o anglo resolve o vestibular da...

56
É trabalho pioneiro. Prestação de serviços com tradição de confiabilidade. Construtivo, procura colaborar com as Bancas Examinado- ras em sua tarefa de não cometer injustiças. Didático, mais do que um simples gabarito, auxilia o estu- dante no processo de aprendizagem, graças a seu formato: reprodução de cada questão, seguida da resolução elabo- rada pelos professores do Anglo. Foi realizado por meio de 2 provas com a seguinte distribuição: Prova 1: Redação e 48 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Física e Geografia, sendo 12 questões de cada disciplina. Prova 2: 60 questões de múltipla escolha da Química, História, Matemática, Biologia e Inglês, sendo 12 questões de cada disciplina. o anglo resolve o vestibular da UPF verão 2005 Código: 83541015

Upload: phamliem

Post on 08-Dec-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

É trabalho pioneiro.Prestação de serviços com tradição de confiabilidade.Construtivo, procura colaborar com as Bancas Examinado-ras em sua tarefa de não cometer injustiças.Didático, mais do que um simples gabarito, auxilia o estu-dante no processo de aprendizagem, graças a seu formato:reprodução de cada questão, seguida da resolução elabo-rada pelos professores do Anglo.

Foi realizado por meio de 2 provas com a seguintedistribuição:Prova 1: Redação e 48 questões de múltipla escolhade Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Física eGeografia, sendo 12 questões de cada disciplina.Prova 2: 60 questões de múltipla escolha da Química,História, Matemática, Biologia e Inglês, sendo 12questões de cada disciplina.

oanglo

resolve

ovestibular

da UPFverão2005

Código: 83541015

O bombardeamento da folha de ouro (Au) com partículas alfa, no experimento de Rutherford, mostra que algu-mas dessas partículas sofrem desvio acentuado de seu trajeto, o que é devido ao fato de que as partículas alfaa) colidem com as moléculas de ouro.b) têm carga negativa e são repelidas pelo núcleo.c) não têm força para atravessar a lâmina de ouro.d) têm carga positiva e são repelidas pelo núcleo.e) não têm carga, por isso são repelidas pelo núcleo.

Modelo Atômico de Rutherford:

O desvio acentuado se deve à repulsão entre núcleo ⊕ e partículas α ⊕ .

Resposta: d

Um elemento químico apresenta, nos níveis de energia 1, 2, 3, 4, respectivamente, 2, 8, 8, 2 elétrons. Pode-se afir-mar que é uma) metal de transição. d) metal alcalino.b) gás nobre. e) halogênio.c) metal alcalino-terroso.

nº- de elétrons

nível 1 2 1s2

nível 2 8 2s22p6

nível 3 8 3s23p6

nível 4 2 metal alcalinoterroso

Resposta: c

4s2

Resolução

Questão 2▼▼

núcleo pequeno maciço e positivo

eletrosfera = életrons

+2α4

lâminade ouro

Resolução

Questão 1▼▼

1UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

AAAUUUQQQ ÍÍÍMMMIIICCC

A força de atração entre íons positivos e íons negativos caracteriza a ligaçãoa) coordenada. d) covalente apolar.b) ponte de hidrogênio. e) iônica.c) metálica.

A ligação entre íons caracteriza uma ligação iônica.

Resposta: e

Qual das substâncias abaixo, no estado líquido, conduzirá corrente elétrica?

a) CCl4 d) CH4

b) LiCl e) argônioc) C6H12O6

O único que conduzirá corrente elétrica quando líquido é o LiCl, composto iônico.

Resposta: b

O componente atmosférico cuja concentração vem aumentando nas últimas décadas e é um dos motivos da assi-natura do tratado de Kioto é oa) dióxido de carbono. d) oxigênio.b) nitrogênio. e) neônio.c) vapor d’água.

Pelo tratado de Kioto, os países deveriam diminuir a emissão de CO2 (gás carbônico).

Resposta: a

Efetuando-se, em laboratório, a reação entre 10g de alumínio e 225g de cloro, obtêm-se, no máximo,a) 20,0g de cloreto de alumínio. d) 49,5g de cloreto de alumínio.b) 63,0g de cloreto de alumínio. e) 53,5g de cloreto de alumínio.c) 23,0g de cloreto de alumínio.

2Al + 3Cl2 → 2AlCl3

2mol 3mol 2mol2(27g) 3(71g) 2(133,5g)

10g 225g xexcesso185,5g

de AlCl3

Resposta: d

x g= =⋅ ⋅⋅

10 2 133 52 27

49 4,

,

Resolução

Questão 6▼▼

Resolução

Questão 5▼▼

Resolução

Questão 4▼▼

Resolução

Questão 3▼▼

2UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

Numa garrafa de água mineral lê-se, entre outras informações: conteúdo: 2,0L bicarbonato de cálcio: 20 ppm.

mg solutoppm = —————————

L solução aquosa

A massa de bicarbonato de cálcio no conteúdo da garrafa éa) 0,003g. d) 0,004g.b) 0,002g. e) 50mg.c) 0,001g.

“20ppm” significa:

20g de bicarbonato 106g de H2O 103L H2Ox 2L

de bicarbonato

Sem resposta

A equação H2SO4(aq) + 2NaOH(aq) → Na2SO4(aq) + 2H2O ∆H = –13,7Kcal, representa

a) uma reação endotérmica.b) a neutralização parcial de uma base.c) uma reação em que há liberação de calor.d) uma reação não espontânea.e) um processo de análise.

H2SO4(aq) + 2 NaOH(aq) → Na2SO4(aq) + 2H2O(l) ∆H = –13,7kcal144424443

∆H � 0reação exotérmica

A reação liberta calor.

Resposta: c

A mifepristona é um esteróide sintético que está presente na chamada “pílula do dia seguinte”. Sobre a fórmulaestrutural deste composto pode-se afirmar quea) apresenta uma amida terciária. d) não apresenta carbonos com hibridização sp.b) não apresenta um anel aromático. e) apresenta uma cetona cíclica.c) apresenta um alceno dissubstituído.

N(CH3)2

O

H

H

CH3OH

C C — CH3

Questão 9▼▼

Resolução

Questão 8▼▼

x g= =40

100 04

3,

Resolução

Questão 7▼▼

3UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

Resposta: e

Abaixo são fornecidas fórmulas estruturais de algumas substâncias.

Sobre essas pode-se afirmar que

a) a substância A deve ter um ponto de ebulição maior que o da substância B.b) a substância B deve apresentar interações intermoleculares mais fortes entre suas moléculas do que as outras

substâncias.c) a substância C apresenta interações de van der Waals, que são interações intermoleculares do tipo forte.d) o composto D é mais apolar do que o composto B.e) o composto C é iônico, portanto deve apresentar o menor ponto de fusão.

Resposta: a

Observe a seqüência de reações fornecida abaixo, onde estão representados apenas os produtos orgânicos for-mados.

As reações A e B são, respectivamente, do tipoa) adição e adição.b) substituição e adição.c) substituição e substituição.d) eliminação e substituição.e) adição e eliminação.

CH3COCl / AlCl3

reação A

O

CH3H2O, H+

reação B

OH

CH3

OH

Questão 11▼▼

C

sal de ácidocarboxílico (iônico)

ONa

O

——

A B144424443

hidrocarbonetos

D

OH

álcool

T. Ebulição � T. Ebulição A B

Resolução

A B C D

O

ONaOH

Questão 10▼▼

O——

Cetona cíclica

Resolução

4UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

Resposta: b

O poliisobutileno é o componente principal do elastol, um produto empregado na limpeza de derramamentos deóleo. Quando o elastol é pulverizado sobre o óleo, suas cadeias poliméricas, que estão enroladas umas nas outras,estendem-se e misturam-se com o óleo formando um tapete que pode ser removido da água com facilidade. Doscompostos fornecidos abaixo, o monômero do elastol é

a) o composto A.b) o composto B.c) o composto C.d) o composto D.e) nenhuma das opções acima.

Poliisobutileno → isobutileno

Polímero monômeroPela nomenclatura,temos um monômerode 4 carbonos:

Resposta: c

H2C — C — CH3 —

CH3

— —

——

Resolução

COOCH3

A B C

Ph

D

Questão 12▼▼

+ HOH →—

—C

CH3——

O

——

C — OH

CH3

OH

H+

Adição (reação B)

+ Cl — C — CH3 →AlCl3 + HCl

——

C

CH3

——

O

——

O

Substituição (reação A)

Resolução

5UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

A formação colonial brasileira entre os séculos XVI e XIX, conhecida como período colonial, é uma realidadehistórica que chegou até nós por sucessivas interpretações. De forma geral, é possível afirmar que o Brasil daque-la época apresentava as seguintes características:a) latifúndio, monocultura, produção destinada ao mercado externo e uso da mão-de-obra escrava.b) grande propriedade, policultura, produção comercializada com outras colônias, mão-de-obra livre.c) pequena propriedade, cultura de subsistência, produção para o consumo interno e trabalho livre.d) colonato, produção manufatureira diversificada e comercializada com a Metrópole e mão-de-obra compulsória.e) latifúndio, cultura de subsistência, produção destinada ao mercado interno e mão-de-obra imigrante.

As linhas que nortearam a colonização brasileira foram estabelecidas no século XVI, de acordo com os princípiosmercantilistas, segundo os quais a função da colônia era enriquecer a metrópole. A colônia produzia e a metró-pole comercializava, o que caracterizava o Pacto Colonial, completado pelo sistema de monopólio comercial. Aprodução organizou-se baseada na plantation: grande propriedade e monocultura escravista, voltada para o mer-cado externo. Assim, toda a estrutura econômica montada no Brasil visava atender às necessidades da metrópole.

Resposta: a

D. Pedro I, que liderou o processo de separação político-administrativa do Brasil em relação a Portugal e que setransformou no primeiro imperador brasileiro, foi obrigado a abdicar do trono em 07 de abril de 1831. Assinalea alternativa que não indica os fatores que o levaram a ter de deixar o poder no Brasil.a) O descontentamento por parte de setores da elite agrária e dos grupos urbanos com o autoritarismo do impe-

rador desgastou as relações políticas entre eles.b) A campanha desencadeada pelos jornais, que centravam suas críticas no autoritarismo imperial e que acusavam

o imperador de ser antibrasileiro.c) O envolvimento do imperador na Guerra da Cisplatina, que resultou na independência do Uruguai e acarretou

enormes despesas para uma nação em dificuldades financeiras.d) O segundo casamento de D. Pedro I, com a princesa napolitana D. Amélia, o que acabou por criar uma situação

embaraçosa para o Império brasileiro, uma vez que aqui existia a escravidão e Nápoles desejava mandar parao Brasil imigrantes que seriam trabalhadores livres.

e) A morte do rei de Portugal D. João VI, que reacendeu entre os brasileiros o temor da recolonização, atéporque o imperador brasileiro, herdeiro natural do trono português, demonstrara muito interesse na questãosucessória portuguesa.

As informações apresentadas na alternativa d são incorretas. A princesa D. Amélia era austríaca. A princesa D.Teresa Cristina, esposa de D. Pedro II, era de Nápoles.

Resposta: d

Após a abdicação de D. Pedro I, teve início o chamado Período Regencial, que foi marcado por rebeliões em váriasprovíncias do Império. No próximo ano (2005) completar-se-ão 170 anos do início da Revolução Farroupilha ouGuerra dos Farrapos, pela qual o Rio Grande do Sul se opôs ao governo central do Rio de Janeiro.

Questão 15▼▼

Resolução

Questão 14▼▼

Resolução

Questão 13▼▼

6UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

AAAIIISSSIIIHHH RRRÓÓÓTTT

Sobre este episódio, que durou dez anos, é possível dizer:I. Liderado pelos estancieiros, o movimento reivindicava maior autonomia provincial e a redução dos altos impostos

que incidiam sobre o preço do charque gaúcho, que, assim, não tinha como concorrer com o charque platino.II. Além da vantagem tributária, o charque platino era produzido com mão-de-obra assalariada, mais eficiente e

produtiva, ao passo que o charque gaúcho era produzido pelo braço escravo, o que resultava num produtocom pior qualidade e preço superior.

III. A revolta alastrou-se para outras províncias, atingindo Santa Catarina, Paraná e São Paulo; nesta última, foiproclamada a República Paulista, numa demonstração clara de que São Paulo não pretendia mais ficar subor-dinado ao Rio de Janeiro, então capital do Império.

IV. A partir de 1842, já durante o Segundo Reinado, a rebelião no Rio Grande do Sul entrou em declínio, espe-cialmente em razão da repressão empreendida pelo governo central, comandada pelo futuro Duque de Caxiase que contou com o auxílio dos escravos, os quais aproveitaram para se rebelar contra os fazendeiros que osexploravam.

V. No acordo de paz firmado entre os gaúchos e o governo central ficou decidido que os oficiais farroupilhas seri-am incorporados ao Exército imperial, o charque platino seria taxado em 25%, tornando-o mais caro, e osescravos que haviam participado do conflito seriam libertados.

Quais afirmativas estão corretas?a) Todas.b) I, II e IV.c) II, III e V.d) I, II e V.e) II, III e IV.

I. O charque gaúcho pagava mais impostos que o charque platino, que entrava com vantagem no mercadobrasileiro.

II. O trabalho escravo utilizado para a produção do charque gaúcho apresentava baixa produtividade e quali-dade inferior.

V. No final do ano de 1842 o marechal-de-campo Luís Alves de Lima e Silva foi nomeado presidente da provín-cia do Rio Grande do Sul e, por meio de combates, negociações e anistias, encerrou a Revolução em 1845,incorporando os oficiais farroupilhas ao Exército brasileiro.

Resposta: d

A República Velha, que compreende o período que vai de 1889 a 1930, foi dominada pelas oligarquias. Assinalea opção que caracteriza corretamente uma das manifestações dessa estrutura de dominação.a) O sistema federativo, instituído pela Constituição de 1891, garantia igualdade de representação e de força

política entre os estados.b) O voto direto e universal permitiu a efetiva participação no processo político dos setores urbanos, principal-

mente das classes médias e do operariado.c) O coronelismo foi expressão típica do domínio oligárquico, através da manipulação do processo político em

nível local pelos grandes proprietários — os coronéis.d) A aliança efetivada entre as oligarquias rurais dominantes e os militares “jacobinos” garantia a estabilidade do

regime.e) Movimentos sociais rurais, como Canudos (BA), Contestado (SC) e o Cangaço, foram expressões do crescente

fortalecimento do domínio oligárquico sobre as massas camponesas.

O coronelismo era a base do sistema político brasileiro, após a adoção da política dos governadores. Os coronéiscontrolavam o eleitorado das pequenas cidades do interior e das zonas rurais pelo “voto de cabresto”, garantin-do o domínio oligárquico.

Resposta: c

Resolução

Questão 16▼▼

Resolução

7UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

Em agosto de 2004 fez 50 anos que Getúlio Vargas se suicidou enquanto exercia a Presidência do Brasil. Com essefato, encerrava-se um ciclo de meio século em que o Brasil passara por inúmeras transformações. Qual alternati-va é verdadeira em relação ao governo de Vargas (1930-1945 e 1951-1954)?a) Foi o período em que se garantiram plenamente as liberdades democráticas, inclusive com a instituição do voto

secreto e do direito de voto às mulheres.b) Os direitos dos trabalhadores foram implementados, com a criação dos sindicatos, que puderam agir livremente

em suas reivindicações.c) A agricultura foi modernizada, visto que a preocupação governamental era que o país canalizasse todos os

esforços no sentido de implementar a agroexportação.d) Através de uma política nacionalista, o país ficou fechado para o mundo exterior, não se preocupando com o

que estava acontecendo no mundo.e) Havia a preocupação de dotar o país de um parque industrial; para isso, era necessário um governo forte, que

pudesse dirigir esse processo.

Durante todo o período em que permaneceu no poder, Getúlio Vargas defendeu o nacionalismo econômico,investiu na indústria de base para favorecer o desenvolvimento de um parque industrial brasileiro, o que fezcom que a economia voltada para o mercado interno superasse em importância o setor exportador.

Resposta: e

Leia um trecho da letra da música dos Paralamas do Sucesso chamada “Luís Inácio: 300 picaretas”:“Luís Inácio falou, Luís Inácio avisouSão 300 picaretas com anel de doutorEles ficaram ofendidos com a afirmaçãoQue reflete na verdade o sentimento da naçãoÉ lobby, é conchavo, é propina e jetomVariações do mesmo tema sem sair do tom”.

Em junho de 1995, esta música teve sua execução proibida, a pedido da Procuradoria da Câmara dos Deputados.A proibição causou indignação a muitos setores da sociedade brasileira. Por quê?a) Estava-se adotando uma atitude discriminatória em relação ao político-operário que já havia disputado duas

eleições presidenciais.b) Era um retorno à censura, num claro desrespeito à Constituição em vigor, que garante a plena liberdade de

expressão.c) Era uma forma de impedir que as denúncias contra vários deputados viessem a público.d) Estava-se impedindo que a oposição pudesse atuar livremente.e) Era uma forma adotada pelos grupos conservadores para impedir que Lula viesse a se candidatar novamente à

Presidência do Brasil.

A censura estabelecida durante o Regime Militar foi suspensa pela Constituição de 1988.

Resposta: b

A maioria dos Estados e regimes políticos modernos ainda guarda a herança de duas grandes culturas do mundoantigo. O artigo 1º- de nossa Constituição, por exemplo, estabelece que o Estado brasileiro tem a forma de umarepública e que o seu regime de governo é uma democracia. Essas duas instituições políticas, república e democra-cia, são originárias, respectivamente, das antigas culturasa) egípcia e romana. d) grega e celta.b) fenícia e hebraica. e) romana e grega.c) germana e grega.

Questão 19▼▼

Resolução

Questão 18▼▼

Resolução

Questão 17▼▼

8UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

A democracia ateniense era restrita aos cidadãos, homens adultos, filhos de pai e mãe ateniense, excluindodesse sistema político os estrangeiros, as mulheres e os escravos. Na República romana, o poder do Senado —formado pelos patrícios — sobrepunha-se aos demais, controlando a administração, as finanças e os destinosde Roma, além de impedir a participação dos plebeus na vida política. Estes, por sua vez, após se retirarempara o monte Sagrado, ganharam o direito de representação política por meio dos tribunos da plebe.

Resposta: e

Durante muito tempo, foi comum considerar a Idade Média européia como “um escuro interlúdio entre agrandeza de Roma e o resplendor da Renascença”. Essa visão tem sido criticada. Para David Landes, professor deHistória e Economia Política da Universidade de Harvard, autor do livro A riqueza e a pobreza das nações: por quealgumas são tão ricas e outras são tão pobres, a Europa medieval foi “uma das sociedades mais inventivas que ahistória tinha conhecido”.A esse respeito, qual das seguintes tecnologias não foi aperfeiçoada ou inventada na Idade Médiaa) coalheira (novo tipo de arreio para os cavalos). d) óculos.b) moinho d’água ou azenha. e) relógio mecânico.c) motor a vapor.

O vapor passou a ser utilizado como força motriz apenas no século XVIII, a partir da Revolução Industrial. Aprimeira máquina a vapor foi inventada por Thomas Newcomen em 1712 e aperfeiçoada por James Watt em 1765.O barco a vapor foi criado em 1805, por Robert Fulton, e a locomotiva a vapor em 1814, por George Stephenson.

Resposta: c

Os conflitos entre a Monarquia e o Parlamento culminaram na deposição do rei Jaime II em 1688. O novo monar-ca, Guilherme III, recebeu a coroa do Parlamento, das mãos dos representantes da nação, não mais como um títu-lo hereditário de direito divino como era o costume tradicional. Os poderes do reis, a partir de então, seriam origi-nários de uma delegação feita pela nação por intermédio de seus representantes no Parlamento. Foi umamudança revolucionária. A monarquia absoluta e a teoria do direito divino dos reis sofreram um golpe de miseri-córdia. Começava a tomar forma o moderno Estado constitucional, baseado nos princípios da soberania da naçãoe da limitação dos poderes governamentais.Em que país ocorreu esse episódio e como foi chamado?a) França — Revolução Burguesa. d) Estados Unidos — Revolução Americana.b) Portugal — Revolução do Porto. e) Espanha — Revolução Constitucionalista.c) Inglaterra — Revolução Gloriosa.

A Revolução Gloriosa, ao destronar Jaime II, derrubou o Estado absoluto inglês, colocando no trono GuilhermeIII, que, ao jurar o Bill of Rights, estabeleceu a superioridade da autoridade do Parlamento sobre o rei e asbases de uma monarquia parlamentar voltada ao desenvolvimento burguês.

Resposta: c

“Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens foram criados iguais, foramdotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a busca da felici-dade. Que a fim de assegurar esses direitos, governos são instituídos entre os homens, derivando seus justospoderes do consentimento dos governados; que, sempre que qualquer forma de governo se torne destrutiva detais fins, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la e instituir novo governo...”.

Questão 22▼▼

Resolução

Questão 21▼▼

Resolução

Questão 20▼▼Resolução

9UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

O texto lido pertence à Declaração de Independência da primeira sociedade do continente americano a se libertarda dominação colonial européia e foi redigido em 1776 pora) Bernardo O’Higgins, líder da independência chilena.b) José de San Martín, líder da independência do Chile e do Peru.c) Simón Bolívar, considerado o responsável pela libertação de cinco países sul-americanos do domínio espanhol:

Venezuela, Colômbia, Bolívia, Peru e Equador.d) Thomas Jefferson, um dos líderes da independência das colônias inglesas na América do Norte.e) Toussaint L’Ouverture, herói das lutas pelo fim da escravidão e pela independência do Haiti.

Em 1775, durante o Segundo Congresso Continental da Filadélfia, os colonos americanos decidiram romper coma Inglaterra e organizaram-se em milícias. No dia 4 de julho de 1776 publicaram a Declaração da Independência,redigida por Thomas Jefferson, inspirada nas idéias de Locke e nos princípios dos iluministas franceses, expres-sando ideais de liberdade e igualdade, apoiava também o direito de rebelião contra o autoritarismo. No entanto,a independência só veio em 1781, após anos de luta, com a derrota e a capitulação inglesa na batalha deYorktown, sendo reconhecida pela Inglaterra em 1783, pelo Tratado de Paris. A independência dos Estados Unidoscontribuiu para agravar a crise do sistema colonial na América e ajudou a sepultar o Antigo Regime, ao estimularo liberalismo na Europa.

Resposta: d

“Um dos fatos mais alarmantes do século XX foi o surgimento de uma devoção militante dentro das grandestradições religiosas. Suas manifestações são às vezes assustadoras. Seus adeptos não hesitam em fuzilar devotosno interior de uma mesquita, matar médicos e enfermeiras que trabalham em clínicas de aborto, assassinar seuspresidentes e até derrubar um governo forte. Eles parecem avessos a muitos dos valores mais positivos dasociedade moderna. Democracia, pluralismo, tolerância religiosa, paz internacional, liberdade de expressão, sepa-ração entre Igreja e Estado — nada disso lhes interessa.” (Armstrong, Karen. Em nome de Deus [São Paulo: Com-panhia das Letras, 2001])O texto acima refere-se diretamente ao fenômeno conhecido comoa) evolucionismo. d) reconstrucionismo.b) fundamentalismo. e) secularismo.c) milenarismo.

Os povos do Oriente Médio se identificam muito mais pelo fundamento religioso do que pelas idéias denacionalismo. Entretanto, no século XX, essa intensa religiosidade se mescla com a militância política e a into-lerância, formando os movimentos fundamentalistas.

Resposta: b

O ano de 1989 marca o fim dos regimes políticos comunistas e das economias socialistas nos países do Leste daEuropa. Em seguida, o mesmo fenômeno ocorreu na União Soviética, que também instituiu um regime políticodemocrático e uma economia de mercado. Mesmo assim, alguns regimes políticos comunistas ainda sobrevivem— China, Coréia do Norte, Cuba, Vietnã —, embora tenham sido obrigados a fazer profundas reformas estrutu-rais. O caso mais típico é o da China, que, a partir da década de 1970, sob a liderança de Deng Xiaoping,a) abre sua economia aos investimentos estrangeiros e permite a livre iniciativa econômica por parte de seus

cidadãos.b) aceita a propriedade privada e a livre iniciativa econômica dos cidadãos chineses, mas não permite o investi-

mento de capitais estrangeiros em sua economia.c) aumenta ainda mais as restrições às atividades econômicas privadas.d) concede plena independência política ao Tibet, a Hong Kong e a Macau.e) termina com o monopólio político do Partido Comunista, adotando o pluripartidarismo.

Questão 24▼▼

Resolução

Questão 23▼▼

Resolução

10UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

Ao subir ao poder em 1977, Deng Xiaoping iniciou o período de “desmaoização” do país, afastando do poderos partidários de Mao Tse-tung. Seu governo tinha como metas as “quatro modernizações” — agricultura,indústria, ciência e tecnologia —, o que atraiu vultosos investimentos externos.

Resposta: a

Resolução

11UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

No diagrama abaixo, a parte sombreada representa

a) B ∩ Cb) (A ∪ B) – Cc) (B ∩ C) – Ad) (A ∪ C) – Be) A ∩ C

Sendo M o conjunto representado pela parte sombreada temos:M = {x: (x ∈ B e x ∈ C) e x ∉ A}M = {x: x ∈ B ∩ C e x ∉ A}M = (B ∩ C) – A

Resposta: c

Simplificando a expressão obtém-se o valor

a) 27

b)

c)

d)

e)

33 = 27

Resposta: a

3155 =

33

165 =

3 2

6

165 ( )

=

3 3 1

6

165 –( )

=

3 36

17 165 – =

Resolução

32

3 36

17 5 16 5/ /–

12

5

32

5

3 36

17 165 –

,

Questão 26▼▼

Resolução

B

A

C

Questão 25▼▼

12UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

MMM AAACCCIIIÁÁÁEEEAAAMMM TTT TTT

Considerem-se as funções f(x) = 2x – 3, g(x) = –2x2 + 5x – 4 e as afirmativas:

I. g(f(x))= –(8x2 – 34x + 37);

II. = –7;

III. f –1(x) =

É correto o que se afirma ema) I apenas. d) II apenas.b) I e II apenas. e) I, II e III.c) II e III apenas.

I) g(x) = –2x2 + 5x – 4g(f(x)) = –2[f(x)]2 + 5[f(x)] – 4g(f(x)) = –2[2x – 3]2 + 5[2x – 3] – 4g(f(x)) = –2(4x2 – 12x + 9) + 10x – 15 – 4g(f(x)) = –8x2 + 34x – 37

II)

g(–1/2) = –7f(g(– 1/2)) = f(–7) = –17

III) Na função f, tem-se:y = 2x – 3

Logo, na sua inversa (f–1), tem-se:x = 2y – 3x + 3 = 2y

Sem resposta

Resolvendo a equação –2, obtém-se um número x

a) entre 0 e 20. d) entre 2000 e 20000.b) entre 0,001 e 1. e) entre 200 e 2000.c) entre 10 e 200.

2 – logx = 6 – 2logx

logx = 4 104 = x ∴ x = 10000

Resposta: d

23

2– log

– log–

xx+

=

Resolução

23

– log– log

xx+

=

Questão 28▼▼

yx= + 3

2

g(– / ) – ––

–1 2 212

51

24

2

= ⋅

+ ⋅

Resolução

x 32

.+

f g – 12

Questão 27▼▼

13UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

Um refletor colocado no ponto P, como mostra a figura abaixo, ilumina um outdoor formando um facho de luzcom um ângulo β. Com base na figura e considerando as afirmativas:

I. A área formada pelo facho é de 8m2;

II. O senβ =

III. O cosβ =

É correto o que se afirma ema) I apenas.b) I e II apenas.c) I e III apenas.d) II e III apenas.e) III apenas.

Do enunciado, temos a figura:

O triângulo retângulo PAC é isósceles com PC = AC = 8.I) SPAB = SPAC – SPBC

SPAB = 8(m2)

II) No triângulo PAC, por Pitágoras, temos:PA2 = AC2 + PC2

PA2 = 82 + 82

PA = 8 2

SPAB = ⋅ ⋅8 8

26 8

2–

45º

β

45ºC

P

A

B

8

2

6

SPAB = área do triângulo PAB

SPBC = área do triângulo PBC

SPAC = área do triângulo PAC

Resolução

A

P

Facho deluz

β

8m

2m

6m

7 210

;

7 25

;

Questão 29▼▼

14UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

No triângulo PBC, por Pitágoras, temos:PB2 = BC2 + PC2

PB2 = 62 + 82

PB = 10

III) sen2β + cos2β = 1

Resposta: c

Considerando que senx = e x pertence ao segundo quadrante, o valor de é:

a) –senx d)

b) e)

c) cos2x

Recorrendo à relação fundamental, temos:sen2x + cos2x = 1

cosx = ± 53

cos2 59

x =

49

12+ =cos x

Resolução

– 6 5+53

– ( )3 2 5+

tg x cotg xsec x cossec x

++

23

Questão 30▼▼

cosβ = 7 210

cosβ = 7

5 2

cos2 4950

β =

cos –2 12

100β =

2100

12+ =cos β

senβ = 2

10

senβ = 1

5 2

812

8 2 10= ⋅ ⋅ ⋅ senβ

S PA PB senPAB = ⋅ ⋅ ⋅12

β

15UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

Como x ∈ 2º Q, então: .

Resposta: d

Uma P. A. de termos não negativos, apresenta a seguinte característica: a8 – a4 = 8 e (a1)2 = 9. Sobre esta P. A. aalternativa incorreta éa) é uma P. A. decrescente.b) (a2)2 = 25.c) a4 + a8 = 26.d) a soma dos dez primeiros termos é 120.e) a razão no intervalo [1, 2].

I) Do enunciado, temos que a P.A. não possui termos negativos e (a1)2 = 9. Então a1 = 3.

a8 – a4 = 8

a1 + 7r – (a1 + 3r) = 8

4r = 8r = 2Logo, a P.A. é crescente.

II) (a2)2 = (a1 + r)2 = (3 + 2)2 = 25

III) a4 + a8 =

= a1 + 3r + a1 + 7r =

= 2a1 + 10r =

= 2 ⋅ 3 + 10 ⋅ 2 = 26

IV)

S10 = (3 + 3 + 9 ⋅ 2) ⋅ 5

S10 = 24 ⋅ 5S10 = 120

Resposta: a

Sa a

101 10 10

2= + ⋅( )

Resolução

Questão 31▼▼

3

2 5

2 5

2 5

3 2 54 5

3 2 5–

( )

( )

( )–

– ( )⋅ +

+= + = +

1 1

23

53

1

2 53

senx x+= = =

cos–

senxx

xsenx

x senx

sen x xsenx x

senx xsenx x

coscos

cos

coscoscos

cos

+

+=

+

+=

1 1

2 2

tgx gxx x

++

=cotsec cossec

cos–

x = 53

16UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

A empresa Brinque Muito realizou uma grande doação de brinquedos para um orfanato. Essa doação compreen-deu 535 brinquedos, entre bolas e bonecas, 370 brinquedos entre bonecas e carrinhos, e o total da doação entrebolas e carrinhos foi de 455 brinquedos. É possível afirmar que, para realizar a doação, a empresa produziua) 320 bolas. d) 780 brinquedos.b) 145 carrinhos. e) 1350 brinquedos.c) 235 bonecas.

Sendo x o número de bolas, y o número de bonecas e z o número de carrinhos, temos:

Somando membro a membro, temos:2x + 2y + 2z = 1360x + y + z = 680 (4)

De (1) e (4), temos z = 145.De (2) e (4), temos x = 310.De (3) e (4), temos y = 225.O número de carrinhos é z = 145.

Resposta: b

O número de anagramas da palavra MELHOR, que começam e terminam por vogal, é definido pora) P6 d) 2P6b) P5 e) 2P4c) 4!

2 ⋅ P4

Resposta: e

No triângulo abaixo, x é um ângulo interno e a e b são ângulos externos. Sabendo-se que a + b = 210º e 3a – 2b = 130º,sobre o ângulo x pode-se afirmar que

a) seu suplemento é 110º. d) seu suplemento é 100º.b) seu complemento é 60º. e) seu suplemento mais seu complemento é 180º.c) seu complemento é 20º.

a b

X

Questão 34▼▼

vogal↓ ↓ ↓ ↓ ↓ ↓

4 3 2 1 1

vogal

14444424444432

P4

Resolução

Questão 33▼▼

x + y = 535 (1)y + z = 370 (2)x + z = 455 (3)

Resolução

Questão 32▼▼

17UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

Resposta: b

Uma pequena empresa especializada em embalagens para presentes produz, mensalmente 100 embalagensretangulares com altura de 10cm e base com dimensões 15cm × 20cm, levando-se em conta 100% de aproveita-mento do material utilizado. Num determinado mês, foi feito um pedido especial para embalagens com a baseem forma de prisma hexagonal regular, com altura da caixa de 10cm e com o lado da base do polígono de 15cm.Como a empresa dispõe de estoque apenas para a produção habitual e levando-se em conta que, para esse pedi-do especial, serão consumidos 20% a mais de papelão do que o calculado, para o acabamento da caixa, será pos-

sível confeccionar, aproximadamente, (Obs.: Considere que )

a) 32 embalagens.b) 42 embalagens.c) 52 embalagens.d) 62 embalagens.e) 72 embalagens.

Considerando cada embalagem como uma caixa retangular com tampa, temos como área total para 100 em-balagens:

At = [2 ⋅ (15 ⋅ 20) + 2 ⋅ (10 ⋅ 20) + 2 ⋅ (15 ⋅ 10)] ⋅ 100

At= 130.000cm2

No pedido especial, o material utilizado será:

1,2 ⋅ Atprisma=

1,2 ⋅ (2AB + Al) =

1,2 ⋅ (2067,75) =2481,3cm2

Assim, o número n de embalagens que poderão ser produzidas será dado por:

n ≈ 52

Resposta: c

n = 130 0002481 3

.,

1 2 2 615 3

46 10 15

2, ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅⋅ +

=

15

10

15

2015

10

Resolução

3 1 73= ,

Questão 35▼▼

180 – aa

B

A

b

C

x

Resolução

18UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

No triângulo ABC, temos para o ângulo externo b:b = x + 180 – aa + b = x + 180

Do enunciado, a + b = 210. Então:210 = x + 180∴ x = 30º

Logo, o complemento de x é 60°.

Sendo o número complexo as expressões de z3 e z6 são dadas, respectivamente, por

a) i e –1b) i e +1c) –i e 1d) –i e –1e) 1 e 1

z3 = z2 ⋅ z

z3 = iz6 = (z3)2 = (i)2 = – 1

Resposta: a

z i i i3 23

414

34

34

= + + +

z 12

32

i 32

12

i3 = + +

z 34

2 32

12

i 14

i 32

12

i3 2= + ⋅ ⋅ + +

z i i32

32

12

32

12

= +

⋅ +

z 3

212

i= +

z 48 16i

8= +

z 6 2i2

( 8 )( 8 )

= + ⋅

Resolução

zi= +6 2

8,

Questão 36▼▼

19UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

A figura 1 representa uma célula vegetal. As estruturas indicadas pelos números I, II, III e IV denominam-se, respec-tivamente,a) complexo de Golgi, retículo endoplasmático, cloroplasto, mitocôndria.b) retículo endoplasmático, complexo de Golgi, cloroplasto, mitocôndria.c) lisossomos, complexo de Golgi, mitocôndria, peroxissomo.d) lisossomo, retículo endoplasmático, mitocôndria, peroxissomo.e) ribossomo, retículo endoplasmático, peroxissomo, mitocôndria.

As estruturas apontadas pelas setas são, respectivamente:

I — retículo endoplasmático (que apresenta, na figura, continuidade com a carioteca);II — complexo de Golgi (ou aparelho golgiense);

III — cloroplastos (reconhecíveis por suas lamelas internas no sentido longitudinal);IV — mitocôndrias (com cristas transversais em seu interior).

Resposta: b

A fenilcetonúria é uma doença genética que causa retardo no desenvolvimento mental do indivíduo. Atualmente,uma grande campanha busca conscientizar a população da importância de diagnosticar essa doença nos primeirosdias de vida do bebê, pois o tratamento precoce previne a deficiência mental. Assinale a alternativa que apresentao exame que deve ser realizado para detectar a fenilcetonúria.a) Cariotipagem. d) Exame comum de urina.b) Teste do pezinho. e) Eletroencefalograma.c) Biopsia do fígado.

A fenilcetonúria, doença congênita que resulta da ausência de uma enzima necessária ao metabolismo do ami-noácido fenilalanina, pode ser detectada precocemente graças ao teste do pezinho. Esse exame, quando reali-zado da forma convencional (obrigatória por lei), investiga a ocorrência dessa enfermidade e também a do hipo-tireoidismo.Resposta: b

Resolução

Questão 38▼▼

Resolução

Questão 37▼▼

IV

III

I

II

célula vegetal

I

20UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

BBB OOOIII LLL GGGOOO IIIAAA

As células-tronco, pela pluripotência que apresentam, trazem a possibilidade de regenerar partes debilitadas docorpo e de curar doenças que ainda desafiam os tratamentos convencionais. Porém, a possibilidade de repor ouregenerar partes debilitadas de um organismo com novos tecidos, derivados de células-tronco, provoca esperan-ças, controvérsias e alegações científicas conflitantes. Células-tronco são encontradasa) no tecido sanguíneo dos adultos. d) nas hemácias.b) na medula amarela dos ossos longos. e) nas meninges.c) no cordão umbilical.

As células-tronco (pluripotentes) podem ser encontradas na medula vermelha dos ossos longos (tecido hema-topoético, formador das células sangüíneas) e no cordão umbilical dos recém-nascidos.

Resposta: c

A fecundação dos gametas apresentados na figura vai resultar num indivíduo portador de uma anormalidade cro-mossômica caracterizada por uma

a) euploidia. d) trissomia.b) triploidia. e) dissomia.c) monossomia.

A formação de um zigoto anormal com a constituição XXY caracteriza um caso de trissomia, ou seja, presença detrês elementos de um certo tipo cromossômico (quando o normal seria a presença de apenas dois cromossomos decada tipo). No caso do ser humano, essa anomalia corresponde à Síndrome de Klinefelter.

Resposta: d

“Seja um voluntário, uma única doação pode salvar até quatro vidas”. (Diário da Manhã, 23/11/2004). “Doarsangue é simples e ajuda muita gente”. (O Nacional, 23/11/2004). Campanha alusiva à Semana Nacional do DoadorVoluntário de Sangue.Analise as seguintes afirmativas referentes a esse importante tecido.I. O plasma é o componente líquido e contém, além de água, sais minerais, aminoácidos, lipídios, vitaminas, pro-

teínas e hormônios.II. As hemácias, também chamadas de eritrócitos, são células bicôncavas, anucleadas nos mamíferos, que trans-

portam os gases respiratórios.III. As plaquetas são fragmentos citoplasmáticos que realizam funções importantes no combate aos processos alér-

gicos.IV. Os linfócitos são leucócitos agranulócitos produzidos na medula óssea que realizam a função de defesa através

da fagocitose.Está correto o que se afirma ema) I e II apenas.b) II e III apenas.c) I, II e IV apenas.d) II, III e IV apenas.e) I, II, III e IV.

Questão 41▼▼

Resolução

X XY

Questão 40▼▼

Resolução

Questão 39▼▼

21UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

A afirmação III está errada porque a função das plaquetas é possibilitar a coagulação sangüínea, e não a de com-bater os processos alérgicos. A afirmação IV está incorreta porque os linfócitos são um tipo de leucócito (glóbulosbrancos) com funções de defesa por meio da produção de anticorpos (linfócitos B) e da regulação da resposta imu-nitária (linfócitos T). A defesa por meio da fagocitose está a cargo dos neutrófilos e macrófagos.

Resposta: a

As bactérias podem se reproduzir assexuadamente por divisão binária e, algumas vezes, são capazes de adquirire incorporar genes de outras bactérias, recombiná-los com os seus genes e gerar descendentes com novas carac-terísticas genéticas, através dea) transformação, esporulação e/ou zoospermia. d) transdução, fragmentação e/ou zoospermia.b) conjugação, esporulação e/ou regeneração. e) transdução, esporulação e/ou regeneração.c) conjugação, transformação e/ou transdução.

Na reprodução sexuada das bactérias, a conjugação é o fenômeno por meio do qual ocorre transferência de mate-rial genético de uma bactéria a outra, através de um canal de comunicação temporário. Já a transformação acon-tece quando pedaços de DNA estranhos à bactéria, presentes no meio, penetram em sua célula e incorporam-se aoseu cromossomo. Por fim, a transdução consiste na transferência “acidental” de material genético de uma bactériapara outra, por meio de um bacteriófago (vírus).

Resposta: c

A fazenda da Brigada Militar é uma das últimas áreas representativas de fragmentos de campos sulinos, de áreasúmidas e de matas de araucária do município de Passo Fundo. A retirada do rebanho bovino desta área favore-ceu a sucessão ecológica. A sucessão num ecossistema pode ser descrita como uma evolução em direçãoa) ao aumento de nichos ecológicos e de interações populacionais.b) à redução dos estoques populacionais.c) ao aumento de produtividade líquida do ecossistema.d) à redução das teias alimentares.e) à diminuição da diversidade de organismos.

O processo de sucessão ecológica num ecossistema leva a um progressivo aumento no número e nos tipos de dife-rentes nichos ecológicos, bem como das diferentes interações entre as populações daquele ambiente.

Resposta: a

A transformação das áreas de campo em lavoura utilizando práticas de revolvimento do solo e uso de herbicidasé um exemplo de interferência do homem no ecossistema quea) acelera a sucessão ecológica.b) contribui para a atração de aves granívoras se a lavoura for de girassol.c) diminui a biodiversidade do campo pela migração das populações para as áreas úmidas.d) favorece a fauna de mamíferos herbívoros se na lavoura forem plantados soja, milho e trigo, num sistema de

rotação de culturas.e) altera ou interrompe os estágios sucessionais e pode comprometer as áreas úmidas e nascentes pelo assore-

amento.

Questão 44▼▼

Resolução

Questão 43▼▼

Resolução

Questão 42▼▼Resolução

22UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

Algumas práticas utilizadas na agricultura, como o revolvimento do solo e o uso de herbicidas, realmente alteramou interrompem o processo natural de sucessão ecológica. Além disso, a erosão causada pelo excessivo desgaste dosolo pode levar ao assoreamento das nascentes e áreas úmidas.

Resposta: e

A figura abaixo mostra a cabeça de uma serpente peçonhenta, a cascavel. “Lembre-se: na natureza não há vilões.Não mate cobras simplesmente por estarem vivas!” Elas mantêm o equilíbrio natural, comendo roedores quetransmitem doenças e causam prejuízos às plantações e aos cereais armazenados.

Em caso de picada de cascavel, indique a alternativa que apresenta o soro específico a ser tomado.a) Antiofídico.b) Antibotrópico.c) Anticrotálico.d) Antielapídico.e) Antilaquético.

No caso de uma picada de cascavel (Crotalus spp.), o soro específico a ser utilizado é o soro anticrotálico. O soro an-tibotrópico deve ser utilizado nas picadas de jararaca e espécies afins (Bothrops spp.); o soro antielapídico, contraa picada de coral-verdadeira (Micrurus spp.); o soro antilaquético, contra a picada da surucucu (Lachesis muta); e osoro antiofídico (ou polivalente), que dá cobertura a mais de 90% dos casos de acidentes ofídicos no Brasil, servecontra a picada de todas as espécies de cascavéis e de cobras do gênero Bothrops.

Resposta: c

Assinale a alternativa que contém a relação correta entre a figura ao lado (coração) e os respectivos animais.

a) Aves/mamíferos.b) Anfíbios/peixes.c) Peixes/mamíferos.d) Anfíbios/répteis.e) Aves/anfíbios.

O coração apresentado na figura, com quatro cavidades totalmente separadas (dois átrios e dois ventrículos), ca-racteriza os animais pertencentes às classes das aves e dos mamíferos (com circulação dupla e completa).Resposta: a

Resolução

Questão 46▼▼

Resolução

Questão 45▼▼Resolução

23UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

Na figura abaixo estão indicadas estruturas de uma folha em corte transversal.

Marque a alternativa que relaciona corretamente cada número com a respectiva função.a) I — absorção de nitrogênio do ar; II e III — absorção e condução de seiva.b) I, II e III com função de fotossíntese.c) I — proteção contra a poluição do ar; II — fotossíntese; III — evapotranspiração.d) I — fixação dos grãos de pólen; II — respiração celular; III — sustentação.e) I — transpiração e trocas gasosas; II — fotossíntese; III — condução de seiva.

As estruturas apontadas pelas setas têm por funções, respectivamente:I — transpiração e trocas gasosas;

II — fotossíntese (os parênquimas paliçádico e lacunoso são conhecidos, em conjunto, pelo nome de parênquimaclorofiliano); condução de seiva (xilema → seiva bruta e floema → seiva elaborada).

Resposta: e

As altas temperaturas do verão favorecem a proliferação domosquito transmissor da dengue. A figura ao lado apresen-ta medidas profiláticas importantes no combate à prolife-ração do mosquito transmissor desta doença.

Entre nesta campanha, pois você estará interrompendo ociclo biológico doa) Phlebotomos intermedius.b) Anopheles darlingi.c) Culex fatigans.d) Aedes aegypti.e) Trypanosoma cruzi.

A figura apresenta medidas profiláticas importantes na interrupção do ciclo da dengue, ao combater a proliferaçãodo mosquito transmissor dessa doença, o Aedes aegypti.

Resposta: d

Resolução

Questão 48▼▼

Resolução

Estômato

xilemafloema

Parênquimapaliçádico

Parênquimalacunoso

III

I

II

Questão 47▼▼

24UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

As questões de números 49 a 55 referem-se ao Texto 1.

Texto 1

De acordo com o texto, é incorreto afirmar quea) Lancelot jurou lealdade a Arthur.b) sabedoria e justiça eram qualidades de Arthur.c) as leis elaboradas pelos cavaleiros da Távola Redonda eram aplicáveis ao próprio Arthur.d) Arthur e seus cavaleiros foram inspiração para a criação de outras histórias de aventura.e) Arthur era símbolo e exemplo para seus cavaleiros.

Lê-se a resposta no seguinte trecho do 5º parágrafo: He made his own laws and enforced them himself, withthe respect of his subjects. Ou seja, de acordo com o texto, quem elaborava as leis não eram os Cavaleiros daTávola Redonda, mas o próprio Arthur.

Resposta: c

Resolução

Questão 49▼▼

Explorations in Arthurian Legends

1 The legends tell us that Arthur was a wise and powerful king, who2 ruled from a giant and glorious castle and who commanded the3 loyalty of hundreds of men.

4 First and foremost of these followers were the Knights of the Round5 Table. That the greatest knight in skill of arms, Lancelot, pledged his6 loyalty to Arthur is testament to the fact that the king was worthy of7 such admiration, both as a king and as a warrior, for war was a way8 of life in Arthur’s day. Just after he pulled the sword from the stone,9 he hurried to Bedegraine and defeated a rogue band of 11 powerful10 men who had rebelled against his leadership.

11 He faced constant pressure from the Saxons and the Picts and the12 Irish and (according to Malory, who got it from Geoffrey) the Romans;13 in the end, he faced a mortal threat from his own men.

14 He was also the backdrop against which many other adventures took15 place. Beginning with Chretien de Troyes, writers wrote adventures of16 Arthur’s knights, telling us of their wonderful adventures and of courtly love. The court, of course, was17 Arthur’s. In a sense, Arthur was moved above the day-to-day adventures his knights were having and put18 on a pedestal as the symbol of what a knight could hope to achieve.

19 He was also the one whom everyone looked up to and whom everyone trusted to pass judgment if they20 had a dispute. Important men bowed to his authority and his wisdom. He held court and was the arbiter21 of justice. He made his own laws and enforced them himself, with the respect of his subjects. He fought22 in battles and sent his knights out to do battle. As such, he was both king and battle commander.

(Texto retirado e adaptado do sitehttp://www.geocities.com/capitolHill/4186/Arthur/htmlpages/kingarthurfaq1.html, em 23/11/04).

25UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

NNNIII SSSÊÊÊLLLGGG

A alternativa abaixo que não expressa a idéia de Arthur ser respeitado como um grande rei e/ou cavaleiro éa) “The legends tell us that Arthur was a wise and powerful king,…” (linha 1).b) “… put on a pedestal as the symbol of what a knight could hope to achieve.” (linhas 17 e 18).c) “He was also the one whom everyone looked up to and whom everyone trusted to pass judgment if they had

a dispute.” (linhas 19 e 20).d) “Important men bowed to his authority and his wisdom.” (linha 20).e) “He faced constant pressure from the Saxons and the Picts and the Irish…” (linhas 11 e 12).

“Ele enfrentava pressões constantes dos saxões, dos pictos, dos irlandeses e dos romanos”. Esta alternativa é aúnica que não evidencia o fato de Arthur ser um grande rei. Todas as outras o fazem. “Ele era um rei sábio epoderoso” (alternativa a); “... foi colocado em um pedestal como um símbolo...” (alternativa b); “Ele era aque-le que todos admiravam e em quem confiavam...” (alternativa c); “Homens importantes curvavam-se perante suaautoridade e sabedoria” (alternativa d).

Resposta: e

É possível deduzir através do texto que a palavra “legends” (linha 1) está no plural, porquea) havia muitos cavaleiros nas lendas.b) as lendas eram publicadas em capítulos.c) só é usada no plural.d) havia muitos autores para as lendas.e) havia personagens de diferentes lugares.

Depreende-se da leitura do seguinte trecho do 4º parágrafo: Beginning with Chretien de Troyes, writerswrote adventures of Arthur’s knights…

Resposta: d

Os nomes Saxons (linha 11), Malory (linha 12), Chretien de Troyes (linha 15) referem-se, respectivamente, aa) lugar, autor, personagem.b) povo, autor, autor.c) autor, povo, lugar.d) autor, autor, lugar.e) povo, autor, lugar.

Lê-se a partir da linha 11: He faced constant pressure from the Saxons… “Ele sofreu pressão constante dosSaxões...” (o povo dos Saxões); (...) (according to Malory, who got it from Geoffrey) (“de acordo com Malory,que obteve a informação de Geoffrey”) — Malory é um autor, assim como Geoffrey.Lê-se nas linhas 15 e 16: Beginning with Chretien de Troyes, writers wrote adventures of Arthur’s knights… “Apartir de Chretien de Troyes, escritores narraram as aventuras dos cavaleiros de Arthur...” Note-se que Chretiende Troyes é um escritor, que deu início a uma “tendência” de escrever histórias sobre os cavaleiros de Arthur.

Resposta: b

Resolução

Questão 52▼▼

Resolução

Questão 51▼▼

Resolução

Questão 50▼▼

26UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

Na frase “The legends tell us that Arthur was a wise and powerful king, who ruled from a giant and glorious castle and who commanded the loyalty of hundreds of men”, o pronome em negrito refere-se aa) Arthur.b) castle.c) hundreds of men.d) legends.e) giant.

Arthur was a wise and powerful king. Arthur commanded the loyalty of hundreds of men. Para evitar arepetição do sujeito, usa-se o pronome relativo who, que sempre se refere a pessoas, e, no caso, refere-se aoRei Arthur. Arthur was a wise and powerful king who commanded the loyalty of hundreds of men. “Arthurera um rei sábio e poderoso, que comandava a lealdade de centenas de homens.”

Resposta: a

Na frase “... for war was a way of life in Arthur’s day.” (linhas 7 e 8), a palavra em negrito tem a mesma função dea) however.b) but.c) because.d) therefore.e) to.

Lê-se no segundo parágrafo: … the king was worthy of such admiration, both as a king and as a warrior, forwar was a way of life in Arthur’s day. Neste contexto, a conjunção explicativa for equivale a because (porque,pois). “O rei era digno de tal admiração, como rei e como guerreiro, pois a guerra era um modo de vida nosdias de Arthur”.

Resposta: c

“As such” (linha 22), expressa a idéia dea) finalização.b) adição.c) ordem.d) negação.e) oposição.

A última frase do texto resume os papéis de Arthur, finalizando as idéias do texto: “Assim, ele foi rei e coman-dante de batalha”.

Resposta: a

Resolução

Questão 55▼▼

Resolução

Questão 54▼▼

Resolução

Questão 53▼▼

27UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

As questões de números 56 a 60 referem-se ao Texto 2.

Texto 2

O objetivo desses textos não éa) apresentar resumos do filme “Rei Arthur”.b) contribuir na divulgação do filme.c) apresentar ao público o elenco do filme.d) oferecer ao leitor diferentes visões do mesmo filme.e) analisar o enredo.

Obtém-se a resposta a partir da compreensão global dos 3 textos. Não há, em nenhum deles, indicação algu-ma sobre o elenco do filme.

Resposta: c

Na opinião de PayneI. A magia e a fantasia da lenda estarão enfraquecidas no filme, pela ausência do personagem Merlin.II. O filme tenta localizar a lenda historicamente, contextualizando-a possivelmente entre a queda do império

romano e os séculos V e VI.III. A lenda do rei Arthur nunca foi comprovada como fato histórico.a) apenas I está correta.b) apenas II está correta.c) apenas III está correta.d) apenas I e II estão corretas.e) apenas II e III estão corretas.

Questão 57▼▼

Resolução

Questão 56▼▼

Plot Summary for King Arthur (2004)

1 Based on a more realistic portrayal of “Arthur” than has ever been presented2 onscreen. The film will focus on the history and politics of the period during which3 Arthur ruled — when the Roman Empire collapsed and skirmishes over power broke4 out in outlying countries — as opposed to the mystical elements of the tale on which5 past Arthur films have focused.

Summary written by Scott Summerton

6 Although the legend of King Arthur has not been historically established as fact, this7 film will attempt to place King Arthur within his possible historic context, smack8 between the fall of the Roman Empire (just a few hundred years after Gladiator)9 and the long road through the Dark Ages (roughly set in the 5th or 6th centuries).10 The magic and fantasy of the legend will be absent (Merlin may still be around; just11 not performing the magic seen in Excalibur).

Summary written by Payne

12 The Roman Empire is stretched across many nations, including Britain. In their conquest for more land, the13 Romans went into Sarmatia where they fought the very brave Sarmatian cavalery. The Romans, impressed by the14 Sarmatian’s weaponery and fighting skills, included them into their army as knights. After 15 years of serving and15 fighting for the Roman Empire the Sarmatian Knights, lead by Arthur/Artorious Castus, are about to receive their16 freedom as the Romans are leaving Britain. But the Knights must carry out one final order before they are free. A17 Roman priest and his family, especially his son Alecto, must be rescued from the invading Saxons. But there is18 another danger lurking on the road to freedom — the Woads, British rebels who hate the Romans.

Summary written by Andreas Furumo

(Texto retirado e adaptado do site http://www.imdb.com/title/tt0349683/plotsummary, e imagem do sitehttp://kingarthur.movies.go.com/mainsite.html, em 23/11/04.)

28UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

Estão corretas as afirmações II e III. Lê-se a confirmação para II em this film will attempt to place King Arthurwithin his possible historic context, smack between the fall of the Roman Empire (...) and the long roadthrough the Dark Ages (roughly set in the 5th or 6th centuries). Lê-se a confirmação para III na linha 6: … thelegend of King Arthur has not been historically established as fact… .

Resposta: e

A alternativa que não apresenta idéias opostas à expressão “mystical elements of the tale” (linha 4) éa) “Based on a more realistic portrayal of ‘Arthur’ than has ever been presented onscreen.” (linhas 1 e 2).b) “The film will focus on the history and politics of the period during which Arthur ruled.” (linhas 2 e 3).c) “… this film will attempt to place King Arthur within his possible historic context.” (linhas 6 e 7).d) “… when the Roman Empire collapsed and skirmishes over power broke out in outlying countries.” (linhas 3 e 4).e) “The magic and fantasy of the legend will be absent…” (linha 10).

A expressão no enunciado da questão significa “os elementos místicos da estória (lenda)”. As alternativasa, b, c e e apresentam idéias opostas a essa expressão.a) Baseado em uma representação mais realista de Arthur...b)O filme focalizará a história e a política do período em que Arthur reinou.c) ...este filme tentará colocar o rei Arthur dentro do possível contexto histórico…e) A magia e a fantasia da lenda (estória) estarão ausentes…A alternativa d diz: ”… quando houve a queda do Império Romano e conflitos de poder surgiram em paísesdistantes”. Este trecho isoladamente não apresenta uma idéia oposta à expressão “elementos místicos dalenda (estória)”.

Resposta: d

Na frase “In their conquest for more land, the Romans went into Sarmatia where they fought the very braveSarmatian cavalery”, o pronome “their” refere-se aa) roman empire. d) sarmatia.b) romans. e) sarmatian cavalery.c) nations.

“Em suas conquistas para obter mais terras, os Romanos foram até a Sarmácia, onde enfrentaram…”. Theirrefere-se a eles, os Romanos.

Resposta: b

A palavra “invading” (linha 17) exerce a função dea) verbo. d) pronome.b) advérbio. e) substantivo.c) adjetivo.

Lê-se a resposta em … Alecto must be rescued from the invading Saxons. “Alecto deve ser resgatado dosSaxões invasores.” Invading, neste contexto, dá uma característica ao substantivo Saxons. Além disso, vemantes do substantivo e é invariável em gênero e número.

Resposta: c

Resolução

Questão 60▼▼

Resolução

Questão 59▼▼

Resolução

Questão 58▼▼Resolução

29UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

30UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

Texto 1

O DESAFIO DO DESEMPREGO1. O governo federal obteve duas grandes vitórias com as2. reformas previdenciária e tributária em seu primeiro ano.3. No início deste 2004, os necessários ajustes políticos4. foram feitos para manter a governabilidade e a possível5. reeleição deste modelo de governar. As engrenagens estão6. acordadas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seus7. ministros e partidos que formam e apóiam o seu governo8. devem estar prontos, agora, para um dos maiores desafios:9. vencer o desemprego no país. O mercado de trabalho no10. ano que passou foi marcado por vários reveses. Além do11. aumento da taxa de desemprego, ocorreram um12. crescimento da informalidade e uma queda abrupta da13. renda dos trabalhadores, como indicou o Instituto Brasileiro14. de Geografia e Estatística, cujos dados de pesquisa15. apontaram a taxa média de desocupação de 12,3% no ano,16. nas regiões metropolitanas de Rio de Janeiro, São Paulo,17. Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre e Salvador .

18. Considerando-se que a população economicamente ativa19. (PEA) — total de pessoas que trabalha ou procura emprego20. — foi de 21,05 milhões ao longo do ano passado, a taxa de21. desocupação indica que 2,59 milhões de brasileiros ficaram22. sem trabalho só nessas áreas. Para efeito de comparação23. e da seriedade exigida para a solução desse problema,24. esse número de desempregados significa mais do que o25. dobro da população de Porto Alegre.

26. Na região Metropolitana da capital gaúcha, o desemprego27. fechou o ano passado com taxa de 7,9%, alta de 0,4 ponto28. percentual na comparação com dezembro de 2002. Porto29. Alegre, no entanto, segundo a pesquisa, teve a menor30. perda (-2,5%) na queda do rendimento médio real dos31. trabalhadores brasileiros, em sexto ano consecutivo de32. queda. As sucessivas crises econômicas sofridas pelo país33. trazem em seu bojo problemas considerados insuperáveis.34. As pessoas não conseguem se inserir no mercado de35. trabalho com garantias de registro na carteira e terminam36. tendo uma ocupação informal, atividade que vem37. crescendo no país, de forma assustadora, há mais de dez38. anos. Solucionar o desemprego é o desafio que se39. apresenta ao governo federal e, em conseqüência, a todos40. os governos estaduais.

(Jornal Correio do Povo)

UUUNNN UUUPPPOOORRRTTT UUUGGG EEESSSAAAÍÍÍLLL GGG AAA

De acordo com o texto, é correto afirmar quea) o governo federal não obteve vitórias importantes ao longo de 2003.b) o atual modelo de governar não tem nenhuma chance de reeleição.c) o maior desafio do governo é acabar com o desemprego no país.d) a taxa de desemprego manteve-se estável no ano que passou.e) as sucessivas crises financeiras não afetam a oferta de empregos no país.

O tema abordado é o do desemprego no Brasil. Esse problema não é de fácil solução. Ao dizer (linha 38) quesolucionar o desemprego é o desafio que se apresenta ao governo federal e estadual, o texto dá a entender queeste é o maior desafio. A presença do artigo definido (o) e não do indefinido (um) induz a pressupor que, alémdesse, não existe outro mais importante. Trata-se de o desafio e não de um desafio.

Resposta: c

Segundo o texto, é correto afirmar que, em 2003,a) 2,59 milhões de trabalhadores brasileiros ficaram sem trabalho nas áreas da agricultura e da pecuária.b) na região Metropolitana de Porto Alegre, o desemprego teve uma alta de 0,4% em comparação a 2002.c) os dados da pesquisa realizada pelo IBGE apontam uma taxa média de desocupação de 12,3% em todo o país.d) Porto Alegre teve a maior perda na queda do rendimento médio real dos trabalhadores brasileiros.e) embora tenha aumentado a taxa de desemprego, houve um decréscimo da informalidade e uma queda abrup-

ta da renda dos trabalhadores.

O texto foi extraído do jornal Correio do Povo. Não apresentou, porém, informação acerca da data precisade sua publicação. Ainda assim, o adjunto adverbial de tempo usado na terceira linha (no início deste 2004) per-mite concluir que a veiculação ocorreu em 2004, uma vez que o pronome deste é usado em referência ao tempoatual. Tendo conhecimento disso, verificamos que o trecho o ano passado (linha 27) corresponde a 2003, quan-do o desemprego atingiu a marca de 7,9%, alta de 0,4 ponto percentual na comparação com 2002.

Resposta: b

Em relação ao problema do desemprego no Brasil, é correto afirmar que o textoa) propõe a reforma agrária como solução.b) propõe a informalidade como solução.c) propõe a reforma tributária e previdenciária como solução.d) propõe uma reforma ministerial.e) não propõe nenhuma solução concreta.

Ao encerrar o texto afirmando que solucionar o desemprego é o desafio que se apresenta ao gover-no federal e, em conseqüência, a todos os governos estaduais, o enunciador apenas proclama a necessi-dade de resolver o problema, porém não chega a sugerir nenhuma proposta concreta de solução, falando em ou-tros termos, o texto declara que é preciso solucionar, mas não diz como ou o que fazer.

Resposta: e

Resolução

Questão 63▼▼

Resolução

Questão 62▼▼

Resolução

Questão 61▼▼

31UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

Quanto à linguagem empregada, é correto afirmar quea) o texto utiliza diversos níveis de linguagem, dentre os quais gírias, clichês e formas deturpadas .b) a sintaxe complexa e o uso excessivo de termos técnicos tornam o texto incompreensível ao leitor.c) o uso de metáforas, símbolos e metonímias permite classificar o texto como literário.d) o texto deixa a desejar do ponto de vista da língua literária e da língua-padrão.e) o texto utiliza uma linguagem simples e emprega uma sintaxe compreensível ao leitor.

Os meios de comunicação de massa — segmento em que certamente se inclui um jornal que tem por títuloCorreio do Povo —, para serem compreendidos por leitores não especializados, esforçam-se para que a lin-guagem — tanto no plano do vocabulário quanto no da sintaxe — seja simples e não um obstáculo para oentendimento. Note-se, por exemplo, nas linhas 13 e 14, o uso da expressão Instituto Brasileiro de Geografiae Estatística em lugar da sigla IBGE.

Resposta: e

“No início deste 2004, os necessários ajustes políticos foram feitos para manter a governabilidade e a possívelreeleição deste modelo de governar. As engrenagens estão acordadas.O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seus ministros e partidos que formam e apóiam o seu governo devem estarprontos, agora, para um dos maiores desafios: vencer o desemprego no país. O mercado de trabalho no ano quepassou foi marcado por vários reveses.”No trecho acima, as palavras ou expressões que podem substituir, respectivamente, os termos sublinhados semalterar o sentido das frases sãoa) a fim de / despertadas / depois / desgraças.b) a fim de / ajustadas / neste momento / aspectos negativos.c) porém / ajustadas / ainda / aspectos positivos.d) com o objetivo de / desajustadas / quando / méritos.e) com o intuito de / reanimadas / no futuro / fatalidades.

A fim de denota finalidade, assim como a preposição para; o termo acordadas remete, no contexto, a estarde acordo, podendo ser substituído por ajustadas; neste momento é expressão sinônima de agora; con-trariedades, insucessos ou aspectos negativos substituem corretamente reveses.

Resposta: b

Levando em conta o significado das palavras no texto, assinale a alternativa incorreta:a) “para”, na linha 4, pode ser substituído por “a fim de”.b) “como”, na linha 13, pode ser substituído por “conforme”.c) “no entanto”, na linha 29, pode ser substituído por “entretanto”.d) “como”, na linha 13, pode ser substituído por “apesar de”.e) “segundo”, na linha 29, pode ser substituído por “de acordo com”.

A conjunção subordinativa como, nesse contexto, está indicando conformidade, podendo, então, ser substi-tuída por conforme, e não por apesar de, que denota concessão. Em outras palavras, como está indicandorelação de concordância e não de discordância como a expressão apesar de.

Resposta: d

Resolução

Questão 66▼▼

Resolução

Questão 65▼▼

Resolução

Questão 64▼▼

32UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

Os articuladores são conjunções, advérbios e preposições que servem para ligar diferentes partes de um texto, ouseja, são palavras que têm a função de estabelecer relações de sentido entre orações, frases e parágrafos. Assim,considerando as relações de sentido que alguns articuladores estabelecem no texto, assinale a alternativaincorreta:

a) “para”, na linha 4, estabelece uma relação de finalidade.b) “além do”, na linha 10, estabelece uma relação de adição.c) “como”, na linha 13, estabelece uma relação de comparação.d) “segundo”, na linha 29, estabelece uma relação de conformidade.e) “no entanto”, na linha 29, estabelece uma relação de oposição.

A conjunção subordinativa como, no caso, está estabelecendo uma relação de conformidade entre as orações,isto é, está indicando que um evento está de acordo com o outro e não quer que um seja maior ou menor, comoseria próprio de uma comparação.

Resposta: c

Assinale a alternativa incorreta:a) a expressão “o seu governo”, na linha 7, refere-se a “ministros e partidos”.b) a expressão “seus ministros e partidos”, nas linhas 6 e 7, refere-se a “presidente Luiz Inácio Lula da Silva”.c) a expressão “seu bojo”, na linha 33, refere-se a “sucessivas crises econômicas”.d) a expressão “esse número de desempregados”, na linha 24, refere-se a “2,59 milhões de brasileiros”.e) a palavra “atividade”, na linha 36, refere-se a “ocupação informal”.

O pronome possessivo existente em o seu governo é um anafórico que retoma o presidente Luiz InácioLula da Silva.

Resposta: a

Os verbos “obteve”, “foi”, “ficaram”, “fechou” e “teve”, nas linhas 1, 10, 21, 27 e 29, indicam, respectivamente,que os fatos denotados no texto se referem ao(s) tempo(s)a) passado. d) presente e passado.b) presente. e) presente e futuro.c) futuro e presente.

Todos os verbos destacados se encontram em um tempo passado (especificamente, o pretérito perfeito) domodo indicativo.

Resposta: a

Os conjuntos dos verbos “obteve”, “ficaram”, “fechou”, nas linhas 1, 21 e 27, e “significa”, “conseguem” e “ter-minam”, nas linhas 24, 34 e 35, estão conjugados, respectivamente,a) no pretérito imperfeito e no presente do indicativo.b) no pretérito mais-que-perfeito e no futuro do presente do indicativo.c) no presente e no pretérito perfeito do indicativo.d) no pretérito perfeito e no presente do indicativo.e) no pretérito perfeito e no futuro do pretérito do indicativo.

Questão 70▼▼

Resolução

Questão 69▼▼

Resolução

Questão 68▼▼

Resolução

Questão 67▼▼

33UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

Obteve, ficaram e fechou estão no pretérito perfeito do indicativo; significa, conseguem e terminamestão no tempo presente também do indicativo.

Resposta: d

Considerando as palavras destacadas nas manchetes abaixo, assinale a alternativa que apresenta, respectiva-mente, as mesmas razões para a acentuação das palavras tributária, (linha 2) e país (linha 9).a) “Cavalo, um símbolo gaúcho, vira carne para exportação”.b) “ONU autoriza fábrica de enriquecimento de urânio no Brasil”.c) “Governo intervém para estancar queda do dólar”.d) “Indústria gaúcha registra crescimento de 9,49%”.e) “Saúde gasta 25% com remédios especiais”.

Tributária recebe acento gráfico por ser paroxítona terminada em ditongo oral crescente, assim comourânio, indústria e remédios.

País leva acento gráfico pela regra do hiato, bem como gaúcho, gaúcha e saúde.Como o enunciado solicita que se assinale a alternativa cujas palavras destacadas sigam, respectivamente, as

mesmas regras de tributária e país, a resposta é d.

Resposta: d

Considerando o texto “O desafio do desemprego” como a opinião de um órgão da imprensa escrita, conclui-seque é um(a)a) conto.b) editorialc) apólogo.d) parábola.e) fábula.

O editorial é um texto dissertativo, normalmente escrito pelo chefe da redação, que exprime a opinião de umórgão da imprensa.

Resposta: b

Resolução

Questão 72▼▼

Resolução

Questão 71▼▼Resolução

34UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

As principais características que Machado de Assis reconhece na classe dominante brasileira de seu tempo encon-tram-se realçadas no caráter da personagem Brás Cubas. São elas:a) o nacionalismo e o otimismo. d) a volubilidade e a inconseqüência.b) o saudosismo e a brejeirice. e) a ganância e a corruptibilidade.c) a religiosidade e a cordialidade.

Na construção de Brás Cubas, protagonista das Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis, comhumor ácido e corrosivo, faz uma crítica às classes altas da vida carioca do século XIX, num painel que se estendedo I ao II Reinado. Essas elites precárias importavam cultura, objetos de ouro e prata, vestimentas, companhiasoperísticas, etc. Tinham a pretensão de, ao assimilar o charme europeu, mostrar-se liberais. No entanto, tal com-portamento, na verdade, servia de máscara para dissimular sua condição de escravocratas volúveis e inconse-qüentes.

Resposta: b

Uma das personagens mais quixotescas da literatura brasileira elabora projetos para salvar a cultura, a agriculturae a política nacionais, sem possuir um conhecimento efetivo e aprofundado da realidade do país. Qual é o nomedessa personagem?a) João Romão. d) José Dias.b) Jubiabá. e) Blau Nunes.c) Policarpo Quaresma.

As atitudes de Policarpo Quaresma têm algo de quixotesco porque ele vive delirantemente seu projeto deuma pátria ideal. Assume uma postura ufanista, supervalorizando as qualidades, mas se esquecendo dos defeitos,vícios e imperfeições da sociedade e da terra brasileiras. De qualquer modo, o romance que protagoniza constituium libelo contra o parasitismo, a hipocrisia e, sobretudo, os pobres de espírito de um país lastimável.

Resposta: c

Considere as seguintes afirmações sobre o livro Vidas secas, de Graciliano Ramos, e o filme homônimo, dirigidopor Nelson Pereira dos Santos.

I. O filme transpõe, com relativa fidelidade, a história do romance para a tela.II. Em comparação ao livro, o filme oferece ao público um acesso menor à interioridade das personagens.

III. No livro, o ponto de vista narrativo vai se alternando entre as diferentes personagens, fato que não se verifi-ca, em nenhum momento do filme.

Está correto, somente, o que se afirma ema) I e II. d) I, II e III.b) I e III. e) III.c) II e III.

Questão 75▼▼

Resolução

Questão 74▼▼

Resolução

Questão 73▼▼

35UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

BBB SSS AAARRRAAA IIILLLEEE RRRIIIRRRTTT UUU AAAIIILLL EEE AAA RRRTTT

Estão corretas as afirmações I e II. Para justificar a assertiva I, basta lembrar o comentário feito por AntônioCallado, numa crônica para a Folha de São Paulo: “Como um espelho, o filme reflete, sem amortecê-lo numareleitura, o fulgor duro do romance.” No roteiro de Vidas secas, Nelson Pereira dos Santos, também diretor dofilme, procurou dar um tratamento linear aos acontecimentos do romance, articulando a trajetória da família ser-taneja numa seqüência lógica. Procurava, assim, abranger o geral a partir do particular.

Esse comentário, de certa maneira, também justifica por que a afirmação II é correta: no filme, privilegia-semais a paisagem externa do que a psicologia das personagens. Isso se deve ao tratamento dado à fotografia:explorou-se com habilidade a técnica da luz estourada, superexposta, crua e cortante, sem meios tons. Ao mesmotempo que se consegue transmitir o calor do sertão e a claridade nordestina da seca, transforma a paisagem numaespécie de personagem, porque consegue integrá-la com o drama vivido pela família de retirantes.

A afirmação III não procede, porque o diretor procura seguir o tratamento dado por Graciliano Ramos aoromance, alternando o relato segundo o ponto de vista das várias personagens. Embora o resultado final não sejatão convincente quanto ao alcançado na obra literária, inegavelmente ele tenta dar um tratamento de repor-tagem ao cotidiano dos fabianos, sinhás vitórias e filhos: a câmara se detém a mostrar o vaqueiro cuidando dogado, cortando as alpercatas dos filhos, ou a focalizar a mãe catando piolhos na cabeça do filho mais velho. NelsonPereira dos Santos procurou registrar os momentos mais significativos da existência dos retirantes, criaturas sim-ples e ingênuas que concentram todas as suas forças na luta pela sobrevivência.

Resposta: a

Nos contos de Sagarana, Guimarães Rosa resgata, principalmente, o imaginário e a culturaa) da elite nacional. d) dos povos indígenas.b) dos proletários urbanos. e) da gente rústica do interior.c) dos malandros de subúrbio.

Guimarães Rosa escreveu sobre os Gerais, pleno sertão de Minas, onde vaqueiros, jagunços e fazendeirosgalopam entre o real e o sobrenatural. Ele recolheu as tradições e vozes sertanejas (sabia ouvir até a “sede dogado”!), transformando esse rico material em suporte de sua literatura. As figuras que cria agem por instinto enão em conseqüência de sua escolaridade; no entanto, elas sabem que esse instinto tem a ver com o destino: todostêm sua missão, fossem cegos, peregrinos, prostitutas, clérigos, bandidos, rezadeiras ou curandeiros.

Resposta: e

Érico Veríssimo, em Um certo capitão Rodrigo, retoma, ficcionalmente, parte da história do Rio Grande do Sul. Oseventos narrados nessa obra situam-se no século , e são recontados num tom predominantemente

.a) XVIII satíricob) XIX épicoc) XX fantásticod) XVIII épicoe) XIX satírico

A obra citada no enunciado faz parte da segunda fase da obra de Érico Veríssimo, em que se tornou umromancista épico, ao focalizar grandes momentos da formação do Rio Grande do Sul. Esse traço épico faz com quea narrativa se encorpe e se multiplique ao relatar a saga de grandes famílias, como as dos Amarais e dos TerraCambará.

Resposta: d

Resolução

Questão 77▼▼

Resolução

Questão 76▼▼Resolução

36UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

Vou voltar,Sei que ainda vou voltarPara o meu lugar, foi lá

É ainda láQue eu hei de ouvir cantarUma sabiá, cantarUma sabiá.

Os versos acima, da música “Sabiá”, de Chico Buarque de Holanda, apresentam uma relação intertextual evidentecom o conhecido poema , do autor romântico .a) Se eu morresse amanhã Álvares de Azevedob) Meus oito anos Casimiro de Abreuc) Canto de regresso à pátria Oswald de Andraded) Canção do exílio Gonçalves Diase) O navio negreiro Castro Alves

Os versos de “Sabiá”, de Chico Buarque de Hollanda e Tom Jobim, mantêm uma evidente relação de inter-textualidade com a “Canção do exílio”, de Gonçalves Dias. O texto do poeta romântico — um dos mais parodia-dos da Literatura Brasileira — tornou-se arquetípico de nossa cultura, por idealizá-la como um paraíso tropical. Talvisão é tão mais sentida quando se está distante do país, como a circunstância de exílio político, que parece ter(co)movido a composição de Chico Buarque.

Resposta: d

Na maioria dos poemas de Dentro da noite veloz, de Ferreira Gullar, o lirismo pessoal é reprimido pelo(a)do autor.

a) visão niilistab) evasionismo românticoc) classicismo formald) preocupação sociale) pansexualismo

Dentro da noite veloz (1975), de Ferreira Gullar, marca a ruptura desse poeta com as vanguardas concretistae neoconcretista e sua adesão à poesia participante. Os versos de Gullar assumem uma conotação ostensivamenteesquerdista, acentuada pelo clima de opressão e cerceamento das liberdades individuais, instaurado pelo golpemilitar de março de 1964, que, em seus desdobramentos políticos, levaria o poeta à prisão e ao exílio.

Resposta: d

Segundo o crítico Luís Augusto Fischer, uma escola literária que apresentou significativa produção no Brasil, nasegunda metade do século XIX, tinha como propósito central a “descrição profissional de mundos mortos”. O críti-co refere-se, certamente, à escola doa) Romantismo.b) Parnasianismo.c) Simbolismo.d) Realismo.e) Naturalismo.

Questão 80▼▼

Resolução

Questão 79▼▼

Resolução

Questão 78▼▼

37UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

O crítico gaúcho, em seu ferino comentário, alude ao fato de que a poesia parnasiana procura evocarestereótipos da Antigüidade Clássica. Assim, desfilam pelos versos decassílabos e alexandrinos que cultivavam ima-gens de mitologias, galerias, mármores, vasos, Partenons da Grécia e da Roma antigas.

Resposta: b

Na trajetória da literatura brasileira, autores festejados em sua época acabaram caindo no esquecimento na pos-teridade. Por outro lado, autores desconhecidos ou desconsiderados pelos seus contemporâneos foram reconhe-cidos postumamente. Entre estes últimos encontram-se os nomes dea) Olavo Bilac e Alberto de Oliveira.b) Gonçalves de Magalhães e Castro Alves.c) Machado de Assis e José de Alencar.d) Qorpo-Santo e Sousândrade.e) Rui Barbosa e Coelho Neto.

Tanto Qorpo Santo como Sousândrade foram autores do séc. XIX, cujas obras só foram reconhecidas quase umséculo depois.

Qorpo Santo (José Joaquim de Campos Leão, 1829-1883), gaúcho, tido por louco, acabou internado emsanatório. Morto, caiu no esquecimento até ser descoberto, na década de 1960. Sua originalíssima obra teatralpôde, então, ser apreciada, valorizando-se a perspectiva moderna dos textos e seu olhar crítico, antecipador doSurrealismo. Foram montadas três peças: As relações naturais, Hoje sou um e amanhã sou outro e Mateus eMateusa.

Sousândrade (Joaquim de Sousa Andrade, 1833-1902), poeta maranhense formado na Sorbonne (Letras eEngenharia de Minas), viajou muito pela Europa, pela América Latina e do Norte. De volta ao Brasil, viveu pobre-mente como professor de grego em São Luís.

A longa permanência nos Estados Unidos abriu-lhe o horizonte do mundo capitalista: conheceu de perto NovaIorque, com seus escândalos financeiros e políticos. Sentiu os vários aspectos de uma sociedade fundada no di-nheiro e na competição, comparando-a ao Império Brasileiro. Desse confronto veio-lhe à mente a utopia de umarepública livre e comunitária que conservasse a inocência do nativo latino-americano, curioso mito político e subs-tância do Guesa Errante. Neste poema narrativo, Sousândrade retoma uma lenda quíchua que narra o sacrifíciode um adolescente: depois de longas peregrinações na rota do deus Sol, o jovem acaba imolado por sacerdotes,que lhe extraem o coração e lhe recolhem o sangue nos vasos sagrados. O poeta imagina o “Guesa” escapandodos sacerdotes e indo se refugiar em Wall Street, onde os reencontra sob o disfarce de empresários e especu-ladores. Sua poesia foi reavaliada pela crítica de vanguarda da década de 1960, que exaltou o “Guesa” como sím-bolo do selvagem mutilado pelo branco.

Resposta: d

Fumam ainda nas desertas praiasLagos de sangue, tépidos e impuros,Em que ondeiam cadáveres despidos,Pasto de corvos(...)

Com esses versos macabros, inicia o poema épico Uraguai, destinado a cantar a vitória das armasdos luso-castelhanos sobre os missionários dos Sete Povos das Missões.a) Basílio da Gamab) Cláudio Manuel da Costac) Santa Rita Durãod) Alvarenga Peixotoe) Silva Alvarenga

Questão 82▼▼

Resolução

Questão 81▼▼Resolução

38UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

Basílio da Gama é o autor de O Uraguai (1769), poema épico que narra a guerra travada nos Sete Povos dasMissões entre os jesuítas espanhóis e índios guaranis, de um lado, e o exército luso-espanhol, comandado porGomes Freire de Andrade, do outro.

Resposta: a

Mui grande é vosso amor e o meu delito;Porém pode ter fim todo o pecar,E não o vosso amor, que é infinito.

Esta razão me obriga a confiar,Que, por mais que pequei, neste conflitoEspero em vosso amor de me salvar.

Os versos acima são dirigidos por um moribundo a Jesus. Apesar de pecador confesso, o moribundo vale-se darazão para “negociar” sua salvação. Essa estranha aliança entre razão e fé é uma característica marcante doideárioa) renascentista.b) barroco.c) neoclássico.d) realista.e) naturalista.

Os tercetos encerram um dos mais conhecidos sonetos da poesia religiosa de Gregório de Matos, em que o eu--lírico se posiciona como um pecador que se penitencia por meio de uma lógica argumentativa. Essa estranhaaliança entre fé e razão é uma das molas propulsoras do ideário barroco.

Resposta: b

A sucessão dos períodos literários obedece, segundo Edmund Wilson, a uma alternância entre as leis da razão eas do coração. Qual das seqüências abaixo apresenta, apenas, períodos literários fundados na razão?a) Neoclassicismo, Parnasianismo e Naturalismob) Romantismo, Realismo e Simbolismoc) Naturalismo, Simbolismo e Modernismod) Barroco, Parnasianismo e Impressionismoe) Neoclassicismo, Romantismo e Realismo

A História da Literatura apresenta duas grandes tendências, opostas e alternadas. Quando uma cansa, chegaa outra — e vice-versa. Assim, numa época, a literatura é mais libertária, mais embriagada, mais emocional.Noutra, é mais controlada, fria, racionalizada.

Antes do crítico americano Edmund Wilson, o poeta alemão Schlegel já chamara a primeira de tendênciaromântica, pelo predomínio das leis do coração; e a segunda, de tendência clássica, porque nela predomina arazão. Nietzsche, por sua vez, preferiu, respectivamente, os termos dionisíaco e apolíneo. Dioniso é o deus dovinho, do teatro, da orgia e das mulheres alucinadas. Apolo é o deus da arte, da justiça, e da contemplação sere-na, o que só pode ser possível graças ao controle exercido pela razão, como ocorre no Neoclassicismo (séc. XVIII)e no Parnasianismo e Naturalismo (séc. XIX).

Resposta: a

Resolução

Questão 84▼▼

Resolução

Questão 83▼▼Resolução

39UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

A velocidade de um objeto que se desloca em linha reta varia com o tempo, conforme o gráfico mostrado abaixo.

A distância percorrida pelo objeto, em metros, nos primeiros 20s é:a) 175. d) 225.b) 200. e) 300.c) 275.

O deslocamento do obejto pode ser calculado pela área sombreada no intervalo de 0 a 20s:

O deslocamento (∆s) pode ser calculado pela somatória:

∆s = + A + A + A

Sendo que: A = b ⋅ h ⇒ A = 10 ⋅ 5 ⇒ A = 50m∆s = 25 + 50 + 50 + 50 ∴ ∆ s = 175m

Resposta: a

Considere as seguintes afirmações referentes ao movimento circular uniforme de um móvel qualquer e assinale aalternativa correta:

I. A aceleração escalar e a aceleração angular são nulas.II. A velocidade escalar e a velocidade angular têm módulos constantes.

III. A direção do vetor velocidade varia com o tempo, pois a trajetória é circular e, portanto, o móvel deve apre-sentar uma aceleração centrípeta.

IV. A velocidade escalar tem módulo igual à razão entre o quadrado da aceleração centrípeta e o raio da trajetóriadescrita.

a) Somente I e II são verdadeiras. d) I, II e IV são verdadeiras.b) Somente I e III são verdadeiras. e) I, II, III e IV são verdadeiras.c) I, II e III são verdadeiras.

Questão 86▼▼

A2

10

5

00 10 20 30 t(s)

v(m/s)

A/2 A

AA

Resolução

10

5

00 10 20 30

t(s)

v(m/s)

Questão 85▼▼

40UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

ÍÍÍSSSIII AAAFFF CCC

I. Correta. Em movimentos uniformes, a aceleração escalar e a aceleração angular são nulas.II. Correta. Se a aceleração escalar é nula, a velocidade escalar é constante. Se a aceleração angular é nula, a

velocidade escalar é constante.III. Correta. A aceleração centrípeta não altera o módulo do vetor velocidade, somente faz variar a sua direção.IV. Errada. Sabendo-se que a aceleração centrípeta pode ser calculada por:

ac = ⇒ |v| =

Resposta: c

Assinale a alternativa correta:a) Um satélite artificial ao redor da Lua não está sujeito à atração gravitacional.b) A força de atração gravitacional entre dois corpos é inversamente proporcional à distância que os separa.c) No vácuo o peso de um corpo é nulo.d) A força de atração gravitacional entre dois corpos é diretamente proporcional ao produto de suas massas.e) O peso de um corpo independe da sua posição no Universo.

A força de atração gravitacional entre dois corpos pode ser assim calculada:

F =

A força F é diretamente proporcional ao produto das massas M1 e M2 e inversamente proporcional à distância

que os separa ao quadrado (r2), sendo que G é uma constante. Assim, F independe da existência de umaatmosfera ou vácuo.

Resposta: d

Um corpo de massa m afunda verticalmente num líquido com velocidade constante. Sobre esse movimento sãofeitas as seguintes afirmações:

I. O trabalho efetuado pela força de atrito sobre o corpo é nulo.II. O trabalho efetuado pela força peso do corpo é nulo.

III. O trabalho efetuado sobre o corpo pela força resultante é nulo.

Dessas afirmações,a) somente a I é correta. d) somente a I e II são corretas.b) somente a II é correta. e) I, II e III são corretas.c) somente a III é correta.

I. Errada. Considerando-se um deslocamento ∆s � 0, é definido o trabalho do atrito A constante:–1

τA = A ⋅ ∆s ⋅ cos180° ⇒ τA = –A ⋅ ∆s

∴ τA � 0

II. Errada. Considerando-se um deslocamento ∆s � 0, é definido o trabalho de uma força peso P constante:1

τP = P ⋅ ∆s ⋅ cos0° ⇒ τP = P ⋅ ∆s

∴ τP � 0

Resolução

Questão 88▼▼

G M M

r

⋅ ⋅1 22

Resolução

Questão 87▼▼

a rc ⋅vr

2

Resolução

41UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

III. Correta. Se a velocidade é constante, então a resultante é nula. Logo, o trabalho da resultante R é nulo:

0

τR = R ⋅ ∆s ⋅ cosα ∴ τR = 0

Resposta: c

Quando um corpo é completamente mergulhado em água, de densidade igual a 1g/cm3, seu peso aparente é

do seu peso original. Considerando que o volume de água deslocado é igual a 103cm3 e adotando o valor deg = 10m/s2, pode-se determinar que o peso real do corpo, em N, é de

a) 3 × 101

b) 3 × 104

c) 0,3 × 101

d) 0,6 × 104

e) 0,3 × 104

No esquema estão indicadas as forças aplicadas no corpo mergulhado.

Temos a equação da força resultante:R = P – E

Considerando-se a resultante como o peso aparente:

⋅ P = P – E ⇒ P = 3 ⋅ E

dL = 1g/cm3 = 103kg/m3

P = 3 ⋅ dL ⋅ VLD ⋅ g, em que VLD = 103cm3 = 10–3m3

g = 10m/s2

P = 3 ⋅ 103 ⋅ 10–3 ⋅ 10 ∴ P = 3 ⋅ 10N

Resposta: a

Considere as afirmações a seguir:I. Quando dois corpos estão em equilíbrio térmico, ambos possuem a mesma quantidade de calor.

II. Quando dois corpos estão em equilíbrio térmico, ambos possuem a mesma temperatura.III. Calor é a transferência de temperatura de um corpo para outro.IV. Calor é uma forma de energia em trânsito.

Das afirmações acima, pode-se dizer quea) I, II, III e IV são corretas.b) I, II e III são corretas.c) I, II e IV são corretas.d) II e IV são corretas.e) II e III são corretas.

Questão 90▼▼

23

E

P

E: empuxoP: força peso

Resolução

23

Questão 89▼▼

42UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

14

243

I. Errada. O calor não está relacionado a uma característica de um corpo só.II. Correta. Quando os dois corpos estão à mesma temperatura, dizemos que estão em equilíbrio térmico.

III. Errada. A temperatura está relacionada ao grau de agitação médio das moléculas de um corpo ou de umasubstância.

IV. Correta. Ao contrário da temperatura, o calor está relacionado com a interação entre dois ou mais corpos— é uma forma de energia em trânsito.

Resposta: d

Assinale a alternativa correta referentemente ao comportamento de uma certa massa de um gás ideal confinadanum recipiente fechado de volume variável:a) Durante uma transformação isobárica, a temperatura absoluta é proporcional à massa do gás.b) Durante uma transformação isotérmica, a pressão do gás é inversamente proporcional ao volume ocupado pelo

gás.c) Durante uma transformação isobárica, a temperatura absoluta é proporcional à variação da pressão exercida

pelo gás.d) Durante uma transformação isobárica, quando a temperatura duplica, o volume do gás diminui à metade.e) Durante uma transformação isotérmica, um aumento de pressão implica uma diminuição no número de moles

do gás.

Se o recipiente permanece fechado, a massa e o número de moles do gás permanece constante. Logo:

= constante

Na transformação isobárica (P constante), o volume V é diretamente proporcional à temperatura T do gás.Na transformação isotérmica (T constante), a pressão absoluta P é inversamente proporcional ao volumeocupado pelo gás.

Resposta: b

Uma vela está situada a 20cm de uma lente. Sua imagem, formada pela lente, é real e tem uma altura igual àmetade da altura da vela. Considere as seguintes afirmações:

I. A lente é convergente.II. A distância focal da lente é maior de 10cm.

III. A imagem formada deve ser invertida e estar situada entre a lente e a sua distância focal.

Das afirmações acima, pode-se dizer quea) apenas I é correta.b) apenas I e II são corretas.c) todas estão corretas.d) apenas II e III são corretas.e) apenas I e III são corretas.

Questão 92▼▼

P VT⋅

Resolução

Questão 91▼▼Resolução

43UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

I. Correta. Se a imagem formada pela lente é real, a lente é certamente convergente.II. Errada.

Aplicando-se a equação dos pontos con-jugados:

III. Errada. A imagem é invertida, mas deve estar situada à direita do foco F da lente.

Resposta: a

Dois feixes de luz monocromática, A e B, propagam-se num mesmo meio material. Considerando que o índice derefração do feixe A é maior que o do feixe B para este meio, pode-se afirmar quea) ambos os feixes se propagam à mesma velocidade.b) a velocidade de propagação de A é maior que a de B.c) a freqüência de propagação é igual para os dois feixes.d) o comprimento de onda dos feixes é igual.e) o comprimento de onda do feixe B é menor que o comprimento de onda do feixe A.

Considerando-se que temos dois feixes de luz monocromáticos A e B diferentes, as freqüências de propagaçãofA e fB serão diferentes. Logo, os feixes de luz estarão associados a índices de refração nA e nB diferentes emum mesmo meio.

Conhecendo a relação: n =

Se: nA � nB ⇒ vA � vBSabe-se também que quanto maior for a freqüência do feixe de luz, maior será o índice de refração associado.Logo, se: nA � nB ⇒ fA � fBO comprimento de onda é dado por:

�1 �1

Sem resposta

A intensidade da força (Lei de Coulomb) entre duas cargas elétricas puntiformes, q1 e q2, é igual a F. Dobrando-sea distância que separa as cargas e duplicando o valor de q1, o valor da força muda para

a) d)

b) 2F e)

c) 4F

12

F

14

F1

16F

Questão 94▼▼

λ λ

λλ λ= ⇒ = ⋅ ∴v

fvv

ff

B

A

B

A

A

BB A�

cv

nn

vv

A

B

B

A⇒ =

Resolução

Questão 93▼▼

1 1 1 1 120

110

6 6f p p f

f cm= + = + ∴⇒ ≈‘

,

yy

pp

y

yp

p cm‘

–‘

–‘

‘= ⇒ = − ∴ = +220

10F

y

f

p = +20cm p’

y’ = – y2

(imagem invertida)

Resolução

44UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

A força elétrica pode ser assim calculada:

F =

Fazendo: r’ = 2 ⋅ r e |q1’| = 2 ⋅ |q1|, temos:

F’ = = F’ = ∴ F’ = ⋅ F

F

Resposta: e

Um certo chuveiro elétrico para uso residencial traz a inscrição do fabricante: 4400W; 220V. Este chuveiro é liga-do à voltagem indicada e utilizado meia hora por dia, durante 30 dias. Considerando que o custo do kWh(quilowatt hora) seja de R$0,50, é possível afirmar que o valor a pagar pelo funcionamento do chuveiro nesseperíodo é dea) R$66,00.b) R$33,00.c) R$165,00.d) R$99,00.e) R$330,00.

A quantidade de energia consumida em trinta dias pode ser calculada assim:

∆ε = P ⋅ ∆t, em que

∆ε = 4,4 ⋅ 15 ∴ ∆ ε = 66kWh

Sabendo-se que o custo de 1kWh é R$0,50:

1kWh R$0,5066kWh V

∴ V = R$33,00

Resposta: b

Uma pessoa dispõe de duas barras idênticas de ferro do tamanho de um lápis normal. Uma delas é um ímã per-manente. Desejando saber qual das barras é o ímã, a pessoa efetuou as seguintes experiências:

I. Pendurou as barras, sucessivamente, nas proximidades de um ímã permanente e observou qual delas era repelida.II. Aproximou as duas barras e observou qual repelia a outra.

III. Movimentou um dos extremos de cada uma das barras, aproximando-o e afastando-o do interior de umsolenóide (bobina) ligado a um amperímetro, e observou qual barra gerava uma corrente elétrica no circuito.

Dentre essas experiências, a que permitirá à pessoa determinar qual peça é o ímã éa) somente I.b) somente II.c) somente III.d) somente I e II.e) somente I e III.

Questão 96▼▼

P = 4400W = 4,4kW∆t = 30 ⋅ 0,5h = 15h

Resolução

Questão 95▼▼

12

12

1 22

⋅ ⋅ ⋅K q q

r

| | | |K q q

r

⋅ ⋅⋅

⋅2

21 2

2

| | | |

( )

K q q

r

⋅ ⋅| ‘ | | |

( ‘ )1 2

2

K q q

r

⋅ ⋅| | | |1 22

Resolução

45UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

I. Correta. A barra de ferro normal será atraída pelo ímã permanente. A outra barra, que é também um ímãpermanente, somente será atraída se forem aproximados os pólos opostos, caso contrário, será repelida.

II. Errada. As duas barras serão mutuamente atraídas.III. Correta. Movimentando-se o ímã no interior de um solenóide, haverá uma variação de fluxo de campo

magnético em suas espiras. Surgirá, por isso, uma força eletromotriz induzida nos terminais do solenóide,fazendo com que seja formada uma corrente elétrica no circuito. Movimentando-se a barra de ferrocomum no solenóide, não haverá variação de fluxo de campo magnético, então:

0

ε = ∴ i = 0

Resposta: e

− =∆

∆φt

0

Resolução

46UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

Relacione as principais concentrações industriais da região Sul, localizadas no mapa, ao tipo de indústrias pre-dominante.

( ) têxteis, louças cerâmicas ( ) mecânica, automotores, papel( ) vinícolas, moveleiras, mecânica ( ) carboquímicas( ) metalúrgica, química, calçadosA seqüência correta é:a) 3, 1, 4, 5 e 2. c) 5, 2, 3, 1 e 4. e) 3, 2, 1, 5 e 4.b) 2, 5, 4, 1 e 3. d) 4, 1, 3, 2 e 5.

A questão exigia do candidato um conhecimento específico sobre a indústria da região Sul. Na Grande Curitiba, desta-ca-se o setor automobilístico, principalmente a partir da década de 1990, com a chegada de montadoras como afrancesa Peugeot. No vale do Itajaí, em Santa Catarina, destaca-se Blumenau, pólo de colonização alemã, com turis-mo e indústria têxtil. No sul do mesmo estado, a economia desenvolve-se em função das reservas de carvão mineral,tendo Criciúma como importante cidade. No Rio Grande do Sul, a Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) abri-ga um parque industrial diversificado, com setores da indústria mecânica e de automóveis. Na serra gaúcha, de colo-nização italiana, o cultivo da uva permitiu o crescimento da indústria vinícola em municípios como Caxias do Sul.Resposta: b

Resolução

MSCornélio Procópio

MaringáLondrina

ApucaranaCianorte

Campo Mourão

PARANÁCascavel

GuarapuavaPonta Grossa

Campo Largo

Curitiba

ParanaguáSão José dos Pinhais

Joinville

Jaraguá do SulBlumenau

ItajaíBrusque

Mafra

SANTA CATARINAChapecóConcórdia

Curitibanos

LajesImbituba

UruçangaCriciúma

Araranguá

Erexim

Passo Fundo

VacariaLauro Müller

RIO GRANDE DO SUL

Caxias do SulNovo HamburgoSão Leopoldo

Bento Gonçalves

GaribaldiSanta Maria

Porto Alegre

EsteioCanoas

Cachoeira do SulAlegrete

Santana do Livramento

BagéPelotas

Rio Grande

1

2

3

5

4

PARAGUAI

ARGENTINA

URUGUAI

OCEANOATLÂNTICO

SP

Uruguaiana

Fonte: MAGNOLI E ARAÚJO, 2002.

Florianópolis

Questão 97▼▼

47UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

AAARRR AAAIIIOOO FFFGGGEEEGGG

O litoral sul-rio-grandense é caracterizado por baixas altitudes, solo arenoso, vegetação rasteira e escassa e pre-sença de mananciais lagunares de água doce e salgada. O fator que não concorre para formar esse tipo de cober-tura vegetal éa) a pobreza da areia em substâncias nutritivas.b) a presença de sal marinho na água infiltrada.c) o intenso calor do sol, provocando a evaporação da umidade das camadas superficiais.d) a mobilidade das dunas, dificultando a fixação das plantas.e) o solo basáltico, favorecendo grande permeabilidade.

O solo basáltico, de razoável fertilidade natural, é fruto do derrame de lavas vulcânicas no Brasil durante a eraMesozóica. Esse fenômeno ocorreu no Planalto Meridional, no interior dos estados da região Sul; portanto, nadatem a ver com a região litorânea.Resposta: e

O Protocolo de Kyoto representou importante inovação nas políticas globais para o meio ambiente. Este proto-colo pretende disciplinar os níveis de emissão de gás carbônico e criar um sistema de comércio de créditos de emis-são entre os países.Sobre a implantação do protocolo, pode-se afirmar:

I. Os Estados Unidos assinaram adesão ao acordo quando de sua criação, em 2001.II. A adoção do tratado representa uma estratégia de estímulo à inovação tecnológica e à mudança de produção

e consumo de energia.III. A Rússia aderiu ao tratado em novembro de 2004, completando as condições para sua vigência.

É correto o que se afirma ema) I e II apenas.b) I e III apenas.c) II e III apenas.d) II apenas.e) I, II e III.

Os Estados Unidos, desde o início, se recusaram a assinar o protocolo de Kyoto, provavelmente pela dificuldadeque teriam para cumprir as metas do acordo, alegando que sua economia, a maior do mundo e a que mais emitegases estufa, seria sensivelmente prejudicada pelas medidas. Por outro lado, com a adesão da Rússia em 2004,outra grande emissora, o Protocolo pôde entrar em vigor.

Resposta: c

A usina hidrelétrica de Itaipu passou a gerar energia em 1984 e hoje é responsável por 25% do consumo brasileiro.Trata-se de um investimento nacional entre Brasil e , aproveitando as águas do rio

e seus afluentes. Da parte brasileira, a usina, cujo capital pertence à Eletrobrás, localiza-seno estado de(o) .

As lacunas são corretamente preenchidas pela seqüência de palavras:a) Paraguai — Paraná — Santa Catarinab) Argentina — Paraná — Rio Grande do Sulc) Argentina — Paraguai — Paranád) Paraguai — Paraná — Paranáe) Paraguai — Iguaçu — Mato Grosso

Questão 100▼▼

Resolução

Questão 99▼▼

Resolução

Questão 98▼▼

48UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

A hidrelétrica de Itaipu, construída pela empresa Itaipu Binacional, fica no rio Paraná, e é uma parceria entre oBrasil e o vizinho Paraguai na altura do estado do Paraná.

Resposta: d

“O projeto guarda estranha semelhança com a ‘política hidráulica’ do passado. Mas a semelhança é apenas super-ficial. As grandes obras de engenharia dos tempos áureos do Dnocs destinavam-se a beneficiar a oligarquia ser-taneja do algodão e da pecuária. As águas oriundas da transposição têm outro endereço: os empreendimentosagroindustriais irrigados. ‘Os coronéis’ sertanejos saem de cena, substituídos pelos complexos globalizados doagribusiness”.

(MAGNOLI e ARAUJO, 2002, p. 290).

O texto refere-sea) ao projeto desenvolvido pela Sudene, norteado pela teoria dos pólos de desenvolvimento.b) aos incentivos fiscais destinados a obras de saneamento básico e abastecimento de água.c) ao projeto de transposição das águas do rio São Francisco, que prevê vazão de parte de seu volume para outras

bacias nordestinas.d) ao projeto do Dnocs através de uma política de obras de irrigação para pequenos camponeses e sitiantes do

Polígono das Secas.e) ao projeto de incentivo à fruticultura irrigada ao longo do rio São Francisco, mantido pela Codevasp.

O texto faz alusão ao polêmico projeto de transposição das águas do rio São Francisco. Os autores discutem quaisseriam os principais beneficiados com a obra, pois, fazendo-se o histórico dos grandes projetos para a região dosemi-árido nordestino, esses sempre beneficiaram as oligarquias rurais da região em detrimento das populaçõesmais carentes.

Resposta: c

Tabela 1

Recentemente, em agosto de 2004, a Fundação de Economia e Estatística (FEE) divulgou o ranking do ProdutoInterno Bruto (PIB) gaúcho por município.

OS MAIORES DO RANKING

MUNICÍPIOS

Porto AlegreCanoasCaxias do SulTriunfoGravataíNovo HamburgoRio GrandeSanta Cruz do SulPelotasBento Gonçalves

TotalRS

(R$1.000)

11.179.2886.643.6945.633.9514.271.1842.972.7822.679.3702.530.3462.338.4711.788.1111.489.482

41.526.680108.470.738

CRESCIMENTOPIB %

–1,4–10,7–2,321,06,7

–1,0–7,8–2,50,27,6

1,4

PARTICIPAÇÃO2002

10,316,125,193,942,742,472,332,161,651,37

38,28100

%2001

10,806,995,413,292,622,552,582,241,691,30

39,47100

Questão 102▼▼

Resolução

Questão 101▼▼Resolução

49UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

A análise da tabela 1 permite algumas afirmações:I. Os dez maiores municípios em geração de renda são responsáveis por mais de um terço do PIB gaúcho.

II. Na comparação entre o desempenho de 2001 e 2002, todos os municípios apresentam desempenho positivo.III. A base da produção econômica desses municípios é a indústria e a agropecuária.IV. Dentre os dez, os municípios que representam a maior e a menor participação fazem parte da região Metro-

politana de Porto Alegre.

É correto o que se afirma ema) I e II. d) I e IV.b) I e III. e) II e IV.c) II e III.

A observação da tabela permite garantir o acerto da afirmação I e o erro da afirmação II. Para chegar à alternati-va correta, o candidato deveria saber que o município de Bento Gonçalves fica na Serra Gaúcha e não na RegiãoMetropolitana de Porto Alegre (RMPA).

Resposta: b

A figura mostra, de forma esquemática, a engenharia da obra de importante canal artificial que liga os oceanosAtlântico e Pacífico, numa extensão de 82km.Trata-se do canala) da Mancha. d) do Panamá.b) de Suez. e) do Norte.c) de São Gonçalo.

O canal do Panamá, concluído no início do século XX e controlado pelos Estados Unidos até 1999, é uma impor-tante passagem estratégica entre os oceanos Atlântico e Pacífico.

Resposta: d

Com uma área de cerca de 150mil km2, é um ecossistema de transição entre a Floresta Amazônica(situada ao norte) e o Cerrado (localizado a leste) e o Chaco boliviano (a oeste). Forma a maior planície de inun-dação contínua da Terra. Não possui nascentes e a grande quantidade de águas que cobre sua superfície provémdas chuvas ou dos rios que convergem para ela. Seus solos são de baixa fertilidade, o que os torna desfavoráveisà atividade agrícola; no entanto, na sua periferia têm sido desenvolvidas atividades de forte impacto em seus ecos-sistemas, como o garimpo de minerais, construção de hidrelétricas e de ferrovias, caça, pesca e turismo.

(FELDMAN, Fábio. (Coord.) Guia da Ecologia. São Paulo: Abril, 1992, p. 126. Adaptado).

A expressão que completa corretamente a lacuna éa) a Bacia do Alto Paraguai d) o Chaco argentinob) a Bacia Amazônica e) o Pantanal mato-grossensec) a Bacia Platina

Questão 104▼▼

Resolução

142431442443 123

ECLUSAS DE GATUN

LAGO GATÚNOCEANO

ATLÂNTICO

ECLUSAS DEPEDRO MIGUEL

ECLUSAS DEMIRAFLORES

OCEANOPACÍFICO

LAGO DEMIRAFLORES

nível do oceano

26 m sobre o nível do mar

Fonte: FERREIRA, Maria da Graça Lemos

Questão 103▼▼

Resolução

50UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

A descrição do texto se refere ao Pantanal mato-grossense e exigia do vestibulando conhecer algumas referênciasgeográficas dessa parte do território brasileiro, como, por exemplo, a localização da bacia do rio Paraguai, quebanha a porção ocidental do Centro-Oeste do Brasil e cujo rio principal, de mesmo nome, ao transbordar, inundaas baixas planícies da região, formando um extenso pantanal.

Resposta: e

O alerta de Radicci está relacionado às diferentes regiões do relevo submarino, delimitadas por característicascomo profundidade, luminosidade, temperatura e distância da costa.

Em relação ao tema, marque V (se for verdadeira) e F (se for falsa) para as afirmativas que seguem:( ) A zona abissal é a mais profunda do relevo submarino, onde são encontradas as fossas submarinas.( ) Dentre os oceanos, o Atlântico possui as maiores profundidades, média e máxima.( ) À medida que se afasta da costa, o relevo submarino apresenta profundidades crescentes.( ) A plataforma continental tem uma profundidade de até 200m, constituindo-se num prolongamento da su-

perfície dos continentes.( ) As águas mais profundas são mais frias e com menor luminosidade.

A seqüência correta éa) V — F — V — F — F.b) V — F — F — V — V.c) V — F — F — V — F.d) V — V — F — F — V.e) F — F — V — V — F.

Em geral, as maiores profundidades do relevo oceânico estão associadas ao contato entre placas tectônicas oceâni-cas e continentais, formando cadeias montanhosas na parte continental e fossas abissais na parte oceânica. Essefenômeno é característico do oceano Pacífico, o que torna falsa a segunda afirmação. Por outro lado, quandotemos oceanos, como o Atlântico, formado sobre duas placas tectônicas diferentes, aparece no seu interior umaenorme cordilheira meso-oceânica, formada pela emissão de lavas vulcânicas na área de separação entre as pla-cas, o que anula a terceira afirmação.

Resposta: b

Analise as afirmações em relação aos pólos tecnológicos ou tecnopólos.

I. São verdadeiros parques científicos que congregam instituições de ensino e pesquisa e empresas envolvidas eminovações tecnológicas.

II. Os pólos tecnológicos são encontrados apenas no Norte desenvolvido, por dependerem de altos investimen-tos, amplo espaço físico e sofisticado sistema de telecomunicações.

III. O Vale do Silício, nas proximidades de São Francisco, nos Estados Unidos, é um exemplo característico de pólotecnológico, destacando-se no setor de informática.

IV. No Brasil, embora com investimentos insuficientes e dificuldades de repasse de tecnologia, a partir de 1950investiu-se no primeiro pólo tecnológico, em São José dos Campos, centro da indústria aeroespacial.

Questão 106▼▼

Resolução

Fonte: Zero Hora, 19-10-2004

Questão 105▼▼Resolução

51UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

É correto o que se afirma ema) I e II apenas.b) I, II e III apenas.c) I e IV apenas.d) I, III e IV apenas.e) II, III e IV apenas.

Além do Brasil, aparecem tecnopólos em outras porções do Sul subdesenvolvido, como em Bangalore, na Índia, oque invalida a afirmação II.

Resposta: d

A seqüência de mapas localiza as principais formações do relevo americano. Estabeleça a relação entre as repre-sentações dos mapas e as formações do relevo, numerando os parênteses.

I. Altas montanhas e planaltos. Formação geológica recente.II. Montanhas e planaltos. Formação geológica antiga.

III. Planícies. Bacias sedimentares.

É correta a seqüênciaa) I — III — II.b) II — I — III.c) III — I — II.d) III — II — I.e) II — III — I.

No primeiro mapa estão destacados os dobramentos modernos, que ocupam a costa oeste do continente ameri-cano e são de formação geológica recente, sendo exemplos disso as Montanhas Rochosas da América do Norte eos Andes da América do Sul. No segundo mapa aparecem as bacias sedimentares, formadas por sedimentos deorigem glacial no Canadá, fluvial na região amazônica, e marinha nos litorais em geral. Finalmente, as estruturascristalinas, representadas pelos Apalaches nos Estados Unidos e pelas serras e chapadas dos planaltos brasileiros,estão no terceiro mapa.

Resposta: a

“Ruas, terminais de transporte coletivo, bairros, avenidas... Esses e outros elementos do espaço urbano, que fazemparte de nossa vida, são ordenados por leis e regras. São as leis e as regras que definem algumas das principaiscaracterísticas do lugar onde vivemos. Entre elas, destaca-se o Estatuto das Cidades e o Plano Diretor”.

(BOLIGIAN e ALVES, 2004, p. 25).

Questão 108▼▼

Resolução

( ) ( ) ( )

Questão 107▼▼

Resolução

52UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

A única alternativa incorreta é:O Estatuto das Cidades, Lei nº- 10.257 de 10 de julho de 2001, dispõe, entre outros pontos, sobrea) atribuição aos governos municipais de instrumentos de política urbana, como o usucapião coletivo.b) a obrigatoriedade do Plano Diretor aos municípios que têm mais de 20 mil habitantes; aos que estão localiza-

dos em região metropolitana e/ou aos que têm algum interesse ambiental/turístico.c) metas de financiamento habitacional para a população de baixa renda.d) o estabelecimento do IPTU progressivo, de acordo com a regulamentação municipal.e) estudo de impacto de vizinhança (EIV) para empreendimentos e atividades privados ou públicos em áreas

urbanas.

As metas de financiamento habitacional do país são de competência de outras esferas do poder, como os minis-térios ligados à área social. Ao Estatuto da Cidade cabe legislar apenas sobre as formas de organização e ocupaçãodo espaço urbano.

Resposta: c

Resolução

53UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

RECOMENDAÇÕES1. Escolha um dos temas abaixo e elabore uma redação dissertativa, de acordo com as orientações apresentadas

para cada um deles.2. Evite rasurar o texto definitivo ou nele fazer alterações.3. O texto definitivo deve ser redigido a caneta.4. No texto definitivo, não deverá constar nome nem assinatura.5. Faça o rascunho de sua redação, a qual deve ter de 20 a 35 linhas.

ANULAÇÃOA redação será anulada em qualquer um dos casos:— se fugir do tema ou da delimitação proposta;— se for ilegível;— se, com exceção do número de inscrição, contiver outros elementos que identifiquem o candidato;— se for escrita em língua estrangeira.

TEMA 1

TEMA 2

Com base nos sentidos suscitados pela charge do cartunista Marco Aurélio, posicione-se criticamente sobrea prática da direção ofensiva.

[email protected] AURÉLIO

*********************************

HOJE BRASIL, ABRIL 03

“Nunca consigo deixar de dar esmola. Quando vejo uma pessoa na miséria absoluta, meto a mão no bolso e douuma ajuda. Naquele momento em que recebe uma esmola, a pessoa excluída de um processo social injusto podecomer alguma coisa. Em tese, pode ser correta esta idéia de que ‘dar esmola não é bom nem para quem dá nempara quem a recebe’. Mas, na prática, a realidade é outra. Quem pede esmola está ou deve estar com fome.”

Herbert José de Souza (Betinho)

*****************Elabore um texto argumentativo, posicionando-se criticamente sobre a

prática de dar esmolas.

54UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES

OOORRR ÃÃÃEEE DDDAAAÇÇÇ

Análise da proposta1 — Formato da prova

O candidato deveria desenvolver um texto dissertativo entre 20 e 35 linhas, sobre um dos dois temas apre-sentados pela Banca. Ambos os temas foram explicitados e estão acompanhados por texto subsidiário (o tema1 por um texto verbal, e o 2 por um texto não-verbal).

2 — Questão posta em debate• Tema 1: “a prática de dar esmolas”.• Tema 2: “a prática da direção ofensiva”.

3 — Dois encaminhamentos possíveis:

• Tema 1a) Favorável à prática de dar esmolas

Alguns argumentos:• a fome é um problema real. Isso quer dizer que quem tem fome não pode esperar por uma solução estru-

tural, que vise a combater as causas da fome;• dar esmolas é uma forma, ainda que não ideal, de a sociedade civil participar da vida dos que estão à

margem do sistema;• etc.

b) Desfavorável à prática de dar esmolasAlguns argumentos:• não há garantia de que o dinheiro dado em esmolas vá ser realmente utilizado para matar a fome de

alguém;• o hábito de dar esmolas alimenta uma poderosa rede de exploração infantil;• dar esmolas é uma medida paliativa, que não resolve o problema conjuntural e ainda faz com que se adie

sua solução;• etc.

• Tema 2Entre alguns encaminhamentos possíveis, o mais aceitável é aquele que considera a prática da direção

ofensiva um grave problema, que deve ser combatido.Alguns argumentos:

• o número de acidentes graves nas estradas brasileiras (provocados por imprudência do motorista) é alar-mante;

• pode-se dizer que faz parte da cultura brasileira infringir as leis de trânsito. Prova disso é o número cadavez maior de motoristas que têm sua habilitação suspensa, por desobedecer às leis sistematicamente;

• a falta de civilidade do brasileiro, ao dirigir, tem conseqüências sérias, com prejuízo de muitos setores dasociedade, principalmente os ligados à saúde;

• essa prática tem causas profundas, dentre as quais se podem citar a impunidade e a corrupção, veri-ficáveis em todas as instâncias da sociedade;

• etc.

55UPF-Verão-2005 ANGLO VESTIBULARES