2 capelania pastoral

22
CAPELANIA PASTORAL

Upload: faculdadeteologica

Post on 16-Aug-2015

1.028 views

Category:

Spiritual


72 download

TRANSCRIPT

Page 1: 2 capelania pastoral

CAPELANIA PASTORAL

Page 2: 2 capelania pastoral

Muitas pessoas pensam que para ser capelão só é necessário conhecer a Bíblia. Entretanto, tal consideração não condiz com a realidade, nem atende as necessidades. Pelo contrário, além de conhecer a Bíblia, também é necessário saber visitar e possuir a qualificação técnica, o aprimoramento e orientação psicológica.

CAPELANIA PASTORAL

Page 3: 2 capelania pastoral

O trabalho do “capelão” cristão, através da Ajuda Espiritual a enfermos, a encarcerados, desamparados e necessitados em geral é um trabalho belo, maravilhoso, por vezes chocante, mas extraordinariamente necessário. Mas é imprescindível destacar, que somente através do dom da misericórdia o capelão poderá realizar esta tão grande obra.

CAPELANIA PASTORAL

Page 4: 2 capelania pastoral

Dentro de um contexto geral podemos definir Capelania como a ação de dar assistência de caráter espiritual aos necessitados ou às pessoas que solicitam tal ajuda. Essa assistência espiritual deve sempre focar a pessoa de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo dentro do contexto do Reino de Deus e sem nenhuma tendência religiosa ou denominacional.

CAPELANIA PASTORAL

Page 5: 2 capelania pastoral

A Capelania visa proporcionar ao ser humano oportunidades de uma formação integral dentro do princípios éticos cristãos norteados de acordo com a Bíblia Sagrada.

CAPELANIA PASTORAL

Page 6: 2 capelania pastoral

O principal serviço da Capelania é levar a esperança e esperança é esperar o que se deseja. Segundo Hebreus 11.1 - “... a fé é a certeza daquilo que esperamos ...” (NVI), então, podemos afirmar que o objetivo da Capelania é levar o ser humano a uma fé ativa diante do Criador, através da qual a pessoa consegue se aproximar de Deus e desenvolver um relacionamento pessoal com Ele, entregar-se a Ele e viver esperando Nele.

CAPELANIA PASTORAL

Page 7: 2 capelania pastoral

A história da origem de Capelania segue diferentes caminhos. A Encyclopaedia Britanica (em inglês), registra o que resumimos a seguir:Na França costumava-se levar uma relíquia de capela ou oratório de São Martin de Tours, preservada pelo rei da França, para o acampamento militar, em tempos de guerra.

CAPELANIA PASTORAL

Page 8: 2 capelania pastoral

A relíquia era posta numa tenda especial que levava o nome de capela. Um sacerdote era mantido para o ofício religioso e aconselhamento.A ideia progrediu e mesmo em tempo de paz, a capela continuava no reino, sempre com um sacerdote que era o conselheiro. O costume passou a ser observado também em Roma.

CAPELANIA PASTORAL

Page 9: 2 capelania pastoral

Em 1789, esse ofício foi abolido na França, mas restabelecido em 1857, pelo Papa Pio IX. À esta altura, o sacerdote que tomava conta da capela, que era chamado capelão, passava a ser o líder espiritual do Soberano Rei e de seus representantes. O serviço costumava estender-se também a outras instituições: Parlamento, Colégios, Cemitérios e Prisões.

CAPELANIA PASTORAL

Page 10: 2 capelania pastoral

Tudo isto porque para o catolicismo, existem as igrejas matrizes em cada lugar e as paróquias para atendimento geral dos fiéis. Um serviço religioso particular, não era comum. Assim, surgia a figura da capela.

CAPELANIA PASTORAL

Page 11: 2 capelania pastoral

AMPARO JURÍDICOI. CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

CAPELANIA PASTORAL

Page 12: 2 capelania pastoral

VII - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva.

CAPELANIA PASTORAL

Page 13: 2 capelania pastoral

II. LEI FEDERAL Nº 9.982 - 14/07/2000Dispõe sobre a prestação de assistência religiosa nas

entidades hospitalares públicas e privadas, bem como nos estabelecimentos prisionais civis e militares.

CAPELANIA PASTORAL

Page 14: 2 capelania pastoral

QUEM PODE SER CAPELÃO?Juridicamente o Capelão é uma pessoa preparada e

legalmente habilitada para ministrar assistência religiosa em regimentos militares (Marinha, Exército, Força Aérea, Polícias Civil e Militar), escolas em seus mais variados níveis, internatos, orfanatos, asilos, hospitais, presídios, etc.

CAPELANIA PASTORAL

Page 15: 2 capelania pastoral

Já espiritualmente o serviço de Capelania é uma chamada Bíblica geral que envolve todos os cristãos. O maior exemplo que temos é a pessoa de Jesus Cristo e ninguém é maior que Ele e como seus seguidores cada cristão deve emprenhar-se ao máximo nesse serviço.

CAPELANIA PASTORAL

Page 16: 2 capelania pastoral

João 20.21-22 - “Então Jesus disse de novo: - Que a paz esteja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês.

22 Depois soprou sobre eles e disse: - Recebam o Espírito Santo”. (NTLH)

CAPELANIA PASTORAL

Page 17: 2 capelania pastoral

A PESSOA DO CAPELÃOO Capelão é uma pessoa capacitada espiritual e emocionalmente sensível às necessidades das pessoas. É alguém sempre disposto a ouvir, aliás esse é o predicado número um de quem se prontifica a essa missão.

CAPELANIA PASTORAL

Page 18: 2 capelania pastoral

É um amigo disposto a ouvir e encorajar pessoas ajudando-as a enfrentar, muitas vezes o pior momento de suas vidas. É o ajudante da vida humana encorajando gente com a viva esperança.

CAPELANIA PASTORAL

Page 19: 2 capelania pastoral

Oferece suporte e ajuda espiritual, apoio emocional a própria pessoa e seu familiares e amigos e casos institucionais também aos profissionais atuantes.

CAPELANIA PASTORAL

Page 20: 2 capelania pastoral

CONCLUSÃOO ser humano possui quatro áreas básicas de necessidades que são: Espirituais, emocionais, físicas e materiais. O foco do capelão é oferecer à pessoa assistida suporte espiritual durante um momento de dificuldade ou crise momentânea.

CAPELANIA PASTORAL

Page 21: 2 capelania pastoral

Obviamente esse suporte espiritual surte alguns efeitos positivos na alma do assistido. Porém, o capelão não deve entrar em questões da alma, isso é trabalho dos terapeutas, psicólogos e afins.

CAPELANIA PASTORAL

Page 22: 2 capelania pastoral

A capelania consiste em um pronto socorro não em um tratamento completo que quando é o caso deve ser repassado a um especialista (pastor, psicólogo, etc). Caro capelão não perca esse foco.

CAPELANIA PASTORAL