Magistrado julgou, em média, 1.318 processos no ano passado. Os dados estatísticos são suficientes para demonstrar que o Judiciário clama por ajuda e precisa ser valorizado. Ainda segundo o CNJ, o maior gargalo está nas execuções fiscais, que representam cerca de 43% dos processos em tramitação na Justiça Estadual. Diante desta alarmante situação, a Seção São Paulo da OAB, firmou com o Tribunal de Justiça

um Termo de Cooperação Institucional, com o fito de realizar trabalho voluntário através dos acadêmicos de Direito, em forma de mutirões. No ato da assinatura da parceria, o Presidente do TJ, Desembargador José Roberto Bedran, assim se pronunciou: “Estamos gratos pela inestimável colaboração da OAB/SP. Dessa feita o convênio vai ajudar na aceleração dos alvarás de pagamento de precatórios. Não temos condições orçamentárias para nomear mais servidores. Esse convênio vai nos ajudar - e muito - na aceleração do pagamento de precatórios junto a Vara das Execuções da Fazenda Pública, isso em prol do interesse público”. Curiosamente, no mesmo Estado que D. Pedro bradou Independência ou Morte, o Presidente do Tribunal de Justiça mais importante do País grita por ajuda. Externa suas limitações orçamentárias e agradece a OAB por oferecer colaboração que pode trazer benefícios inestimáveis aos jurisdicionados. Pactos desta natureza seriam desnecessários se o Judiciário, que necessita de urgentes investimentos, fosse absoluto e efetivamente autônomo. Respeitar a previsão orçamentária apresentada pelo Judiciário é valorizar suas necessidades e possibilitar a correção de suas mazelas, consagrando, desta forma, sua constitucional e necessária independência.

Palavra dO PreSidente aSSiStência judiciária

SEG.03Camila Pilotto GalhoAmilton FernandesNeumoel Stina Junior

TER.04Carla Cristina F. de MeloCarla de Camargo AlvesCarla Regina Cibin Ugo

QUA.05Carlos FonsecaCarlos Jose Andrade AmorimCarlos Roberto de Campos

QUI.06Carmen Silvia Ardito PaixãoCarolina Mobilon F. PessoaCaroline Simone

SEX.O7Celio Benedicto RodriguesCelio Jose RodriguesCelma Ap. R. da Silva Ortega

SEG.10Celso ScanholaClaudia Akiko FerreiraClaudia Raquel Biagio Assis

TER.11Claudinei CabralCláudio TortamanoCleide Coletti Milanez

QUI.13Conceição Ap. FagionatoCristiane Caetano de OliveiraCristiane Ferreira Silva

SEX.14Cristiane L. CamaniniCristiano de Oliveira DomingosCristina Caetano Sarmento Eid

SEG.17Cybele Ap. Hartman D. da Silva

Daiana Ap. RosaDaniela Ap. Baraldi

TER.18Daniela Magon NeroniDaniela PinheiroDaniela Brambila Frizo

QUA.19Daniele dos Santos Marques CurciolDanillo BinottoDavid Fritzsons

QUI.20Demetrius Afonso TuchiDeuber Claiton AraújoDiana Maria M. de A. Chagon Rodrigues

SEX.21Diego Mario FelipeDiomar Boni RibeiroDionísio Candido dos Santos

SEG.24Dirce Gutieres SanchesDiva Maria PatrícioDorival Ravaneli

TER.25Douglas Antonio DellagneseEder Almeida de SousaEdevaldo de Souza Machado

QUA.26Edmilson Francisco PolidoEduardo BrianezEduardo Moreira Mongelli

QUI.27Eliana Fola FloresEliete Brambila MachadoEliton Cristiano Sgardiolli

SEX.28Emerson A. PinheiroEnrico Gutierres LourençoEnzo Hirose Jurgensen

ricardo Galante andreetta

Escala de Plantão Outubro

aÇÕeS da diretOriaOfícios (15.08 a 09.09): -- ofícios de agradecimento aos advogados membros da Co-missão de Cultura, pelo comprometimento em relação à or-ganização e realização da II Semana Jurídica da Subseção;- ofícios de agradecimento aos advogados membros da Co-missão de Eventos, pelo comprometimento em relação à organização e realização do 17º Jantar dos Advogados de Americana;- ofício ao Dr. Eloi Estevão Troly, Juiz de Direito da 4ª Vara Cível desta Comarca, indicando os advogados André Luiz Scaranello e Luiz Gustavo Fornaziero Buzzo, inscritos nesta Subseção, para atuar na condição de peritos em ação judi-cial;- ofício em resposta aos Diretores do Grupo Americana de Alcoólicos Anônimos, cumprimentando-os pelo trabalho rea-lizado em prol da coletividade.

Eventos (15.08 a 09.09):

- 13.08, realização do 17º Jantar dos Advogados de Ameri-cana;- 16.08, no CCL, reunião do Fórum de Desenvolvimento e Cidadania de Americana, na presença dos Secretários Muni-cipais, José Antonio Patrocínio e Luiz Carlos Martins;- 21.08, na Unisal, aplicação da 2ª fase do Exame de Ordem; - 31.08, na OAB, reunião com o quadro de funcionários da Casa.

INDEPENDÊNCIA NECESSÁRIA

Page 3: OAB Americana - Setembro de 2011

03 OaB americana - Setembro de 2011

artiGO

Recente ementa de um julgado proferido na 544ª sessão de julgamento do Tribunal de Ética e Disciplina de São Paulo, mais precisamente no mês de Julho passado, têm como escopo aperfeiçoar os entendimentos da Resolução 13/97 daquele Tribunal, além dos artigos 34, IV do Estatuto da Advocacia, os artigos 5º e 7º do Código de Ética e

Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil. É a ementa, in verbis: EXERCÍCIO PROFISSIONAL – ATIVIDADE DIVERSA DA ADVOCACIA – POSSIBILIDADE DESDE QUE EM LOCAL DISTINTO DO ESCRITÓRIO – VEDAÇÃO A DIVULGAÇÃO CONJUNTA DAS ATIVIDADES – AFRONTA A

INSUPERÁVEIS DISPOSITIVOS ÉTICOS E ESTATUTÁRIOS – CAPTAÇÃO DE CLIENTELA E CONCORRÊNCIA DESLEAL E DESRESPEITO AO SIGILO PROFISSIONAL – RESOLUÇÃO 13/97 DESTE TRIBUNAL. Não é vedado a advo-gados exercer outras profissões, desde que não ocupem o mesmo espaço físico do es-critório de advocacia, não divulguem as ati-vidades em conjunto com a advocacia e não exerçam a advocacia para clientes da outra atividade, nos assuntos a ela relacionados, seja de natureza contenciosa ou consulti-va. Observância à Resolução 13/97 deste Tribunal, ao Art. 34, inciso IV, do Estatuto da OAB, e aos Arts. 5º e 7º do Código de Ética e Disciplina da OAB. Precedentes E – 3.963/2008 e E – 3.418/2007. Proc. E-4.024/2011 - v.u., em 15/07/2011, do pa-recer e ementa do Rel.Dr. EDUARDO TEIXEIRA DA SILVEIRA – Rev. Dra. CÉLIA MARIA NICOLAU RODRIGUES, Presidente Dr. CARLOS JOSÉ SANTOS DA SILVA. A simples leitura da ementa revela que o exercício conjunto de atividade diversa da advocacia caracteriza manifesta captação de clientela, devendo o profissional do direi-to zelar e respeitar o cumprimento da nor-ma, afastando eventuais sanções previstas em nosso Código de Ética e Disciplina. Por oportuno, cabe transcrever a resolu-ção n.13/97, exarado pela 1ª.Turma – Seção Deontológica do TED Seccional de São Paulo:- RESOLUÇÃO N.º 13/97 “O exercício advocatício não pode de-senvolver-se no mesmo local e em conjun-to com qualquer profissão não advocatí-cia, individual ou em sociedade, e nem ser

anunciado, privada ou publicamente, em conjunto com outra atividade profissional. A participação do advogado como mem-bro de uma entidade não advocatícia, em qualquer condição, deve conservar nítida e absoluta separação em relação ao exer-cício da advocacia. Tais exigências cons-tituem princípios basilares da proteção da inviolabilidade da sede profissional, do resguardo do sigilo dos arquivos, registros e meios de comunicação, e preservação da independência e liberdade de atuação. Direitos de proteção tais que se estendem a todos instrumentos de trabalho, ainda que em trânsito, ou fora da sede profissio-nal”. Nesta mesma seara, a publicidade do escritório de advocacia há muito tempo foi objeto de estudos junto ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, que no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 54, V, da Lei nº 8.906, de 4 de julho de 1994, baixou o Provimento n.94/2000, especialmente no que refere a letra “f” do artigo 4º que ora transcrevo:- Art. 4º. Não são permitidos ao advogado em qualquer publicidade relativa à advo-cacia:f. veiculação do exercício da advocacia em conjunto com outra atividade; Em termos práticos, e, em bom tempo, cabe exclusivamente a nós, advogados, seguir os caminhos da referida norma, es-sencialmente porque é de nosso conheci-mento e mister, via de conseqüência, pos-sibilitando elevar o conceito e dignidade de nossa atividade, fortalecendo sobremanei-ra a ADVOCACIA E A ÉTICA.

A ADVOCACIA E A ÉTICA

aGnaldO luiS cOSta, PreSidente da cOmiSSãO de Ética e diSciPlina.

Page 4: OAB Americana - Setembro de 2011

OaB americana - Setembro de 201104

PaleStraS

Importante medida foi anunciada a to-dos os advogados paulistas no mês passa-do, pelo presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D’Urso: a descentralização dos Conselhos Regionais de Prerrogativas, cuja missão, por força de disposição legal, é jul-gar os pedidos de Desagravo Público para os advogados ofendidos em suas prerroga-tivas durante o exercício profissional. O instituto do desagravo encontra-se previsto no artigo 7º, XVII, do Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/94), sendo aplicado quando o advogado é ofendido em suas prerrogativas profissionais, ou seja, quando é ofendido no exercício de sua profis-são ou em razão dela. Não cuida tal instituto da repa-ração moral ao advogado que vier a ser ofendido de forma pessoal, mas apenas quando existirem fatos que possam es-tar relacionados ao exercício da profissão ou com as suas prer-rogativas gerais. Ao contrário do que muito pensam, “prerrogativas não são privilégios, mas conjunto de direi-tos estabelecidos em lei para exer-

cício da advocacia”, como diz o presidente da Secional, Dr. D’Urso, A antiga Lei 4.215/63, alterada pela Lei 6.884/80 e posteriormente revogada pela Lei 8.906/94, nos termos do antigo artigo 69, já previa que entre os juízes de qualquer ins-tância e advogados não existiria hierarquia nem subordinação, devendo todos tratar-se com consideração e respeito recíprocos. O atual quadro legislativo profissional do advogado acrescentou ao mesmo contexto de urbanidade os membros do Ministério Público, conforme redação do artigo 6º: “não

há hierarquia nem subordinação entre advogados, magistrados e mem-

bros do Ministério Público, de-vendo todos tratar-se com consideração e respeito re-cíprocos”. Todavia, quando o advo-gado, dentro do exercício da atividade profissional é injustamente ofendido ou tem suas prerrogativas violadas, surge o direito ao Desagravo.

A Secional de São Paulo, em muitas ocasiões, inovou

ao realizar as sessões em praças públicas, para que toda a sociedade pudesse tam-bém tomar conhecimento de que as prer-rogativas profissionais dos advogados são exercidas no sentido de defender os direitos e garantias dos cidadãos. A medida recentemente anunciada da descentralização dos Conselhos Regionais era uma antiga reivindicação de todas as Subseções do Estado, porque trará maior celeridade ao julgamento dos Desagravos, os quais, até então, eram centralizados na Capital, através de duas turmas julgadoras compostas de 22 advogados cada uma. Com a descentralização, passarão a atuar com essa finalidade os Conselhos Regionais nas Subseções de Santos, São José dos Campos, Sorocaba, Piracicaba, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília e Araraquara, cujos membros serão nomeados pelo presi-dente da Secional. Desta forma, saudemos esta medida descentraliza-dora que demonstra, mais uma vez, a grande preocupa-

ção da OAB/SP em propiciar aos advogados paulistas, condições do pleno exercício da atividade profissional.

A CARGA RÁPIDA SEm PROCURAçÃO

Advogados e estagiários de direito, ainda que sem procuração, já podem retirar autos dos cartórios da justiça estadual pelo perío-do de até uma hora, desde que não corram em segredo de justiça. A carga rápida foi regulamentada pelo Provimento CG 20/2011, a qual estabelece que o serventuário deve, antes de autori-zar a retirada, requisitar a apresentação da carteira da OAB e consultar a regularidade

da inscrição no site da Ordem dos Advogados do Brasil.

Este Provimento vem ao encontro do anseio dos ope-radores do direito, possibi-litando a análise dos autos antes do efetivo ingresso como procurador, e facili-tando o trabalho dos corres-pondentes, os quais, dada a

pouquíssima informatização

A DESCENTRALIZAçÃO DOS CONSELHOS REGIONAIS DE PRERROGATIVAS

jeSuS aParecidO Ferreira PeSSOa e PaulO rOBertO dOS SantOS juniOr, memBrOS da cOmiSSãO de direitOS e PrerrOGativaS dO advOGadO.

Page 5: OAB Americana - Setembro de 2011

do judiciário, são essenciais na redução dos custos e otimização do trabalho foren-se. O texto foi publicado no dia 11 de agos-to, assinado pelo desembargador Maurício da Costa Carvalho Vidigal, corregedor ge-ral da Justiça paulista, e também leva em consideração os incisos XIII, XV e XVI do artigo 7º da Lei nº 8.906/94 (Estatuto da Advocacia e OAB), que garantem aos ad-vogados o direito de consultar autos que não corram em segredo de Justiça, mesmo sem procuração. Confira abaixo a íntegra do provimento.

Carga rápida na justiça estadual de SP: Provimento CG n° 20

O Desembargador Maurício da Costa Carvalho Vidigal, Corregedor Geral da Justiça do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, Considerando o disposto no artigo 7º, in-cisos XIII, XV e XVI, da Lei nº 8.906, de 04 de julho de 1994; Considerando o decidido pelo E. Conselho Nacional de Justiça, ao ensejo do Procedimento de Controle Administrativo número 200710000015168, relatado pelo Excelentíssimo Senhor Conselheiro Jorge Antonio Maurique; Considerando a solicitação formulada pela Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de São Paulo, por sua Comissão de Direitos e Prerrogativas; Considerando, ainda, o sugerido, ex-posto e decidido nos autos do Processo nº

2011/25568 - DICOGE 2.1, Resolve Artigo 1º - O subitem 91.2, do item 91, do Capítulo II, Tomo I, das Normas de Serviço da Corregedoria Geral da Justiça, passará a ter a seguinte redação: “91.2. Para a garantia do direito de aces-so aos autos que não corram em segredo de justiça, poderá ser deferida ao advo-gado ou estagiário de Direito, regularmen-te inscritos na OAB, que não tenham sido constituídos procuradores de quaisquer das partes, a carga rápida, pelo período de 1 (uma) hora, mediante controle de movi-mentação física, observadas as cautelas previstas no item 94-A e subitens 94-A.1, 94-A.2 e 94-A.3, destas Normas, ainda que

não se trate de prazo comum às partes, devendo o serventuário proceder à prévia consulta ao sítio da Ordem dos Advogados do Brasil da Internet, à vista da Carteira da OAB apresentada pelo advogado ou esta-giário de Direito interessado, com impres-são dos dados obtidos, os quais deverão ser previamente conferidos pelo funcioná-rio, antes da lavratura de tal modalidade de carga”. Artigo 2º - Este provimento entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em sentido contrário. Registre-se. Cumpra-se. São Paulo, 09 de agosto de 2011. Este texto não substitui o publicado no DJe,

A DESCENTRALIZAçÃO DOS CONSELHOS REGIONAIS DE PRERROGATIVAS

05 OaB americana - Setembro de 2011

Page 6: OAB Americana - Setembro de 2011

OaB americana - Setembro de 201106

aGenda

22 de Setembro (quinta-feira) às 19h30 “Aspectos relevantes sobre a união homoafetiva” Expositora: Dra. Mariana Panariello Paulenas.

20 de Outubro (quinta-feira) às 19h30 “Crimes Passionais” Expositora: Dra. Luíza Nagib Eluf

07, 08 e 10 de Novembro (segunda,terça e quinta-feira) às 19h30 “Curso prático de processos eletrô-nicos - enviar petições eletrônicas, exame de processos, uso do certifi-cado digital, bacenjud, infojud, siel, e-mail certificado, navegação no STJ, STF, TRT. JEF’S E E-SAJ”. Expositor: Dr. Carlos Rocha Lima de Toledo Neto, dias 07 e 08.Expositora: Dra. Sabrina Rodrigues Santos, dia 10.

artiGO

O novo alvo de golpistas são credores com processos na Justiça do Trabalho. Estelionatários se passam por oficiais do ju-diciário e solicitam depósitos bancários com a falsa promessa de acelerar a tramitação de processos em andamento. O alerta é do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). O golpe consiste em oferecer a vítima algum tipo de facilidade, como agilidade no trâmite processual e dinheiro de processos a receber, todos mediante prévio depósito bancário. Para convencer as vítimas os criminosos se identificam como servidores do CSJT ou do TST e confirmam vários dados pessoais e o número do processo. A maioria dos dados é obtida via consulta nos próprios processos, cujo acesso é público no site dos tribunais ou nos próprios fóruns, além de serem publi-cados em documentos da Imprensa Oficial, como diário oficial entre outros. Por se tratar de golpe, os criminosos de-saparecem assim que recebem a quantia e

Alerta: Golpe promete acelerar açõesPalestras

a vítima só percebe quando verifica que ne-nhum dinheiro recebeu, tampouco a trami-tação processual sofreu qualquer alteração. Apesar do alerta ter sido dado pelo TST, o golpe é praticado em qualquer esfera judici-ária e/ou administrativa. Assim destaca-se a importância da pes-soa consultar sempre e previamente seu advogado, com o intuito de sanar eventuais dúvidas em casos de abordagem desta na-tureza. Renato Parente, secretário de comunica-ção social do TST alerta que: “Em hipótese alguma, os órgãos da Justiça do Trabalho realizam contatos telefônicos ou por e-mails, solicitando pagamento para prosseguimento da tramitação de processos judiciais. Se isso acontecer, a vítima deve denunciar o caso”. Ciente de que algumas vítimas efetuaram pagamentos indevidamente, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho também en-viou ofício à Diretoria-Geral do Departamento da Polícia Federal, solicitando a apuração dos fatos para inibir a prática das ações.

milena arBix, memBrO da cOmiSSãO de cOmunicaÇãO.

Page 7: OAB Americana - Setembro de 2011

Para cada cor, um desconto diferente.

Entre e descubraa cor que mais

combina com você.

Page 8: OAB Americana - Setembro de 2011

08 OaB americana - Setembro de 2011

artiGO

exame

Ocorreu no dia 21 de agosto a aplicação da Segunda fase do IV Exame de Ordem Unificado, nas dependências da Unisal de Americana. Após a realização da primeira fase, que consis-te em 80 questões objetivas de múltipla esco-lha, foram aprovados para segunda fase 51 dos 493 examinandos inicialmente inscritos. A segunda fase, denominada prático-profis-sional, consistiu na redação de peça processu-al e aplicação de quatro questões, sob a for-ma de situações-problema, compreendendo as seguintes áreas de opção do examinando, quando da sua inscrição: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho e Direito Tributário , e do correspondente direito processual. O resultado final do Exame de Ordem deve ser divulgado em breve, uma vez que está pre-vista a publicação ainda no mês de setembro do Edital de Abertura do V Exame de Ordem Unificado, que terá sua provável aplicação na segunda quinzena do mês de outubro.

Rafael de Castro Garcia, Coordenador Regional do Exame de Ordem

Segunda fase do Exame de Ordem é aplicada para 51 examinandos

reSPOSta

Por força de mensagem ele-trônica enviada através do Gabinete do Prefeito Municipal no último dia 05 de setem-bro, em resposta ao ofício an-teriormente enviado por esta Subseção, recebemos informa-ção no sentido de que a Guarda Municipal intensificou o poli-ciamento nas proximidades do Fórum Trabalhista local.

Diretoria da 48ª Subseção da OAB/SP - Americana

POLICIAmENTOFÓRUm TRABALHISTA

Já faz mais de seis meses que remodelamos o layout do site da Subseção e podemos afirmar que é um su-cesso. Com o novo visual procuramos dar mais dinamismo e interatividade numa ferramenta importante para os advogados. Agora cada confrater-nização, palestra, atividade espor-tiva dentre outros eventos da OAB Americana são acompanhados de maneira mais rápida e fácil. O novo site contém todas as in-formações importantes ao dia a dia dos advogados, como um calendário com os próximos eventos e também os nomes dos voluntários integrantes das Comissões, assim como dos ex-presidentes. Outro recurso relevante agregado ao site, lista todas as empresas que mantém convênio com a Subseção , as quais concedem descontos e ou-tras vantagens a classe dos advogados.

Outra área do site que recebe um número elevado de visitas é a seção de Fotos, na qual ficam reunidas inú-meras recordações dos eventos da OAB Americana. Falando em números, podemos afirmar que o site aumentou e muito seu número de visitantes. De uma

média mensal de 200 visitas até fevereiro de 2011, hoje contabili-zamos quase 2.000 por mês, ou seja, um aumento de quase 10 vezes. É relevante destacar que destes quase 2.000 pageviews, mais de 40% são novas visitas. O que significa que mais e mais pessoas estão descobrindo e usufruindo do site. E nossa intenção é aprimorar cada vez mais o trabalho que

vem sendo realizado, de moda a oferecer mais infor-mações e novas ferramentas para auxiliar no trabalho e lazer de toda a classe.

O BALANçO DO SITE DA OAB AmERICANA

dieGO máriO FeliPe, PreSidente da cOmiSSãO de inFOrmática.

“de uma mÉdia menSal de 200 viSitaS atÉ FevereirO de 2011,

hOje cOntaBilizamOS quaSe 2.000 POr mêS, Ou Seja, um aumentO de quaSe 10 vezeS”.

Page 9: OAB Americana - Setembro de 2011
Page 10: OAB Americana - Setembro de 2011

ii Semana jurídica

10 OaB americana - Setembro de 2011

Com a realização da II Semana Jurídica entre os dias 08 e 11 de agosto, a 48ª Subseção da OAB de Americana arreca-dou, entre os participantes, 145 quilos de alimentos e leite que foram doados para seis entidades assistenciais de nossa cida-de. Essa prática de arrecadação de leite/alimentos vem se repetindo em todas as palestras realizadas pela OAB e tem uma maior ênfase na semana jurídica, quando um grande número de pessoas participa das atividades e traz suas doações.

II Semana Jurídica realizada pela OAB de Americana arrecada 145 quilos de alimentos

que foram doados para entidades do município A Comissão de Direitos Humanos tem uma lista das entidades que necessitam desses produtos e procura atender a todas pelo menos uma vez ao ano, sendo que desta feita foram contempladas as seguin-tes:

a) Centro Espírita Fraternidade de Americana –CEFA: presidido pelo Sr. José Vicente Angeloni; b) Ong “UM OLHAR PARA O FUTURO”: presidida pelo advogado José Mário Pereira e tem como Presidente de Honra a advoga-

da Maria de Jesus Espadinha; c) Associação de Assistência ao Menor de Americana – AAMA: presidida pela Sra. Carmem Berto Bernado; d) Sociedade de Assistência Social de Americana (SASA): presidida pela Sra. Terezinha de Jesus Santos;e) Centro Espírita Paz e Amor: presidido pela Sra. Lucia Helena Queiroz da Costa Machado ef) Clube Infanto Juvenil de Orientação Profissional – CIJOP: presidido pela Sra. Deise Aparecida Campos Mendes Secco.

Releva destacar que as entidades utilizam tais produtos no seu dia a dia, como é o caso do leite em pó para aque-las que cuidam de crianças pequenas, ou então, quando nas suas atividades está prevista a doação de cestas bási-cas para famílias por elas assistidas. É um grande prazer fazer a distribui-ção destes alimentos, visto que conta-gia ver a alegria com que são recebidos pelas entidades.Neide Donizeti Nunes, presidente da Comissão de Direitos Humanos.

Page 11: OAB Americana - Setembro de 2011

11 OaB americana - Setembro de 2011

A CAASP e a OAB-SP acabam de dar mais um passo em direção à total inclusão digital da advocacia. No último dia 12 de agosto, firmou-se um termo de cooperação (foto) entre as en-tidades e a Positivo Informática pelo qual os advogados podem comprar computadores e periféricos a preços especiais e de modo par-celado, em até 12 vezes. A parceria contempla toda a linha Positivo e assegura descontos de 10% a 15%, conforme o produto. “A inserção digital dos advogados paulistas é um compromisso assumido por nós e que pas-sa, inevitavelmente, pela aquisição de equipa-mentos. Nesse sentido, a Positivo vem, a partir de agora, oferecer seus produtos à advocacia pelos mais vantajosos preços do mercado”, afirma o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo, Fábio Romeu Canton Filho. “A linha Positivo inclui desde má-quinas de valores bem acessíveis até as mais sofisticadas. Seguramente, esta parceria be-neficia a massa da advocacia por completo”, acrescenta. Segundo o presidente da Seção de São Paulo da OAB, Luiz Flávio Borges D’Urso, o acordo beneficiará tanto “o advogado que ain-da não tem computador quanto aquele que o utiliza apenas como máquina de escrever”. A inclusão do advogado no universo digital, pon-dera o dirigente, “requer esforço permanente” por parte das instituições que o representam. “Nosso intuito é justamente facilitar ao colega a migração para os ambientes digitais”, frisa D’Urso. E vai além: “Há tribunais que não acei-tam mais petições em papel. Os desafios fazem com que a advocacia adapte-se ao seu tempo”.

A Positivo desenvolveu um mecanismo ex-clusivo para a advocacia. No site da Caixa de Assistência o advogado deve preencher uma ficha cadastral para, em seguida, receber lo-gin e senha pessoais, que estarão habilita-dos em até 48 horas. Depois disso, ele terá acesso a uma página eletrônica específica, em que os produtos estarão expostos já com os preços diferenciados. Ele poderá efetuar o pagamento à vista ou de forma parcelada, por cartão de crédito. “Não tínhamos experiência em progra-mas de afinidade desse tipo”, conta Vicente Soares, diretor comercial da Positivo Informática, explicando que a empresa criou o sistema de aquisição visando justamente ao acordo com as entidades da advocacia. Duas das vantagens do novo modelo por ele apon-tadas: “O advogado não precisa usar telefone e conta com um ambiente fechado, exclusivo, onde terá acesso a cerca de 100 produtos”. Além disso, as entregas serão feitas no en-dereço apontado pelo advogado: “Nós vamos entregar na casa do advogado, no seu escri-tório, onde for. Este é mais um desafio que as-sumimos, agora logístico, pois nossa experti-se é entregar grandes volumes para clientes comerciais”. Durante a cerimônia em que a parceria foi formalizada, na sede da Ordem, Soares revelou a intenção da Positivo de de-senvolver, no futuro, aplicativos específicos para a advocacia. “Acho que isso ocorrerá num tempo não muito distante, a depender de conversas com o pessoal técnico da CAASP, para que compreendamos mais a fundo as necessidades dos advogados”, antecipou.

caaSP

CAASP E OAB-SP FIRmAm COm A POSITIVO NOVA PARCERIA NA ÁREA DE INFORmÁTICA

cOnFraternizaÇãO

A OAB através das Comissões de Lazer e Eventos e Jovem Advogado realizará no dia 30 de setembro, a partir das 19h, churrasco na área de lazer da casa do advogado, cujo convi-te está sendo vendido a R$30,00. Será servido: entrada com frios (presun-to, muzzarela, azeitonas e salsicha), polenta, mandioca e batata fritas; arroz branco, farofa (bacon, calabresa, salsinha e cebolinha), vina-grete; maionese de legumes, batata em molho; alcatra, contra-filé, frango, lingüiça, lombo;

salada com alface, rúcula, palmito, milho e ervilha. Estão inclusas as bebidas, como Coca-cola, água mineral comum e com gás, guaraná Antartica diet e normal e cerveja Brahma em lata. Os convites estão sendo vendidos na Casa do Advogado, pela funcionária Juliana Farjala.Solicita-se que os convites sejam adquiridos com antecedência, para maior comodidade e adequação das compras.

OAB organiza confraternização dia 30 de setembro

Page 12: OAB Americana - Setembro de 2011