o papa razzi

2
O Papa Razzi ecoclics.com.br /2012/08/29/o-papa-razzi/ Quem é esse fotógrafo maluco atrás do falecido Marlon Brando? Trata-se de Ron Galella, considerado o maior paparazzi do mundo, um ano depois de ter tido sua mandíbula fraturada por um soco recebido do consagrado ator. Por que as fotografias de paparazzi nos provocam um prazer mórbido? Acontece que, ao mesmo tempo que amamos estrelas de cinema, cantores e esportistas de sucesso, também nos ressentimos de sua beleza, riqueza e fama. Isso é que mantém o exército de vis fotógrafos, que tanto incomodam a vida dos famosos. Galella tem sido para as celebridades o que Ansel Adams foi para as montanhas. A grande diferença reside no fato de que Adams mostrava montanhas sempre com ótima aparência. Galella tem retratado rostos famosos do jeito que se apresentam. Desde os anos 60, como fotógrafo da Força Aérea Americana, clicando as estrelas que visitavam a sua base, Galella, hoje com 71 anos, persegue celebridades. Algumas posaram para ele de bom grado. Outras suportaram suas investidas como um preço a pagar pela fama. Várias tentaram agredi-lo. Um dos “casos” mais famosos de Galella foi Jacqueline Kennedy Onassis. Durante anos, ele a seguiu literalmente por toda parte (Uma de suas imagens é chamado de Jacqueline Kennedy Onassis Deixando uma Loja em Peapack, NJ). Sua obsessão era tanta que ele chegou a namorar uma empregada da ex-primeira dama dos EUA para obter informações que permitissem fotografá-la. A perseguição gerou uma guerra judicial que terminou em 1982, quando Galella concordou em parar de fotografar Jackie e seus filhos, Caroline e John Jr. A morte da princesa Diana fez de paparazzi um palavrão por um tempo. A profissão se recuperou, mas Galella considera que a idade de ouro dos paparazzi se foi. Apesar da espécie ter se multiplicado, as estrelas e seus protetores tem lutado intensamente, punindo publicações que rodam imagens pouco lisonjeiras. Estamos caminhando para um mundo no qual a imagem de uma estrela é rigorosamente controlada. Um mundo no qual a imagem ideal é a da Jennifer Lopez fazendo uma entrada triunfal no Grammy, seguindo uma fórmula cuidadosamente elaborada . Uma chatice de tal tamanho que a gente fica ansioso para ver uma foto do Sean Penn insultando alguém com um gesto obsceno. No acervo do Galella a gente encontra. Para saber mais sobre fotógrafos famosos, cheque a resenha do livro “Sobre Fotografia”. Forte abraço,

Upload: pedro-trindade

Post on 27-Jul-2015

32 views

Category:

Art & Photos


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: O Papa Razzi

O Papa Razziecoclics.com.br /2012/08/29/o-papa-razzi/

Quem é esse fotógrafo maluco atrás do falecido Marlon Brando? Trata-se de Ron Galella, considerado o maiorpaparazz i do mundo, um ano depois de ter tido sua mandíbula fraturada por um soco recebido do consagradoator. Por que as fotografias de paparazz i nos provocam um prazer mórbido? Acontece que, ao mesmo tempo queamamos estrelas de cinema, cantores e esportistas de sucesso, também nos ressentimos de sua beleza, riquezae fama. Isso é que mantém o exército de vis fotógrafos, que tanto incomodam a vida dos famosos. Galella temsido para as celebridades o que Ansel Adams foi para as montanhas. A grande diferença reside no fato de queAdams mostrava montanhas sempre com ótima aparência. Galella tem retratado rostos famosos do jeito que seapresentam.Desde os anos 60, como fotógrafo da Força Aérea Americana, clicando as estrelas que visitavam a sua base,Galella, hoje com 71 anos, persegue celebridades. Algumas posaram para ele de bom grado. Outras suportaramsuas investidas como um preço a pagar pela fama. Várias tentaram agredi- lo.Um dos “casos” mais famosos de Galella foi Jacqueline Kennedy Onassis. Durante anos, ele a seguiu literalmentepor toda parte (Uma de suas imagens é chamado de Jacqueline Kennedy Onassis Deixando uma Loja emPeapack, NJ). Sua obsessão era tanta que ele chegou a namorar uma empregada da ex-primeira dama dos EUApara obter informações que permitissem fotografá- la. A perseguição gerou uma guerra judicial que terminou em1982, quando Galella concordou em parar de fotografar Jackie e seus filhos, Caroline e John Jr.

A morte da princesa Diana fez de paparazz i um palavrão por um tempo. A profissão se recuperou, mas Galellaconsidera que a idade de ouro dos paparazz i se foi. Apesar da espécie ter se multiplicado, as estrelas e seusprotetores tem lutado intensamente, punindo publicações que rodam imagens pouco lisonjeiras.

Estamos caminhando para um mundo no qual a imagem de uma estrela é rigorosamente controlada. Um mundo noqual a imagem ideal é a da Jennifer Lopez fazendo uma entrada triunfal no Grammy, seguindo uma fórmulacuidadosamente elaborada . Uma chatice de tal tamanho que a gente fica ansioso para ver uma foto do SeanPenn insultando alguém com um gesto obsceno. No acervo do Galella a gente encontra.

Para saber mais sobre fotógrafos famosos, cheque a resenha do livro “Sobre Fotograf ia”.

Forte abraço,

Page 2: O Papa Razzi

(Foto obtida em http://tumblr.austinkleon.com/post/356786325)