o lojista (anoxiii - nº164 - maio/2010)

12
Maio / 2010 www.cdlbm.com.br Ano XIII - Nº164 pág. 12 págs. 06 e 07 A CDL Jovem, por meio do PROCAPE, oferece ao associado seu primeiro curso de planejamento orçamentário voltado especificamente à realidade de trabalho do pequeno lojista. CDL Jovem / PROCAPE: Curso gratuito pág. 02 pág 03 pág. 05 Nossa primeira vitória: a unificação das leitoras de cartão de crédito. O comércio de Barra Mansa sem o pátio de manobras. Conheça a legislação para o comércio proteger o meio ambiente. Este ano, o Dia dos Namorados acon- tece durante a Copa do Mundo de Futebol. Datas que, juntas, ganham uma força maior ainda. É preciso aproveitar para alavancar as vendas deste período. Nova campanha da CDL traz paixão em dose dupla Moda será destaque na Flumisul 2010 A novidade da Flumisul, neste ano, será a 1ª Semana da Moda que acontecerá paralela- mente aos negócios da Feira sob coordenação da CDL. Lojista, veja como sua empresa pode participar. pág. 04

Upload: comunicacao-e-design-communix

Post on 29-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Publicação mensal da CDL de Barra Mansa.

TRANSCRIPT

Page 1: O Lojista (AnoXIII - Nº164 - maio/2010)

Maio / 2010 www.cdlbm.com.br Ano XIII - Nº164

pág. 12

págs. 06 e 07

A CDL Jovem, por meio do PROCAPE, oferece ao associado seu primeiro curso de planejamento orçamentário voltado especificamente à realidade de trabalho do pequeno lojista.

CDL Jovem / PROCAPE: Curso gratuito

pág.

02

pág

03pá

g. 0

5

Nossa primeira vitória: a unificação das leitoras de cartão de crédito.

O comércio de Barra Mansa sem o pátio de manobras.

Conheça a legislação para o comércio proteger o meio ambiente.

Este ano, o Dia dos Namorados acon-tece durante a Copa do Mundo de Futebol. Datas que, juntas, ganham uma força maior ainda. É preciso aproveitar para alavancar as vendas deste período.

Nova campanhada CDL traz paixãoem dose dupla

Moda será destaque na Flumisul 2010

A novidade da Flumisul, neste ano, será a 1ª Semana da Moda que acontecerá paralela-mente aos negócios da Feira sob coordenação da CDL. Lojista, veja como sua empresa pode participar.

pág. 04

Page 2: O Lojista (AnoXIII - Nº164 - maio/2010)

2 Informativo do Comércio de Barra Mansa2

Palavra daPresidente

Juliana Rolim

Ex

pe

di

en

te

DIRETORIA EXECUTIVA

PresidenteJuliana Lanes Rolim

Vice-PresidentesReginaldo dos S.Ferreira

Xisto Vieira Neto

SecretáriosFrancisco Ramundo

Maria das Graças F. Marcelino

TesoureirosAlício José V. de Camargo

José Romário M. Rocha

PatrimônioPaulo Roberto de Castro

Gleidson Kelman B. Gomes

Produtos e ServiçosJosé Márcio da Silva

Paulo Antônio Aiex

Eventos

Maria Zélia dos Santos

Maria Tereza Mohalem

Propaganda e PromoçõesThaís de M.O. Coelho

Márcio D. da Silva

Diretor JurídicoAlmir Esteves Corrêa

Conselho FiscalAntônio Feris Filho

Ronaldo Maia S. Ferreira

Magno Andrade

Suplentes do ConselhoManoel Teodoro dos Santos

Alberto Aldet

Bruno Marini

Conselho ConsultivoWalter Silva Ferrão

Alberto Aldet

Antônio Feris Filho

Almir Esteves Corrêa

Rilmo Vieira de Souza

Samir Jorge Arbex

Magno Andrade

Jair Francisco Gomes

Luis Antônio Nogueira Feris

DIRETORIA CDL JOVEM

PresidenteMárcio Melo Viveiros

Vice-presidenteRenata Machado de Abreu

Carolina Paula S. Ferreira

TesoureiroWallace Rennan Gomes

SecretáriaChristiane Mohalem Corrêa

Planejamento e ExpansãoAgnaldo Sebastião Raymundo

EventosRenato Teixeira Figueiredo

Leandra Toledo

Propaganda e PromoçõesAndré Oliveira da Silva

Assuntos Jurídicos e EconômicosViviane Mattos Ferreira

Assuntos Públicos e SociaisBeatriz de Paula Viveiros

Pâmela Gleice Pereira Guerard

Avanços TecnológicosEduardo Mohalem Corrêa

Fernando Serra de Mello

Sucessão FamiliarLuiz Carlos Ribeiro Macedo

Produtos e ServiçosLeonardo dos Santos

Gerente ExecutivaAucenir Torres (24) 3325.8152

RedaçãoThaís de Mattos

André Oliveira

Jornalista ResponsávelThaís de Mattos

MTb 22776

Revisão deTextoMª Letícia de M. Coelho

Editoração eletrônicaCommunix

Tel: (24) 3324.0684

ImpressãoGráfica Ano Bom

1.700 exemplares

ContatoCDL Barra Mansa

Rua Rotary Club, 26Ano Bom - Barra Mansa

CEP: 27323-290

Tel.: (24)[email protected]

As CDLs do Brasil, representan-do os comércios de suas cidades, e as Federações, representando os comércios dos Estados, por inter-médio da CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – conquistaram a primeira vitória relacionada aos cartões.

Apesar disso, os represen-tantes de tais entidades divulgam para os lojistas de suas regiões que a luta da classe não pode parar. É de conhecimento que empresas do setor de cartão estejam procu-rando lojistas para firmar contratos de fidelização, o que comprome-terá, a longo prazo, a concorrên-cia entre as operadoras. Por isso, as representações lojistas buscam ações constantes para inverter o quadro e fazer com que as princi-pais empresas (Cielo, Mastercard e Santander/Getnet ) ofereçam os menores preços, taxas e prazos.

Por isso, seguem algumas ins-truções, que cada lojista poderá seguir:

Não cair no golpe da fideliza-•ção;Analisar os melhores contra-•tos;Buscar a negociação em con-•junto.

Paixão em dobroComeçamos mais um mês

com muitas ações que alcan-çam diferentes áreas do nosso setor e que precisam, mais uma vez, da participação e da atitu-de de todos nós, lojistas.

Realizamos, em nosso café da manhã, o pré-lançamento da Flumisul, uma Feira que to-dos os anos movimenta a eco-nomia de nossa cidade. Neste ano de 2010, teremos a satis-fação de promover um evento que trará novidades para Barra Mansa: a 1ª Semana de Moda. Estamos todos envolvidos em mais essa tarefa e contamos com a participação de vocês, lojistas, para fazermos deste evento uma vitrine para nossa cidade!

Destacamos também, nes-sa edição, nossa campanha do Dia dos Namorados que ganha o toque verde-amarelo com a torcida, a paixão pela nossa bandeira, pelo nosso país, pela nossa seleção. Vamos apro-veitar essas datas e fazer, do mês de junho, um recorde de vendas. Essas são algumas das matérias que trazem nossas ações, da CDL, para o compro-metimento de alcançarmos me-lhores conquistas, para o nosso setor, a cada mês!

O comércio mês a mês tem apresentado resultados positi-vos. Está se firmando como uma atividade econômica responsá-vel pela melhora do desempe-nho econômico do Brasil, mes-mo quando o país enfrentou a crise mundial. Segundo dados da CNDL, isso só foi possível pela existência de um fato gera-dor: o consumidor que manteve o crédito e ampliou os níveis de venda do mercado brasileiro. Assim, qualquer comerciante de menor ao maior porte, de qualquer ramo ou localização geográfica, sabe que seu maior ativo e patrimônio é a sua car-teira de clientes.

Hoje, o que se constata é que, a cada dia, perdem-se mais e mais clientes que, por falta de crédito, não consegue fazer girar a roda da atividade econômica que, ao consumir, gera vendas, gera produção, gera emprego. Os números di-vulgados recentemente pela mí-dia mostram claramente isso: o aumento de consumidores que passaram a utilizar o crédito rotativo dos cartões de crédi-to e que dispararam em feve-reiro. Registraram uma alta de 45,5% o que representa R$ 15,1 bilhões de pessoas fadadas a entrarem para o rol dos inadim-

plentes. Vistos como principal produto do sistema financeiro, os cartões de crédito são os que cobram juros arbitrários, em ge-ral superiores a 10% ao mês, o que impedem o consumidor de liquidar os débitos contraídos, fazendo com que aumente os números de inadimplência dos brasileiros.

O comércio varejista não compactua com essa situação.

Para o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Jr, providên-cias devem ser tomadas para que o consumidor brasileiro não quebre, levando com ele todo o resto. “Precisamos tomar uma posição, não de medo e sim de ação efetiva. Temos que enfrentar esse grupo que detém uma atividade concentrada e que gera lucros imensos. Pre-cisamos impor a eles limites aos abusos. Para isso, nossos representantes no Congresso Nacional, nos Governos e Ma-gistrados precisam estar ao lado do povo como um todo e não à disposição de alguns. É necessá-ria e urgente a regulamentação da indústria de cartões de cré-dito que cresce a cada dia sem qualquer controle. Os lojistas não devem deixar de se impor por pagamento de juros absur-dos e impagáveis.”, conclui.

Primeira vitória: unificação das máquinas leitoras dos cartões

“Unidos seremos fortes

para vencer essa batalha”, acredita Roque Pellizzaro Jr – presidente da

CNDL.

A importância desta batalha

Page 3: O Lojista (AnoXIII - Nº164 - maio/2010)

3Informativo do Comércio de Barra Mansa

Dia a dia daPresidente

05/04 – Assembleia do

Sicoob

– Expediente CDL

– Reunião de revisão

do estatuto da CDL

– Reunião da diretoria

14/04 – Evento visita do

Governador

15/04– Evento Corpo de

Bombeiros

18/04 – Seminário de SPC

em Brasília

19/04 – Seminário de SPC

em Brasília

– Entrega do Prêmio

Mérito Lojista em

Brasília

20/04 – Seminário de SPC

em Brasília

22/04 – Reunião de revisão

do estatuto

– Reunião de diretoria

28/04 – Café da Manhã na

CDL

– Reunião de pauta

do jornal

29/04 – Caravana CDL

Após muitos boatos e a incre-dulidade da maioria, começaram as obras para remoção do pátio de manobras de trens do centro de Barra Mansa. O projeto, que divide em duas etapas a história da cidade, sem dúvida trará mui-tos benefícios a toda a população e, consequentemente, ao comér-cio, e suas obras de implantação trarão, sem dúvida alguma, im-pacto às lojas. A CDL acompanha de perto o projeto, visando orien-tar o empresário neste período.

A obra do pátio divide-se em duas etapas: a remoção do pátio e a revitalização do espaço urba-no. Na primeira, será construído um novo pátio de manobras para os trens em Anísio Brás, região periférica da cidade, logo após o bairro Vila Maria. Somente após este passo serão removidos os tri-lhos do pátio do centro da cida-de e as linhas serão justapostas, liberando,assim, a área anterior-mente ocupada pelas manobras de trens.

A partir daí começa a segunda etapa das obras, de maior impacto no cotidiano do centro da cidade. Ao longo das linhas serão criadas duas avenidas de trânsito rápido que cortarão toda a cidade. Por elas passará todo o trânsito pesado de veículos. Avenidas como a Jo-aquim Leite e Domingos Mariano

ficarão livres do tráfego pesado e terão, ampliados, seu potencial ao comércio e circulação de pedes-tres. Não haverá mais passagens de nível. Os veículos atravessarão por viadutos. Alguns já existentes como os do bairro Estamparia e próximo à Prefeitura. Outros no-vos serão construídos próximo ao novo Fórum e na entrada do bair-ro Saudade. Os pedestres terão novas passarelas construídas nas regiões do Sesi, Parque da Cida-de, Prefeitura, Praça da Liberdade e dos bairros Estamparia e Sauda-de. Além disso, uma passagem subterrânea será construída onde, hoje, fica a travessia de nível da rua Duque de Caxias, próxima à antiga estação de trem.

A CDL acompanha o crono-grama das obras desde o início,

visando sempre o bem estar do comércio durante o processo. Mas avisa: há impactos que po-dem ser diminuídos, mas não evi-tados. No primeiro ano, as abras não afetarão o centro. A partir daí, será divulgado o cronograma de atividades para que os lojistas se previnam, pois a cidade se trans-formará em um canteiro de obras e isso terá reflexo no movimento e nas vendas. Principalmente nas lojas das regiões acima descritas. Após este período haverá uma grande valorização imobiliária dessas áreas, e um novo mapa do fluxo de veículos e pedestres pro-mete ampliar significativamente o potencial de vendas das lojas e o desenvolvimento da cidade de Barra Mansa.

Comércio sem o pátio de manobrasConheça passo a passo o que vai acontecer com a cidade e o comércio durante a

remoção do pátio de manobras.

À esquerda, a passarela suspensa por cabos que será construída na Praça da Liberdade. À sua direita está um pequeno shopping de serviços que será construído onde hoje fica a estação de manobra de trens da FCA.

Uma passagem subterrânea de pedestres substituirá a passagem de nível próxima à Estação das Artes. Ao lado, passa a avenida que cruza a cidade.

Page 4: O Lojista (AnoXIII - Nº164 - maio/2010)

4 Informativo do Comércio de Barra Mansa

Flumisul 2010 traz a moda como destaqueA 12ª edição da Flumisul – Fei-

ra Internacional de Negócios – foi pré-lançada no café da manhã da CDL, no dia 28 de abril. O even-to acontecerá de 27 a 31 de julho, no Parque da Cidade e tem como objetivo fomentar os negócios em toda a região, em diferentes seto-res.

O secretário de Desenvolvi-mento Econômico, Luís Antônio Nogueira Féris, representando o prefeito José Renato, destacou a importância da realização de uma Feira deste porte. “A cada ano que passa notamos a importância da Feira para o município e para o mercado regional. Prova disso é que ainda em abril nós já temos 60% dos estandes vendidos. Para aumentar essa procura, sempre procuramos inovar a cada edição e este ano não será diferente”, afir-mou.

A Flumisul é realizada pela Prefeitura de Barra Mansa desde 1998 e, a partir de 2002 passou a ser promovida pela CDL que é responsável pela coordenação fi-nanceira do evento.

Este ano, os patrocinadores confirmados são: Votorantim Si-derurgia e o Sistema Firjan (Fe-deração das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro). Ainda assim, o evento conta com o apoio de di-versas empresas e instituições.

A expectativa dos organizado-res é a de receber nos cinco dias de evento cerca de 90 mil visitan-tes. Os empresários interessados em participar podem procurar o escritório da Flumisul, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, na Rua Barão de Guapi, 147, 3º andar, Centro. Contatos pelos telefones: (24) 3324-2641 e 3323-3782.

Pré-lançamento dos eventos aconteceu no Café da Manhã da CDL.

A novidade da Flumisul, este ano, será a 1ª Semana da Moda que acontecerá paralelamente aos negócios da Feira sob a coordenação da CDL. Haverá uma comissão para organizar o evento que promete trazer as tendências do comércio de Barra Mansa, incrementando ainda mais o setor comercial da Flumisul, influenciando, assim, o de-senvolvimento econômico da cidade.

Uma área dentro do Parque da Cidade será reservada para a montagem de 10 estandes nos quais 10 estabelecimentos da cidade mostrarão seus produtos (não haverá comercialização, ape-nas mostruários das peças). O foco estará nos co-merciantes de vestuários, calçados, acessórios e confecções. Cada empresário, inscrito no evento, contará com um espaço de 3x3m para expor seus produtos e 1 dia de desfile, durante a 1ª Semana

de Moda.

“Este evento é um sonho que há anos tenta-mos realizar e que, com muito empenho, con-seguiremos concretizar para mostrar um pouco do potencial que Barra Mansa possui com o seu comércio diferenciado e qualificado. Somos refe-rências em muitos setores, em toda a região e no estado, e será, por meio deste evento, que vamos demonstrar essa força”, acredita Juliana Rolim, presidente da CDL Barra Mansa.

O coordenador da Flumisul, Magno Andrade, acredita que a expectativa é atrair novos públicos e elevar os resultados dos anunciantes. “A Semana da Moda vai alavancar não só a economia deste segmento em Barra Mansa, mas em toda a região”, aposta Magno.

Desfiles:Uma passarela e um pórtico serão instalados para a realização do evento, trazendo o glamour e profissionalização ao evento. O local terá espaço para receber até 100 pessoas.Previsão das datas: 28, 29 e 30 de julho (quarta,quinta e sexta).Horários:19h, 20h e 21h para cada dia.Sábado, 31 de julho – encerramento da 1ª Semana da Moda, com participa-ção de todas as lojas.

Investimento:R$ 500,00 ou parcelas: 1x R$ 200,00 e 2x R$ 150,00.

Parceiros:Aciap, Firjan, Prefeitura Municipal de Barra Mansa, Sicomércio, Sindicato dos Hotéis de Barra Mansa.

Moda será destaque na Flumisul 2010

As empresas interessadas em participar da 1ª Semana da Moda devem entrar em contato com a CDL. Os 10 primeiros ins-critos já farão parte des-te evento que promete mostrar a moda de Barra Mansa!

Telefone:

3325 8150

Participe você também!

foto

ilus

trativ

a

Page 5: O Lojista (AnoXIII - Nº164 - maio/2010)

5Informativo do Comércio de Barra Mansa

Novos Associados

De Coração Art Design - • Buss Décor N S A Comércio de Artigos de Decorações Me

Tety Moda Acessório - • Jovanir Antonio da Silva

Valeplast - • Valeplast Ind. e Com. de Plásticos Vale do Paraíba Ltda Me

Transportes Santo Antônio •-Transporte Marinho Ltda.

Citroën Royale - • Saint Martin Distribuidora de Veículos Ltda.

EstatísticaEstatística

(*) Número de Consultas de SPC nos últimos quatro meses.

Números de Abril

O Movimento no Comércio*

Coluna JurídicaColuna Jurídica

(*) Índices recolhidos em 01 de maio de 2010.(**) Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, indica o crescimento do comércio varejista no país.

Poupança (ano)

Juros - Selic

Salário Mínimo

Cartão BNDES (ao mês)

PMC**

0,52

0,71

0,77

0,63

0,39

2,0959%

9,5%

R$ 510,00

0,98%

12,03%

Indicadores Úteis*Indicadores Úteis*

Outros índicesInflação em abrilIPCA

INPC

IGP-M

IGP-DI

IPC-Fipe

Temos visto, não eventualmente, o crescimento e o incentivo de medi-das em prol do meio ambiente, intimamente ligados à melhora da qualida-de de vida da sociedade.

O maior desafio cremos ser o equilíbrio entre o desenvolvimento eco-nômico e a manutenção e cuidado com o meio ambiente, até mesmo por-que inúmeras atividades econômicas podem trazer, invariavelmente, sua degradação.

No Estado do Rio de Janeiro, a legislação ambiental protege, dentre outros pontos importantes, o desenvolvimento econômico, o equilíbrio ecológico e a harmonia com os arredores naturais. Alinhando-se a este raciocínio, foi criada a Lei Estadual n. 5.502, de 15.07.2009, que dispõe so-bre a substituição e recolhimento de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais localizados neste Estado.

A Lei em referência estabelece prazo para a substituição das sacolas plásticas, entre 1 e 3 anos, de acordo com o enquadramento fiscal, a contar de sua vigência.

Preceitua também, a exigência de se colocar nos estabelecimentos pla-cas informativas de incentivo ao uso de sacolas reutilizáveis bem como multa em caso de seu descumprimento.

Nesse sentido, sugerimos o pleno conhecimento dos termos da lei em comento, a fim de que os estabelecimentos cumpram, com rigor, suas de-terminações, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico equi-librado ao meio ambiente, evitando-se, via de consequencia, a imposição de multas que podem chegar a 10 mil UFIRs.

Obs: Veja as considerações completas da lei no site da CDL: www.cdlbm.com.br

Por Rodrigo Amorim Camargo Assessoria Jurídica da CDL Barra Mansa

O 77º Seminário de SPC acon-teceu em Brasília, nos dias 19 e 20 de abril, e contou com a participa-ção da presidente da CDL de Bar-ra Mansa, Juliana Lanes Rolim, da gerente executiva, Aucenir Torres e do presidente da FCDL do Rio de Janeiro, Jair Francisco Gomes.

Mais uma vez, foi uma opor-tunidade única para os represen-tantes das entidades inteirarem-se sobre os novos produtos apresenta-dos pelo SPC Brasil, como formas de profissionalizar cada vez mais

as CDLs, mostrando ações mais efetivas, implementando novos produtos e ideias, para que as en-tidades sejam vistas, de fato, como empresas para dar o melhor supor-te possível aos seus associados. Paralelo ao evento aconteceram o Mérito Lojista e o 5º Encontro de Federações que divulgaram as em-presas destaques no Brasil e a im-portância da unificação dos discur-sos entre CDLs e FCDLs diante das bandeiras que elas têm defendido em prol do setor lojista.

O modo legal dos estabelecimentos comerciais contribuírem para a redução da poluição e a consequente proteção ao

ambiente.

Cobertura do 77º Seminário de SPC

Page 6: O Lojista (AnoXIII - Nº164 - maio/2010)

6 Informativo do Comércio de Barra Mansa6

Em 2010 o comércio ganha, um Dia dos Namorados em pleno mês de Copa do Mundo. E os lojistas já se preparam para essas datas.

O varejo e a Copa do Mundo de Futebol: Paixão em Dobro com o Dia dos Namorados + Copa do Mundo. Aproveite essa ideia!

Este ano, lojistas recebem de presente um Dia dos Namorados no auge da realização da Copa do Mundo de Futebol. Paixões em dobro que são comemoradas por todas as idades. Datas que, jun-tas, ganham uma força maior ain-da. O mês de junho mexerá com as emoções de cada brasileiro, de cada casal... É neste sentido que os lojistas – dos mais variados ramos comerciais – buscam a satisfação do consumo, os produtos que al-cancem esses sonhos. Os estoques certamente já estão sendo prepara-dos desde já, mas como o mercado é ágil e competitivo, muitas mer-cadorias ainda surgem para incre-mentar as vendas nessas datas.

E é preciso saber aproveitar.

Associar negócios, produtos ou operações a este tema é garantir “lembretes” gratuitos que possibili-tam aumento de negócios, princi-palmente aqui no Brasil.

O Brasil é o país de “boleiros” por natureza que se agregam ou separam-se pela idolatria de seus times, escolhidos desde a infância.

Quando se trata de Mundial de Futebol, a coisa muda. A rivalida-de dá lugar à “corrente pra frente” contagiando até quem não tem muita afinidade com o futebol.

A população passa a respirar Copa, falar Copa e viver Copa, pois a mídia só fala Copa!

Este Mundial de Futebol é coisa de todas as idades, credos, sexos e camadas sociais! E quando a sele-ção joga, todos logo pensam num “símbolo” por mais discreto que seja para externar o sentimento de esperança e vitória. Bandanas, camisetas, pulseiras, chinelos, cha-péus, acessórios etc. Qualquer coi-sa desse gênero é adquirida apenas para durar enquanto dura o Mun-dial.

Agregar artigos com alusão ao evento Mundial sempre ajuda nas vendas e, além do mais, melhora a caracterização de ruas, lojas, vitri-nes, e manequins.

As cores nacionais darão um tom descontraído e vibrante, mes-mo sendo inverno. Lembre-se sem-pre de escolher a linha de artigos

que esteja condizente com a seg-mentação de mercado que o seu negócio atinge.

Tudo fica com cor, cara e clima de Mundial, até mesmo o Dia dos Namorados que acontece na mes-ma época. Neste caso, portanto, vale a pena estudar um projeto de decoração e vitrinismo, aproveitan-do, assim, adequadamente, esses dois bons momentos de vendas!

O Dia dos Namorados, para animar ainda mais, cairá num sába-do; um dia da semana favorável às vendas, pois é quando as pessoas estão mais livres e mais tranquilas para as compras. O restante das ações depende de cada lojista, de cada forma como alcança seus clientes, de cada estilo.

A verdade é que algo muito di-ferente e muito favorável está por vir, e as expectativas são grandes para o movimento das vendas em 2010. Aproveitem e torçam para que a Seleção do nosso país con-quiste também esta vitória!

Fonte: Mundo SEBRAE.

Page 7: O Lojista (AnoXIII - Nº164 - maio/2010)

7Informativo do Comércio de Barra Mansa

Em 2010 o comércio ganha, um Dia dos Namorados em pleno mês de Copa do Mundo. E os lojistas já se preparam para essas datas.

O varejo e a Copa do Mundo de Futebol: Paixão em Dobro com o Dia dos Namorados + Copa do Mundo. Aproveite essa ideia!

Acompanhem a Tabela dos Jogos do Brasil para aproveitar o cronograma de vendas em seus

estabelecimentos.

Page 8: O Lojista (AnoXIII - Nº164 - maio/2010)

8 Informativo do Comércio de Barra Mansa

Mesmo com a diminuição do uso dos cheques, eles ainda circu-lam com grande força, servindo até mesmo como instrumento de crédito, como os cheques pré-datados. Contudo é pequeno o número de lojistas que usa o SPC para receber os valores presos em cheques devolvidos. Esta ferra-menta pode ser o instrumento de cobrança que faltava para nego-ciação com estes inadimplentes.

Os cheques, assim como os carnê, são instrumentos de crédito aceitos pelo lojista, tendo o mes-mo recurso para registro no ban-co de dados do SPC, sejam eles à vista ou pré-datados. As vanta-gens são grandes. Grande parte dos clientes pensa que os cheques sem fundos podem ser emitidos a esmo já que só podem ser regis-trados nas bases de dados de che-que. Assim o cliente permanece livre para comprar no crediário. Só que isso não é verdade. Des-sa forma, registrando os cheques no SPC, o lojista pode impedir o cliente de abrir contas em Bancos, receber cartões de crédito, com-prar a prazo em outras lojas etc. Tudo isso registrado na base de

dados que opera no país inteiro. Além de permitir ao lojista maior poder de cobrança, este trabalho ajuda muito a moralizar a emissão de cheques, tornando-o um instru-mento mais confiável.

O registro dos cheques no SPC é igual ao do crediário, as regras e leis vigentes também. Mas o lojis-ta dispõe das mesmas facilidades que a CDL oferece aos outros re-gistros. Veja no quadro ilustrativo.

O associado registra o cheque pelo Call-Center ou pela internet. Este registro surge visível somente ao lojista que o efetuou enquanto, automaticamente, o sistema emite a carta de notificação ao cliente. Caso o cliente venha a efetuar o pa-

gamento ou renegociar o cheque, o lojista simplesmente cancela seu registro e a situação se regulariza. Mas, se em 15 dias não houver ne-gociação, o registro do cliente pas-sa a ser visualizado por todas as empresas associadas às mais de 1200 CDLs no país. O custo do re-gistro feito pela Internet, incluindo a emissão da carta de notificação é de apenas R$3,80.

Contudo, o maior problema enfrentado até o momento ainda é a falta de dados recebidos pelos próprios lojista. Muitos anotam nos cheques apenas um número de telefone do cliente para contato futuro, o que dificulta o registro no SPC. Um bom sistema de cadastro

de cheques se faz necessário nes-te momento. Nome completo do cliente além de dados como CPF, RG, data de nascimento, nome dos pais, endereço e telefone de con-tato são importantes. Pode-se usar até o mesmo sistema de cadastro utilizado no crediário da loja.

A CDL disponibiliza ao asso-ciado o treinamento gratuito de seus funcionários para operar o SPC, bem como para esclarecer quaisquer tipos de dúvidas.

Para agendar um atendimento basta ligar para (24) 3325-8150.

Alíneas de devolução passí-veis de registro: Alíneas 12, 13, 14 e 43.

Cheque voador também vai para o SPCApesar de poucos lojistas saberem disso, os cheques devolvidos também serão registrados na base nacional do SPC assim como qualquer

cliente com crediário inadimplente.

Sai o pacote da CDL para a Convenção Nacional em

Florianópolis – SC

Angra dos Reis torna-se a capital do comércio no Estado

A CDL de Barra Mansa fechou o pacote-viagem que vai levar sua caravana para a 51ª Convenção Nacional do Comércio Lojista. Além de incluir hospedagem, alimentação e transporte para todos os eventos da Convenção, o programa prevê também passeios turísticos pelo Estado de Santa Catarina. Além dos lojistas do município, várias outras cidades estão procurando a CDL de Barra Mansa para partici-parem da caravana.

Entre os destaques do ano estão vários palestrantes internacionais e o 3º Encontro da Mulher Empreendedora, com várias atividades dedicadas ao público feminino.

Os interessados em participar da caravana de Barra Mansa devem entrar em contato com a CDL o quanto antes, pois o número de va-gas disponível é bastante reduzido.

O evento reúne líderes do mo-vimento lojista de todo o estado e de outras cidades do país para debater questões recentes sobre o comércio. Entre os temas aborda-dos no programa está a aprovação de cheques, os novos emissores de cupom fiscal homologados pela receita, a motivação da equipe de trabalho com palestra do Profes-

sor Pachecão e sugestões para mi-nimizar os conflitos entre lojista e consumidor com o Juiz de Direito Dr. Roberto Henrique dos Reis.

O evento acontece no Hotel Porto Real Resort e o pacote de participação inclui a hospedagem. Quem desejar participar poderá obter mais informações na CDL, pelo telefone (24) 3325-8150.

Será realizada, no fim do mês, a 8ª Integração Lojista do Estado do Rio de Janeiro, em Angra dos Reis.

Page 9: O Lojista (AnoXIII - Nº164 - maio/2010)

9Informativo do Comércio de Barra Mansa

VOCÊ SABIA QUE O SICOOB TEM TUDO QUE UM BANCO TEM?

MENOS OS JUROS ALTOS, CLARO!

VENHA PARA O SICOOB E VIVA CHEIO DE VANTAGENS.

Av. Joaquim Leite, 279, loja 5, Centro, Barra Mansa/RJTel.: (24) 3323-8328 - www.sicoobes.com.br

[email protected]

Vantagens em ser um associado CDLVocê realmente sabe o que a CDL Barra Mansa pode fazer por você?

Campanhas de Marketing:Festas e eventos:Locação do salão de festas e

eventos da CDL com desconto ex-clusivo de 30% ao associado CDL.

Treinamento:Cessão do salão de treinamentos da CDL com equipamento audio-

visual e ar climatizado.

Campanhas gratuitas ou com preços extremamente reduzidos para promoção de vendas da loja.

Programas da CDL ao associado:

Consulta de Cheque:

Consulta OK:

SPC Nacional:

Lig-Crédito:

Consulta na base local e nacional dos cheques sem fundo, extraviados e roubados, alertas de extravio ou roubo de documentos e confirma o endereço do cliente pelo número do telefone fornecido.

Verifica o endereço do cliente se-gundo o número de telefone forneci-do por ele.

Verifica a situação do cliente nas bases local e na-cional do Serviço de Proteção ao Crédito, além das últimas consultas realizadas em nome do cliente.

Pesquisa pessoas físicas e jurídicas no SPC Nacional e Serasa, ações, protestos, pendências financeiras, CCF do Banco Central, consultas anterio-res e registros em Barra Mansa.

Educação:

UBMDescontos de 40% nas mensalidades ao associado e a seus colaboradores.

CIEEProgr. de Estágio, acompanhamento in loco e descontos especiais.

CNA40% desconto para associados e seus colaboradores.

Serviços Bancários

SICOOBPacote Exclusivo de Benefícios ao Associado.

Segurança naaprovação de crédito:

Medicina do Trabalho:

SEMART Descontos especiais ao associado.

Software para o Varejo:

SAVDescontos especiais para associados CDL.

Lazer:SESI30% - SESI Clube; 10% - Escola SESI e Consultas Médicas e Odontológicas.

Saúde e Odontologia:

UNIMED Descontos especiais nas mensalidades ao associado e a seus colaboradores.

UNIODONTO Descontos especiais nas mensalidades ao associado e a seus colaboradores.

Capacitação:

IDEPrimeira Mensali-dade Gratuita ao Associado.

SEBRAEPalestras Gratuitas.

SENACDesconto de 20% - Programas de Qualificação Profissional.

Os convênios e benefícios vão além do associado e atendem também a seus colaboradores. A CDL, por meio do Departamento Comercial, está aberta a novos convênios e parcerias em benefício do associado.

Tel.: 3325-8168 | email: [email protected]

Page 10: O Lojista (AnoXIII - Nº164 - maio/2010)

10 Informativo do Comércio de Barra Mansa

Diretoria do SICOMÉRCIO-BM

participa de encontro em Aracaju

Diretores do SICOMÉRCIO-BM participaram, entre os dias 21 e 23 de abril, do 26º Encontro Nacional de Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, no Hotel Parque dos Coqueiros, em Aracaju. Com o tema “Eficiência com Gestão Participativa”, o encontro tratou de diver-sos temas, entre eles os “Desafios da Gestão na Conquista de Resultados”, “Gestão Pública – Impactos sobre o Comércio” e “Desoneração Tributária sobre o Faturamento e seus Resultados sobre a Cadeia Produtiva”.

Daniel Mansur Lopes, gerente do Núcleo de Gestão Estratégica da Fe-comércio-RS, que proferiu a primeira palestra, apresentou as vantagens da implantação do SEGS (Sistema de Excelência em Gestão Sindical). Ele des-tacou que o SEGS está em seu terceiro ciclo de aplicação com a adesão de mais de 700 entidades sindicais no país que participam de um processo de avaliação sistemático, com base em critérios internacionais de excelência. Segundo Daniel, essas entidades estão implementando modernas práticas de gestão, focadas principalmente nas necessidades das empresas represen-tadas e na melhoria contínua dos processos e serviços.

O palestrante: Sérgio Nunes, do Distrito Federal, que proferiu a palestra sobre “Gestão Pública – Impactos sobre o Comércio”, destacou a impor-tância do Micro Empreendedor Individual (MEI), que permite a legalização de quem trabalha por conta própria, ou seja, o pequeno empresário. De acordo com a lei do MEI, o empresário precisa registrar faturamento de até R$ 36.000,00 por ano, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria. Uma das vantagens dessa lei é o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

Por Chrystine Mello

EspaçoSicomércioSicomércio

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Cláudio Meirelles, participou de uma reunião na ACIAP Barra Mansa, a convite da diretoria, no dia 05 de abril. O objetivo do encontro foi o de debater as ações que a Secretaria está trabalhando em prol do crescimento e fortalecimento do setor rural do município.

“Em 2010, o orçamento da Secretaria aumentou 100% em relação ao ano passado. Isso vem permitindo que nossa equipe implemente ações de apoio ao produtor rural como, por exemplo, melhoria das estradas vicinais e promoção de eventos para o fortalecimento do setor”, destacou Meirelles.

Durante o encontro, o secretário deu uma boa notícia: foram liberados os recursos necessários para a implantação de uma agroindústria em Santa Rita de Cássia. O distrito de Barra Mansa é o maior produtor de folhosas do Sul Fluminense cuja atividade envolve mais de 100 famílias na localidade. Com a instalação da unidade, os alimentos vegetais produzidos serão processados, ganhando mais valor agregado na hora da comercialização.

Questionado pelos diretores com relação às condições dos equipamentos para atender às demandas dos produtores rurais, o secretário afirmou que atualmente a secretaria disponibiliza de duas patrol, três retroescavadeiras e quatro caminhões para atender às solicitações.

O programa, executado pela Secretaria Estadual de Agricultura, visa recu-perar estradas vicinais, permitindo melhor escoamento da produção agrícola. “Ao todo, o estado adquiriu 17 patrulhas mecanizadas. As máquinas também serão utilizadas em operações de apoio a mini e pequenos produtores e aos demais programas de fomento da secretaria”, apontou o secretário.

No final da reunião, o presidente da ACIAP Barra Mansa, José Francisco Medeiros, agradeceu a participação dos representantes da Secretaria e garan-tiu que a ACIAP BM está atenta às atividades ligadas ao setor rural. “Nossa entidade defende os interesses da classe agropastoril. Sabemos que esse se-tor contribui significativamente para a economia do município e, por isso, cobramos das autoridades ações efetivas para seu fortalecimento”, finalizou José Francisco.

Por Flávia Resende

Espaço - AciapEspaço - Aciap

Fortalecimento dos produtores rurais

Somente no mês de abril o comércio, princi-palmente no estado do Rio de Janeiro, foi prejudica-do com 3 feriados – sexta-feira da Paixão, Tiradentes e São Jorge. Para tentar minimizar os impactos causados com o fechamento do comércio e o pouco movimento de consumidores nas ruas, nessas datas, as CDLs e Sicomércios de Barra Mansa e Volta Redonda criaram uma campanha de abertura das lojas em 21 e 23 de abril (Tiradentes e São Jorge), com promoções internas nas lojas.

“Como ainda é de costume, no dia 21 não houve grande adesão dos lojistas. O dia de São Jorge, a cada ano, foi aumentando. Hoje eles acreditam na força do nosso comércio”,explica Juliana Lanes Ro-lim. Este ano, no dia 23 de abril praticamente 100% das lojas estavam abertas e assim permaneceram até as 18h. Quem abriu os dois dias, comemorou: “Obtive um excelente retorno em minhas vendas nos dois dias, inclusive no 1º de maio. As expectativas aumentam a cada ano e o resultado no final do mês cresce cada vez mais. Ano que vem, conti-nuaremos” - Paulo (Celeste).

“O dia 21 não havia muitos lojistas abertos e consegui fixar uma clientela legal e fazer boas vendas. Foi um dia excelente para mim” – Rosane (Rosane Modas)

“Mantive minhas lojas abertas os dois dias – 21 e 23 – até o final do dia. Recebi clientes de outras cidades como Angra e Rio Claro que gostaram de fazer suas compras com mais tranquilidade. Valeu a pena. – Xisto (Papatto e Traje)

O comércio apoia o futuroCDL Jovem apoia o projeto ‘Futuro em Nossas Mãos’ que capacita

mais 60 jovens, na edição 2010.

Neste ano, a CDL Jovem é uma das apoiadoras do projeto ‘Futuro em Nossas Mãos’, um programa da Gaia – Grupo de Aplicação In-terdisciplinar à Aprendizagem, de Curitiba, e a Votorantim Metais, em Barra Mansa. O programa, que desde sua criação, em 2003, já ca-pacitou mais de 8 mil jovens ao primeiro emprego, vai preparar, neste ano, mais 60 jovens de Bar-ra Mansa em três cursos: Básica de Soldagem, Manutenção Industrial e Gestão Administrativa.

Tais cursos contam com aulas

teóricas e práticas, incluindo um período de aproximadamente 10 dias de estágio em empresas par-ceiras. Como apoiadores do proje-to, os associados da CDL podem se disponibilizar a receber esses jovens da turma de Gestão Admi-nistrativa que têm de 18 a 29 anos e estão especialmente preparados pelo projeto, para atuar no setor administrativo das empresas.

O programa de estágios come-ça no segundo semestre, quando os associados receberão um co-municado detalhado sobre o tema, podendo assim disponibilizar-se a participar.

O presidente da CDL Jovem Márcio Melo, representou a CDL no lançamento deste programa em Barra Mansa.

Page 11: O Lojista (AnoXIII - Nº164 - maio/2010)

ANÚNCIO GRÁFICA ANO BOM

Bola da VezBola da Vez“ Para falar ao vento bastam palavras, para falar

ao coração são necessárias obras” (Antônio Vieira)

Café da Manhã

Novos veículos

Curso de VitrineNo dia 26 de maio será reali-

zado mais um café da manhã da manhã da CDL. Esperamos por você às 7h30!

Entre os dias 12 e 16 de abril,

a CDL Jovem, por meio do Pro-

cape, promoveu mais um curso

gratuito para seus associados.

Com sucesso de participação,

em todas as edições, foi realiza-

do o 3º Curso de Vitrines minis-

trado pelo coordenador visual

Renato Teixeira Figueiredo.

Esta foi mais uma oportuni-

dade de aprendizado e aperfei-

çoamento para os lojistas e co-

merciários!

Presença no café da CDL: Sebastião Soares (gerente de mercado da Credirocha), Vanilda de Araújo (supervisora de crédito da Credirocha), Alexandre Caneda (gerente do Sicoob) e Jair Fusco (presidente do Sicoob).

Os presidentes da CDL BM, Sicomércio e Aciap conheceram os novos veículos cedidos pelo Governo do Estado ao Corpo de Bombeiros de Barra Man-sa com intervenção também do vereador Elias da Corbama. Os veículos foram entregues à coorporação a pedido das en-tidades, por meio de ofício ao governo estadual, destacando a necessidade de o município possuí-los. Veja foto abaixo.

A presidente da CDL, Juliana Rolim e o Secretário de Desenvolvimento, Luis Antônio Féris, recebem o

representante da Votorantim, um dos patrocinadores da Flumisul 2010.

O coordenador da Flumisul, Magno Andrade, recebe os representantes da Citroën, um dos apoiadores da

Feira em 2010.

Page 12: O Lojista (AnoXIII - Nº164 - maio/2010)

12 Informativo do Comércio de Barra Mansa

Primeiro curso de Planejamento Orçamentário da CDL, com método especificamente adequado ao cotidiano de trabalho do pequeno empresário, ajuda a colocar as contas da loja em ordem.

Curso grátis oferecido pela CDL Jovem / PROCAPE

Poucos lojistas sabem, con-cretamente, o que é planejamen-to orçamentário, mas há algumas dúvidas que todos conhecem bem de perto: Onde foi parar o dinhei-ro da loja? Como faço para reduzir meus custos? Será que terei dinhei-ro em caixa para pagar as contas da semana que vem? Como posso fugir do cheque especial?

Atendendo a essas e outras necessidades, a CDL Jovem lança, neste mês, seu novo curso grátis ao associado. “Onde está o dinhei-ro?” é o primeiro curso feito para ajudar o pequeno lojista a colocar ordem nas contas da loja.

Chega a ser um padrão cultural entre os pequenos lojistas: contas pessoais misturadas com as contas da loja, pequenas retiradas feitas no caixa durante todo o dia, bole-tos altos a pagar que forçam o uso do cheque especial ou, até mes-mo, o pedido de adiantamento dos valores a receber do cartão de crédito. Tudo isso pagando mul-ta, claro. No final de tudo é difícil saber o quanto a loja faturou ou gastou no mês.

Todas estas questões tem uma origem comum: o lojista não cos-tuma se organizar em relação às contas da loja. Como ele não pla-

neja vendas ou despesas, passa metade do tempo de seu dia ‘apa-gando incêndios’.

Planejamento orçamentário, ou seja, definição do quanto a loja deve faturar e gastar no mês, tem que ser um cuidado fundamental do lojista com sua empresa. Mas a falta de pessoal capacitado, corre-ria do dia a dia e até mesmo a falta de preparo do lojista impede este trabalho. O curso da CDL Jovem atua justamente neste ponto. Uti-lizando apenas um computador com planilha eletrônica o lojista poderá controlar tudo já no fecha-mento do caixa de cada dia. Junto a isso ele poderá também progra-mar suas despesas, avaliar seus lucros e, finalmente, acompanhar

o movimento, sabendo exatamen-te de onde vem e para onde vai o dinheiro da loja.

Baseado nisso ele também pode definir metas de vendas e orçamentos a serem gastos com fornecedores e outras despesas ao longo do mês. Assim, dificilmente o lojista terá surpresa ao ver a con-ta no banco negativada justamen-te na semana em que vence seus boletos mais pesados.

A primeira edição do curso “Onde está o dinheiro?” terá a duração de cinco dias apenas, en-tre 17 e 21 de maio, das 19h30 às 22h. No mesmo formato do curso de vitrines. São 40 vagas no total, abertas a funcionários e lojistas de todas as empresas associadas à

CDL. A primeira turma foi forma-da já no terceiro dia após a emis-são dos convites. Sendo assim a CDL abriu uma segunda turma do curso, entre os dias 14 e 18 de junho. Porém, só será permitida a inscrição de 1(um) participante por empresa. É aconselhável que o aluno inscrito seja a pessoa que esteja diretamente envolvida no setor de contas da empresa. O programa é voltado para todos os segmentos de negócios, incluindo escritórios de profissionais liberais e empresas prestadoras de serviço. As adaptações ao perfil de cada empresa serão feitas pelo próprio aluno, no decorrer do curso.

Inscrições pelo telefone (24) 3325-8150.

Entre os dias 24 e 29 de maio será realizado na CDL mais uma edição do Empre-tec. O seminário de empre-endedorismo, desenvolvido pela ONU, está entre os cur-sos de maior sucesso registra-dos no país.

Nota Especial