o lojista - fevereiro 2013

20
A CDL vai traçar um perfil nunca antes feito sobre seus associados edição 012 fevereiro / 2013 www.cdlbm.com.br O Lojista Barra Mansa RJ Págs. 04 e 05 Sabendo exatamente como você é, os produtos e serviços poderão ajudar ainda mais no crescimento da sua empresa.

Upload: comunicacao-e-design-communix

Post on 29-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


12 download

DESCRIPTION

Publicação mesal da CDL de Barra Mansa.

TRANSCRIPT

Page 1: O Lojista - fevereiro 2013

A CDL vai traçar um perfil nunca antes feito sobre seus associados

edição 012fevereiro / 2013

www.cdlbm.com.br

O LojistaBarra MansaRJ

Págs. 04 e 05

Sabendo exatamente como você é, os produtos e serviços poderão ajudar

ainda mais no crescimento da sua empresa.

Page 2: O Lojista - fevereiro 2013

2 O Lojista - CDL Barra Mansa

Palavra daPresidente

É sempre hora de agir!

ÍndiceAs principais notícias desta edição

08

16 e 1714 e 15

19

Produtos e Serviços CDL

Estatísticas e Novos Associados

Click CDL

Câmara de Dirigentes Lojistas de Barra Mansa

Rua Rotary Club nº26 - Ano BomBarra Mansa - RJ - CEP: 27.323-290

Recepção: 24 3325.8150Atendimento SPC: 24 3325.8166

Financeiro: 24 3325.8155Dep. Comercial: 24 3325.8158 / 8168

Site: www.cdlbm.com.bremail: [email protected]

Colunas Aciap e Sicomércio

03Comemorações CDL e CDL Jovem.

04CDL em Ação: perfil dos associados.

06Como funciona a mente empreendedora.

10O uso indevido da internet no seu negócio.

Altas e baixas no dia a dia do empresário. 09

12CNDL: O varejo e o simples nacional.

16Balanço de governo com prefeito Jonas Marins.

18A capacitação a favor do empresário.

11O perfil do consumidor inadimplente.

Em diferentes canais de comunicação especializada em economia, os empresários de todo o país esperam para 2013, manter o otimismo para que os números também se-jam positivos, e assim, termos ainda mais fatores que impul-sionam o consumo como, por exemplo, a continuidade da redução do IPI, a manuten-ção da oferta de emprego e o aumento do salário mínimo. Para que possamos come-morar um índice satisfatório de vendas ao final deste ano, deveremos nos preparar para atender o consumidor. O clien-te está confiante, mas tam-bém cada vez mais informado e muitas vezes em condições de igualdade com o nível de conhecimento do produto ou serviço que o vendedor pos-sui, conforme destaca nossa Confederação.

Nesta edição, alguns as-suntos destacam essas dire-trizes através da cobertura

de eventos do setor varejista como a NRF 2013.

Destacamos também as ações, já em andamento em 2013, da CDL Barra Mansa que buscam a maior aproxi-mação com o associado e for-mas de melhor atender suas necessidades. Uma delas é o CENSO CDL que começa neste mês e que precisa da sua cola-boração, lojista!

São informações rápidas e objetivas que possui a princi-pal função de fazer o melhor para o seu negócio, seja por meio de novas parcerias, seja por de novos produtos, seja por ações de crescimento para a cidade onde atuamos!

Confirmando o cenário que projetamos, 2013 será certamente um ano interes-sante para o comércio, com muitas realizações e oportu-nidades de inovação. Vamos agir neste sentido!

Juliana Lanes Rolim

Colunas

Expediente Contatos com a CDLPresidente CDL Executiva Juliana Lanes Rolim

Presidente CDL Jovem Carolina Paula dos S. Ferreira

Redação Thaís Mattos André Oliveira

Jornalista Responsável Thaís Mattos - MTb 22776

Revisão deTexto Mª Letícia de M. O. Coelho

Editoração eletrônica Communix - Tel: (24) 3324.0684

Impressão Gráfica Ano Bom -1.200 exemplares

Page 3: O Lojista - fevereiro 2013

3O Lojista - CDL Barra Mansa

Este ano de 2013 será mar-cado pelos 50 anos da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barra Mansa e pelos 15 anos da CDL Jovem.

Dois grupos que trabalham paralelamente, e em conjunto, em prol do movimento lojista e de progressos no setor varejis-ta, além de ações sociais que se destacam em âmbito nacional.

Ao longo das histórias de cada um, algo é comum e ver-dadeiro: o trabalho voluntário de todos os diretores que por esses grupos passaram, a trans-parência, a seriedade, a repre-sentatividade em todo o país, e o comprometimento nos proje-tos executados em benefício do desenvolvimento do comércio e da sociedade.

São essas as características que se fortalecem a cada ano, a cada diretoria que se renova, a cada experiência que é deposi-tada pelos empresários e jo-vens que já atuam na sucessão familiar e na construção e for-talecimento de seus próprios negócios.

Comemorar os 50 anos de uma entidade que representa o comércio da cidade e os 15 anos de um grupo que se desta-cou com cases de sucesso para a criação de tantas outras CDLs Jovens do país, torna-se, de fato, algo a ser comemorado, para ser valorizado e lembrado neste momento.

Com o compromisso de continuar buscando produtos, serviços e ações que benefi-ciem os associados e gerar, as-sim, o maior desenvolvimento econômico para o município, a CDL de Barra Mansa, enal-tece-se com seus 50 anos de história!

Com a responsabilidade de continuar trabalhando para a sucessão familiar, a capacitação daqueles que atuam no comér-cio e projeção de atividades de responsabilidade social, a CDL Jovem de Barra Mansa, em-polga-se com seus 15 anos de história!

Que venham essas come-morações com muitas histórias para serem contadas!

Este será um ano de comemorações!CDL Barra Mansa completará 50 anos e CDL Jovem comemorará 15 anos.

Page 4: O Lojista - fevereiro 2013

4 O Lojista - CDL Barra Mansa

A CDL de Barra Mansa começa o ano programando uma série de atividades para o benefício de seus associa-dos. Contudo algumas ques-tões decisivas nem sempre podem ser bem respondidas ao decidir quais são as me-lhores iniciativas a tomar: Como é o perfil exato das empresas que compõem a CDL? Como são as pessoas que trabalham nelas? Quais os ramos de atividade mais bem atendidos pelos produ-tos de hoje, e quais são ainda carentes de serviços?

Para solucionar essas

e outras questões, a CDL realiza, pela primeira vez,um Censo entre seus associa-dos. Respondendo perguntas simples e de forma bastante rápida, cada empresa pode colaborar de forma muito significativa na melhoria dos benefícios que a CDL oferece para seus associados daqui por diante.

Como será esta pesquisa?

Este programa foi cha-mado de “CDL em Ação”. A partir do dia 25 de feverei-

ro, todos os associados da CDL receberão a visita de um pesquisador capacitado a fim de recolher as informações necessárias no menor tempo possível. As perguntas deve-rão ser respondidas pelo res-ponsável de cada estabeleci-mento, ou um representante escolhido por ele. Todas as informações são colhidas em um tempo de 5 a 10 minu-tos.

Quando for necessário, a visita de nosso pesquisador também poderá ser agenda-da para facilitar ainda mais a contribuição do associado.

O que será perguntado?

São questões bastante simples. Desde a atualização de dados já existentes no ca-dastro da CDL, como endere-ço da empresa, CNPJ, telefo-nes e endereços, até dados sobre ramo de atividade e do perfil dos profissionais que atuam na empresa. Para agilizar seu atendimento, é recomendado que o empre-endedor tenha, em mãos, os dados cadastrais de sua empresa, como o cartão do

Neste mês, a CDL inicia um mapeamento detalhado do seu quadro de associados. Quanto mais soubermos sobre do que sua empresa necessita, mais poderemos fazer para ajudar em seu crescimento.

Queremos te conhecer melhor em busca de benefícios para sua empresa.

Page 5: O Lojista - fevereiro 2013

5O Lojista - CDL Barra Mansa

CNPJ, e as informações sobre o perfil de seus colaborado-res.

Todas as informações se-rão mantidas naturalmente em sigilo, como já acontece com os dados que constam nos cadastros da CDL, hoje.

Para que serve tudo isso?

Já há algum tempo a CDL deixou de ser uma Instituição que representa exclusiva-mente lojistas. Seu campo de ação atinge, atualmente, di-

ferentes perfis de empreen-dedores, como os prestado-res de serviços, profissionais liberais e o MEI. A própria atividade do comércio possui ramificações diferentes de al-guns anos atrás. Com isso tor-na-se difícil planejar um bom programa de capacitação ou de convênios, por exemplo, sem saber mais precisamente o que o associado realmente necessita, quais são suas di-ficuldades e os potenciais de crescimento do negócio que mais carecem de apoio.

Assim surgiu a necessi-

dade desse primeiro censo entre os associados da CDL: o programa “CDL em Ação”. Quanto mais precisos forem os dados fornecidos, mais bem representada estará sua empresa. Com isso, a CDL terá melhores condições de direcionar seus esforços para o que você realmente neces-sita.

Esta é apenas uma das iniciativas que a CDL já está tomando, para tornar seu trabalho ainda mais efetivo, neste ano que começa. Se você já é um associado CDL,

está automaticamente nesta linha de benefícios que está sendo traçada. Caso sua em-presa ainda não faça parte do quadro, aproveite esta opor-tunidade e associe-se agora mesmo. Assim, ela já tomará parte, neste novo mapea-mento, dos empreendedores de Barra Mansa.

Quaisquer outros esclarecimentos podem ser feitos pelo telefone da CDL: (24) 3325-8150.

Page 6: O Lojista - fevereiro 2013

6 O Lojista - CDL Barra Mansa

A ciência tenta explicar o que todo lojista, lá no fundo, já sabe deste pequeno:Determinação na medida certa é perseverança, na medida errada é teimosia.

No século XIX, um filósofo de Milão chamado Carlo Catta-neo, tentava descobrir porque algumas regiões eram cheias de comerciantes que prosperavam e outras não. Ele descobriu que independentemente dos recur-sos que havia em cada região, um “algo mais”, na mente dos comerciantes, era responsável por este progresso. Algo que ele chamou de “inteligência da riqueza”. No século XX, o econo-mista britânico John Maynard Keynes concluiu que esse algo a mais não é exatamente uma inteligência e, sim, um impulso. Ele chamou essa vontade de criar negócios mesmo corren-do riscos de “espírito animal”. Uma sociedade não consegue criar ou controlar esse impulso,

apenas incentivá-lo, a fim de enriquecer ou escapar de uma crise.

Faz 150 anos que Cattaneo pensou na inteligência da rique-za, mas, só agora, começamos a ter pistas sobre o que ocorre na cabeça do empreendedor. Por que alguns de nós, diante das duas opções, preferem não ter um emprego? E, em vez dis-so, criar um negócio próprio, assumir mais riscos e apostar numa ideia?

Algumas sociedades pare-cem especialmente bem-dota-das nesse quesito. O Brasil está entre elas. Segundo o levanta-mento Global Entrepreneurship Monitor 2011 são empreende-dores por oportunidade, 10% dos brasileiros. O Brasil está

na 12ª posição entre 54 países. Hoje, os estudiosos do fenôme-no se dividem em duas frentes principais: a psicologia e a neu-rologia. A maioria admite haver causas variadas, biológicas e culturais, para que se forme um desses cérebros inquietos.

O psicólogo e consultor em formação Luiz Fernando Gar-cia identifica, na formação da personalidade empreendedora, efeitos muito fortes do meio e também o que parece ser um componente genético. “Temos genes associados a certas ha-bilidades mentais que parecem interferir especialmente na per-sonalidade do empreendedor”, afirma Garcia, autor do livro recém-lançado Empresários no divã e instrutor no programa

Empretec, do Sebrae, de desen-volvimento do comportamento empreendedor. Estudos diver-sos vêm amparando essa com-preensão.

Na verdade, alguns de nós lidam melhor com situações de dúvidas, inseguranças e toma-das de decisão. Este grupo de pessoas, com um maior grau de iniciativa, tendem a assumir riscos maiores e de forma mais controlada. O ato de empre-ender para este grupo é uma atividade natural. São pessoas que partem em busca de seus objetivos, pois acreditam que podem moldar as condições do meio a seu favor.

Fonte:www.movimentoempreenda.com.br

Como funciona a mente empreendedora?

As características do empre-endedor podem ser boas, quan-do utilizadas adequadamente, ou ruins, quando aplicadas em excesso. Quatro delas são mar-cantes por este aspecto de “faca de dois gumes”:

Questionar é bom pois quan-to mais o empreendedor per-gunta, mais conhecimento ele adquire para encontrar soluções aos seus problemas. Mas torna-se ruim, quando as perguntas são tantas a ponto de se perder o foco em meio a tantas respostas.

Enxergar longe é positivo quando esta qualidade permite encontrar novas oportunidades ou ameaças, difíceis de perce-ber para a maioria das pessoas comuns. Mas quando mal usada, esta característica gera ansieda-de sobre questões futuras que

ainda não afetam o desempenho da empresa.

Arriscar é bom quando o empreendedor se prepara para encarar os riscos e aproveita oportunidades que os outros empreendedores normalmente deixariam passar. Mas é perigo-so quando se deixa de avaliar melhor o perigo superestimando sua intuição e ignorando seus li-mites.

Experimentar é sempre bom. Vale a pena estar aberto a novas oportunidades, inovações, pro-dutos e modelos de trabalho que podem levar a novas oportunida-des de negócio. Contudo, é ter-rível quando se resolve desper-diçar energia testando tudo por conta própria, ao invés de confiar na experiência dos outros.

Page 7: O Lojista - fevereiro 2013

7O Lojista - CDL Barra Mansa

Toda a tecnologia presente no maior evento de varejo do mundo.Evento realizado em Nova Iorque trouxe, como palavra-chave,a integração e muitas novidades tecnológicas.

O que importou no Big Show do Varejo – NRF Convenção da ‘National Retail Federation’ – realizado em Nova Iorque entre os dias 13 e 18 de janeiro, foi “a convergência de canais”. A palavra-chave foi “integração”, ou seja, acessar os consumi-dores em todos os canais ao mesmo tempo – loja, website, smartphone, redes sociais etc.

Afinal, no mundo todo, a participação do online nas ven-das gerais do varejo já chegou a 6%.

A maior Feira de Tecnologia Mundial reuniu empresários de diversos cantos, inclusive bra-sileiros (é o evento internacio-nal mais visitado por varejistas brasileiros), e de diferentes se-tores, prontos para ouvir sobre tecnologia, inovação, empre-endedorismo e novidades que abrangem este setor. Com um grupo bastante representati-vo, da CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojis-tas - conquistou este ano a 2ª maior delegação de brasileiros no BIG SHOW com a presença de 300 convencionais. Ao todo, foram mais de 1.400 brasileiros na feira.

As apresentações do evento foram fortemente focadas em tecnologia de comércio móvel e redes sociais.

A primeira apresentação teve por título “Lucros e Cres-cimento Gerados pela Excelên-cia das Operações das Lojas”. Como acontece em todos os anos, a consultoria A T Karney apresentou os resultados de pesquisa elaborados com 1.400 varejistas, em diversos países. Os pontos mais marcantes fo-ram respostas às perguntas referentes à operação de lojas e aquelas referentes ao uso de Tecnologia.

No quesito operação de lo-jas, o fator que mais contribui para perdas de vendas são os “furos” de estoque. Outro pon-to importante refere-se à falta de tempo dos gerentes para que tenham contatos com seus clientes. Finalmente, em ter-mos de tecnologia, a pesquisa mostrou que as empresas va-rejistas fazem poucos esforços no sentido de utilizar sistemas simples que facilitem o acom-panhamento de compras dos clientes.

Na sequência, a Coca Cola apresentou o tema “A Coca-Cola Deixa Felizes os Consumi-dores e Varejistas”. Utilizando filmes de experiências feitas em vários locais do mundo, a apre-sentação mostrou que o obje-tivo da Coca Cola não é vender refrigerantes e sim transmitir

alegria e felicidade. Esta é a ra-zão pela qual, instintivamente, as pessoas quando têm sede pedem Coca Cola.

Outro destaque foi a pales-tra do ex-secretário geral das Nações Unidas, Kofi Annan. Com o tema “Construindo na-ções fortes: os três pilares de uma sociedade próspera”, o ex-secretário falou sobre o pa-pel que as empresas precisam desempenhar na promoção do crescimento e oportunidade em economias e em desenvol-vimento.

“Eu cheguei à conclusão de que as sociedades estáveis, dinâmica e democrática, têm que ser construídas sobre três pilares: Paz e estabilidade; de-senvolvimento, regras e leis; e o respeito pelos direitos huma-nos”, completou.

Segundo ele, as soluções vi-rão de ações tomadas em nível nacional e local, com o apoio e pressão da comunidade empre-sarial, tanto os grandes quanto os pequenos empresários. Kofi Annan disse ainda que para isso acontecer, primeiro os va-rejistas precisam se integrar, em menor escala. Isto, segundo ele, vai contribuir com a estabi-lidade econômica e social.

Já o presidente e CEO da EUA Walmart Operações, Bill

Simon, falou sobre “Um traba-lho a fazer: Papel de varejo em uma renovação americana”. A apresentação restringiu-se às atividades sociais que o Wal-mart promove nas comunida-des onde ele opera, com ênfase especial para o recrutamento e treinamento da população local.

“ Esses assuntos foram uma pequena amostra do tão gran-dioso que é este evento. Tantos assuntos, tantos fatos aconte-cendo em nosso meio varejista e tudo ao mesmo tempo. São momentos de aprendizado, re-flexões e aceitações. É de fato, muito válido estar lá”, afirmou Jair Francisco Gomes, empresá-rio de Barra Mansa e presiden-te da FCDL RJ.

“Um ótimo lugar para aprender sobre os avanços no varejo. Pudemos perceber que atualmente tanto as grandes como as pequenas lojas têm as mesmas oportunidades de crescimento. Além disso, po-dem usar as mesmas armas para conseguir resultados. Este é o lugar do momento para toda a forma de expansão, tan-to nos negócios quanto na vida pessoal”, concluiu Luis Antônio Nogueira Feris, empresário de Barra Mansa e membro do Con-selho Consultivo da CDL BM.

NRF 2012

Page 8: O Lojista - fevereiro 2013

8 O Lojista - CDL Barra Mansa

01/01 – Posse do Prefeito Jonas Marins e Vereadores

03/01 – Reunião com gerente da empresa IPOT

07/01 – Reunião com arquiteto Ernesto Guimarães

17/01 – Reunião reformulação do site da CDL

– Reunião de pauta da revista

– Reunião com diretores da Dale Carnegie

– Reunião da diretoria

24/01 – Reunião da diretoria

28/01 – Reunião com Consultoria RSB sobre Censo

29/01 – Reunião comissão das comemorações de 50 anos da CDL

31/01 – Reunião da diretoria 31/01 - Abertura do 3 ano do projeto “Fragmentos do Carnaval Barramansense de ontem e hoje” no Palácio Barão de Guapi.

Saiba onde a CDL está presente, fazendo sempre algo por você.

Agenda da Diretoria

Quer testar suas habili-dades na administração da empresa e ainda se divertir um pouco? Então você deve conhecer o novo jogo para Facebook do portal do Movi-mento Empreenda.

No estilo dos simulado-res de realidade de sucesso, como o jogo da Fazendinha, o empresário pode escolher entre administrar uma loja de roupas, de sucos ou um hotel.

Preparar produtos para venda, vitrines, promoções, atender os clientes e admi-nistrar as finanças são uma das tarefas que “divertem” o lojista.

Boa dica para crianças e adultos que se fascinam com o mundo dos negócios mes-mo nas redes sociais.

Para acessar, busque por Movimento Empreenda nos jogos do Facebook.

Aprenda e empreenda no jogo para Facebook!

Estatística

Novos Associados

Movimento do Comércio

Sejam Bem-Vindos!Com vocês nós somos mais fortes.

Paulista’s Grill RAMALHO DOS SANTOS RESTAURANTE LTDA ME. Vest e Decor MICHELLE DE SOUZA ANDRADE

Sonho da ModaMAGNA APARECIDA PINTO

ResiclarRENATO CEZARIO SILVA M E

FluxIAGO MIX ROUPAS E ACESSÓRIOS LTDA

Barra LatasR. R. VIEIRA AUTO PEÇAS ME

CromfCROMF REABILITAÇÃO ORAL LTDA

Barra Mansa Motoshow S.M. DA SILVA MOTOS EIRELI ME

B2D ImportsB2D IMPORTS COM. ATACADISTA DE RESINAS E ELASTOMEROS LTDA

MC Car Estética AutomotivaM.C CAR ESTETICA AUTOMOTIVA D. APOLINARIO DA SILVA – ME

Infinita BelezaCLEIDE APARECIDA DE PAULA SANTOS

Mel JANE BARBOSA PEREIRA

Keizen CARLOS GUSTAVO LOUZADA MEDEIROS

CEUS - Centro Educacional Universo da SaúdeINTRUMENTACAO CIRURGICA UNIVERSO DA SAUDE LTDA

Armazem BeerV DE F. DIAS DA SILVA ARMAZEM

Números de Janeiro

Page 9: O Lojista - fevereiro 2013

9O Lojista - CDL Barra Mansa

Você é advogado, empresário com mais de 20 funcionários ou produtor rural?Fique de olho, então, nas novas regras da Certificação Digital

A Certificação Digital passa a ser exigida a uma série de novas empresas e também profissionais liberais neste ano.

A partir do dia 1° de fevereiro de 2013, o Foro de São Paulo passou a exigir que todos os advogados tenham um Certificado Digital para realizar o Peticionamento Eletrônico e, até abril, todas as varas trabalhistas do Rio de Janeiro estarão trabalhando exclusivamente com Processo

Judicial Eletrônico. Outros tribunais também aderiram ao sistema. Entre eles o Supremo Tribunal Federal, o Superior Tribunal de Justiça e o Tribunal Superior do Trabalho.

Até 8 de março de 2013, as empresas com mais de 20 funcionários serão obrigadas a utilizar o Certificado Digital para a transmissão da RAIS - Relatório Anual de Informações Sociais.

Desde o dia 11 de janeiro deste ano, as empresas com

mais de 20 funcionários precisam do certificado digital também para a declaração do CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.

Em 30 de junho de 2013, encerra-se o prazo para que as empresas e estabelecimentos rurais com até 10 funcionários passem a utilizar a certificação digital para a Conectividade Social.

A Certificação Digital é um instrumento de segurança

nas transações eletrônicas e cada vez mais será exigido por instituições públicas e privadas.

Faça sua certificação na CDL de Barra Mansa! Além de conforto e estacionamento facilitado, você é atendido com hora marcada e todo o cuidado é feito para que você e sua empresa já saiam com seu certificado nas mãos.

Em Alta no Momento

A CDL de Barra Mansa completa 50 anos de sua fundação no próximo mês

e as comemorações devem se estender por todo o ano. Além das festividades que a oca-sião merece, uma ampla renovação em nosso quadro de produtos e serviços vai tornar a CDL ainda melhor para sua empresa.

50 anos da CDL BMTristeza, revolta e dor formaram

o cenário do dia 26/1/13 em Santa Maria, em todo o Brasil e no Mundo. Uma mistura de sentimentos e não entendi-mentos que regem este momento tão trau-mático, com tantas vidas jovens perdidas. A boate Kiss, palco da tragédia, fez mudar mui-tas medidas que deveriam ter sido tomadas desde sempre em todo o país.

Tristeza de Santa Maria

Em Baixa no Momento

Page 10: O Lojista - fevereiro 2013

10 O Lojista - CDL Barra Mansa

Quem nunca fez uma bobagem na Internet que atire a primeira pedra

O uso indevido da Internet das empresas é um problema recorrente dos novos tempos. Um e-mail indecoroso aqui, uma receita de culinária ali, tudo permeado a muitas cur-tidas no Facebook e a algumas visitas quentes nos sites indevi-dos. Mas qual a melhor maneira de evitar este tipo de problema sem afetar o trabalho na loja?

A maioria tem uma solu-ção muito simples: tudo fica bloqueado, exceto os sites com os quais a empresa traba-lha. Solução simples, mas não produtiva. A todo momento, os funcionários recebem um e-mail de fornecedor que en-caminham a um novo link, ou precisam buscar uma nova in-formação e tudo está travado até que algum supervisor digite a senha. Além disso, o simples fato de o lojista ser obrigado a bloquear a Internet demonstra que seus funcionários não res-peitam suas determinações, o que é péssimo para o trabalho na loja.

Transparência é a melhor

Bom senso e equilíbrio são a chave para um bom uso da Internet no ambiente de trabalho. Mas o que fazer quando as brincadeiras e atividades paralelas ultrapassam os limites?

Ué?!!!Você não tinha pedido uma sala maior ao seu

chefe?

Manezão...

alternativa sempre.

A melhor maneira de evitar problemas é deixar as NOR-MAS bem claras, em local visí-vel a todos.

Tais normas devem dizer o que pode ser feito e, princi-palmente, o que é proibido, pois para muitos intérpretes “o que não é proibido, é per-mitido”. As consequências do descumprimento da regra tam-bém devem estar descritas: Advertências, suspensões e até demissões por justa causa. Ao contrário de pequenos furtos e outros contratempos, este tipo de desvio é facilmente com-provado juridicamente. Além disso, a empresa não precisa comprovar que teve prejuízo, basta comprovar o descumpri-mento das regras.

Entre as regras de utiliza-ção, que variam muito de acor-do com a atividade da empresa e o perfil de seu administrador,

alguns cuidados são comuns a todas as empresas:

1. Profissional X Pesso-al - Não misture e-mails nem perfis de redes sociais pessoais com os da empresa. Oriente sua equipe a nunca usar o e-mail da empresa para assun-tos privados. Mesmo porque a empresa tem o direito de abrir esta caixa postal quando qui-ser, sem configurar violação de correspondência;

2. Histórico de Atividades - Verifique sempre o histórico de atividades do navegador de Internet. Lá estarão registrados horários e visitas a sites devi-dos e indevidos. Se perceber que algum conteúdo foi apa-gado, fique alerta! É um indício de atividade ilícita;

3. Endereço de IP – deixe claro que a empresa possui um código chamado Endereço de IP junto ao servidor de in-ternet. Nele ficam registradas todas as atividades da empresa

na Internet, mesmo que sejam apagadas do computador. Isso evita inconvenientes com sites pornográficos, por exemplo;

4. Redes desprotegidas – Redes sem fio podem ser fa-cilmente invadidas por outros computadores caso não sejam muito bem protegidas. Tenha cuidado pois, neste caso, seus funcionários podem ser res-ponsabilizados por ações co-metidas por terceiros mal in-tencionados;

5. Contas pessoais - Estimu-le seus funcionários a utilizar contas de e-mail pessoais, com endereços diferentes dos utili-zados na empresa. Isso exime a loja de ocasionais problemas gerados pelo mau uso da Inter-net fora do horário de traba-lho.

6. Músicas e vídeos – Algu-mas pessoas gostam de ouvir rádio pela Internet durante o trabalho. Tecnicamente esta é uma atividade prejudicial. Ar-quivos de som e vídeo ocupam muito espaço para sua trans-missão na rede, tornando mais lento o desempenho dos com-putadores de seus colegas de trabalho.

7. Assinatura de todos – todos que utilizam os compu-tadores devem assinar o regu-lamento interno da empresa. Além do efeito moral que esta atitude traz, é útil no caso de algum questionamento judicial posterior.

É...Mas ao invés de enviar um e-mail

pedindo, eu resolvi fazer um manifesto no

Facebook.

Page 11: O Lojista - fevereiro 2013

11O Lojista - CDL Barra Mansa

Estudo revela como consumidores adimplentes e inadimplentes se planejam na hora de pagar as contas. Para a CDL de Barra Mansa, a estabilidade no mercado de trabalho pode influenciar e resultar em estabilidade de renda e maior segurança financeira.

Consumidores adimplentes priorizam o pagamento de suas contas pela data de venci-mento da fatura, enquanto os inadimplentes optam por pagar primeiro as contas de maior ne-cessidade como água, luz e tele-fone. Esta é uma das principais conclusões de um desmembra-mento da pesquisa encomen-dada pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela Confederação Nacional de Di-rigentes Lojistas (CNDL) para traçar o perfil de consumidores com e sem dívidas no país.O estudo revela que os entrevis-tados que estavam com o nome sujo responderam em 70% dos casos que as contas atrasadas não são as de pagamentos peri-ódicos, imprescindíveis ao fun-cionamento da casa. Analisando a pesquisa, a CDL de Barra Mansa, também acredita que o fato de os consumidores adimplentes priorizarem o pa-gamento de boletos de acor-do com a data de vencimento, indica que eles possuem uma maior organização e planeja-mento financeiro para evitar atrasos.“O perfil do cliente adimplente sinaliza que a estabilidade no mercado de trabalho resulta em estabilidade de renda e, conse-quentemente, leva à uma maior segurança financeira”, confirma Juliana Lanes Rolim, presidente da CDL Barra Mansa.Embora 20% dos consumidores inadimplentes citem o desem-prego como uma das principais causas do atraso nas contas, é o impulso e a falta de controle financeiro que impossibilitam o pagamento das contas.

Renegociação de contas entre comerciante e cliente:Embora haja expectativa de que uma parcela relevante dos consumidores inadimplentes

assuma mais compromissos de longo prazo, 62% dos inadimplentes pretendem quitar suas dí-vidas e, para isso, revelam na maior parte dos casos (40%) que a principal maneira será cortar despesas relacionadas ao lazer e gastos considerados supérfluos.

Oito em cada dez entrevistados com contas atrasadas e que demonstram disposição para pagarem suas dívidas preferem renegociar diretamente com o credor. “Esta é a melhor manei-ra, pois a iniciativa de negociar proporciona esperanças ao empresário de, pelo menos, receber uma parte da dívida atrasada. Ao mesmo tempo em que cria facilidades para o consumidor que, dependendo da disposição, pode firmar prestações adequadas ao próprio bolso”, afirma Juliana Rolim.

A pesquisa amostral da SPC Brasil entrevistou 668 consumidores adimplentes e 609 inadim-plentes em todas as capitais do Brasil.

Pela pesquisa, o quadro de ADIMPLENTES é formado por:consumidores de 25 a 34 anos – 16%consumidores de 35 a 49% anos – 27%consumidores de 50 a 64 anos – 28%Do total 63% são representados por mulheres e 37% por homens

Pela pesquisa, o quadro de INADIMPLENTES é formado por:consumidores de 25 a 34 anos – 34%consumidores de 35 a 49% anos – 36%consumidores de 50 a 64 anos – 12%Do total 52% são representados por mulhe-res e 48% por homens

PERFIL DOS CONSUMIDORES

41% dos brasileiros já teve o nome “sujo”Ainda de acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 41% dos consumidores

brasileiros já foram ou estão impossibilitados de fazerem compras a prazo por estarem com o nome “sujo”. Apesar deste cenário incluir pessoas das classes A e B, o estudo mostra que são os brasileiros das classes C e D os que mais sofrem com a situação da inadimplência. Os motivos principais são a falta de planejamento financeiro e a dificuldade de avaliar o quanto efetiva-mente pagam quando fazem compras parceladas.

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o SPC Brasil têm alertado tanto varejistas como consumidores do uso correto do crédito, já que ele é um poderoso instrumento para auxiliar o desenvolvimento do país e trazer mais bem-estar para as famílias. “Tomar crédito sem capacidade para avaliar as consequências desse ato pode levar um país a crises como a que ocorreu em 2008, nos Estados Unidos”, avalia o economista do SPC Brasil, Nelson Barrizzelli

Fonte: CNDL

Page 12: O Lojista - fevereiro 2013

12 O Lojista - CDL Barra Mansa

O Varejo e o Simples Nacional sob a visão do Movimento Lojista através da palavra de, Roque Pellizzaro Jr, presidente da CNDL, a principal representante do comércio no país.

Recentemente, a CNDL - Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas - realizou uma pesquisa, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, na qual buscava identificar o perfil da atividade varejista em nosso país. Um de seus principais focos foi conhecer o percentual de micro e pequenas empresas que com-põem este segmento.

O resultado, pelas mais diversas óticas possíveis (enquadra-mento no Simples Nacional, número de funcionários ou ainda nú-mero de filiais), apontou que mais de 80% deste segmento é com-posto por MPEs. Associado a esta constatação, vemos no setor

varejista o responsável pelo maior número de empregos diretos no Brasil e o maior fixador de renda nas comunidades onde está situado. Esses motivos, dentre outros, devem levar nossos gover-nantes a trabalhar pela manutenção e ampliação deste modelo, ou seja, varejo operado por MPEs.

Uma forma de tributação justa e simples, capaz de manter a competitividade das MPEs no varejo nacional, é condição bási-ca de sustentabilidade do modelo hoje existente e que, há cinco anos, vem acontecendo através do Simples Nacional.

Estados estão rasgando os

benefícios da Lei Geral

Quando criado, o Simples Nacional veio como a salvação de centenas de milhares de MPEs varejistas e ainda como um alento ao crescente proces-so de concentração neste setor, aos moldes do que ocorrera em outros países com carac-terísticas similares às nossas; tudo gerado pelo aumento de competitividade por parte dos pequenos, com consequente crescimento no número de em-presas, no número de empre-gos gerados e na arrecadação de impostos.

Contudo, decorridos cinco anos da histórica data da san-ção da Lei Geral que instituiu o Simples Nacional, a realidade

tributária oriunda dos Estados, responsáveis pelo tributo de maior impacto no setor vare-jista, o ICMS, mudou muito, ao ponto de rasgar praticamente todos os benefícios gerados por esta legislação que dava vida ao setor.

A substituição tributária, forma de recolhimento anteci-pado e na origem do ICMS, que já existia para alguns segmen-tos, está sendo levada de forma indiscriminada para tantos ou-tros, como o do comércio vare-jista. Isso atinge pesadamente empresas que eram viáveis sob o regime tributário do Simples Nacional, e não lhes dá outra alternativa senão a de fechar suas portas.

Respondendo aos apelos de entidades de classe como as Câmaras de Dirigentes Lojistas, alguns Estados adotaram medi-das pontuais e paliativas, como

é o caso de Santa Catariana, que aplica uma fórmula de redução do MVA de 70% para empresas optantes pelo Simples Nacional. No entanto, medidas pontuais não são suficientes.

Empresas varejistas podem estar

condenadas à morte

É preciso que o Congresso Nacional e o Poder Executivo se posicionem, fazendo com que, através de alterações na Lei Geral da Micro e Pequena Em-presa, se retome a competiti-vidade dos pequenos negócios e, com isso, possamos manter e até ampliar os atuais níveis de emprego e renda gerados pelo comércio varejista brasileiro. É preciso reconhecer que o co-mércio varejista é responsável pela manutenção da demanda

interna, esta que vem sendo a locomotiva a puxar o cresci-mento do Brasil.

A cada dia que demoramos em promover estas adequa-ções à Lei Geral, a cada dia em que os efeitos positivos e bené-ficos gerados há cinco anos são reduzidos, centenas de micro e pequenas empresas varejistas são condenadas a morte pela incapacidade de competir com o grande negócio, aumentando a concentração do mercado.

É isto que queremos para o Brasil? Não é o que o Movimen-to Lojista quer e tenho a certeza de que também não é o desejo de entidades como o Sebrae ou dos parlamentares que com-põem a Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa.

Fonte CNDL: Roque Pellizzaro Junior - Presidente da CNDL

Page 13: O Lojista - fevereiro 2013

13O Lojista - CDL Barra Mansa

Porque usar o SPC Brasil?Acompanhe nesta matéria as vantagens deste Banco de Dados - que somente as CDLs de todo o país possuem - sobre os demais existentes no mercado.

Como fazer uma Consulta de SPC MASTER JURÍDICO?

Em uma só consulta você tem a possibi-lidade de obter uma série de informações de seu cliente!

SPC MASTER JURÍDICO é Solução! Traz informações de registros de inadim-plência de empresas (Pessoa Jurídica), com as mesmas características de uma consulta de SPC completa, apenas acrescentando in-formações de Protestos e Ações.

Então, em uma só consulta você tem a possibilidade de obter uma série de infor-mações de seu cliente, pelo preço de uma única consulta. Isto somente o SPC Brasil oferece!

SPC MASTER JURÍDICO:R$ 9,95 (Consulta pela Internet)

Dados para a Consulta:

Com a simples digitação do CNPJ você terá as seguintes respostas:

Confirmação dos dados do cliente• Registros na base de SPC e Serasa• Dados da Agência Bancária• Registros de Cheque Lojista• CCF (Cadastro de cheque sem fundo)• Divergência: CPF x Conta Corrente• Divergência: CPF x Contra-ordem• Contra-ordem• Contumácia Alínea 21 • Protestos• Ações•

O endereço completo do cliente tam-

bém fica disponível nesta consulta através da digitação do CEP, caso o cadastro deste cliente esteja totalmente atualizado em nosso Banco de Dados.

Veja abaixo de forma bem detalhada os dados que precisam ser inseridos e suas respectivas respostas.

Atenção! O CPF, o CEP e o TELEFONE de-verão ser digitados no início da Consulta.

Esta é uma imagem ilustrativa do sistema e os

dados contidos são fictícios

Page 14: O Lojista - fevereiro 2013

14 O Lojista - CDL Barra Mansa

Trabalhando por você

Quem trabalha conosco em busca do melhor para você e sua empresa.

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente Juliana Lanes Rolim

Vice-Presidentes Alício José V. de Camargo Xisto Vieira Neto

Diretores:

Tesoureiros José Romário M. Rocha Maria Tereza Mohalem

Secretários Francisco Ramundo Flora Suarez P. Menezes

Patrimônio Bruno Marini Mª Graças F. Marcelino

Produtos e Serviços Eneias Moreira de Souza José Márcio da Silva

Informática e Telecom. Agnaldo S. Raymundo

Comercial Ricardo F. de Castro

Divulgação e Políticas Públicas Vivaldo Moreira Ramos

Eventos Maria Zélia dos Santos

Propaganda e Promoções Thaís Mattos O. Coelho

Departamento Jurídico Almir Esteves Corrêa

Conselho Fiscal Rilmo Vieira de Souza Jair Francisco Gomes Márcio D. da Silva

Suplentes do Conselho Magno Andrade Paulo Roberto de Castro Heraldo Vianna Nogueira

Conselho Consultivo Alberto Aldet Antônio Feris Filho Almir Esteves Corrêa Rilmo Vieira de Souza Samir Jorge Arbex Magno Andrade Jair Francisco Gomes Luis Antônio N. Feris

DIRETORIA CDL JOVEM

Presidente Carolina P. S. Ferreira

Coord. Financeiro Rafael Roxo de Souza

Coord. Jurídica Hellen Cristina O.Lima Rafaela Maia Leite

Coord. de Responsabili-dade Social André Oliveira da Silva Christiane M. Corrêa

Coord. de Capacitação Renato T. Figueiredo Leander Golfetto Lopes

Coord. de Comunicação Renata Machado de Abreu Rodolfo Pombo Menezes

Coord. de Sustentabilidade Wallace Rennan Gomes Priscilla Oliveira Lima

Coord. de Mobilização Marina Rezende de Castro Jocarla Maia Leite

Opções de Consultas

Rápido, completo,seguro e feito para você

SPCPessoa FísicaInformações de registro de inadimplência e/ou consulta + Pefin parcial + alerta etc.

SPCheque Analítica Pessoa Física e JurídicaOcorrências CCF + registros de cheques, se está susta-do, contra ordem + alerta etc.

SPC Mix Pessoa FísicaInformações de SPC + SP-Cheque Analítica.

SPC Mix + Pessoa FísicaInformações de SPC + SP-Cheque Analítica. + Protesto em nível nacional.

SPC Top Física + Pessoa FísicaInformações de SPC Mix + Protestos +Ações + partici-pação societária etc.

Confirme PFPessoa FísicaConfirmação de dados cadas-trais + alerta.

SPC FonePessoa Física e JurídicaConfirmação de endereço através de número de tele-fone.SPC Master Jurídico *Pessoa JurídicaInformações de SPC Mix + Pefin + alerta + CCF + Ações + participação societária.

SPC Top Jurídico *Pessoa JurídicaInformações de SPC Master Jurídico + pesquisa do sócio na consulta sem custo adi-cional.Confirme PJPessoa JurídicaConfirmação de dados cadas-trais + alerta.

*Obs: Sugerimos que as opções de SPC Master Jurídica e SPC Top Jurídica sejam feitas na internet ou URA devido ao grande conteúdo nas respostas. Na URA você poderá optar pela resposta através de fax.

SPC BuscaPessoa FísicaInforma CPF e/ ou CNPJ atra-vés do nome ou razão social.

Registro no SPC = Segurança para vocêTão importante quanto consultar é fazer manter o registro de inadimplentes atualizado.

A consulta de SPC é uma prática tão comum que já faz parte das rotinas da loja. Não só para o cadastro de novos clientes como também para a renovação desse cadastro em períodos regulares. O registro dos clientes inadimplentes pede também o mesmo cui-dado.

Imagine se um cliente faz uma compra a prazo na sua empresa e, na consulta de SPC aparece: ‘Nada Consta’. Você acha ótimo, aprova o crédito com condições espe-ciais e leva um calote logo nas primeiras prestações. Depois descobre que o mesmo cliente havia feito compras em outras

lojas e também não pagou, mas nenhuma delas registrou o cliente no SPC, seja por qual motivo fosse. Nada mais frus-trante não? Felizmente isso não é comum, graças à parti-cipação efetiva de cada lojista no abastecimento deste ban-co de dados.

O SPC é a maior base de dados de proteção ao crédito da América Latina e a única que é feita por lojistas e para lojistas. Seja em uma peque-na loja do bairro ou em uma grande loja de departamento do shopping, o cliente sabe que, se deixar de pagar al-guma parcela, ele terá pro-blemas com a aprovação do

crédito, em todo o país. É a fidelidade dos usuários a este serviço que o torna tão efi-ciente.

Faça parte desta rede! Contribua para que ela se tor-

ne cada vez mais forte man-tendo atualizado também o seu cadastro de registros de SPC!

Juntos nós somos mais fortes!

Page 15: O Lojista - fevereiro 2013

15O Lojista - CDL Barra Mansa

O Associado CDL tem sempre mais!Fique por dentro de nossas vantagens para sua empresa.

Se você preferir, baixe a versão digital de nossa revista

diretamente pelo site, em arquivo de formato PDF.

www.cdlbm.com.br

Locação exclusiva da sala de treinamentos.

Desconto especial na locação do salão de festas .

Campanhas promocionais gratuitas para sua empresa.

Um dos mais modernos e eficientes sistemas de proteção ao crédito do país. Você tem uma série

de vantagens e benefícios simplesmente por ser um Associado CDL.

Quadro de Convênios

SAVDescon-

tos especiais para associa-

dos CDL.

UNIMEDDescon-

tos especiais nas mensali-

dades ao associado e a seus colaboradores.

UNIODONTO

Descon-tos especiais nas mensali-

dades ao associado e a seus colaboradores.

PORTO SEGUROCondi-

ções especiais para asso-

ciados da CDL e seus funcionários.

SESCConvênio

para associa-dos, comércio

varejista, prestação de serviço e EI.

SESI30% - SESI

Clube; 10% - Escola SESI

e Consultas Médicas e Odontológicas.

UBM

ON YOU CURSOS

Descon-tos especiais nas mensali-

dades ao associado e a seus colaboradores.

Desconto de 60% nas

mensalidades.

CIEEProgr. de

Estágio, acom-panhamento

in loco e descontos especiais.

CNA40%

desconto para associados e

seus colaboradores.

PET CURSOS40% de

desconto para associados e

seus colaboradores.

MICROLINSProgra-

ma inteligen-te de seleção

de pessoal gratuitamen-te. E 40% de desconto em

cursos.

SEBRAEPalestras gratuitas.

SENACDesconto de 20% -

Programas de Qualificação Profissional.

SEMARTDescon-

tos especiais ao associado.

UNIFOADesconto

entre 10% e 15% nos

cursos de graduação.

SICOOBPacote

Exclusivo de Benefícios ao

Associado.

Para conhecer mais sobre os convênios da CDL, acesse o site www.cdlbm.com.br

Page 16: O Lojista - fevereiro 2013

16 O Lojista - CDL Barra Mansa

EspaçoSICOMÉRCIO Balanço de governo.

Em entrevista à Revista O Lojista, da CDL Barra Mansa, o prefeito Jonas Marins, que está a frente da prefeitura há mais de 1 mês, fez um balanço dos seus primeiros dias como novo administrador da cidade.

Antes de citar as principais ações e destacar os projetos de destaque para o setor de desenvolvimento econômico, Jonas disse estar muito feliz por assumir esse projeto que ele tanto sonhou para a vida dele: “Por esta razão estou me es-forçando muito para mostrar o que propus”.

Estar na prefeitura, segun-do ele, tem sido uma surpresa a cada dia, pois toda a equipe téc-nica tem encontrado diferentes problemas, já que, segundo o prefeito, o momento de tran-sição de governo foi difícil.

“Mas o momento agora exige equilíbrio para fazer com que as coisas na cidade sejam

normalizadas. E assim estamos nos priorizando na quitação de dívidas, através de contato com fornecedores, principalmente aos problemas ligados à saúde pública”, explicou o prefeito.

O prefeito também solicitou a cada secretário que fizesse um levantamento dos problemas encontrados em suas secreta- rias com o objetivo de colocar as dificuldades e buscar soluções:

“Estamos em fase de ar-rumação da casa em meio aos trabalhos e projetos que não podem parar”.

Especificamente para o setor empresarial e econômico, o prefeito Jonas Marins desta-cou alguns projetos e atividades que estão sendo analisados e já em andamento, tais como:

A realização da Flumisul e da Feconstrusul em 2013; Re-torno das obras das calçadas; Análise sobre o atual sistema de Parquímetro (esta avaliação,

segundo o prefeito, será feita em conjunto com os comer-ciantes); Início do projeto de instalação de banheiros públi-cos na cidade; Obras nos asfal-tos.

O prefeito destacou a im-portância de atuar junto às entidades representativas do comércio para estes e outros projetos e ressaltou a força do comércio varejista na cidade: “O comércio de Barra Mansa é de fato muito forte e representa a força de nossa cidade. É pre-ciso estar próximo para buscar os melhores relacionamentos e conquistas ”.

“O desafio agora, para estas e outras importantes ações são implementar todas as nossas propostas de governo. Estamos muito confiantes e dispostos”, finalizou o prefeito Jonas Marins nesta primeira entrevista de 2013 à CDL de Barra Mansa.

Completando 1 mês no governo, Jonas Marins cita as principais ações.

Sicomércio alerta em-presários sobre cobrança indevida de contribuições

O Sicomércio de Barra Mansa alerta os empresários que contri-buições exigidas por associações comerciais, inclusive da cidade de São Paulo, Senacom (Serviço Nacional do Comércio) e outras entidades semelhantes, são fa-cultativas e inexigíveis. Exceto se a empresa se associou às referi-das entidades. “Se a empresa não é associada, não está obrigada a pagar qualquer valor para asso-ciações e prestadoras de serviços como o Senacom”, enfatizou o advogado do Sicomércio, Aloi-zio Perez. Segundo o advogado, há alguns anos essa prática vem acontecendo e a maioria dos co-merciantes já tem conhecimento disso. No entanto, é importante fazer esse alerta, para que ne-nhum empresário seja lesado. “A contribuição associativa só pode ser cobrada das empresas asso-ciadas da entidade cobradora. Logo, quem não é associado, por exemplo, a Associação Comercial de São Paulo, não está obrigado a pagar a contribuição”, destacou.

Aloizio informou que, ainda que sobre o título de contribui-ção sindical, a cobrança também é ilegal, pois a empresa só está obrigada a pagar contribuição sindical para o sindicato que re-presenta as empresas na base territorial. No caso de Barra Mansa, Quatis e Rio Claro, os em-presários do varejo somente são obrigados a pagar contribuição sindical, por imposição da CLT, ao Sindicato do Comércio Varejista de Barra Mansa, Quatis e Rio Cla-ro, o Sicomércio. “Qualquer outra contribuição sindical cobrada por sindicato, associação ou empresa de telelista é indevida”, frisou.

Por Chrystine Mello

CDL Barra Mansa realiza Assembleia Geral Ordinária 2013.

No dia 7 de fevereiro, a CDL de Barra Mansa, realizou a Assembleia Geral Ordinária do ano de 2013 junto aos diretores, conselho consultivo e sócios efetivos que foram convocados.

Na ocasião, foi feita a aprovação de contas, balanços e relatórios do ano de 2012 e aprovação da previsão orçamentária para o ano de 2013. Em aprovação geral, os orçamentos deverão ser acompanhados ao longo do ano para que a previsão de custos e de investimentos seja mantida diante do que foi aprovado.

São inúmeras as ações e controles financeiros e administrativos que envolvem essa questão e que precisam ser analisadas com muito critério para que, ao fim de mais um ano, o fechamento tenha êxito!

Esta é uma das formalidades que a CDL de Barra Mansa realiza ao longo dos anos, demostrando transparência, prestação de contas e cre-dibilidade aos associados e parceiros que acreditam na seriedade da ad-ministração desta instituição.

“O comércio de Barra Mansa é de fato muito forte e representa a força de nossa cidade.”

foto

Yur

i Mel

o

Page 17: O Lojista - fevereiro 2013

17O Lojista - CDL Barra Mansa

EspaçoACIAP

ACIAP BM promove evento para repercutir úl-timas tendências do varejo mundial.

Quem não compareceu à edi-ção deste ano da Retail’s Big Show – NRF 2013, realizada em janeiro, em Nova Iorque (EUA), terá a oportuni-dade de acompanhar debates com executivos que participaram ativa-mente do evento, além de estreitar relacionamento com empresários do ramo. A ACIAP Barra Mansa pro-moverá no dia 20 de fevereiro, a partir das 19h, em seu auditório, o “Encontro Pós NRF 2012”. Durante o evento será levado ao público um resumo o que foi abordado duran-te o maior congresso varejista do mundo.

“Este encontro servirá como uma orientação adicional ao plane-jamento de estratégias que podem ser usadas para aquecer o mercado varejista. Palestrantes renomados, que participaram ativamente da feira, vão trazer suas percepções sobre os principais temas debatidos em Nova Iorque, destacando tec-nologia, ambiente de loja e talento de pessoas”, afirma Carla Caravieri, presidente da ACIAP BM.

Segundo Carla, os palestrantes prepararam um resumo do que de mais interessante aconteceu no maior evento de varejo do mundo e vão comparar com a realidade bra-sileira, apontando as principais ten-dências e inovações. “Os temas que serão trazidos a Barra Mansa foram os mais debatidos durante a feira e, com certeza, irão trazer benefícios para os nossos comerciantes”, res-salta Carla.

As vagas para o evento são li-mitadas e as inscrições podem ser feitas antecipadamente pelos tele-fones (24) 3323-7127 e 3323-5782. Por Flávia Resende

Em busca de novos investimentos para Barra Mansa

O secretário de Desenvol-vimento Econômico de Barra Mansa, Antônio César e Silva, o Tuca, realizou, no mês de janei-ro, uma série de reuniões com representantes de entidades e empresas da cidade com o objetivo de estreitar o relacio-namento e criar parcerias para futuros projetos.

No dia 17 de janeiro de 2013, ele esteve presente na primeira reunião de diretoria da CDL de Barra Mansa.

Nesses encontros, o Secre-tário informou que muitos dos assuntos dizem respeito à busca de parcerias para capacitação e qualificação de mão de obra, visando, assim, novas empresas que serão instaladas na cidade, estudos sobre as demandas para locais de negócios, atua-lização e conhecimento do que é feito pelas entidades e como o governo pode caminhar junto, neste momento, e, ainda, fer-

ramentas que visam novas es-tratégias para este desenvolvi-mento econômico que engloba muitos e diferentes setores.

“São vários os componen-tes que fazem um desenvolvi-mento acontecer e é preciso conhecer cada oportunidade e fazer estudos para ter alterna-tivas a fim de viabilizar ações reais e promissoras. Quem não controla, não gerencia. Estamos levantando dados que facili-tarão outras secretarias de go- verno, empresários e socie-dade. Está sendo muito impor-tante”, finalizou Tuca.

O Secretário concluiu a apresentação, divulgando a realização do 1º Seminário de Desenvolvimento do Município que irá apresentar potenciali-dades da região, firmar parce-rias e gerar integrações.

“Essa integração é muito válida e necessária, porque há uma troca de experiências

e uma conversa que só tem o objetivo de gerar o que há de melhor para todos que aqui moramos, trabalhamos e bus-camos, por meio das entidades e do governo e das conquistas plenas”, conclui Juliana Rolim, presidente da CDL BM.

Encontros realizados – A equipe da Secretaria mMonômi-co também realizou reuniões no Sest/Senat , Metalsul (Sindicato das Indústrias Metalmecânicas do Médio Paraíba), Firjan (Fe-deração das Indústrias do Rio de Janeiro), Sine-BM (Sistema Nacional de Emprego), CDL-BM (Câmara de Dirigentes Lojistas), Aciap-BM (Associação Comer-cial, Industrial e Agropastoril) e Codin (Companhia de Desen-volvimento Industrial do Rio de Janeiro).

Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico realizou uma série de encontros com entidades empresariais, entre elas, a CDL de Barra Mansa.

Page 18: O Lojista - fevereiro 2013

18 O Lojista - CDL Barra Mansa

Curso de atendimento ao cliente, Empretec e palestra do PAS – Programa Alimentos Segu-ros estão entre as primeiras ativi-dades de captação desenvolvidas pelo Sebrae em conjunto com a CDL, neste ano. O objetivo é oferecer ao empresariado local, oportunidades de crescimento e capacitação em diferentes seto-res da empresa.

O primeiro deles é o curso de atendimento ao cliente que acon-tece na CDL, nos dias 16 e 23 de março, das 9h às 17h30. O curso é aberto a todo o público, volta-do especificamente para profis-sionais que lidam diretamente

com os clientes das empresas. Padrões e regras de comporta-mento, satisfação das necessida-des do cliente, bem como téc-nicas de fidelização do público estão entre os temas abordados. As inscrições serão abertas em breve, mas os empresários inte-ressados já podem fazer suas re-servas, na CDL, pelo telefone (24) 3325-8150. A taxa de inscrição é de R$ 120,00 por integrante e o associado CDL conta com preço especial de R$100,00.

No dia 4 de abril terá uma palestra do Programa Alimentos Seguros. O programa dá suporte a todas as empresas que traba-

lham com a produção e venda de alimentos, para evitar con-taminação, entre outros riscos à empresa, aos colaboradores e clientes. A palestra acontece no dia 18 de abril com horário ain-da a ser confirmado. É aberta a todo o público e direcionada es-pecificamente para lanchonetes, bares, restaurantes, padarias e supermercados que produzam algum tipo de alimento em suas dependências.

Por fim, haverá também o Empretec, já confirmado em Barra Mansa novamente na CDL. O programa elaborado pela ONU – Organização das Nações Uni-das é aplicado com exclusividade no Brasil pelo Sebrae. Em seis (6) dias de curso, o empreendedor

passa por diversas experiências vivenciais em que ele analisa, elabora e desenvolve as chama-das CCEs – Características do Comportamento Empreendedor. O Empretec é um dos programas mais bem sucedidos do Sebrae no país e recomendado como instrumento de autoanálise e de-senvolvimento profissional para o empreendedor. Neste ano, o programa acontece entre os dias 15 e 20 de julho, na CDL, durante todo o dia.

Outras atividades estão sendo elaboradas pelo Procape para completar o calendário do primeiro semestre de 2013 com boas novidades: em breve as ins-crições nos cursos da CDL pode-rão ser feitas pela Internet.

Este e outros programas do Sebrae irão fazer parte do Procape em 2013.

Curso de atendimento ao cliente na CDL, em março

Page 19: O Lojista - fevereiro 2013

19O Lojista - CDL Barra Mansa

Click CDLTodo destaque merece um click

Foto Oficial da Comitiva da CNDL na NRF 2013: destaque para o segundo maior grupo de brasileiros, em delegação, na feira em Nova Iorque.

Comitiva do Sebrae em Nova Iorque, na NRF 2013: represen-tantes de Barra Mansa, Volta Redonda, Resende, Angra dos Reis, Itaperuna, e Nova Iguaçu.

O presidente da FCDL RJ , Jair Gomes, também presente em um dos Seminários do Varejo na NRF.

Um dos ângulos da maior feira mundial do varejo em Nova Iorque: NRF.

Sucesso de participação: Curso Marte-linho de Ouro realizado pela empresa Data Corporation, na CDL Barrra Mansa.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio César e Silva, o Tuca, ladeado pelos representantes da Fecomércio, CDL BM e Sicomércio BM.

O presidente da CNDL, Roque Pellizza-ro Jr, participando da maior feira do varejo em Nova Iorque. Notícias em tempo real.

CDL Jovem de Barra Mansa em registro da primeira reunião de 2013: elaboração do Planejamento Estratégico.

Page 20: O Lojista - fevereiro 2013