o significado da ceia - lagoinha.com · ministérios faça o curso de capelania voluntária ......

24
DOMINGO, 1 DE FEVEREIRO DE 2015 ANO 49 EDIÇÃO Nº 05 IGREJA BATISTA DA LAGOINHA Entrevista com a pastora Patrícia Sabino, líder do Ministério Desperta Débora Saiba as próximas programações dos ministérios Faça o curso de Capelania Voluntária » Curso é promovido pelo Ministério Águias de Cristo e iniciará em fevereiro, inscreva-se! Página 16 » Conheça o ministério e participe da celebração no dia 7 de fevereiro, às 13:30, no Tabernáculo. Página 14 » Cursos, viagens, palestras e eventos preparados para edificar a sua vida. Confira mais detalhes na agenda. Página 21 » Para a 1ª reunião de 2015, no dia 9 de fevereiro, às 19:30, no Templo, com o pastor Márcio Valadão. Página 19 O significado da Ceia Convocação para toda a liderança de células “Quando o povo de Israel saiu do Egito, Deus mostrou o seu poder por intermédio das 10 pragas que recaíram sobre aquela nação (Êx 7.14; 12.51). Após 430 anos (Êx 12.41), den- tre os quais houve 150 anos de escravidão, Deus ordenou que Moisés instituísse a “Páscoa” (Êx 12.1-20). Seria uma cerimô- nia simples, em família, quan- do comeriam pão sem fermen- to, carne assada do cordeiro da Páscoa (cujos ossos não po- deriam ser quebrados) e ervas amargas, como lembrança do tempo da escravidão, no Egito. Eles deveriam comer prontos para a viagem, com a mudança embalada para saírem da terra da escravidão. Todo o simbo- lismo da Páscoa se traduz na “nova aliança em Cristo”. Jesus é o “cordeiro pascal” (1Co 5.7- 8), como também é o pão sem fermento (sem impurezas ou pecado)”. (Pra. Ângela Cintra Valadão). » Página 6

Upload: vutram

Post on 11-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

domingo, 1 de fevereiro de 2015 Ano 49 Edição nº 05 igrejA BAtistA dA LAgoinhA

Entrevista com a pastora Patrícia Sabino, líder do Ministério Desperta Débora

Saiba as próximas programações dos ministérios

Faça o curso de Capelania Voluntária

» Curso é promovido pelo ministério Águias de Cristo e iniciará em fevereiro, inscreva-se! Página 16

» Conheça o ministério e participe da celebração no dia 7 de fevereiro, às 13:30, no tabernáculo. Página 14

» Cursos, viagens, palestras e eventos preparados para edificar a sua vida. Confira mais detalhes na agenda. Página 21

» Para a 1ª reunião de 2015, no dia 9 de fevereiro, às 19:30, no templo, com o pastor márcio valadão. Página 19

O significado da Ceia

Convocação para toda a liderança de células

“Quando o povo de Israel saiu do Egito, Deus mostrou o seu poder por intermédio das 10 pragas que recaíram sobre aquela nação (Êx 7.14; 12.51). Após 430 anos (Êx 12.41), den-tre os quais houve 150 anos de escravidão, Deus ordenou que Moisés instituísse a “Páscoa” (Êx 12.1-20). Seria uma cerimô-

nia simples, em família, quan-do comeriam pão sem fermen-to, carne assada do cordeiro da Páscoa (cujos ossos não po-deriam ser quebrados) e ervas amargas, como lembrança do tempo da escravidão, no Egito. Eles deveriam comer prontos para a viagem, com a mudança embalada para saírem da terra

da escravidão. Todo o simbo-lismo da Páscoa se traduz na “nova aliança em Cristo”. Jesus é o “cordeiro pascal” (1Co 5.7-8), como também é o pão sem fermento (sem impurezas ou pecado)”. (Pra. Ângela Cintra Valadão).

» Página 6

Domingo, 1 de fevereiro de 2015 Atos hoje 3

Comunhão: Fábrica de histórias

O Jornal ATOS HOJE é uma publicação da Igreja Batista da LagoinhaPresidente: Pr. Márcio ValadãodiretOr de COmuniCaçãO:Charles CamposeditOr-Chefe:Atilano MuradasdiretOr de arte:Junio AmaroJOrnalistas:Atilano Muradas, Kátia Brito e Priscilla VieiradiagramaçãO:Junio AmarorevisãO:Adriana Santos e Nicibel SilvaCOlaBOraçãO:Rafael Guimarães, Isildinha Muradas, Luciano Subirá, Dinamarcia Moreira, Eduardo Queiroz, Bruno Bacelar, Carol Malta, Ângela Cintra Valadão, Ultimato, Allinges Mafra, Edleia Lopes, Cristiane Soares, Gilson Bifano e Jordânia Cristina.imPressãO:Sempre Editora LTDA.tiragem: 20.000 exemplaresCOntatO COm a redaçãO:[email protected] COmerCial:[email protected](31) 3253-3300

Os anúncios contidos, nesta edição, são de única e exclusiva responsabilidade dos anunciantes, não tendo a Igreja Batista da Lagoinha qualquer responsabilidade sobre o conteúdo e veracidade de tais anúncios, inclusive pelo fato de que os espaços para tais são abertos a terceiros, empresários e/ou prestadores de serviços com os quais a igreja não tem relacionamento de qualquer espécie, e sobre os quais a igreja não tem nenhuma condição de exercer fiscalização e muito menos garantir a efetividade dos produtos ou serviços anunciados. Fica também a critério da Igreja Batista da Lagoinha selecionar os anúncios que serão veiculados de modo que sejam apenas anúncios que não firam ou contrariem a moral e os costumes cristãos ou os dizeres contidos na Bíblia Sagrada. Reprodução permitida mediante citação da fonte.

JOrnal atOs hOJeAvenida Professor Magalhães Penido, 460, São Luís . CEP 31270-700 | Belo Horizonte - MG Tel.: (31) 3253-3300siga@lagoinha_com

faCeBOOKwww.facebook.com/igrejabatistalagoinha

EXPEDIENTEeditorial

Dentro da família acontecem muitas histórias. Algumas acabam até por se tornarem marcos que nor-teiam os relacionamentos. Eviden-temente que, à medida que ficamos mais velhos, o número de histórias também aumenta e o melhor: apren-demos a contá-las com mais graça e emoção. Mas o perigo é floriarmos com lances que não aconteceram. Isso ocorre principalmente com fatos da infância, tempo em que confundi-mos realidade, sonho e histórias que os pais nos contaram. Parafraseando a expressão “muita oração, muito poder”, criei a frase: “muita comu-nhão, muitas histórias”. O oposto, em alguns casos, também é verdadeiro: “muitas histórias, muita comunhão”. Comunhão e histórias são palavras quase sinônimas, afinal, não existe possibilidade de colecionarmos his-tórias se na mesma proporção não colecionarmos atitudes de relaciona-mentos.

Quando lemos os evangelhos, por exemplo, percebemos que o re-lacionamento de Jesus com os seus discípulos foi recheado de histórias, pois não foram apenas momentos de ensino estático, tipo sala de aula. Os momentos juntos foram entremea-dos de acontecimentos que provavel-mente provocaram risos, emoções, comentários, discussões, além de en-sinamentos, claro. Todavia, para que esses novos conhecimentos entras-sem de fato na vida e na conduta dos discípulos, foi preciso um nível eleva-do de comunhão. Um ou dois encon-tros não seriam suficientes. No caso deles, foram três intensos anos, dia e noite, em várias cidades e recheado de incidentes tão dignos de nota que culminaram nos evangelhos.

Uma boa amizade não se cultiva apenas com encontros em cultos do-

minicais. “Amigos” com possibilida-de de se tornarem “irmãos” é coisa que acontece quando os encontros, papos e o envolvimento aumentam em quantidade e persistem por anos a fio. Quando vivenciamos centenas de momentos, tais como, problemas, discussões, cultos, reuniões, passeios, jantares, trabalhos, etc., é que pode-mos dizer que estamos tendo de fato comunhão com alguém. Aliás, quan-do discuto com um novo amigo, cos-tumo dizer: “Agora estamos ficando de fato amigos, pois estamos até bri-gando”. Ao deixarmos de melindres ou escolhermos as palavras para fa-lar, não mais mascaramos os nossos defeitos, o amigo passa a nos conhe-cer de verdade e uma saudável briga, que nos fará exercitar o perdão, até fortalecerá a amizade. Isso é comu-nhão e, talvez, uma das primeiras histórias para se rir anos depois.

A verdadeira amizade tem histó-rias de altos e baixos. Jesus e Pedro são o exemplo perfeito. De um rela-cionamento repleto de atritos, nas-ceu uma perpétua amizade, cujas histórias permanecem até hoje, ins-pirando gerações. Também com essa dupla podemos inferir que uma boa amizade “produz” coisas significa-tivas. É realizando coisas que uma amizade cresce. É por isso que de-senvolvemos tantas amizades no tra-balho. Duas pessoas que se tornam amigas, mas nada realizam em par-ceria, tendem a se separarem, pois simplesmente não encontram razão para estarem juntas. Medite nesse segredo.

Este é o Ano da Comunhão em nossa igreja, tempo de resgatarmos amizades perdidas por conta e culpa da vida corrida que nos impusemos. Admitamos: os mineiros estão viven-do de fama no quesito hospitalidade.

Jaz esquecido no passado o tempo das noites ao luar tomando café e comendo pão de queijo, cantando as modinhas ao violão e entabulando um bom papo recheado de “causos”. Lamentavelmente, a cidade grande e a televisão têm engolido o tempo de qualidade que se tinha com os ir-mãos e amigos.

Portanto, por essas e outras ra-zões, Deus nos deu este ano para reaprendermos a fazer o pão de queijo, tirarmos o pó do violão e resgatarmos a comunhão perdida. Sempre é tempo de escrever novas histórias, restaurar velhas amizades e fazer novos amigos. Uma boa porta de entrada é a célula mais próxima da sua casa. Célula é fonte inesgotá-vel de histórias e impagáveis expe-riências. E se algum dia houve uma célula na sua casa, então, também é chegado o ano de reativá-la. Ah, você anda muito ocupado? Ótimo! É esse tipo de pessoa que Deus mais gosta, principalmente porque é quem mais tem amigos para se relacionar. Um dos maiores símbolos de comunhão é a Ceia do Senhor. Participar dela é fácil, desafio é viver a comunhão proposta por ela, quando se tem que aceitar, amar, cuidar e honrar os ir-mãos. Trabalhar na igreja é fácil, de-safio é ser hospitaleiro, dar suporte, trabalhar em equipe, perdoar e le-var as cargas uns dos outros. Então, se somos irmãos, membros de uma mesma família, a cada dia, novas his-tórias precisam nascer a partir dos nossos relacionamentos. A verda-deira comunhão é a maior e melhor fábrica de histórias de que se tem notícia.

Pr. Atilano [email protected]

Foto

: Rep

rodu

ção

inte

rnet

4 Atos hoje Domingo, 1 de fevereiro de 2015

Hoje somos: ovelhas na Lagoinha.

Foto

s: J

ean

Assi

s

Foto

s: J

ean

Assi

s

Foto

s: J

ean

Assi

s

Telefones úteis ■ Para se transferir para a nossa igreja:

(31) 3429-9450 / 8489-2685 / 8489-2625 ■ Atualizar seus dados: (31) 3429-9450

ou [email protected] ■ Para se batizar: (31) 3429-1500 / 1350 ■ Para anunciar nascimento de filho,

casamento ou falecimento de parente: (31) 3429-9400 / 8793-2299

■ Casa Pastoral: (31) 3429-9400 ■ Telefone da Paz: (31) 3429-9550 ■ Central de Inscrições: (31) 3429-9453 ■ Pastores de plantão: (31) 8402-7156

(Pastor) (31) 8402-1676 (Pastora) ■ Visita aos enfermos: (31) 8577-0320.

■ integração ■ naSCiMento:

■ BatiSMoS

Antônio Ferreira de Oliveira, Delvânio Semil da Cruz, Edimara Adriana de Oliveira, Flaviana Alexandrina da Silva Cruz, Paula Cristina Barbosa de Carvalho Tavares, Siulene Jerônimo de Souza e Verônica Henrique Lopes Furtado.

Aline Aparecida Tenório Rodrigues, Alessandra Pedroza da Silva, Aline Estéfane Dalbem, Carmo das Graças Pereira da Silva, Cláudia Aparecida Paula, Édison de Oliveira, Geni Neta de Andrade Oliveira, Marcelo José da Silva, Maressa Fernandes de Oliveira Noro, Marta Gomes de Faria, Nelson Advíncula Rodrigues, Quézia Dutra Ferreira, Ruben José de Melo Viana Noro, Sandiego de Castro Chagas, Sara Soares Tenório Rodrigues e Sônia Maria Tenório Rodrigues.

Não saia da visão10% de Belo Horizonte

Data Hora Local

1 de fevereiro(domingo)

6h e 8h Tabernáculo

9h e 13h Templo

9h Salão Ágape

9h Salão CEU

8 de fevereiro(domingo)

13h e 18h Templo

18h Tabernáculo

18h Salão Ágape

"Que alegria receber você em nossa igreja. Seja bem-vindo à família de Deus!"

■ Ceia do SenHor

» PArA reCeBer A CeiA do senhor em sUA CAsA, LigUe: (31) 8793-2232.

Aleluia! 61.799

■ Wesley Martins França & Raquel do Amaral Nogueira 7 de fevereiro (sába-do), 17 horas, Capela – Lagoinha.

■ Diego Silva Lopes & Gisele Alves Brito 7 de fevereiro (sábado), 22 horas, Tabernáculo - Lagoinha.

Foto

: Jos

é Ar

aújo

■ CaSaMentoS

Ricardo Rodrigues da Silva e Edna Valeriana da Silva comunicam o nascimento de seu filho, Davi Valeriano da Silva, no dia 10 de janeiro. Ligue e parabenize a família (31) 9569-2554.

Foto

s: R

epro

duzi

do d

a In

tern

et

Domingo, 1 de fevereiro de 2015 Atos hoje 5

■ leitUra diÁria

Dom

ingo

■ Romanos 8.29 “Porquanto aos que de antemão conhe-ceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”.

Segu

nda ■ Colossenses 3.10

“E vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou”.

Terç

a

■ Filipenses 3.12 “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus”.

Qu

arta

■ Filipenses 3.13 “Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esque-cendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão”.

Qu

inta ■ Filipenses 3.14

“Prossigo para o alvo, para o prêmio da so-berana vocação de Deus em Cristo Jesus”.

Sext

a

■ Filipenses 3.15 “Todos, pois, que somos perfeitos, te-nhamos este sentimento; e, se, porven-tura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá”.

Sába

do ■ Filipenses 3.16 “Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos”.

Medite em um versículo por dia

■ noVo HoMeM

dia | 01 Lc 23.1-25; Gn 41; Sl 32

dia | 02 Lc 23.26-56; Gn 42; Sl 33

dia | 03 Lc 24.1-12; Gn 43; Sl 34

dia | 04 Lc 24.13-53; Gn 44; Sl 35

dia | 05 Hb 1; Gn 45.1; 46.27; Sl 36

dia | 06 Hb 2; Gn 46.28; 47.31; Sl 37

dia | 07 Hb 3.1; 4.13; Gn 48; Sl 38

oração

A beleza dos joelhos dobrados

Deus criou o ser humano ereto, mas ele precisa aprender a se cur-var, sobretudo, diante do Criador e de seu semelhante. Ele não tem faci-lidade para fazer isso. Em vez disso, ele é naturalmente resistente a qual-quer curvatura. Uma das acusações feitas por Deus a Israel era a de que “os tendões de seu pescoço eram de ferro, a sua testa era de bronze” (Is 48.4; Êx 32.9). Essa criatura não cur-vável não se dobra, não ajoelha, não coloca o rosto no mesmo lugar onde estão os seus pés. Ela é dura, teimosa, orgulhosa e obstinada.

O ser humano precisa descobrir a beleza dos joelhos. Eles substituem os pés na prática da oração. Quando dobrados, os joelhos diminuem a al-tura do que ora e aumenta a altura daquele a quem se ora. É uma reve-rência aceita por Deus que pode faci-litar a oração e a comunhão com ele, desde que o espírito também esteja dobrado.

Pessoas extremamente necessitadas aproximavam-se de Jesus e punham-se de joelhos diante dele para suplicar a graça desejada. É o caso do leproso que pediu ao Senhor: “Se quiseres, podes pu-rificar-me” (Mc 1.40); do pai do garoto epilético que suplicou: “Senhor, tem misericórdia do meu filho [pois] ele tem ataques e está sofrendo muito” (Mt 17.14-15); e também do jovem rico que se ajoelhou em plena rua

e perguntou: “Bom Mestre, que fa-rei para herdar a vida eterna?” (Mc 10.17).

Precisamos voltar aos joelhos. Para orar, vários personagens da Bíblia punham-se de joelhos. Na dedicação do templo de Jerusalém, “Salomão ficou em pé na plataforma e depois ajoelhou-se diante de toda a assembleia de Israel, levantou as mãos para o céu e orou” (2Cr 6.13). O escriba Esdras nos conta que “na hora do sacrifício da tarde, eu saí do meu abatimento, com a túnica e o manto rasgados, e caí de joelhos com as mãos estendidas para o Senhor, o meu Deus, e orei” (Ed 9.5). No caso do profeta Daniel, lê-se que a mão de alguém o colocou sobre as suas pró-prias mãos e joelhos, indicando uma curvatura maior (Dn 10.10). Pouco antes de morrer apedrejado, Estêvão caiu de joelhos e bradou: “Senhor não os considere culpados deste pe-cado” (At 7.60).

Em Mileto, Paulo mandou cha-mar os presbíteros da igreja de Éfeso e, depois de os entregar a Deus, “ajo-elhou-se com todos eles e orou” (At 20.36). Cena ainda mais bela aconte-ceu pouco depois, na cidade de Tiro, a caminho de Jerusalém. Os cristãos da cidade, suas esposas e seus filhos acompanharam Paulo até a praia e todos se ajoelharam para orar, antes de o apóstolo embarcar no navio (At

21.5). Na Epístola escrita aos efésios, o mesmo Paulo revela: “Por essa ra-zão, ajoelho-me diante do Pai” e oro para que “ele os fortaleça com poder, por meio do seu Espírito” (Ef 3.14-16).

Passagem curiosa é quando Elias “subiu o alto do Carmelo, dobrou-se até o chão e pôs o rosto entre os joelhos”. Com a cabeça, o peito e o ventre totalmente dobrados em cima dos joelhos, o profeta pediu chuva e ela veio (1Rs 18.42; Tg 5.18). Na ago-nia do Getsêmani, Jesus “se afastou [dos discípulos] a uma pequena dis-tância [de mais ou menos trinta me-tros], ajoelhou-se e começou a orar” (Lc 22.41). Na versão de Mateus, o Senhor “prostrou-se com o rosto em terra e orou” (Mt 26.39).

No que diz respeito à arte da ora-ção e da adoração, os joelhos estão ociosos. Eles foram feitos também para se dobrarem diante do Todo-Poderoso. Daí o convite: “Venham! Adoremos prostrados e ajoelhemos diante do Senhor, o nosso Criador” (Sl 95.6). Precisamos aprender a fa-zer isso para que, na plenitude da salvação, “ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e de-baixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai” (Fp 2.10-11).

Ultimato

Foto

: Ede

mia

s De

l Mes

tre

Quando dobrados, os joelhos diminuem a altura do que ora e aumenta a altura daquele a quem se ora

6 Atos hoje Domingo, 1 de fevereiro de 2015

Quando o povo de Israel saiu do Egito, Deus mostrou o Seu poder por intermédio das 10 pragas que recaíram sobre aquela nação (Êx 7.14; 12.51). Após 430 anos (Êx 12.41), den-tre os quais houve 150 anos de escravidão, Deus ordenou que Moisés instituísse a “Páscoa” (Êx 12.1-20). Seria uma cerimô-nia simples, em família, quan-do comeriam pão sem fermen-to, carne assada do cordeiro da Páscoa (cujos ossos não po-deriam ser quebrados) e ervas amargas, como lembrança do tempo da escravidão, no Egito. Eles deveriam comer prontos para viagem, com a mudança embalada para saírem da terra da escravidão.

Todo o simbolismo da Pás-coa se traduz na “nova aliança em Cristo”. Jesus é o “cordeiro pascal” (1Co 5.7-8), como tam-bém é o pão sem fermento (sem impurezas ou pecado). Por meio de seu sangue derra-mado no Calvário, Ele nos re-dime da escravidão do pecado e nos conduz à “terra prometi-da”, simbolizando a nova vida, guiada pelo Espírito Santo. A Bíblia diz: “Chegou, porém, o dia dos ázimos, em que im-portava sacrificar a páscoa.” (Lc 22.7). “E disse-lhes: Dese-jei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça.” (Lc 22.15). “E, tomando o pão, e ha-vendo dado graças, partiu-o, e deu lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fa-zei isto em memória de mim. Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derra-mado por vós.” (Lc 22.19-20).

Jesus instituiu a Ceia como um “memorial” para que os seus seguidores se lembrassem de sua morte na cruz em nosso favor e de seu retorno à Terra

para implantar o seu reino glo-rioso entre nós (1Co 11.23-26). Num cerimonial muito sim-ples, foram usados o pão e o vinho. O pão simboliza a morte vicária (ou substitutiva) do Se-nhor, pagando o alto preço da nossa redenção. O pão é feito de trigo e água que, mistura-dos, tornam-se uma massa que, por sua vez, é levada ao fogo para assar. O trigo, na parábo-la do joio (Mt 13.24-30; 36-43) representa os filhos de Deus; no caso da Ceia, simboliza Je-sus, o Filho de Deus. A água é a “Palavra de Deus” (Jo 15.3) e também representa o Espírito

Santo (Jo 7.38-39).O mestre também disse aos

discípulos, quando vieram para buscá-lo e apresentá-lo aos gre-gos: “Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, cain-do na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fru-to” (Jo 12.24). Portanto, a Ceia nos fala da morte de Jesus e também nos lembra que, como seus discípulos (seguidores), também temos de “tomar a nossa cruz cada dia” (Mt 16.24; Lc 9.23; 14.27). Ser cristão não é apenas viver por Cristo, mas estar pronto a morrer por Ele. Isto é uma realidade entre os

nossos irmãos nos países onde há perseguição, entre os novos convertidos que vieram do Is-lamismo, por exemplo. Muitos são presos, maltratados, tortu-rados e até mesmo mortos, por causa da Palavra de Deus e do seu testemunho.

O vinho ou o suco da uva, outro item importante da San-ta Ceia simboliza a vitória do Senhor e o seu retorno à Terra para reinar. O pão passou pelo fogo, mas o vinho surge da fer-mentação do suco extraído das uvas esmagadas. Ou seja, da morte vem a vida. O vinho é a ressurreição, a esperança do

cristão. Portanto, ao tomarmos o vinho, na celebração da Ceia, estamos anunciando a ressur-reição de Jesus e a sua volta gloriosa como “Rei dos reis e Senhor dos senhores”, aleluia! Nós também ressuscitaremos gloriosamente para reinar com Ele (1Jo 3.1-3). Esta é a fé cristã e a esperança dos salvos (1Co 15.12-54).

Pra. Ângela Cintra Valadão

O significado da Ceiaartigo

“Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Se-nhor, até que venha” (1Co 11.26)

Foto

s: J

ean

Assi

s

Domingo, 1 de fevereiro de 2015 Atos hoje 7

No mês de julho de 2003, o meu filho Israel, na época com cinco anos, nos deu a alegria de demonstrar que ele havia entendido a lei bíblica do dar e receber. Havíamos começado naqueles dias a dar alguns trocados a ele com a intenção de ensiná-lo a poupar o seu dinheiro. Até en-tão não havíamos lhe dado dinheiro, só os presentes e as coisas que ele pedia ou precisava, mas achamos que já era hora do aprendizado. Ele ficou tão empolgado com o seu estojo cheio de moedas que acabou decidindo levá-lo consigo à igreja, em vez de levar algum brinquedo. Eu estava pregando fora nesse domingo e não assisti à cena. Foi a minha esposa que me contou o ocorrido por telefo-ne, mesmo antes de eu chegar em casa.

Quando o culto estava para começar, o Israel se apro-ximou da mãe e foi logo pedindo a costumeira oferta que ele tanto gostava de entregar ao Senhor. Contudo, repa-rando no estojinho de moedas que ele trazia em sua mão, a Kelly achou que também era hora de ensinar-lhe outro princípio, e disse-lhe que desta vez ela não lhe daria di-nheiro para ofertar. Ela lhe explicou que agora, diferen-temente de todas as outras vezes, ele tinha o seu próprio dinheiro, e era tempo de ele aprender a dar a Deus do seu próprio dinheiro.

O menino retrucou na hora: “Mas mãe, se eu der do meu dinheiro, eu vou ficar com menos!” Então, sabiamente, a mi-nha esposa lhe explicou como Deus é a Pessoa mais impor-tante das nossas vidas, a importância de agradá-Lo, a gra-tidão que devemos manifestar de tantas formas (inclusive com as nossas ofertas) e jogou a “batata quente” nas mãos dele. Ela também lhe disse que se ele quisesse ofertar na-quele dia, seria do dinheiro dele, mas que ela não o forçaria a nada. Seria ele que decidiria se daria ou não. No momen-to das ofertas, ele foi sozinho à frente, enquanto a sua mãe atuava na equipe do louvor, e, de longe, ele lhe mostrou o di-nheiro em sua mão, como quem diz: “Resolvi dar, mamãe” E estava todo contente.

No final do culto, a Kelly o abraçou e alegremente disse-lhe: “A mamãe está muito feliz por você ter decidido ofertar do seu dinheiro a Deus. Isso que você fez hoje é uma coisa muito importante!” Sem pestanejar, ele rebateu na hora: “Mas mãe, veja bem, eu sou esperto. Eu sei que Deus vai me abençoar” E emendou a pergunta: “Quando Deus me aben-çoar, como vai acontecer? Vai cair dinheiro do céu, vai para o banco, como é que é?” A minha esposa lhe explicou que, normalmente, o Senhor usa pessoas para nos abençoar, que o dinheiro não cai do céu, e que a bênção não é só receber-mos dinheiro de volta.

Ele disse que havia entendido e afirmou que tinha certeza que Deus o abençoaria. E afirmou: “Já que Deus vai me abençoar, mãe, eu já pedi um tênis novo para Ele. Já falei até a cor que eu quero.” A Kelly me contou tudo pelo telefone, e oramos que Deus usasse esse momento para ensinar-lhe esse princípio bíblico. Dois dias depois, na terça-

feira, a Teresinha, uma irmã da nossa igreja, telefonou à Kelly, perguntando o número que o Israel calçava, e disse que estava com uma vontade muito grande de comprar um par de tênis para ele. A minha esposa lhe deu a informação e não disse nada ao meu filho.

Na sexta-feira, a nossa amiga apareceu em casa com o presente, e a Kelly, depois de dar-lhe as boas-vindas, cha-mou o dono do presente para recebê-lo. Com os olhinhos brilhando, o Israel logo abriu o embrulho, e, ao pegar o tê-nis, foi logo dizendo: “Eu sabia! Da minha cor predileta, do jeitinho que eu pedi para Deus me abençoar” E, virando-se para a nossa amiga, disparou: “Teresinha, não foi você que me deu este presente. Foi Deus que tocou em seu coração para me abençoar, pois dei uma oferta do meu dinheiro no domingo, lá na igreja, e como eu sabia que Deus me abenço-aria, orei para Ele me dar um tênis novo, da cor que eu mais gosto”. Quando a irmã Teresinha foi embora, ele confessou à sua mãe: “Mãe, quando abri aquela caixa e vi o meu tê-nis novo, eu quase chorei”. Ele quase chorou, mas todos nós choramos. Choramos pela fidelidade de Deus e pela lição que ele aprendeu, e que também, ao mesmo tempo, ensi-nou a todos nós.

Há um princípio poderoso na área financeira que Paulo chama de “dar e receber”. Escrevendo à igreja em Filipos, o apóstolo agradece a ajuda financeira por eles enviada, e usa um termo interessante para falar do relacionamento entre aquela igreja e ele: “associar”. “Todavia, fizestes bem, asso-ciando-vos na minha tribulação” (Fp 4.14). Depois de reco-nhecer a parceria estabelecida, ele define o gênero dessa as-sociação estabelecida entre eles, e é aí que ele nos apresenta este poderoso princípio: “E sabeis também vós, ó filipenses, que, no início do evangelho, quando parti da Macedônia, ne-nhuma igreja se associou comigo no tocante a dar e receber, senão, unicamente vós outros; porque até para Tessalônica mandastes não somente uma vez, mas duas, o bastante para as minhas necessidades” (Fp 4.15,16).

Dar e receber é uma lei instituída por Deus, segundo a qual o princípio para se receber é dar. Quando Paulo agra-dece pelo que recebeu daqueles irmãos, ele explica que, através daquele ato, eles estavam criando um espaço legal para a intervenção divina na vida deles, para que pudes-sem receber de Deus. O receber não existe sem o dar. Ao estimulá-los na prática do dar, o apóstolo Paulo explica que ele não os ensinava com a intenção de ser beneficiado pelas dádivas que ele estava recebendo deles, mas por causa do princípio que faria com que eles recebessem mais (Fp 4.17). O apóstolo é claro em dizer que ele não estava atrás dos do-nativos desses irmãos, mas que, o que ele na verdade queria era que o crédito deles aumentasse diante de Deus por meio das doações deles. Ele não estava focando só o dar, mas a inevitável consequência do receber.

Pr. Luciano Subirá

MordoMia

Foto

s: R

epro

duzi

do d

a In

tern

et

» se você deseja saber mais sobre esse assunto, ligue para Célio: (31) 8477-0034 / 3427-4130 ou envie um e-mail: [email protected]

Uma importante lição

8 Atos hoje Domingo, 1 de fevereiro de 2015

ATIVIDADES SEMANAIS

■ Células – aos domingos, 9 horas, na Casa da Rede de Adolescentes, e às 17 horas, no Espaço Nova Canaã.

■ Cultos – aos domingos, 10 horas, no Salão CEU, e às 18:15, no Tabernáculo.

■ Curso de batismo – aos domingos, às 10 horas, na Casa da Rede de Adolescentes, e às 16

horas, no Espaço Nova Canaã (Rua Itapetinga, 87).

■ Projeto de Iniciação à Arte – todas as sextas, às 19 horas, no Salão Ágape.

Observações: ■ No 1º domingo do mês, o culto

da manhã acontece no Templo, às 9 horas;

■ No 2º domingo do mês, o culto da noite também acontece no Templo, às 18 horas;

■ Motivo: para que os adolescentes participem da Ceia do Senhor no Templo.

EnTrE Em conTaTo com A REDE DE ADolEScEnTES:

(31) 3270-8600 (telefone geral) / 8489-2741 / 8402-6457 (pastores).

Ou envie um e-mail para: [email protected]

acesse também: www.interteen.com

Texto: Pr. Bruno Bacelar

13-17 FEV 2015

Local: TabernáculoIgreja Batista da Lagoinha

ENTRADA FRANCA

PARA SABER DA PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

WWW.INTERTEEN.COM.BR

Dia de lazer e Festa Retrô 2014

Os adolescentes da Rede se divertiram bastante durante as férias de janei-ro. Isso por que eles participaram de dois eventos: a “Festa Retrô” e o “Dia de Lazer”. No dia 24, na Capela, aconteceu a Festa Retrô, com a presença de 250 adolescentes que relembraram tudo que aconteceu durante o ano de 2014 nas células, cultos, ministérios e demais eventos da Rede de Adolescentes. Já nos dias 14 e 28 de janeiro, mais de 200 adolescentes desfrutaram de um dia de lazer, comunhão e diversão. Fiquem ligados, pois em breve teremos mais ativi-dades e eventos para unir a galera!

Domingo, 1 de fevereiro de 2015 Atos hoje 9

Textos e fotos: Pra. isildinha MuradasEntre em contato com o McJ: (31) 3429-1250

O que faz uma família ser saudável

1 – Apreciação mútua. Famílias estáveis e saudáveis cultivam a apreciação entre os seus mem-bros. O segredo para cultivar uma saúde familiar é elogiar sempre. Nunca perca uma opor-tunidade para elogiar e enalte-cer o cônjuge, os filhos, irmãos e pais. “O princípio mais profundo da natureza humana é o anelo de ser apreciado”, escreveu William James.

2 – Capacidade para resolve-rem juntos os conflitos. Os con-flitos, em qualquer relação hu-mana, são inevitáveis. A grande questão é saber identificar e resolvê-los de uma maneira que todos saiam vencedores. Muitas vezes, famílias se tornam frágeis e problemáticas porque na reso-lução de um conflito, há perdedo-res e vencedores.

3 – Comunicação aberta. Numa família saudável a comunica-ção é valorizada. Os assuntos são conversados sem tabus, os sentimentos são externados sem rancor. Não há acusações ou crí-ticas. Os cônjuges sentem liber-dade para exporem suas ideias e sentimentos. Pais conversam com os filhos sobre temas impor-tantes.

4 – Compromisso mútuo. Numa família saudável, há um forte sentimento de compromisso entre os seus membros. Os côn-juges sentem-se compromissados pelo bem-estar e crescimento um do outro. Os pais sentem-se com-

promissados com crescimento integral dos filhos e assim por diante. Os filhos aprendem e se sentem compromissados com o respeito e a obediência aos pais.

5 – Dedicação de tempo. Fa-mílias saudáveis e competentes investem tempo e energia na construção e manutenção de um relacionamento construtivo. Os cônjuges conversam mais entre si, os pais brincam mais com os filhos, há mais caminhadas de mãos dadas. Há quantidade e qualidade de dedicação de tempo um ao outro.

6 – Compartilhamento de tra-dições. Famílias saudáveis va-lorizam os almoços à mesa, as férias são momentos inesquecí-veis, os aniversários, mesmo com simplicidade, são comemorados; os dias festivos são lembrados e vividos intensamente e a partici-pação nos cultos torna-se impor-tante. “Essas tradições pequenas e grandes são o que estreita os nossos laços, nos renova e nos dá uma identidade enquanto famí-lia”, diz Stephen R. Covey.

7 – Compartilham a fé comum. Sabemos que, quando Deus se torna o fundamento de uma fa-mília, esta passa a ter total condi-ção de ser feliz e saudável. “A fa-mília foi constituída pelo próprio Deus e deve tê-lo como fator cen-tral”, afirma o Dr. Merval Rosa.Que cada um de nós seja respon-sável pelo cultivo dessas atitudes em nossas famílias. Fazendo isso, construiremos famílias que se-rão esteio e coluna da sociedade.

Pr. Gilson Bifano

MCj

dEvocIoNAl

O que significa usar o nome de Deus em vão?

“Não tomarás o nome do Senhor, o Teu Deus, em vão, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão” (Êxodo 20.7)

Nuvens escuras tomam conta do dia. Está ficando cada vez mais som-brio. O vento sopra forte. Você olha pela janela, de repente, vê uma nu-vem escura se formando. Você grita: “Oh, Deus, é uma tempestade!”Ao dizer “Oh, Deus”, porém, você não está pensando no Deus vivo e verdadeiro. Não está falando com aquele que tem poder para enviar tempestades e detê-las. Está usando o nome de Deus em vão.É possível que esteja assistindo a um programa de TV. A família na tela está discutindo. Com raiva, uma das pessoas quase cospe as pala-vras: “Jesus Cristo!” Elas são ditas com amor ou respeito? Não são usadas para ajudar os que estão ouvindo a pensar em nosso maravilhoso Salva-dor. Essa pessoa está usando o nome do Senhor em vão.Quando você usa em vão o nome do Senhor, está dizendo: “Deus”, “Senhor” e “Jesus Cristo” como palavras vazias e até zangadas. Deus é real! Deus Filho, o Senhor Jesus Cristo, sofreu e morreu por nós. Jesus está agora vivo! É errado usar os nomes de Deus como simples palavras ou por hábito. Você deve ficar triste quando ouvir alguém fazendo isso.

Por que é errado usar o nome de Deus em vão?

Faça a seguinte oração: “Querido Deus, o Seu nome é maravilhoso, aju-de-me a honrá-lo e nunca usá-lo em vão. Em nome de Jesus. Amém”.

Aviso aos paisEste é o Ano da Comunhão e nosso desejo é que toda a sua

família esteja envolvida com o MCJ, que tem o compromisso de ajudá-lo a direcionar seus filhos no caminho do Senhor.

Estamos aguardando o contato daqueles que receberam a car-tinha, solicitando envolvimento

nesse ministério. Dúvidas e mais informações:

(31) 8878-0286 (Ray Glauce) / 8793-8800 (Pra. Isildinha).

Equipe MCJ

classe de Batismo

Estão abertas as inscrições para a Classe de Batismo, que

começará em fevereiro. Dúvidas e mais informa-

ções: (31) 8878-0286 (Ray Glauce).

AcAMPAMENTo 2015

Tema? A Fórmula SecretaQuando? 18 a 21 de abril

Onde? Pousada Imperial (Betim)Quem pode ir? Galera de 7 a 12 anos

Investimento? R$ 300,00 (à vista ou em 4 vezes, no dinheiro) ou R$ 320,00 (dividido no cartão).Garanta a vaga do seu filho!

10 Atos hoje Domingo, 1 de fevereiro de 2015

O Carnaval é uma das manifestações culturais mais esperadas no Brasil. Na capital mineira, a festa tem passado por um processo de res-gate desde 2012, com investimento em infraestrutura, participação po-pular nos blocos de rua, nos shows de qualidade, nas escolas e blocos. Sabemos, como igreja, que existe uma grande batalha espiritual sendo travada nestes dias e nos levantamos em oração. A presença de blocos evangélicos em desfiles de Carnaval não é novidade, e, apesar de ser sempre cercada de polêmica, existe um grupo que acredita no grande potencial evangelístico que esse encontro oferece. O ministério “Incon-formados”, da Mocidade Lagoinha, acredita tanto nessa oportunidade, que apresenta o bloco evangelístico cristão e interdenominacional, “Je-sus top da Alegria”, cujo propósito é atuar especificamente no Carnaval de Belo Horizonte fazendo a diferença. A preparação do bloco tem sido debaixo de muita oração e várias reuniões. Segundo Tiago Guedes, lí-der do ministério “Inconformados”, a maior dificuldade para o sucesso do bloco está no envolvimento das igrejas e de pessoas preparadas e dispostas, como o irmão Jorginho, que já foi um dos maiores carnava-lescos de Belo Horizonte, hoje membro da Igreja Batista da Lagoinha e responsável pelo samba-enredo do “Jesus top da Alegria”. O desafio não está somente na formação e estrutura do bloco, mas, também, no trabalho de rua, na intercessão, na consolidação. Precisamos sair da nossa zona de conforto e agirmos como o Corpo de Cristo, capaz de alcançar, com criatividade e muita alegria, os que estão necessitados, onde eles estiverem.

Bloco de CarnavalEvangelístico

Convide seus amigos, e se você não for membro da Lagoinha, participe com sua igreja! Vamos fazer a diferença e ser luz neste mundo!

Para mais informações ou contribuição financeira para o evento, ligue para: (31) 9260-1506 (Tiago Guedes) / 7313-9852 (Lu-dmila Silva) / 8526-6915 (Gustavo Alves).

Pr. Eduardo Queiroz

venha conhecer o ministério!

O Ministério Lucas, da Igreja Batis-ta da Lagoinha, convida os profis-sionais de saúde para participarem de um coquetel em que teremos um tempo de comunhão.

confira nossa PROGRAMAÇÃO para o EVANGELISMO DE CARNAVALSáBADO

7 de fevereiro15:00

Treinamento de evangelismo no Espaço Inconformados

SáBADO

14 de fevereiro

14:00 às 17:00 Evangelismo na Afonso Pena

19:00 às 21:30 Culto da Mocidade

DOMINGO

15 de fevereiro

14:00 às 17:00 Evangelismo na Afonso Pena

19:00 às 20:30 Culto da Happy Hour

20:30 às 22:30 Culto Cristo Vivo

SEGUNDA

16 de fevereiro

16:00 às 18:00Treinamento de evangelismo com o

Pedro do Borel19:00 às 20:30 Culto da Mocidade com o Pedro do Borel

TERçA

17 de fevereiro19:30 às 22:30 Culto Fé

Os evangelismos serão através do trio elétrico “Jesus top da alegria”com teatro, malabares, dança, flash mob e bateria .

Local: Lagoinha Savassi (Avenida do Contorno, 6342)Data: 6 de março de 2015Horário: 19:30Valor: R$ 15,00Apoio: Pr. Vinícius Zulato Secretaria de Missões da IBL Mocidade IBL

Contato: (31) 8793 1018Email: [email protected]

Domingo, 1 de fevereiro de 2015 Atos hoje 11

Tempode Deus

Lemos a Bíblia, admiramos suas tramas perfeitas e nos maravilhamos com a presença inconfundível do Deus Eu Sou, agindo sempre de maneira extraordinária. Sua pontualidade inequívoca nos causa perplexidade. Abriu o mar na hora exata, quando o povo de Israel já enxergava o inimigo com dimensões gigan-tescas. A pedra que atingiu Golias o abateu no momento exato em que partia furioso em direção ao pequeno pastor de ovelhas. E se Davi errasse o alvo? Haveria tempo para um segundo arremesso? O fogo desceu dos céus de forma pontual, na hora exata em que o profeta Elias o invocava. Mais tarde, o profeta suplicou por chuva e, no momento certo, Deus abriu as comportas do céu. As muralhas de Je-ricó só vieram abaixo no sétimo dia, na sétima volta, no “chronos” intrigante de Deus. E esse mesmo Deus, em questão de segundos, não permitiu que Abraão imolasse o próprio filho. Tempo de Deus.

Quantas dúvidas invadem nosso coração quando o assunto é esse. E como é difícil nos submetermos a ele! Nossas pernas insistem em correr, nossos braços teimam em lutar, nossa mente se recusa a descansar, nosso cora-ção se debate e convulsiona em crises profun-das, solitárias e confusas. Deus! Aquieta-nos! Mais que isso, Senhor, transforma-nos. Dá-nos pernas que se movimentem em passos ligeiros ao encontro do Senhor e da tua doce presen-ça. Controla nossa mente e inunda-a com tuas promessas, teus feitos, teu caráter irrepreensí-vel. Dá-nos coração sensível e confiante, mol-dado pelo fogo ardente do teu amor sacrifical, amor que já ardia por nós quando nem ao me-nos existíamos. Refrigera nossa alma com teu descanso incomparável. Socorre-nos em nos-

sa fragilidade e ajuda-nos a esperar pela tua provisão, que, como o maná, vem sempre no tempo apropriado.

Ajuda-nos a crer que continua o mesmo, agindo sempre no tempo certo, sem nunca se atrasar, mesmo quando nossos olhos enxer-gam uma realidade que parece contradizer essa verdade. Quatro dias! Todos já achavam que cheirava mal. Porém, esse era o seu tem-po para exaltar seu próprio nome por meio da ressurreição de Lázaro e, assim, realizar obra infinitamente maior. Quantas vezes achamos que existem coisas que já estão apodrecendo por descuido de sua parte, Pai! Por um atraso imperdoável dos céus! Que vergonha! Ajuda-nos a crer e, assim, veremos a glória de Deus! Como nosso coração impetuoso precisa de ti! Aquieta-nos no tempo da incerteza. Leva todo medo. Ensina-nos a descansar na paz da sua vontade perfeita. Aviva nossa alma. Renova nossa esperança. Conduza-nos, ou melhor, carrega-nos amorosamente pelo caminho de-safiante da dependência incondicional.

Assim, em meio a lutas, nossos lábios de-clararão: “Quanto a nós, nossos olhos estão fitos em ti. Nossas vidas em suas mãos”. Con-fiados nessa inquestionável certeza, podemos dizer que tudo vai bem – excedendo todo entendimento, misteriosamente bem. Pois o teu relógio continua pontual e teus planos de amor caminham exatamente dentro do crono-grama arquitetado para o louvor de sua glória e para nosso crescimento. Dessa forma, nossa alma não se abaterá, nem se perturbará, mas tão-somente esperará em ti.

Edleia Lopes

Programa “Para mulheres”

Após o período de férias, o programa “Para Mulhe-res”, apresentado pela pastora Carol Malta e a jornalis-ta Kátia Soares, retornará neste mês, com programação e entrevistas inéditas. Não perca! Sintonize seu rádio na Super FM 90.1 ou AM 1.490, às segundas-feiras, às 20 horas.

Foto

s: A

rqui

vo d

o M

inis

téri

o

joVenS adUltoS

12 Atos hoje Domingo, 1 de fevereiro de 2015

Vida Em Família Contate o Ministério Vida em Família:

» (31) 3429-9400 / [email protected]

A próxima turma estará com

inscrições abertas a partir de abril

Mais informaçõeswww.casadosparasempre.net

cASAdoS PArA SEMPrE

Início das turmas: 8 e 9 de março (domingo e se-gunda).

Horários:Adultos– individuais e casais (domingos, das 8 às 10 horas, e 16 às 18 horas, e segundas-fei-ras, das 19:30 às 22 horas).Crianças de 8 a 12 anos – (do-mingos, das 10 às 12:15 horas).

Investimento: Individual, R$ 80,00 e casal, R$ 100,00, crianças, R$ 50,00. O valor é por todo o curso. As crianças não usam o livro "O Seu Dinheiro".

Local das aulas: Todas as turmas funcionarão no Espaço Ebenézer.

Todos os adultos devem ler o li-vro "O Seu Dinheiro" (R$ 30,00), mas podem não comprar, se ti-verem acesso a essa publicação.

Inscrições: - podem ser feitas diretamente no site: www.financaslagoinha.com (Clique na opção “Inscri-ções” e depois escolha um dos grupos).- pessoalmente, na Casa Pastoral, Rua Pitangui, 527, Concórdia, de segunda a sexta, das 10 às 12 e das 14 às 18 horas. Pagamento pode ser feito em dinheiro ou com cartão de débito ou crédito.

Informações adicionais:Ministério Família em Foco (31) 3429-9400 / Célio e Inês 8469-1511.

cuRSo DE FInAnçAS cRoWn 1º sEmEsTrE dE 2015

LaçOs sóLidOs dE Família

Que fazer, a fim de contribuir para que a família venha a ser unida e es-tável? Sem dúvida nenhuma, para que isso aconteça o caráter, a formação e o comportamento daqueles que a lide-ram são fundamentais. É essencial que as raízes de seus líderes sejam da me-lhor qualidade, e assim o futuro tronco venha a ser digno e forte. Se o resíduo final não for o amor, em seu mais pro-

fundo sentido, nada de bom crescerá lá. Eis a razão de ser tão importante o conhecimento amplo — jamais superfi-cial — de ambos os troncos, o masculino e o feminino. A explicação para tantas brigas, tumultos, desunião e separação é a entrega comum a arroubos e entu-siasmos passageiros, quando homem e mulher se deparam frente a frente, se enamoram e só depois mostram seu

verdadeiro rosto (…) Quanta decepção pode acontecer! “Pensei que ele era uma boa pessoa, capaz de amar em paz. Como me enganei! Nada mudou; só pio-rou.”

E pensar, em meio à tamanha heca-tombe, que a família foi o grande plano de Deus! E continua sendo; e será para sempre! Eis a razão de ser tão forte e acirrado o ataque satânico contra a ins-

tituição família — e cada vez pior! Aliás, como predisse a Bíblia que aconteceria no final dos tempos: pais contra filhos; filhos contra pais. A pergunta crucial é esta: Estará o homem preparado para desempenhar seu papel de líder na fa-mília? E a mulher, possui ela realmente qualidades de liderança? Na verdade, não se exige dos líderes que sejam per-feitos; espera-se, isto sim, que ele e ela sejam os mais equilibrados e sensatos; os mais justos, dignos e amorosos que puderem ser.

Na verdade, a família é uma escola, e os dois professores que a lideram — o pai e a mãe — precisam ter base sólida para cumprir o papel de formadores de um lar e de futuras gerações, caracte-rizados por união espontânea, interes-se mútuo, paz, alegria e respeito. Para alcançar tal estágio — tão invejável — seus líderes têm de galgar os degraus desse “templo” chamado família, isen-tos de ódio, paixões torpes, distúrbios emocionais, mentira, inveja, ciúmes, desinteresse, pobreza de ideais e princi-palmente ausência de Deus.

Que a arca santa da nossa casa, nossa família, vagueie feliz por sobre as águas, imune às tormentas carnais e emocionais. E chegue finalmente ao porto, enlaçada pelo imensurável amor de Deus, o construtor dessa arca. E que os laços de família carreguem em si o travo da verdade e da dignidade.

Allinges Mafra

Foto

: Jea

n As

sis

Foto

: Rep

rodu

ção

inte

rnet

Foto

: Rep

rodu

ção

inte

rnet

Domingo, 1 de fevereiro de 2015 Atos hoje 13

Faça O cursO:

“A Essência do relacionamento

conjugal”

O curso é ministrado de duas formas:

■ Durante seis segundas-feiras, das 19 às 21:30 ■ Um final de semana (sábado, 9 às 20 horas, e domingo,

9 às 17 horas)

Local: Espaço EbenézerInscrições: de segunda a sexta, das 10 às 12, e das 14 às 18 horas, na Casa Pastoral, Rua Pitangui, 527, Concórdia – (31)

3429-9400 (falar com Jordânia)

Mais informações: (31) 9650-3621 / 3429-9400 (Pr. Marcelo) ou

[email protected]

Foto

: Rep

rodu

ção

inte

rnet

A BELEZA SAUDÁVELQUE O SEU CORPO MERECE.Rinoplastia, rugas, prótese de mama, mamas, abdome, lipoaspiração, pálpebras e orelhas em abano.

31 3222.2228 ︱ RODRIGOLACERDA.ORGRUA PROF. ESTEVÃO PINTO, 1125 . SERRA . BH . MG

ADVOCACIA - Tel.: (31) 3295-2534AÇÃO TRABALHISTA EM GERAL

RESCISÃO INDIRETA - INSAL. - DANO MORAL/CÁLCULO

FAMÍLIA - DIVÓRCIO / PENSÃO ALIMENTICIA / INVENTÁRIOS

COBRANÇAS INDEVIDAS - SPC/SERASA

TELEFONIA, ACIDENTES DE TRÂNSITO

SOLUÇÕES RÁPIDAS / CONSULTA GRÁTIS

EDNA PEREIRA - OAB/MG-62.946 / MARÍLIA AVELAR - OAB/MG-41.692Av. Augusto de Lima, 1263 - Lj. 07B - Barro Preto

Em frente à Justiça do Trabalho - BH - MG“Não recuarei, nada temerei, comigo está o Senhor!”

EVEnTo DATA HoRA locAl InFoRMAçÕES

Curso “A essência do relacionamento”

Várias opções Várias opções Espaço Ebenézer (31) 3429-9400

Curso de finanças 8 e 9 mar Várias opções - (31) 3429-9400 / 8469-1511

Culto de renovação de votos (*)

26 fev 20 Tabernáculo www.escoladenoivos.com.br/inscrições

AGEnDA

(*) de casamento dos meses de novembro e dezembro de 2014 e janeiro de 2015

14 Atos hoje Domingo, 1 de fevereiro de 2015

Desperta Débora: mães dedicadas em oração aos seus filhosentreViSta

“Mães de joelhos, filhos de pé”. Esse é o lema que norteia a visão que o Senhor deu aos pastores Jeremias Pereira e Marcelo Gualberto, há 20 anos, durante a realização da Consulta Global sobre Evangelização Mundial, em Seul, na Coreia do Sul. A inspiração nasceu de um momento solene, no qual as mães eram honra-das pelas intercessões que resultaram na rea-lização do evento. Os pastores trouxeram essa visão de mães que oram pelos seus filhos ao Brasil. O projeto não se limitou às fronteiras de Minas, alcançando a maior parte das regi-ões do nosso país. Hoje, há déboras de joelhos em todo o solo brasileiro. Em nossa igreja, não poderia ser diferente. Na Casa Rosada, onde estão concentrados os ministérios dedicados às mulheres, está em pleno funcionamento o Desperta Débora, sob a liderança da pastora Patrícia Sabino e supervisão da pastora Ana Lúcia. Nesta entrevista, concedida ao jornal Atos Hoje, a pastora Patrícia conta a história das Déboras e fala do culto de celebração de 20 anos do Desperta Débora no Brasil.

Atos Hoje – Quando iniciou o movimento “Desperta Débora” em Minas Gerais?

Pra. Patrícia Sabino – O Desperta Débora chegou ao Brasil em 1995, por meio dos pastores Jeremias Pereira, da Oitava Igreja Presbiteriana e Marcelo Gualberto, da Mocidade para Cristo (MPC). Eles tiveram a inspiração a partir de uma experiência vivida em um evento missionário que estava acontecendo em Seul, na Coreia do Sul. Em certo momento do evento, várias mu-lheres foram homenageadas por causa de suas constantes orações, que obtiveram como resulta-do a realização do evento no qual os pastores es-tavam presentes. Chegando ao Brasil, os pastores iniciaram, junto a Ana Maria Pereira (esposa do Pr. Jeremias já falecida), o movimento Desperta Débora, desafiando as mulheres a orarem por despertamento missionário da nossa nação e também pelos seus filhos.

Atos Hoje – Como o Desperta Débora che-gou à nossa igreja e desde quando você é res-ponsável pelo ministério?

Pra. Patrícia Sabino – A nossa igreja foi uma das primeiras a abraçar o movimento das déboras. Na minha vida, o encontro com o movimento ocorreu em 2007. Enquanto levava

meus filhos Pedro e Israel à escola dominical da IBL, fui abordada, na porta do Tabernáculo, por uma irmã muito simpática, cujo nome era Ma-ria Alice. Ela distribuía convites do movimento Desperta Débora e me entregou um desses con-vites. Li e me interessei, pois naquele momento buscava algo que agregasse valores espirituais à minha vida, principalmente como mãe. Estendi o convite às irmãs da célula que frequentava e fomos em peso à reunião do Desperta Débora, sendo profundamente tocadas pela Palavra e a oração ministrada na reunião. Algum tempo de-pois, Maria Alice, coordenadora do movimento em Minas, foi direcionada por Deus para me co-locar como coordenadora das Déboras em nossa igreja.

Atos Hoje – O que, especificamente, envol-ve o seu trabalho junto as mães?

Pra. Patrícia Sabino – Procuro desenvolver o que me foi proposto com afinco e dedicação. Jesus é o nosso maior exemplo de liderança e, como sua discípula, aprendi a trabalhar em equipe, visto que não construímos nada sozi-nhos. Como pastora trabalho no aconselhamen-to, ministro a Palavra e organizo eventos com as demais integrantes do Desperta Débora. Além disso, atuamos na implantação do Desperta Dé-bora nas demais IBL's e denominações que soli-citam o nosso auxílio para iniciar o movimento com as mulheres.

Atos Hoje – Na próxima semana será rea-lizado um culto de celebração aos 20 anos do Desperta Débora. Quais são as suas expectati-vas para essa grande festa?

Pra. Patrícia Sabino – Em nossa igreja, esta-mos no Ano da Comunhão e creio que será um culto especial, no qual celebraremos a unidade entre a liderança do Movimento e as mães que oram por seus filhos. Este dia será muito espe-cial, pois estarão conosco os pastores Jeremias Pereira e Marcelo Gualberto, “pais” dessa visão dada por Deus. Além deles, estarão presentes a coordenadora de BH, Maria Alice e da região su-deste, Maria José. Por isso, mulheres e mães que oram por seus filhos biológicos e espirituais es-tejam conosco nesta grande celebração, com um só coração no Senhor e em Suas promessas, pois grandes coisas fará o Senhor por meio do derra-mar do Espírito Santo neste culto.

Participe do culto de celebração dos 20 anos do Desperta Débora, dia 7 de fevereiro, às 13:30, no Taber-náculo

Foto

: Kát

ia B

rito

“Jesus trouxe o nosso filho de volta”

Aos 14 anos de idade, meu filho, Marlon Moisés Santos, parou de ir a igreja comigo e meu esposo, José Eustáquio. Não compreendíamos o motivo até que fomos convocados pela escola para uma reunião. A diretora nos falou sobre as alterações no comportamento do nosso filho e nos con-tou sobre o envolvimento dele com colegas, que tinham um histórico escolar e de vida muito complicados. Foi en-tão que descobrimos que todos eram usuários de drogas. Nosso coração muito se angustiou, pois não sabíamos como tirar nosso filho desse vício. O ambiente em nossa casa era quase insuportável. Por influência das drogas, Marlon nos agredia com palavras, gritava, chutava e quebrava tudo o que via pela frente. Ele saía e retornava apenas no dia se-guinte.

Certo dia, estava indo para a reunião do grupo de in-tercessão e nosso filho nos deu um aviso: "a partir de hoje, serei ladrão e traficante". Após declarar isso, ele simples-mente saiu da nossa presença. Diante dessa terrível notí-cia, iniciamos nossa jornada de intercessões e clamores por Marlon. Entregamos a vida dele nas mãos do Senhor Jesus e pudemos testemunhar os livramentos que Deus conce-deu ao nosso filho, impedindo que ele fosse assassinado ou se tornasse aquilo que ele declarou. O mesmo, infelizmen-te, não aconteceu com seus colegas. Alguns estão presos e outros já morreram. Após alguns anos de joelhos em favor do nosso filho pudemos contemplar o agir de Deus, reali-zando o que para o homem é impossível.

Hoje, Marlon está firme no Senhor Jesus e envolvido com os amigos da igreja, que são uma bênção! Ele conse-guiu um emprego e voltou a estudar, e está concluindo o ensino médio. Estamos muito alegres, pois nosso filho vol-tou para nós. Por isso, não posso deixar de motivar você, que é mãe, a crer e a orar pelo seu filho, pois a vitória está em Deus. Ele é Fiel, Justo e Verdadeiro para cumprir todas as Suas promessas.

Márcia SantosDébora da cidade de Itabira (MG)

Kátia Brito

Foto

: Arq

uivo

pes

soal

Domingo, 1 de fevereiro de 2015 Atos hoje 15

Participe da semana de Test Drive do Carisma

giro pela igreja

Você tem o sonho de cur-sar um seminário teológico, mas ainda não sabe em qual escola estudar? Para auxili-á-lo nesta escolha, o Seminá-rio Teológico Carisma oferece uma semana de Test Drive, que consiste em cinco dias de aulas gratuitas (de 2 a 6 de fevereiro), no Salão CEU (Rua Araribá, 543 – São Cristóvão). Esta é uma excelente opor-tunidade para conhecer as aulas, matérias e professores do seminário. Os interessa-dos podem escolher uma das seguintes opções de horários: pela manhã, das 8 às 11 ou a noite, das 19 às 22 horas. Não é necessário fazer inscrição e pessoas de qualquer região do país podem participar.

Para aqueles que já estão decididos a estudar no Caris-ma, é importante lembrá-los

que as matrículas estarão abertas até o dia 6 de feverei-ro e existem duas modalida-des de cursos: Teologia Minis-terial, com aulas de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 ou das 19 às 22 horas; e o Curso Bíblico (modular), com aulas apenas às terças e quintas-feiras, das 19:30 às 22 horas, para as pessoas que não têm a disponibilidade de frequen-tar o curso todos os dias da se-mana. Ambos têm a duração de dois anos e por objetivo ca-pacitar os alunos a investirem em seu chamado ministerial e conhecer mais a Palavra de Deus. Além da nova opção de horário de aula, outra opor-tunidade que o Carisma ofe-rece é a “Bolsa Família”. Essa bolsa, de valor integral, é de-signada para a segunda pes-soa da mesma família que se

matricular no seminário. Por exemplo: um parente paga o valor da mensalidade como os demais alunos e o outro fa-miliar estuda gratuitamente. A bolsa é válida apenas en-tre casais casados, pai e filho, mãe e filho e irmãos.

Outro diferencial do Caris-ma são as variadas atividades extracurriculares, tais como: Escola de Oração, Escola de Cura, grupos de estudo, confe-rências e acampamentos. Se-gundo a coordenadora acadê-mica do seminário, a pastora Vanessa Capochim, os alunos se envolvem bastante em todas essas atividades que são im-portantes para o crescimento espiritual e ministerial de cada um. “Realizamos também o Grupo de Discipulado (GRUDI), que disponibiliza acompanha-mento a todos os alunos que

vêm de outras cidades, com o objetivo de auxiliá-los na cami-nhada cristã”, explica Vanessa Capochim.

O Carisma foi fundado há mais de 12 anos, pelo pastor Márcio Valadão e já formou milhares de alunos de vários estados do Brasil e também de outros países. Localizado em Belo Horizonte, Betim e Niterói (RJ), a estrutura curricular do Carisma compreende mais de 50 matérias, estruturadas e fundamentadas na Palavra de Deus. Segundo o diretor do seminário, o pastor Leonardo Capochim, o Carisma destaca-se em relação às demais escolas por ser um seminário baseado na Palavra de Deus e na direção plena do Espírito Santo. “Nossa estrutura curricular dá ênfase à teoria bíblica e visão, não apenas conhecer a Palavra

de Deus, mas também de desenvolver intimidade com o Espírito Santo. Incentivamos os alunos a praticarem em suas vidas os conhecimentos adquiridos em sala de aula e futuramente no ministério que exercerão”, explica o pastor Leonardo Capochim.

Para mais informações e inscrições, ligue: (31) 3429-8000 / 8793-5766 (Renata) / 8878-0092 (Josiane) / 8793-1570 (Pr. Leonardo Capochim), en-vie um e-mail para [email protected] ou acesse o site: www.carisma.org.br. O Semi-nário Teológico Carisma está localizado à Rua Araribá, 543 – São Cristóvão – Belo Horizon-te).

Priscilla Vieira

Oportunidade única e gratuita para conhecer as aulas e professores do seminário

Foto

: Ati

lano

Mur

adas

16 Atos hoje Domingo, 1 de fevereiro de 2015

Centenas de jovens participam do Seminário “Eu Escolhi Esperar”

giro pela igreja

“Amor e sexo” foi o tema ministrado pelo pastor Nelson JúniorCentenas de jovens lota-

ram o Templo da nossa igreja, no último sábado, 24 de janei-ro, para participarem de mais uma edição do Seminário “Eu Escolhi Esperar”. O tema des-te seminário, ministrado pelo pastor Nelson Júnior, líder do movimento foi “Amor e sexo”. Várias dúvidas foram sanadas a respeito de assuntos como: amor, sexo, namoro, santida-de, discriminação sexual, por-

nografia, entre outros. Para a jovem Rayne Guimarães, o evento foi uma excelente oportunidade de obter mais informações sobre a vida sen-timental. “Gostei muito de ter participado, pois recebi ins-truções importantes para o namoro e principalmente para o tempo de espera”, declarou Rayne Guimarães.

Ao final da palestra, o pas-tor Nelson orou pelos casais de

namorados e noivos; e aben-çoou as futuras famílias que serão formadas, por meio de jovens compromissados com a Palavra de Deus. “O Senhor quer sarar a juventude, cica-trizar suas feridas e ajudá-la a escrever uma nova história. Vi-vendo para Deus numa aliança de santidade com o Pai”, disse o pastor Nelson.

Cristiane Soares

A Capelania Águias de Cristo, li-gada ao Ministério Águias de Cristo, está com inscrições abertas para o curso de formação em Capelania Voluntária. O curso tem como prin-cipal objetivo preparar capelães para prestarem assistência espiri-tual a pessoas acamadas em hos-pitais. O curso tem duração de três meses, com aulas aos sábados, das 14 às 17:30, no Prédio do Ministério Inconformados (Rua Ipê, 234 -São Cristóvão). O conteúdo ministrado é composto de oito matérias, com aulas dinâmicas e participativas. O currículo inclui: Noções Básicas de Teologia, Missiologia, Bibliologia, An-tropologia Teológica, Fundamentos

da Assistência Espiritual, Fundamen-tos da Capelania, Direitos e Deveres Legais do Capelão, Capelania Social, Infantil, Militar, Hospitalar, Prisional, entre outros assuntos.

As inscrições podem ser feitas na sede do Ministério Águias de Cristo, localizado à Rua Pitangui, 517 – São Cristóvão, de segunda a sexta-feira, das 13 às 18 horas. O investimento é de R$ 180,00 e inclui apostila, certifi-cado e credencial. Apresse-se, pois as vagas são limitadas. Para mais infor-mações fale com Warley Araújo: (31) 8793-1198 / 3429-9400.

Priscilla Vieira

Inscrições abertas para o curso de Capelania VoluntáriaAs aulas começarão em 22 de fevereiro

Foto

: Arq

uivo

min

isté

rio

Domingo, 1 de fevereiro de 2015 Atos hoje 17

18 Atos hoje Domingo, 1 de fevereiro de 2015

Textos: Atilano muradas / ilustração: rafael guimarães

(1) www.universidadedabiblia.com.br; (2) fonte: www.tudogostoso.com; (3) “1001 Problemas da

Bíblia”, jUerP; (4) “1001 more humorous illustrations for Public speakin”, michael hodgin.

Diluvian Statistic (4) The company library of the Atlantic Mutual Insurance Company in New York City has one of the most complete sets of records of marine disasters outside of England. The works are so complete that they have be-come truly legendary. Someone once asked the insurance company if they had a record

of Noah's Ark. In due time, the inquirer re-ceived the following reply:Production: Built 2.448 trunks.Size: Lenght, 300 cubits; width, 50 cubits; height, 30 cubits.Storage: Three decks. Cattle carrier.Owner: Noah and Sons.Location: Last reported stranded on Mount Ararat.

Curiosidades bíblicas (3)1. Quando foi posto em fuga um exército inteiro por causa de um ruído?2. Qual rei judeu foi ferido de lepra?3. Quem tinha como servo pessoal um soldado devoto?4. Que povo foi recriminado pelo profeta Isaías por consultar astrólogos?5. Quem construiu um muro com uma das mãos, tendo na outra arma defensiva?

Respostas da semana anterior: 1 – Zc 3.1-3; 2 – Ec 7.8; 3 – 1Rs 14.3; 4 – Ez 28.13; 31.9; 5 – Et 3.5,6.

Massa de panqueca simples (2)Ingredientes1 ovo1 xícara de farinha de trigo1 xícara de leite1 pitada de sal1 colher de sopa de óleoModo de preparo1. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e misture bem.2. Fica uma massa bem líquida.3. Aqueça uma frigideira untada com óleo em fogo baixo (se for de um bom Teflon, não precisa, mas atenção: ape-nas unte, nada de sobras de óleo na frigideira.4. O ideal é colocar um fio de óleo (es-palhe na frigideira com um guarda-

napo ou papel toalha).5. Coloque um pouco da massa na frigideira não muito quente e espar-rame de modo a cobrir todo o fundo e ficar só uma camada fina de massa (essa massa pode ficar bem fina. Do contrário quebrará na hora de enro-lar).6. Ela vai ficar ligeiramente mais escu-ra das bordas para o meio e, quando igualar, está pronta para virar (o pon-to é quando ela para de grudar e se solta facilmente da frigideira).7. Depois de igualar os dois lados, re-tire com uma espátula pelas bordas e passe para um prato limpo e seco.8. Acrescente o recheio de sua prefe-rência, enrole, ponha numa travessa ou assadeira levemente untada com óleo e cubra com seu molho favorito.Rende 8 porções.

1. T

2. A

3. B

4. E

5. R

6. N

7. Á

8. C

9. U

10. L

11. 0

Preencha os QuadrinhosLeia Êxodo 25-28 e preencha os quadrinhos abaixo com os nomes de algumas das peças do Tabernáculo.

Respostas da semana anterior: 1 – Luz; 2 – Amor; 3 – Espírito; 4 – Poder; 5 – Sabedoria; 6 – Fé; 7 – Visão.

Reformadores preocupados com a educação (1)Por meio da História constatamos que Deus sempre levantou homens preocupados e interessados na educação. Martinho Lutero, o ilustre reformador protestante, por exemplo, empenhou-se em promover a educação concentrada no lar, como ensina o Antigo Testamento. Ele reconhecia, no entanto, que as autoridades do Estado também deveriam desenvolver programas educacionais para as crianças tomando para si a responsabilidade de ajudar os pais na educação dos filhos. Ele sugeria um currículo que desse ênfase aos estudos bíblicos e à música (para isso, a Bíblia deveria ser traduzida para o vernáculo, proporcionando a facilidade da leitura da mesma), ao lado de outras disciplinas. Outro nome é João Calvino, fundador da Academia de Genebra, onde se ensinava crianças e adultos. Ele teve a grande preocupação de convocar a igreja para retornar à tarefa de ensinar às crianças nos moldes do Antigo Testamento.

Domingo, 1 de fevereiro de 2015 Atos hoje 19

» Para saber mais sobre as células da nossa igreja, ligue: (31) 3429-1350.

Missão:“A partir das células formar cooperadores que se envolvam na celebração”.

» Para saber mais sobre as células da nossa igreja, ligue: (31) 3429-1350.

Estudo dE célula dE adultos Somos levados a amar a família de Deus

Texto: 1Jo 3.14 Porque isso demonstra que so-mos salvos

1. Amar outros cristãos é a evidência de que pertencemos à família de Deus.

■ Nosso amor pelos nossos irmãos é fruto do nosso relacionamento com Deus;

■ Mudamos a atitude de selecionarmos as pessoas com quem nos relacionaremos (Ef 2.19);

■ É a prova de que nascemos de Deus (1Jo 4.7);

■ Quem não ama não faz parte da família de Deus (1Jo 3 10).

■ Se dentro dos tópicos abordados acima, você percebeu que não ama é bom refletir na seguinte questão: “Será que realmente sou nascido de Deus?” Se não tem essa cer-teza faça essa decisão agora mesmo.

■ A quem você dedicará a sua vida? A Deus ou a você mesmo?

■ Acha que não conseguirá? (2Pe 1.3); ■ O aprendizado de amar como Jesus,

inicia-se com o compromisso assumido de dedicação total a Ele.

Compartilhar: Se você fosse levado ao tri-bunal por causa de sua fé, e as expressões de seu amor fossem sua única evidência, qual seria o veredicto?

Porque somos uma só família (1Pe 2.17)

Temos um forte desejo de pertencer. Veja como os adolescentes gostam de andar em turma. Eles têm essa necessidade porque querem se identificar com o grupo.

■ A igreja não é algo feito por nós, mas algo a que pertencemos (Rm 12.10);

■ Família é sinônimo de compromisso firme e profundo, de sustento, não importa quão difícil possa ser;

■ Para alguns essa imagem é falha, de-vido ao contexto de onde veio.

Compartilhar: Como era o seu contexto familiar? Havia harmonia, carinho mútuo, amizades ou quase o oposto? O que perce-be que trouxe consigo?

A importância da célula

Em nossas células podemos aprender a amar:1) Desenvolvendo relacionamentos sau-dáveis: precisamos desaprender os re-lacionamentos doentios e aprender com bons modelos. Para que isso aconteça, no entanto, é necessário: haver honestidade, vulnerabilidade, esforço e grande quanti-dade de perdão.2) Ensinando-nos a desenvolver o cará-ter: É algo a ser aprendido do que ensina-do. Veremos traços de maturidade e ima-turidade e certamente exporemos o nosso traço enquanto crescemos.3) Demonstrando a importância dos valores bíblicos: Nossos valores, adota-dos intencionalmente ou não, corretos ou errados, podem ser levados para o grupo pequeno e comparados com os padrões bí-blicos (Is 38.19).

Compartilhar: Quais áreas de sua vida estão sendo transformadas desde que che-gou à célula? Quão devotado você é à sua família da igreja?

Foto

: Jea

n As

sis

Convocação para toda a liderança de células

Líderes, supervisores, superintendentes, líderes em treinamen-to, anfitriões, secretários, auxiliares e pastores estão convocados para a primeira reunião de células de 2015. A reunião será rea-lizada dia 9 de fevereiro, às 19:30, no Templo e terá a presença do pastor Márcio Valadão, que ministrará a Palavra. Na ocasião serão entregues os novos alvos para as células que vigorarão a partir de março.

Reunião para líderes de células de crianças

Amados líderes de células de crianças, teremos nossa 1ª reunião do ano no próximo domingo, 8 de fevereiro, às 9 horas, na Capela (ao lado do Carisma). Essa será a única reunião com todos os lí-deres, portanto, não faltem. Entregaremos as novas lições e alvos para 2015.

Inauguração da IBL Santa Terezinha

Convidamos aos irmãos para estarem conosco no próximo do-mingo, 8 de fevereiro, às 19 horas, na inauguração da Lagoinha Santa Terezinha (Bairro Santa Terezinha). Será um culto especial, no qual consagraremos o trabalho que será liderado pela pastora Dinamarcia e seu esposo Waldir Moreira.

Foto

s: R

epro

duzi

do d

a In

tern

etFo

to: J

ean

Assi

s

20 Atos hoje Domingo, 1 de fevereiro de 2015

ESTudo dE célulA dE

crIANçASPROJETO #EU FAÇO A DIFERENÇA

Tema: CooperaçãoTexto Bíblico: Efésios 4.15-16

Objetivo: Desenvolver na criança, a alegria de tra-balhar em conjunto e a importância de servir como práticas fundamentais de um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo.Definição da palavra cooperação: Contribuir com o grupo e se dar a oportunidade de aprender algo de bom com os outros.Louvor: Livre (fica a critério do líder)

Dinâmicas#Lição da ilha seguraDesigne uma área para uma ilha, com giz ou fita adesiva. A área fora da ilha representa o oceano. As crianças fingem nadar nele enquanto a música toca. Quando a música para, as crianças fogem dos tubarões famintos escapando para a ilha. Peça que as crianças ajudem os outros nadadores a fugirem dos tubarões. Diminua a ilha cada vez que parar a música. Encoraje os nadadores a cooperarem para assegurar que todos escapem dos tubarões.

#Atividade verbalSolicitar aos alunos que contem fatos em que se percebam a presença do valor da cooperação.

#O lago de leiteEm um certo lugar no Oriente um rei resolveu criar

um lago diferente para as pessoas do seu povoado. Ele quis criar um lago de leite, então, pediu para que cada um dos moradores do local levassem ape-nas um copo de leite; com a cooperação de todos, o lago seria preenchido. O rei muito entusiasmado esperou até a manhã seguinte para ver o lago de leite. Mas tal foi a sua surpresa no outro dia de ma-nhã, quando viu o lago cheio de água e não de leite. Então, ele consultou o seu conselheiro que infor-mou que as pessoas do povoado tiveram o mesmo pensamento: “No meio de tantos copos de leite se só o meu for de água ninguém vai notar”.

#Refletir com as crianças ■ Qual valor faltou para que a ideia do rei fosse

realizada por todos? ■ Como você, mesmo sendo criança, pode atuar

como um cooperador do Reino do nosso Senhor Jesus?

■ Qual personagem bíblico você admira e iden-tifica como um cooperador do Reino? (Justifique a sua resposta).

#Atividades em artes plásticas / jogosSugerir para a turma a confecção de um trabalho com sucatas, que serão recolhidas pelos próprios alunos. Por exemplo, um mural composto por tam-pinhas de garrafas ou palitos de sorvete.

#Animais rasgadosUsando um pedaço grande de jornal, vá rasgando até que ganhe a forma de um animal. Os alunos de-vem chegar a um acordo, em grupo, sobre o tipo de animal que construirão. Cada pessoa tem o direito de rasgar o jornal uma vez antes de passá-lo adian-te. Depois de feito isso algumas vezes, tentem fazer, sem terem combinado antes o tipo de animal e sem falar.

#EsquentandoUma pessoa sai da sala e o resto do grupo escolhe um objeto para aquela pessoa encontrar (ou uma ação para desempenhar). A pessoa volta e começa a procurar, o grupo bate palmas enquanto isso. Se a pessoa estiver próxima do objeto, as palmas têm que ficar mais fortes e se estiver longe, mais fra-cas. Dessa forma ajudarão a pessoa a encontrar o objeto.

#Jogo da máquinaTodos ficam de pé na roda e cada um pensa num barulho e num movimento. Uma pessoa começa e gradualmente todo mundo se junta até que uma máquina operacional completa tenha sido criada.

#TeatroDivida as crianças em dois grupos e peça que pes-quisem na Bíblia, histórias em que ocorreram de-monstrações de cooperação entre os personagens. Seria interessante levar “a sacola do teatro” e dei-xar que as crianças apresentem a história bíblica ou uma inventada por eles. Ao final da encenação, incentive-as a falar o que aprenderam e como po-dem cooperar entre si para abençoarem a vida de alguém.

Desafie cada criança a cumprir uma “TA-REFA EXTRACLASSE”.

Esta semana faça diferença: ■ Oferecendo a sua cooperação a alguém em al-

guma tarefa que nunca tenha feito. ■ Percebendo em casa onde há necessidade de

sua cooperação e não espere que façam por você, faça.

CURso PRofEssoR (A) INíCIo DIA / HoRA LoCAL

MATURIDADE

Mirian Nunes 2 de fevereiro Segunda-feira, 19:30 Casa da Honra

Daniela Fortunato 2 de fevereiro Domingo, 8 horas Casa de Células

Richardson 5 de fevereiro Quarta-feira, 19:30 Central das Redes

Flavinho e Luís Felipe 21 de fevereiro Sábado, 16 horas Prédio Inconformados

Richarde e Vinícius 22 de fevereiro Domingo, 18 horas Prédio Inconformados

Dilza Araújo 23 de fevereiro Segunda-feira, 14 horas Casa da Honra

Leandro Almeida 24 de fevereiro Terça-feira, 20 horas Prédio Inconformados

Luciano Barcelos 1º de março Domingo, 15:30 Central das Redes

CURso PRofEssoR (A) INíCIo DIA / HoRA LoCAL

TREINAMENToDinamarcia 2 de fevereiro Domingo, 8 horas CEU – Carisma

Luiz Felipe e Douglas 21 de fevereiro Sábado, 16 horas Prédio Inconformados

Wemerson 22 de fevereiro Domingo, 18 horas Prédio Inconformados

Leandrinho 24 de fevereiro Terça-feira, 20 horas Prédio Inconformados

INsCRIçõEs ABERTAs NA CAsA DE CéLULAs. ANA CLáUDIA (31) 8793-6191 / 3429-1356.

» Para saber mais sobre as células da nossa igreja, ligue: (31) 3429-1350.

noVAS TuRMAS Do cFc 1º semestre de 2015

Domingo, 1 de fevereiro de 2015 Atos hoje 21

Seja voluntário no AMGIPara auxiliar gestantes e bebês, o Minis-tério Apoio a Mulheres Numa Gravidez Indesejada (AMGI) necessita da ajuda de profissionais das áreas da saúde, tais como: medicina, psiquiatria, ginecologia, endo-crinologia, enfermagem e psicologia. Você também pode colaborar com o ministério realizando doações de leite Pré NAN, NAN AR e Aptamilar. Informações: Katilene Silva (31) 2551-8525 / 2552-2799 / 9272-8754 ou envie um e-mail para: [email protected]

Estância ParaísoMoriá: 13 a 16 de fevereiro; 19 a 22 de fevereiro; 24 a 27 de fevereiro; 5 a 8 de março e de 19 a 22 de marçoRenovo: 10 a 16 de fevereiro; 19 a 25 de fevereiro; 3 a 9 de março; 17 a 23 de mar-ço e de 24 a 30 de marçoAcampamento do Espírito Santo: 13 a 15 de marçoEscola Intensiva de Intercessão: 26 a 29 de marçoInscrições: www.estanciaparaiso.org.brInformações: (31) 3691-6430 / 3691-6560 (Fernanda ou Jacqueline), e-mail: [email protected]

Escola de IntercessãoInício das aulas: 24 de fevereiro, sempre as terças-feiras, às 19:30Local: Salão FéInformações: As aulas são ministradas pela pastora Ezenete Rodrigues e equipeContato: (31) 3421-1169

Melhor IdadeCurso Maturidade CristãInício: 23 de fevereiro, às segundas-fei-rasHorário: das 14 às 16 horasLocal: Casa da Honra Informações: O curso tem investimento de R$ 70,00 e duração de cinco meses. Contato: Dilza (31) 3063-3739 / Casa da Honra 3429-0550.

MulheresAcampamento Mulheres em AçãoData: 24 a 26 de abrilLocal: Pousada Manancial, em Baldim – MGInvestimento: R$ 150,00 (que pode ser parce-lado no cartão de crédito em até 3x ou carnê). Vagas limitadas.Tema: Saindo da Dependência EmocionalInformações e inscrições: Após o Culto de Mulheres, às quartas-feiras, 15 horas, no Ta-bernáculo. Casa Rosada (Rua Beberibe, 133 – São Cristóvão), das 9 às 22 horas; (31) 3429-1300. Preletores: Luciana Souza (missionária e pastora no Rio de Janeiro; Dr. Cristiano For-

tes (psiquiatra); Vanessa Rezende (psicopeda-goga) e a pastora Ana Lúcia de Melo Santos (líder do Ministério Mulheres em Ação).

Chá na PraçaLocal: Praça da FonteData: 18 de marçoHorário: 15 horasConvites: Podem ser adquiridos na Casa Rosada (Rua Beberibe, 133, São Cristóvão), pelo valor de R$ 10,00.Informações: Mulheres, tragam uma amiga não crente para uma tarde de louvor, ado-ração, teatro, ministração, alimentação e sorteio de brindes. Contato: (31) 3429-1300.

Ministério SiloéInscrições abertas para o curso de Braile, destinado a deficientes visuais e também para não deficientes. Aulas sempre aos sábados, das 8:45 ao meio-dia, na sede do Ministério Siloé (Rua Beberibe, 106 – São Cristóvão).Início das aulas: 14 de fevereiro Informações: Pra. Maria Geralda(31) 8485-1263 / 3442-7342.

cursos de batismo e integraçãoSe você deseja se batizar nas águas e cumprir uma das or-denanças dada por Jesus, inscreva-se em uma das turmas: aos sábados, às 16 horas, no 3º andar do Templo – falar com Leila (31) 9896-5736 ou Wagner 9194-1009; sábados, às 16 horas, no Salão Esperança e aos domingos, às 19 horas, no Salão Esperança (Rua Manoel Macedo, 360, São Cristóvão) – falar com Adalberto (31) 8763-9055 / 8491-8330; quintas e sextas-feiras, às 17:30, na Casa da Mocidade (Rua Pitangui, 405, São Cristóvão) - entrada pela Rua Jundiaí – falar com Pri-cilla Marques (31) 8793- 9898 e (31) 8738-3788. Valéria, aos domingos, no Salão Esperança, às 17 horas (31) 8793-2404Para verificar outras datas disponíveis, ligue para o pastor Marquinhos (31) 8421-4875- ou 34786500.

BAZAR DoRcAS inFormaQue será reaberto em 2 de fevereiro, das 13 às 19 horas.As doações de roupas masculinas, femininas, infantis, de cama, bijuterias, bolsas e sapatos podem continuar sendo entregues a qualquer diácono ou diretamente na Sala dos Diáconos, anexa ao Templo.Mais informações: Maria da Conceição (31) 8793-2593.

Curso LocalInício

das aulasDia e

HorárioDuração do

curso

Escola de libertadoresPrédio

CTMDT / BH

4 de marçoÀs quartas-feiras,

das 19 às 21:30

Março a junho

Curso de Batalha Espiritual e cura

interior – Módulo ISalão Esperança

Curso de Batalha Espiritual e cura

interior – Módulo IISalão Ágape

Curso de Batalha Espiritual e cura

interior – Módulo ISalão Fé 5 de março

Às quintas-feiras,

das 15 às 17:30

22 Atos hoje Domingo, 1 de fevereiro de 2015

REDE sUPER DE TELEVIsÃoPrograma “De Tudo um Pouco”, segunda a sexta, 9:30 às 12:30.

2/2 (sEgUNDA-fEIRA): ■ Quadro “Vida em Família”, com Vanessa Rezende. ■ Tema: Como estabelecer limites para a família, evi-

tando fofocas e intrigas? ■ Super Saudável: Diferenças entre vegano e vegeta-

riano. ■ Bolivar e Bauxita falarão da reestreia do programa

“Esporte Super”.

3/2 (TERçA-fEIRA): ■ Psicóloga falará a respeito de generosidade infantil. ■ Implante capilar.

■ Matéria a respeito de economia de luz na arquitetura.

4/2 (qUARTA-fEIRA) ■ Quadro “Mundo do trabalho”. Hábitos que favore-

cem sua saúde no ambiente de trabalho. ■ Entrevista com Ricardo Coelho, biólogo da UFMG, a

respeito da falta de água em MG. ■ Quadro “Na ponta do lápis”. Dicas financeiras com o

consultor Diogo Dias Gonçalves.

5/2 (qUINTA-fEIRA) ■ Endometriose. ■ Quadro “O Seu Advogado”, com Irlan Melo. ■ Aula de inglês para crianças.

6/2 (sExTA-fEIRA) ■ Quadro Jovens Adultos. ■ Emagrecimento saudável, com o pastor Charles

Campos.

RÁDIo sUPER Programa “super Debate”, com o apresen-tador Cássio Miranda, de segunda a sexta, meio dia às 13 horas.

■ 2/2 (sEgUNDA-fEIRA): Tema: Quadrinhos evangélicos ■ 3/2 (TERçA-fEIRA): TEMA: Volta às aulas ■ 4/2 (qUARTA-fEIRA): Tema: Dia da Luta contra o Câncer ■ 5/2 (qUINTA-fEIRA): Tema: Humor cristão ■ 6/2 (sExTA-fEIRA): Tema livre

oBsERVAçÃo: A PROGRAMAçãO ACIMA PODE SER ALTERADA SEM AVISO PRéVIO.

Domingo, 1 de fevereiro de 2015 Atos hoje 23

Núcleo de Instrumentos - Adulto Idade Turno

Baixo

A partir dos 14 anos

De 2ª a 6ª feira (a partir das 18 horas)

Bateria

Guitarra

Teclado

Violão

Núcleo de Sopro - Infanto - juvenil Idade Turno

Flauta transversal

De 10 a 16 anos 5ª feira (tarde e noite)

Oboé

Clarineta

Saxofone

Trompete

Trombone

Trompa

Núcleo de instrumentos - Infantil Idade Turno

Music-Piano

6 anosDe 2ª a 5ª feira, manhã e tardeMusic-Violão

Iniciação Musical com Instrumento-Violino 5 anos De 2ª a 5ª feira, manhã e tardeIniciação Musical com Instrumento-Piano

Núcleo de dança - Infantil e adulto Idade Turno

Baby Class 2 a 5 anos Manhã e noite

Clássico I e II A partir de 14 anos Noite

Contemporâneo I A partir de 14 anos Noite

Dança infanto juvenil com Hip-Hop Dance De 6 a 13 anos Noite

Hip-Hop Dance adulto A partir de 14 anos Noite

Hip-Hop Dance De 6 a 13 anos Noite

Jazz Iniciante e Intermediário A partir de 14 anos Noite

Sapateado Infantil 6 a 13 anos Noite

Sapateado adulto A partir de 14 anos Noite

Núcleo de Canto Idade Turno

Canto 14 anos 2ª a 6ª feira – noite

No curso de canto são 3 aulas de 50 minutos cada

Canto + percepção + teclado em grupo

+ Canto coral aos sábados